Revista São Carlos - 2015/1

Page 1

Reuniões Pedagógicas

Pág. 05

Você no São Carlos

Págs. 12 e 13

Viagens de Estudos

Págs. 22 e 23

Revista

São Carlos 2015/1

1


Editorial

Família e Escola A importância da família na aprendizagem dos filhos

Expediente

Revista São Carlos Revista oficial do Colégio São Carlos Caxias do Sul • RS Ano IV • Número 04 • Janeiro/Junho de 2015 Conselho Editorial: Irmã Sueli Nardin - Diretora Amalia Maria Toigo Angela Iung Lavorati Isaias Pablo Klin Carlotto Yasmin Fioravanti Mascarenhas dos Santos Projeto Gráfico e Diagramação: Agência de Propaganda Tiragem: 1,3 mil exemplares Periodicidade: Semestral Circulação dirigida e gratuita

N

a contemporaneidade é comum observamos uma diversidade de estruturas familiares, no entanto, não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças e adolescentes. Todos esses aspectos são também trabalhados pela escola, que dá continuidade à educação iniciada na família e que se preocupa com o desenvolvimento integral do ser humano. Assim, depreende-se que família e escola são pontos de apoio e sustentação, servindo de referência existencial ao sujeito. Por isso, a vida familiar e a vida escolar devem ser simultâneas e complementares. Atualmente, na sociedade, é comum questionar-se sobre quem é responsável pela educação das crianças e adolescentes. Quando se fala em educação, é importante A vida familiar e a considerar que a responsabilidade é dos pais vida escolar devem e também da escola, sendo imprescindível ser simultâneas e um trabalho em conjunto. Entende-se que complementares. educação é um termo amplo, que engloba o processo de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento social, físico e emocional do sujeito. Sendo assim, quando o assunto é aprendizagem, cabe à escola ensinar e aos pais acompanhar e sugerir. No entanto, em relação ao comportamento, as ações exigem cumplicidade redobrada para manter uma mesma linha de ação, com limites claros, tanto por parte da família como da escola. Considerando o papel central que a família tem no desenvolvimento do sujeito, entende-se que os pais, ou familiares, podem auxiliar na aprendizagem dos seus filhos dando valor à aprendizagem, à escola e à construção de conhecimento; respeitando os níveis, as características individuais e o ritmo de cada filho; perguntando sobre a vida escolar, acompanhando a agenda, os temas, as avaliações. Se família e escola estiverem juntas na educação das crianças e dos jovens, será possível observar melhora do rendimento escolar; diminuição das faltas, das repetências e redução dos problemas de comportamento. Assim, é possível afirmar que o aprendizado escolar é estimulado quando as experiências em casa e na escola são conectadas e coordenadas de forma a virem ao encontro das necessidades dos alunos. A escola dos nossos sonhos é um trabalho conjunto dos educadores e dos pais, respaldados na confiança mútua.

Marina Matiello Orientadora Educacional do Colégio São Carlos Mestra em Educação

2


Início do ano letivo

Projeto Art em Cores No ano de 2014, os alunos das 8as séries do Ensino Fundamental II e 1as séries do Ensino Médio desenvolveram com a orientação da professora Francine Boeira o Projeto – “Art em Cores”, que consiste na elaboração de desenhos os quais foram pintados em algumas paredes do pátio do Colégio. As turmas das 8as séries estenderam seus croquis a partir do tema: “Jogos e Brincadeiras” e os alunos das 1as séries do Ensino Médio de 2014, a partir do tema “Símbolos do Colégio São Carlos”. O momento tão esperado chegou e, nesse início do ano letivo, os desenhos estão por toda a área coberta do Colégio. Os alunos envolvidos e a professora estão de parabéns pelo excelente trabalho.

Colônia de Férias! Nos meses de janeiro e fevereiro, a Colônia de Férias alegrou o ambiente escolar nessa época de recesso no São Carlos. Uma novidade neste ano foi que a Colônia esteve aberta para crianças matriculadas ou não no Colégio. Foram desenvolvidas diversas atividades que proporcionaram momentos de aprendizagem e diversão, como: pintura, parquinho, modelagem, culinária, esporte, tarde na Brink Fest, natação na Pranadar, entre outras.

3


Treinamentos

Aula Inaugural No mês de fevereiro, o corpo docente do Colégio São Carlos – Caxias do Sul, juntamente com o Colégio Nossa Senhora de Lourdes – Farroupilha, participaram de uma palestra sobre “Educação: em tempos de Cibercultura” com a palestrante: Profª. Drª. Eliane Schlemmer (Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos). A palestra teve como objetivo compreender e refletir sobre a Cibercultura em um contexto dinâmico de interação e espaço para potencializar o ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

Treinamento COC No mês de fevereiro, Gabriel Marques, consultor pedagógico e especialista em ferramentas educacionais da Pearson, ministrou um treinamento sobre a ferramenta Cosmo para os professores do Ensino Médio. O objetivo foi explorar conteúdos interativos de forma lúdica, a fim de integrar as melhores plataformas digitais do mercado. O acesso a essa ferramenta encontra-se no site: https://cosmo. pearson.com.br. Os demais níveis escolares também se reuniram para o planejamento do ano letivo.

4


Treinamento na Equipe No mês de janeiro, no decorrer das férias escolares, ocorreu uma reunião e um treinamento com a equipe de higienização do São Carlos. O ministrante Élvio Luís Gianni abordou os seguintes temas: metodologia da aplicação dos produtos, práticas para uma ótima higienização, motivação ao profissional e outras atividades e práticas do dia a dia. O treinamento teve como finalidade manter o padrão de limpeza nas dependências, nos intervalos entre as limpezas, repondo materiais de higiene, recolhimento de resíduos e manutenção das superfícies.

Reuniões Pedagógicas

No início das aulas, no mês de fevereiro, realizaram-se reuniões com os níveis escolares para orientações gerais e uma reflexão de boas-vindas para o ano letivo de 2015. Estiveram presentes a Direção, Coordenação Pedagógica, Serviço de Orientação Educacional, Pastoral Escolar, Coordenações de Curso, Professores, Pais e Alunos. O início da reunião teve a presença da Pastoral Escolar com um momento de oração

e acolhimento nessa retomada de atividades. Foram apresentadas as melhorias na infraestrutura do Colégio São Carlos, que aconteceram no decorrer das férias escolares, além de ser entregue aos pais o Projeto Político Pedagógico (PPP), que tem como objetivo apresentar a identidade do Colégio e comunicar as informações de cunho pedagógico sobre cada nível de ensino, metodologia e avaliação.

O Serviço de Orientação Educacional ministrou uma palestra sobre a temática Família x Escola, tratando assuntos como: apoio familiar, família e suas configurações, laços afetivos e compreendendo as relações família-escola. Após a palestra, as coordenações de cursos direcionaram os pais de acordo com a turma de seus filhos para orientações junto aos professores.

5


Solidariedade e Renovação Os valores humanos e cristãos necessitam de corações que saibam amar e servir, assim como o Lema da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para Servir”. Toda a Comunidade Educativa do Colégio São Carlos está inserida nesta caminhada de formação e de espiritualidade Pascal. Esta preparação foi feita através de várias atividades: Celebrações, Campanha da Páscoa Solidária, Estudos, Reflexões, Visitas em “loco” às pessoas necessitadas pelo Grupo de Jovens

e Grupos de Orações, a fim de se comprometer sempre mais com a realidade que nos cerca. A Celebração Pascal da Comunidade Educativa do Colégio São Carlos foi realizada no dia 24 de março e proporcionou a oportunidade de vivenciar e alimentar sua fé em momentos significativos dessa celebração com a presença do Padre Renato Ariotti.

Celebrando a Páscoa Grupo de Jovens Em março, o Grupo de Jovens do São Carlos iniciou suas atividades no Colégio. Como primeiro encontro do ano, a Pastoral Escolar, coordenada pela Ir. Celina Nazário, contou com a presença do Padre Leonardo Inácio Pereira, da Paróquia de São Pelegrino, que refletiu junto com os alunos sobre o compromisso social com a Igreja e a sociedade. Logo após a presença do Pe. Leonardo, o Grupo de Jovens trabalhou na preparação das visitas de Páscoa, no Lar São Francisco,

6

Associação SCAN (Entidade filantrópica, de caráter assistencial e de cunho educativo), Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz (mantido pela Associação Educadora São Carlos – AESC, que contempla crianças e adolescentes, de 06 a 15 anos, de famílias migrantes que buscam melhores condições de vida). A ação foi realizada no dia 25 de março, com a entrega de kits de Páscoa, e os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar gestos e atitudes de partilha com o outro.


Teatro São Carlos

Educandos assistem à peça “Despertando para Sonhar” Os educandos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio do São Carlos assistiram, no dia 06 de maio, a peça teatral “Despertando para Sonhar”. A peça da Companhia Teatro Jovem é interpretada por Vitor Thiré (o Sidney de Malhação) e conta com a direção do também ator Eduardo Bakr. A peça ocorreu no Teatro São Carlos e faz parte do projeto da Companhia, que tem como objetivos a formação de plateias, a facilitação de acesso à cultura, a discussão sobre ética e cidadania. Além disso, o projeto propicia para as escolas uma ficha de sugestões de atividades inter e multidisciplinares que podem ser realizadas através do teatro. No decorrer da peça, Ícaro, um jovem, sai de casa depois de se desentender com o seu pai. Enquanto tenta fugir, acaba retido em um metrô com defeito, onde encontra Dédalo. O

novo personagem mostra para Ícaro que sua vida parece não ter sentido, pois ele não tem um sonho para realizar. O espetáculo traz discussões que ajudam o jovem a encontrar o seu sonho. Na peça, um produtor de cinema apresenta para a plateia o seu primeiro longa-metragem. Logo que a exibição do filme começa, a cena ganha os palcos como se estivesse sendo filmado naquele momento. Terminado o espetáculo, o produtor revela à plateia que a história do garoto que vivia enfurnado no quarto vendo filmes é a história de sua própria vida, é a história da descoberta de seu sonho. Após a peça, os atores conversaram com os educandos sobre o tema do teatro: “os sonhos”. Os estudantes fizeram perguntas sobre como as peças são escritas e produzidas, qual o maior desafio, por que escolheram serem atores, entre outras.

7


Leitura e Imaginação

O Aniversário do Sr. Alfabeto “O Aniversário do Seu Alfabeto” foi um projeto com a finalidade de estimular o processo de desenvolvimento da criança quanto à leitura e à escrita, à criatividade e à oralidade através da prática de contação de histórias. Os alunos dos 1os anos celebraram o aniversário das letras representando uma letrinha do alfabeto, com diversas brincadeiras, culinária e músicas. Ao final uma surpresa, o “Seu Alfabeto” ganha forma e visita as crianças para cantarem parabéns. No término da atividade, foram entregues chaveiros com a letra inicial do nome de cada aluno.

500 livros arrecadados Abril foi o mês escolhido para a realização da campanha Super Mutirão Literário, a fim de arrecadar livros para o Colégio São Carlos Santa Vitória do Palmar da rede Scalabriniana. A Biblioteca desse Colégio precisava atualizar e diversificar seu acervo. O São Carlos teve a iniciativa de colaborar com essa campanha, através das doações de funcionários, alunos e familiares. Os livros arrecadados foram de diferentes áreas: literatura infantil, infanto-juvenil, estrangeiros e periódicos, como revistas atualizadas. Ao todo, foram arrecadadas cerca de 500 unidades, entre livros de literatura, didáticos e revistas.

8


Maratona de Contação de Histórias O São Carlos participou da 7ª Maratona de Contação de Histórias, cujo tema deste ano

foi “Histórias dos Quatro Cantos do Mundo”. O Colégio teve a oportunidade de receber as contadoras: Adriane Azevedo (Porto Alegre) e Andréa Ilha (Caxias do Sul), que contaram lindas histórias para os 5os e 6os anos, como referência ao Mês do Livro. O projeto contou com cerca de 10 horas ininterruptas de histórias contadas por diversos contadores e em diferentes lugares da cidade, como Escolas,

Casa da Cultura, Praças e Prefeitura. Os alunos dos 4os anos foram à Casa da Cultura e prestigiaram a Maratona (contação) com contadores nacionais como: Augusto Pessôa (Rio de Janeiro), Benita Prieto (Rio de Janeiro) e Lúcia Fridalgo (Rio de Janeiro). O cenário estava recheado com livros de muitas cores e com a presença do Grupo de canto Tralalá, que embalou as músicas das incríveis histórias.

Relação Família-Escola

Palestra: Pais na Escola Com o objetivo de aprimorar a relação família-escola, o superintendente Gustavo Gastardelli realizou encontros com os pais em todos os níveis da Comunidade Educativa.

Essa abertura propiciou uma aproximação maior dos mesmos em relação ao ensino-aprendizagem que o Colégio busca qualificar cada vez mais, em prol de uma educação inovadora.

9


Empreendedorismo

Miniempresa “Pocket Confection S.A./E” O Colégio São Carlos realiza pelo segundo ano consecutivo parceria com o programa da Associação Junior Achievement, realizado pelo Departamento de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), com o objetivo de despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes que cursam a 2ª série do Ensino Médio. O projeto agrega à educação formal uma vivência prática do planejamento em administração, recursos humanos, marketing, produção e finanças. Promove a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças entre os alunos, que têm a oportunidade de criar, organizar e administrar uma Miniempresa, através de ações de venda, fabricação e comercialização de um produto específico. Cerca de 20 alunos, em encontros semanais, escolhem um produto a ser produzido e comercializado, movimentam o capital necessário com acionistas para iniciar o empreendimento, organizando e administrando-o. Os alunos criaram a Miniempresa chamada de “Pocket Confection S.A./E” e o produto é chamado de Kangoo, com a finalidade de guardar resíduos e organizar alguns pequenos objetos. Foi elaborado com uma mentalidade voltada à sustentabilidade e ao meio ambiente, pois, no processo de produção, realiza-se um reaproveitamento de tecidos para a confecção do material final, o que o torna um produto prático, com um design criativo e diferenciado, que procura atender às necessidades e expectativas dos clientes. No mês de junho, os alunos participaram da Feira da Miniempresa no Shopping São Pelegrino, onde os produtos desenvolvidos pelos estudantes foram expostos e comercializados. No final das jornadas, a Pocket Confection S.A./E é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente, à escolha da Miniempresa. A formatura da Miniempresa foi realizada no dia 11 de julho no UCS Teatro.

10


Maio: mês das Mamães!

Maio é comemorado o mês das mamães e por esse motivo o Colégio São Carlos realizou a missa, na paróquia São Pelegrino, em homenagem às mães e ministrada pelo Pe. Leonardo Pereira. O coral do Colégio fez uma linda homenagem

com canções, juntamente com a lembrancinha de um mini terço, que a APM (Associação de Pais e Mestres) ofereceu ao final da missa. Agradecemos a presença de todos.

Chá do Clube de Mães No dia 16 de maio, aconteceu o anual Chá das Mães, evento promovido pelo Clube de Mães do Colégio São Carlos, que tem o intuito de homenagear as mães e promover o Clube. O encontro contou com um desfile de roupas da Loja Lívia Modas e Preta Café e a responsável pelas maquiagens foi a consultora de vendas Maristela Mollmann, da Mary Kay, além de ser acompanhado de um delicioso chá, doces e salgados. Logo após o desfile, houve um sorteio de brindes produzidos pelo Clube de Mães, além de outros arrecadados. O Colégio São Carlos e o Clube de Mães agradecem a presença de todas nesse evento.

11


Você no São Carlos Colégio São Carlos Dezembro/2014

Celebração de Natal

Colégio São Carlos

Abril/2015

#MomentoMágico #MeninoJesus

Colégio São Carlos Dezembro/2014

Concluintes do Ensino Médio 2014

#PoseParaAFoto #CoordenadoriaReunida

Colégio São Carlos

Abril/2015

#Formatura #SãoCarlosParaSempre #PartiuFaculdade

Colégio São Carlos Fevereiro/2015

Voltas às aulas!

Fevereiro/2015

Voltas às aulas!²

#2015daGalera #Galãs #BemNaFoto

12

GESC homenageando aniversário da Diretora Ir. Sueli

#ParabénsAVocê #NestaDataQuerida

Colégio São Carlos

Abril/2015

#TodosJuntos #Voltamos

Colégio São Carlos

Coordenações e Diretora Ir. Sueli

Grupo de jovens com kits de Páscoa

#CelebraçãoPascal #CoelhinhasDaPáscoa

Colégio São Carlos

Abril/2015

Homenagem às Vencedoras do Concurso Literário de Letras

#Talento #Reconhecimento #ParabénsMeninas


Colégio São Carlos Maio/2015

Equipe organizadora do desfile referente ao Chá do Clube de Mães

Colégio São Carlos

Maio/2015

Selfie com Teatro Jovem

#Passarela #MamãesModelos

Colégio São Carlos Maio/2015

Clube de Mães do N. Sª. de Lourdes prestigiando o Chá das Mães do São Carlos

#HoraDaSelfie

Colégio São Carlos

Junho/2015

Casamento Caipira

#OlhaAChuva #ÉMentira

#MamãesDeFarroupilha

Colégio São Carlos Maio/2014

Homenagem às Mães

Colégio São Carlos

Junho/2015

#ArraiáDoSãoCarlos #QuemQuerMandarRecadinho???

#ParaAsMelhoresMãesDoMundo

Colégio São Carlos Maio/2015

Homenagem às Mães²

Festa Junina

Colégio São Carlos

Abril/2015

Quer ver mais fotos e saber de nossas últimas notícias?

Curta nossa fanpage: facebook.com/colegiosaocarlos

#MãeÉTudo #FelizDiaDasMães

#FanpageSãoCarlos

13


Missão

Imperativo Solidário No mês de maio, os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizaram uma visita que fez parte do projeto “Imperativo Solidário”. Nesse projeto, os alunos prepararam uma receita latinoamericana e gravaram um vídeo sobre a mesma. O professor Cristiano Bacichetto relatou,

“Este ano o projeto foi além do Colégio, aproveitamos a oportunidade para fazer uma ação solidária junto ao SCAN, levamos um prato para que pudéssemos compartilhar com os idosos em um café da tarde”. O objetivo do projeto é que o aluno apren-

da a cultura culinária dos países latinos e que tenha aprendizado prático do idioma. Aproveitamos a oportunidade para difundir a culinária latinoamericana e estar com os idosos, a fim de vivenciar outra realidade, que para o adolescente é de fundamental importância.

Vocação: um ato de amor O convite de Jesus: “Vinde ver” (Jo 1,39) permanece, ainda hoje, a regra de ouro da Pastoral Vocacional. Esta visa apresentar, seguindo a proposta do Evangelho, o fascínio da pessoa do Senhor Jesus e a beleza do dom total de si à causa do Reino de Deus. O Colégio São Carlos tem clareza da sua

14

missão na educação e propõe-se trabalhar de forma integrada “mente - coração - ação”, despertando para o verdadeiro sentido da vida. No mês de maio, foram dinamizadas com toda a Comunidade Educativa ações fortes do Projeto Vocacional. A presença do ícone do

Cristo Pelegrino proporcionou ao Grupo Jovem, no projeto “Cristo te chama”, a experiência de estudar, rezar e conhecer esse Cristo que ainda hoje convida a cada cristão a responder o apelo de ser discípulo missionário, que se propõe corajosamente seguir pela palavra e pelo exemplo de Jesus.


Ano dedicado à vida consagrada

Durante a sua vida terrena, o Senhor Jesus chamou aqueles que quis para andarem com Ele e ensiná-los a viver, segundo o seu exemplo, para o Pai e para a missão d’Ele recebida (cf. Mc 3,13-15). Inaugurava, assim, aquela nova família da qual haveriam de fazer parte, ao longo dos séculos, quantos estivessem prontos a “cumprir a vontade de Deus” (cf. Mc 3,32-35). Depois da Ascensão, mercê do dom do Espírito, constituiu-se ao redor dos Apóstolos uma comunidade fraterna, unida no louvor de Deus e por uma concreta experiência de comunhão (cf. Act 2,42-47; 4,32-35). Foi assim a experiência de plena partilha vivida pelos doze discípulos. O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica, propõe três objetivos que merecem uma atenção especial. O primeiro, é olhar com gratidão o passado, cabe a nós consagrados perceber a presença de Deus na nossa história, fortalecendo-nos com seus dons e graças. O segundo, chama-nos a viver com paixão o presente, numa atitude de escuta daquilo que é apelo de Deus hoje. O terceiro, propõe-nos abraçar com esperança o futuro, tendo atitudes de discípulos que se sentem enviados para anunciar, testemunhar com a vida, o valor da fraternidade cristã e a força transformadora da Boa Nova. O fundamento evangélico da vida consagrada há de ser procurado naquela relação especial que Jesus, durante a sua existência terrena, estabeleceu com alguns dos seus discípulos, convidando-os não só a acolherem o Reino de Deus na sua vida, mas também a colocarem a própria existência ao serviço desta causa, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida.

Por tudo demos graças Este ano, para muitas Irmãs Scalabrinianas consagradas, é momento de profunda gratidão a Deus, pois celebram em 2015 seus jubileus de 25, 50 e 60 anos de vida e doação nas diversas missões. Em sentido de unidade com todas, a Comunidade Educativa do Colégio São Carlos quer partilhar a alegria de poder celebrar com a diretora Ir. Sueli Nardin seu Jubileu de Ouro. Foi no evangelho, na oração e no amor profundo às pessoas, que Deus lhe confiou, no seu dia a dia, imitar com seu modo de ser e agir a exemplo de Jesus, o grande Pastor.

15


Esporte

Jogos Escolares No dia 06 de maio, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), realizaram-se os Jogos Escolares Municipais, que são competições esportivas de viés educacional e com intencionalidade relacional oferecidas para as escolas da rede de ensino de Caxias do Sul. Os objetivos dos jogos são: enfatizar o aspecto formativo e a inclusão social, utilizando a prática de esportes como veículo e objeto de educação; estabelecer uma política municipal para o esporte, visando à massificação esportiva, a formação e a captação de futuros talentos; aperfeiçoar a interface entre a educação, a saúde, o esporte e o lazer. A aluna Eduarda Macedo Cechett participou da prova final dos 50 metros de corrida na categoria Mirim e conquistou a 3ª colocação, prova bastante disputada, em que houve oito eliminatórias. A equipe nessa competição, sob a orientação da professora de Educação Física Rosmari Moschen, estava representada pelos seguintes alunos: Caroline Comper Stunpf, Gabrielli Borques, Samantha Angonese, Mariana Rossi, Felipe M. Fadanelli, Lorenzo S. Timmes, Otavio Piardi, Lucas Caovilla e Diogo Pereira. Parabéns aos nossos atletas!

16


17


Agremiações

GESC Os alunos do Grêmio Estudantil iniciaram 2015 com força total em suas atividades. Divulgaram as carteirinhas de estudante para todos os alunos do Colégio e mantiveram contato com lojas e instituições, para efetivar os convênios. No mês de março, no dia da mulher, a equipe do GESC levou o seu abraço a todas as mulheres que trabalham no Colégio e as homenagearam com doces.

APM

Associação de Pais e Mestres Iniciou suas atividades oferecendo um café da manhã aos educadores desejando um feliz retorno. Participaram da homenagem pelos

Clube de Mães O grupo de mães e avós reúne-se semanalmente, nas quartas-feiras, para tricotar, costurar, confeccionar, criar e também curtir bons momentos juntas. Este ano, as mães que fazem parte deste Clube já confeccionaram 20 almofadas para as

18

Juntamente com a APM, o GESC colaborou com a aquisição de adesivos com a logomarca do São Carlos, que foram enviados aos pais dos alunos. Participaram na Celebração de Páscoa e colaboraram com doações de doces. Adquiriram DVD’s e CD’s de músicas tradicionalistas que ficarão à disposição dos professores e alunos na Semana Farroupilha. A equipe também se reuniu para avaliar a nova arte da carteirinha estudantil, com apoio

da professora de Artes Francine B. Marasca e dos alunos dos 8os e 9os anos e 1ª série do Ensino Médio, que votaram para selecionar um vencedor que receberá um brinde do GESC. Reuniram-se para discutir as propostas da chapa eleita e participação da Campanha do Agasalho juntamente com a empresa 1%, culminando no Recreio Solidário, que aconteceu no dia 18 de junho, com a entrega dos agasalhos doados.

50 anos de vida religiosa da Ir. Sueli Nardin, em que foi ofertada a ela uma linda Cruz do Bom Pastor, vinda de Roma, especialmente para esta data. Na Páscoa Solidária, a APM contribuiu com 130 kits de doces. Participaram da missa em homenagem às mães na Igreja São Pelegrino e entregaram um mini terço ao final da cerimô-

nia. No mês de julho, dentro da programação da 25ª Feira do Livro, ocorreu uma palestra especial para os pais e comunidade promovida pela APM, sobre “Cyberbullying e Segurança na Internet - também são questões de Bom Senso” com o palestrante Cristiano Goulart Borges. O Ingresso foi 1 Kg de alimento não perecível.

crianças do Turno Integral, costuraram 18 peças de porta-celulares e continuaram tricotando roupinhas de bebês e colchas. Para o Chá das Mães, o Clube confeccionou lindas lembrancinhas, que foram colocadas sobre as mesas das convidadas. No mês de maio, a integrante do Clube Gessy Bittencourt e a coordenadora Arlete Beux foram até o Banco de Vestuário buscar retalhos, rendas,

botões e outros aviamentos para finalizar os produtos confeccionados. No mês de junho, o Clube de Mães participou da Festa Junina com a tradicional Pescaria, por isso nos encontros alguns brindes foram feitos por elas. E, com destaque, aproveitamos a oportunidade para agradecer a presença e o incentivo da diretora Ir. Sueli Nardin, parceira do nosso Clube.


19


Encontro Histórico de APMs e Grêmios Estudantis dos Colégios São Carlos e Nossa Sª de Lourdes

20

As APMs e Grêmios Estudantis dos dois Colégios tiveram momentos de integração, troca de ideias e experiências no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha. Foram recebidos com muita atenção e carinho pela diretora Ir. Inêz Bernardi e pelos integrantes das agremiações do Lourdes. No decorrer do encontro, os alunos dos Grêmios, separados das APMs, reuniram-se a fim de discutir assuntos diferenciados. Os componentes das APMs, junto às diretoras dos respectivos Colégios e também com a presença do Superintendente Gustavo Gastardelli, tiveram momentos de análise dos objetivos das APMs. Para encerrar esse encontro, a Associação de Pais e Mestres ofereceu um churrasco na sala Madre Assunta. No segundo semestre, o encontro será proporcionado pelas agremiações do Colégio São Carlos.


Lições da China

Magda Corsetti Torresini

C

onhecendo Pequim, Xi’an, Xangai, Hong-Kong e Macau, pude observar costumes diferentes e peculiares dos orientais. Fechada para o mundo ocidental desde 5 mil anos, a China começa a sentir os acenos de liberdade depois da morte de Mao. A seguir, Deng Xiaoping abre o país, a partir de 1976, para as relações com o mundo e para os investimentos em todas as áreas.

Os chineses ainda conservam fortes traços de sua tradicional cultura. Observei, entre tantas características, as seguintes: • a educação e a disciplina são valores essenciais na família, na escola e na sociedade. • os chineses são obedientes, baixam a cabeça em respeito às ordens e aos mais velhos ou superiores e respeitam a hierarquia familiar. • falam em voz baixa dentro das casas, escola e ambientes públicos. Não gritam. • dançam e fazem exercícios em qualquer praça pública. Locomovem-se com bicicletas e são magros. • comem com haschis (pauzinhos de madeira), e a boca chega bem perto da tigela.

• alimentam-se pouco em relação aos ocidentais, e seus pratos são pequenos, cabendo porções diminutas de comida. O chá é tomado num cerimonial especial. • comidas exóticas como gafanhotos, cobras e vermes fritos são pratos tidos como deliciosos. Alguns ainda comem carne de cachorro. Eu vi alguns pendurados – como carne seca – nas janelas dos bairros populares, hotongs. • visitam muito mais as casas de massagem do que as farmácias, que são raras. Tratam a causa das doenças antes das consequências. • admiram o progresso, os ‘espigões’ e a riqueza de vizinhos, tentando crescer também.

Enfim, a China me ensinou lições de trabalho, humildade, respeito aos valores familiares e pessoais. Se o regime anterior os deixou ilhados, agora vivem num capitalismo que cresce admiravelmente. Basta acompanhar seu progresso. Quero acreditar que seus princípios não serão abalados com a riqueza que os promove em nível mundial.

21


CriĂşva Turma: 5os anos Data: 13 de maio

Quinta d Turma: 6oas Estância Data: 12 anos e 13 de m aio

GramadoosZoo Turma: 1 anos Data: 21 de maio

e Ecoviv22 de maio : a Dat s: 2os anos Turma

22


Mercado de Trabalho

Palestra com Terceirão

Punta MontevDel Leste, Colonia ideo e Turma: Daes l Sacramen Data: 2 2 série EM to 7 a 31 d e maio

O Superintendente Executivo da AESC, Gustavo Gartardelli, ministrou uma palestra para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no mês de junho. Considerando que os alunos estão em processo de escolha profissional, Gustavo abordou aspectos importantes sobre o mercado de trabalho e, especialmente, propiciou um espaço de reflexão acerca das escolhas desses jovens. Nessa perspectiva, mais do que atenção ao mercado de trabalho, é importante fazer o que gosta, buscando oferecer diferenciais e desenvolvendo excelência com maestria dentro de cada função.

elso Ramos Governador Calmas e Águas dose P os Turma: 7 an de junho Data: 08 a 10

23


24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.