eBook - Zootecnia

Page 27

GUERRA, A.J.T.; BOTELHO, R.G.M. O início do processo erosivo. In: GUERRA, A.J.T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M.. (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 15-55. BERTONI, Jose; LOMBARDI NETO, Francisco. Conservação do solo. 4 ed. São Paulo: Icone, 1999. 355 p. LEPSCH, I.F. Formação e Conservação dos Solos. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216 p.

QUESTÃO Nº 20

A introdução de árvores e arbustos em pastagens de gramíneas pode acarretar vários benefícios, ocorrendo, em alguns casos, externalidades positivas que ultrapassam os limites das pastagem ou da propriedade. Em relação ao sistema silvipastoril, avalie as afirmações que se seguem. I.

Com o objetivo de otimizar a produção forrageira, deve-se plantar as árvores no sentido norte-sul a fim de maximizar o efeito da sobra sobre os animais. II. Uma maneira de aumentar a biomassa e a diversidade vegetal em um sistema de produção animal é a utilização do silvipastoralismo, que consiste na implantação de pastagem em áreas de reflorestamento. III. O desenvolvimento do sistema radicular das árvores favorece as condições físicas do solo, melhorando sua estrutura e aumentando a porosidade e a capacidade de retenção de água, o que gera benefícios para as espécies forrageiras utilizadas no sistemasilvipastoril. IV. O sistema silvipastoril contribui para a conservação do solo e melhora o aproveitamento da água das chuvas, além de possibilitar outros serviços ambientais, como a conservação da biodiversidade e o armazenamento de carbono no solo. É correto apenas o que se afirma em: A. I e II B. II e III C. III e IV D. I, II e IV E. I, III e IV

Gabarito: C

Tipo de questão: Média

Conteúdo avaliado: Sistema Agrosilvopastoril


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
eBook - Zootecnia by PUC Goiás - Issuu