Manual de Ventas Portugués 2016

Page 1

Descubra-o 1


América doSul Equador Esmeraldas Tulcán Ibarra

Ilhas Galápagos

Quito

Lat. 0°0'0"

Nueva Loja

Puerto Ayora Puerto Baquerizo Moreno

Santo Domingo Bahía de Caráquez

Baeza

Latacunga

Tena

Quevedo

Manta

Ambato

Portoviejo

Costa do Pacífico

Baños

Guaranda

Puyo

Babahoyo

Amazônia

Riobamba Santa Elena

Guayaquil

Francisco de Orellana

Macas Azoguez Cuenca

Machala

Loja

Andes

Zamora

Ilhas Galápagos Islas Galápagos

EQUADOR

Lat. 0° 0'0"

Costa do Pacífico Océano Pacífico Costa do Atlántico Océano Atlántico

Uma publicação da Empresa Metropolitana Quito Turismo, Ano 2014. • Conteúdo e fotos: Quito Turismo • Desenho gráfico: Francisco Veintimillia R.


Bem-vindo a Quito Quito é a capital do Equador, uma cidade que ascende sobre a Cordilheira dos Andes, a 2.800 metros acima do nível do mar. Aqui, o passado e o presente convivem retratados em uma fantástica arquitetura, que sussurra histórias do tempo, passando pela era pré-colombiana, a época colonial, a Independência do Equador e a República. Conhecida como o Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade é acolhedora, moderna, artística e brilha pela sua cultura. Está localizada a poucos minutos de bosques e florestas, de exuberantes parques nacionais, vulcões e regiões ideais para a observação de aves – reconhecidas como os hot spots do planeta. Quito, a porta de entrada para a diversidade do Equador, está esperando você.

3


Por que Quito? Quito tem razões irresistíveis para você visitá-la: 1. Em 1978, a UNESCO declarou a cidade como o Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade. 2. Oferece uma mistura de vida colonial e vida moderna, carregada de tradição, cultura, história e diversão.

4

onde já é um rito que os turistas tirem fotos com um pé no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul. 5. Existe uma dúzia de museus que oferecem um olhar detalhado do passado da cidade, do país e do continente.

3. Quito possui o Centro Histórico mais imponente e melhor conservado de todas as Américas, sendo um vivo bastião colonial que se mantém intacto no tempo.

6. A gastronomia local inclui deliciosos pratos típicos das regiões andinas – como o “locro” de batata, o “rosero” (feito com deliciosas frutas e grãos andinos), “empanadas” doces e salgadas, o exótico “cuy”, além de mariscos especiais da Costa do Pacífico.

4. Perto da cidade está a “Metade do Mundo”,

7. La Mariscal é uma empolgante região de res-


taurantes, bares e discotecas, com ambientes, sabores e música para todos os gostos. 8. Quito tem também 33 mágicos povoados que ainda guardam a vida rural e do interior. 9. Visitar esta cidade significa ter a chance de ficar perto da Avenida dos Vulcões e descobrir a vida do “chagra” (tchagra, o peão do Equador) nas fazendas centenárias e as atividades do agroturismo. 10. Viver a natureza no Nor-ocidente onde se localiza um dos hot spots do “Chocó Andino”, lar de várias espécies de aves (Important Bird Areas).

5


Centro Histórico Quito concentra seus aromas e a história do seu passado no Centro Histórico. Esta é a maior e melhor conservada região colonial das Américas, tendo, no total, 320 hectares. Suas estreitas ruas detêm casas, monastérios, conventos e igrejas coloniais, ainda vivas graças às atividades das ordens religiosas, aos comércios e ao trabalho centenário dos seus habitantes. Essa região foi um dos motivos pelos quais a UNESCO declarou Quito como Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade em 1978. Sua impressionante arquitetura, que vai dos séculos XVI até o XX, abrange a cotidianidade dos seus habitantes que, nesse tempo, têm mudado pouco, senão nada, questão da qual você pode fazer parte.

6


Imperdíveis

A Praça Grande ou a Praça da Independência: Em torno dela desenvolveu-se a cidade colonial. Lá visita-se o Palácio de Carondelet - também chamado de Palácio de Governo -, a Catedral Primada de Quito, assim como o Palácio Bispal. Você pode desfrutar das antigas barbearias, joalherias, tradicionais confeitarias, oficinas de artesanato típicas e muito mais.

Calle de las Siete Cruces (Rua das Sete Cruzes): A Rua García Moreno recebe esse nome porque nela existem sete igrejas de distintas congregações a poucas quadras de diferença, vestígios da religiosidade que permanece na cidade desde o século XVI. A Companhia de Jesus é um dos ícones barrocos dessa rua. A Praça e a

Igreja de São Francisco, o Museu do “Alabado” (Louvado) e o Museu da Cidade são outros lugares para descobrir, muito perto dali. La Ronda: A mais antiga e tradicional rua da cidade, associada à boemia e à arte da Quito antiga. Hoje é sinônimo de gastronomia, artesanato e diversão, de dia e à noite. Venha e conheça a essência de Quito.

7


La Mariscal

8

Boemia, tradição e modernidade juntam-se para dar a você as mais variadas opções de entretenimento diurno e noturno. Em torno da Praça Foch, você vai encontrar hotéis, bares, discotecas, cafés, antiquários, restaurantes, lojas de artesanato, museus e praças. Na parte alta, em La Floresta, você poderá desfrutar de várias opções culinárias e de boemia.


Imperdíveis

Praça Foch: Coração de La Mariscal. Bares, restaurantes, cafés em um ambiente de absoluta festa, que reluz o espírito cosmopolita de Quito. Avenida Amazonas: Esta é a via central de La Mariscal, que recorre o norte de Quito. É uma região perfeita para sair a caminhar e descobrir lojas e a boemia. La Floresta: Lar da vida contemporânea de Quito. Uma série de lugares de interesse cultural como salas de cinema independente, restaurantes, produtoras de filmes e de televisão, galerias de arte e lojas de artesanato dividem o espaço com as residências, universidades, hotéis, praças e parques.

9


A metade do mundo

Quito, o centro do planeta. Uma missão geodésica francesa do século XVIII pesquisou durante oito anos o lugar exato por onde passa a linha do Equador que divide a terra. Em 1836, construiu-se um monumento no lugar indicado. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Afinal, há poucos lugares no mundo onde o turista pode tirar uma foto com um pé em cada hemisfério.

10


Imperdíveis

Cidade Metade do Mundo: Localizada onde a missão estabeleceu a metade do globo terrestre, nesse centro acontecem várias exibições. Tem também um museu etnográfico para conhecer mais sobre as etnias e a diversidade do Equador. Reserva Geobotânica Pululahua: A poucos minutos de Quito existe um dos raros vulcões do mundo cuja cratera está habitada. É um lugar especial que deve ser visitado. Museu do Sitio Intiñan: Aqui, praticam-se vários experimentos (como colocar um ovo na cabeça de um prego) para entender o que significa estar na Metade do Mundo desde o ponto de vista físico e energético.

11


Povoados e vida rural, com áreas para o esporte e a aventura

A vida rural em Quito tem magia e encanto. Florestas, bosques, vales, vulcões, cascatas e povoados tranquilos, tudo de uma surpreendente biodiversidade. Urso-de-óculos, onças, condores, curiquingues, coelhos e colibris são algumas das espécies que podem ser observadas, assim como as samambaias e uma vasta variedade de orquídeas. Além disso, cada povoado oferece a você diferentes experiências gastronômicas, esportivas, artesanais e culturais.

12


Imperdíveis

Ruta escondida (A estrada oculta): É um caminho que atravessa Puéllaro, Perucho, Atahualpa, Chavezpamba e San José de Minas, onde você irá conhecer as paisagens andinas mais lindas, assim como desfrutar das cascatas e mirantes. Não deixe de experimentar o “sanococho peruchano”.

Ecoruta del Quinde (Eco-estrada do Quinde): Comece a sua trajetória no bairro de Mena del Hierro e percorra Nono, Alambi, Tandayapa e Nanegal. Foi declarada de importância ecológica e paisagística e é parte da Área Importante para a Conservação de Aves, segundo a Bird Life International.

Mashpi y Pachijal: São duas regiões protegidas pelo Bosque Nebuloso, nas quais se realizam caminhadas, ciclismo de montanha e avistamento de uma grande variedade de aves.

O Guagua Pichincha e o Lloa: A trinta minutos de Quito encontra-se esta povoado. Ali recomendam-se as caminhadas, o montanhismo e o ciclismo de montanha. O maior atrativo da região Lloa é o vulcão chamado Guagua Pichincha.

13


Em torno de Quito

Perto de Quito, em qualquer direção que se for – seja norte, sul, oeste ou leste – existem incontáveis lugares, todos eles maravilhosos, onde há vulcões, parques nacionais, cascatas e banhos termais. Isso faz da cidade de Quito o centro de operações para qualquer visitante que deseje experimentar a diversidade natural do Equador.

14


Imperdíveis

Otavalo: Cidade têxtil, com enorme oferta de artesanato e capital da província de Imbabura. Otavalo encontra-se a 120 km ao norte de Quito. Seu mercado da Praça dos “Ponchos” é, por excelência, o melhor lugar para comprar qualquer objeto de artesanato, seja trabalhado em couro, tela, madeira, cerâmica, tágua (também conhecida como noz de marfim), lã e sementes. Também é bem recomendado o mercado de animais. Vulcão Cotopaxi: O gigante do Equador. Localizado no Parque Nacional do mesmo nome, o Cotopaxi é um dos vulcões ativos mais altos do mundo (tem 5.897 m de altura) ostentando flora e fauna própria dos terrenos de altitude.

Papallacta: Um milagre no meio do frio dos Andes onde sobressaem piscinas de águas claras entre pântanos envolvidos em névoa. A 50 km a leste de Quito existem vários complexos turísticos com todo o conforto necessário para você relaxar. Nor-ocidente: Santuário de aves, a duas horas de Quito. Durante anos esse povoado tem sido considerado pelos fanáticos do turismo ornitológico como um lugar top para o avistamento de aves.

15


Trem no Equador Este é o produto estrela do Equador, porque viajar neste trem é voltar no tempo e recuperar, a experiência turística de como era se locomover no país no início do século XX. Na estação de Chimbacalle, ao sul de Quito, inicia-se um relaxante percurso que permite observar as paisagens mais charmosas da região andina. Hoje em dia, o turista tem a oportunidade de atravessar os Andes para a costa equatoriana, em um passeio que reconstrói a história de um país que sonhou com a união das suas regiões há mais de cem anos.

16


Quito Tour Bus Quito se revela através das suas ruas, de seus lugares importantes e da história de cada tijolo... Tudo isso poderá ser visitado graças aos passeios realizados durante o dia e à noite, que integram este bus hop on, hop off. A parte mais turística da cidade é melhor apreciada a partir dos ônibus de dois andares que levarão você a lugares emblemáticos como o Jardim Botânico, a Basílica, a Praça Grande, El Panecillo (O Pãozinho) e o Teleférico.

17


Imperdíveis

Tienda El Quinde (Loja O Quinde): No Centro Histórico encontra-se essa loja que é ideal para achar a lembrança que melhor represente sua visita a Quito. La Ronda: A boêmia rua de Quito é também um espaço para admirar a arte e o artesanato tradicional da cidade nas várias oficinas e galerias. Os artesãos trabalham à vista dos transeuntes, demonstrando técnicas e materiais que dão conta da tradição de Quito, e que possibilita tirar excelentes fotos.

Artistas e artesãos Cidade de pessoas que enfeitiçam com a habilidade das suas mãos. O deslumbrante trabalho dos artistas e artesãos de Quito permite aos visitantes adquirirem objetos de enorme qualidade como lembranças da viagem. Esta é a cidade da criatividade e o resultado desses afazeres está à mostra nas várias lojas, mercados e ruas.

18


Gastronomia Quito coloca na mesa o melhor da cozinha equatoriana em mais de cem restaurantes de diferentes ambientes e sabores. Lugares que oferecem uma variada gama de deliciosos pratos tradicionais que misturam tubérculos (como a batata), grãos (milho, especialmente), carnes e produtos do mar, entre outros. Se você visitar Quito deve experimentar o “locro” de batata (uma sopa cremosa feita de batata e queijo), a “fritada” (carne de porco cozida), o “ceviche” de camarão, o sanduíche de pernil (que leva rodelas de carne de porco), o “llapincgacho” (tortilha de batata recheada com queijo) e a “tripa mishqui” (tripa de boi assado), além de outros pratos da gastronomia equatoriana. No entanto, Quito também é uma cidade para degustar uma ampla oferta de pratos de comida internacional, que fazem dela um ponto interessantíssimo para o turismo gastronômico.

19


Hospedagem Seja para a família ou para o casal, com amigos ou só, no meio da natureza ou no coração da cidade, as opções de hospedagem em Quito se adequam a seus requisitos e orçamento. Você poderá achar, entre todas essas alternativas, a melhor proposta para você curtir a cidade da Metade do Mundo. A cidade conta com 30.313 leitos, seja em hotéis de luxo, primeira e segunda categoria.

20


21


Compras Sim, senhor. Quito é uma cidade para compras! Uma gigante vitrine de belíssimos artesanatos: obras com finos detalhes feitos à mão que enfeitiçam os visitantes. Nos povoados próximos a Quito, lugares de encanto e magia, é possível encontrar tecidos em fibra, trabalhos em couro, bronze, ferro forjado, obras em tágua (marfim vegetal), pintura religiosa, maçapão, cerâmica, chapéus de palha toquilla, antiguidades coloniais e prataria única, sempre com preços incríveis.

22


Em seu passeio de compras, também estarão a seu alcance lojas de presentes, galerias de arte e centros comerciais que se distinguem entre os maiores e mais completos da América Latina. Lembre-se de que você pode encontrar vestuário de designers exclusivos como Armani, Hugo Boss, Donna Karan New York e Versace, além de outras marcas internacionais a preços insuperáveis. É impossível evitar a tentação de levar um pedacinho de Quito na mala!

23


Plaza Grande

A pé

Duração aproximada da visita 30 min

Loja el Quinde Cúpulas da Catedral de Quito Igreja Compañía de Jesús

A pé

30 min

Quito Moderno METADE DO Mundo

A pé

45 min

Teleférico

A pé

60 min

Cidade Metade do Mundo

Igreja de San Francisco

A pé

45 min

A pé

60 min

Museu Casa del Alabado

A pé

60 min

Bairro La Ronda

A pé

120 min

Ônibus

30 min

Ônibus

60 min

Museu Intiñan Mirador del Cráter Pululahua Museu Insitu Tulipe

Ônibus

90 min

Capilla del hombre

A pé

60 min

Dia 1

Centro Histórico

Mirador El Panecillo

24

Acesso

Dia 2

Acesso Teleférico + Ônibus A pé

Duração aproximada da visita 120 min 60 min


Descubra Quito

Dia 4

Dependendo do tempo que você permanecerá na cidade, temos várias opções para você conhecer os mais belos lugares e as imperdíveis atividades de Quito.

Quito - Otavalo (Região Norte) Plantações de rosas (fazendas) Cantón Cayambe Mirante do Lago San Pablo Parque Cóndor Mercado indígena de Otavalo (Mercado de Ponchos) Cotacachi Lagoas de Cuicocha

Dia 3

Trem - Cotopaxi (Região Sul) Percurso no Trem Equador (Quito - El Boliche - Quito) Área de recreação El Boliche Lagoa Limpiopungo

Acesso

Duração aproximada da visita

A pé + ônibus + trem

8 horas

Acesso

Duração aproximada da visita

ônibus

90 min

A pé + ônibus

60 min

ônibus

30 min

ônibus A pé + ônibus A pé + ônibus A pé + ônibus + barco

90 min 120 min 90 min 120 min

25


Dados importantes sobre Quito e o Equador • Quito é a segunda capital mais alta do mundo, a 2.800 metros acima do nível do mar. • Quito tem aproximadamente 50 quilômetros de comprimento, mas só cinco de largura, e uma população de cerca de 2,2 milhões de habitantes. • O idioma oficial do Equador é o espanhol, ainda que o kichwa seja o idioma materno de vários milhões de pessoas. • Horário oficial: -5 horas GMT • Corrente elétrica: 110 volts AC; as tomadas elétricas em geral são planas. • Para visitar o Equador, não é necessário visto para praticamente nenhuma nacionalidade. Mais informações no site: www.mmrree.gob.ec

26


Dados importantes sobre Quito e o Equador • Quito está a poucas horas da Amazônia e está rodeada por 12 vulcões, muitos deles ativos. • As Ilhas Galápagos estão localizadas a 1000 quilômetros de distância da costa equatoriana. Existem voos diários que partem desde Quito e que demoram aproximadamente 2 horas. • O nome do país, Equador, está relacionado com a linha equatorial que atravessa o país e está localizada a 13 quilômetros ao norte de Quito. • A moeda oficial do Equador é o dólar americano. • Quito tem cinco celebrações principais no ano: o Carnaval (Fevereiro), a Páscoa (Março ou Abril), o verão (Julho e Agosto), Dia dos Mortos (Novembro) e as Festas de Quito na última semana de Novembro e primeira de Dezembro.

27


na World Travel Awards

os

descubraquito.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.