Espanhol & Ensino: relatos de pesquisas

Page 99

O ensinar a partir das dimensões freirianas Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Freire) Nos estudos sobre a pedagogia da autonomia apresentados pelo educador Paulo Freire (1998), encontramos três dimensões exigidas para ato de ensinar: a dimensão gnosiológica, a

dimensão socio-histórico-política e a dimensão ética. Gnosiológica porque toda educação envolve um ato de conhecimento no qual se aprende e se ensina um objeto, um conteúdo, segundo a intencionalidade. Nesta dimensão, é preciso considerar algumas questões: os sólidos conhecimentos daquilo que se ensina; oferecer um marco de segurança sobre as que se constituem como as competências necessárias (capacidades, habilidades, domínios) que outorgam autoridade ao educador gerando um clima de respeito ante os outros; conhecer e respeitar os saberes dos alunos e a reflexão sobre a própria prática, porque refletir é assumir o que se está fazendo; apreender da realidade considerando que a capacidade de ensinar provém da capacidade de aprender. De acordo com a segunda dimensão, ensinar requer que o professor se assuma “[...] como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos [...] assumir-se como sujeito porque é capaz de reconhecer-se como objeto." (FREIRE, 1998, p.46). Para isto, ele valoriza a consciência do inacabamento, ou seja, o professor precisa conscientizar-se de que onde há vida há inconclusão; logo, precisa compreender que o ensinado não está acabado, pois o que se ensina passa por um processo continuo de transformação. Outra questão a ser assumida nesta etapa, diz respeito à necessidade de se fazer uma leitura do mundo como compreensão do contexto; implica no conhecimento da própria realidade histórica, no marco da totalidade. Seguindo as trilhas que compõe a terceira dimensão, a ética orienta que se respeite a natureza humana dos alunos e que o ensino deve estar estreitamente relacionado com sua formação moral. Outra questão, diz respeito à coerência entre o discurso teórico e as próprias ações, pois a coerência entre o que se ensina e o modo como se ensina passa a ser condição necessária. Também neste âmbito se verifica a capacidade dialógica e afetiva, já que não é falando com aos outros como portadores da verdade como há que ensinar; ensinar supõe escutar, porque é escutando que aprendemos a falar com os outros. Nisto, ainda estão envolvidos a questão da humildade, da tolerância e da generosidade, ressaltando que a humildade não é servilismo, é reconhecer os limites e equívocos, mas também sua possibilidade de superação; já a tolerância implica reconhecer diferenças e oposições, contribuindo desta maneira para um ambiente saudável e propício ao aprendizado e, por fim, ensinar supõe enfrentar com alegria a possibilidade de criação de novos conhecimentos transformadores e a esperança de construir com eles alternativas para resistir obstáculos que se opõe a sua busca, a sua práxis e a liberdade dos alunos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.