Page 1

ELEIÇÕES 2014

OPINIÃO P.6

NOVIDADE

O VEREADOR KAKÁ BUSCA UMA VAGA NA ALERJ E SE ARTICULA EM SJB O vereador de São João da Barra, Kaká (PT do B), terá sua candidatura confirmada dia 30. P. 2

Uso da ‘cana com ureia’ é incentivada para alimentação bovina no Norte Fluminense. Mistura costuma ser vista com alguma desconfiança por alguns pecuaristas. ECONOMIA P.8

O universo do professor Sileno Martinho analisa a figura do professor em tempos contemporâneos e a visão de aprender ensinando.

QUOTIDIANO www.quotidiano.com.br

Ano VIII – Nº 105 – São João da Barra/RJ, terça-feira, 17 de junho de 2014

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Neco reitera: “Vamos construir 600 casas” Casas populares, estrada de oito milhões de reais, CVT, obras de infraestrutura e Vila Olímpica estão na pauta do governo. P. 2

DIVULGAÇÃO

DE VILA À CIDADE Em junho, São João da Barra comemora a fundação da Vila e a elevação à cidade P.15

NOVOS BARÕES

Zé Sena e Dodozinho homenageados Um receberá a Medalha do Barão de São João da Barra e o outro a Barão de Barcelos P. 16

Prova Ciclística do Padroeiro é aguardada com expectativa

Faetec de São João da Barra abre novos cursos

Portaria do MEC dá status de campi avançado a IFF/SJB

ESPORTES P.11

GERAL P.12

GERAL P.13


2

terca-feira, 17-06-2014 |

QUOTIDIANO

política Neco enaltece obra da ponte, casas populares e estrada

Victor Azevedo victor.azevedo@quotidiano.com.br

O

prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), iniciou o mês de junho com inaugurações e lançamento de obras no município. Com a presença do governador Pezão (PMDB), o chefe do executivo sanjoanense reiterou a importância da construção da ponte que fará com que São João da Barra deixe de ser final de linha, além do fomento ao turismo e à economia. “Com o porto do Açu já estávamos aberto ao mundo pela navegação. Agora, a ponte nos dá mais uma opção de mobilidade”, ressalta o prefeito. Outra notícia importante para o município foi a publicação da portaria do Ministério da Educação, no dia 10 de junho, que autoriza o funcionamento dos campi avançados São João da Barra que deverá ser inaugurado em breve. O novo status faz com que a unidade passe a receber recursos do governo federal, possa contratar

servidores via concurso público, bem como, terá a possibilidade de planejar ações a longo prazo e ampliar sua atuação. “Sempre buscamos parcerias para qualificação. O sanjoanense tem que aproveitar as oportunidades dos cursos”, comenta Neco. Outro projeto que está avançando é da construção das casas populares. Ao todo serão aproximadamente 600 casas que vão atender a demanda. Em inauguração de obras na Praça da Chatuba e iluminação da quadra polisportiva, Neco enfatizou a construção de 470 casas nas proximidades da quadra que deverão formar um bairro planejado com unidades habitacionais com padrão superior às populares. “Vão construir outras casas no quinto distrito e em Barcelos”, acrescenta e frisa que em seu governo será criado o Cartão Habitação para facilitar o acesso à moradia digna da população de São João da Barra. Um sonho antigo da população também está prestes a se tornar realidade. Foi publicado o edital de licitação da obra da estrada que vai ligar o centro da cidade

Candidatura de Kaká vai ser confirmada na Convenção do PT do B, dia 30

O

vereador Kaká (PT do B), pré-candidato a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) confirmará sua candidatura no próximo dia 30 de junho, quando será realizada a Convenção do partido no Rio de Janeiro. “Estaremos reunidos com todas as lideranças do partido, onde decidiremos todas as candidaturas. Vai ser um momento importante e decisivo para a nossa caminhada”, ressalta.

Kaká já conta com um grande apoio de ex-vereadores do município de São João da Barra e articula também com vereadores que estão cumprindo mandato. Além disso, o vereador tem realizado reuniões em todo município, assim como na Baixada Fluminense. “Aos poucos vamos implantando nossa filosofia de trabalho, que tem agradado. Vamos devagar, cada coisa no seu tempo, para juntos alcançarmos a vitória”, finaliza.

DIVULGAÇÃO

Prefeito de São João da Barra disse que casas terão padrão superior às casas populares e deverão ser construídas 600

à estrada de Degredo. No projeto, o Bairro de Fátima fica no centro e será cedido aos moradores do local alguns metros de terreno. Além disso, a titularidade das residências será dada aos moradores. “Esta é mais uma obra em parceria com o governo do Estado que vem fazendo muito por São João da Barra nestes oito anos de governo”, afirma Neco.

Outra obra que deverá iniciar no segundo semestre no município é o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), pedido constante do prefeito Neco ao governo do Estado e que, terminado o processo licitatório, deve durar 90 dia. O CVT, que funcionará em terreno doado pela prefeitura, deverá ter capacidade para 1.500 alunos, com cursos direcionados às áreas de mecânica, naval e lo-

gística portuária. Além disso, tramita em Brasília o projeto da Vila Olímpica de São João da Barra no valor de 22 milhões de reais, já aprovado pelo Ministério dos Esportes. Neco esteve na capital federal com o Ministro da pasta, Aldo Rebelo, e com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para tratar do assunto.


QUOTIDIANO |

3

terca-feira, 17-06-2014

DIVULGAÇÃO

QUÓRUM POLÍTICO

VICTOR AZEVEDO

victor.azevedo@quotidiano.com.br

SURPRESAS As articulações políticas em São João da Barra começam a esquentar. A expectativa é que no decorrer da semana os vereadores que ainda não anunciaram apoio a nenhum deputado estadual e federal, façam isso. Surpresas devem ser reveladas. Vamos aguardar.

Lindbergh argumenta que suas contas já haviam sido aprovadas em 2012

REUNIÃO Assaltos, arrombamento de casas, tráfico de drogas e até sequestro. Esses são alguns problemas ocorridos em São João da Barra. Preocupada com a questão, a Câmara de Vereadores enviou ofício ao comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, solicitando o agendamento de uma reunião para tratar de assuntos relacionados à segurança pública.

DESISTÊNCIA

provocação

Lindbergh (PT), Crivela (PRB) ou Garotinho (PR)? Dos três, é dada como certa a desistência de um desses pré-candidatos ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Nenhum deles confirma o “boato”. O forte apoio recebido por Pezão de prefeitos da mesma sigla partidária dos outros pré-candidatos é um dos motivos que andam assustando os rivais.

Lindbergh ironizou o deputado Anthony Garotinho, ex-governador e que concorrerá novamente ao Palácio Guanabara pelo PR. “Sinto que ninguém quer de volta o Garotinho. O cara mente demais. Ele deve acreditar nas próprias mentiras dele. Só fala mal de mim no blog dele. Parece que pensa em mim a toda hora”, cutuca o senador.

CONVENÇÃO (I) O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve sua candidatura à Presidência da República oficialmente formalizada durante convenção nacional do PSDB, realizada no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. A candidatura foi aprovada por 447 dos 451 delegados da legenda.

CONVENÇÃO (ii)

CONVENÇÃO (III)

O Partido Social Cristão (PSC) tornou oficial na Assembleia Legislativa de São Paulo, a candidatura do Pastor Everaldo à Presidência da República, durante a convenção nacional e estadual do partido. Além de candidato à presidência, o partido homologou as candidaturas de 60 candidatos a deputado federal e 100 a deputado estadual.

O Partido Verde (PV) confirmou a candidatura à Presidência da República de Eduardo Jorge para as eleições deste ano. A candidata a vice na chapa vai ser Célia Sacramento, que é a atual vice-prefeita de Salvador. O presidenciável Eduardo Jorge já foi quatro vezes deputado federal, uma vez estadual e duas vezes secretário municipal de Saúde de São Paulo.

CONVENÇÃO (IV) O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou a candidatura do metalúrgico e dirigente sindical Zé Maria à presidência nas eleições de outubro deste ano. Será a quarta vez que o sindicalista disputa para presidente. As candidaturas anteriores ocorreram em 1998, em 2002 e 2010.

MAIS LEITOS DE UTI A secretaria de Saúde realizou audiência pública com os demonstrativos financeiros e orçamentários, além da prestação de contas de metas físicas do primeiro quadrimestre deste ano. Na ocasião foram divulgados futuros investimentos como 10 leitos de UTI que serão instalados no Centro Municipal de Emergência.

Senador Lindbergh Farias teve contas rejeitadas: “Tem o dedo do PMDB”

S

egundo matéria divulgada no Jornal O Dia, as contas de 2009 do então prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT), foram rejeitadas pela Comissão de Orçamento da Câmara Municipal. Ciente da decisão do Legislativo, o candidato petista ao governo do estado contestou as supostas irregularidades apontadas na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para o petista a decisão tem “dedo do PMDB”. ”É mais uma vergonha patrocinada pelo PMDB estadual. Querem ganhar no tapetão”, disse o senador. Ele tem um prazo de 15 dias para se manifestar após a notificação. Caso o relatório final seja aprovado com

a rejeição, o senador corre o risco de ficar inelegível. Por meio da assessoria, o governador Pezão informou que não iria se manifestar. Em abril deste ano, com o PMDB à frente da prefeitura e da Câmara, foi aprovado um decreto anulando as contas do ex-prefeito. Na época, foi alegado que ocorreram irregularidades na sessão, em 2012, que aprovou as contas de Lindbergh. A partir daí, a Comissão de Orçamento iniciou nova análise e apresentou o parecer prévio recomendando a rejeição das contas de 2009. Entre os motivos apresentados para rejeição das contas, estão o desvio de recursos do Fundeb no valor de R$ 25 milhões, e ilegalidades no contrato celebrado entre

a prefeitura e a empresa Eco Consultoria, em dezembro de 2009, para prestação de serviços de informática no Hospital da Posse e na Maternidade Mariana Bulhões. Lindbergh argumenta que as contas de sua administração como prefeito já foram aprovadas pelos órgãos de controle e pela Câmara Municipal, em 2012. O petista governou de 2004 a 2010 Nova Iguaçu, quando renunciou para se candidatar a senador. A sua vice, Sheila Gama (PDT), assumiu e em 2012 perdeu a eleição para Nelson Bonier (PMDB), adversário de Lindberg. Atualmente o município de Nova Iguaçu é comandado por Bornier, que tem maioria folgada na Câmara Municipal.

TRE-RJ definirá rumo de políticos da região Norte Fluminense O

presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, encaminhou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Bernardo Garcez Neto, a lista dos 1.051 gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Eles foram responsáveis por 1.739 processos analisados e rejeitados pelo plenário do TCE-RJ. Dois ex-prefeitos de São João da Barra aparecem na lista: Betinho Dauaire (PR) e Carla Machado (PT), que é pré-candidata à Alerj. Além deles, os nomes ex-chefes do executivo campista como Alexandre Mocaiber, Carlos Alberto Campista e Arnaldo também constam na relação do órgão. O prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro é outro citado na lista. O caso de Betinho diz respeito à Prestação de Contas dos anos de 2000 (Processo 251409-3/2000;

DIVULGAÇÃO

O ex-prefeito de São João da Barra, Betinho Dauaire, tem seu nome na lista do TCE/RJ

Processo 251410-2/2000) e 2002 (Processo 251584-3/2002). A ex-prefeita Carla Machado faz parte da lista por conta de Prestação de Contas em 2007 (Processo 224138-5/2007) e uma Tomada de Contas em 2011 (Processo 216557-8/2011). O prazo para entrega da lista-

gem, de acordo com o disposto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), se encerra no dia cinco de julho. Caberá ao TRE-RJ julgar e decidir se deverão ou não ser declarados inelegíveis aqueles que, no exercício da função pública, cometeram irregularidades detectadas pela Corte de Contas.


QUOTIDIANO |

5

terca-feira, 17-06-2014

Juju nos bastidores juju@quotidiano.com.br

Ser bem sucedido na vida

DIVULGAÇÃO

Confira mais três dicas nesta edição

Poucas e boas

Dívida não é um fardo da vida adulta: se você está fazendo um investimento para estudar e ter uma carreira, então é importante que você gerencie uma dívida. Porém não se pode considerar uma dívida como um rito de passagem para a idade adulta, já que ela pode representar um perigoso desequilíbrio de suas finanças.

01 02 03

»» Parabéns para os decoradores que se dedicaram aos enfeites das ruas da cidade A arte de falar bem representa poder: quando você para celebrar a Copa em sabe falar bem, a ponto de mudar a opinião de nosso país, sejam elas concoralguém ou impor confiança em alguém, então você está com o poder em suas mãos. rentes ao prêmio da prefeitura ou não. No concurso tem que haver um vencedor e a Você só pode controlar a si mesmo: apesar de ser importante ajudar os outros quando possível, ou rua Regaleira foi a escolhida. necessário, vale lembrar que você só pode controParabéns a toda turma 100% lar a si mesmo. Lá de Baixo. »» Linda foi a caminhada promovida pelo CERT, nas ruas Moço, Henys Pinto e José Luiz Melo. de nossa cidade, dando início »» O casal Djhonatan Neves e Emanuele Gaia às comemorações pela estreia de nossa seestão muito felizes com a chegada de Lorenleção, a criançada, adolescentes, juntamente zo. Com muita saúde, o garotão já é a alegria com professores e pais deram um verdadeiro das duas famílias show, com muita alegria e emoção, que contagiou a todos que presenciaram. Parabéns ao »» Quem já está a caminho também é Marina, segunda filha de Lia Stelet e Vagner Cândido. CERT pela iniciativa. »» Muitas casas promoveram reuniões de ami- Já Valentina, de Carol Miranda e Bruno Costa está marcada para o dia 7 de julho. Falar nisso, gos para assistirem ao jogo de estreia da nosótimas as dicas de nossa colega colunista, na sa seleção canarinho. Foram muitos quitutes edição passada, sobre quartos de bebê. servidos juntamente com bebidas diversifica»» Parabéns ao prefeito Neco por homenagear das, mas a principal foi a loura super gelada. Zé Sena. O legislativo também merece aplauDentre muitos, festejaram: João Cordeiro e sos pela homenagem a Dodozinho. família, Terraço Melo de Alcimar Melo, Osmar

FOTO REVISTA

A cerimonialista Tamara Malhardes com as belezinhas infantis Eduarda Malhardes e Thayanne Amaral

Entre babados, babadinhos e babadões O que pensar da abertura da Copa? A abertura da Copa do Mundo foi mais cara que “Tropa de Elite 2”. Vocês podem me dizer onde o dinheiro foi parar? Dezoito milhões de reais que teriam saído não dos cofres da FIFA, mas do governo. Por consequência, do nosso bolso. Ou seja, pagamos para Claudia Leitte dublar (e mal!) uma canção ao lado de um americano descendente de cubano e uma americana descendente de porto-riquenhos. Dois artistas mequetrefes que trataram a cerimônia como mais um produto no contrato. Jennifer até foi uma promessa de atriz certo dia, mas hoje vive de musiquinhas sem graça e só veio ao Brasil porque surgiu uma brecha na divulgação de seu disco – dois dias atrás, ela estava dançando no programa de Jimmy Fallon. Pittbull já confessou para mim que não liga de ser “ladrão” de músicas. (kkkkk) No fim, nem dublar direito o trio fez. Conseguimos perpetuar a ideia de que falamos espanhol. E, no fim, gastamos R$ 18 milhões para: - 1 Bola de LED com tecnologia que encontramos em qualquer esquina de Nova York. - Dançarinos coreografados pela belga Daphné Cornez com figurinos que pareciam ter saído dos ensaios cortados para “O Senhor dos Anéis” – tivemos até Ents no palco do Itaquerão. Observação: O momento mais esperado, o exoesqueleto criado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, que fez um tetraplégico dar um chute na bola foi, veja bem, cortado da transmissão oficial, sobrando um segundo com a experiência. Nesse ponto, o chute do exoesqueleto de Nicolelis não foi diferente do resto da abertura. E para completar foram - Três dubladores, dois deles estrangeiros. - Um bocado de espaço vazio na lona que cobria o gramado. Parecia abertura do campeonato de várzea de Parnamirim e não a abertura do maior evento do planeta. Parecia faltar gente para preencher os espaços. Era como se metade

DIVULGAÇÃO

dos figurantes não tivesse conseguido chegar ao estádio. Talvez impedidos por alguma manifestação. Ela se esconde de homenzinho Minha butterfly vem seguindo esta bibinha... e outro dia ela estava pelas fofocando como sempre faz. Parece que esquece que além da amiga Butter as paredes também ouvem, por isso queridinha mais cuidado com o que fala. As pessoas já andam falando que a senhora se esconde nas paredes sagradas e adora dá de homenzinho e ainda vira a Pantera cor de rosa quando deixa Fiona trancadinha em casa. Vingança Estou abismada. O burburinho que corre na cidade é daquele velho ditado: “Se ficou ruim pra mim, vai ficar ruim pra todo mundo”. Dedurou geral! Feijoada Azeda Falei em copa e lembrei que em uma das edições anteriores, o meu amiguinho colunista deste jornal divulgou uma feijoada no chinês para marcar o início da copa e dos trabalhos daquela agremiação. Gostaria de saber o que aconteceu... O que perdi? Será que passou e eu nem vi? Ou a feijoada azedou? Mas que coisa gente! Calouros Os shows de calouros parecem mesmo ser uma das sensações das festas. O povo não perde os momentos de divertimentos que cercam estes eventos. Sem contar as figuras emblemáticas e performáticas que aparecem. Um destaque para o grande prêmio “piada”. Até que o show de calouros do padroeiro vai valer a pena, pelo menos a premiação. Aff.

A turma de amigos reunida na casa de João Cordeiro para a estreia da seleção canarinho. Todos foram servidos com um leitão à pururuca.

Parabéns

Felicidades aos nossos aniversariantes Erika Inez, assoprando velinhas hoje, Pâmela Rangel, Jerônimo Rangel, Shirley Soares e os que completam a semana; Inês Machado (Loura), Mariana Sena, Igor Barde, Junior Soares, Ana Cristina, Vinicius Resende e João Paulo Carvalho. E ainda: Lucas Penha, João Batista Gonçalves, Sharlene Barbosa, Simone Rangel, Daniela Del Rio e Daiana Regis.

FICA A DICA

“Cuidado por onde andas, que é sobre os meus sonhos que caminhas” Carlos Drummond de Andrade


6

terca-feira, 17-06-2014 |

opinião EDITORIAL

ARTIGOS <

BRUNO COSTA

O universo do professor

bruno.costa@quotidiano.com.br

Aniversário da cidade e as perspectivas políticas locais

N

ossa São João da Barra completa mais um aniversário de elevação à cidade. A vila próspera outrora deu lugar a uma nova estrutura. Durante este período, histórias foram contadas e recontadas pelos nossos pais, professores e amigos. É deslumbrante realmente. No que tange o cenário político, há diversas variáveis e até morte envolvendo cidadãos desta terra. Os dias atuais nos mostram como funciona a dinâmica da política que, em outros tempos, também se delineava desta forma. Dizem os mais sábios que a história é cíclica, mudam apenas os locais e os personagens. Nos bastidores, o que se ouve diz respeito à possibilidade de uma alfinetada profunda nos laços estruturamente consolidados. Tirá-la do cenário atual e se colocar no lugar dela, rompendo com o grupo atual. É uma estratégia interessante, porém, arriscada. Na conjuntura que faz parte, acha-se que o grupo está estremecido, então, detona-se o principal articulador, reprova outro e se coloca à disposição no próximo pleito. O problema é que neste cenário aquele que a gente acha que é o bobo, no final, é o mais esperto. Viu o que está para acontecer e se articula antes que se pense em lhe puxar o tapete. Há alguns anos fomos testemunhas de atos políticos precipitados e o desgaste inevitável. No final, foi preciso beber a água no mesmo copo novamente. Então, neste dia importante para a história de São João da Barra, cabe uma macro reflexão sobre os apontamentos que se espalham pelos quatro cantos do município quanto o assunto é política e a próxima eleição de outubro, assim como, seus reflexos para o pleito de 2016. Faz-se necessário pensar e pensar. Neste contexto, vamos analisando cada passo de cada um. É preciso ficar atento e saber realmente com quem se está lidando. Os “leva e traz” também devem ficar atentos com a nova desenvoltura e flexibilidade a partir de possíveis atos a serem tomados logo. Recuar também é uma possibilidade dos querem o poder central, mas quando falamos em política, poucos tem coragem e perspicácia, ao não ser quando a corda os degola. Às vezes é tarde, outra vezes ainda dá tempo. Enfim, o desenrolar de um, leva a atitudes de outro. É a lei da ação e reação. Aqueles que tiverem acompanhando de perto as estranhezas climáticas dos dias atuais vão entender o recado e saber que boi voa, mas também cai. Muitas vezes a queda é chocante e nem que se queira levantar, é possível caminhar da mesma forma. O poder de fiscalizar e a força de agir estão em evidência e são impactantes. Fico com o poder da ação para acelerar o processo e derrubar quaisquer indícios de rompimento num momento que não pode haver cicatriz.

QUOTIDIANO

Disque Redação: 22 2741.8231 jornalismo@quotidiano.com.br

Quotidiano é uma publicação da Editora Costa Sanjoanense CNPJ: 08.944.140/0001-20 REDAÇÃO Diretor de Redação Bruno Costa

REG: 33.819/RJ MTb

Diretor de Arte/Projeto Gráfico Bruno Costa

você pode comentar estes artigos em www.quotidiano.com.br

SILENO MARTINHO Professor e Consultor

O

educador Paulo Freire, afirma: “O que acho é que todos nós, homens e mulheres, somos programados para aprender, mas também para ensinar. Não separo jamais uma coisa da outra, e não tenho dúvidas de que, milenarmente no campo da História, foi exatamente essa percepção que nos levou a tantas descobertas, onde o ensino não foi o começo, o começo foi o conhecer, foi aprendendo que a gente descobriu que era possível ensinar”. Na realidade, ensinar e aprender são o universo do professor. Vivendo a complexidade do mundo moderno, nada mais atual do que conviver com esta dualidade, pois fórmulas prontas não mais existem e os ciclos estão cada vez mais curtos, por isso a cada manhã tudo pode amanhecer diferente e precisamos estar preparados. Nesta realidade, onde tudo se renova, urge renovar também a metodologia do ensinar e a sala de aula deve se transformar num grande

QUOTIDIANO

>

laboratório experimental, funcionando como fonte geradora de aprendizado e renovação do conhecimento. Métodos tradicionais de ensino, onde o professor só ensina e o aluno só aprende estão ultrapassados. É preciso ir além, desconstruindo práticas antigas e facilitando a geração de novas idéias, tornando-se imperativo a mudança dos processos cognitivos de rígidos para flexíveis, revolucionando a arte milenar de pensar. Vivemos ares de constante mudança e não pode ser diferente, sob pena de fossilização. A diferença entre nações de primeiro e terceiro mundo é a capacidade que umas têm de gerar conhecimento e outras de adquirir este conhecimento. Eu diria que o professor de hoje deve ser o facilitador, o que não significa fazer, mas liderar estimulando o livre pensar. Nesta lógica, o aluno questionador deve ser tratado como elemento transformador e não mais como rebelde sem causa. Esta troca do modelo educacional pressupõe a comunicação integrada entre professor, aluno, direção acadêmica e sociedade, além do estabelecimento de núcleos de convívio entre diferentes origens socioculturais, onde todos contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Fica claro, que o universo do professor é aprender ensinando e ensinar aprendendo. Sem isto, esbarraremos na mesmice e continuaremos no atraso intelectual. Portanto, mãos à obra, temos um importante papel a desempenhar!

Crise no Iraque e Preço do Petróleo RANULFO VIDIGAL Economista, mestre e doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ

A

s grandes empresas privadas de óleo e gás, ao operarem em um setor estratégico, bem como, por sua alta relevância geopolítica convivem em um ambiente de grandes incertezas nas regras do jogo sobre exploração, produção e partilha dos recursos fiscais indenizatórios. Predomina também forte regulação, risco geológico elevado, necessidade de alta intensidade de capital, além de grandes investimentos exigindo longo prazo de maturação. Trata-se de um segmento onde predomina uma elevada internacionalização das firmas, na busca de mercados e reservas estratégicas de óleo, para gerar alto nível de lucratividade reaplicado no autofinanciamento da atividade de exploração e produção. Outro aspecto é a forte presença de investidores associados ao mercado acionário de capitais e apresentando forte predomínio de um mercado com fortes movimentos de fusões e aquisições No pós-2003 tivemos nova fase de elevação de preços do óleo e aumento dos lucros, associados à incerteza e dificuldades de renovação do estoque de reservas, face ao crescente risco tecnológico e custo em alta. Volta neste período de fartura de geração de caixa e volta a ideia Site: www.quotidiano.com.br

de diversificação por novas fontes reforçando a busca de inovações. As dificuldades de expansão das reservas geraram busca de eficiência nos combustíveis, aproveitamento dos campos maduros, além de tentativa de redução do risco exploratório. A crise da bolha financeira de 2008 gerou uma redução na capacidade de geração de excedente. Os preços caíram, o mercado acionário ficou mais seletivo e as linhas de crédito bancário ficaram escassas. O setor ainda considera que o petróleo e o gás vão responder por metade da matriz energética, mas em função das questões ambientais acreditam na redução da participação do carvão e contam com uma crescente participação das energias renováveis na estrutura de oferta de energia. O mercado está dividido entre as estatais (destaque para a agressividade das chinesas), as supermajors de alta rentabilidade e as independentes que crescem com a exploração e produção dos recursos não convencionais. Convivemos com uma conjuntura de curto prazo de recessão na Europa, baixo crescimento no Japão e Estados Unidos, juros reais negativos e surgimento de alternativas de suprimento (shale gás) de forte crescimento, mas de grande incerteza. Agora veio a crise política no Iraque – importante produtor de petróleo. O efeito foi o aumento do petróleo Brent para a faixa dos 112 dólares, por barril – uma variação de sete dólares em curtíssimo período de tempo. Isso garante mais royalties para os cofres dos municípios produtores, ao longo do segundo semestre do ano. Uma boa surpresa.

Twitter: @jorquotidiano

Editores Executivos Política Victor Azevedo (victor.azevedo@quotidiano.com.br) Esportes Raphael Pereira (raphael.pereira@quotidiano.com.br) Cultura Gil Miranda (gil.miranda@quotidiano.com.br)

IMPRESSÃO

ANÚNCIOS

São João da Barra (todos os distritos)

Comercial 22 2741.8231 comercial@quotidiano.com.br

Arete Editorial S/A Rio de Janeiro/RJ 3000 exemplares

CIRCULAÇÃO

PERIODICIDADE

Decenal (dias 10; 20; 30)

Fan Page: facebook.com/jornalquotidiano

CARTAS DO LEITOR

leitor@quotidiano.com.br

ENDEREÇO

Rua Professor Aluisio Faria, 54 – centro São João da Barra/RJ CEP: 28200-000


QUOTIDIANO |

terca-feira, 17-06-2014

QUO

LEITOR

EMPREGOS Estão abertas as inscrições para o concurso público 01/2014 do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª Região), voltado ao provimento de 13 vagas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário. A organização é da Fundação Carlos Chagas (FCH). No total são 11 oportunidades para Analista Judiciário de Apoio Especializado nas áreas de Biblioteconomia, Medicina/ Clínica Geral, Odontologia, Informática, Engenharia Civil e Arquitetura junto às cidades de Rio Branco, Macapá, Salvador e Belo Horizonte. Além disso, há duas vagas para Técnico Judiciário de Apoio Especializado na área de Informática para as Unidades de Belo Horizonte e Teresina. Os profissionais terão remunerações correspondentes à classe A, padrão 01, nos valores de R$ 8.118,19 e R$ 4.947,95, respectivamente. As jornadas de trabalho são de 40h semanais. Para participar, além de ter formação em nível médio completo ou superior na área de interesse, deve-se realizar inscrição de 16 de junho de 2014 às 14h do dia 14 de julho de 2014 pela página eletrônica www.concursosfcc.com.br. As taxas são de R$ 79,00 para nível médio e de R$ 95,00 para superior.

Polícia

QUOTIDIANO > Rua Prof. Aluizio Faria, 54 - centro - São João da Barra/RJ Cep: 28200-000 E-mail: leitor@quotidiano.com.br. O leitor deve enviar nome completo, endereço e telefone.

Disque Denúncia

2741.1373

Prefeitura

2741.7878

Câmara Municipal

2741.1301

Sabe de nada inocente! > Almyr Sarmet almyrsarmet@gmail.com

Matam aos poucos o futebol do interior Palavras sábias Rafael concordo plenamente > Talvani Rosa talvanirosa@hotmail.com

São João da Barra divulga shows do Circuito Junino Sim, claro, eu e minha familia estaremos aí na Capela de São Pedro no dia 21/6/14. Sou de Petrópolis, mas eu amo este lugar, pois eu passei uma parte da minha infância . > Reinaldo José reinaldothur@yahoo.com.br

Faltou o Luan Santana né?! Achei muito fraca a programação!

Lindbergh Farias tem contas rejeitadas Este aí vai desistir!

Resgate

192

> Carlos Eduardo Silva

Bombeiros

193

cadusilva1980@gmail.com

Defesa Civil

199

Procon

2741.8297

Ouvidoria

2741.7878 R: 338

IPTU

2741.7878 R: 229

Defensoria

2741.1085

Fórum

2741.1062

Cartório Eleitoral

2741.1499

Ampla

2741.1072

Cedae

2741.1056

Demutran

2741.7878

CDL

2741.1094

ACISA

2741.4146

Sindicato Rural

2741.1466

Sispusba

2741.4782

Detran (identidade) 2741.7920 Detran (veículos)

2741.7923

MATHEUS WOLINO/facebook

CFPE flagra Garotinho

larissagrain@hotmail.com

190

leitor@quotidiano.com.br www.quotidiano.com.br/fale-conosco www.facebook.com/jornalquotidiano

E-MAILS, CARTAS E REDES SOCIAIS

> Larissa Grain

TELEFONES

7

TRÂNSITO já é algo para tomarmos cuidado redobrado, principalmente quando estamos pilotando uma moto. O piloto fica bem atrás do ônibus para pegar o vácuo, se proteger do vento, mas está colocando a vida em risco.

Medalha do Mérito Barão de SJB será entregue a José Sena Merecedor!!!Parabéns a equipe q escolheu! > Beatriz Lobato Gaia gaiabeatriz!@hotmail.com

Leandro Sena fala sobre sua carreira e a expectativa para novos trabalhos Ótima entrevista com Leandro Sena que sempre se

mostrou consciente de sua fase enquanto jogador e as dificuldades no mundo do futebol como treinador. > Fábio Andrade fandrade_pont@gmail.com

Convenções partidárias para escolha dos candidatos estão liberadas Agora sim a coisa vai ficar pra valer. Espero que todos façam uma campanha com muitas propostas interessantespara que o povo possa

escolher o melhor candidato. > Sílvia Felizardo felizardosilvia@globo.com

TRE-RJ definirá rumo de vários políticos da região Norte Fluminense Betinho de novo tem seu nome ainda nesta lista. Sempre foi candidato com liminar. Não entendo porque não se julga isso logo. A coisa complica para Carla, mas o TCE não aprovou as contas dela? > Maicon Oliveira maic_oliveira_mac@uol.com.br


8

terca-feira, 17-06-2014 |

economia

Uso da mistura ‘cana com ureia’ é incentivada para alimentação bovina no Norte Fluminense PAULO PINHEIRO

Victor Azevedo

O

s pequenos pecuaristas de Cardoso Moreira, Norte Fluminense, estão participando de encontros de atualização sobre nutrição de bovinos no período seco. A Emater-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura, programou o evento “Dia Especial – Nutrição Cana e Ureia” para cada uma das seis microbacias trabalhadas pelo Programa Rio Rural no município. O agricultor familiar Senilto Givigier (61), da microbacia Valão dos Pires, recebeu, em 4 de junho, a visita de técnicos e outros interessados na primeira atividade da série de eventos programados. A alimentação do gado por meio da cana-de-açúcar enriquecida com ureia é usada para bovinos de leite e de corte, em confinamento ou a pasto, mas costuma ser vista com alguma desconfiança por alguns pecuaristas. “Se não for bem equilibrada, pode ser tóxica e até matar os animais. Mas é um excelente suplemento para os meses de inverno e, além disso, é muito mais barata do que os outros tipos de produtos disponíveis no mercado. Basta seguir simples

cuidados de manuseio que os resultados de produtividade serão muito bons com os rumintantes”, explicou o médico veterinário da Emater-Rio, Hugo Louvain, destacando ainda que a técnica não se aplica aos equinos. O veterinário orienta ainda

que, mesmo em propriedades que adotam o pastejo rotacionado (técnica sustentável de manejo do gado de leite), a produção leiteira tenda a sofrer uma queda no inverno. “As gramíneas utilizadas no Brasil são tropicais e, por isso, apresentam redução na

Programa de fidelidade na internet devolve parte do consumo em lojas on line

U

m tipo diferente de programa de fidelidade tem conquistado espaço na internet brasileira. São os chamados programas de cashback (algo como “dinheiro de volta”, em inglês), que prometem devolver, para o consumidor, uma parte do que ele gasta em lojas online. Nos programas de fidelidade tradicionais, oferecidos por cartões de crédito, o consumidor junta pontos em suas compras e, mais tarde, pode trocá-los por produtos ou serviços determinados pelas administradoras. É preciso juntar milhares de pontos para ganhar uma viagem de avião nacional, por exemplo. Nos programas de cashback, o consumidor que faz compras pela internet, usando qualquer meio de pagamento, recebe de volta uma parte do que pagou (sem incluir o frete). “Em vez de pontos, oferecemos dinheiro na conta bancária do cliente. Isso acaba com a burocracia dos programas de milhagem”, diz Israel Salmen, funda-

dor do Meliuz, um programa de cashback criado em 2011. Entenda como funcionam os programas de cashback Para ter o benefício, o consumidor precisa, primeiro, se cadastrar no site de um programa de cashback. Por meio desse site, ele entra numa loja virtual parceira e faz a compra que desejar. Depois que a compra é finalizada e o pagamento, confirmado, o cliente recebe um e-mail do programa de cashback informando o valor a que ele tem direito. A partir daí, o consumidor precisa fazer várias compras (em qualquer loja parceira) até alcançar um limite mínimo determinado por cada programa. Só quando atingir esse limite é que o cliente recebe o dinheiro de volta por meio de depósito em conta corrente. Esse mínimo costuma variar de R$ 20 a R$ 30. As parcerias dos sites de cashback com as lojas virtuais funcionam por meio de comissões.

qualidade nos meses frios”, explica Louvain. As explicações dele agradaram ao anfitrião, que recebeu cerca 30 pessoas para a palestra seguida de aula prática. “Nunca mexi com gado de leite, mas há um ano estamos investindo”, revelou Senilto.

QUOTIDIANO

Bancos irão funcionar até 12h30 em dias de jogos da seleção brasileira

A

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou horários especiais para dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Nessas ocasiões, se não for feriado municipal, os bancos vão funcionar só de manhã (das 8h30 às 12h30). Se for feriado, as agências ficam fechadas o dia inteiro. Os horários especiais valem para as 12 cidades-sede da Copa: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Nos demais jogos, caso não haja decreto de feriado local, o funcionamento das agências bancárias será normal, em todo o país. A Febraban diz que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas. A entidade lançou uma cartilha online para orientar os clientes a fazer operações mesmo com os bancos fechados, usando serviços como internet e caixas eletrônicos.

DIVULGAÇÃO

A Justiça aprovou o plano de recuperação judicial da OGX. Isso quer dizer que a empresa petrolífera de Eike, que mudou o nome para Óleo e Gás Participações, conseguiu negociar uma forma de pagar as dívidas e arrumar as contas – e a Justiça concordou com o plano apresentado. A proposta deve ser cumprida em até 2 anos – período durante o qual o administrador judicial vai fiscalizar a administração da companhia.


QUOTIDIANO

CT Serginho Miranda promoveu palestra sobre Muay Thai

RAPHAEL PEREIRA

RESENHA

9

ESPORTIVA LEANDRO SENA, parte 2 terca-feira, 17-06-2014

página

10

Raphael Pereira raphael.pereira@quotidiano.com.br

C

ontinuando sua entrevista para o Quotidiano, nesta segunda parte Leando fala sobre sua despedida como jogador, além de reforçar a importância de um planejamento para o Esporte Clube São João da Barra e o posicionamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro perante os times do interior. Você encerrou sua carreira como jogador de forma precoce, algo te forçou a isso ou você achou que já era hora de parar? A gente sabe que a carreira de jogador de futebol é muito curta. Em 2009, quando estava no Alecrim já pensava em o que fazer quando fosse parar. Sabia que ainda tinha uma lenha para queimar, mas algumas situações me fizeram focar num objetivo, dei sequência aos meus estudos. Acho que parei no momento certo, pois já havia conquistado tudo que pretendia, principalmente ao levar o time da minha terra a um título tão importante ao lado do meu pai e ídolo (Jorge Sena). Com a saída dele do Esporte Clube São João da Barra no ano seguinte ao acesso à Série B, só fortaleceu o sentimento que era hora de parar. Voltei para Natal e entrei na Faculdade de Educação Física, onde me formei e depois fui convidado pelo América-RN para ser o Gerente de Futebol do clube. Trabalhamos na formação do elenco, mas percebi que não era muito a minha área, queria estar mais perto do que eu conhecia, do campo, das atividades, ao dos jogadores e não da diretoria. Então, ano passado me defini como treinador de futebol. A partir daí me tornei auxi-

liar-técnico de Pintado, depois assumi a equipe de juniores, recebendo o convite depois para assumir o time profissional. Você já foi jogador e agora está trabalhando como treinador de futebol, estar fora das quatro linhas é mais fácil ou mais difícil? Dentro de campo é bem mais fácil, estar do lado de fora é bem mais complicado, você não tem que pensar somente no que você vai ter que fazer, tem que analisar o seu adversário, estudar possibilidades e diversas variáveis que uma partida pode ter, tem que planejar a logística toda. Em minha opinião, a vida fora das quatro linhas é bem mais difícil do que como atleta. Você já atuou em alguns clubes da região e conhece a força deles. Hoje estamos vendo o futebol do interior sendo massacrado. Na sua opinião, qual o motivo disso? Isso tudo depende se a Federação quer o crescimento do futebol do interior e se isso é interessante para ela. Existe uma diferença de São Paulo em relação ao Rio de Janeiro. Lá, a Federação deu igualdade de condições aos clubes do interior e veja o que aconteceu, Penapolense nas semifinais, Ituano campeão. Há um enfraquecimento dos clubes tradicionais do futebol carioca, não temos, por exemplo, um clube do interior jogando uma Série B do Brasileiro. Temos o Vasco que é um grande e não deveria estar lá. Eu participei da Série B do Brasileiro jogando pelo Americano, mas tudo isso depende da Federação, pois se houver o interesse da entidade, voltaríamos a viver os tempos áureos com Americano, Goytacaz, Volta Redonda, Bangu, entre outros. O que a gente mais vê no Rio de Janeiro, são os times de

empresários surgindo, fazendo como que as coisas não aconteçam meramente dentro de campo. O nordeste deu um grande passo com a Copa do Nordeste, acho que a solução é voltar a promover torneios regionais, fazendo com que os pequenos possam se credenciar a disputar as competições nacionais. Você teve diversas passagens pelo Americano, muitas delas vitoriosas, como vê as mudanças no clube, principalmente com a venda do Estádio Godofredo Cruz? Mesmo acompanhando à distância consigo ver com bons olhos. Essa era a única saída para o clube. Acho que o Americano precisava dessa renovação, ele sempre foi um clube revelador e mesmo o estádio sendo numa área central, tendo identidade com o bairro e tudo mais, o clube agora vai ter mais espaço físico para trabalhar com as categorias de base. É uma pena que o futebol campista esteja vivendo essa fase, por toda a força e tradição que tem não merece ter os seus dois maiores times na Série B. Você faz parte da história do Esporte Clube São João da Barra, como sanjoanense, você acredita que o time um dia chegue à elite do futebol carioca? Desde a sua criação eu sempre acreditei no sucesso das metas que foram traçadas no Esporte Clube São João da Barra. Se a coisa for feita de maneira correta uma hora o time chega lá, mas para isso é preciso que o futebol seja tratado profissionalmente. Em 2010 a equipe foi formada quase 100% por pessoas da terra e conseguimos alcançar o objetivo, não adianta conseguir o acesso de forma desorganizada por uma série de fatores. Temos aqui em São João da Barra profissionais que podem trabalhar

RAPHAEL PEREIRA

na parte técnica, atletas e na área administrativa, o que não pode haver é a discriminação política, tem que haver um projeto sem bandeiras políticas, que possa unir todos os profissionais da terra em busca de um só objetivo. Para isso é preciso organização, ter um estádio, um centro de treinamento, alojamentos, fazer um trabalho de no mínimo três e no máximo dez anos para colher os frutos. O projeto precisa ter um foco, um objetivo real para se trabalhar em cima disso, o clube quer vender jogador? Quer um projeto social? Ou chegar à primeira divisão? Sempre falta alguma coisa para o time conseguir o êxito, faz boas campanhas, mas na hora H não consegue, acho que chegou a hora de pensar o que está faltando. Em meio a manifestações vivemos a expectativa de uma Copa no Brasil. O que esperar desse mundial? Qual Seleção é a favorita? Quando o Brasil ganhou para ser a sediar a Copa, houve uma euforia

geral na aceitação, hoje as manifestações são desproporcionais ao que vimos, com muitas pessoas se infiltrando no meio de gente de bem para promover a baderna. Por outro lado tem o descaso por parte das autoridades, seja na saúde, transporte e educação, o povo está cansado disso tudo. Então, os protestos são válidos, mas sem violência, sem depredar o patrimônio público ou alheio. Temos que acreditar no futuro, que o Brasil é um país que tem alegria. Espero que possamos receber todas as pessoas dos outros países muito bem, mesmo achando que não estamos tão preparados assim. Vejo o Brasil como grande favorito, apesar do time de Felipão ter uma dependência de Neymar. Além da seleção brasileira, que joga em casa, temos outras favoritas como Alemanha, Argentina, Itália e a atual campeã do mundo Espanha. Também não descarto uma zebra nessa copa como uma equipe africana ou asiática.


10

terca-feira, 17-06-2014 |

COPA DO MUNDO: Brasil e México venceram na estreia e disputam liderança isolada do grupo A

Brasil enfrenta México pela abertura da segunda rodada DIVULGAÇÃO

QUOTIDIANO

Prefeitura inaugura quadra poliesportiva na Chatuba N

a semana passada, a prefeitura de São João da Barra inaugurou a reforma geral da praça e da quadra poliesportiva localizadas no bairro da Chatuba, na sede do município. Participaram, além de pessoas da comunidade, o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, o vice-prefeito Alexandre Rosa, vereadores, secretários e demais integrantes da administração municipal. A praça, que a partir de agora se chama Lúcia Regina Pacheco da Silva, passa a contar com um quiosque. Já a quadra poliesportiva ganhou vestiários masculino e

feminino, cobertura e iluminação, recebendo o nome de João Carlos Alves Rolim. Familiares dos homenageados também participaram da solenidade. A quadra é mais uma praça esportiva de São João da Barra, dando aos desportistas sanjoanenses mais uma opção para a prática de esportes. Em seu discurso, o prefeito destaca a importância dessas obras para a população sanjoanense. “Com obras, eu atendo aos anseios da população. Pretendo realizar muitas em meu governo”, afirma. DIVULGAÇÃO

P

assado o nervosismo da estreia com a vitória por 3 a 1 diante da Croácia na abertura da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira enfrentará, hoje (17), às 16 horas, no Castelão, em Fortaleza, a Seleção do México, que na estreia venceu Camarões por 1 a 0. O confronto marca a 37ª vez em que as seleções se enfrentam em jogos oficiais. O Brasil leva vantagem com 20 vitórias, por sua vez o México venceu dez vezes, com seis empates. A última vez que Brasil e México se enfrentaram foi há quase um ano, pela segunda rodada da Copa das Confederações. Na oportunidade, a Seleção Brasileira venceu os mexicanos por 2 a 0, com gols de Neymar e Jô. Para o jogo de hoje, a Seleção mexicana chega com moral. A vitória por 1 a 0 sobre Camarões na estreia da Copa do Mundo fez o México somar os três pontos que sempre faziam parte da matemática de Miguel Herrera. Pelas contas do treinador, uma vitória diante dos africanos era vital para as pretensões de classificação. Os mexicanos consideram o empate com a Seleção

um excelente resultado, ainda mais depois do triunfo na estreia. O discurso dos jogadores parecia afinado quando a pergunta era sobre o confronto com Neymar e companhia: “é difícil, mas não impossível”. “Vai ser um jogo difícil, óbvio que para nós nenhum parece fácil, mas nenhuma equipe é impossível de vencer”, afirma Chicharito, que será mantido no banco de reservas diante do Brasil. Pelo lado do Brasil, as atenções estão voltadas, principalmente, para o início do jogo contra o México. Mesmo vencendo, a estreia com 3 a 1 sobre a Croácia, na última quinta-feira, na Arena Corinthians, serviu de lição para os jogadores e também para o capitão Thiago Silva. No jogo que vale a liderança da chave, o defensor cobra o time ligado o tempo inteiro. Na estreia, o Brasil sofreu um gol com apenas 11 minutos de partida. “Sempre tem lição para tirar. É inevitável. Nosso início de jogo foi abaixo do que poderíamos render e fazer, mas a ansiedade da estreia atrapalha muito. No próximo jogo será diferente”, disse.

CT Professor Sérgio Miranda promove Seminário de Muay Thai

O

Centro de Treinamento Professor Sérgio Miranda realizou no último sábado (14) o Seminário de Graduação de Muay Thai. O evento contou com a presença do Presidente da Federação Litorânea de Muay Thai, o Mestre Helbert Reis, do Professor Rodrigo Thai, além das participações do atleta amador com maior número de vitórias no Brasil, Jossua Herrera, e do atletas amador com mais cinturões no Estado, Thiago de Jesus. O Seminário teve quase três horas de duração e contou com a participação de cerca de 30 atletas. “Graças ao trabalho que estamos desenvolvendo no nosso CT estamos conseguindo encontrar grandes revelações dessa modalidade. Os nossos atletas de Muay Thai estão se destacando nas competições que estão disputando, representando muito bem o nome da cidade”, ressalta Sérgio Miranda. Os atletas de Muay Thai do Centro de Treinamento Professor Sérgio Miranda seguem se preparando para a disputa da terceira etapa do Circuito da Federação Litorânea da modalidade, que está programada para o fim desse mês, na cidade do Rio de Janeiro.


QUOTIDIANO |

11

terca-feira, 17-06-2014

Prova Ciclística do Padroeiro promete levar grandes emoções no próximo domingo A

Prova Ciclística do Padroeiro de São João da Barra, uma tradição histórica, é a principal competição esportiva dos festejos de São João Batista. Reunindo atletas de diversas cidades do país, a prova acontece no tradicional circuito com largada e chegada na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino, passando ainda pelas ruas Barão de Barcelos e São Benedito. A competição que atrai um grande número de espectadores será disputada no próximo domingo (22), a partir das 10 horas, e será dividida nas categorias: Máster A, Máster B, Montain Bike e Elite. A expectativa do público sanjoanense é que possa voltar a vibrar com os atletas que estarão representando a cidade na competição, assim como, no passado,

DIVULGAÇÃO

quando Jojó e Geraldinho Machado eram os grandes destaques da cidade na modalidade. Esse ano as esperanças dos sanjoanenses estão depositadas em Victor Ramos e João Carlos Barreto França. Victor vem sendo destaques em diversas competições. Na principal delas, o sanjoanense ficou com o vice-campeonato da Volta Máster de Ciclismo, disputada no mês passado nas cidades de Macaé e Rio das Ostras. Já João Carlos, depois de dois anos longe das competições, voltou com força total. Além de ter vencido a prova ciclística da Festa de Nossa Senhora da Penha, o sanjoanense foi terceiro colocado na Categoria Máster A em competição disputada recentemente em Vitória, no Espírito Santo.

Chegamos a São João da Barra, oficialmente, no dia 17 de junho de 2010. Como hoje, um dia de festa, e um dia histórico para nós. Há quatro anos o Sicoob Cred Rio Norte acompanha de perto e se orgulha em contribuir para o desenvolvimento da cidade, atualmente referência nacional de crescimento. Desde então, a cooperativa de crédito também cresceu. E muito. O Sicoob Cred Rio Norte se transformou em instituição de livre admissão, podendo receber profissionais de qualquer categoria; instalou seis agências em toda a região, além de sua sede central em Campos dos Goytacazes, estando pronta para implantar mais duas e modernizar a de São João da Barra; superou a marca dos 3.500 associados e transformou-se na quarta maior cooperativa de crédito do estado, ligada à Central do Sistema de Cooperativas do Brasil no Rio de Janeiro.

␫+ ␫ 3.500

Associados

␫4ª ␫ maior

Cooperativa de crédito do Estado

SERVIÇOS

␫␫ ␫␫ ␫␫ ␫␫ ␫␫ ␫␫

Empréstimos Consórcios Seguros Poupança Previdência Privada Serviços bancários

MENORES TAXAS PARA OS COOPERADOS Telefones das demais Agências: Campos - (22) 27262750

SICOOB CRED RIO NORTE Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, 1.320 Galeria Maçônica, sala 10, Centro São João da Barra - RJ Tel.: (22) 27411179 www.sicoobcredrionorte.com.br

Macaé - (22) 27736530 Itaperuna - (22) 3824-4800 Quissamã - (22) 2768-1671 Bom Jesus do Itabapoana (22) 38314649 Morro do Coco (Campos) (22) 2721-5398


12

terca-feira, 17-06-2014 |

QUOTIDIANO

geral Faetec/SJB abre vagas para cursos de Gestão e Negócios, Informática e Línguas A

Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio, abriu inscrições em cursos gratuitos de qualificação profissional. O Cetep de São João da Barra está com vagas nos cursos nas áreas de Gestão e Negócios (Almoxarife, Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo), Informática (Operador de Computador Ambiente Windows e Linux, Excell Avançado) e na área de Desenvolvimento Educacional e Social (Inglês, Espanhol, Inglês e Espanhol aplicado pra Serviços Turísticos e Conversação em Língua Inglesa).

Os interessados têm até o dia 30 de junho para realizar as inscrições pelo site (www.faetec.rj.gov. br), através do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional” ou presencialmente na sede do Cetep de São João da Barra situado no Ciep 265 Profª Gladys Teixeira (2º andar) das 9h às 17h. “O caminho para a conquista de um bom emprego está diretamente relacionado aos investimentos em educação e qualidade de mão de obra que são capazes de atender as mais específicas demandas do mercado de trabalho”, ressalta a diretora do Cetep/SJB, Sila Miranda.

DIVULGAÇÃO


QUOTIDIANO |

13

terca-feira, 17-06-2014

Ministério da Educação autoriza Campi do IFF de São João da Barra O próximo passo, agora, é aguardar o término das obras da nova sede, que está sendo construída pela Prefeitura

O

Núcleo do IFF de São João da Barra agora será denominado campi avançado de acordo com portaria publicada pelo Ministério da Educação, no último dia 10 de junho. A unidade passará a receber recursos do governo federal, poderá contratar servidores via concurso publico, bem como, terá a possibilidade de planejar ações a longo prazo e ampliar sua atuação. Outro campi autorizado foi o de Cambuci, no noroeste fluminense. “A autorização desses novos campi representa um avanço no processo de interiorização da educação profissional e tecnológica que tanto defendemos, ao mesmo tempo em que responde aos anseios das comunidades ao contribuir para o desenvolvimento dessas regiões em acordo com seus arranjos produtivos locais”, destaca Luiz Augusto Caldas, reitor do IFFluminense, lembrando que este resultado é fruto da dedicação e empenho de muitas pessoas.

Luta Contra Trabalho Infantil é lembrada em São João da Barra

C

om o objetivo de alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente, a secretaria de Saúde de São João da Barra realizou um ato na última sexta-feira (13), em homenagem ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de Junho. A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho, agência das Nações Unidas. “O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil visa assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalho infantil”, ressalta a coordenadora regional de Saúde do Trabalhador, Amanda Ribeiro. A secretária de Saúde, Denise Esteves, o coordenador da Medicina Ocupacional, Bassan Moussalem e a enfermeira do Trabalho, Solange Chagas, também participaram do evento. Segundo Denise Esteves, a meta é a sensibilização de todos os setores. “O objetivo desse dia é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil”, diz.

DIVULGAÇÃO

A notícia foi recebida com alegria pelo diretor do agora campus avançado São João da Barra, Valter Sales. “Trata-se de um projeto pelo qual estamos trabalhando há anos e que será preponderante para o desenvolvimento econômico e social da região. Queremos, inclusive, investir na verticalização do ensino com oferta de cursos de graduação, o que não existe no município. O próximo passo, agora, é aguardar o término das obras da nova sede, que está sendo construída pela Prefeitura, para dar prosseguimento ao projeto de ampliação”, explica Valter. Atualmente o campus funciona em unidade provisória. Para o prefeito Neco, esta é a realização de mais um sonho da população. “Desde que assumimos um de nossos principais compromissos é com a qualificação. Fortalecemos o convênio com o IFF e vamos entregar o novo prédio para ampliar as oportunidades de qualificação da população de São João da Barra”, frisa.

Secretaria de Saúde realiza audiência pública de prestação de contas

A

secretaria de Saúde realizou audiência pública com os demonstrativos financeiros e orçamentários das receitas e despesas, além da prestação de contas de metas físicas do primeiro quadrimestre deste ano em cumprimento à Lei 141 de janeiro de 2012. Na ocasião foram divulgados os futuros investimentos como, no caso, dos 10 leitos de UTI que serão instalados no Centro Municipal de Emergência. Durante a audiência, o relatório orçamentário apresentado divulgou as receitas oriundas do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual (SES), além dos investimentos do recurso próprio. Diante das metas físicas foi apresentado o quantitativo de atendimentos

através das unidades de saúde que, neste primeiro quadrimestre, registrou 60.252 atendimentos através dos serviços do Programa Saúde da Família (PSF’s), 37.120 nas Unidades de Emergência e 13.604, nas Unidades Básicas de Saúde. O avanço no número de atendimentos do Centro Municipal de Fisioterapia também ganhou destaque durante a apresentação. Nestes quatro meses foram 6.656 atendimentos, sendo que, deste total, 1.123 são de serviços domiciliares. Outro programa que marcou avanço neste período foi o do Tabagismo, onde atualmente 258 pessoas encontram-se em tratamento e apenas 13 não deram continuidade. DIVULGAÇÃO


14

terca-feira, 17-06-2014 |

mundo EUA deve ajudar o Iraque em nova crise no País com a luta contra o ‘terror’ O

secretário de Estado norte-americano, John Kerry, expressou neste sábado ao ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshiyar Zebari, a determinação de seu país a apoiar o Iraque em sua luta contra o terrorismo e anunciou o envio de uma ajuda de US$ 12 milhões para os deslocados. O Ministério das Relações Exteriores do Iraque informou em comunicado que Kerry falou com Zebari por telefone para insistir na “importância da unificação das posturas políticas dos líderes iraquianos e da cooperação para enfrentar a deterioração de segurança que conhecem algumas províncias”. As duas partes estudaram vários passos e medidas práticas para fortalecer a cooperação militar e de segurança e também para comunicar aos países vizinhos que o confronto atual não é sectário, mas se trata de “uma batalha do Estado contra o terrorismo e grupos armados”. Kerry assinalou que seu país enviará ajuda humanitária urgente no valor de US$ 12 milhões destinada aos deslocados e aos cidadãos que ficaram sem lar como consequência dos ataques terroristas. Na terça-feira passada, o jiha-

DIVULGAÇÃO

John Kerry disse que os EUA querem apoiar o Iraque em sua luta contra o terrorismo

dista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), apoiado por combatentes sunitas, tomou o controle de Mossul, capital da província nortista de Ninawa, an-

tes de ampliar nos seguintes dias sua ofensiva rumo às províncias de Saladino, Kirkuk e Diyala, em seu caminho para Bagdá e os santuários xiitas de Karbala e Najaf.

Otan demonstra preocupação com tropas da Russia que avança no leste da Ucrânia

A

Otan divulgou imagens por satélite que sugerem um movimento de tanques russos sem marcas e nem distinções em território do leste da Ucrânia desde a fronteira com a Rússia e que, na sua opinião, questionam o fato de que Moscou esteja tentando diminuir a tensão. “Estas imagens colocam questões significativas sobre o papel da Rússia na hora de facilitar a instabilidade no leste da Ucrânia e seu envolvimento no movimento de equipes militares desde o território russo na Ucrânia”, destaca em comunicado um alto cargo militar da Aliança. A fonte indicou que as autoridades russas estão se comportando de maneira “confusa” e “evasiva” com relação a seu papel tanto na península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou, como no leste da Ucrânia. “É importante revelar fatos relevantes em um esforço para garantir que a Rússia siga sendo responsável publicamente de suas ações”, enfatiza.

Por esse motivo, a Otan publicou hoje um mapa da zona e várias fotografias das quais algumas pertencem à empresa DigitalGlobe, enquanto outras são de “código aberto”. Uma das imagens proporcionadas, segundo a Otan, está datada de 30 de maio e mostra que uma unidade russa foi desdobrada nas proximidades da cidade de Rostov Do Don, perto da fronteira com a Ucrânia, embora na fotografia não é possível ver a presença de tanques. Em outra imagem de seis de junho, a Aliança destaca que aparece uma unidade russa se retirando, o que poderia fazer parte da retirada anunciada por Moscou de seus soldados dessa área fronteiriça. “No contexto dessa retirada geral, se vê que chegaram outros oito tanques”, assinala a organização. Em uma imagem de 11 de junho, a Otan mostra que há outros dez tanques na zona, três dos quais estão estacionados e quatro se encontram na área de treino.

QUOTIDIANO

CLASSIFICADOS Venda [Campos] Alphaville. Cobertura com elevador, 3 quartos, sendo um suíte, área externa, 2 banheiros, 2 vagas, 126 m². R$380.000,00. Cód. 2395. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Alphaville. Apartamento nascente, 2 quartos, elevador, aceita financiamento. R$240.000,00. Cód. 2398. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. St. Amaro. Apartamento com 65 m², dois quartos, todo reformado, com armários nos quartos, sala e cozinha, blindex. Nascente, ótima oportunidade. R$200.000,00. Cód. 2316. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Centro. Apartamento área central com modulados, 2 banheiros, 80m², lazer com piscina e churrasqueira. R$325.000,00. Cód. 2338. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Pq. Rosário. apartamento nascente, excelente, com duas vagas, modulados, dois banheiros, 70 m². Aceita financiamento. R$300.000,00. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Horto. Excelente terreno no condomínio Privilege, nascente ,medindo 15x30, área de lazer com piscina, churrasqueira, sauna, salão e quadra. Aceita CEF. Cód. 2244. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. Rodoviário. Ótimo apto ao lado do Shoping Boulevard com lazer e segurança. aceita CEF. R$142.000,00. Cód. 2369. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Flamboyant. Excelente apartamento, 1ª locação, 3 quartos, sendo um suíte, nascente, rebaixado em gesso e sacada. Sala dois ambientes, área externa, dois banheiros e duas vagas. Cód. 2382. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Fit Vivai. Primeira locação, apartamento em ótimo estado com 2 quartos e 1 suíte,possui gás encanado. Nascente. R$235.000,00. Cód. 2345. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Fit Vivai. Apartamento dois quartos, nascente, todo pintado. Pronto para morar! R$180.000,00. Cód. 2346. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Recanto das palmeiras. Apartamento conservado, dois quartos, lazer e segurança e ao lado do Shopping Bollervard. Cód. 2328. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Alphaville II. Ótima casa duplex três quartos sendo um suíte, toda em porcelanato, varanda com churrasqueira e espaço para piscina. Cód. 2405. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Centro. Lindo apartamento dois quartos com suíte, sala dois ambientes, varanda com churrasqueira, modulados na cozinha e banheiros ,blindex ,excelente estado. Lazer diversificado. Todo decorado, com luminárias, espelhos, sofá, cama king. Cód. 2341. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Centro. Apartamento maravilhoso de um quarto. Lazer completo. R$240.000,00. Cód. 2366. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Flamboyant. Ótima casa duplex com 3 quartos sendo 1 suíte, Nascente. Excelente localização. Próximo à 28 de março, terreno 15X30. 250m² de área construída. Piscina e churrasqueira.

Cód. 2393. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. Tarcisio Miranda. Excelente apartamento, 28 de Março, dois quartos, sala, cozinha e banheiro, aceita CEF. Lazer com churrasqueira e quadra esportiva. Segurança total. R$125.000,00. Cód. 2287. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. St. Amaro. Ótimo apartamento, 1 quarto todo mobiliado, localização excelente, vaga coberta. R$190.000,00. Cód. 2387. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. Rodoviário. Recanto das Palmeiras bem conservado, recém pintado, aceita CEF. Ao lado do Shopping Bollervard. R$140.000,00. Cód. 2329. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Centro. Frente. Apartamento dois quartos sendo um suíte, lazer completo e maravilhoso. Armários na cozinha e banheiros, 65 m². Aceita financiamento. Cód. 2335. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Residencial Europa, apartamentos na planta de dois quartos, na Região que mais cresce na cidade. Cód.2188. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Turf. Felicitá Residence, apartamentos na planta, próximo a 28 de Março, bancos, escolas e supermercados, oferece unidades de dois quartos sendo um suíte, lazer e excelente forma de pagamento. Cód. 2186. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020

Aluguel [Campos] Centro. Apartamento com o melhor lazer da região, dois quartos sendo um suíte. Nascente. Completamente mobiliado. Espetacular. R$2.000,00. Cód. 2412. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Centro. Apartamento próximo ao Auxiliadora, dois quartos. Com condomínio e sem garagem. R$1.300,00. Cód 2390. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Comercial. Ponto comercial na 13 de Maio, medindo 50m². R$1.800,00. Cód 2348. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Comercial. Sala comercial. Ed. Palladium. Piso em porcelanato. Cod. 2252. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. Rodoviário. Excelente apartamento com dois quartos, lazer com piscina, segurança. Valor já incluso o condomínio. R$850.00. Cód. 2358. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Horto. Apartamento novo, semi mobiliado, em frente a Uenf. Dois quartos. R$900,00 já incluso condomínio. Cód. 2414. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pelinca. Apartamento de um quarto mobiliado, com ar refrigerado, garagem coberta e elevador. Cód. 2411. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020 Pq. St .Amaro. Ed. Sunset Residence, 1 quarto, nascente, lazer com piscina. R$900,00. Cód. 2407. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 27342020 Pelinca. Apartamento de três quartos, sendo um suíte, semi mobiliado, próximo ao Auxiliadora. Cód. 1993. Prime Consultoria Imobiliária. Telefone (22) 2734-2020


CUL URAL

QUOTIDIANO

Léo Magalhães é a atração neste 17 de junho, dia da Cidade divulgação

T

OM

15

página

16

terca-feira, 17-06-2014

COMEMORAR OS 164 ANOS DA CIDADE

DIVULGAÇÃO

Gil Miranda gil.miranda@quotidiano.com.br

O

município de São João da Barra celebra no dia 17 de junho de 2014, 164 anos de elevação à categoria de cidade, mas a história da cidade começou em 1622, quando pescadores de Cabo Frio se transferiram para Atafona. Como o local era muito rico em pescado, o grupo resolveu se fixar e iniciando efetivamente a povoação do Norte Fluminense. Em 1630, com a morte da mulher do pescador Lourenço do Espírito Santo, este se retira do Pontal da Barra, onde hoje se localiza Atafona, indo fixar residência mais para o interior num pequeno elevado de areia junto ao rio Paraíba do Sul. Após construir sua pequena cabana de palha, Lourenço logo foi seguido por outros pescadores, dando início à construção de uma pequena ermida em louvor a

São João Batista. Durante muitos anos o pequeno povoado pouco se modificou, sendo que, já em 1644, era a capela de São João confirmada pelo prelado D. Antônio de Maris Loureiro, época em que se delineavam os contornos do pequeno arraial contando com algumas casas, todas de palha, situação que vai perdurar até a elevação do povoado à categoria de Vila, em 1676, segundo o historiador Fernando José Martins. Portanto o ‘seis’ de junho também será sempre motivo de orgulho para todos os sanjoanenses, pois foi há 338 anos, que o povoado foi elevado à Vila com o nome de Vila de São João da Praia, conquistando a independência político-administrativa. Ainda segundo Martins, a população da recém-criada Vila era de aproximadamente 30 pessoas

que ele relaciona à sua obra. Por essa época, foram abertas a Rua da Boa Vista, a única que existiu durante muitos anos e a Rua Direita inicialmente chamada de Rua do Caminho Grande que servia para os moradores da “barra” para virem às missas e negócios na vila. Contudo, a vila era ainda muito pobre, conclusão tirada pela descrição do Capitão Manoel Martins do Couto Reys que em 1785 assim a descreve: “He muito pobre e pouco populosa: está situada tão bem em huma planície sobre áreas na margem do Paraíba. Distante de sua barra, pouco mais de meya legoa. Contém dentro em si 111 fogos unicamente tem dos que se manifestão nos seus lugares exteriores.” A vila, então, conheceria progresso e notoriedade com início do século XIX. De forma que a

visitando, em 1847, o Imperador D. Pedro II não teve dúvidas que o progresso visto era sinal que a vila merecia ser elevada à cidade. Econômica e socialmente, São João da Praia alcançou seu apogeu neste período o que atesta a descrição do Almanaque Laemmeth: “... A cidade edificada à margem direita do Rio Paraíba (...) tem 804 casas entre as quais 46 sobrados de um ou dois andares; destas casas são habitadas 758, dividindo-se em 19 ruas, 39 becos e travessas e seis praças. Tem 4.790 habitantes, dos quais 2.623 do sexo masculino e 2.167 do sexo feminino. As ruas e praças são apenas calçadas nos passeios junto às casas, mas o terreno é todo arenoso e enxuto...”. Em 17 de junho de 1850, a Vila foi elevada à condição de cidade por decreto do imperador Dom

Pedro II com o nome de São João da Barra. Foi neste século que inauguraram, com o aval do imperador, a Santa Casa de Misericórdia; a Usina Barcelos, propriedade do barão de mesmo nome; duas Companhias de Navegação; uma Companhia Agrícola; uma Companhia de Cabotagem; a Companhia da Valla Navegável do sertão de Cassimbas. Além disso, também foram inauguradas a Sociedade Beneficente dos Artistas que construiu em 1902 o Teatro São João; a Sociedade Marítima Beneficente; a Sociedade Musical e Carnavalesca Lyra de Ouro e a Banda Musical União dos Operários, sucessora da extinta Lyra de Ferro, fundada anteriormente e a loja Maçônica Capitular Fidelidade e Virtude, datada de 24 de março de 1839.


16

terca-feira, 17-06-2014 |

Novos barões: Dodozinho e Zé Sena serão os homenageados de 2014 D

urante os festejos juninos, São João da Barra tem por tradição entregar títulos de cidadania e as maiores honrarias a pessoas de notoriedade no município. O executivo vai homenagear com a Medalha Barão de São João da Barra José Martinho Sena, conhecido como Zé Sena. Já a Medalha Barão de Barcelos, concedida pelo poder legislativo, este ano vai agraciar Genecy Mendonça, o Dodozinho. A sessão solene de Outorga da Medalha do Mérito do Barão de São João da Barra, que está em sua 27ª edição, acontece hoje, 17 de junho, dia em que o município completa 164 anos. A cerimônia será realizada no Palácio Cultural Carlos Martins, a partir das 20h. A Comissão da Medalha 2014 do executivo é composta pelo Presidente José Amaro Martins de Souza - prefeito do município, secretária executiva Maria Celia Pacheco e, ainda, Ariane Beyruth, Edevigens Monteiro, André Pinto e Plínio Berto. O grupo é responsável pela escolha do homenageado, que tem uma grande história de vida em São João da Barra. Zé Sena, como é popularmente conhecido, é presidente do Retiro São João Batista, músico, pai de nove filhos, casado e filho de Ubaldo Sena e Ilda

DIVULGAÇÃO

Pereira Sena. Jogador do Fluminense por 25 anos, fez parte também dos times Sanjoanense e Portuguesa, aposentado pelo Grupo Thoquino, empresa do Conhaque de Alcatrão em São João da Barra, onde trabalhou por 35 anos. Hoje tem uma vida estável e dentre tantas outras funções foi presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, presidente do clube Fluminense, da Irmandade de São João Batista. Já passou pela centenária União dos Operários. Há 39 anos ele fundou a Banda 2001, da qual ainda é o responsável. A Câmara de São João da

Barra vai realizar a cerimônia no dia 24 deste mês, às 20h. A cerimônia acontecerá no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, onde cada um dos nove vereadores homenageará cinco pessoas com o Título de Cidadão Sanjoanense. Dodozinho nasceu em 1918, na localidade de Campo de Areia no 5º distrito. Começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados brasileiros. Pai de quatro filhos, tem seis netos e cinco bisnetos. Sempre se doou às causas comunitárias. Como cidadão, foi o

Léo Magalhães faz a festa, hoje, em SJB O

novo fenômeno da música sertaneja, Léo Magalhães, se apresenta nesta terça-feira (17), às 22h, no aniversário de São João da Barra, no palco principal na Praça de São João Batista. O cantor está comemorando dez anos de carreira em grande estilo com o show que corresponde ao seu novo DVD “Léo Magalhães - 10 Anos de Carreira”. Dentre as canções algumas regravações, mas a maioria músicas inéditas. Entre elas “CDs e Livros”, “Meu Amor Voltou” e “Aí o Homem Chora”. Os sucessos “Nosso Casamento”, “Alô” e “Onde Anda Meu Amor” não vão ficar de fora. Amante incondicional da música sertaneja e com um jeitinho bem mineiro de ser, Léo traz em sua voz marcante e seus dedos projetando notas melódicas, a es-

sência do sertão em forma de música. Em seu repertório não falta canções de duplas sertanejas consagradas que mais se identificavam com seu estilo próprio de cantar como: Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, Chico Rey e Paraná, Gian e Giovanni e Bruno e Marrone.

O adeus de um herói

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

responsável por “desbravar” as estradas do 5º distrito. Entrou para a política em 1971, como vice-prefeito. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E teve, posteriormente, mais três mandatos de vice. Dodozinho, que atualmente ocupa o cargo de subsecretário de Obras, é considerado “patrimônio político de SJB” por tantas melhorias que promoveu no município: construiu escolas, fez a passarela e a ponte de Grussaí, iluminou de todo o 5º distrito, fez a rodoviária de São João da Barra, entre outros.

DIVULGAÇÃO

Rua Regaleira vence o “Minha Rua na Copa”

S

ão João da Barra entrou de vez no clima da Copa - Fifa 2014. Com o lema “Copa 100% lá de baixo”, a rua Regaleira, da sede do município, venceu o Concurso de Decoração de Rua, com 476 pontos, organizado pela secretaria de Educação e Cultura. A premiação em troféu e R$ 3.000,00 em dinheiro foi entregue durante os festejos em homenagem a Santo Antônio. Em segundo lugar, com 432 pontos, ficou a rua Ana

Augusta, no bairro Carrapicho, em Atafona, com o tema “Vamos junto rumo ao hexa”. A terceira colocação, com 420 pontos, foi para a rua Santa Raquel, também localizada na sede do município, nas imediações do Retiro São João Batista. O tema foi “Avante Brasil! Somos todos um só”. Segundo e terceiro colocados receberam, respectivamente, premiação em troféu e as quantias de R$ 2.500,00 e R$ 1.500,00.

QUOTIDIANO

CIRCUITO JUNINO CULTURAL XV Concurso de Quadrilhas Juninas e Carroças – 20/06 A 370ª festa do Padroeiro São João Batista começa no dia 20 de junho, às 20h, com o Concurso de Carroças. E logo após, tem início o tão esperado Concurso de Quadrilhas Juninas de São João da Barra. O tradicional Concurso acontece às 21h, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, em frente à Praça São João Batista, animando e agitando mais uma noite do Circuito Junino sanjoanense. Três quadrilhas se inscreveram na disputa que vai distribuir 7.250 reais em prêmios além dos troféus. XXVIII Festival Sanjoanense da Canção – Eliminatórias18/19 e Final 21/06 Uma das mais tradicionais e esperadas atrações da programação, o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), acontece no próximo sábado (21), a partir das 20h, no palco oficial, na Praça do Padroeiro São João Batista. O evento, despertou o interesse de 26 concorrentes. Antes da grande final, acontecem as duas eliminatórias nos dias 18 e 19/06, no Cine Teatro São João, com entrada franca. Serão distribuídos 13.500 reais em prêmios, além de troféus. XVII Encontro Municipal de Academias – 22/06 Academias e grupos de dança participam, no próximo domingo (22), às 20h, do Encontro de Academias de São João da Barra. Desfile Fluvial e Dia do Padroeiro São João Batista 22 e 24/06 No próximo domingo (22), acontece o Desfile Fluvial, que já é uma marca no Circuito com as embarcações decoradas e trazendo temas, e tem início às 15h. Mais que a eleição e premiação dos melhores barcos, a tradição fica por conta do cortejo ao Mastro de São João Batista. O primeiro lugar irá ganhar R$ 3.800,00, o segundo R$ 2.750,00, o terceiro R$ 2200,00 e o quarto e quinto, R$ 1650,00 e R$ 1.100,00, respectivamente. Na terça-feira, 24 de junho é comemorado o dia do Padroeiro São João Batista. Às 5h vai acontecer a alvorada festiva. Já às 8h é a hora da disputa do prêmio de maior robalo vivo. A Grandiosa e Tradicional Procissão do Padroeiro São João Batista, percorrendo a cidade e derramando suas bênçãos a todos os lares sanjoanenses está marcada para as 18h. A banda Rosa de Saron se apresenta às 21h no palco principal encerrando a festividade religiosa.


18

terca-feira, 17-06-2014 |

wilson de oliveira

QUOTIDIANO

Falado e dito: “Cada dificuldade encontrada deve ser uma ocasião para um novo progresso.” DIVULGAÇÃO

Folclóricas ‫ ﻼﻼ‬Ali na Rua Quintino Bocaiuva, em frente a casa de Silvinho Sena, Sandra Sena, Solange Sena e Serginho Sena, tem uma sinalização de trânsito, nas cores verde, vermelho e amarelo com a inscrição: PARADA OBRIGATÓRIA... E você degusta Caldo Verde, Caldo de Carne e Canja de Galinha, que ‘não faz mal a ninguém’. No alto, a bandeira tricolor e um chopinho caprichado... Pra variar... Se a moda pega... ‫ ﻼﻼ‬As casas de Florita e Osmar Moço aqui na cidade e a da Amiga Márcia, em Atafona, são as maisons mais caprichadas na decoração para esta Copa do Mundo, com direito a foguetório, chope, samba e muitos tira gostos. A casa de Osmar e de Florita parece um Templo “Chinês” no Brasil, com lanternas orientais nas cores verde, azul, amarela e branca... ‫ ﻼﻼ‬Já a casa de Amiga Márcia Moraes está coloridíssima (o máximo), com a presença do tatu bola, Fuleco, bandeiras da nação brasileira e uma homenagem a todas as nações que chegaram para a Copa do Mundo no Brasil. Márcia ofereceu coquetel para mostrar a decoração, junto ao filho Leonardo... O luxo! ‫“ ﻼﻼ‬Vida Rural” é o nome do programa do Secretá-

rio de Agricultura local, Pedro Nilson Berto, todos os sábados, pela emissora Campos Difusora, que vem dando índice altíssimo no IBOPE. O programa é muito bem produzido, com efeitos especiais, é uma das maiores audiências de toda a região. Em segundo lugar fica o programa do Robson Nogueira, pela Rádio Barra local todas as manhãs... ‫ ﻼﻼ‬O economista aposentado Zeca Cardoso chegou à cidade para a sua temporada do Circuito Junino. Zeca anda em total relax. Onde chega é abraçado. Zeca só quer curtir mesmo as lanchas de São João Batista, onde foi detentor de todos os prêmios durante 10 anos... Viva ele... ‫ ﻼﻼ‬Sandra Sena e Paulo César Marreca, convidando para os 50 anos de Sandra e os 30 anos de casados deles que vai acontecer no próximo dia 23 de junho com muita pompa e uma festança daquelas. Se é que merece um prêmio de família festiva é a família Sena... Todos adoram um tre lê lê... ‫ ﻼﻼ‬Vamos abraçar, hoje, dia 17 de junho, aniversário da cidade de San Juan de La Barra, ilustres aniversariantes de hoje, como Eduardo Beyruth de Oliveira e Jerônimo Rangel. Palmas para eles que eles merecem...

Para não esquecer...

Alô, Alô

‫ ﻼﻼ‬... Hoje às 16h, tem jogo do Brasil pela Copa do Mundo. A equipe do Felipão joga em Fortaleza, no Ceará, contra a equipe do México. Vamos cruzar os dedos e deixar para gritar OLÉÉÉÉ no final do segundo tempo... Naturalmente os nossos Ricardo Beyruth de Oliveira e Adriãozinho Ferreira que moram na capital cearense deverão assistir ao grande jogão...

‫ ﻼﻼ‬Zeca Cardoso e Alanildo Salles de Abreu, amanhã, é aniversário da Abelha Rainha, MARIA BETÂNIA... Salve ela!!! Aliás, amanhã também é aniversário de Michele de Fátima Fogueteiro e do mega Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ninguém mais chama de FHC. Todo mundo era feliz e não sabia...

ATT

Chuteira

O modelo é Mateus Soares, agitando a passarela

Joaninha ‫ ﻼﻼ‬O mundo encantado das Joaninhas, uma festa movimentadísima e classe A, foi o tema da cerimônia do 1º níver da bonita Hemilly, filhota de Monique e Henys Pinto, acontecido no último dia 7 de junho no melhor estilo infantil no Salão do Clube Chinês. Os avós Robson e Cristina Godinho, mais Guilhermina Pinto e o Aurinho, estavam lá firmes e fortes, recebendo os amigos. Aliás, foi um dos maiores festivais infantis que já vi. Coquetel fantástico, acima de todas as delícias, um mundo de souvenir’s e a presença maciça de casais amigos e a petizada que se esbaldaram na mesa de doces, nas guloseimas, nos brinquedos e na grande festa, toda preparada pelo paizão Henys, que caprichou no visual. Até os adultos se deliciaram. Caíque e Marilin, junto com Perla, ajudavam a receber... Encantadora esta festa.

‫ ﻼﻼ‬Cadê Chicão de Assis, gente? Chicão vive sumindo, sumindo, sumindo, como perfume francês. Não deixa nem o rastro pra onde vai. Aliás, anda presenteando os amigos com miniaturas do abridor de garrafas baiano. A fila é grande dos congratulados...

‫ ﻼﻼ‬A atriz Bruna Marquezine anda perdendo espaço, Agora mesmo ela anda fula da vida, porque a imprensa a batizou de MARIA CHUTEIRA. E não é que é. Ela não pescou Neymar Jr? Então, é Maria Chuteira. Melhor ser Maria Chuteira do que Maria Sapatão, BRUNINHA!!!

ELO

Késsila e Willis

Casadíssima

‫ ﻼﻼ‬Mesa animadíssima no HB Gourmet no dia dos namorados. Noite chuvosa, fria, com o show do cantante Sandro Bali, que deu showzinho à parte. Animados em mesa quilométrica estavam Itamara e Rondinelli Sena, Daniela Souza e Danilo, mais Daniele e Renato e ainda Márcia e João Anisio Silva Souza, que deixaram reluzir na mão direita uma grossa aliança (??!!), naturalmente achado por eles aquele elo perdido... Pois é... É o amoooooooorrrrrr!!!

‫ ﻼﻼ‬E da Seção badalação e babados, vamos registrar aqui a festa linda do casamento de Willis da Conceição Ferreira com a Késsila Ferreira da Conceição, que aconteceu no dia 7 de junho, nos salões do Clube Democrata, numa festa em tons azul e branco e com as presenças de mil e um amigos... Grávida, Késsila estava linda, linda... Willis chiquérrimo, todo de branco, com detalhes dourados, parecia um astro americano, uma espécie de Will Smith. Liana Bomgosto fez toda a celebração tanto civil, quanto ecumênica. Os pais se emocionaram todo o tempo, Claudineia e Luis Carlos mais Jaciara e Gilberto Ferreira... Aliás, o clube estava superlotado, com um mundo de presenças, especialmente músicos mis. O cardápio foi muito chic e farto... Havia de tudo, dos caldos deliciosos na entrada e Jantar, sem falar no coquetel muito gostoso, que Elvira se refastelou... Mais tarde vieram os doces, o bolo, as mensagens de amor e carinho, com mensagem deixada por eles: “Nenhuma história de vida é escrita sem a presença de mãos amigas que se estendem em nossa direção.” Brindes a Késsila e Willis. TIM TIM...

‫ ﻼﻼ‬... Está a Denise Beatriz de Melo Alexandre Peão (Filha da maestrina Elza Melo) com o Allan Christian Gonçalves Fernandes. Depois de três anos de namoro, eles juntaram as escovas de dente. E para selar este tempo tão bonito, foi oferecido um jantar com os pais Lucilene Fernandes e Carlos Alberto, mais Elza e todos os amigos chegadíssimos. Tudo brindado com um delicioso espumante a esta conquista. TIM TIM... A Denise que faz Nat amanhã, 18 de junho.

Casamento

‫ ﻼﻼ‬Sharlene Barbosa, cantora evangélica, casa-se dia 28 de junho, às 18h com o Agripino Silva Abreu, na Igreja Aliança com Cristo, em Atafona. Os pais Maria das Graças Lopes Barbosa, Dulcinete da Silva Abreu, mais Brás da Silva Moreira e José Luis Pedra Gomes, felizes com o entrelace de seus filhos, na própria igreja haverá recepção aos convidados chegados...


QUOTIDIANO |

19

terca-feira, 17-06-2014

ZONA FRANCA

Regaleira

Super Vip

Gilliard e Luciana

‫ ﻼﻼ‬Dircélia Raposo Neves vai passando bem em São Paulo, depois de submetida a uma cirurgia no coração. Maridão Ronaldo e os filhos Flavinho e Luis André, com os netos ao seu lado, dedicando-lhe um mundo de carinho. Breve, ela voltará ao nosso convívio. ‫ ﻼﻼ‬No dia 7 de junho, Ana Lícia Fernandes comemorou os seus 15 anos por aqui com festa muito linda em tom lilás, organizada pela madrinha Elizabeth Gegório. Amigos da nova geração, todos presentes abraçando-a. ‫ ﻼﻼ‬Uma presença bonita e carismática no novenário do Divino Espírito Santo, a do Padre Gustavo Ribeiro dos Santos, que celebrou uma missa sendo muito bem recebido, é claro, pela comunidade católica. A mãe Cenira veio com ele. ‫ ﻼﻼ‬No último dia 24 de maio nasceu na Clínica Lilia Neves, em Campos, um belo menino para o casal Dayani e David (Ele da Agência local do BB) e recebeu o nome de Miguel. Felicitações ao jovem casal. ‫ ﻼﻼ‬Quem já nasceu também no último dia 10 foi Lorenzo, filho de Emanuele Gaia e Djhonatan Neves. Felicidade geral dos avós maternos Osvaldo e Sueli e dos paternos Sandra e Chichico. Os tios Elizaldo e Jéssica Neves mais Erick Gaia babam. Aliás, Erick Gaia e a bela Ana Carolina Freitas Gaia também descobriram a gravidez. A ansiedade, agora, é para saber o sexo. ‫ ﻼﻼ‬A gatíssima Luiza Bittencourt está grávida. Paizão Alan Marino, feliz, contando os dias e as horas. Quem também está feliz, são os avós Gracinha e Cadica Bittencourt e os bisavós, Marina e Osvaldo Rodrigues. ‫ ﻼﻼ‬D. Dacira Ferreira Barros viajou ao Rio de Janeiro onde participou como delegada do Congresso Avançado de Gastronomia Internacional, no Royal Hotel, antigo Continental. Aliás, Dacira é um dos nomes que surgiu em 2013 e adentrou o 2014 com muito sucesso, devido à sua competência e ao seu talento... Hoje, ela abraça o projeto Mulheres Mil...

‫ ﻼﻼ‬A Rua da Regaleira, uma rua cheia de artistas, como Henys Pinto e Thiago Tatoo, Caíque e Marilyn, Everaldo, Rosa Maria, Maria Rosa, Edivaldo Machado, Tininha Amaral, foi a rua premiadíssima no concurso “Minha rua na Copa”. Aliás, os integrantes batizaram a rua de “Na Copa 100% lá de baixo”. Um espetáculo. Levou R$ 3.500,00 caprichados... Elder Amaral mostrou prestígio, colocando no júri 10 celebridades de peso do nosso mundo artístico-esportivo de SJB. Viu só...

‫ ﻼﻼ‬Um dia festivo com coração de bolas e balões coloridos para marcar o primeiro aniversário do Espaço VIP, no último dia 6 de junho. Natália e Mery Sena estavam, empolgadíssimas. Coquetel farto, todo o dia com sorteio de brindes, com promoções e o movimento de clientes e amigos. No final, a equipe que se produziu para o evento se reuniu para agradecer pelo sucesso e saborear um delicioso bolo coberto por pasta americana vermelha e o nome do salão em branco. Mulheres mis presentes. Aliás, Natália Sena e Nanderson Costa estão em clima de total felicidade, pois em breve chegará o filhote deles, que já tem o nome de THÉO.

‫ ﻼﻼ‬Bonito o casamento de Gilliard Almeida e Luciana Pereira, acontecido no último dia 7 de junho, na Igreja Matriz de São João Batista, com recepção nos salões dos sonhos, na BR-356, que liga San Juan a Atafona. Aliás, foi nesta festa que a stylist Sônia Souza produziu, maquiou e penteou diversas figuras da ala feminina como Raphaelly Corrêa, Sandra Almeida, Cintia Almeida, Rosa Martins de Souza, Ana Clara Almeida Batista, Silas Carvalho e sua equipe, que veio de Belo Horizonte. Todos encantados com a visagista Sônia... Viva ela e suas mãos de fadas...

Felipe Miranda e a prima Júlia

Fábio Rangel e Thalita Alves

Luana e Juliano Barbosa

Marilin, Joyce e Larissa Milena e Rogério Zorzal com a filha Ana Clara

Júlio César Barbosa

Caio Pinto Serra e Lis Peixoto

Dudu Machado

Giro ‫ ﻼﻼ‬Florita e Osmar Moço saíram daqui de San Juan um dia após a abertura da Copa, para dar um giro de sete dias a 10, entre Portugal e Espanha, na Europa. No roteiro deles, Coimbra, Lisboa, Pamplona, Barcelona, de Trás dos Montes, Madrid e a Ilha dos Açores. Ligaram para Bruno e Wendel dizendo que estão amando, amando... Viva quem pode.

Duda Moço Thais Alves e love capixaba

METAMORPHOSE

São João da Barra Shopping 22 2741.1626


Quotidiano. Edição 105. 17/06/2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you