6883639 manual de exegese biblica

Page 8

hebraico Yarah Ê lançar, atirar, alvejar e por associação de idÊia se formula orientação e instrução (II Re 12, 2). A noção de legalidade, vem por conta da Septuaginta onde esse termo Ê traduzido por nomos. Mas esse termo tambÊm aponta para decisþes a cerca da equidade. No NT aponta para o código mosaico (Lc 2,22; 16, 17; Jo 7, 23; 18, 31; At 13, 39) e pelo menos uma vez se refere a toda a escritura (Jo 10, 34). Na tradição rabínica indica o código escrito pela interpretação do mesmo sob 613 preceitos, onde a palavra jamais aparece com lei, mas como maneira legal de viver.

� ‘ ’t“C”6• – — ”™˜ šC“

Época dos pais da Igreja CristĂŁ, onde se tem os escritos, biografias e doutrinas dos primeiros e mais proeminentes pais da Igreja pĂłs apostĂłlica. EstĂŁo divididos em pais ante-nicenos e pĂłs-nicenos. Os mais prĂłximos dos apĂłstolos eram os Pais ApostĂłlicos 4(Clemente de Roma, Policarpo, IgnĂĄcio, Epistolas de Diogneto, Pastor de Hermas, OrigenesPanteano, Clemente, Irineu, HipĂłlito, Tertuliano, Cipriano, todos Ante-nicenos ou do ConcĂ­lio de NicĂŠia em 325 d.C.). Os pais pĂłs-nicenos sĂŁo Ă rio, AtanĂĄsio, HilĂĄrio, BasĂ­lio, GregĂłrio de Nissa, Cirilo de Alexandria, Teodoro de MopsuĂŠstia, JerĂ´nimo, Agostinho e JoĂŁo Damasceno. OrĂ­genes foi quem mais influenciou a Igreja Oriental e Agostinho a Ocidental que diferiam em algumas doutrinas teolĂłgicas. HĂĄ quem creia terem esses pais chegado atĂŠ TomĂĄs de Aquino (1225-1274) e outros atĂŠ JoĂŁo Damasceno (675-749). Os pais ApostĂłlicos sĂŁo sucedidos pelos apologistas do sĂŠc. II com escritos de A pregação de Pedro, Apologia de Quadrato.

› Âœ Â? ž|Â&#x;C (ÂĄ ¢ ž&£‚¤ Â&#x;CÂĽ

É a doutrina, sistema e idĂŠias dos escolĂĄsticos. NĂŁo hĂĄ datas exatas, mas vamos considerar seus princĂ­pios em VII d. C. atingindo seu cume em XII-XIII quando foram publicados os Summae ou sumĂĄrios de teologia e filosofia. A palavra vem do latin Scholasticus ou conferencista, do grego scholĂŤ (ĎƒĎ‡ΡοΝξ) lazer ou escola posteriormente, lugar onde se tem lazer ou espaço agradĂĄvel ao estudo; denota os ensinos das escolas eclesiĂĄsticas fundadas por Carlos Magno em VIII d. C. Refere-se ao longo perĂ­odo da erudição ocidental intensamente controlada pela teologia e filosofia marcadas pelo formalismo lĂłgico.

ÂŚ § ¨ Š<ÂŞmÂŤ(ÂŹ ­?ÂŽ*ÂŻo° δΚδιχΡξ¹

Significa ensinamento e refere-se aos ensinamentos do Senhor. É um breve manual sobre a vida eclesiĂĄstica, questĂľes morais e crenças. CrĂŞ-se ter sido escrito antes de 150 d. C. e sua substância se encontra na EpĂ­stola de BranabĂŠ escrita em uma forma mais antiga de Didache. O segundo capitulo oferece orientaçþes sobre o batismo, jejusn, e ceia do Senhor. A obra ficou esquecida por cerca de mil anos sendo entĂŁo redescoberta por BriĂŞnios, um ortodoxo de Constantinopla em 1875 e republicada em 1883. O original grego fora citado em Micelânias de Clemente de Alexandria. É mais uma obra catequĂŠtica que canĂ´nica, rejeitada por muitos como nĂŁo apostĂłlica. Seu conteĂşdo ĂŠ composto de: os dois caminhos (cap 1-6), PrĂĄticas de Culto, Batismoe Eucaristia (7-10), Regras para lĂ­deres e negĂłcios eclesiĂĄsticos (11-15 – Cita ApĂłstolos, mestres, supervisores e diĂĄconos) e por fim QuestĂľes escatolĂłgicas (16).

² ²(³ ´œ¾¸¡ºšL Ÿž½

ProvĂŠm do termo biblos, ou livros ; termo prĂłprio de uma regiĂŁo da Antioquia, referindo-se ai a uma antiga coleção de manuscritos diversos em papiros. Um termo sinĂ´nimo de A BĂ­blia e os Escritos ou as escrituras (hai graphai, e ΡιΚ ÎłĎ ÎąĎ€ΡιΚ, ta grammata Ď„Îą ÎłĎ ÎąÂľÂľÎąĎ„Îą) designa todos os livros do NT. O Cânon que significa do grego Lista ou linha de medir, refere-se ao grupo de livros que entram como Sagrada Escritura. Existem hĂĄ tempos divergĂŞncias sobre os livros escritos no AT que devem entrar no cânon; resistĂŞncias mesmo entre os prĂŠ-cristĂŁos. Os samaritanos por exemplo regeitam todos os livros do AT, com exeção do Pentateuco; em contrapartida no sĂŠc. 4

Quase todos esses foram gentios, por certo discípulos dos apóstolos ou relacionados a esse círculo.suas obras revelam grande interesse pelo NT embora não sejam canônicas. Sua razão de ser são as heresias e cismas comuns no início da Igreja. Os escritos dos pais apostólicos são: Epístolas de Clemente de Roma (de 95 e de 140 d.C.), As Sete Cartas de Inåcio de Antioquia escritas quando esse era encaminhado para o martírio em Roma (98-117 aos efÊsios, magnÊsios, traliasnos, romanos, filadelfios, esmirnenses e policarpo). Carta de Policarpo aos Filipenses (135), O Martírio de Policarpo (160), A Didache ou Ensino dos Apóstolos (90 escrita na Síria). Epístola de BarnabÊ (130), O Pastor de Hermas escrita em Roma em 150 d. C. Carta de Diogneto (129), Citaçþes de Påpías de Heråpolis em 125 d. C.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.