eBooks ENADE 2013 - Fisioterapia

Page 15

força para sensibilizar o equilíbrio, incluem A) Apoio unipodal e manobra de Barré. B) Alcance funcional e Romberg simples. C) Pliometria e prova dos passos de Fukuda. D) Manobra de Dix-Hallpike e Romberg sensibilizado E) Sentar e levantar cronometrado e teste de caminhada.

Gabarito: Letra B

Tipo de questão: Múltipla escolha

Conteúdo avaliado: Avaliação cinético funcional

Autor(a): Larissa Mariana Veloso de Oliveira

Comentário: O equilíbrio postural ortostático é uma capacidade importante do ser humano. O controle do equilíbrio envolve a integração de diferentes sistemas sensoriais, levando informações ao Sistema Nervoso Central (SNC) de como o corpo está posicionado em relação ao meio. Os sistemas visual, somatosensorial e vestibular são responsáveis por suprir o SNC das informações sobre o ambiente e sobre o posicionamento relativo do corpo. O ser humano nunca está em perfeito equilíbrio, que se dá quando a soma das forças que atuam sobre o corpo é zero. Ao contrário, está sempre promovendo ações musculares para retomar posições mais eficientes e próximas ao ponto de equilíbrio. A movimentação do corpo causa variação na distribuição do peso nos pontos de suporte, permitindo que as oscilações corporais sejam identificadas. Essas tentativas de retornar o corpo à sua posição de equilíbrio chama-se estabilidade. A estabilometria é a técnica utilizada para medir e registrar as oscilações corporais (medida de valores sucessivos do centro de pressão exercida pelos pés na plataforma) e permite a avaliação do equilíbrio através da quantificação das oscilações ântero-posteriores e latero-laterais do corpo na plataforma de força. Alguns testes de equilíbrio estático que podem fornecer impressões sobre deslocamentos do centro de gravidade são o de Alcance funcional e o de Romberg simples. No teste de Alcance Funcional, o paciente se posiciona com os pés juntos e ombro flexionado a 90°; o paciente então estende o braço para adiante até onde for possível. É registrada a distância atingida, os resultados podem ser usados para predizer a probabilidade de quedas. Já no Teste de Romberg, o paciente fica de pé com os braços cruzados no peito, pés juntos. Marcar por quanto tempo o paciente consegue manter o equilíbrio com os olhos abertos, depois com os olhos fechados. Parar o teste se o tempo ultrapassar 1 minuto. Se o paciente tiver dificuldade em manter o equilíbrio com os olhos abertos e fechados, é indicativo de um problema cerebelar. Enquanto o equilíbrio melhor com os olhos abertos do que fechados, pode indicar um problema proprioceptivo.

Referências: EKMAN, L.L. Neurociencias fundamentos para a reabilitação. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
eBooks ENADE 2013 - Fisioterapia by PUC Goiás - Issuu