Page 1

OPINIÃO P.6

ECONOMIA

BUSCA DE RECURSOS

Neco esteve em Brasília e visitou diversos Ministérios em busca de parcerias Na pauta, reuniões nos ministérios da Educação e Comunicação, na Funasa, além de encontros com deputados em busca de emendas para o município. P. 3

A secretaria de Agricultura de São João da Barra discute projetos socioambientais e tem prioridade no Cadastro Ambiental Rural voltado para a agricultura familiar. P.8

Enfim, inicia o ano As questões que envolvem a sociedade precisam ser discutidas. O carnaval passou.

QUOTIDIANO www.quotidiano.com.br

Ano IX – Nº 130– São João da Barra/RJ, segunda-feira, 16 de março de 2015

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Projeto de lei 006/2015 é aprovado na Câmara O projeto altera redação da LOA aumentando de 10% para 50% o percentual de autorização ao Executivo de SJB para criar créditos adicionais suplementares por meio de decreto. P. 2 SÉRIE B

ECSJB com prata da casa Time de Junior Sena vai se apresentar na Série B com nomes conhecidos de SJB. P.9

Uerj e prefeitura fecham parceria de qualificação da gestão pública GERAL P.13

Programa leva médicos e dentistas para as escolas. P.14

‘Jam Session’ é atração da Quarta Cultural do Operários CULTURA P.17 GIL MIRANDA

GÊNIO AUTOMOBILÍSTICO

Nonozinho já criou seis carros personalizados e se prepara para lançar um veículo anfíbio P.15


2

segunda-feira, 16-03-2015 |

QUOTIDIANO

política Bancada governista garante mais uma vitória para Neco

Victor Azevedo victor.azevedo@quotidiano.com.br

E

m mais um embate entre situação e oposição na Câmara de Vereadores, o prefeito José Amaro Martins de Souza - Neco conseguiu importante vitória ao ver o projeto de lei nº 006/2015 ser aprovado na Casa de Leis. O projeto altera a redação do inciso I do Artigo 7º da Lei Orçamentária Anual (LOA), aumentando de 10% para 50%, o percentual de autorização ao Executivo para criar créditos adicionais suplementares por meio de decreto. A matéria foi aprovada com seis votos da bancada governista, tendo o vereador Ronaldo votado pela reprovação e o vereador Alex

Firme pela abstenção. A apreciação e votação do projeto foram feitas após o juiz da 2ª Vara da Comarca de São João da Barra, Leonardo Cajueiro d’Azevedo determinar que o presidente da Câmara, Aluízio Siqueira (PMDB), cumprisse imediatamente liminar já deferida que o obrigava a comunicar aos vereadores a convocação do prefeito Neco para realização da sessão extraordinária. Durante a sessão, o projeto recebeu uma proposta de emenda aditiva (001/2015) feita pelos vereadores Alex Firme e Ronaldo Gomes, para não permitir o remanejamento nas áreas de Saúde e Educação. No entanto, a emenda foi reprovada pela bancada gover-

Após abertura de inquérito, Lindberg se diz indignado

O

senador pelo Rio de Janeiro Lindberg Farias (PT) afirmou que recebeu com indignação a informação de que seu nome estava incluso na lista de políticos investigado na Operação Lava Jato. A lista foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou o pedido de abertura de inquérito contra 49 pessoas – entre eles 47 políticos, entre depurado e senadores. De acordo com Lindberg, seu objetivo é arquivar o processo o mais rápido possível e provar inocência. “Eu lamento muito [o aparecimento do nome na lista]. Eu não vou dormir tranquilo enquanto não arquivar esse processo e provar minha inocência. Estou indignado. Quero falar com o Supremo e Procuradoria, quero mostrar minha inocência e arquivar esse processo”, disse o senador.

Lindberg Farias está sendo acusado de receber investimentos ilegais para a sua candidatura ao Senado. O senador alega que a acusação do Ministério Público é equivocada porque pretende criminalizar doações eleitorais legais. “Quem financia todas as campanhas, geralmente, são as mesmas empresas e a maior parte são empreiteras. Agora, quando você recebe de uma grande empresa uma doação eleitoral legal, você não tem obrigação de descobrir que aquela empresa cometeu algum ilícito, alguma irregularidade. Isso é uma loucura completa. Esse é o ponto frágil da acusação do Ministério Público, querer criminalizar doação legal. Eu to sofrendo por isso, então quero esclarece o mais rápido possível”, afirmou.

nista. Segundo o vereador Kaká, “são os técnicos da Prefeitura que fazem o orçamento e são eles que conhecem as necessidades”. “Entendo que o remanejamento é necessário para que as secretarias possam garantir que não falte nada aos munícipes”, completa Elísio. Alex Firme explicou que a emenda visava preservar a Saúde e a Educação. “Ronaldo e eu fizemos esta emenda porque sabemos as demandas da Saúde em nosso município e de como tem acontecido problemas de ordem administrativa”. Aluizio Siqueira destaca que o projeto foi importante, pois proporcionou um debate com a socie-

Depois de muito debate, projeto foi aprovado

dade. “Sabemos que esta é uma matéria complicada e agora as pessoas sabem o que é orçamento

e o que é remanejamento”, ressalta Aluizio.

Pedrinho Cherene recebeu o Prêmio Gestor Nota 10

O

prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, recebeu o Troféu Gestor Nota 10, que é concedido aos 100 melhores gestores municipais do Brasil, classificados nas pesquisas de utilidades públicas na esfera de educação, infraestrutura e saúde. Realizada pela União Brasileira de Divulgação – UBD, a premiação é um reconhecimento oficial e simbólico de que administração municipal vem atendendo os requisitos de excelência em gestão pública, na qual são avaliados critérios como transparência, comprometi-

mento com a sociedade e responsabilidade fiscal. Pedrinho Cherene disse que o grande merecedor desse prêmio é o povo sanfranciscano, que tem contribuído significativamente para o direcionamento das políticas públicas em prol da qualidade de vida de toda a população. “Continuaremos unindo esforços diários para promover o desenvolvimento da região em todas as áreas, sempre de uma forma justa, honesta e estratégica, visando sempre o necessário para se viver bem”, destaca.


QUOTIDIANO |

3

segunda-feira, 16-03-2015

QUÓRUM POLÍTICO

VICTOR AZEVEDO

victor.azevedo@quotidiano.com.br

Articulações

Neco (PMDB) e Carla Machado (PT) já começaram as articulações visando o pleito de 2016. Enquanto o atual prefeito se reuniu com o líder do PMDB na Câmara Federal, Leonardo Picciani, durante cumprimento de agenda em Brasília, a ex-prefeita recebeu em seu restaurante o deputado Waguinho (PMDB) junto ao vice-prefeito Alexandre Rosa e ao vereador Alex Firme, ambos do PMDB.

Quem será o vice?

Nas conversas políticas em São João da Barra, uma pergunta gera muitas respostas, mas nenhum fato concreto: Quem será o vice na chapa do prefeito Neco em 2016? A verdade é que o nome do vereador Kaká (PT do B) ganha cada vez mais força. Sua atuação na Câmara de Vereadores vem sendo elogiada pelo núcleo de confiança do prefeito Neco e o convite para ser vice pode acontecer em breve. Vamos aguardar.

Caça aos candidatos

Os correligionários do prefeito Neco procuram, conversam e fecham acordos visando às eleições de 2016. A ordem é conseguir o maior número de apoio possível de ex-vereadores e candidatos do último pleito para fechar uma grande aliança. Além disso, ex-vereadores, como Gersinho, devem voltar a concorrer a uma vaga na Câmara, caso o número de cadeiras aumente para 13.

Redução

O prefeito Neco (PMDB) anunciou que vai fazer cortes de 25% nos contratos da Prefeitura. A decisão foi tomada após encontro com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Ainda de acordo com Neco, as empresas já foram avisadas que passarão por essa readequação. Pezão alertou para a queda de repasses que o município pode sofrer devido ao período de crise que enfrenta todo o país.

Cenário complicado

Não está fácil a vida para o casal Garotinho. O clima na prefeitura é o pior possível. O cenário econômico não ajuda, a base de sustentação do governo Rosinha está cada vez mais rebelde e a falta de um nome de peso para representar o grupo em 2016 está deixando a gestão totalmente desesperada. Se a oposição deixar as vaidades de lado, a vitória fica próxima em 2016.

Patrícia de volta

O TRE-RJ reformou a decisão que havia cassado a vereadora de São Francisco de Itabapoana Patrícia Miranda Cherene (PTB), pela utilização de servidores públicos na campanha eleitoral de 2012. A Corte também excluiu a inelegibilidade da vereadora, do ex-prefeito Francisco Lemos (PR), então candidato à reeleição, e de sua vice, Sandra Regina Henriques (PSDC), mas manteve a multa de 15 mil UFIRs.

Cassados

O prefeito de Natividade, Marcos Antônio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, o Welington da Volks (PSB), foram cassados por abuso de poder econômico e captação e gasto ilícitos de recursos na campanha. Taninho também ficou inelegível por oito anos e os 4.947 votos obtidos por ele em 2012 foram anulados. A legislação prevê a realização de nova eleição direta para a Prefeitura.

Neco visitou ministérios e conversou com deputados

Neco cumpre agenda em Brasília em busca de recursos O

prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza - Neco (PMDB), cumpriu agenda em Brasília durante a semana passada. Na pauta, reuniões nos ministérios da Educação e Comunicação, na Funasa, além de encontros com deputados em busca de emendas para o município. Ao lado do prefeito Neco, o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Madureira e o sub da pasta, Antônio Neves, participaram do encontro no ministério da Educação, que discutiu a possibilidade da implantação de novos cursos do Pronatec no município. A resposta foi positiva e a expectativa é que os cursos tenham início em 60 dias. Outra reunião importante foi com o deputado federal Índio da Costa (PSD), onde foi discutida a construção das casas populares em São João da Barra. A demanda será encaminhada para o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

No Ministério das Comunicações, a pauta foi a construção de redes de fibra óptica através do programa Cidades Digitais. São João da Barra foi contemplado com cinco quilômetros e a instalação deve ser imediata. Na Funasa, houve a apresentação de projetos que visam mais saneamento básico para o município. No encontro com o líder do PMDB na Câmara, o deputado federal Leonardo Picciani, Neco apresentou e pediu apoio para o projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para a recuperação das orlas de Atafona e Açu. Ao lado do deputado federal Rodrigo Maia (DEM), o prefeito Neco ainda participou de uma reunião da Comissão da Reforma Política. Para o prefeito, o trabalho em Brasília foi importante pelo fato de ter encaminhado outros projetos que vão beneficiar a população sanjoanense.

Prazo para regularizar situação eleitoral vai até maio e cada turno é uma eleição Q

uem não votou e não justificou nas últimas três eleições terá o título cancelado se não comparecer, até 4 de maio, ao cartório eleitoral, portando documento oficial com foto. No estado do Rio, 192.858 eleitores estão nessa situação. Em www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral, o eleitor pode verificar se o seu título está passível de cancelamento. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição. Além de ficar impedido de votar, o eleitor que não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou

fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. Os eleitores no exercício do voto facultativo - menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos - não serão identificados nas relações de faltosos, assim como as pessoas com deficiência que possuem certidão de quitação por tempo indeterminado. A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título.


4

segunda-feira, 16-03-2015 |

QUOTIDIANO

Juju nos bastidores juju@quotidiano.com.br

FATOS E FESTAS Mulheres A data de oito de março já está mais que tradicional em nosso calendário, quando diversas comemorações são feitas para marcar o grande dia. Por aqui vimos muitos recadinhos pelas redes sociais, assim também como entrega de flores sendo com homenagens. Parabéns para todas as mulheres deste Brasil, para nossas sanjoanenses e especialmente para nossas leitoras. Esperamos que as dedicações aconteçam todos os dias, pois as mulheres merecem.

GIRO RÁPIDO A cegonha cada vez mais perto para as mamães Talitha A. Rangel, Yasmim Rangel, Polly Rangel e Ariane Florêncio que esperam, mais que ansiosas, para poderem acariciar e beijar seus fofuchos... Por falar em babys, a loja Pingo de Gente, em frente ao Grussaí Praia Clube, já com a nova coleção outono-inverno com lindos looks das marcas Reserva, Pimpolho, Noruega, Tip Top, Piang Pee, Dedeka, entre outras que vão deixar

Nasceu Lorena! A nova mãe de city é a jovem Francyanne Almeida, que deu a luz a linda Lorena. Francyanne é filha de Lenilça Penha e Nilton Almeida e tem um grande carinho de todos os sanjoanenses. Francyanne forma a dupla beleza gêmea com sua irmã Francynne Almeida e é ainda irmã de Francyellen. Família linda festejando a chegada da abençoada Lorena. Um grande beijo! Princesa Lavínia O papai Wadellignton Ferreira está feliz da vida. O motivo de tanta felicidade é o nascimento de sua linda filha, Lavínia de Souza Ferreira. A princesinha é um verdadeiro encanos príncipes e princesas de São João da Barra na moda. Sucesso sempre! Galera curtindo outros ares em excursões. Um grupo grande se deslocou até Ilha Grande para curtir ar puro e aquelas praias com águas límpidas e refrescantes... neste calorão é uma ótima pedida. Outro grupo também saiu em direção ao parque aquático em Guarapari, que com suas piscinas e atrações aquáticas fazem a alegria dos visitantes, sem contar que o sol colaborou para que todos pudessem se divertir e ganhar aquele

to e vem deixando toda a família do papai e da mamãe Ana Carla de Souza entregues a sua beleza e carisma. Deus abençoe e ilumine sempre a vida de Lavínia! Parabéns aos pais! Casório Surpresa O belo casal da city, Josiene e Cacau trocaram alianças na última semana, no Cartório de São João da Barra. O local estava lotado para prestigiar o querido casal no momento especial. Eles ainda foram presenteados com uma grande festa surpresa, organizada pela família paterna de Josy. Muito churrasco, cerveja, vinho e o tim tim das taças dos noivos. Felicidades ao casal!

bronzeado. Por falar em excursão, saiu na última sexta (13), um grupo para o cruzeiro na costa brasileira, no comando Antônio José Rocha, que organizou a toda a viagem, entre os passageiros estão: Jordany e Jacqueline, Alcimar e Verônica Melo, Gil Miranda e José Luiz Melo, Carlos Oliveira e Joyce Castro, Edilene Melo e Júnior Gomes, além é claro de Tonho Rocha e Marilena Cintra, que novamente deram bom divertimento e um bon voyage para todos!

babados, babadinhos e babadões Visita constante Ele sempre está por aqui... Na terrinha ele já está ficando bem conhecido. Vem como acompanhante da família, mas o grau familiar é outro. Será que o novinho já tem dono? Me parece que sim e é dono mesmo! No masculino!!!! Já tá mais que na cara que o casal ali já está formado. Que gracinha, mais um para a nossa terrinha! E a onda só cresce! Se pegando no churrasco A situação ficou abafada, mas nós tratamos de investigar... E conseguimos fatos concretos que as festivas do pré-carnaval foram quentes e rolou de tudo. Foram coisas surpreendentes. Em uma delas, podemos afirmar que ele se entregou... Ele cada hora está em um lado do poder, mas desse lado sabemos que ele se acertou e se encontrou. O babado foi forte e rolou muita química com o novinho do carnaval. Companheiros e amigos ficaram perplexo e não sabiam como agir perante tal situação. Será que vamos ter mais surpresas pela frente?

DIVULGAÇÃO

FOTO REVISTA A jovem Luiza Tesch Felippe Moreira em grande momento na sua festa de 15 anos. Linda!

DIVULGAÇÃO

O amor está no ar com o casal Josiene e Cacau. Vida longa! DIVULGAÇÃO

Vamos esperar pra ver! Briga pelo ouro Gente que situação chata está essa festa! Ainda nem começou e os problemas estão cada vez piores. O que mais se vê é o povo dando barraco por um motivo ou por outro. O que será que tem de tão importante pelas bandas praianas? Seria o tesouro do pirata? Ou o ouro dos bordados? Engraçado que ninguém se lembra de santidade nessas horas, pois só querem mesmo é barraco e o nome na frente da fila. Ninguém quer ficar para trás. Haja céu para tanta estrela! As Marias chuteiras Elas já estão com as periquitas assanhadas... Minha Butterfly já flagrou uma ‘Maria’ se entregando de corpo inteiro a um dos novos jogadores da terrinha. Elas fazem de tudo para entrarem em campo. Tem coisas que até Deus duvida, mas elas não estão nem aí. Não podem é perder o rebolado e nem a fama de Maria chuteira. E vão longe hein!!!!

O lindo casal Yasmim Rangel e Elton Fernandes em ensaio fotográfico, à espera da filhota! Paz e saúde!

Nossos aniversariantes

Parabéns e felicidades para: Cássia Cristina Penha, Lorah Bomgosto, Carlos Braga Neto, Luíza Miranda, Lorrana Santana, Vanessa S. Amaral, Hugo Miranda, Verônica Paravidino, Carol Lobato, Isaac Aquino, Dircélia Amaral, Damária Magalhães, Amanda Almeida, Marilton Gonçalves, Renata Machado, Nadja Carol, Lílian Magalhães, Júlio César Rosa, Layo Oliveira, Roger Miranda Seabra, Larissa Dantas, Claúdia Gonçalves, Alysson Augusto e Larissa Oliveira, dentre muitos outros leitores!!!!!!!!

FICA A DICA

“Viajar é mudar a roupa da Alma” - Mário Quintana


6

segunda-feira, 16-03-2015 |

opinião EDITORIAL

ARTIGOS <

BRUNO COSTA

Violência doméstica

bruno.costa@quotidiano.com.br

Memória e capital social: temos que preservar

A

tuando nos meandros acadêmicos a gente melhora nossa percepção das transformações e vivências de nossa contemporaneidade. Ao olharmos para trás, podemos observar uma enormidade de informações de nossa sociedade que poderiam contribuir para o engrandecimento e alternativa para nossa visão de mundo. Ao me deslumbrar com a matéria sobre Nonozinho e sua genialidade na fabricação própria de carros, vejo a possibilidade de aproveitarmos o que há de melhor na memória das pessoas e no capital social que adquiriram ao longo dos tempos. Hoje tudo está muito voltado para as técnicas escolares, para a vida acadêmica, enquanto percorrem ao nosso lado verdadeiros “doutores” da vida que poderiam contribuir demasiadamente para a formatação de novos horizontes. A história de São João da Barra se faz pela riqueza de seu povo que utilizou da criatividade e do trabalho para contrariar os percalços da vida. É aí que todo este conhecimento adquirido deve ser compartilhado com as novas gerações. O encantamento das diversas histórias de vida nos faz renovar e abrir novas perspectivas. Independente do caminho a ser seguido por cada indivíduo, é preciso lhe dar a chance de conhecer as mais diferentes trajetórias e memórias. Seja na cultura, na engenharia, na medicina, certamente os “mais antigos” trazem uma bagagem enorme de conhecimento de seus ancestrais ou de companheiros de vivência. O crescimento biológico dentro de um espaço repleto de técnicas artesanais contribuem para nosso amadurecimento. O aprendizado vem carregado de estrutura emocional, social e cultural que poderá ser passado de geração para geração. Faz-se necessário um envolvimento maior entre o passado e o presente para que possamos construir um futuro sólido embasado na identidade local. Não tenho dúvida de que a geração contemporânea é ávida por conhecimento, mas os caminhos para alcancá-lo muitas vezes se deturpam ou não se associam. O passado está regado de pessoas com sapiência nativa e que não pode (ou não deveriam) se perder. O ideal é que o conhecimento seja passado para que não fique apenas na memória de alguns poucos e com o decorrer dos anos desapareça. A cada conhecimento que deixamos se esfacelar, é mais um pedaço da história a ser encaixado num quebra-cabeça que a cada dia faltam mais peças. As lacunas que já observamos em nosso cotidiano, as possibilidades de entendimento de nossa história vão ficando na memória de nossos ancestrais. É preciso preservar urgente estas memórias.

QUOTIDIANO

Disque Redação: 22 2741.8231 jornalismo@quotidiano.com.br

Quotidiano é uma publicação da Editora Costa Sanjoanense CNPJ: 08.944.140/0001-20 REDAÇÃO Diretor de Redação Bruno Costa

REG: 33.819/RJ MTb

Diretor de Arte/Projeto Gráfico Bruno Costa

você pode comentar estes artigos em www.quotidiano.com.br

SILENO MARTINHO Professor e Consultor

O

s casos frequentes de violência física e até morte de mulheres em vias de separação, tendo o companheiro como causador, revela a crescente intolerância masculina contra o direito de a mulher decidir sua vida com liberdade e no momento que achar conveniente. Lamentável que além de roubos e assaltos nas ruas, nos trens, nos ônibus, a mulher ainda tem que enfrentar a violência dentro do próprio lar. Pesquisas revelam que de cada cem mulheres, vinte e cinco sofrem violência física, das quais em sua maioria no ambiente familiar. Álcool, drogas, ciúmes e suposição de posse absoluta, são ingredientes desta cena trágica. Apesar da lei Maria da Penha e das delegacias voltadas para proteção à mulher, a situação se mantém inalterada, pois a vergonha de denunciar e o medo de retaliações são fatores inibidores de ações eficazes por parte da justiça, que sem a denúncia sustentada nada pode fazer. O que espanta é a tolerância da sociedade

Começou 2015 RANULFO VIDIGAL economista, mestre e doutorando do PPED/IE, membro do GAPIS/UFRJ/Cnpq.

C

onta a nossa tradição que em nosso país multirracial e de cultura popular vibrante, o ano fiscal começa de fato depois do Carnaval. Nesse contexto é sempre bom compreender a engenharia de produção dessa festa pagã, mas que emprega e gera renda, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, quanto em São João da Barra. Aliás, na Copa do Mundo de 2014, a cidade do Cristo Redentor recebeu R$ 10 bilhões em investimentos de infraestrutura, dos quais R$ 1,5 bilhão na revitalização do Maracanã. Agora façamos algumas comparações do carnaval carioca. O investimento público na festa de Momo gira em torno de R$ 100 milhões. Os 500 blocos que se reúnem livremente nas ruas e as 84 escolas de samba e seus muitos figurantes com suas belas fantasias produzem uma verdadeira “ópera ao ar livre”, que envolve beleza cênica e luxo. Mas também poder, prestígio político, dinheiro, lucros e captação privada de recursos das mais diversas origens (até da Guiné Site: www.quotidiano.com.br

Equatorial). Este espetáculo de beleza e plástica desperta também o desejo de 1 milhão de turistas que nos dez dias de folia movimentam mais de R$ 2 bilhões – o equivalente a 1% do PIB da Cidade Maravilhosa. O montante supera, por exemplo, o valor anual da produção agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, ou o Orçamento Municipal de cidades de porte médio, como Santos (SP) e Macaé – a capital brasileira de óleo e gás. Com o fim do veraneio, a casa de leis da capital do açúcar e dos royalties do petróleo, onde cada edil custa cerca de 100 mil reais mensais foi votado um verdadeiro “saco de maldades” contra os servidores públicos, com destaque para o corte no setor dos profissionais da área de saúde. Antes disso, cerca de 3000 servidores terceirizados perderam seus empregos. Os nobres edis, aprovaram também um corte no número de secretarias municipais e cargos comissionados (Campos possui 1 assessor “DAS” para cada 300 habitantes, um número muito alto). A queda do petróleo, a recessão nacional e o empréstimo tomado no apagar das luzes de 2014 o poder público de Campos já estima uma baixa no orçamento de 1 bilhão de reais, em 2015. É de longe a situação mais crítica, entre os municípios da região. Nesse contexto teremos uma queda na qualidade dos já precários serviços públicos essenciais. É um teste de vida ou morte para o sindicato dos servidores públicos da prefeitura local.

Editores Executivos Política Victor Azevedo (victor.azevedo@quotidiano.com.br) Esportes Raphael Pereira (raphael.pereira@quotidiano.com.br) Cultura Gil Miranda (gil.miranda@quotidiano.com.br)

IMPRESSÃO

ANÚNCIOS

São João da Barra (todos os distritos)

Comercial 22 2741.8231 comercial@quotidiano.com.br

Arete Editorial S/A Rio de Janeiro/RJ 3000 exemplares

PERIODICIDADE

Decenal (dias 10; 20; 30)

>

com este tipo de crime. A sensação é que ainda permanece a cultura medieval de que a mulher é propriedade do homem e quando reage negativamente ou busca sua liberdade deve ser punida com violência e até com a morte. O ato da mulher não denunciar as agressões desde o primeiro ato, preocupada com a repercussão social, ou até mesmo pensando nos filhos, representa grave erro de estratégia, pois acreditar que não mais acontecerá é apostar no improvável. Quem faz uma vez, e nada acontece, fará muitas outras vezes. Neste contexto, o papel fundamental da família é oferecer proteção e não tentar abafar fingindo que nada houve, pois da próxima vez poderá ser a última. Nunca valerá a pena correr o risco de deixar entes queridos a mercê de agressores e potenciais assassinos. Homens que espancam e matam suas mulheres pela imposição de uma supremacia inaceitável em pleno século vinte e um, representam um perigo para a sociedade. Amor, ciúme, traição, álcool, drogas, nada justifica os alarmantes índices da violência entre casais. Será sempre um ato vil e covarde! Todos, indistintamente, temos o direito de escolher onde viver e com quem viver. A tolerância social com este tipo de violência envergonha o país e não pode ficar impune.

Twitter: @jorquotidiano

CIRCULAÇÃO

QUOTIDIANO

Fan Page: facebook.com/jornalquotidiano

CARTAS DO LEITOR

leitor@quotidiano.com.br

ENDEREÇO

Rua Professor Aluisio Faria, 54 – centro São João da Barra/RJ CEP: 28200-000


QUOTIDIANO |

7

segunda-feira, 16-03-2015

QUO

LEITOR

EMPREGOS Homens com idade entre 18 e 21 anos que tenham interesse em ingressar na Marinha do Brasil de forma voluntária, já podem se preparar para o concurso com 1.860 vagas do curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Com duração de 17 semanas, o curso vai ocorrer simultaneamente, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), Rio de Janeiro (RJ), e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília (DF), em regime de internato e dedicação exclusiva. A matrícula deve ocorrer em 1º de agosto de 2016. Enquanto Recruta Fuzileiro Naval, o profissional receberá R$ 642,00 mensais e, quando aprovado e nomeado Soldado Fuzileiro Naval, terá esse valor inicial corrigido para R$ 1.587,00. Para participar do concurso é imprescindível ter concluído o ensino fundamental, ter idade entre 18 e 21 anos (referência em 1º de janeiro de 2016) e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m, dentre outros requisitos, e realizar inscrição de 2 a 30 de março de 2015 pelo site www.mar.mil.br, com taxa de R$ 12,00. Outra opção é comparecer a um dos locais de inscrição indicados no edital.

TELEFONES Polícia

190

Disque Denúncia

2741.1373

Prefeitura

2741.7878

Câmara Municipal

2741.1301

Resgate

192

Bombeiros

193

Defesa Civil

199

Procon

2741.8297

Ouvidoria

2741.7878 R: 338

IPTU

2741.7878 R: 229

Defensoria

2741.1085

Fórum

2741.1062

Cartório Eleitoral

2741.1499

Ampla

2741.1072

Cedae

2741.1056

Demutran

2741.7878

CDL

2741.1094

ACISA

2741.4146

Sindicato Rural

2741.1466

Sispusba

2741.4782

Detran (identidade) 2741.7920 Detran (veículos)

2741.7923

leitor@quotidiano.com.br www.quotidiano.com.br/fale-conosco www.facebook.com/jornalquotidiano

E-MAILS, CARTAS E REDES SOCIAIS QUOTIDIANO > Rua Prof. Aluizio Faria, 54 - centro - São João da Barra/RJ Cep: 28200-000 E-mail: leitor@quotidiano.com.br. O leitor deve enviar nome completo, endereço e telefone.

SJB começa a receber semáforos nesta sexta

Resta saber se a população vai respeitar, digo a população pois no sábado na Av Joaquim Thomas vi carros com placas da cidade estacionados em cima da faixa de pedestres e no domingo um Hilux também de São João da Barra, desfilando nas areias do Pontal, Balneario e Chapeu do sol. Não adianta por regras se a população não tem educação. > Alexandre Nakashi alexandre_nakashi@hotmail. com

Colocação de semáforos em SJB está em andamento

Será que a instalação de semaforos vai mudar a mentalidade dos condutores que andam sem cinto de segurança, sem capacetes, na contra mão, estacionam em cima da faixa de pedestres ou srá mais uma Lei de Transito que será descomprida nessa cidade? Para ser educado não precisa de fiscalização. > Alexandre Nakashi alexandre_nakashi@hotmail. com

São João da Barra é derrotado pelo Tombense no interior mineiro

Com esse time vamos brigar pra não cair. Temos que ter um

Estudantes da Uenf estão em plena manifestação devido à falta de recursos para a instituição e atraso nas bolsas

homem na frente que coloca respeito nos zagueiros. Esse homem e o centroavante do ano passado, ele é guerreiro! Sou torcedor de Barcelos e não falto um jogo do SJB. > Eraldo da Silva Pessanha eraldosp@hotmail.com

Dom Américo comanda folia em São João da Barra

Fechamento com chave de ouro, do melhor verão de São João da Barra, esse verão 2015, vai ficar na memória de todos: shows sensacionais, baixo índice de violência, atendimento nota dez, na saúde e demais serviços de infraestrutura

que, com problemas terceiros, não conseguiram atrapalhar esse verão nota dez. > Armando Vianna admvf@hotmail.com.br

PC do B pode lançar Filipe Estefan para prefeitura em 2016

Homem de elevado saber,com experiência administrativa neste município na Assistência Jurídica, Procuradoria Geral do Município, Santa Casa de SJB e Sindicato dos Servidores Municipais. Íntegro, idôneo, probo, valoroso e altamente politizado, estando antenado nas necessidades e oportunidades deste município. Um amigo

de muitos anos! > André Pinto anlupinto@gmail.com Quando comecei ler a matéria lembrei logo de você , amigo Andre Pinto, sei como estima este nobre advogado. Lembro que ele paralisou o trânsito para falar contigo enquanto estávamos conversando. Simpático e atencioso, sem dúvidas é um belo nome, literalmente. > Vânia Pantoja vaniaartesanatosjb@hotmail. com Filipe Estefan é comprometido. > Cláudio Oliveira claudioliveira_78@gmail.com


8

segunda-feira, 16-03-2015 |

economia Projetos socioambientais na pauta da secretaria de Agricultura de SJB

Prêmio do BNDES de Economia Solidária termina este mês

O

DIVULGAÇÃO

Victor Azevedo

O

secretário de Agricultura de São João daBarra, Pedro Nilson Alves Berto, debateu com a presidente da ong Ecoanzol, Luiza Salles, e com o diretor executivo da entidade, Marcos Machado, sobre possíveis parcerias para a implantação de projetos socioambientais no município. Um dos projetos discutidos e que o secretário de Agricultura entende como prioridade para ser posto em prática é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) voltado para a agricultura familiar, sendo obrigado por lei, de acordo com o novo Código Florestal de 2012. “Sem o cadastro o agricultor não poderá mais ter acesso a linhas de crédito rural e programas e projetos federais e estaduais”, explicou Pedro Nilson. O secretário informou ainda que a implantação do projeto irá auxiliar os agricultores familiares tendo em vista a dificuldade em efetuarem o CAR. À direção da ONG foi solicitada a elaboração de proposta de parceria para implantar essa e outras ações no município. O Cadastro Ambiental Rural é

um instrumento para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações do imóvel, com

delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse so-

Cursos de qualificação terão aula inaugural dia 8 de abril oram encerradas na última sexta-feira (13), nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – do município, as inscrições para os cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Soldador de Aço Carbono Revestido 6G. Ao todo foram 90 vagas oferecidas e os interessados deveriam ter idade mínima de 18 anos, apresentar documentação pessoal e certificado de conclusão de Ensino Fundamental Completo. A divulgação dos selecionados será no dia 27 de março e a aula inaugural será no dia 8 de abril. Mais de 250 candidatos se inscreveram. Os cursos estão sendo oferecidos por meio de uma parceria entre a prefeitura de São João da Barra, secretaria de Trabalho e Renda e a Ferroport, que tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, como parceiro. O objetivo dos cursos é oferecer aos munícipes qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho.

cial e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

prazo de inscrições para a primeira edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, lançado em dezembro do ano passado vai até o dia 27 deste mês. As inscrições foram abertas em janeiro, e o prêmio vai distribuir até R$ 2,3 milhões a 96 iniciativas de sucesso em todos os estados, formalizadas ou em processo de formalização. As inscrições podem ser feitas na página do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na internet. Os vencedores receberão o prêmio em julho deste ano, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, durante a Feira Internacional de Economia Solidária. O gerente da Área de Agropecuária e Inclusão Social do Departamento de Economia Solidária do BNDES, Leonardo Pamplona, informou que os objetivos principais são dar visibilidade às experiências de empreendimentos econômicos solidários que, “muitas vezes, a política pública não enxerga”; estimular o desenvolvimento e o fortalecimento desses empreendimentos, estimulando iniciativas similares; e aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos empreendimentos existentes, para que possa ser aprimorada a construção de políticas públicas em benefício desse público-alvo.

DIVULGAÇÃO

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Paulo Madureira, com a parceria que esta sendo firmada com as empresas, a meta de capacitar e qualificar os munícipes está sendo alcançada. DIVULGAÇÃO

F

QUOTIDIANO

Os investidores e analistas do mercado financeiro voltaram a elevar a expectativa de fechamento da inflação para 2015. Segundo o boletim Focus, pesquisa feita com instituições financeiras divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará o ano em 7,77%, maior do que a previsão de 7,47% na semana anterior.


RESENHA

9 QUOTIDIANO

ESPORTIVA segunda-feira, 16-03-2015

Adejaldo Silva venceu etapa de bodyboarding na Praia do Açu página

11

PRATA DA CASA Fábio Menezes Colaborador

C

ontando com elenco e comissão técnica conhecidos do torcedor sanjoanense, o técnico Junior Sena aposta na identificação dos jogadores com as cores do clube que representa a cidade para surpreender na Série B do Campeonato Estadual de Futebol 2015. Após a disputa de quatro amistosos, com o saldo de uma vitória, duas derrotas e um empate, o comandante acredita que independente dos resultados, o time mostrou qualidade e evolução ao longo das partidas, progredindo de forma gradativa mas que agradou em cheio aos membros da comissão técnica. “Encaramos quatro times com propostas de jogo distintas e todos exigiram bastante do São João da Barra que soube se comportar bem”, explica. Satisfeito com o bom ambiente e o senso de disciplina dos jogadores, Júnior Sena sente que o grupo mostra interesse redobrado a cada atividade e, após um mês de trabalho, o balanço é satisfatório. Mesmo sem ter o elenco fechado, o treinador aposta na versatilidade de alguns de seus principais nomes para poder brigar pelo tão sonhado acesso à Série A. “Mais do que a identificação entre torcedor e jogador, reunimos jogadores talentosos e que se conhecem. Individualmente nem seria muito correto falar sobre cada um porque priorizamos desde o início o aspecto coletivo, trabalhando com um grupo de jogadores que querem levar o São João da Barra ao convívio com os grandes estaduais. Pelas

Júnior Sena aposta em jogadores com identificação com o clube e com a cidade

últimas campanhas sabemos que é possível e pela determinação de cada um é algo muito concreto. O que se promete aqui é trabalho, dedicação, luta e empenho que e exatamente aquilo que o nosso torcedor cobra”. Mais experiente dos remanescentes do elenco que conquistou o título de campeão do interior na

temporada passada, o lateral Totonho mostra entusiasmo e motivação ao defender, mais uma vez, o clube da cidade em que nasceu. Feliz com o reencontro com os jovens Rafael Maciel e Lucas Porto - destaques entre os jogadores que foram promovidos pelo time Sub 20 e lançados pelo treinador Junior Sena ainda na base -

o camisa 2 sanjoanense sabe que o caminho para a Série A e longo e exigirá espírito de luta desde a primeira partida. “É um campeonato difícil e nem sempre pode ser atribuído favoritismo a quem investe mais. Temos exemplos recentes e investir certo pode dar retorno mais satisfatório ao clube. Aqui temos

profissionais gabaritados, dentro e fora de campo, e que conhecem bem o São João da Barra e a própria competição, os adversários e os estádios. Todos os jogos serão difíceis, independente de estádio, e o mais importante é manter a seriedade sempre, desde o primeiro minuto”, acredita.


10

segunda-feira, 16-03-2015 |

Em um jogo eletrizante desde o início, mesmo com o placar construído no primeiro tempo, a representação de Grussaí saiu vencedora por 3 a 1 e, mais uma vez invicta - a exemplo do ocorrido no ano passado

Grussaí é bicampeão da Copa Verão de Futebol vencendo o Açu

Goytacaz iniciou escolinha de futebol em busca de novos talentos

A

DIVULGAÇÃO

QUOTIDIANO

Escolinha de Futebol Oficial do Goytacaz F.C deu início as suas atividades no último dia (23/02) no Campo do São Cristovão F.C. Buscando lapidar novos craques alvianis e fazer a inclusão social de novas crianças, o projeto busca em mais um ano ser um sucesso. A Escolinha é dirigida pelo professor Carlinhos, que comanda as aulas nas categorias dos 7 aos 15 anos. Os treinamentos acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários das 08:00 às 09h30, e das 16h00 às 17h30. Conforme destacou o professor, o objetivo é descobrir novos talentos, uma vez que

o Goytacaz sempre revelou jogadores capazes de atuarem pelo próprio clube, e em clubes por toda a parte do Brasil, do exterior e até da Seleção Brasileira. A outra e tão importante fase do projeto, visa à parte social, evitando e retirando as crianças da marginalidade, formando homens de caráter e cidadãos de bem. As inscrições continuam abertas no próprio local e o contato também pode ser feito através do telefone: 22 998156098. O campo do São Cristóvão está localizado em frente ao hospital e abrigo João Viana, no Parque Rosário. [Ururau] CARLOS GREVI/Ururau

E

m grande partida e com público superior a jogos da Série A do campeonato estadual de profissionais, o Estádio Geraldo Nunes Barreto, no Açu, recebeu na noite do dia 20 de fevereiro a grande final da Copa Verão de Futebol Amador. Em um jogo eletrizante desde o início, mesmo com o placar construído no primeiro tempo, a representação de Grussaí saiu vencedora por 3 a 1 e, mais uma vez invicta - a exemplo do ocorrido no certame anterior -, conquistou o bicampeonato. Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-atacante Cosme, que era figura muito querida pelos dirigentes e desportistas do clube do quinto distrito. Com a bola rolando, o que se viu logo no início foi a pressão avassaladora de Grussaí que, com oito minutos, já vencia por 2 a 0, gols marcados por Dedé e Beto. Mesmo tentando equilibrar as ações e com bom volume de jogo, mas esbarrando nas ótimas intervenções do arqueiro Tião, o Açu voltou a ser surpreendido aos 39, com o gol de Bodinho, cobrando falta. Incansável em sua luta, porém, os donos da casa tiveram seu esforço recompensado em gol mar-

cado em cobrança de penalidade máxima convertida pelo arqueiro Wallef, já nos acréscimos. Na etapa complementar, os dois goleiros trabalharam bastante e frustraram as boas tramas criadas pelos atacantes com defesas de muito arrojo e segurança. A atuação segura do trio de arbitragem serviu para coroar de sucesso a grande final que teve um merecido campeão que, em cinco partidas, conquistou quatro vitórias e um empate, este registrado em sua estreia, em um gol, com a representação da Quixaba. Em seguida, veio a sequência inabalável de triunfos que fez de Grussaí conquistar mais um feito: o melhor ataque da competição com 11 tentos, o único a marcar em todos os jogos. Seu sistema defensivo não ficou atrás e, igualado ao do seu oponente na final, teve sua meta vazada em apenas quatro ocasiões. Comandada por Kleber Pereira, a equipe de Grussaí contou com os seguintes jogadores em seu elenco: Tião, Maiquinho, Bodinho, Beto, Gigante, Guti, Jefinho, Tarcisio, Dedé, Curumim, Denis, Denizinho, Hugo, Miojo e Avestruz.


QUOTIDIANO |

11

segunda-feira, 16-03-2015

Adejaldo Silva vence segunda etapa do Circuito UBCS em competição na Praia do Açu A

Praia do Açu, em São João da Barra, recebeu a segunda etapa do Circuito UBCS (União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra), um dos mais disputados do país. Com boas condições de ondas no final de semana, a competição teve alto nível técnico. Na Profissional Masculino, o atleta da casa Adejaldo Silva venceu o capixaba Lucas Nogueira, garantindo o título no quintal de casa. Com 12,00 x 11,37, Adejaldo venceu uma bateria apertada contra Lucas Nogueira em sua primeira final como atleta profissional. Antes de chegar à decisão, Adejaldo conquistou um 10 unânime na semifinal com Rafael Paes, de Rio das Ostras, após um ARS perfeito seguido de um rolo na melhor onda do campeonato. Na outra semifinal, Lucas Nogueira eliminou o também riostrense. Na Open Masculino, o atual bicampeão brasileiro Sócrates Santana venceu e mostrou que apesar da pouca idade, já que pertence a categoria Sub-16, é dono de futu-

divulgação

ro promissor. Marco Aurélio terminou em segundo, Carlos Henrique foi o 3º e Brenner Santos o 4º. Na Final Open, Janiara Alves venceu com apenas 0,17 pontos de diferença para Bruna Fortini

em decisão extremamente equilibrada. Nívea Borghi foi 3ª e Priscila Fernanda ficou em 4º. Fechando a competição, o macaense Luan Tavares, foi o grande campeão na Sub-16. Também

Secretaria de Esportes de SJB participa de reunião no RJ

epresentada por Adilson Almeida, a Secretaria de Esportes de São João da Barra esteve presente na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense. A reunião contou com a presença do assessor especial do Secretário de Esportes estadual, Sávio Franco, além do titular da pasta, Marco Antônio Cabral. O Rio de Janeiro conta, desde outubro de 2013, com o maior projeto de esportes da América Latina. Considerado um legado olímpico para 2016, o Esporte RJ tem, ao todo, 898 núcleos esportivos e de lazer (NEL) em todo o Estado do Rio, que foi dividido em dez regiões para a abrangência dos 92 municípios. O programa visa à melhoria na qualidade social da população fluminense, com atividades desportivas voltadas para crianças, jovens, ido-

da Barra, através de sua Secretaria de Esportes, da FEBBRJ - Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e da UBCS e contou com o apoio da Genesis Bodyboards, Slake Surf Wear e A Jóia Nobre.

Patrício Souza se prepara para Ultramaratona em Macaé DIVULGAÇÃO

R

subiram ao pódio Gabriel Elizeu (2º), Vinicius Soares (3º) e Edson Rangel (4º). A 2ª Etapa do Circuito Regional UBCS foi uma realização da Prefeitura Municipal de São João

P

rofessor de Educação Física, o sanjoanense Patrício Souza se prepara para um grande desafio na sua carreira como atleta. Dedicando-se diariamente a treinamentos de resistência, Patrício irá representar São João da Barra na quarta edição da Ultramaratona disputada na cidade de Macaé, região norte do Estado do Rio de Janeiro. A prova que começará a ser disputada na Orla da Praia da Imbetiba, no dia 28 de março, às 20h, só terminará às 8 horas da manhã do dia seguinte, quando ao final das

12 horas de competição, o atleta que percorrer a maior quilometragem no percurso elaborado pela organização será o vencedor. “Será mais um grande desafio pra mim, mas é isso que me move, tenho me preparado com muita dedicação para a disputa dessa competição, fazendo treinamentos em diversos terrenos como: asfalto, dunas e montanhas”, ressalta Patrício. A competição terá a realização da Associação de Corredores de Rua de Macaé e contará com 100 competidores na disputa. DIVULGAÇÃO

sos e portadores de necessidades especiais. Além disso, há centros de treinamento de equipes para competições de alto rendimento. A gestão e a execução do projeto ficarão a cargo de Organizações Sociais (OS), que terão metas quantitativas e qualitativas que deverão ser cumpridas. Com o Esporte RJ, cerca de 300 mil pessoas são atendidas. De acordo com um estudo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a previsão de atendimento apenas dos NELs 1 é de 300 mil pessoas. O Esporte RJ tem como objetivo principal o ganho social e a formação de cidadãos. Além disso, a sociedade, por meio da participação nos conselhos de Administração, terá garantida sua inserção neste processo, sendo, com isso, facilitado o controle social. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer é a supervisora do contrato.


QUOTIDIANO |

13

segunda-feira, 16-03-2015

geral Prefeitura fecha parceria com a UERJ para qualificação da gestão pública A

prefeitura de São João da Barra e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) deram mais um passo na parceria que visa à qualificação da gestão pública, em especial os profissionais da Educação. O prefeito José Amaro Martin de Souza - Neco e a secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernandes Soares, estiveram reunidos com representantes da Uerj liderados pela diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana (IFTH), Eloíza Oliveira, para debater os cursos de aperfeiçoamento para gestores escolares (diretores), equipe técnica da secretaria de Educação e professores do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Na internet, uma página foi criada explicando os objetivos dos cursos de formação e já pode ser conferido no link http://ifht.moodlelivre.com/ava3/. Na última segunda-feira (9), profissionais da Uerj estiveram ministrando palestra no auditório municipal de São João da Barra para explicar aos gestores escolares os detalhes da formação que será oferecida. A proposta de uma formação continuada e perma-

nente é um objetivo do município. De acordo com Leide Cristina, o profissional da rede educacional deve estar em constante aprimoramento dos conhecimentos. “Atuar na área da Educação é trabalhar com um processo em constante mudança, com sede de novos conhecimentos. O prefeito Neco é um incentivador dessas atividades para os profissionais da rede e prova disso é o convênio firmado com a Uerj, uma universidade estadual”, observa a secretária. Perspectiva e parcerias — Inicialmente, haverá a formação dos profissionais da educação. A proposta é que depois seja implantada a capacitação em Gestão Pública (Curso de aperfeiçoamento com 180h), que prevê a metodologia de estudos de casos, disponibilizado para outras secretarias e necessidades em cada área, como Saúde, Esporte e Cultura, por exemplo. Na parceria com SJB, a equipe da Uerj terá um espaço compartilhado com a secretaria de Educação, o que compreende uma sala própria — o Espaço Uerj —, auditório e laboratório de informática partilhado.

DIVULGAÇÃO

SERVIÇOS 1ª HABILITAÇÃO (carro e moto) RENOVAÇÃO DE CNH CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Em São João da Barra Rua Barão de Barcelos, 32– centro 22 2741.4022 22 99729.0176

Em Grussaí Rua Beira da Lagoa, 200 – centro 22 2741.7323 22 99729.2565


14

segunda-feira, 16-03-2015 |

QUOTIDIANO

Programa municipal leva médicos e dentistas para dentro das escolas A

lunos de 40 unidades escolares de São João da Barra, já começaram a receber atendimento odontológico e médico gratuito dentro dos colégios. O programa Saúde na Escola foi lançado em 2015 com foco na prevenção. Entre os serviços prestados está o teste de avaliação de acuidade visual, importante para saber se a criança tem alguma deficiência visual, o que influencia diretamente no desempenho escolar. A primeira unidade a receber os profissionais foi a E.M Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Sete mil alunos deverão ser beneficiados ao longo do ano letivo. As ações são desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cultura. “A meta é trabalhar a prevenção e a promoção da saúde em todas as escolas”, comentou a secretária municipal de Saúde, Denise Esteves, ressaltando a importância da avaliação antropométrica para identificar se o aluno está acima do peso ou desnutrido. A avaliação vai apontar a necessidade ou não de consulta com nutricionista visando cuidados especiais de suplementação alimentar, orientações nutricionais e atividades físicas. Entre os serviços prestados está o teste de

Semáforos são instalados no centro de São João da Barra

O

trabalho de instalação dos primeiros semáforos de São João da Barra tem término previsto para os próximos dias. Técnicos da empresa Contransin Controle de Trânsito e Sinalização, responsável pelo serviço, estão no município realizando a colocação das colunas que vão sustentar os quatro conjuntos semafóricos que irão funcionar em diferentes pontos da área central da cidade. Em virtude da colocação dos semáforos, o trânsito está modificado de acordo com a demanda. Os locais definidos pela secretaria de Transportes e Trânsito para a instalação dos semáforos são: BR-356 com Rua Barão de Barcelos; BR-356 com Rua Quintino Bocaiuva; Avenida Joaquim Thomáz de Aquino Filho com Rua São Benedito; Rua São Benedito com Rua Barão de Barcelos. O secretário Mário Rocha Filho explica que os semáforos integram o Plano de Mobilidade Urbana e que o objetivo é coibir os acidentes nos pontos de maior movimentação de veículos e pedestres na sede do município. “Está sendo estudada a colocação de semáforos em outras localidades do município”.

avaliação de acuidade visual para saber se o aluno apresenta alguma deficiência visual. “Caso dê positivo o aluno é encaminhado para o médico oftalmologista visando o tratamento e análise da necessidade de utilização de óculos”, explicou o coordenador municipal de Atenção Básica de Saúde, Claudiomar de Souza Alves, destacando que é fundamental identificar se o aluno apresenta algum problema visual que possa vir a comprometer o aprendizado. A dona de casa Betânia Pinto Ribeiro, residente na praia do Açu, acompanhou o tratamento odontológico da filha Izabela Pinto Ribeiro de Azevedo, que cursa o segundo ano do Ensino Fundamental. “Estou satisfeita em ver que a saúde está ao alcance de todos os alunos dentro da própria escola”, declarou Betânia. Além do atendimento do Programa Saúde Bucal e da avaliação da necessidade da atualização do cartão vacinal, os alunos participam de palestras educativas sobre gravidez na adolescência, importância da alimentação saudável, prevenção contra álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, bulling, cidadania e diversidade de gênero, entre outras.

DIVULGAÇÃO

Sete mil alunos deverão ser beneficiados ao longo do ano letivo

ESPAÇO DA EMPREGABILIDADE por Vânia Pantoja VAGA: Engenheiro de Produto EMPRESA: NOV Flexibles (Porto do Açu – São João da Barra/RJ) REQUISITOS: Experiência com programação e cálculos; Inglês fluente (escrita e oral); Graduação em Engenharia Mecânica, Civil (projeto, cálculo estrutural) ou Naval SALÁRIO: A combinar CONTATO: portodoacucv@nov.com com o nome da vaga no assunto VAGA: Ajudante geral EMPRESA: Grupo Suatrans (São João da Barra/RJ) SALÁRIO: R$1.074,24 mais 30% de periculosidade, vale refeição, vale transporte, assistência médica e odontológica, PLR. CONTATO: www.sine.com.br VAGA: ANL ADM RH PL EMPRESA: Technip (Porto do Açu – São João da Barra/RJ) REQUISITOS: Realizar e desenvolver atividades de Administração de Pessoal de simples complexidade, atuando em rotinas voltadas para a folha de pagamento e para os procedimentos da área. SALÁRIO: A combinar CONTATO: www.rengineeringjobs.com VAGA: Oficial de Controle de Qualidade EMPRESA: Technip (Porto do Açu – São João da Barra/RJ) REQUISITOS: Fazer o autocontrole da produção, realizando, por amostragem, checagens no processo de controle, conforme os procedimentos de referência. SALÁRIO: A combinar CONTATO: www.rengineeringjobs.com VAGA: Assistente Administrativo I EMPRESA: Technip (Porto do Açu – São João da Barra/RJ) REQUISITOS: Executar serviços gerais de escritório de natureza simples, básicos, relacionados com a operação de sistemas informatizados, máquinas copiadoras, fac-simele, digitação de dados, conforme o seu nível de Complexidade. SALÁRIO: A combinar


T

OM

CUL URAL

QUOTIDIANO

15

página

16

Músico sanjoanense prepara lançamento de CD para este ano

segunda-feira, 16-03-2015

O ARTISTA E SUAS CRIAÇÕES

Agenor Andrade, o “Nonozinho”, traz sua arte em quatro rodas

Gil Miranda gil.miranda@quotidiano.com.br

Q

uando criança, imaginamos muitas coisas... Brincamos de criar e deixamos o sonho nos levar além do faz de conta. E quando tudo isso vai se tornando pouco a pouco uma realidade... E os caminhos da vida de cada criança vão sendo traçados, restando a ela, trilhar essa imensa estrada com sucesso e brilhantismo. E foi desta forma que a vida de Agenor Andrade Pinto foi sendo escrita. E ao ouvir tantas histórias, dá para concluir que despertava, ainda na infância, um grande e diferenciado artista, pois criação e ousadia sempre marcaram sua vida. Desde menino, o pequeno Agenor se agigantava com suas ideias mirabolantes... Essas que faziam dele um mentor em meio aos amigos e colegas, que já admiravam seus pensamentos avançados e se surpreendiam com suas peripécias e descobertas. Nas brincadeiras de carrinhos, Agenor Andrade se destacava, mesmo com suas imaginações que, por muitas vezes, não podiam ser colocadas em prática, pela sua pequena idade, ou mesmo pelas poucas condições financeiras. Na lembrança desta personalidade sanjoanense, que é conhecido carinhosamente como Nonozinho, muitas criações ousadas em carros alegóricos, na sua escola de samba, Congos, onde trabalhou de coração por 25 anos. Foi no barracão da escola carnavalesca que tudo começou a se tornar real, quando suas ideias eram colocadas em prática para a renovação do carnaval. Filho de carnavalesco, Nonozinho, ainda faz do carnaval, um de seus momentos de realização, se divertindo na Avenida do Samba com diversos personagens e alegrando foliões, além de encantar a todos com seus dotes musicais. Agenor é músico formado, mas seu maior exercício profissional, que fez jus às grandes aventuras contadas e vividas por ele na infância, foi na Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho, onde pode aprender com Ditinho Campista e se tornou um grande experiente na área. Com 42 anos de profissão, ele é aposentado, mas continua atuando na Fábrica de Bebidas, agora como supervisor de máquinas. Porém suas invenções sempre foram mais além. Hoje, seu maior hobby é criar verdadeiras obras de artes em quatro rodas. O Senhor Agenor Andrade constrói carros singulares, em cima de chassis de sucatas de carro. Ele conta como aprendeu a utilizar dos materiais necessários para a obra. “Sempre quis fazer isso e hoje me realizo. Aprendi a usar essa chapa com uma pessoa que todos consideravam louco, Olímpio Doido,

como era conhecido. Ele abria a lata de azeite doce e me ensinava a fazer as coisas”, relata. Para construir um carro, Nonozinho leva em média quatro meses, pois trabalha sozinho com praticamente 100% de trabalhos manuais. Ele utiliza, além do chassi, chapa galvanizada, metalon, peças de automóveis velhos, além de algumas ideias tiradas de miniaturas de carros e um toque do bom gosto e amor. Hoje o artista possui seis carros personalizados, que sempre são apresentados com orgulho em exposições. São eles: um Trenzinho (O primeiro, fabricado em 2008), Bugatti amarelo, Bugatti azul, uma Carruagem, um Mini Bugatti e o Fusconete (Uma mistura de fusca com caminhonete). Sua próxima obra será o carro Anfíbio, que Nonozinho espera colocar nas águas no Paraíba, mas aguarda uma autorização da Marinha. Mesmo sem nenhuma formação profissional na área, Agenor Andrade Pinto coloca em prática o dom divino que recebeu e ainda sonha com realizações para a cidade que ele ama. “Nossa São João da Barra merece sempre muito mais. Gostaria de ver uma escola, onde pudéssemos passar tudo o que sabemos para esses jovens, pois assim iriamos ver a continuidade de grandes obras, com oportunidade e muita criação. Temos grandes artistas ainda vivos, mas podemos sofrer com a perda deles. Devemos aproveitar enquanto há tempo”, destaca Nonozinho.


16

segunda-feira, 16-03-2015 | DIVULGAÇÃO

QUOTIDIANO

Centro Cultural renova sua exposição sobre carnaval O

Músico sanjoanense projeta CD para 2015 O cantor Danillo Neves vai lançar CD gospel com músicas compostas por sanjoanense e regravações

A

inda estamos no início do mês de março, mas a nova revelação da música gospel sanjoanense, Danillo Neves, planeja um grande projeto para este ano de 2015. O cantor estará lançando seu primeiro CD, com o tema Majestade, em outubro. Danillo, que também é regente de bandas marciais e fanfarras, teve sua iniciação na música na própria igreja, onde desde criança já frequentava. “Nasci e fui criado em Igreja Evangélica, onde fui Regente do Coral e professor de canto deste grupo. Com o passar do tempo, optei por ingressar na música de maneira independente para compor o ministério de louvor da Igreja”. Com influência do gospel neopentecostal, Danillo inicia os trabalhos na montagem de um álbum de músicas diversificadas, com o alvo voltado para temas de despertamento, avivamento e adoração. “A ideia do CD foi algo

mais profundo, veio com o pedido de irmãos, familiares e com a necessidade de ter um material profissional para apresentar”, destacou o músico. Para a divulgação do trabalho e custeio de seu CD, o cantor vai realizar um total de dez edições do evento intitulado “Almoçando com Danillo Neves”, com organização da Aghatus A. P. e produção da Garimpo Propaganda e Publicidade. Neste primeiro álbum, duas músicas serão regravadas, já as outras composições serão autorais. Sua banda é formada por músicos experientes e conhecidos na comunidade gospel sanjoanense e campista, que decidiram abraçar os projetos do cantor. São eles: Guitarra: David de Souza. Teclado: Tadeu Barreto. Baixo: Thiago Gomes e na Bateria: Guilherme Ferreira. No vocal Huly Valiengo, Thalita Fernanda, Bruna Castro, Joice Neves, Tadeu

Barreto e David de Souza. Em outubro, o cantor dará início ao lançamento do CD Majestade, com abertura e apresentação exclusiva no Cine Teatro São João. Já em novembro apresenta o trabalho em Italva, no ginásio do Sagrado Coração, em Janeiro na cidade de Macaé, em Março Santo Antônio de Pádua no Teatro Municipal Geraldo Tavares André e em Madureira, na Sede da Igreja Assembléia de Deus no Rio de Janeiro, já em abril dará início ao lançamento no estado do Espírito Santo. “Na minha igreja e no meu ciclo de amigos nunca me deparei com alguém que não tenha sonhado comigo os meus sonhos e comigo lutado para estes realizar. Se é promessa de Deus em sua vida, nunca aguarde somente por Deus. Tenho fé em Deus, que um dia honrarei minha cidade e meu povo simples”, declarou Danillo Neves.

Trianon comemora 17º aniversário com programação diversificada O Teatro Municipal Trianon, maior teatro do interior do Estado do Rio de Janeiro e administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, iniciou este mês, a programação que marca o seu 17º ano de atividade. A comédia ganhou espaço em três diferentes espetáculos. No próximo domingo, dia 22, às 18h30, Marcelo Marrom, com o show “Preto Combina com Tudo” estará se apresentando no espaço cultural. Fechando o mês, Rodrigo Sant’anna apresentará o espetáculo “Lotação Quase Esgotada”, no dia 28, às 21h e no dia 29, às 20h. No dia 15, Sérgio Mallandro foi a atração. Sucesso na TV e nos palcos, Mallandro divertiu a plateia revivendo seu passado, desde sua estreia na televisão com

o apresentador Silvio Santos, passando por suas participações na TV Globo, além de contar suas hilárias histórias pessoais. Desde o seu retorno aos palcos, através do stand up, Mallandro tem cativado a plateia por onde passa, atraindo jovens e adultos. Na televisão, fez sucesso com o reality “Vida de Mallandro”, com o talk show “Papo de Mallandro” e “Férias do Mallandro”, todos no canal pago Multishow. O teatro recebeu, ainda, a cantora Marina Elali, no dia 8 de março, em show de abertura e também para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria do Teatro. Para esse ano é prevista a realização de festivais de dança, teatro e mú-

carnaval acabou, mas o Centro Cultural Narcisa Amália, prédio certificado como patrimônio cultural internacional pelo instituto Herity, está com novas peças de carnavalescos sanjoanenses na mostra temporária de trabalhos artesanais. A exposição, que é dividida nas salas “Sacro Santa”, “Reisado de Dona Ucha”, “Acervo de vinil” e “Carnaval”, foi renovada com fantasias utilizadas nos desfiles das Escolas de Samba no carnaval 2015. São João da Barra tem a maior festa carnavalesca do interior do estado, tendo nos desfiles das Escolas de Samba Congos, Chinês e Chatuba, o ápice da riqueza e de grandes trabalhos artesanais, além das grandes manifestações culturais. A sala expõe ainda algumas fantasias do tradicional Concurso de Máscaras e Dominós, realizado no município desde 1970. A sala “Sacro Santa” expõe mantos da padroeira de Atafona, Nossa Senhora da Penha. Desde o final do Século XIX, é tradição entre os devotos confeccionar mantos bordados e ofertar à santa nos dias de festa. Logo ao lado, o visitante pode conhecer a sala “Reisado de Dona Ucha”, que mostra através de bonecas identificadas os personagens que compõem a manifestação cultural Reisado das Pastorinhas. Na sala “Acervo de Vinil” o visitante encontra exemplares de vários artistas nacionais e internacionais. Entre tantos LPs, foi descoberto um que ganhou destaque especial na mostra, o do artista sanjoanense Rhaffa Henriques. Segundo a agente cultural Maria Eni Amaral, as visitas são constantes. “Recebemos visitas diariamente, de turistas e munícipes que prestigiam nossa exposição. Com o retorno das aulas após o Carnaval, a expectativa é que as escolas do município possam levar os alunos para conhecer a exposição. Para a secretária Leide Cristina Soares, essas atividades valorizam a cultura local. “É nossa a responsabilidade de manter esses prédios culturais sempre em funcionamento com atividades. Um município tão rico culturalmente, como é o nosso, tem o dever de valorizar aquilo que tem”. A mostra segue até o mês de maio. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. DIVULGAÇÃO

sica, além da participação de projetos culturais e apresentações de espetáculos locais. DIVULGAÇÃO

Marcelo Marrom é uma das atrações


QUOTIDIANO |

17

segunda-feira, 16-03-2015

ReCanto do POETA Quem sou? Viviane Dick

Sou mulher ou sou menina... Sou flor ou sou sereia... Sou fada ou sou bruxa. Sou linda ou sou feia... Sou quem erra quando busca acertar... Ou quem acerta quando não quer nem tentar... Que diz palavras pesadas com a leveza do ar... Ou palavras amenas com a força de um trator... Canto a vida e a dor... Choro e sinto amor... Sou início, meio e fim... mas enfim, quem sou? Sou mulher...

Menina Mulher

Thiago Aécio De Sousa Menina cheia de tanta pureza, Charmosa mulher que a todos conquista, Linda menina que a todos cativa, Com seu lindo sorriso e sua leveza. Encantadora como uma princesa, Linda flor rara que poucos cultivam, Pois seu perfume os desejos atiçam, Menina Mulher de rara beleza. Mulher madura, menina dengosa, Que a todos conquista com teu encanto, Menina Mulher meiga e atenciosa. Menina tão pura como um anjo Sempre carinhosa e muito amorosa, Mulher sedutora que nem sei o quanto

HOSE P R O M META pping rra Sho o da Ba São Joã e 13 Lojas 12 26 2741.16 Tel: 22

“Jam Session” estará na Quarta Cultural da União dos Operários DIVULGAÇÃO

A

improvisação é a maneira mais profunda, na música, para se entrar em contato com a realidade no momento em que ela acontece.” A frase de Keith Jarrett transmite o que será o evento musical “Jam Session”, que o Centro Musical Cultural União dos Operários vai receber na próxima quarta-feira, 18, a partir das 19h30. A “Jam” será uma parceria com o projeto “Quarta Cultural”, já realizado no auditório do Centro há alguns anos. A organização destaca que será o momento de músicos se reunirem com a finalidade de trocar experiências, além de o público poder apreciar e desfrutar de belas apresentações. A iniciativa surgiu após alguns músicos refletirem sobre alguns aspectos fundamentais na cultura local, desta forma sentiram a necessidade de criar um espaço direcionado à música e aos músicos, onde todos pudessem interagir, criar, e o princi-

pal: “fazer música”. A “Jam Session” será direcionado a música instrumental, focada na improvisação, e terá a mistura de alguns gêneros como: Bossa, Samba, Choro, Jazz e Blues. Mistura essa que define o conceito do termo “Jam”, que em inglês significa “geleia”, “mistura”. Há que diga também que o termo “Jam” significa as iniciais: “Jazz After Midnight” (Jazz depois da meia noite), onde os músicos se encontravam para fazer música. O evento contará com uma banda fixa (um trio), recebendo a participação de alguns convidados e músicos presentes, pois o foco da “Jam” é a improvisação e a criação momentânea. O trio contará com a participação de Diogo Cintra (bateria), Estevão Andrade (Contrabaixo) e Vinícius Martins (Piano). Será uma grande oportunidade de elevar a boa música com a participação de grandes instrumentistas e personalidades musicais.

Atração e Destruição: Ruínas em Atafona atrai turistas A

s imagens vêm chamando a atenção de sanjoanenses e turistas. Ruínas de casas e lembranças de tanta história impressionam aos curiosos que visitam a praia de Atafona. Por mais que pareça, o litoral não sofreu com um tsunami devastador, mas as marcas deixadas por lá são bem semelhantes. A cidade tem assistido ao triste espetáculo da erosão causada pelo mar, que avança cada vez mais. As ondas destroem casas, prédios e ruas e despertam o temor e a curiosidade de turistas e da população local. Nos últimos dias, só aumentou o número de pessoas que procuram o lugar para conhecer de perto a ação da natureza. Uma das casas, que ainda resiste ao avanço é a casa construída em 1972, de Cristina Rodrigues, filha do saudoso jornalista Hervé Salgado, que está servindo de atração, e virou um ponto turístico em Atafona. Apesar do cenário assustador, pessoas vêm fotografando as ruínas, inclusive fazendo fotos curiosas e criativas. Nas redes sociais, sanjoanenses se mostram preocupados com o processo e lamentaram. O

professor de Artes, Edeilson Meireles postou em sua página “Eu respeito a natureza, mas porque tem que ser assim? Triste imagem...” Já Maristela Machado postou “A força da natureza agindo novamente no pontal... mais uma rua que se vai”. O mar avança sobre a cidade há 40 anos e vem destruindo ruas inteiras. As primeiras observações do processo erosivo surgiram nos anos 70. O problema foi se intensificando com a falta de pressão do volume de água do Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade a caminho do mar. O litoral também está sendo prejudicado com a série de intervenções que o Rio em sofrendo no decorrer dos anos. DIVULGAÇÃO


18

segunda-feira, 16-03-2015 |

wilson de oliveira

QUOTIDIANO

Falado e dito: “O desejo de dominar é uma paixão devoradora que sufoca o sentimento.” ESPECIAL

ZONA FRANCA ‫ ﻼﻼ‬Feú Lobato voltou à pista carnavalesca. Abriu o baú de inspirações da sobrinha estilista, Carol Lobato, e de lá tirou seu figurino carnavalesco. Parecia que ele deslizava pelas ruas de Veneza, na Itália. Aliás, neste dia 10, ele ligou para a Carol para abraçá-la pelo seu aniversário. Tim tim... E nós também... ‫ ﻼﻼ‬O último carnaval também foi “Chose de loque” para o coifeur David Rosa, o Anderson Borges e o Bruno Lorens. Eles curtiram a folia de Momo carioca. Saíram e curtiram o Cordão do Bola Preta, o Concentra, mas não sai, o Suvado de Cristo, a Banda do Leme, a Banda de Ipanema e se esbaldaram no Baile da Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal... Tomaram todas... que descia redondinha... Uau... ‫ ﻼﻼ‬Kátia Santos ficou em casa no último carnaval, entregue a receber os familiares em sua bonita residência atafonense. Um belo almoço na segunda-feira gorda, recebendo os pais que chegaram de Rio das Ostras. Aproveitou e pôs em dia os negócios da Cruz Vermelha, da qual é a representante na região... Enquanto isso, o namorado José Edson, atua em temporada na cidade de Castro, no Paraná... ‫ ﻼﻼ‬Será no próximo dia 25 de março, uma quarta-feira, na 5ª semana da Quaresma, o louvor do 3º mês do ano do Templo Sagrado de Santo Antônio, com início às 18h. O tema é a Anunciação da Luz. João Antônio CG diz que: “A chave que abre é a mesma que fecha”. Bonito, não? ‫ ﻼﻼ‬Se você quer atuar na bela cozinha de Artculinária que está retornando às suas atividades no mesmo local que funcionou a Cooperativa, com assinatura da brilhante quituteira DACIRA FERREIRA BARROS, ligue pra ela nos telefones: 996065005 ou 997737559. Vêm grandes novidades por aí com o apoio da Secretaria de Trabalho e Renda e o secretário Luís Paulo Madureira... Aguardemos... ‫ ﻼﻼ‬A exímia e talentosa Swany Gomes Pessanha, secretária de Ação Social do nosso município, ganha reforço grande em sua pasta com a nomeação da competente Vivian Abreu, que agora pertence ao quadro de nomeados, capacitada Assistente Social que ela é. Swany dispensa apresentações e comentários... ‫ ﻼﻼ‬Márcia Coutinho, a artista plástica, esteve no Rio de Janeiro conferindo no Centro Cultural Banco do Brasil, a Exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”. A mostra reuniu 153 peças. Só quadros são 100 do pintor precursor do abstracionismo, além de objetos como vestimentas xamânicas. O objetivo foi contextualizar sua obra e explicitar suas referências... ‫ ﻼﻼ‬Falei em Márcia Coutinho e lembrei que o marido Marcelo, veio de vez de Recife-PE, residir em Atafona, junto com a família. Marcelo, talentoso sempre vai ter espaço pra ele na região. ‫ ﻼﻼ‬ATT: O Delegado Chefe do Estado de Tocantins chama-se Wilson de Oliveira. Sabiam?

Partiu ‫ ﻼﻼ‬Depois de acamada por vários anos, sofrendo bastante, partiu no último sábado para os braços de Deus, a querida Celi Borges. Mulher exemplar, mãe, filha, esposa, amiga, Celi era mãe de Mônica e Francely, grandes amigas deste espaço. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e teve seu sepultamento no sábado, 28, no Cemitério São João Batista com a presença de todos os familiares...

Hummm... Que delícia!!! ‫ ﻼﻼ‬Soberano nas areias das praias brasileiras, o biscoito Globo (Lembram?) passou por uma transformação: ganhou embalagem de plástico – a de papel ainda sobrevive- virou estampa de canga, bolsa e agora camiseta. Em homenagem ao aniversário do Rio, a grife Alegoria lançou a coleção Rio 45° com modelos que refletem a vida praiana. Daniele Marques aportou por aqui usando cangas e estas camisetas dos biscoitos, maravilhosas. O público adorou e nós também, Dani.

O adeus a Milla ‫ ﻼﻼ‬Toda São João da Barra ficou chocada e estarrecida com o acidente em Nova Iguaçu, que vitimou a querida jovem fisioterapeuta de nossa cidade, Milla Amaral Paes, filha de Márcia e do saudoso Edmilson Lopes Paes, irmã do querido Édipo, neta dos saudosos, Dilce, Mirelles, Adolfo e Jareco, que estão lá em cima cuidando dela. A dor é muito grande. A dor da perda é inigualável. Tenho pra mim que os sofrimentos da vida presente com a chegada da morte não tem comparação alguma com a glória futura que se manifestará em nós. Milla partiu e depois deixou uma geração melancólica, doída, sofrida, cheia de lágrimas que não vão secar jamais. Milla

partiu, mas lá nos céus junto com os anjos deixa sua mensagem de amor, paz, carinho, acreditando que um mundo espiritual e poderoso junto ao senhor Deus, há de vir... Que este espírito de luz esteja ao lado do Divino Pai Eterno... Sempre. Foi sepultada na noite de domingo no Cemitério São João Batista. Milla era sobrinha e afilhada do amigo Adolfinho Amaral e uma filha para a querida Luíza Ferreira Machado. A morte traz a dor e a saudade para os que ficam... Vai, Milla – Estrela – e brilhará para sempre entre milhões delas ao redor de Deus Pai todo poderoso, por todos os séculos, Rei do Universo.

Fraternidade ‫ ﻼﻼ‬A Campanha da Fraternidade 2015 vem sendo realizada com o tema: “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”. O cartaz da CF retrata o Papa Francisco lavando os pés na quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro... É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo.

Jesus fica comigo ‫ ﻼﻼ‬Merece 10, nota 10, o aniversário de 52 anos do “Darling” João Antônio Cajueiro Gaiato, no último dia 24 de fevereiro, coincidindo com o dia do louvor JESUS FICA COMIGO, naquela noite no Templo Sagrado de Santo Antônio, que estava super decorado a caminho da luz. Muita fé, força, amor, carinho e esperança. Mais cento e vinte convidados presentes, entregues a força da oração, as 10 Aves Marias e os Pai Nossos... Ao seu lado a matriarca e mãe nota mil Eliete Cajueiro Gaiato, que disse palavras bonitas ao fruto do seu grande amor com o saudoso Evanil Ribeiro Gaiato... Após o louvor, foi ao ar um gostos coquitel servido pelas meninas... Adriana, Denise, Fofa e Jaqueline, a recepção do elegante Ronaldo de Paula... O DJ Paulo Henrique fez bonita sonoplastia da noite inigualável. Um homenagem que tocou a todos foi quando a musicista Ayala Machado, tocou e ecoou em sua flauta de Arcanjos a Ave Maria de Shubbert... O público foi as lágrimas. O aniversariante elétrico, bem

humorado e de arte agradeceu a todos, distribuiu rosas vermelhas em forma de porta joias (Lindos), o livreto bíblico de mensagem e o troféu das mãos de Jesus (Belíssimo)... Produzido pela produtora Metro Goldin Mayer... O Happy, happy foi fantástico. Tudo cantado em bom tom e muita animação... Sentindo a glória de Deus. De presentes, lá estavam dentre outros, o Ralph Teixeira, Geraldo Gomes, os padrinhos Lúcia e Sérgio Chan Cruz, Adelma Oliveira, Francy Fernandes, Dircélia Raposo, Myrthes Martins, Eliene Sena, Márcia Coutinho, Auri e Zezinho Cardoso, Franceli Borges Paes Peixoto, Denisia Castro, Vera Jogave, Ana Paula Santos, Aparecida Beyruth, Paizinho Jogave, Rosélia Terra, Vânia Cândido, Guilherme, Nelídia (Super elegante) e Wanderley Cândido, Luciano Pereira, Jeferson e Ayala Machado, Nádia Maia Fonseca, Ronaldo Neves e mais um mundo de notáveis presentes... Brindemos João Antônio sempre...


QUOTIDIANO |

19

segunda-feira, 16-03-2015

Viva Bruno

UMAS E OUTRAS

‫ ﻼﻼ‬Não é como pagasse o pato, nem pagasse um dívida, mas um dever perante os amigos, familiares e as filhas Lisa e Luisa e a mulher brilhante Nathalie, um exemplo de pessoa e uma profissional super querida em nossa sociedade. Falo do sempre “gentleman” Bruno Lessa, que completou idade nova e festejou em forma de agradecimento sua tese brilhante e seu doutorado no Curso de Enfermagem na Universidade Regional. Ao lado dos pais, dos irmãos Felipe e Conrado, da esposa Nathalie e das filhas, Bruno estava em dias de glória e recebeu mil e um amigos, na house gostosa da nossa San Juan... ‫ ﻼﻼ‬A animação do DJ Carlos e o show da Banda Segredo de Estado, foi tudo de bom. E os convidados chegavam e chegavam, campistas, cariocas, sanjoanenses e capixabas, todos queriam abraçar o Bruno, que vende sorrisos de vitória. Uma noite de sábado das mais quentes. E a meia noite e 10 minutos, caiu aquela chuva gostos, que refrescou a terra e lavou a alma. Aí a festa só estava começando. ‫ ﻼﻼ‬Uma farta mesa de frios foi montada. O máximo, queijos, pastas, a ordem de carnes, presuntos, salaminhos, linguicinhas e outras delícias mais com torradas brasileiras, foi tudo de bom. Não faltou chope e chope em litrão, além de scoths, o open bar fez su e depois pratos quentes a base do Strogonoff de frango e carne Friboi... Mais tarde o Happy Happy para um grande Happy Day e o bolo temático e doces em compotas variadíssimos. Anike Melo e Marcos animadíssimos... Regina Castilho de Melo, com corpito de sereia, ajudou Nathalei e Bruno a receberem os convidados... Uma grande noite que culminou com abraços, mensagens, deixando o gostinho de quero mais... ‫ ﻼﻼ‬Notáveis vistos por lá, Christine Sá Azeredo, D. Tereza Mello, Rosane e Paulo Noel Berto Filho, Adriana e Fabrício, Ralph Teixeira, Bruna e Sandra Moço, Nelidia e Wanderley Cândido com Guilherme, Werndel Moço e Marcele Passos, Karine e Felipe Lessa, Márcia e Conrado, Zeca Cardoso com Carla e Juliano Berto, Geraldo Novas, André (Onassis?), as notáveis banqueteiras, Amélia e Adriana, Sueli Coelho e muito mais... O público se esbaldou nos hits da Segredo de Estado.

‫ ﻼﻼ‬Amiga querida Sandra Chagas de “long time”, Roberta Pavan, com o marido Henrique, um português, culto e elegante, estiveram em Las Vegas, curtindo temporada de união deles. Amaram tudo que viram, os Casinos, os Showsm as luzes e as belezas dos Pubs de luxo, sem falar nas danceterias e as discô da moda... Pretendem voltar. Já estão de volta a São Gonçalo, dando continuidade a deliciosa Queijaria Mineira, uma espécie de Fórum de frios com a marca de Minas, inigualável. ‫ ﻼﻼ‬Levou a assinatura de Malena Almeida, a doceira, cupe cake, os bolos e os temáticos, que fizeram sucesso no aniversário da querida Vera Jogave. Malena e a mãe Rosa aceitam encomendas. Foi tanto o sucesso dos doces que Vera distribuiu

em pleno carnaval com os amigos que por força maior não conseguiram ir a festa. ‫ ﻼﻼ‬Fiquei sabendo: O primeiro grito de carnaval do Brasil foi realizado em 1884, em Salvador, na Bahia. No início era uma espécie de imitação do Carnaval de Veneza, com todo o luxo que o desenvolvimento de cidade baiana, na época permitia. ‫ ﻼﻼ‬Diante do que foi feito por Deputados e oportunistas na Operação Lava Jato da Petrobrás, o empresário Eike Batista é um santo!!! Não é nada, não é nada e não é nada mesmo. Se fosse eu fosse a Globo, convidava Eike para estrelar uma Mini Série. Continuo com a campanha para erguer um busto do Eike na entrada do Porto do Açu. Ralph Teixeira

Natalie e Bruno Lessa, e prole familiar dele

Entre-ouvido ‫“ ﻼﻼ‬Wilson, o ovo de Codorna é de que ave???(Uma senhora de Grussaí me ligando, desconhece que própria codorna é uma ave).

A arte de receber

Vera Jogave, viva a Carnavália!

‫ ﻼﻼ‬Florita e Osmar Moço, receberam no último fim de semana por aqui o casal Zeneth e o inglês Steeve, que hoje moram em Cascaes, em Portugal, onde no ano passado receberam Florita e Osmar no “tour” europeu. Para marcar a presença, uma deliciosa caldeirada de caranguejos no alho e óleo e na água mineral. Eles adoraram. Zeneth é super querida por uma geração que hoje está na faixa dos 60 a 64 anos, da cidade. Quando ela, campista da gema, atuava no Magistério no antigo Grupo Escolar Alberto Torres e era hóspede durante toda semana da sempre amiga de colégio, Francy G. Fernandes. Steeve e Zeneth prometeram retornar. Florita e Osmar seguiram para São Luís do Maranhão para comemorar o aniversário do Osmar, que adora viajar nessa época pelo Brasil varonil... A gente volta a falar...

Patrícia e Luis Geraldo Henriques

Mirella com os pais Lucas e Franciny

AS FINAIS ‫ ﻼﻼ‬João Francisco de Almeida Neto, fez 18 anos, claro, ganhou festas dos pais Margareth e Adilson e da irmã Nailla. E fez uma surpresa aos amigos: Vai ser papai. A sua Luana Pacheco está grávida de cinco meses. O espaço te abraça João. Gosto muito dele. ‫ ﻼﻼ‬O músico Mazinho esteve fazendo uma bela turnê no chamado triângulo mineiro. Foi a Bom Despacho, Lagoa da Prata e Divinópolis, numa série de shows, que o público mineiro adorou. ‫ ﻼﻼ‬O casamento de Ellenzinha Bomgosto com Felipe Magguini aconteceu no maior requinte na sexta-feira, dia 06 de março. O luxo, a gente comenta no próximo número.

NatalieMelo e Bruno Lessa

Anike Melo e Marcos

Receber bem ‫ ﻼﻼ‬Cláudia e Hiroxim Mamya receberam em todo o período carnavalesco e durante o verão, que está indo embora, a irmã dela Clitia Rangel Codeço Crespo com Manoel Bento, as filhas Mirella e Larissa e ainda Bruna Borges, namorada do filho Rafael, e mais Ruan, namorado da filha Laís. Também na mesma festa. Thiago Terra Patrão, namorado da Mirella e o mineiro Diego Motta, namorado da Larissa. Foi a festa, entre almoços, jantares, churrascos e muita cerva... Falta sentida do primo Percival, que não veio para o Carnaval.

Margareth Cordeiro e o filho Thiago, e a amiga Marley

Magner Chacon, filho de Elisa Paes e Deni Chacon. Mora em Paris


Profile for Jornal Quotidiano

Quotidiano. Edição 130. 16/03/2015  

Quotidiano. Edição 130. 16/03/2015  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded