
1 minute read
Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
O Plano de Ação Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, com especial enfoque em três vulnerabilidades, temperatura do ar, secas e cheias e inundações, encontrase em fase de monitorização.
Este Plano é um instrumento que tem como objetivo implementar medidas de adaptação às variações climáticas de curto prazo, bem como reduzir, no horizonte temporal de uma década, a vulnerabilidade do território às alterações climáticas.
Advertisement
Neste Plano propõe-se e caracterizase um conjunto de 12 medidas de adaptação e 85 ações, agregadas pelas três principais vulnerabilidades climáticas apontadas na análise de sensibilidade, impactes e riscos climáticos concelhios: temperatura do ar; secas; cheias e inundações. Ao consultar o Plano é possível verificar, para cada vulnerabilidade prioritária, as tendências e impactes expectáveis, bem como os objetivos específicos a dar resposta, referindo-se, ainda, a área geográfica de implementação. Quanto à sua operacionalização, evidenciamse as principais linhas de intervenção a que dá resposta, e as tipologias e setores de incidência abrangidos, elencando-se o conjunto de ações de adaptação municipal prioritárias por medida.
Plano contempla 12 medidas e 85 ações
Em Execu O
Monitorização das linhas de água
Está em fase de execução o Plano Integrado de Monitorização Ecológica da Rede Hidrográfica do Concelho de Loures, com vista à melhoria dos ecossistemas ribeirinhos.
Este plano de monitorização foi otimizado em parceria com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), prosseguindo a estratégia global estabelecida entre as duas entidades, na promoção, proteção e valorização deste recurso, numa extensão de 250 quilómetros de rede hidrográfica.
Paralelemente à monitorização das linhas de água, o Município continua
Controlo Sustentável de Cheias
Está também em execução o projeto de Controlo
Sustentável de Cheias na ribeira da Póvoa e rio de Loures, comparticipado em 75% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no valor de cinco milhões e oitocentos mil euros, correspondendo os restantes 25% a investimento municipal.
INTERVENÇÃO
18 linhas de água
EXTENSÃO
31,6 km
ESTRATÉGIAS
Redução de caudal nas zonas críticas
Escoamento mais rápido nas zonas críticas
Regulação do sistema fluvial a dinamizar a atividade de educação ambiental Repensar os Rios, no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, enquadrada no eixo Valorizar o Território, conjugando sinergias entre estes dois objetivos de gestão ambiental, para a melhoria destes habitats, conhecimento das várias espécies de fauna e flora aí existentes, mas também para usufruto da população.
Promover, proteger e valorizar a rede hidrográfica é o principal objetivo