Page 1

PORTFOLIO Arquitetura e Fotografia

Rafael Fischer Arquiteto e Mestre em Eng. da Construção Civil


Rafael Fischer Arquiteto e Mestre em Eng. da Construção Civil

fischerafael.com

Todos os direitos reservados. Atualizado em julho de 2017.


fischerafael.com

CURRICULUM VITAE informações

Rafael Fischer Arquiteto e Urbanista (UFPR – 2014) Mestre em Engenharia da Construção Civil (UFPR – 2017) Nascimento Nascido em maio de 1990 Morando atualmente em Curitiba, Paraná, Brasil. Website fischerafael.com Email fischerafael@gmail.com

Redes sociais Facebok www.facebook.com/FischeRafael Instagram www.instagram.com/fischerafaels LinkedIn www.linkedin.com/in/rafael-fischer-0b7a2175/ Behance www.behance.net/RafaelSantosFischer Curriculum Lattes lattes.cnpq.br/1405666139309735

Entusiasta de esportes como ciclismo, basquete e futebol americano, gosto de viajar, tecnologia e (tentar) tocar violão. Rafael Fischer


fischerafael.com

CURRICULUM VITAE educação Arquiteto e Urbanista (2009-2014) Graduação concluída em 2014 no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ambiente Construído / Engenharia da Construção Civil (2015-2017) Mestrado concluído em 2017 no departamento de Engenharia da Construção Civil da Universidade Federal do Paraná

12 de abril de 2017, banca logo após a aprovação da dissertação de mestrado composta pelo Dr. Aloísio Schmid, Dr. Aguinaldo Santos, Dr. Sérgio Tavares e Dr. Emerson Vidigal.

Intercâmbio (2013-2014) Intercâmbio realizado de 2013 até 2014 pelo programa Ciências sem Fronteiras no Master em Arquitetura e Design de Interiores da Universidade de Hasselt (Hasselt Universiteit, Hasselt, Bélgica)

Designer de Produto (2008) Graduação interrompida em 2008 no departamento de Design da Universidade Federal do Paraná

Técnico em Processamento de Dados (2006-2007) Ensino médio técnico concluído em 2007 no colégio Opet, Curitiba.


fischerafael.com

CURRICULUM VITAE experiência profissional

18 de abril de 2013, Parte dos membros da equipe (Estúdio 41) vencedora do Concurso Internacional do projeto da nova estação brasileira na Antártica.

Como Projetar - www.comoprojetar.com.br – fundador e editor (2016-atualmente) Fundador e editor de portal online que produz conteúdos para estudantes de arquitetura e urbanismo Conta com mais de 150 mil acessos e mais de 16 mil seguidores (até julho de 2017)

Estúdio 41 – estagiário (2013) Participação no desenvolvimento da proposta vencedor do Concurso Internacional de projetos para a Estação Comandante Ferraz na Antártica. Desenvolvimento e detalhamento do projeto executivo do edifício da Fecomércio em Porto Alegre.

Universidade Federal do Paraná – pesquisador (2016-2017) Bolsista junto ao departamento de Engenharia de Construção Civil sob orientação do professor Dr. Aloísio Leoni Schmid

Prefeitura da cidade universitária da Universidade Federal do Paraná – estagiário (2010-2012) Desenvolvimento de estudos preliminares, anteprojetos, projetos executivos, levantamentos, identidade visual, detalhamento de mobiliário, levantamentos arquitetônicos e maquetes eletrônicas para os projetos dos campi da UFPR.

A2o Achitecten – colaborador (2014-Bélgica) Acompanhamento e construção de um pavilhão em madeira para a cidade de Hasselt, na Bélgica


fischerafael.com

CURRICULUM VITAE habilidades

Idiomas Português (nativo) Inglês (avançado) Francês (intermediário) Espanhol (básico) Softwares Autocad Revit Illustrator Indesign Photoshop Vray Lumion Rhinosceros SketchUp Premiere Web Wordpress Centro Georges Pompidou, Paris, Outubro de 2016. Foto autoral.


fischerafael.com

CURRICULUM VITAE premiações

1º lugar no Concurso Internacional de Projetos para a Nova Estação Comandante Ferraz na Antártica (2013) Colaborador da equipe vencedora do concurso da nova estação de pesquisas científicas brasileira na Antártica. 3º lugar no IV Concurso Nacional de Projetos para Estudantes CBCA (2012) Membro da equipe que obteve a terceira colocação com um projeto de um terminal multimodal para Curitiba. Destaque Acadêmico (2012) Aluno premiado com certificado de destaque acadêmico durante a cerimônia de comemoração dos 100 anos da Universidade Federal do Paraná devido ao desempenho no IV Concurso CBCA. Destaque Acadêmico (2015) Aluno premiado com certificado de destaque no desempenho acadêmico durante a colação de grau.

19 de dezembro de 2012, Premiação de destaque acadêmico em Sessão solene de Comemoração dos 100 anos da UFPR


fischerafael.com Outubro de 2016. Palestra na PUC-PR, Curitiba

CURRICULUM VITAE eventos

Palestra sobre o trabalho final de graduação na PUC-PR (2016) Palestrante para alunos do último ano de graduação em arquitetura e urbanismo na PUC-PR, em Curitiba. Palestra sobre adaptabilidade na habitação de interesse social na UFPR (2016) Palestrante para pesquisadores e professores do grupo de pesquisa de construções em madeira na UFPR, em Curitiba. Workshop ZEMCH Brasil (2016) Participante de workshop internacional em conjunto com alunos da Universidade de Melbourne (Austrália) Para desenvolver soluções de habitações de interesse social mais adaptáveis no Brasil. Workshop Venice Start/AP (2014) Participante de workshop internacional em Veneza, Itália, buscando encontrar alternativas de solução de ocupação de terreno em área portuária da cidade italiana.

Maio de 2014. Workshop Venice Start/AP – Veneza, Itália e Hasselt, Bélgica


ARQUITETURA fischerafael.com


Arena Multiuso em Curitiba 2014


fischerafael.com


fischerafael.com

ARENA MULTIUSO em Curitiba Autores Rafael Fischer Ano 2014

Curitiba não conta com nenhum espaço multiuso coberto capaz de abrigar eventos esportivos, como jogos de basquete e futsal, culturais, como feiras e mostras, e de entretenimento, como shows e apresentações, destinados a uma faixa de público de 10 até 20 mil espectadores. Pensando nisso, foi proposta uma Arena Multiuso em um terreno onde atualmente funciona um estacionamento de ônibus no cruzamento da Linha Verde com a Avenida Marechal Floriano Peixoto, duas importantes vias estruturais da capital paranaense.

Equipamentos do tipo costumam ser monumentais, exigindo terrenos grandes, quebrando visualmente e fisicamente o tecido urbano e atuando como verdadeiros obstáculos. Para mitigar tais problemas, a Arena proposta possui boa parte de seu programa semienterrado, criando uma praça elevada por onde as pessoas podem passar ou se reunirem. As arquibancadas são parcialmente móveis, permitindo uma vasta flexibilidade de usos. Além disso, outros equipamentos como lojas, quadras esportivas e escritórios fazem com que a estrutura seja utilizada constantemente – e não somente durante os eventos.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


Terminal Multimodal em Curitiba 2012


fischerafael.com

Arena Multiuso em Curitiba Trabalho Final de Graduação


fischerafael.com

TERMINAL MULTIMODAL em Curitiba Projeto premiado em 3º lugar no IV Concurso CBCA para estudantes de Arquitetura. Autores Rafael Fischer Martin Goic Pedro Lanna Luiz Singeski Moacir Zancopé Rodrigo Nitto Ano 2012

Curitiba, uma cidade conhecida pela vanguarda no transporte público e por terminais que permitem a integração de várias linhas de ônibus, não possui nenhum equipamento de integração entre diferentes modais de transporte em sua região central. Utilizando um terreno próximo a praça Eufrásio Correia, um dos marcos zero da capita paranaense, foi proposto um terminal que integrasse duas das principais linhas de BRT da cidade com a futura linha do mêtro.

Ao contrário dos terminais convencionais, onde a passagem dos pedestres é feita em nível, gerando conflito com o fluxo de ônibus, optou-se por separar os fluxos dos passageiros, transferindo-o para um edifício que também serviria de cobertura para o próprio terminal. Além de atuar como passagem entre as diferentes plataformas, o edifício também serve para controlar os passageiros, distribuí-los entre as diversas linhas de ônibus e de mêtro, e fornecer lojas, comércios e outros serviços públicos importantes aos cidadãos. Este edifício está estruturado em grandes treliças metálicas que diminuem o número de apoios necessários e tornam os espaços mais flexíveis e permeáveis visualmente e fisicamente.


fischerafael.com


Midiateca PĂşblica em Curitiba 2013


fischerafael.com

Terminal Multimodal em Curitiba 3º Colocado no IV Concurso Nacional de Estudantes CBCA

Arena Multiuso em Curitiba Trabalho Final de Graduação


fischerafael.com

MIDIATECA PÚBLICA em Curitiba Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Alexandre Kenji Ano 2013

Para o projeto da midiateca pública de Curitiba foram levadas em consideração duas ideias: atrair os usuários para o edifício e torná-lo mais interativo e dinâmico - adequado ao modelo de consumo de conteúdo contemporâneo.

Assim, estabeleceu-se uma praça pública semienterrada e protegida para que as pessoas pudessem usufruí-la. Uma midiateca projetada e construída atualmente deve possuir características diferentes de bibliotecas e espaços semelhantes construídos até um passado recente. Além de não se fechar para o entorno e atrair os usuários, é fundamental que ela seja pensada levando-se em conta a maneira com a qual consumimos conteúdos atualmente.

Além disso, as fachadas do edifício atuam como meio de distribuição de mídia, passando filmes e documentários para quem se encontra na parte externa. Já a parte interna é composta por dois pavimentos ligados física e visualmente, traduzindo o contexto de hiperconectividade no qual vivemos.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


Habitação de Interesse Social 2014


fischerafael.com


fischerafael.com

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL em Curitiba Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Pedro Lanna Ano 2014 O conjunto de edifícios de HIS proposto em um terreno em declive no bairro curitibano do Parolin foi distribuído de maneira a se adequar ao terreno. O ponto mais alto marca o gabarito máximo de altura a ser respeitado, permitindo que cidadãos que se encontrem neste local tenham uma visual aberta do vale onde o projeto se encontra. Além disso, os moradores podem utilizar os terraços dos edifícios como área encontro, convívio e lazer.

Edifícios de habitação de interesse social costumam ser produzidos em massa e de maneira genérica, de forma com que exista pouca ou quase nenhuma relação da obra arquitetônica com o entorno, relevo e, principalmente, as necessidades específicas dos seus usuários.

Já nos blocos de edifícios propriamente ditos, foram distribuídos equipamentos como pequenos comércios adequados à demanda local. Estes blocos são flexíveis e podem facilmente serem rearranjados de maneira com a qual cada morador pode adequar sua moradia conforme suas necessidades.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


Escola Desmontรกvel 2016


fischerafael.com

Núcleo de Arquitetura e Urbanismo em Curitiba Residência São Lourenço em Curitiba 2013 2015


fischerafael.com

ESCOLA DESMONTÁVEL Autores Rafael Fischer Benício Hasegawa Ano 2016

Um edifício desmontável deve possuir pouca variedade de elementos para facilitar sua construção, readequação, expansão ou, como o nome já diz, desmontagem.

Edifícios desmontáveis são excelentes para atenderem funções cuja demanda oscila bastante em um período relativamente curto de tempo. Este é o caso das escolas, que devido a vários fatores, podem se tornar sub ou super utilizadas em questão de poucos anos. Para resolver o problema, a construção de escolas facilmente desmontáveis e remontáveis pode ser uma solução.

A maioria dos sistemas disponíveis é composto por vários elementos, cada um com uma função e características físicas específicas - como vigas e pilares para a estrutura, e lajes e painéis verticais para a vedação. A ideia desta escola desmontável é tornar os seus elementos construtivos o mais redundantes possível. Assim, o mesmo elemento pode ser utilizado tanto em estruturas verticais quanto horizontais; o mesmo painel de vedação pode servir tanto como laje como também como parede.


fischerafael.com


fischerafael.com


Residência São Lourenço 2015


fischerafael.com

NĂşcleo de Arquitetura e Urbanismo em Curitiba 2013


fischerafael.com

RESIDÊNCIA SÃO LOURENÇO Curitiba Autores Rafael Fischer Ano 2015

Nesta residência localizada no bairro curitibano São Lourenço, com uma importante declividade e exatamente ao lado do parque de mesmo nome, optou-se por aproveitar a inclinação do terreno – e a bonita visual que se tinha para o parque – para distribuir de maneira mais orgânica e adaptada ao lote o programa. Projetos construídos em terrenos com declividades acentuadas costumam ser resolvidos de uma maneira bastante radical – e pouco econômica: Cria-se um platô por meio do acréscimo – ou escavação – de terra, e constrói-se sobre ele como se a declividade nunca tivesse existido. Perde-se assim a oportunidade de tirar partido da inclinação do terreno e possíveis visuais, além de se gastar mais dinheiro para adequar o terreno.

Desta forma, todos os setores da residência possuem um terraço e uma visual para o parque. Os setores mais públicos e de serviços, como a garagem e lavanderia, se localizam mais próximos da rua. O setor social (sala e cozinha) se localiza exatamente no meio do terreno, servindo como transição – e dando privacidade – para o setor íntimo (quartos), localizado na parte mais ao fundo do lote.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


Habitação de Interesse Social 2012


fischerafael.com


fischerafael.com

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Autores Rafael Fischer Benício Hasegawa Gabriel Schneider Ano 2014

Unidades de Habitação de Interesse social têm que ser capazes de se adaptar para seus moradores, e não forçar com que eles se adaptem a um modelo padrão.

Por meio de um módulo de 3x3x3 metros em perfil C e em Concreto armado, permite-se aos usuários adaptar suas moradias da maneira julgada como a mais adequada livremente.

No entanto, tipologias mais convencionais de casas, como o arquétipo de duas águas, podem oferecer dificuldades e limitações para sua expansão – tanto na horizontal, em função do sentido das águas do telhado, quanto na vertical, em função da presença de telhados com águas.

As expansões podem se dar tanto nos eixos X e Y horizontais, como também no eixo Z, vertical. Basta que os módulos sejam colocados um do lado do outro para que novas possibilidades, ambientes e espaços sejam definidos.


fischerafael.com


fischerafael.com


Home Office 2016


fischerafael.com


fischerafael.com

HOME OFFICE Curitiba Autores Rafael Fischer Ano 2016

Como os moradores desejavam ter um espaço para trabalhar em casa, optou-se por definir um home office na metade ociosa do ático.

Todo arquiteto sonha em receber uma folha em branco para desenhar o que bem entender. É mais ou menos isso o que acontece neste projeto de home office em Curitiba. Parte do ático se encontrava sem qualquer uso, apenas servindo como depósito, enquanto a outra metade funcionava como uma espécie de estar íntimo.

Como as paredes do ático possuem pé-direito mais baixo em função das águas do telhado, armários, estantes e todo o tipo de móvel de armazenamento de coisas foi distribuído no perímetro do espaço. Na parte mais nobre do espaço, localizada ao centro, foi definida uma generosa mesa, dando a flexibilidade para que várias pessoas – e vários tipos de trabalhos distintos – sejam realizados ao redor dela.


fischerafael.com


fischerafael.com


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPR 2012


fischerafael.com

Núcleo de Arquitetura e Urbanismo em Curitiba Residência São Lourenço em Curitiba 2013 2015


fischerafael.com

FACULDADE DE ARQUITETURA e Urbanismo da UFPR Autores Rafael Fischer Ano 2012

Desta forma, optou-se na proposta para a nova sede do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, localizado dentro do Centro Politécnico da instituição, em criar um edifício que também ensinasse arquitetura aos alunos.

Edifícios de ensino costumam ser concebidos como blocos de pavimentos-tipo empilhados uns sobre os outros. Se para outros cursos tal tipologia já causa problemas, para o ensino de arquitetura e urbanismo a mesma pode ser ainda mais problemática. É fundamental que o próprio prédio que abriga o curso sirva como um exemplo de boa arquitetura.

Os espaços são pensados tridimensionalmente e com variações de pés-direitos e conexões visuais e físicas entre os diversos pavimentos. Desta forma, evita-se a tipologia de edifício resolvido apenas em planta, onde um pavimento é empilhado repetidamente sobre o outro.

Como havia um desnível no terreno, criou-se uma praça pública no nível térreo que convida às pessoas a entrarem e passarem pelo edifício, conhecendo mais sobre o curso e o trabalho do arquiteto.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


Galeria Garmatter 2012


fischerafael.com

Terminal Multimodal em Curitiba Pública em 3º Midiateca Colocado no IV Concurso Nacional de Curitiba Estudantes CBCA 2013

Arena Multiuso em Curitiba Trabalho Final de Graduação


fischerafael.com

GALERIA GARMATTER Curitiba Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Gabriel Schneider Ano 2012

A casa Garmatter é uma antiga mansão localizada no centro de Curitiba e situada exatamente do lado do TUC, uma passagem subterrânea que abriga lojas e até um teatro. O projeto prevê a conversão da abandonada casa em uma galeria de arte. Mas não uma galeria estanque, sem conexão com o espaço externo e composta por pavimentos-tipo sem identidade. Ela é pensada de maneira a criar um percurso pelo qual o visitante passa e observa as obras de arte ali expostas. Ao final, caso deseje, ele pode comprar alguma delas, já que a administração fica justamente no fim deste percurso. Além do acesso principal no nível da rua, o percurso pode também ser acessado do próprio TUC, no nível do subsolo.


fischerafael.com


Requalificação do Armazém Macedo 2012


fischerafael.com

Terminal Multimodal em Curitiba PĂşblica em 3Âş Midiateca Colocado no IV Concurso Nacional de Curitiba Estudantes CBCA 2013


fischerafael.com

REQUALIFICAÇÃO DO ARMAZÉM Macedo, em Antonina Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Gabriel Schneider Ano 2012

Por se localizar em uma parte tão bonita e nobre da baía de Paranagua, há um real potencial de que o antigo armazém possa abrigar usos mais nobres e que atraiam turistas. Pensando nisso, o mesmo foi readequado para receber um museu, contando um pouco de sua história, e também um café, para que os turistas pudessem aproveitar as belas visuais do local. O Armazém Macedo já foi um importante edifício para a cidade de Antonina, no litoral do Paraná. Ele servia justamente como armazém e posto de comércio. Atualmente, no entanto, se encontra em estado de ruína, com cobertura e paredes parcialmente destruídas.

A tipologia em águas foi totalmente mantida, bem como o caráter de armazém do antigo edifício. As partes recuperadas do prédio se destacam visualmente, de maneira a deixar bem evidente o que é novo e o que é antigo – e não tentar copiar estilos e soluções do passado.


fischerafael.com


Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFPR 2013


fischerafael.com


fischerafael.com

NÚCLEO DE ARQUITETURA e Urbanismo da UFPR Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Ano 2013

Há uma desconexão entre a academia e a vida real quando falamos de arquitetura e urbanismo. Na UFPR, esta desconexão se apresenta de maneira física: a atual faculdade de arquitetura se localiza longe do centro e das pessoas, dentro do Centro Politécnico. Transferi-la para um terreno central e conectado diretamente com a sociedade é benéfico para os alunos, que podem ver os reais problemas espaciais que enfrentamos, e para a sociedade, que pode fazer um uso mais direto – e conhecer – o trabalho do arquiteto.

Localizado no bairro Batel, um dos mais tradicionais de Curitiba, o núcleo de arquitetura e urbanismo é um edifício que não somente serve como faculdade de arquitetura, mas serve como um espaço de diálogo entre a sociedade e os (novos) arquitetos. Para encorajar as pessoas a adentrarem o prédio, todo o nível térreo foi definido como sendo uma praça pública. Uma vez dentro dela, a pessoa tem acesso a um pátio ao redor do qual todos os espaços do núcleo se articulam. Desta forma, qualquer cidadão pode ver as diferentes atividades que ocorrem no prédio – e aprender um pouco mais sobre a arquitetura.


fischerafael.com


Parque Linear Ressaca 2013


fischerafael.com

Terminal Multimodal em Curitiba Pública em 3º Midiateca Colocado no IV Concurso Nacional de Curitiba Estudantes CBCA 2013

Arena Multiuso em Curitiba Trabalho Final de Graduação


fischerafael.com

PARQUE LINEAR RESSACA em São José dos Pinhais Autores Rafael Fischer Ano 2013

Situado próximo ao aeroporto internacional de São José dos Pinhais, o parque Ressaca acompanha um trecho de um pequeno rio com o mesmo nome. Seguindo o caminho junto ao rio, há um determinado ponto onde existe uma espécie de “vale” natural, que acaba gerando uma desconexão entre o percurso dos cidadãos, mas oferece uma bonita visual do curso d’água. Lidar com o relevo e diferenças de níveis é um dos grandes desafios quando se projeta a paisagem – ainda mais se ela é acidentada.

Optou-se então por criar um edifício estruturado em treliças para conectar os dois lados do vale. O mesmo conta com equipamentos como banheiros e para ciclos para os cidadãos.

Promover a acessibilidade, tirar partido das visuais e descobrir novas oportunidades e possibilidades que o terreno proporciona são algumas estratégias que podem ser utilizadas para a criação de um bom projeto de paisagismo.

Ele também atua como a cobertura de uma quadra esportiva implantada abaixo, no vale. Os taludes deste, por sua vez, viraram arquibancadas, transformando a paisagem natural em um ginásio perfeitamente integrado com a natureza.


fischerafael.com


Complexo Multifuncional Pinheirinho 2012


fischerafael.com


fischerafael.com

COMPLEXO MULTIFUNCIONAL em Curitiba Autores Rafael Fischer Benício Hassegawa Ano 2012

No sul da cidade de Curitiba, onde duas das principais vias estruturais da cidade se encontram (Linha verde a República Argentina), generosos terrenos subocupados ainda estão presentes na paisagem. Um deles atua como uma verdadeira conexão entre as duas importantes estruturais curitibanas, tendo aproximadamente 300 metros de comprimento. Há um incentivo – e infraestrutura – para o adensamento e verticalização deste terreno, ainda livre pela herança industrial característica da região até então. No entanto, um grande empreendimento imobiliário típico do mercado Curitibano significaria a separação entre as duas importantes avenidas.

Pensando em integrá-las, optou-se por transformar boa parte do nível térreo em uma espécie de galeria ao ar livre, a partir da qual várias lojas, comércios, escritórios e os edifícios estariam conectados.

Desta maneira, o projeto não apenas evita desconectar o tecido urbano como também cria uma área público-privada que convida as pessoas à frequentarem. Barras horizontais de no máximo 4 pavimentos “cobrem” parcialmente o térreo, dão escala humana ao espaço criado e ainda formam jardins e praças elevadas para quem utiliza as três torres de uso misto apoiadas sobre as mesmas.


Venice Sports Hall 2014


fischerafael.com

Terminal Multimodal em Curitiba Pública em 3º Midiateca Colocado no IV Concurso Nacional de Curitiba Estudantes CBCA 2013

Arena Multiuso em Curitiba Trabalho Final de Graduação


fischerafael.com

VENICE SPORTS HALL Ginásio de esportes em Veneza, Itália Autores Rafael Fischer Ano 2014

Veneza é uma cidade única no mundo: boa parte da circulação – seja de pessoas ou de bens – é feita pela água. Próximo da zona portuária existe um vasto terreno livre – o único restante nessa escala de tamanho nas ilhas da cidade – que antes tinha uma função industrial, que acabou sendo transferida para a parte continental da cidade. A pergunta que fica no ar é: como ocupar esta nobre e rara porção de terra? Após a definição de um plano diretor, foi-se estabelecido que somente a “borda” do terreno localizada perto da água seria ocupada, deixando livre o interior do terreno como uma área verde e de lazer para os cidadãos da cidade italiana.

Um dos equipamentos previstos pelo plano era o estabelecimento de um ginásio de esportes, visto que tal tipo de edificação inexiste na cidade. No entanto, esta ocupação geraria uma desconexão entre o parque e o corpo d’água, tão importante para a cidade. Para solucionar o problema, optou-se por semienterrar parte do equipamento, diminuindo sua monumentalidade. Além disso, criou-se uma conexão entre sua cobertura e a área verde, que acaba servindo como uma espécie de praça elevada de contemplação para os cidadãos.


fischerafael.com


fischerafael.com


fischerafael.com


FOTOGRAFIA fischerafael.com


fischerafael.com

Rua 24 Horas 2017


fischerafael.com

Bosque AlemĂŁo 2017


fischerafael.com

Barcelona 2016


fischerafael.com

Aqueduto de Segรณvia 2016


fischerafael.com

Bondinho de Lisboa 2014


fischerafael.com

Parque Tanguรก 2017


fischerafael.com

Rue de Paris 2016


fischerafael.com

Rua 24 horas 2017


fischerafael.com

Bairro JuvĂŞve 2017


fischerafael.com

MercĂŞs 2017


fischerafael.com

Comendador AraĂşjo 2017


fischerafael.com

Casa Modernista 2017


fischerafael.com

Cândido de Abreu 2017


fischerafael.com

7 de setembro 2017


fischerafael.com

Bom Retiro 2017


fischerafael.com

Montmartre 2016


fischerafael.com

Avenida Mariano Torres 2017


fischerafael.com

A Fabrika 2017


fischerafael.com

Faculdade de Arquitetura do Porto 2014


fischerafael.com

A Fabrika 2017


fischerafael.com

Farol do Saber 2017


fischerafael.com

Prefeitura de Hasselt 2014


fischerafael.com

Palรกcio das Araucรกrias 2017


fischerafael.com

Leed 2017


fischerafael.com

Museu Oscar Niemeyer 2017


fischerafael.com

MUMA 2017


fischerafael.com

Petit PavĂŞ 2017


fischerafael.com


fischerafael.com

Berlin 2013


fischerafael.com

Paranรก Prev 2017


fischerafael.com

Bigorrilho 2017


fischerafael.com

Centro CĂ­vico no outono 2017


fischerafael.com

Acrรณpole 2014


fischerafael.com

MAM Rio 2015


fischerafael.com

De Rotterdam 2013


fischerafael.com

Casas Cubo 2013


fischerafael.com

Rodoferroviรกria 2017


fischerafael.com

Santa Justa 2015


fischerafael.com

Segรณvia 2016


fischerafael.com

Outono espanhol 2017


fischerafael.com

Parque Tanguรก 2017


fischerafael.com

Outono brasileiro 2017


fischerafael.com

Estação Tubo 2017


fischerafael.com

XV de novembro 2017


fischerafael.com

UFPR 2017


fischerafael.com


fischerafael.com

ENTRE EM CONTATO

Website fischerafael.com Email fischerafael@gmail.com Redes sociais Facebok www.facebook.com/FischeRafael Instagram www.instagram.com/fischerafaels LinkedIn www.linkedin.com/in/rafael-fischer-0b7a2175/ Behance www.behance.net/RafaelSantosFischer


OBRIGADO fischerafael.com

Portfolio arquitetura e fotografia rafael fischer  
Portfolio arquitetura e fotografia rafael fischer  
Advertisement