Issuu on Google+

LEI ROUANET - ARTIGO 18 PRONAC - 131922


NOME DO PROJETO Brasilis Playback Theatre Turnê Recontando as Origens... PROPONENTE Mário de Assis Moura ÁREA DE SEGMENTO DO PROJETO Teatro

p l a y b a c k

t h e a t r e

RESUMO DA PROPOSTA CULTURAL Playback Theatre é uma forma original de teatro de improviso, que desenvolve no palco histórias de maneira espontânea, contadas por pessoas da platéia sem ensaio prévio ou combinações anteriores. A turnê visitará 6 cidades do país, onde o tema e o enredo das apresentações serão as histórias e origens desses locais, com base no relato de expectadores das platéias.


OBJETIVO GERAL O objetivo desse projeto é realizar uma turnê de apresentações do grupo Brasilis Playback Theatre, afim de redescobrir e recontar as histórias de cidades importantes no cenário nacional, interpretadas a partir da ótica e vivência de seus moradores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover um formato diferenciado de espetáculo teatral de improviso e interativo; Gerar reflexão para preservação dos patrimônios histórico e cultural das cidades/locais visitados, uma vez que as apresentações irão exaltar e resgatar aspectos históricos, lendas e curiosidades; Incentivar a participação da plateia como geradora de conteúdo e participante ativa na peça; Realizar apresentações em locais inusitados e que tenham um vínculo histórico com o tema encenado; Difundir a modalidade do teatro de improviso que se tornaram populares no país recentemente; Promover o diálogo no plano coletivo e o apreço pelas artes cênicas.


LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES O projeto acontecerá nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Os locais onde acontecerão as apresentações serão escolhidos a partir de seus significados para a cidade, desde que a infraestrutura seja adequada. Locais como praças, centros culturais, teatros e monumentos históricos poderão ser convertidos e salas de espetáculo (capacidade gira em torno de 250 a 300 pessoas por apresentação).


ELENCO 7 INTEGRANTES 1 músico 5 atores 1 diretor


JUSTIFICATIVA Teatro de improviso ou espontâneo é uma modalidade de teatro na qual tanto o texto como a representação são criados no decorrer do espetáculo, sem ensaio prévio. Em vez de textos pré definidos, são utilizados temas que inspiram histórias. A plateia é convidada a participar da representação e a história é encenada logo após o relato do expectador. Os participantes da plateia dividem suas experiências com todo o público e com os atores profissionais da trupe. A beleza do espetáculo resulta da criatividade coletiva. O interessante na participação de pessoas da platéia, com histórias de vida, culturas e valores diferentes, é o fato de contribuírem com conhecimentos, motivações, comportamentos e habilidades bastante heterogêneos, facilitando todo o processo do improviso, este que nasce da imaginação e da percepção subjetiva da realidade, dos aspectos sociocultural, histórico e político, afastando-se do senso comum.


SOBRE A BRASILIS PLAYBACK THEATRE Fundada em 2006, pelo diretor e condutor, Mario de A. Moura, formado pela Escola de Playback Theatre de Nova Iorque e que já desenvolve a técnica no Brasil há 15 anos. A companhia é composta por sete integrantes, sendo um músico, cinco atores e um condutor. A apresentação da Brasilis Playback é dividida em três etapas. Inicialmente, para “aquecer” a plateia, são encenados pequenos esquetes sobre o dia-a-dia das pessoas que estão assistindo ao espetáculo. Em seguida, essas pessoas sobem ao palco (espontaneamente) e fazem um relato sobre uma situação da qual participaram e que tenha ligação com um tema estabelecido previamente. A partir do relato, atores e músicos imediatamente montam uma das cenas da peça. A entrevista com a pessoa que conta a história é feita pelo condutor do grupo. É durante esta conversa que o grupo capta as informações que serão, então, encenadas.


O OBJETIVO DA NOVA TURNÊ O objetivo da nova turnê é levar o teatro de improviso a diversas cidades com um tema em comum: exaltação da história e cultura desses locais, preservando e resgatando o patrimônio histórico e cultural de bairros e cidades. As apresentações ocorrerão tanto em teatros como em praças, centros culturais, monumentos históricos desses locais, exaltando a temática das apresentações. Através da participação dos espectadores, os artistas mudam referências a cada momento, exaltando a flexibilidade além de propor a re-significação dessa arte em um formato dinâmico e fluido.


ACESSIBILIDADE Os locais de apresentação (inclusive os teatros) serão equipados e adaptados para receber pessoas com necessidades especiais, tais como banheiros adaptados, rampas de acesso e locais demarcados. DEMOCRATIZAÇÃO Além das 20 apresentações elencadas no projeto, serão oferecidas 2 apresentações extras e também gratuitas à entidades assistenciais, estas que ocorrerão em asilos e/ou creches que atendam um público de baixa renda. Em relação a valores, a Brasilis atuará pelo modo de “pague quanto achar que vale”, método que possibilita pessoas de baixa renda a assistirem o espetáculo sem restrições de verba.


PÚBLICO ESTIMADO O público estimado por cada apresentação é 250 a 300 pessoas em locais fechados, perfazendo em média o total de 6000 telespectadores. VALORES A Brasilis atuará com o método de “Pague o quanto achar que vale”. Por esse meio, é possível qualificar a peça de acordo com os valores pagos além de democratizar o acesso ao público de baixa renda, que poderá pagar quantias ínfimas pelo espetáculo.


ETAPAS Etapa 1: Abril a agosto/2013 Captação de recurso. > Etapa 2: abril/2013 a maio/2013 Contratação da equipe técnica; Elaboração do Roteiro; Projeto Cenográfico; Pesquisa e projeto figurino; Projeto trilha sonora; Projeto audiovisual. > Etapa 3: junho a agosto/ 2013 Ensaios; Montagem Cenário; Confecção Figurino; Contração dos atores; Contratação da assessoria de imprensa; Confecção das peças de comunicação. > Etapa 4: agosto a novembro/2013 Campanha de comunicação; Realização dos espetáculos; Apresentações Agosto São Paulo Setembro Rio de Janeiro, Curitiba Outubro Porto Alegre, Belo Horizonte Novembro Brasília > Etapa 5: dezembro/2013 Prestação de contas > Apresentação teatral 90 minutos


IMPACTO AMBIENTAL O projeto prevê impacto ambiental positivo, pois utiliza de matéria prima orgânica e reciclável, tudo ecologicamente correto e com aplicação segura.


CONTATO brasilisplayback.com mario@brasilisplayback.com 11 3661 7601 / 98121 8148


Apresentação Brasilis Playback