Anuário 2010

Page 227

Diogo Ramos Uma vez, o professor de fotografia e fotógrafo, Ricardo Akam, disse que todo fotógrafo deveria cursar direito para evitar confusões. Diogo Freitas Ramos, 26, colaborador do Fotografia DG, pode não ter tido aula com Akam, mas se tivesse teria seguido seu conselho à risca já que leva nas costas as duas profissões: fotógrafo e advogado. Hoje, é especialista em Direito da Imagem e Autoral e se sente mais fotógrafo do que advogado. Abaixo, uma rápida entrevista com esse rapaz natural de Curitiba, Paraná e que atualmente mora em Itajaí (em Santa Catarina).

FOTOGRAFIA DG - Como e quando começou na fotografia? DIOGO RAMOS - Meu gosto pela fotografia vem desde pequeno, meu pai foi fotógrafo de casamento na década de 70, mas acabou trocando a fotografia pelo vídeo, quando nasci ele não fotografava mais, mas sempre tive contato com as fotos da coleção dele. Embora tivesse no sangue o espirito de artista, cursei a faculdade de Direito, e foi somente após me formar que me interessei em comprar uma DSLR, quando fazia estudos sobre o Direito de Imagem. A primeira máquina veio no inverno de 2009, e o primeiro trabalho na metade de 2010, agora não penso em parar nunca mais.

DG - Qual o trabalho mais marcante até agora? DIOGO - O trabalho mais marcante foi o ensaio de um coral realizado numa fábrica abandonada, na cidade de Maringá-PR, foi um desafio enorme e um grande aprendizado.

DG - O que considera essencial em uma fotografia? DIOGO - Que ela transmita sentimento, que seja feita com emoção e que tecnicamente seja bem feita.

DG - Suas referências na fotografia? DIOGO - São vários, mas destaco: Henri-Cartier Bresson, Flávio Damm, Sebastião Salgado, Ferdinando Scianna, Riccis Valladares, Fer Jursiatti, Robert Doisneau e Evandro Rocha. Na cinefotografia são dois: Joe Simon e Philip Bloom. Anuário 2010 • Fotografia DG www.fotografia-dg.com

Página 227 de 249


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.