Revista Noivas de Portugal - Edição 45 - JANEIRO 2020

Page 167

Rita Tojal

Organização

Flashupstories

Opsy Design

A distribuição dos convidados por mesa deve obedecer a padrões de diversidade, mas também de bom senso e bom gosto. Identificado o tipo de mesa (redonda, quadrada, retangular) é conveniente determinar duas pessoas que possam presidir aquela mesa, garantindo um ambiente agradável. Algumas regras básicas a ter em conta: • Não sentar, nunca, à mesma mesa, pessoas com dificuldades de relacionamento entre si. • Jamais sentar treze pessoas na mesma mesa. • Havendo estrangeiros, garantir que são acompanhados por comensais que saibam comunicar na sua língua. • Evitar mesas predominantemente de homens ou de mulheres. • Não sentar marido/mulher lado a lado, cumprindo aquilo que em protocolo se designa, por graça, “a lei do descanso matrimonial”. Este mesmo critério se aplica aos membros de uma família, que podem também ser distribuídos por mesas diferentes. Alocados os comensais nas respetivas mesas, resta definir se têm, apenas, mesa marcada ou se, na respetiva mesa, têm também lugar marcado.

Mimos Design

Neste caso, recorda-se a necessidade de colocação de um cartão identificativo de lugar, no qual está escrito nome próprio e apelido do convidado, posto de modo visível (nunca em cima do prato ou do guardanapo) e escrito de ambos os lados, de maneira a facilitar leitura. Para qualquer uma destas opções será sempre necessário um ou mais painéis, localizados estrategicamente nas entradas do espaço de refeição, nos quais constarão o nome do convidado e a respetiva mesa. Habitualmente estes materiais seguem o grafismo presente noutras peças, por uma questão de harmonia e beleza. A mesa dos noivos deve ficar, naturalmente, localizada na sala de modo a que estes tenham a melhor visualização possível sobre todo o espaço e possam ser vistos por todos os convidados. No lugar dos noivos não se coloca o cartão identificativo de lugar.

CRISTINA FERNANDES Especialista em Protocolo

167


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.