Revista Vida bebê 20a edição

Page 24

na, se for o caso. Portanto, com exceção dos bebês que já nascem com o problema, a intolerância a lactose é uma condição clínica relativamente benigna e facilmente controlável. "Ocorrem apenas sintomas digestivos, como náuseas, vômitos, distensão abdominal, gases e diarreia que podem ser facilmente evitados com a dieta adequada", enfatiza. ALERGIA Embora sejam problemas de saúde diferentes, muitas pessoas ainda confundem intolerância a lac-

tose com alergia do leite. A médica esclarece que ao contrário dos indivíduos com intolerância, que muitas vezes conseguem consumir pequenas porções de alimentos que contenham leite, os que têm alergia a proteína do Leite de Vaca (APLV) ficam em uma condição mais grave, que pode acometer recém nascidos desde o primeiro mês de vida, causando sintomas como colite, sangramento vivo nas fezes, refluxo gastroesofágico e outros sintomas alérgicos, em órgãos variados: dermatites, tosse crônica, sibilos

(chiado no peito), produção excessiva de muco, infecções de repetição em vias aéreas superiores. Por isso, as crianças com APLV devem ser submetidas à dieta rígida, com exclusão de todos os alimentos que contenham leite, mesmo que em pequena quantidade. "Existem diversos mecanismos que desencadeiam esse tipo de alergia, mas, de modo geral, o prognóstico da APLV é bom, sendo que a grande maioria das crianças desenvolve tolerância a proteína do leite até o sexto ano de vida", conclui.

Intolerância a lactose transitória Segundo a especialista, existe ainda um tipo de intolerância à lactose muito comum na infância chamada transitória, que ocorre em geral após um quadro gastrointestinal agudo, uma diarreia aguda viral ou uma colite bacteriana, por exemplo, e o indivíduo temporariamente deixa de produzir a enzima lactase devido à lesão no seu intestino. Os sintomas também são diarreias, cólicas, flatulência e eventualmente vômitos. Em geral, entre 8 e 24 semanas, há recuperação do epitélio e a criança volta a digerir o leite normalmente, ou seja, a intolerância reverte e o paciente consegue voltar a consumir o leite e derivados sem sequelas, normalmente.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.