Bragança Paulista/SP

Page 27

abrigava o (PS) Posto de Serviço. Com a inauguração do Museu do Telefone em 28 de outubro de 1976, o prédio passou por alterações e foram instalados cabines e suportes para telefones públicos em estilo “colonial” (pensando no início do século). Foi uma forma de manter o “ar histórico” e de época do prédio, unindo o Museu e o PS nessa mesma tentativa. Entre 1991 e 1992, o Museu do Telefone de Bragança passou por uma reforma. O piso foi restaurado, janelas foram abertas... Em catorze de junho de 2005 a Telefônica passou o prédio do Museu em comodato para a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista e a Fundação Telefônica doou todo o acervo para o município.”

nasceu em Edimburgo, na Escócia no dia 3 de março de 1847. Sua família tinha tradição na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva. O avô, Alexander Bell, ex-sapateiro, era professor de elocução e foniatria no teatro. Sua mãe, Elize Grace Symonds, havia ficado surda muito jovem. O pai, Alexander Melville Bell, instrutor de surdos-mudos e especialista em problemas auditivos, queria criar o que chamava de “fala visível”. Aos 14 anos, Alexander Graham Bell e seus irmãos construíram uma reprodução do aparelho fonador. numa caveira montaram um tubo, com “cordas vocálicas, palato, língua, dentes e lábios”. Com um fole, sopravam a traqueia e a caveira balbuciava “mama”, imitando uma criança. Aos 29 anos, tinha finalmente inventado o primeiro telefone (reversível de mão) e a patente ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1876. Quando morreu, em sua casa de Baddeck, no Canadá (na condição de cidadão dos Estados Unidos), no dia 2 de agosto de 1822, com diabete, todos os telefones dos Estados Unidos, em sinal de luto, foram silenciados por um minuto numa última homenagem ao homem que havia dado ao mundo um dos mais eficientes meios de comunicação.

Fonte: Museu do Telefone de Bragança Paulista

Fonte: Museu do Telefone de Bragança Paulista

Onde: Praça José Bonifácio - Centro

Alexander Graham Bell

Um dos primeiros aparelhos feitos por Graham Bell, usado para ouvir e falar no mesmo fone, em 1877 Fachada do Museu do Telefone de Bragança Paulista

A famosa telefonista

Castiçal de mesa: magneto da década de 1920 de fabricação norte-americana

Um dos primeiros modelos a unir o transmissor e o receptor em uma só peça Bragança Paulista 27


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Bragança Paulista/SP by www.cidadeecultura.com.br - Issuu