TCC Eng. Elétrica

Page 47

45

A quantidade de grupos geradores é definida pela necessidade energética do local onde o grupo será instalado. Usualmente usa-se um Grupo Gerador para potências de até 700 kVA, acima dessa potência, usa-se o paralelismo entre grupos geradores, que é a junção de dois ou mais geradores que possibilitam o aumento da capacidade energética disponível no sistema. Em casos especiais, onde a demanda energética é considerada altíssima, usa-se geradores individuais de até 4000 kVA (STEMAC, 2008).

7.4 TIPOS DE TRANSFERÊNCIA

A transferência é a técnica a qual o Grupo Gerador assume ou descarrega a carga junto à concessionária.

7.4.1 Sistema de Transferência em Rampa (STR)

Sistema de transferência em rampa é o sistema que permite que o Grupo Gerador assuma as cargas da empresa sem que haja um desligamento momentâneo durante a transferência. O processo consiste na entrada do Grupo Gerador em paralelo com a concessionária por um período máximo de 15 segundos, período estabelecido pela ANEEL. O paralelismo ocorre quando as duas fontes (geradores e/ou rede) alimentam simultaneamente a barra de carga, com isso o processo de transferência de carga ocorrerá em a interrupção de energia (STEMAC, 2008).

7.4.2 Sistema de Transferência em Degrau (STD)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.