Enade 2015 - Psicologia

Page 3

QUESTÃO Nº 9 O processo de consolidação da Psicologia como ciência autônoma no Brasil já estava em pleno desenvolvimento na segunda metade do século XX. Com a aprovação da Lei nº. 4.119, de 27 de agosto de 1962, foi reconhecida e regulamentada como profissão e área de conhecimento, o que possibilitou a criação de cursos acadêmicos regulares. ANTUNES, M.A.M. A psicologia no Brasil no século XX. In: MASSIMI, M.; GUEDES, M. C.(orgs). História da psicologia no Brasil: novos estudos. São Paulo: Educ/Cortez, 2004 (adaptado). O período que antecede o marco histórico mencionado no texto caracterizou-se por I. intensa produção na área de Psicologia, ampliada e diversificada em suas abordagens e seus campos de atuação. II. farta produção de ideias nas áreas da Medicina e da Educação, desencadeada pela busca de conhecimentos desenvolvidos em outros países. III. práticas psicológicas desenvolvidas por médicos, sobretudo por psiquiatras, assim como por graduados em Filosofia e Pedagogia, que se especializavam em cursos de extensão e de pós-graduação na área de Psicologia. É correto o que se afirma em A I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.

Gabarito: E

Tipo de questão: fechada/objetiva com múltipla escolha (de A a E)

Conteúdo avaliado: História da Psicologia

Autor(a): Ronaldo

Comentário: Primeiramente, julgo que há professores no departamento que seria mais competentes que para comentar essa questão, como o professor Cláudio Ivan, por exemplo, por ser ima disciplina que ele já ministra há anos. Por isso, acho que ele comentaria melhor que eu e fica, então, o convite para ele analisar e comentar. A alternativa E está correta, pois a psicologia, de acordo com Baumeiter & Finkel (2010), em seus estudos sobre o histórico da Psicologia Social, principalmente no ocidente, pontuam que os item I e II da questão procedem; são verdadeiros. Para o item III, Shultz e Shultz (2007) argumentam sobre a trajetória da psicologia antes e logo após dela se tornar uma ciência. Nessa passagem, corroboram com o item III da questão, permitindo a interpretação mais viável de considera-la, outrossim, verdadeira. Logo, todas são verdadeiras: alterativa correta E.

Referências: Baumeister, R. F., & Finkel, E. J. (2010). Advanced social psychology: The state of the science. New York: Oxford University Press. Shultz, D. P., & Schultz, S. E. (2007). A history of modern psychology (9th ed.). Stanford, CT: Cengage Learning


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Enade 2015 - Psicologia by PUC Goiás - Issuu