Issuu on Google+

www.ediba.com

A Terra está nas nossas mãos Para promover Pensar em acções para proteger o ambiente. Depois, dividir o grupo em grupinhos de quatro crianças e fazer um desenho colectivo correspondente à acção pensada por todos. O/a educador(a) ajuda, escrevendo a mensagem. Finalmente, colocar os desenhos nos corredores e em lugares estratégicos da instituição.

Temas possíveis para pensar Papéis. Protecção das plantas. Aves. Água. Solo.

Água Experiência de flutuação Para realizar esta experiência necessitamos de: uma panela, massa, água e a ajuda de um adulto para a cozedura. Pôr algumas massas em água fria. O que sucede ao fim de alguns minutos? As massas subiram? Como ficaram?

Pôr o resto das massas na água a ferver. O que acontece quando a água está a ferver? Recordar que, para que a água ferva, tem que chegar aos 100 °C e levanta a fervura quando faz bolhinhas. Para trabalhar com maior exactidão, podemos medir a temperatura da água com um termómetro.

Conversar acerca da subida da temperatura da água na cozedura da massa, desenhar os resultados obtidos e depois, partilhar um pequeno-almoço: MASSA COM QUEIJO!

Elementos solúveis na água Necessitamos Sumo em pó, do sabor desejado Farinha Açúcar Café em grão Café instantâneo Terra Areia

Tirinhas de papel Plástico Copos de plástico Vareta de vidro ou colheres para mexer as soluções Água

Pôr os diferentes solutos nos copos cheios de água. Agitar a solução com uma colher ou uma vareta de vidro e observar. O QUE ACONTECE? E se experimentares com água quente? Prever os resultados, anotá-los num poster e, a seguir, verificar.


www.ediba.com

A água está nas nossas mãos A água é líquida, sólida e gasosa A água ocupa quase 2/3 da superfície do nosso planeta. Podemos encontrá-la em estado líquido em forma de oceanos, mares, rios, lagos, lagoas, ribeiros, charcos ou águas subterrâneas (lençóis de água ou friáticos).

Em estado sólido está nos cumes das altas montanhas, nos pólos e nos glaciares. O sol encarrega-se de evaporar a água e esta passa para o ar. A água em estado gasoso forma as nuvens.

Verificamos os três estados da água LÍQUIDO Tiramos água da torneira e observamo-la. Depois anotamos na seguinte ficha:

Cor: ........................................

Odor: .......................................

Sabor: ..................................... Desenho do observado:

SÓLIDO

GASOSO

Pomos água num cubo de gelo e obtemos

Se quisermos fazer um chá, o que fazemos?

................................................................................ E se pusermos iogurte líquido, temos geladinhos com sabor a ..........................................................

A água tem que ferver e, se ferver, sai ...................................................... da chaleira. Vamos experimentar? Qual é o chá que gostas de tomar? Averigua porque é que há chás de diferentes classes. Na tua casa que espécies existem?


www.ediba.com

A água está nas nossas mãos Pedir às crianças que desenhem lugares ou objectos onde haja água. Podem ser água doce ou salgada.

Água doce

Água salgada


calor

mar

vapor de água

Neste desenho está o CICLO DA ÁGUA nos seus três estados. Vamos observar! Comentemos o que vemos.

lagoa

rio

chuva

www.ediba.com

O ciclo da água


www.ediba.com

Papel Que acham de juntarmos todos os papéis que não usamos e nos pormos a fazer papel reciclado? Vamos reutilizar o papel que já usámos para não ter que cortar mais troncos de árvores para fazer papel.

Proceder da seguinte maneira 1) Rasgar os papéis em bocadinhos e pô-los na água. Deixar de molho durante um dia. 2) Mexer com uma colher ou batedeira até formar uma pasta. 3) Construir uma peneira para separar a água da pasta. Olha que fácil que é! 4) Deitar a pasta sobre a peneira e sacudi-la para que fique a mesma quantidade por toda a peneira. Tem que se deixar escorrer muito bem a água.

Madeira/esferovite

Tecido

5) Pôr um pano sobre as folhas de papel. Dar uma volta à peneira sobre o pano. Deixar cair a pasta. Pôr outro pano, folhas de papel de jornal e livros muito pesados em cima. 6) Depois de várias horas, despegar o papel reciclado do pano. Se estiver ainda húmido, pendurá-lo num fio até secar completamente.

Olha que bom! Para obter papéis de cores, junta tinta (pode ser guache, papel crepe misturado na água…) da cor que quiseres. Se quiseres que fiquem decorados com fios, pétalas, flores ou pedacinhos de tecido, põe o que mais gostares, quando a pasta de papel estiver coada e escorrida.

Aves Vamos construir um comedouro para aves. É muito fácil! Precisamos de uma caixa de leite ou de sumo, papéis de cores, cola, tesoura, um recipiente e sementes para aves. Uma vez terminado o comedouro, penduramo-lo com um fio numa árvore ou construimos-lhe um suporte especial para o colocar. Depois, observamos que tipo de aves se aproximam, em que momento do dia, quais são as sementes de que mais gostam, etc.


www.ediba.com

Família ecológica Com base nos conselhos da página nº 6 da revista, completar com a família a seguinte entrevista. Para responder às perguntas, vamos usar: para um SIM

para um NÃO

Nome da família: ............................................................. 1) Conhecem e põem em prática a classificação de resíduos? 2) Seleccionam desperdícios para usar como adubo? 3) Utilizam água quente de maneira responsável? 4) Optimizam a rega do jardim? 5) Usam embalagens de vidro ou com devolução? 6) Desligam os electrodomésticos quando não os usam? 7) Põem a máquina de lavar à noite? 8) Usam lâmpadas de baixo consumo? 9) Verificam o bom funcionamento do tubo de escape? 10) Evitam o uso da buzina? 11) Usam bicicleta? 12) Minimizam o uso de fertilizantes e aerossóis?

Resultados: 12:

Excelente protecção da Natureza!

9 – 11:

Muito boa protecção.

6 – 8:

Boa protecção.

3 – 5:

Pensem nas condutas que podem mudar para proteger a nossa Natureza.

0 – 2:

Protejam a Natureza! Ela é a nossa casa!


www.ediba.com

Vamos ao mar Bingo marinho Jogo para 2 ou 4 participantes, composto por 4 cart천es e 16 fichas.

Objectivo Encher o cart찾o escolhido.


www.ediba.com

Vamos decorar ovinhos Cara alegre Cozemos os ovos, cortamo-los ao meio e recheamo-los com a gema misturada com patĂŠ e maionese ou com atum e maionese. Depois, com azeitonas e pimentos fazemos uma cara, com cabelo curto ou comprido, chapĂŠu, o que quisermos.

Ovo cozido Azeitona

Boneco de neve

Azeitona

Com tomate, pimentos, azeitonas verdes ou pretas, decoramos ovos cozidos.

Pimento

Tartaruga Com metades de ovo cozido e verdura.

Pimento

Ovo cozido

Ovo cozido Azeitona

Maionese ou mostarda

Pimento

Alface

Cebola


ediba pre dez - ÁGUA