Guia de Educação Integral em sexualidade entre jovens

Page 100

Módulo 10

Como é que vamos avaliar se o que fizemos deu certo?

Apesar de ser o último módulo do nosso guia, na verdade ele tem que ser pensado antes de começar a proposta na escola. Explicando melhor: antes de começar as ações de educação entre pares, nós temos que pensar em ferramentas para saber se as atividades que bolamos funcionarão ou não. E, nesse caso, funcionar significa que as pessoas participaram das atividades, entenderam e curtiram o que foi feito e, principalmente, perceberam que os temas tratados têm relação com sua vida e sua saúde. Não, não é o caso de se fazer uma prova escrita ao final de cada encontro. Nem é o caso de dar nota. É preciso pensar em jeitos criativos para saber se rolou ou não rolou. Existem várias formas para sabermos se os participantes gostaram ou não das nossas propostas. Veja as sugestões abaixo para se fazer uma avaliação ao final de cada uma das atividades: - Peça que os participantes ‘digam’ o que acharam da atividade por meio de um gesto. Por exemplo: positivo, negativo, mais ou menos. - Peça que os participantes digam, em uma palavra, o que acharam do encontro. Por exemplo: chato, legal, curto, comprido. - Distribua 3 cartões (um de cada cor) para cada participante e peça que escrevem no cartão azul: O que gostaram nessa atividade; no amarelo: o que não gostaram; no rosa: o que aprendi e que levo para minha vida pessoal. - Em uma folha de cartolina, desenhe um termômetro no lado esquerdo e divida-o horizontalmente em 3 partes (frio, morno, quente). Peça que os participantes façam um X no local que tem mais a ver com o que acharam da atividade, ou seja, se foi frio, morno ou quente. - Em uma folha de cartolina, desenhe carinhas de alegre, aborrecido e triste. Peça que façam um X abaixo da carinha que diz melhor o que acharam da atividade. As sugestões anteriores são para se fazer ao final de cada atividade. Já no final dos encontros, temos outras sugestões:

AUTO-AVALIAÇÃO – peça que cada um dos participantes dos encontros de educação entre pares escrevam sobre o que aprenderam nos encontros, como foi sua participação nas discussões sobre os temas, o que os encontros trouxeram de novo para a sua vida e o que mais quiserem escrever. Avaliação escrita – distribua uma folha para cada participante e peça que eles escrevem: o que mais gostaram dos encontros; o que menos gostaram; suas sugestões e seus comentários. Avaliação oral – peça que cada participante diga como foi para ele ou ela participar dos encontros de educação entre pares e quais foram os pontos mais importantes na opinião de cada um. Para facilitar a vida do educador entre pares, também temos algumas sugestões:

DIÁRIO DE BORDO - depois de cada encontro, escreva tudo o que aconteceu e que você ache importante. Por exemplo, quando se falou em diversidade sexual todo mundo falou ao mesmo tempo e foi difícil fazer com que as pessoas

101

Guia de Educação Integral em Sexualidade Entre Jovens


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.