Cad c1 teoria 3serie 22aulas prof biologia

Page 17

C1_Teoria_3aS_Biologia_SOROCABA_Tony_2014 06/12/13 15:30 Page 241

9. EQUINODERMAS O filo dos Equinodermas apresenta somente animais de hábitat marinho, exs.: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, lírio-do-mar e serpente-do-mar. São animais que possuem espinhos na pele. Artrópode da classe dos diplópodos, denominado piolho-de-cobra. Apresenta o corpo cilíndrico, formado por um grande número de segmentos. Muitos possuem uma coloração brilhante. Na cabeça há numerosos olhos simples e um par de antenas curtas (díceros). Há quatro patas articuladas, por segmento do corpo.

MÓDULO 2 1. O REVESTIMENTO DOS ANIMAIS O corpo dos animais é protegido por uma cobertura denominada tegumento, que serve para proteger o organismo contra a desidratação, a hidratação excessiva e os choques mecânicos, e para evitar a penetração de organismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças. Nos protozoários, a proteção é realizada pela própria plasmalema, que apresenta uma cutícula protetora (glicocálix). Nos invertebrados (ex.: minhoca) e protocordados (ex.: anfioxo), a epiderme é uniestratificada, pois possui uma única camada de células. Nos vertebrados, a epiderme tem várias camadas de células, ou seja, é pluriestratificada. O tegumento pode apresentar pelos (nos mamíferos), penas (nas aves), escamas (nos peixes e répteis) etc. Apenas alguns mamíferos terrestres possuem glândulas sudoríparas e sebáceas.

Ouriços-do-mar, animais do filo dos equinodermas.

10. CORDADOS O filo dos Cordados é o mais evoluído do reino animal. O homem é um cordado. Há os protocordados, ou seja, cordados primitivos, ex.: anfioxo, e os mais evoluídos (vertebrados), que incluem as lampreias (ciclostomados), os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.

O anfioxo, animal protocordado.

O Tegumento dos Animais pavimentoso (achatado). A camada celular mais profunda desse epitélio é denominada germinativa, cujas células passam por contínuas divisões mitóticas, produzindo novas células para a substituição das superficiais, que constantemente morrem e desprendem-se. Nos peixes e anfíbios aquáticos, a epiderme possui glândulas mucosas; nos vertebrados, especialmente terrestres (répteis, aves e mamíferos), é cornificada. Nesses vertebrados terrestres, as células mais superficiais são mortas, graças à total impregnação da proteína queratina, substância impermeável que, formando a camada córnea, confere proteção ao animal, principalmente contra a desidratação. A derme situa-se logo abaixo da epiderme, sendo bem mais espes-

sa que esta. Embriologicamente, tem origem mesodérmica e é constituída por tecido conjuntivo, contendo vasos linfáticos, vasos sanguíneos, nervos e porções basais de glândulas. A hipoderme é uma camada localizada imediatamente abaixo da derme, constitui-se de tecido conjuntivo e é extremamente rica em tecido adiposo (gordura); aparece somente nas aves e nos mamíferos. Além de ser uma reserva nutritiva (gordura), desempenha importante papel auxiliar na regulação da temperatura corpórea, em razão de a gordura funcionar como uma camada isolante, reduzindo, assim, a perda de calor para o meio (nos animais homeotermos ou endotermos). A hipoderme origina-se a partir do mesoderma do embrião.

Tegumento nos vertebrados A pele dos vertebrados é constituída de epiderme (externa) e derme (interna). As aves e os mamíferos têm uma terceira camada, abaixo da pele, denominada hipoderme (tela subcutânea). A epiderme origina-se do ectoderma do embrião e é constituída por um tecido epitelial pluriestratificado

Pele humana e tecido subcutâneo.

– 241


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.