Lance Imperdível!

Page 80

Pesquisa LANCE! - Ibope

do que numa pesquisa de torcida, em que os torcedores jamais mudam de time? A razão é que enquanto numa disputa eleitoral existe um punhado de candidatos e só se está interessado nos dois ou três que estão na frente, numa pesquisa de torcida há pelo menos 18 clubes disputando a preferência do torcedor, e cada posição é disputada ferrenhamente. E numa pesquisa eleitoral uma diferença de dois pontos percentuais é normalmente pouco importante, enquanto na pesquisa de futebol, abaixo do quinto lugar, ter esse valor a mais ou a menos é quase uma questão de vida ou de morte para o apaixonado torcedor, pois pode fazê-lo subir ou descer quase dez posições. Para piorar a situação, como uma amostra de pesquisa tem menos do que 10 mil entrevistas, a margem de erro se torna muito importante para o valor alcançado por quase todas as torcidas. O LANCE! está atento para esse problema e encomenda sempre a pesquisa com a maior amostragem entre todas as feitas no Brasil. É a única, também, que ouve brasileiros entre 10 e 16 anos. E esse universo é talvez o mais importante, não só para compor o tamanho das torcidas, como para conhecer suas tendências de mudança. Mesmo assim, tirando Flamengo e Corinthians, todas as demais estão em empate técnico com quem vem logo abaixo. Para dizer que a torcida de um time é maior do que a do outro

80

é preciso fazer um pouco de vista grossa às limitações que esse tipo de estudo possui. Afinal, para o torcedor, o resultado que não pode ocorrer nesse tipo de pesquisa é empate. Para resolver essa questão, cada vez mais pessoas defendem que o IBGE, nos censos que realiza a cada dez anos, ou nas pesquisas nacionais por amostragem, que realiza em prazos menores, inclua essa pergunta. Mas até hoje o instituto não deu o menor sinal de que vai acatar a sugestão. Mas se não resolvem de vez todos os mistérios desse tema, as pesquisas certamente trazem informações que nos ajudam a derrubar mitos. E um dos mais antigos e mais persistentes, que vem ao encontro da autoimagem de um povo guerreiro que enfrenta as adversidades com destemor, é o mito de que as torcidas crescem durante períodos de grandes dificuldades de seus clubes. Esse fenômeno foi muito falado no caso do Corinthians nos anos 60 e 70. Ao longo dos 22 anos seguidos sem conquistar um título de expressão, o Corinthians passou a encher cada vez mais os estádios, em todos os jogos, empurrando o time para uma conquista que só iria finalmente acontecer em 1977. A mídia interpretou esse fenômeno erradamente dizendo que a torcida alvinegra havia crescido em tamanho durante a fila. E isso ainda é repetido ainda hoje, até mesmo por acadêmicos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.