Page 1

edição online o ano, todos os meses

JULHO 2015

CHRONOSWISS TIMEMASTER CHRONOGRAPH 20 SKELETON GOLD

cronógrafo automático, com calibre e mostrador esqueletizado. caixa de 44 mm, de aço revestido a dlc preto, com luneta de ouro. edição limitada a 20 exemplares, especial para o mercado português.


10/11

RICOS, MEDIANAMENTE RICOS E MUITO RICOS

EDITORIAL JULHO 2015

Cerca de um milhão de pessoas ascendeu à categoria de milionário no

mundo em 2014, segundo dados do World Wealth Report (WWR) de 2015,

agora divulgado. No total, há 14,6 milhões de milionários, representando uma riqueza da ordem dos 56,4 mil milhões de dólares.

As regiões da Ásia Pacífico e da América do Norte continuam a liderar na

criação de milionários – no período de cinco anos (de 2009 a 2014) esse número cresceu em número, respectivamente, 10,4 e 8,8 ao ano.

Já em 2015, a região da Ásia Pacífico deverá ultrapassar a América do

Norte em número de milionários – 4,69 milhões contra 4,68. Em termos do valor total das fortunas, deverá também ocorrer uma ultrapassagem asiática. A Índia aumentou em 26,3% o número de milionários e em 28,2%

a sua riqueza. A China teve em 2014 um aumento de 17,5% em número de milionários e de 19,3% em termos de valor das suas fortunas.

A América Latina (-2,1%) reduziu a criação de milionários e da riqueza

global deste grupo (-0,5%). O Brasil, que representa mais de 50% da

riqueza dos milionários da região, viu diminuir em 6,4% o seu número e em 1,4% a sua riqueza.

A Europa cresceu 4% em milionários e em riqueza desse grupo em 2014. Os Ultra-High-Net-Worth Individuals (Ultra-HNWIs) – aqueles com mais

de 30 milhões de dólares – correspondem a apenas 1% de todos os milionários, mas valem 34,7% do total de fortunas. Este subsegmento cresceu

8,6% em número em 2014. O subsegmento das fortunas valendo de 5 a 30

milhões de dólares cresceu 7,7%; e o subsegmento com fortunas entre 1 e 5 milhões de dólares cresceu 6,6%.

Em 2017, a riqueza global dos milionários deverá ultrapassar os 70 mil

milhões de dólares.

Fernando Correia de Oliveira / Editor-chefe I allaworldontime@gmail.com

FICHA TÉCNICA

Edição Projectos Especiais, S.A. Diretor João Viegas Soares Editor chefe Fernando Correia de Oliveira Marketing e Publicidade Mafalda Sanches de Baêna marketing@projectosespeciais.pt Projectos Especiais Consultores de Comunicação, S.A. Av. Infanto Santo 23, 12º esq. 1350-177 Lisboa Tel.: 218 027 912 www.anuariodosrelogios.com


11. EDITORIAL por Fernando Correia de Oliveira 20. PATEK PHILIPPE Em Londres, na exposição Watch Art. 28. CHRONOSWISS Evento em Lisboa marca lançamento de edição especial para Portugal. 36. MARCO BICEGO O criador italiano esteve na David Rosas para apresentar as suas joias. 40. MIKIMOTO Grande exposição de pérolas na Torres Joalheiros da Avenida. 44. BREGUET A marca envolveu-se, nas comemorações dos 200 anos da batalha de Waterloo. 68. MONTBLANC Novas canetas, num ambiente urbano e cosmopolita. 70. MONTRA Modelos com características e preços. 166. DIRECTÓRIO


PASSATEMPO

LEITOR GANHA CALENDÁRIO PERPÉTUO

RELÓGIOS & CANETAS

ONLINE ...

SEIKO

DIOGO FROES, com esta foto, a que acrescentou a fra-

se "Time is crossing Oceans - O tempo para mim

ultrapassa a longitude do Mar", foi o vencedor do

passatempo organizado pelo Relógios & Canetas online em parceria com a Certora, importadora dos relógios Seiko para Portugal. Diogo Froes ganhou assim um Seiko Premier Calendário Perpétuo.


PASSATEMPO

GANHE CAPACETE E ÓCULOS DE AVIAÇÃO VINTAGE! A AVIATOR,

AVIATOR ... RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

marca totalmente dedicada à criação de peças de relojoaria relacionadas com a aviação – desde a

inspiração nas velhas glórias do início do século XX até aos instrumentos para os mais exigentes pilotos de

combate – propõe-lhe levar para casa um pouco do charme dos pioneiros do “mais pesado do que o ar”: um conjunto capacete de pele e óculos semelhantes aos usados pelos pilotos dos biplanos da I Guerra Mundial.

Para tal, só terá de navegar até ao novo website da SRI, empresa que é a representante exclusiva em Portugal

da Aviator, e procurar, através da tabela de preços, a imagem do seu relógio Aviator preferido.

Envie-nos para o mail anuariorelogioscanetas@gmail.com a foto do relógio de que mais gostou, explicando-nos porque deve ser você a receber esta oferta! O website da SRI pode ser encontrado em www.sri.com.pt.

O passatempo decorre até 31 de Julho. O resultado do passatempo será anunciado até 5 de Agosto, nas páginas do Relógios & Canetas online e da SRI nas redes sociais. Boa sorte!


PATEK PHILIPPE EXPÕE EM LONDRES

A ARTE DA RELOJOARIA

FORAM 42.500 VISITANTES EM APENAS 12 DIAS. LONDRES RECEBEU ENTRE MAIO E JUNHO, NA SAATCHI GALLERY, A EXPOSIÇÃO WATCH ART, UM EVENTO ORGANIZADO PELA MANUFACTURA GENEBRINA PATEK PHILIPPE, NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO SEU 175º ANIVERSÁRIO.


20/21

REPORTAGEM

FERNANDO CORREIA DE OLIVEIRA EM LONDRES

JULHO 2015 RELóGIO DE BOLSO qUE PERTENCEU à RAINHA vITóRIA DE INGLATERRA. UMA DAS PEçAS qUE vIERAM DO MUSEU DA MARCA, EM GENEBRA.

MAIS ESPAÇO, ambiente mais cosmopolita. Já tínhamos estado, em 2014, em Munique, onde a Patek Philippe levou a cabo uma exposição – mostrou o seu património relojoeiro do ponto de vista museológico e actual. A fórmula foi um êxito e repetiu-se agora em Londres. E vai continuar pelas grandes cidades do mundo, sensibilizando para a arte da relojoaria, que vai muito para além da “simples” micromecânica. Para quem, como nós, esteve em Munique e Londres, deu para comparar. Na cidade alemã, um público extremamente interessado, mas quase só local. Na capital britânica, um ambiente cosmopolita, com muitos turistas a incluírem no seu roteiro a oportunidade única de verem peças Patek Philippe raramente vistas fora do Museu da marca, em Genebra, ou dos seus Salões (boutiques monomarca). Mais uma vez, em Londres, ficámos impressionados com a riqueza histórica e patrimonial que a manufactura relojoeira genebrina consegue trazer aos olhos do público em eventos deste género. Em 1851, a Patek Philippe apresentou à Grande Exposição de Londres, no Crystal Palace, alguns dos seus relógios de bolso. Na ocasião, dois visitantes especiais adquiriram peças da manufactura - a Rainha vitória e o Príncipe Alberto. Um dos espaços recria esse ambiente e mostra relógios que pertencem actualmente à Casa Real britânica. Como em Munique, a ideia foi levar a Londres o ambiente do Salão Patek Philippe de Genebra, respeitando as paredes forradas a tecido grená ou a vista sobre o lago Lemans que se desfruta do quinto piso desse edifício. Uma paisagem filmada em 24 horas, podendo apreciar-se o horizonte desde o nascer ao pôrdo-sol… Num total de mais de 400 relógios em exposição, todos os mode los de todas as colecções estiveram presentes na exposição de Londres, havendo, como no caso de Munique, edições especiais de relógios de pulso e de pendulettes alusivos à capital do Reino Unido, com temas como a Torre de Londres.

RELóGIO DE PULSO, CALIBRE DE CARGA MANUAL, PRODUzIDO EM 2006, PERTENCENTE à RAINHA ISABEL II DE INGLATERRA, qUE O EMPRESTOU PARA A EXPOSIçãO.

CALATRAvA REFERêNCIA 5153, CALENDÁRIO PERPÉTUO, COM CAIXA DE PLATINA, LIMITADO A 80 UNIDADES.


NA CAPITAL BRITÂNICA, UM AMBIENTE COSMOPOLITA, COM MUITOS TURISTAS A INCLUÍREM NO SEU ROTEIRO A OPORTUNIDADE ÚNICA DE VEREM PEÇAS PATEK PHILIPPE RARAMENTE VISTAS FORA DO MUSEU DA MARCA, EM GENEBRA, OU DOS SEUS SALÕES (BOUTIQUES MONOMARCA).


22/23 à ESqUERDA, REPETIçãO MINUTOS, PEçA úNICA, EDIçãO ESPECIAL LONDRES, COM CAIXA DE OURO vERMELHO; à DIREITA, CALENDÁRIO PERPÉTUO, REPETIçãO MINUTOS, CAIXA DE PLATINA, LIMITADO A 10 EXEMPLARES.

Para além de peças Patek Philippe, a empresa independente, propriedade da família genebrina Stern, apresenta em Londres outras peças históricas, vindas do seu Museu ou de colecções particulares. A exposição, além de um espaço dedicado ao Museu Patek Philippe, tinha outros onde se podiam apreciar as Grandes Complicações (calendários perpétuos, sonneries, cronógrafos...), as peças comemorativas do 175º aniversário, os trabalhos em métiers d'art ou as peças da colecção actual. Relojoeiros explicavam em modelos de acrílico os princípios básicos de um mecanismo de relojoaria, enquanto em gabinetes ao lado especialistas em métiers d’art, como gravadores, esmaltadores, polidores ou miniaturistas demonstravam os seus respectivos saberes em superfícies tão pequenas como mostradores ou caixas de relógios de pulso. Uma das paredes estava ocupada com algumas folhas do plano que permitiu a criação do Grandmaster Chime, o relógio de pulso mais complicado da história da Patek Philippe, uma das peças comemorativas dos 175 anos da empresa e limitado a sete exemplares. As cerca de 70 folhas representavam apenas 3 por cento da totalidade necessária para criar e planear esta Grande Complicação. Como em Munique, uma das salas mostrava os calibres da Patek Philippe, colocados em janelas transparentes e giratórias. Noutra, podia assistir-se a um filme sobre a história da empresa. Numa outra, em cadeiras especiais, podia apreciar-se o som do tempo – o bater de horas, quartos e minutos em exemplares de bolso ou de pulso. A Patek Philippe está a preparar, ainda no âmbito do seu 175º aniversário, e ainda em 2015, uma exposição mais limitada, em Madrid, focada para os amantes da marca na Península Ibérica.

REPORTAGEM JULHO 2015

CALATRAvA COM MOSTRADOR DE ESMALTE, EDIçãO ESPECIAL LONDRES, COM CALIBRE EXTRA-PLANO 240, AUTOMÁTICO.

RELóGIO PENDENTE qUE TERÁ PERTENCIDO à RAINHA vITóRIA.


NUM TOTAL DE MAIS DE 400 RELÓGIOS EM EXPOSIÇÃO, TODOS OS MODELOS DE TODAS AS COLECÇÕES ESTIVERAM PRESENTES NA EXPOSIÇÃO DE LONDRES, HAVENDO EDIÇÕES ESPECIAIS DE RELÓGIOS DE PULSO E DE PENDULETTES ALUSIVOS À CAPITAL DO REINO UNIDO.


GANHE ESTE CHRONOSWISS TIMEMASTER DATE

PEGUE NA MÁQUINA FOTOGRÁFICA e lance-se à aventura! Capte situa

-

ções radicais, onde este Chronoswiss Timemaster Date se sentiria como peixe na água…

A Importempo é representante da Chronoswiss em Portugal desde 1997. A comemorar 20 anos de existência (foi fundada em

1995), a Importempo assinala a data associando-se ao Anuário Relógios & Canetas ao dar aos leitores do mais antigo título es-

pecializado do seu género no país a possibilidade de ganhar este Chronoswiss Timemaster Date no valor comercial de €3880.

Para participar neste passatempo, basta enviar para a morada Av. Infante Santo nº 23, 12º esq. 1350-177 Lisboa, a cinta que PASSATEMPO

rodeia a edição em papel do Anuário de 2015. Depois, é tirar fotos

CHRONOSWISS

mail do Anuário (anuariorelogioscanetas@gmail.com) até 31 de

...

RELÓGIOS & CANETAS ONLINE

de situações radicais – em terra, mar ou ar – e enviá-las para o Julho de 2015. Não há limite para o número de fotos enviadas.

A fotografia considerada mais radical será a vencedora, numa decisão tomada em conjunto pelo Anuário Relógios & Canetas e pela Importempo.

O resultado do passatempo será anunciado até 15 de Agosto na página do Anuário Relógios & Canetas no Facebook.


CHRONOSWISS TIMEMASTER PARA PORTUGAL


28/29

A IMPORTEMPO, EMPRESA IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA DA CHRONOSWISS EM TERRITÓRIO NACIONAL, ACABA DE LANÇAR UM RELÓGIO EM EDIÇÃO LIMITADA QUE SERÁ COMERCIALIZADO EXCLUSIVAMENTE NOS AGENTES DA MARCA EM PORTUGAL: O TIMEMASTER CHRONOGRAPH 20 SKELETON GOLD.

JOãO SARAIvA (IMPORTEMPO), E OLIvIER EPSTEIN (CHRONOSWISS)

FOI NA RECÉM-INAUGURADA

Pousada de Lisboa, no Terreiro do Paço, que a Chronoswiss comemorou 20 anos de actividade, dando a conhecer aos convidados o relógio que assinala a efeméride – o Chronoswiss Timemaster Chronograph 20 Skeleton Gold, limitado a 20 exemplares. A Pousada de Lisboa, incluída na rede das Pousadas de Portugal, com uma recuperação notável dos espaços que já foram Ministério das Finanças (Salazar trabalhou lá) e esquadra de Polícia, foi o palco ideal para o lançamento deste relógio. Um evento que contou com a presença de Oliver Ebstein, CEO da Chronoswiss. O Timemaster Chronograph 20 Skeleton Gold associa o aço escurecido com tratamento DLC (Diamond-Like Carbon) ao ouro rosa e cada exemplar da tiragem limitada tem a numera ção de 01/20 gravada no fundo. Trata-se de um relógio desportivo-chic, destacando-se o mostrador esqueletizado, uma espécie de ADN da Chronoswiss, que deixa ver um movimento cronógrafo automático, também ele esqueletizado. O ouro rosa de 18 quilates é utilizado na luneta, na coroa e nos botões do cronógrafo para proporcionar um contraste com o tom preto que se estende à bracelete em cautchu ultra resistente e anti-alérgico. A caixa de 44 mm, com arquitectura característica da linha Timemaster, é estanque a 100 metros. O preço desta peça é de 17.500 euros.

NOTÍCIAS JULHO 2015


FOI NA RECÉM-INAUGURADA POUSADA DE LISBOA, NO TERREIRO DO PAÇO, QUE A CHRONOSWISS COMEMOROU 20 ANOS DE ACTIVIDADE, DANDO A CONHECER AOS CONVIDADOS O RELÓGIO QUE ASSINALA A EFEMÉRIDE.


CONVIDADOS INTERESSADOS EM RELOJOARIA MECÂNICA TIVERAM OPORTUNIDADE DE TOMAR CONTACTO COM OS MODELOS CHRONOSWISS, ENTRE AS LINHAS MAIS CLÁSSICA OU DESPORTIVA.


32/33

NOTÍCIAS JULHO 2015

A CHRONOSWISS

Empresa familiar, a Chronoswiss foi fundada em 1983 pelo mestre relojoeiro alemão Gerd-Rüdiger Lang. Nessa altura, os relógios mecânicos eram pouco populares e ainda não tinha chegado a onda de apreciação mundial que levaria ao seu renascimento. Lang foi dos primeiros a usar um vidro no fundo do relógio, para que se pudesse apreciar o calibre. Esqueletizou movimentos e mostradores, sendo também dos primeiros a aventurar-se nessa linha estética em exemplares de pulso. Calendários perpétuos, cronógrafos, reguladores, datas e horas saltantes são das complicações mais usadas pela Chronoswiss ao longo das suas mais de três décadas de história. Gerd-Rüdiger Lang reformou-se há dois anos e vendeu a empresa a um casal de Lucerna, Oliver e Eva Maria Ebstein, que partilham com o fundador o amor pela relojoaria mecânica, a atenção à estética muito própria e o respeito pelas regras do Swiss Made.


OLIVIER EBSTEIN*

UM NEGÓCIO FAMILIAR *CEO DA CHRONOSWISS

TANTO UM COMO OUTRO sempre foram, mais ou menos, colecionadores de relógios – de sala, de mesa, de bolso, de pulso. Nas famílias de Eva Maria e Oliver o amor aos medidores do tempo era omnipresente. O casal Epstein encontrou-se pela primeira vez com Gerd-Rüdiger Lang em 2011, durante a exposição anual Munich Time, através de um amigo comum. Foi assim que tudo começou. “A minha filha não quer continuar com a empresa”, disse-lhes Lang. “Não quero vender a um grupo, pois ele usará o nome mas matará o meu bebé”. Lang tinha passado, nos anos subsequentes a 2008, com a crise financeira mundial, por um período difícil, com a sua colecção privada de automóveis a ser dada como garantia aos bancos para que estes continuassem a financiar a Chronoswiss. Os Epstein sempre tinham gostado dos relógios Chronoswiss. Depois de muitas noites de conversa com Lang, este ficou convencido de que a marca ficaria em boas mãos. Compraram a empresa em Março de 2012 e fizeram a primeira feira de Basileia, a Baselworld, logo a seguir, entrando assim num sector relojoeiro que desconheciam por completo. Oliver Epstein recorda tudo isto a Relógios & Canetas enquanto aprecia a vista do Terreiro do Paço, com o sol a imiscuir-se pelas arcadas da Pousada de Lisboa. “Tenho que voltar com mais tempo, com a família, para conhecer melhor a cidade”, diz. Também a ele a luz coada por um fim de tarde à beira-rio impressiona. “E as gentes, tão variadas, num ambiente tão descontraído!” Um dos últimos investimentos da Chronoswiss quando a empresa ainda pertencia a Gerd-Rüdiger Lang, um relojoeiro alemão casado com uma suíça, foi a criação de um centro de montagem de relógios na Alemanha.

Os Epstein reverteram essa política – fecharam as instalações na Alemanha e concentraram-se ainda mais na Suíça (em Biel /Bienne) e no conceito de Swiss Made para os relógios Chronoswiss. As novas regras do Swiss Made, que exigirão pelo menos 60 por cento de incorporação de valor suíço para que um relógio possa ter essa designação, Oliver Epstein está confiante: “Costumo dizer que até podíamos respeitar 80 por cento de valor acrescentado. As novas regras vão beneficiar companhias como a nossa, de nicho, que produzem relógios quase totalmente suíços nos componentes que fazem o seu preço”. A Chronoswiss produz cerca de 5 mil relógios por ano. Epstein não prevê que venha a ter problemas com o provisionamento de calibres, agora que o Swatch Group vai deixar de estar obrigado a fornecer a terceiros. “Temos o nosso próprio calibre, que usamos em 30 a 40 por cento da produção, nos modelos mais caros. queremos aumentar essa incorporação até 50 ou 60 por cento. O resto é-nos fornecido por terceiros”, diz o CEO da Chronoswiss. “quanto ao Swatch Group, temos garantias de que, como somos uma empresa suíça, familiar, e com uma produção tão limitada, vão continuar a fornecer-nos calibres”.


EXPO SIÇÃO NAS LOJAS DAVID ROSAS

MARCO BICEGO EM PORTUGAL

...


36/37

NOTÍCIAS JULHO 2015

A NOVA COLECÇÃO LUNARIA, do designer italiano Marco Bicego, foi apresentada

no espaço David Rosas da Avenida da da Liberdade, em Lisboa, com a presença do próprio criador. Uma exposição de peças Marco Bicego esteve também patente alguns dias nessa loja, fazendo depois uma digressão pelos restantes ponto de venda David Rosas, que desde há 10 anos têm o exclusivo para Portugal da marca. Marco Bicego redefiniu o conceito de luxo com peças de joalharia que combinam a mestria clássica artesanal da “velha Itália” com tradição, paixão e imaginação. Marco Bicego está fortemente ligado à sua herança italiana, tendo começado a formação como artesão joalheiro na região de veneto, no atelier cinquentenário do seu pai. Foi aí que começou a testar os seus próprios designs, misturando linhas urbanas com motivos étnicos e fundindo formas naturais com esboços artísticos. Inteiramente produzidas em Itália, à mão e com as técnicas mais exclusivas, as criações da Marco Bicego revelam uma predileção pelo ouro amarelo e integram pedras preciosas e semipreciosas do Brasil e da Índia. A técnica “corda de guitarra” (um movimento manual especial que cria um aspecto ondulado e se tornou emblemático para a marca), a gravação a buril (que atribui ao metal um efeito acetinado que também o protege de amolgadelas) e o estudo das formas irregulares, sublinham a originalidade de cada peça e definem um estilo inovador de design que apela fortemente ao público cosmopolita e heterogéneo da marca.


PEDRO ROSAS, MARCO BICEGO E SANDRA ROSAS.

MARCO BICEGO, FUNDADOR DA MARCA COM O SEU NOME.


38/39

NOTÍCIAS JULHO 2015


E X P O S I Ç ÃO N A TORRE S JOALHEIROS DA AVENIDA

O CULTO DAS PÉROLAS

...

PEÇAS DE ALTA JOALHARIA DA MIKIMOTO ESTIVERAM POR ESTES DIAS EM EXPOSIÇÃO NA TORRES JOALHEIROS DA AVENIDA DA LIBERDADE, EM LISBOA, O ÚNICO PONTO DE VENDA NA CAPITAL DESTA MARCA NIPÓNICA.


40/41

PEÇAS DE ALTA JOALHARIA DA MIKIMOTO ESTIVERAM POR ESTES DIAS EM EXPOSIÇÃO NA TORRES JOALHEIROS DA AVENIDA DA LIBERDADE, EM LISBOA, O ÚNICO PONTO DE VENDA NA CAPITAL DESTA MARCA NIPÓNICA.

Exemplares com pérolas Akoya ou brancas, pretas e douradas dos Mares do Sul cintilam com um brilho especial que só um segredo bem guardado do seu cultivo, uma técnica apurada por décadas e um controlo de qualidade muito exigente permitem. A Mikimoto está a reforçar as suas linhas mais jovens e apelativas, reconhecendo que o colar de pérolas – a peça clássica da indumentária feminina para ocasiões mais formais – tem sido menos valorizado nos anos mais recentes. Mas, a nível global, assiste-se a um certo revivalismo, e as pérolas das mães e das avós, guardadas nas gavetas, voltam a aparecer… A criação de pérolas é um processo fascinante que exige muito tempo e dedicação. A ostra receptora é um habitat natural e precisa de ser cuidadosamente alimentada antes de poder ser concebida uma pérola. O processo de cultivo começa com um núcleo. Nas pérolas naturais, isso é simplesmente um fragmento de concha, espinha de peixe ou areia que flutua na concha da ostra de pérola. Para proteger-se dessa irritação, a ostra segrega milhares de camadas de substância nacarada, formando uma pérola. Kokichi Mikimoto conseguiu duplicar esse processo natural mediante a implantação de um núcleo.

A SILHUETA DO REVOLUCIONÁRIO

PÉROLAS AKOYA

A Akoya foi a pérola com a qual Kokichi Mikimoto iniciou a sua empresa de cultivo de pérolas. Kokichi Mikimoto estava determinado a encontrar uma maneira de produzir pérolas que fossem da mais alta qualidade. Em 1893 foi realizada a primeira pérola Akoya de cultura – uma conquista incrível que criou a indústria das pérolas tal como hoje a conhecemos. Em 1905, nasceu a primeira pérola esférica Akoya de cultura, do mundo, mediante a pesquisa incansável de Kokichi Mikimoto, e essas pérolas incríveis de ostras Akoya Japonesas. As ostras Akoya, das águas do Japão, vivem em cardumes e em profundidades de 1-5 metros. Esses mares calmos têm pouca ondulação e temperaturas amenas de 15 até 23 graus Celsius. Esses climas oceânicos perfeitos atribuem à produção de pérolas um brilho especial e cores ricas – as qualidades pelas quais a pérola Akoya se tornou conhecida. As cores da Akoya variam do branco, creme e rosa a rosa prateado.

NOTÍCIAS JULHO 2015


A ostra Akoya é a mais pequena ostra produtora de pérola do mundo. As pérolas Akoya estão disponíveis com frequência no mercado em tamanhos de 3-10 mm. A sua habilidade e consistência na produção de pérolas cultivadas redondas quase perfeitas tornam-nas ideais para adornar algumas das melhores joias de pérolas do mundo. Apenas 5% das melhores pérolas cultivadas são consideradas dignas de levar o nome Mikimoto. BRILHO

O brilho é a quantidade luz que uma pérola reflete pelo seu brilho de superfície e como reflexo espelhado profundo da sua luz interior. quanto melhor a qualidade de nácar da pérola, mais superior é o seu brilho. Somente as pérolas de alta qualidade com o brilho mais luminoso levam o nome Mikimoto. PERFEIÇÃO DA SUPERFÍCIE

Manchas subtis e pequenas marcas fazem parte da textura natural de uma pérola e uma prova de sua origem verdadeira. Essas manchas resultam de partículas que flutuam no mar e tocam contra a pérola quando esta se forma. Menos imperfeições superficiais representam uma maior qualidade, pérolas mais valiosas. FORMA

Entre as muitas formas disponíveis, as pérolas perfeitamente redondas são as mais raras e mais preciosas. Com as pérolas do Mar do Sul Mikimoto, formas únicas, como botão, lágrima, oval e barroca também são valiosas. COR

As pérolas variam amplamente na cor, com base no tipo de ostra que as produz. quanto mais raro o tom, mais valiosa a pérola. As cores variam do creme, rosa e cinza ao preto, verde e azul. Branco e rosa estão entre as cores Akoya mais populares. Pavão verde e dourado estão entre os mais raros tons do Mar do Sul. MEDIDA

Embora o tamanho não afecte a qualidade das pérolas cultivadas, afecta o preço. Pérolas grandes são mais difíceis de cultivar, porque muitas vezes as ostras rejeitam o núcleo grande implantado; a sua raridade cria maior valor. As pérolas são medidas em incrementos de diâmetro de milímetros (mm). A pérola clássica Akoya geralmente mede de 3mm até 10mm. As pérolas do Mar do Sul iniciam com 8m e podem crescer até 18mm.


200 ANOS DA BATALHA DE WATERLOO

BREGUET ESTEVE DE AMBOS OS LADOS…


44/45

NOTÍCIAS A BREGUET ESTÁ ASSINALAR O BICENTENÁRIO DE WATERLOO, SENDO O PRINCIPAL PATROCINADOR PRIVADO DO TRABALHO DE RESTAURO DA QUINTA HOUGOUMONT, JUNTO AO CAMPO DA BATALHA, NA ACTUAL BÉLGICA.

existentes do evento, Hougoumont deverá permanecer como símbolo da paz e estabilidade na Europa. A inauguração do espaço, depois do restauro, foi feita na presença de Marc A. Hayek, Presidente e CEO da Breguet, além de membros da realeza europeia - como o Príncipe Carlos, herdeiro da Coroa britânica, o actual Duque de Wellington, Príncipe Blücher von Wahlstatt e o Príncipe Charles Bonaparte. Há 200 anos, o Duque de Wellington considerou a ocupação da quinta Hougoumont como decisiva para o resultado da Batalha de Waterloo (18 de Junho de 1815), que acabaria com mais de 20 anos de conflito na Europa. Este edifício tem particular significado para a Breguet, devido aos laços que manteve com os protagonistas da batalha. Clientes fiéis da Breguet podiam encontrar-se tanto no campo de Napoleão como dos Aliados. Os mais famosos de todos, claro, o Imperador Napoleão e o Duque de Wellington. Mas podem mencionar-se igualmente o Marechal de Grouchy, o Marechal Ney, Jerôme Bonaparte, o Cirurgião Chefe Dominique Larrey e o General Kellerman, de um dos lados; o Conde de Uxbridge, Lord Somerset, o Major Percy e os Generais Cooke, Maitland e Ponsonby do outro. Além de Pozzo di Borgo. Mas a Batalha de Waterloo também foi ocasião de honrarias e reconhecimento para com Abraham-Louis Breguet (1747-1823). Em Luís XvIII, Rei de França, ele tinha um sincero e acti vo admirador. A 27 de Outubro de 1815, apenas alguns meses após Waterloo, o mestre foi nomeado Relojoeiro da Marinha

UM DOS ÚLTIMOS TESTEMUNHOS

JULHO 2015

EM CIMA, BREGUET Nº 2727, qUE PERTENCEU à IMPERATRIz MARIA LUISA. EM BAIXO, vERSO DO MESMO RELóGIO.


ILUSTRAçãO DA qUINTA DE HOUGOUMONT.

EM CIMA, BREGUET Nº 611, RELóGIO DE TACTO (PODEM SABER-SE AS HORAS PELO TACTO), qUE PERTENCEU A JOSEFINA BONAPARTE.

EM BAIXO, BREGUET Nº 178, qUE PERTENCEU A NAPOLEãO.

Real. Breguet tinha estado, até então, durante 40 anos à frente da sua manufactura. A empresa estabeleceu-se em Paris em 1775 e obteve o seu primeiro sucesso junto da Corte francesa durante o reinado de Luís XvI e Maria Antonieta. Nos conturbados anos da Revolução Francesa, Breguet regressou à Suíça, o seu país de origem. Durante o período do Império, quase todos os membros da família imperial foram seus clientes. Breguet também exportou as suas criações, que eram muito procuradas em Inglaterra, Espanha e Rússia. As políticas de Napoleão, o Bloqueio Continental e a guerra com a Rússia impediram-no de desenvolver os seus talentos comerciais. Mas depois da derrota de Napoleão, a protecção de Luís XvIII e o nascimento da nova Europa, na sequência do Congresso de viena, fizeram com que a sua empresa prosperasse. Abraham-Louis Breguet foi responsável por muitas invenções, tanto técnicas como estéticas, que deram azo ao nascimento da relojoaria moderna. As suas invenções incluem à corda tipo "gong", a espiral Breguet, o relógio de tacto, o escape de turbilhão e os primeiros cronógrafos. Também é dele a autoria do primeiro relógio de pulso, em 1812, para Caroline Murat, irmã de Napoleão. Breguet deu aos seus relógios uma aparência mais plana e despida, com mostrador decorado guilloché, ponteiros com abertura na ponta e canelado na lateral das caixas. Diz a Breguet que, "com o patrocínio do Projecto Hougoumont, sublinha-se o laço com a sua própria história bem como com a História da Europa". A quinta Hougoumont, agora transformada em museu, passará a contar com uma sala Breguet. Refira-se que a Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, tem no seu acervo uma colecção de relógios Abraham-Louis Breguet, nomeadamente um que pertenceu ao General francês Junot e que depois foi parar a Wellington, o vencedor de Waterloo.


lisboa - macHado JoalHeiro, ourivesaria portugal, diadema JoalHeiros sintra - reloJoaria fariaporto - macHado JoalHeiro  braga - pires JoalHeiros  madeira - camacHo & nascimento JoalHeiros açores - ourivesaria correa picanço mais informações importempo, lda 351 919 684 984 importempo@importempo.com facebook importempo relógios


GLASHÜTTE ORIGINAL MARIZA GANHA PRÉMIO EM DRESDEN. A cantora portuguesa Mariza foi a vencedora

da 12ª edição do Glashütte Original Music Festival Award, instituído pela manufactura relojoeira de Glashütte. O prémio foi entregue em evento ocorrido por estes dias no Albertinum, em Dresden, Alemanha. Mariza deu um concerto e recebeu o galardão das mãos de Jan vogler, Director do Festival de Música de Dresden, e de Yann Gamard, CEO da Glasuütte Original. Como todos os anos, o prémio, representando um turbilhão volante, foi produzido à mão por dois aprendizes da Escola de Relojoaria da Saxónia “Alfred Helwig”. Mariza recebeu um prémio pecuniário no valor de 25 mil euros, em reconhecimento pela contribuição que tem dado ao levar o Fado a audiências internacionais de todas as gerações. O Glashütte Original Music Festival Award, criado em 2005, é dado em reconhecimento de serviços prestados em prol da música e em apoio de jovens. Anteriores vencedores incluem nomes como Gustavo Dudamel, Sir Simon Rattle e a Orquestra Filarmónica de Berlim, Hélène Grimaud, Thomas quasthoff e Hilary Hahn.


48/49

BAUME & MERCIER

NOTÍCIAS JULHO 2015

LINEA, PRIMAVERA/VERÃO 2015.

quatro novos modelos, com novas cores (Fresh Green, Pop Pink, Peppy Honey e Graphic violet) , e as habituais pulseiras intercambiáveis, de pele ou aço. Calibres de quartzo, caixas de 27 mm, de aço.


BLANCPAIN

BATHYSCAPHE CHRONOGRAPHE FLYBACK.

O primeiro de uma série de relógios de mergulho de edição limitada que farão parte do projeto Blancpain Ocean Commitment. Cada um dos proprietários tornar-seá membro do Círculo Blancpain para o Compromisso Oceano. Por cada modelo comercializado desta série, limitada a 250 exemplares, será entregue um valor de 1000 euros para apoiar expedições de exploração científica. Com caixa de 43 mm, de cerâmica, é estanque até 300 metros. Cronógrafo automático de rodas de colunas com embraiagem vertical e flyback (funções que podem ser usadas debaixo de água), vem equipado com o mais recente movimento da Blancpain, desenvolvido internamente, o F385, que vibra à frequência de 5 Hz – 36’000 vph. Tem espiral de silício, material amagnético, e balanço livre de registo com parafusos de ouro para regulação fina.


BREITLING

SUPEROCEAN CHRONOGRAPH M2000 BLACKSTEEL.

O único cronógrafo do mundo resistente à água e funcional até 2.000 m de profundidade. vem com o calibre Breitling 73, movimento SuperquartzTM termocompensado, cronómetro oficialmente certificado pelo COSC. Cronógrafo a 1/10 de segundo, contadores de 60 minutos e 12 horas com tempos intermédios (ponteiro «rattrapante»). Calendário. Caixa de aço preto, série limitada de 250 exemplares. Resistente à água até 2000 m (pistões funcionais). Coroa de rosca. Luneta rotativa unidireccional com clique. vidro de safira abobado, anti-reflexo de dupla face. Diâmetro: 46 mm. Mostrador: preto volcano. Bracelete: pele Superocean.

AVENGER BLACKBIRD 44. Calibre automático, da

manufactura (B17), cronómetro certificado COSC. Calendário. Caixa de 44 mm, de titânio negro. Estanque até 200 metros. Coroa de enroscar, luneta rotativa unidireccional. Mostrador preto vulcão. Bracelete Military.


52/53

GIRARD-PERREGAUX

NOTÍCIAS JULHO 2015

TRAVELLER LARGE DATE, MOON PHASES & GMT.

Pela primeira vez, o modelo apresenta mostrador transparente, em versões de aço ou ouro rosa. Caixa de 44 mm, vidro de safira na frente e no verso, mostrador de vidro de safira. Estanque até 100 metros. Calibre auto mático, da manufactura (GP03300-0109), com indicação de horas, minutos, segundos, grande data, fases de lua e segundo fuso horário com mostrador de 24 horas.


JAEGER-LECOULTRE

DUOMÈTRE UNIQUE TRAVEL TIME.

Limitado a 200 exemplares. Calibre de carga manual, da mufactura (JLC 383), com 2 tambores de corda e 50 horas de autonomia para cada tambor, unidos por um único sistema regulador. São 498 peças numa caixa de 42 mm, de ouro branco. Mostrador cinzelado à mão, ponteiros com acabamento em prateado, tipo folha. Funções: Hora de referência: ho ras, minutos, segundos centrais. Segundo fuso horário: Horas digitais saltantes, minutos (podem ser acertados ao minuto mais próximo na relação com o tempo de referência), horas do mundo. Indicações das duas reservas de corda. Indicação dos diferentes fusos horários no fundo. Estanque até 50 metros. No Duomètre Unique Travel Time a combinação das funções hora de referência e hora de destino é ajustável com precisão de minutos. Graças ao sistema Unique Travel Time, o viajante pode ajustar o fuso horário em todos os continentes e países, independentemente da diferença horária. Em termos práticos isto significa que pode dessincronizar os minutos para criar o seu próprio horário.


LINDE WERDELIN

SPIDOSPEED TITANIUM. Edição limitada de 99 exemplares. Caixa de 44x46x15

mm, de titânio. Cronógrafo automático, indicador de reserva de corda às 6 horas, calibre esqueletizado. Rotor de ródio. vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros. Bracelete de borracha, intercambiável.


56/57

MB&F HMX.

Uma Horological Machine a comemorar o décimo aniversário da marca, daí o “X”, dez em romano. Uma série de 4 modelos (Lotus black, British racing green, Bugatti blue, Ferrari red), limitados a 20 exemplares cada um, todos com caixa de 46.8 x 44.3 x 20.7 mm, de titânio e aço. Calibre automático, com rotor de ouro, base Sellita, com horas saltantes digitais e minutos digitais. Mostrador lateral, com sistema de prismas e lentes de aumentar integradas. vidro de safira no topo, no verso e de lado.

NOTÍCIAS JULHO 2015


ORIS

CARLOS COSTE IV. Edição Limitada a 2.000 exem-

plares. Calibre automático (Oris Cal. 743, baseado no SW 220-1), com data às três horas, e pequenos segundos entre as sete e as nove horas. Caixa de 46 mm, de titânio. Estanque até 500 metros. Luneta cerâmica unidirecio nal, coroa de rosca, válvula de hélio manual, às três horas. verso da caixa com o emblema de Carlos Coste. vidro de safira abaulado em ambos os lados, com revestimento antireflexo no interior. Mostrador preto com índices aplicados e ponteiros em níquel, ambos com preenchimento em Super-LumiNova® de cor laranja escuro. Pulseira de borracha preta com fecho de segurança desenvolvido pela Oris e sistema de ajuste rápido e fecho articu lado de báscula de segurança, em titânio. Também disponível com bracelete de titânio.

AUDI SPORT GMT.

Caixa de 44mm, de aço. Calibre automático, com ponteiro de 24h para a segunda zona horária, data às três horas e contador de pequenos segundos linear e retrógrado especialmente desenvolvido pela Oris, às nove horas. Luneta bidireccional, de tungsténio, com revestimento de borracha no bordo exterior. Coroa e fundo aparafusados, vidro de safira na frente e no verso, estanque até 100 metros. Bracelete picotada de couro, com fecho de báscula de segurança em aço inoxidável, inspirada nas corridas. Também disponível com bracelete em aço inoxidável.


58/59

PORSCHE DESIGN

NOTÍCIAS JULHO 2015

CHRONOTIMER SERIES 1. A nova colecção acaba

de ser lançada, inspirada no modelo original, desenhado por Ferdinand Alexander Porsche, em 1972. E vem na senda do Porsche Design de 1980, o Titanium Chronograph, o primeiro na indústria a usar titânio. Cronógrafos automáticos, com caixa de titânio, de 42 mm. Equipados com o calibre ETA valjoux 7750. Estanque até 50 metros. Uma das versões tem luneta de ouro.


RAYMOND WEIL

FREELANCER PIPER.

Um tributo ao amor que o fundador, Raymond Weil, tinha pela aviação, numa parceria com a Piper Aircraft Inc. Cronógrafo automático com função GMT em escala de 24 horas e escala taquimétrica na luneta. Caixa de 45 mm, de titânio e aço. vidro de safira na frente e no verso, coroa de enroscar. Estanque até 100 metros.


TISSOT

T-RACE MOTOGPTM AUTOMÁTICO, Edição Limitada 2015. Como habitualmente, vem num estojo em formato de capacete, com rotor eléctrico, e é limitado a 3.333 unidades. Estética inspirada no mundo das motos - disco dos travões na luneta, rasto dos pneus na face interior do bracelete, haste da suspensão traseira na fixação do bracelete à caixa, botões lembrando o piso dos travões. Fundo transparente com o formato de uma roda. Bandeira quadriculada no mostrador. Cronógrafo automático, caixa de aço, estanque até 100 metros. Bracelete sintético com fecho de báscula e botões.


62/63

TUDOR

NOTÍCIAS JULHO 2015

PELAGOS.

Caixa de 42 mm, de titânio, com fundo de aço. Luneta unidirecional, de titânio com cerâmica. válvula de escape às 9 horas. Coroa de enroscar com sistema triplo à prova de água. Estanque até 500 metros. Bracelete de titâ nio, com sistema patenteado de ajuste, até 25 mm de extensão (para usar por cima do fato de mergulho). Calibre automático, da manufactura (MT5612), cronómetro certificado COSC, espiral de silício. Horas, minutos e segundos centrais, paragem de segundos para acerto fino, correcção rápida de data. Autonomia de 70 horas.


VERSACE

KHAI. Calibres de quartzo, caixas de 38 mm, de

aรงo, com revestimento IP de ouro rosa. Com ou sem diamantes na luneta. Mostradores com cabeรงa de medusa. Braceletes de pele ou aรงo revestido a IP ouro rosa.


64/65

VOSTOK EUROPE

NOTÍCIAS JULHO 2015

LUNOKHOD-2 AUTOMATIC.

Relógio de mergulho com estanquecidade até 30 atmosferas (300 metros), munido de válvula de hélio. Calibre automático (Seiko NH35A), com data às 6H00 e paragem de segundos para acerto fino. Caixa de 49 mm, de aço, revestida a PvD (Physical vapor Deposition) preto. É vendido num pacote que inclui uma “dry box” com duas braceletes também pretas – uma em pele e outra em borracha de silicone de alta resistência – e ferramenta para a sua substituição. O mostrador oferece elevada legibilidade em qualquer condição de luz exterior, através da utilização de tubos de trítio. Esta tecnologia de iluminação permanente, de que a vostok Europe é uma das poucas marcas a utilizar, não carece de exposição prévia à luz e mantém a intensidade durante décadas em qualquer situação.


ZENITH

STAR 33MM, TRÊS NOVOS MODELOS.

O Origami é inspirado na arte japonesa de dobragem e papel. quatro diamantes no mostrador. Outro modelo tem mostrador de madrepérola branca e camadas sucessivas de tinta, em diferentes cambiantes de vermelho, em forma de flor. Tem diamantes na luneta e um cobouchon na coroa. Por fim, o modelo com diamantes na luneta e no mostrador, acompanhando o desenho da flor, em azul, sobre ouro maciço Caixas de 33 x 33 mm, no primeiro e segundo caso de aço, no terceiro, de ouro branco. Todos os relógios são equipados com o calibre automático Elite 681, extra-plano, da manufactura. Autonomia de 50 horas, massa oscilante decorada com Côtes de Genève. vidro de safira na frente e no verso. Estanques até 30 metros.


66/67

NOTÍCIAS JULHO 2015

TRIBUTE TO THE ROLLING STONES.

Em 1969, alguns meses antes dos primeiros passos do homem na lua, um relojoeiro apresenta o El Primero, primeiro movimento de cronógrafo integrado de corda automática do mundo. Neste mesmo ano, um dos grupos de rock mais conhecidos do mundo atinge a sua glória. Para celebrar este ano crucial, a zenith lança uma nova versão do El Primero Chronomaster 1969 Tribute to The Rolling Stones, uma edição de 1.000 exemplares. Janela no mostrador, mostrando o orgão regulador a bater à frequência de 5 Hz do seu calibre El Primero 4061. Com âncora e roda de escape de silício, é um cronómetro certificado COSC e tem autonomia de 50 horas. Massa oscilante decorada com padrão “Côtes de Genève” e logótipo dos Rolling Stones. Caixa de 45 mm, de titânio revestido a DLC. vidro de safira na frente e no verso. Estanque até 100 metros.


MONTBLANC CANETAS

MEISTERSTÜCK BLUE HOUR.

Montblanc inspirouse na “blue hour”, aquele momento, ao final do dia, em que o horizonte urbano se enche de um azul profundo, numa aura que enche tudo de magia, para criar a linha de instrumentos de escrita. Três versões: Meisterstück Blue Hour Doué Classique e Meisterstück Blue Hour Solitaire LeGrand, disponíveis em rollerball, esferográfica e caneta de tinta permanente; e Blue Hour Skeleton 149, caneta de tinta permanente, com corpo esqueletizado de platina. Para as canetas de tinta permanente, uma nova cor, a Meisterstück Twilight Blue, disponível em tinteiro de vidro ou em ampolas.


68/69

NOTÍCIAS JULHO 2015

STARWALKER URBAN SPEED.

Um estilo único e dinâmico. Resina preciosa preta, acessórios revestidos a PvD com superfícies escovadas, feita a mão. Aparo de ouro, revestido a ruténio. Conjunto de caneta de tinta permanente, esferográfica e roller ball. Cartuchos de tinta Montblanc disponíveis: Mystery Black, Royal Blue, Midnight Blue, Burgundy Red, Lavender Purple, Oyster Grey, Toffee Brown, Irish Green, Corn Poppy Red.


70/71 RELÓGIOS:

MONTRA JULHO 2015

AVIATOR BLANCPAIN BREGUET BREITLING

MEISTERSINGER

BVLGARI

MONTBLANC

CERTINA

OMEGA

CHRONOSWISS

ORIS

CORUM

PATEK PHILIPPE

EBEL

PEQUIGNET

FP JOURNE

PORSCHE DESIGN

FRANCK MULLER

RADO

FREDERIQUE CONSTANT

RALF TECH

GIRARD-PERREGAUX

RAYMOND WEIL

GRAHAM

SEVENFRIDAY

GREUBEL FORSEY

TAG HEUER

HAMILTON

TISSOT

HERMÈS

UNION FLIEGER

IWC

VICTORINOX

JAEGER-LECOULTRE

VOSTOK EUROPE

JAQUET DROZ

ZENITH

JUNKERS

SCATOLA DEL TEMPO

LINDE WERDELIN

CANETAS:

LONGINES

MONTBLANC

MARVIN

S.T. DUPONT


PROFESSIONAL AUTOMATIC

Funções. Horas, minutos, segundos, dia, data, cronógrafo Caixa. Aço, revestimento PVD preto, 42mm, resistência à água até 10 atm, fundo gravado Mostrador. Preto, contrastes em verde, índices e ponteiros com Superluminova, vidro de safira antirreflexo Bracelete. Duas: aço e pele Movimento. Automático ETA Valjoux 7750 Preço. € 1886

Referência. P.4.06.5.043.4

BRISTOL BULDOG Funções. Horas, minutos, segundos descentrados às 9H00, data Caixa. Aço inox escovado e polido, 45mm, fundo gravado com o avião Bristol Mostrador. Prateado, numerais pretos, índices e ponteiros com Superluminova, vidro de safira antirreflexo Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático Sellita SW 290-1 Preço. € 1066

Referência. V.3.18.0.101.4

BRISTOL Funções. Horas, minutos, segundos descentrados às 6H00, data Caixa. Aço inox escovado e polido, 45mm, fundo gravado com o avião Bristol Mostrador. Preto, numerais brancos, índices e ponteiros com Superluminova, vidro de safira antirreflexo Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático Sellita SW 260-1 Preço. € 984

Referência. V.3.070.081.4

PROFESSIONAL Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botões de controlo horizontais Caixa. Aço inox escovado, 42mm Mostrador. Preto, numerais brancos, ponteiros e índices com superluminova, vidro de safira antirreflexo Bracelete. Borracha preta, com fecho em aço Movimento. Quartzo, Ronda 5040.D Preço. € 697

Referência. P.2.15.0.089.6


72/73

Aviator

AVIATOR

JULHO 2015

PreCiSãO SUíçA COM QUASE UMA CENTENA DE NOVOS RELÓGIOS DISTRIBUÍDOS POR 15 DIFERENTES GAMAS, A COLEÇÃO 2014 DA AVIATOR REFLETE UMA QUALIDADE SEM COMPROMISSOS EM PEÇAS DE VALOR INTEMPORAL.

FUNDADA mesmo ao virar do século, desde

o início que a Aviator levou muito a sério o seu nome, tendo-se empenhado em produzir instrumentos altamente fiáveis e precisos para os pilotos mais exigentes. Por isso não admira que, logo em 2001, a empresa tenha iniciado o fornecimento de relógios para as Forças Armadas Russas, incluindo pessoal de terra, pilotos e membros das brigadas de salvamento. Em 2006, a Aviator tornou-se no cronometrista oficial da esquadrilha acrobática russa Swifts, que utiliza caças Mig-29 Fulcrum nas suas exibições. Em 2010, a empresa mudou toda a sua produção para o cantão de Jura, na Suíça, famoso pela sua elevada concentração de

manufaturas relojoeiras. Pouco depois, na edição 2013 da feira de Basileia anunciou que todos os seus modelos passariam a usar em exclusivo movimentos mecânicos e de quartzo suíços e o catálogo para 2014, com quase uma centena de modelos, reflete essa promessa. Hoje, a Aviator mantém intacto o seu empenho em criar peças originais e de elevada qualidade: materiais de topo (incluindo vidro de safira em todos os modelos), desenhos sóbrios e elegantes, caixas gravadas com fundos persona lizados – tudo reflete o compromisso de qualidade da Aviator em oferecer os melhores relógios para pilotos… ou para os que alguma vez sonharam voar. Referência p.4.06.5.017.4, preço €1886 (Saiba mais aqui)

ANTES DE ENTRAR EM COMERCIALIZAÇÃO, CADA NOVO MODELO DA AVIATOR É TESTADO EM VOO REAL POR PILOTOS MILITARES, DE FORMA A ASSEGURAR O MELHOR DESEMPENHO POSSÍVEL EM CONDIÇÕES EXTREMAS.


L-EVOLUTION TURBILHÃO CARROUSEL

Funções. Turbilhão, carrousel e indicador de reserva de marcha Caixa. Platina Mostrador. Antracite Bracelete. Pele de Crocodilo Movimento. Calibre Blancpain 2322V2 de corda manual Preço. € 356 000

Referência. 92322-34B39-55B

VILLERET GRANDE DATA

Funções. Horas, minutos, segundos e janela de data Caixa. Ouro rosa Mostrador. Opalino Bracelete. Pele de Crocodilo Movimento. Calibre Blancpain 6950 Automático Preço. € 18 820

Referência. 6669-3642-55A

FIFTY FATHOMS OCEAN COMMITMENT CRONÓGRAFO

Funções. Cronógrafo, flyback e janela de data Caixa. Cerâmica Mostrador. Azul Bracelete. Tecido Movimento. Calibre Blancpain F385 Automático Preço. € 19 230

Referência. 5200-0240-52A

VILLERET ULTRA-SLIM

Funções. Horas, minutos, segundos retrógrados e janela de data Caixa. Aço Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Blancpain 7663Q automático Preço. € 12 280

Referência. 6653Q-1127-55B


74/75

Blancpain

BLANCPAIN

JULHO 2015

SiMPLiCiDADe COMPLexA UMA MANUFACTURA CHEIA DE TRADIÇÃO, QUE NASCEU HÁ QUASE 300 ANOS NO CORAÇÃO DA SUÍÇA RELOJOEIRA.

BLANCPAIN VILLERET Tourbillon Volant Une Minute 12 Jours. O nome é todo um programa. Villeret abriga muita da tradição relojoeira suíça, onde a marca se tem movimentado, desde o seu nascimento, em 1735. As linhas sóbrias escondem um calibre automático, da manufactura, com turbilhão e uma autonomia surpreendente de 12 dias. A caixa, de 42 mm de diâmetro, tem apenas 11,65 mm de espessura. É em ouro rosa, polido. O mostrador, em esmalte branco “Grand Feu”, contrasta com as horas a preto e numeração romana. Localizado às 12 horas, o turbilhão é visível através de uma janela no mostrador. A gaiola do turbilhão gira a cada minuto, sendo assim um indicador complementar dos segundos. A espiral é de (Saiba mais aqui) silício.

AS LINHAS SÓBRIAS ESCONDEM UM CALIBRE AUTOMÁTICO, DA MANUFACTURA, COM TURBILHÃO E UMA AUTONOMIA SURPREENDENTE DE 12 DIAS.


CLASSIQUE TURBILHÃO EXTRA-PLANO

Funções. Turbilhão e reserva de marcha Caixa. Ouro rosa Mostrador. Ouro prateado de 18kt gravado à mão, com 4 padrões diferentes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Breguet 581DR Automático Preço. € 149 200

Referência. 5377BR129WU

TRADITION CRONÓGRAFO INDEPENDENTE Funções. Cronógrafo Caixa. Ouro branco Mostrador. Ouro prateado de 18kt gravado à mão Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Breguet 580DR automático Preço. € 79 500

Referência. 7077BBG19XV

CLASSIQUE TURBILHÃO CALENDÁRIO PERPÉTUO Funções. Turbilhão e calendário perpétuo Caixa. Platina Mostrador. Ouro, com 4 padrões diferentes Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Breguet 558QP2 de corda manual Preço. € 178 800

Referência. 3797PT1E9WU

CLASSIQUE TURBILHÃO CALENDÁRIO PERPÉTUO ESQUELETO Funções. Turbilhão e calendário perpétuo Caixa. Ouro rosa Mostrador. Esqueleto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Breguet 558QP3 de Corda Manual Preço. € 240 100

Referência. 3795BR1E9WU


76/77

BREGUET

SiNfONiA MeCâNiCA UMA DAS MAIS ESPECTACULARES REPETIÇÕES MINUTOS DOS ÚLTIMOS TEMPOS. NUMA ESTÉTICA MODERNA, ROMPENDO COM CÓDIGOS, MAS RESPEITANDO O ADN HISTÓRICO DA MARCA.

os dez anos da sua colecção Tradition, inspirada numa história rica de mais de dois séculos e na figura tutelar do seu fundador, Abraham-Louis Breguet. Uma das peças produzidas para assinalar o aniversário foi das mais saudadas na Baselworld 2015, a maior feira de relojoaria do mundo. O Breguet Tradition Répétition Minutes Tourbillon 7087 tem caixa de 44 mm, em ouro rosa. Vidro de safira na frente e no verso. Mostrador de ouro. Calibre automático, da manufactura (565DR), rotor periférico, de platina. Repetição minutos, turbilhão, tem 80 horas de autonomia e indicador de reserva de corda. A platina as e pontes são de titânio. O escape tem paletas de silício, material de que é feita a espiral. Também disponível em ouro branco. Os bordões onde batem os martelos da repetição minutos estão totalmente à vista, no mostrador, e têm uma configu ração especial, patenteada, que a Breguet garante assegurar uma maior limpidez e um som mais audível quando, com dois sons diferentes, e a pedido, batem as horas, os quartos e os minutos. Os bordões estão ligados à luneta do relógio, garantindo uma maior propagação das vibrações sonoras. Os martelos actuam verticalmente e não da forma horizontal (Saiba mais aqui) tradicional. A BREGUET ESTÁ A ASSINALAR

Breguet JULHO 2015


CHRONOLINER

Funções. Horas, minutos, data e cronógrafo 1/4 segundo, 2º fuso horário Caixa. Aço, com lunete em cerâmica Mostrador. Preto com contadores brancos Bracelete. Ocean Classic em aço Movimento. Mecânico, automático Breitling 24 Preço. € 6840

Referência. Y2431012|BE10|152A

COLT AUTOMATIC Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço Mostrador. Preto Bracelete. Professional III em aço Movimento. Mecânico, automático Breitling 17 Preço. € 3150

Referência. A1738811|BD44|173A

SUPEROCEAN II 44

Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço Mostrador. Azul Bracelete. Ocean Racer em borracha com fivela Movimento. Mecânico, automático Breitling 17 Preço. € 3320

Referência. A17392D8|C910|228S|A20SS.1

COCKPIT B50 Funções. Horas, minutos, data, cronografo 1/100º segundo, máx. 99h 59min. 59seg. CountDown CountUp Clock, cronometragem dos tempos de voo, taquímetro electrónico, contagem decrescente, 2.º fuso horário, alarmes-despertador Caixa. Titânio Mostrador. Preto Bracelete. Professional III em titânio Movimento. SuperQuartz™, electrónico de quartzo termocompensado B50 manufaturado, indicação analógica e digital LCD 12h/24h, retro iluminação dos displays, indicador de fim de vida da pilha Preço. € 6470

Referência. EB501022|BD40|176E


78/79

BREITLING

Breitling

MAiS ALTO

JULHO 2015

A BREITLING CELEBRA O CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO MILITAR PORTUGUESA, COM UMA EDIÇÃO ESPECIAL DO LENDÁRIO CRONÓGRAFO NAVITIMER, COM RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR.

EM 1952, A BREITLING

lança o seu lendário cronógrafo de pulso Navitimer com régua de cálculo circular que permitia efectuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Objeto de culto para os pilotos e amantes da aeronáutica, tem sido fabricado continuamente desde os últimos 60 anos – tornando-se assim no cronógrafo mecânico mais antigo do mundo, ainda em produção. O Navitimer 01 é um genuíno marco nesta longa história de precisão, elevada performance, pioneirismo e inovação que ligam incontornavelmente a Breitling e a intrépida aventura do homem à conquista dos céus. A Aviação Militar Portuguesa é com valores chave como a cultura de serviço, empenhada no cumprimento da missão, que celebra os seus 100 anos de existência conjuntamente com a Breitling, representados nesta Edição Especial imitada e numerada a 100 peças. Relógio verdadeiramente simbólico e carismático, o Breitling Navitimer abriga todos os valores inerentes a este valioso tributo ao percurso da Aviação Militar Portuguesa, que se reflecte em cada detalhe desta Edição Especial e são particularmente evidenciados na impressão do logótipo do Centenário no contador, e respectiva gravação no fundo da caixa, ou no topo do ponteiro do cronógrafo, decorado com uma réplica da silhueta de um avião F16. O Breitling Navitimer 01 Centenário da

Aviação Militar Portuguesa é um cronógrafo automático, cronómetro certificado COSC, equipado com o calibre B01, de alta frequência (28.800 alternâncias por hora), da manufactura. Com uma autonomia superior a 70 horas, tem caixa de 43 mm, de aço, estanque até 30 metros. Luneta gira tória, com régua de cálculo, data. Bracelete de pele preta (preço: € 7750). (Saiba mais aqui)

RELÓGIO VERDADEIRAMENTE SIMBÓLICO E CARISMÁTICO, O BREITLING NAVITIMER ABRIGA TODOS OS VALORES INERENTES A ESTE VALIOSO TRIBUTO AO PERCURSO DA AVIAÇÃO MILITAR PORTUGUESA.


BVLGARI LVCEA

Funções. Horas e minutos Caixa. Aço e ouro rosa, 28 mm, diamantes no bisel Mostrador. Madrepérola, índices de diamante Bracelete. Aço e ouro rosa com diamantes Movimento. Quartzo Preço. € 33 900

Referência. LUP33BGDGD1D/11

DIVA DE BVLGARI Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro rosa, com diamantes e outras pedras preciosas Mostrador. Madrepérola Bracelete. Cetim Movimento. Quartzo Preço. € 38 900

Referência. DVP39WGD1ARPL

BVLGARI ROMA Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ouro branco ou ouro rosa, 39 mm, estanque até 50 metros Mostrador. Azul lacado Bracelete. Pele envelhecida de crocodilo Movimento. Carga manual BVL 131 M Preço. € 18 500

Referência. BBW39C3GL/ROMA

BVLGARI OCTO FINÍSSIMO Funções. Horas e minutos, segundos descentrados Caixa. Aço, 41,5 mm ou 38 mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele crocodilo Movimento. Carga manual extraplano Preço. € 21 700

Referência. BGO40BPLXT


80/81

Bvlgari

BVLGARI

JULHO 2015

ALMirANTeS DO TeMPO OUTRA DAS LINHAS, A OCTO – OITO, EM LATIM – EVOCA A SIMBOLOGIA QUE, TANTO NO OCIDENTE COMO NO ORIENTE, RODEIA ESTE ALGARISMO E, AO MESMO TEMPO, A FIGURA GEOMÉTRICA COM OITO FACES.

com raízes gregas e alma romana exprime-se de forma notável nesta peça de alta-relojoaria. O L’Ammiraglio del Tempo está dotado de um movimento manufatura de carga manual. Este movimento dispõe de repetição minutos, carrilhão Westminster, escape de détente, de força constante, espiral cilíndrica, três sistemas de absorção de choque. Decoração Côtes de Genève. Caixa de 50 mm, de ouro branco ou rosa, vidro de safira na frente e no verso. A função de repetição minutos é acionada por uma das asas, a esquerda, às sete horas, que abre. A história dos Bvlgari nasce numa pequena aldeia do Épiro, no seio de uma família de ourives gregos, onde Sotírio, o fundador da dinastia, produz objetos preciosos de pra ta, no respeito pela tradição familiar. Em 1879, Sotírio emigra para Itália. Depois de alguns meses em Nápoles, estabelece-se em Roma e alarga o negócio à venda de joias e acessórios de moda. A sua produção em prata é concentrada na loja de Roma e, nas primeiras décadas do século XX, os filhos, Constantino e Giorgio, embrenham-se cada vez mais no mundo das joias. Nos anos 1930, as joias, fabri cadas ao estilo clássico greco-romano ou da Renascença italiana, destacam-se quando o resto da Europa fabricava ao estilo da Escola Francesa. Os anos 1970 ESPÍRITO DE UMA MARCA

marcam o início da expansão internacional, com abertura de loja em Nova Iorque, mas também em Paris, Genebra e Monte Carlo. É nessa altura que nasce o relógio Bvlgari-Bvlgari, hoje um clássico. Nos anos 1980, a produção de relojoaria passa inteiramente para Neuchâtel, Suíça. Em 2000, a Bvlgari adquire as manufaturas de alta-relojoaria Daniel Roth e Gérald Genta. No ano seguinte, a marca entra no negócio dos hotéis. Em 2011, passa a fazer parte do maior grupo de (Saiba mais aqui) luxo do mundo, o LVMH.

A HISTÓRIA DOS BVLGARI NASCE NUMA PEQUENA ALDEIA DO EPIRO, NO SEIO DE UMA FAMÍLIA DE OURIVES GREGOS, ONDE SOTÍRIO, O FUNDADOR DA DINASTIA, PRODUZ OBJETOS PRECIOSOS DE PRATA, NO RESPEITO PELA TRADIÇÃO FAMILIAR.


CERTINA DS EAGLE GENT

Funções. Horas, minutos e segundos, data às 6h Caixa. Horas, minutos e segundos, data às 6h Mostrador. Preto Bracelete. Borracha preta Movimento. Quartzo Precidrive (F07.411) Preço. € 895

Referência. C0237103705100

CERTINA DS SPORT Funções. Cronógrafo, horas, minutos e segundos, data às 4h Caixa. Aço inoxidável, 42 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Preto Bracelete. Borracha preta Movimento. Quatzo Precidrive (G10.212 DIXP) Preço. € 515

Referência. C0274171705702

CERTINA DS POWERMATIC Funções. Horas, minutos e segundos, data às 6h Caixa. Aço inoxidável, 40 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Cinzento Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático (Powermatic 80) Preço. € 735

Referência. C0264071608701

CERTINA DS DREAM Funções. Horas, minutos e segundos, data às 6h Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD cor ouro rosa, 38 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Branco Bracelete. Pele branca Movimento. Quartzo Precidrive (F07.411) Preço. € 445

Referência. C0218103603700


82/83

Certina

CERTINA

JULHO 2015

SegUrANçA refOrçADA A MARCA ESTEVE SEMPRE PRÓXIMA DO MUNDO DO DESPORTO, E DO MOTORIZADO EM ESPECIAL.

DESDE 2005 que a Certina é parceiro oficial

da equipa Sauber de Fórmula 1. A marca é líder mundial nos relógios desportivos no segmento de preços entre os 300 e os 2 mil francos suíços. Atualmente, a Certina faz parte do Swatch Group, o maior do mundo no setor da relojoaria. A marca está disponível em mais de sessenta países. DS: duas letras que continuam a significar muito para os conhecedores da história da relojoaria. Foi em 1959 que a Certina apresentou o seu famoso conceito Double Security – dupla segurança – contra choque e reforço da im-permeabilidade. O segredo estava numa caixa reforçada e num cali bre automático suspenso no seu interior. Os relógios desses tempos suportavam

apenas choques de quedas entre 1,8 a 2,2 metros. Os Certina DS conseguiam resistir a quedas de seis metros e eram estanques até 200 metros. Uma inovação que colocou a marca na vanguarda da indústria. Fiabilidade, precisão e inovação têm guiado a filosofia da Certina desde a sua fundação, em 1888. Foi então que os irmãos Kurth a fundaram, em Grenschen, na Suíça de língua alemã. A marca esteve sempre próxima do mundo do des porto, e do motorizado em especial. Figuras como Mike Doohan, Alex Crivillé, Peter Solberg, Sete Gibernau, Thomas Lüthi, Timo Glock ou Robert Kubica foram sendo, ao longo dos tempos, embaixadores da Certina, que patrocinou muitos (Saiba mais aqui) dos seus êxitos.

A MARCA ESTEVE SEMPRE PRÓXIMA DO MUNDO DO DESPORTO, E DO MOTORIZADO EM ESPECIAL.


RÉGULATEUR

Funções. Horas, minutos e pequenos segundos Caixa. Ouro rosa Mostrador. Prata em padrão de guilhoché Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. C.122 Preço. € 13 120

Referência. CH-1243.1

KAIRODATE Funções. Horas, minutos e segundos, grande data e indicação de reserva de marcha Caixa. Ouro rosa Mostrador. Prata em padrão de guilhoché Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. C 128 Preço. € 12 675

Referência. CH-3521.1 R

TIMEMASTER SKELETON Funções. Horas, minutos e segundos, cronógrafo e calendário em contador às 3h Caixa. Aço DLC Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Caoutchou Movimento. C. 741 S Preço. € 10 030

Referência. CH-9043B-BK

TIMEMASTER DAY DATE Funções. Horas, minutos e segundos e calendário dia, semana e mês Caixa. Aço Mostrador. Preto com ponteiros e algarismos luminescentes Bracelete. Caoutchou Movimento. C. 771 Preço. € 5275

Referência. CH-9043-DB


84/85

Chronoswiss

CHRONOSWISS

JULHO 2015

AMANTe DAS ArTeS TrADiCiONAiS A CHRONOSWISS ORGULHA-SE DE SER UMA EMPRESA INDEPENDENTE E FAMILIAR, DETENTORA DE TRADIÇÕES CENTENÁRIAS COMO A ESMALTAGEM E A GILLOCHAGE.

ACTUALMENTE, A MARCA PERTENCE À FAMÍLIA EBSTEIN, DE LUCERNA. ESTE ANO A MARCA INAUGURA A SUA NOVA SEDE NUM EDIFÍCIO HISTÓRICO NO CORAÇÃO DA CIDADE.

da sua história, sempre utilizou componentes de primeira qualidade de fornecedores suíços, a fim de produzir relógios de qualidade superior. Fundada em Munique em 1983 pelo mes tre relojoeiro Gerd-Rüdiger Lang, a Chro noswiss especializou-se desde o início em cronógrafos. Ao longo dos mais de 30 anos de percurso, foi também apresentando numerosas inovações, como alguns Regu ladores, alguns deles equipados já com calibres desenvolvidos na manufactura.

AO LONGO

O fundo à vista ou a esqueletização de calibres são também algumas das “assinaturas” da Chronoswiss, que foi entretanto adquirida por uma família de Lucerna, amante da Alta Relojoaria. Será aliás nesta cidade suíça que, em 2014, a Chronoswiss inaugurará uma boutique/ oficina, onde artes tradicionais como esmaltagem, guillochage, esqueletização são praticadas por mestres reconhecidos, à vista de quem a visita. (Saiba mais aqui)


ADMIRAL’S CUP AC-ONE 45 TIDES

Funções. Horas, minutos, segundos data, fases da Lua e marés Caixa. Titânio, 45mm Mostrador. Azul Bracelete. Borracha Movimento. CO 277 Preço. € 8400

Referência. 277.101.04.F373.AB12

ADMIRAL'S CUP AC-ONE 45 SQUELETTE Funções. Horas, minutos e calendário Caixa. Titânio, 45mm Mostrador. Esqueleto Bracelete. Crocodilo Movimento. CO 082 Preço. € 10 300

Referência. 082.401.04.0F01.FH10

FEATHER WATCH Funções. Horas, minutos Caixa. Ouro Mostrador. Pena de pavão Bracelete. Crocodilo Movimento. CO 082 Preço. € 24 500

Referência. 082.601.55.0001.PL01

GOLDEN BRIDGE DRAGON Funções. Horas, minutos Caixa. Ouro Mostrador. Dragão e transparente Bracelete. Crocodilo Movimento. CO 113 Preço. € 72 700

Referência. 113.265.55.0001.GD55R


86/87

Corum

CORUM

JULHO 2015

UMA qUeSTãO De eSTiLO OS RELÓGIOS CORUM PERTENCEM POR DIREITO PRÓPRIO A UM RESTRICTO CLUBE – AO DOS MELHORES E MAIS PERSONALIZADOS MEDIDORES DE TEMPO DO MUNDO.

uma questão de Estilo. Desde a funação da marca, o relojoeiro suíço René Bannwart vivia obcecado com as questões de estilo. Porque é que um determinado modelo de relógio era bem sucedido e outro não? Porque é que tantos relojoeiros continuavam a produzir variações de modelos velhos, década após década? Será que alguma coisa completamente nova e fresca poderia ser feita em termos de relojoaria? Em 1955, Bannwart, juntamente com a prima Simone e o pai desta, Gaston Ries, fundou a Corum, em La Chaux-de-Fonds, Suíça. Dedicando-se a este ideal de estilo inovador. Num momento maravilho de serendipidade para a história da relojoaria, o fornecedor de mostradores para um novo modelo Corum falhou a entrega acordada para uma importante exposição, em 1958. Improvisando à última da hora, Bannwart procurou substitutos, mas estes mostradores apenas tinham impresso neles a palavra Corum, sem algarismos ou índices. Sem outra solução, o novo design “Sans-heures” (sem horas) foi exibido – com grande êxito. Desde então, muitas soluções de design altamente criativas, mesmo únicas, passaram a sair dos ateliers da Corum. Isso inclui vários relógios-moeda (usando moedas verdadeiras, com o calibre escavado no interior), os relógios baguete (com o calibre arrumado numa linha verCORUM SEMPRE FOI

tical, como o Golden Bridge), os Admiral’s Cup (ligados ao mar e à vela), os surpreendentes Bubble (com forma de bolha de ar) ou os extravagantes Roll Royce (com uma grelha semelhante à dos automóveis a esconder o mostrador) e botões de punho a condizer com cada um dos modelos. Os fundadores venderam a marca em 2000 a um dos maiores colecionadores de arte do mundo, Severin Wunderman. Em 2013, a Corum passou para as mãos do grupo de investimento chinês Haidian (que também é proprietário da Eterna). (Saiba mais aqui)

OS RELÓGIOS CORUM SÃO IMPOSSÍVEIS DE CLASSIFICAR. O SEU ESTILO É FORTE E ÚNICO. EMPREGANDO OS CÓDIGOS DE ALTA RELOJOARIA, USAM UM DESIGN INCONFUNDÍVEL, QUE RESISTE AO TEMPO.


WAVE LADY

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. 30 mm, aço. Estanque até 50 m Mostrador. Branco Bracelete. Aço Movimento. Quartzo Ronda 773 Preço. € 1200

Referência. 1216192

WAVE LADY Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. 30 mm, aço. Estanque até 50 m, luneta com 58 diamantes Mostrador. Branco com 8 diamantes Bracelete. Aço Movimento. Quartzo Ronda 773 Preço. € 3000

Referência. 1216194

WAVE LADY Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. 30 mm, aço e ouro amarelo. Estanque até 50 m Mostrador. Branco Bracelete. Aço Movimento. Quartzo Ronda 773 Preço. € 1400

Referência. 1216196

WAVE GENT Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. 40 mm, aço. Estanque até 50 mm Mostrador. Branco Bracelete. Aço Movimento. Quartzo Ronda 715 Preço. € 1700

Referência. 1216201


88/89

Ebel

EBEL

COMO UMA ONDA FUNDADA EM 1911 EM LA CHAUX-DE-FONDS, SUÍÇA, POR EUGÈNE BLUM E ALICE LÉVY A EBEL RESULTA DA UNIÃO DA PERÍCIA TÉCNICA COM A PAIXÃO PELO DESIGN.

LANÇADA EM 1977,

a linha Ebel Sport Classic depressa se tornou numa das estéticas mais reconhecidas da indústria relojoeira. A sua integração perfeita de caixa e bracelete e os elos em forma de onda, irradiando e dando uma sensação de movimento, tornaram-se facilmente reconhecíveis. Além disso, os modelos, quando no pulso, assentavam “como uma luva”, numa ligeireza inultrapassável. Dado o êxito imediato, esta forma de onda tornou-se na assinatura da Ebel. Em 2014, a Ebel volta a uma interpretação evolutina da linha Sport Classic. A onda continua a ser o DNA da bracelete, mas agora num design mais moderno e dinâmico. O perfil da caixa e as asas, em forma de onda, adquirem uma presença mais acentuada, permanecendo no entanto as linhas sensuais, curvas e fluídas tão emblemáticas da Ebel. Disponíveis nas versões feminina e masculina, os Sport Classic têm caixas de 30 ou 40 mm, de aço ou ouro amarelo, com ou sem diamantes. A Ebel continua a atrair a mulher chic, moderna; e o homem que procura uma identidade forte e ao mesmo tempo elegante.

(Saiba mais aqui)

JULHO 2015


F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CHRONOMÈTRE OPTIMUM

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, reserva de corda de 70H, 'remontoir d'égalité' (sistema que permite compensar as variações da marcha do relógio) Caixa. Ø 40mm, Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Ouro rosa 18kt Bracelete. Pele preta de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda manual FPJ 1510 exclusivo em ouro rosa 18kt, 44 rubis, 264 peças no total. Preço. € 79 400

Referência. FPJ.CMOPT40.OV.V

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CHRONOMÈTRE BLEU

Funções. Horas, minutos e pequenos segundos Caixa. Ø 39mm, Tantale com fundo transparente em cristal de safira Bracelete. Pele de jacaré com fivela personalizada em Tantale Movimento. Mecânico de corda manual com calibre 1304 exclusivo FP Journe em ouro rosa 18k. Preço. € 18 800

Referência. FPJ.CMBLEU.TA.A

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CHRONOMÈTRE À RESSONANCE

Funções. Disco da direita: horas, minutos e pequenos seguntos do relógio; disco da esquerda: 2º fuso horário com indicação das 24H a preto, os minutos a vermelho e os pequenos segundos; indicação da reserva de corda de 40H Caixa. Ø 40mm, Platina, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Ouro branco 18kt e prata Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em platina Movimento. Mecânico de corda manual FPJ 1499-3 exclusivo em ouro rosa 18kt, 36 rubis, 299 peças no total. Preço. € 79 900

Referência. FPJ.CMR3.PTO.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT TOURBILLON SOUVERAIN

Funções. Horas, minutos, segundos mortos e reserva de corda Caixa. Platina 950, mostrador em ouro branco 18k, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros, 'remontoir d'égalité' (sistema que permite compensar as variações da marcha do relógio). Bracelete. Pele de jacaré com fecho de báscula em platina 950 Movimento. Mecânico de corda manual FPJ 1403 em ouro 18k. Preço. € 141 930

Referência. FPJ.TSM.PTOB


90/91

FP Journe

FP JOURNE

JULHO 2015

TrADiçãO e iNOvAçãO FRANÇOIS-PAUL JOURNE APRESENTA-SE COMO O MAIS GALARDOADO RELOJOEIRO CONTEMPORÂNEO COM RELÓGIOS QUE UNEM PASSADO E PRESENTE DE FORMA ÚNICA.

A F.P. JOURNE

é uma marca contemporânea de alta-relojoaria com raízes no Século das Luzes e o seu fundador François-Paul Journe, um iluminado que ‘inventa’ relógios brilhantes e ‘faz’ com que se tornem realidade. François-Paul Journe criou a sua própria marca em 1999. Porém, há muito que o mestre marselhês se destacava no domínio da relojoaria mecânica tradicional (e no restauro de obras-primas do passado) pela sua capacidade técnica e pelo seu espírito inovador. Com a sua marca, François-Paul Journe defende a ligação entre o pretérito e o futuro como pilar fundamental para a criação relojoeira, mas as suas peças revelam muito mais. Revelam, por exemplo, que a funcionalidade é essencial num relógio de pulso. Curiosamente, o rosto delicado com mostradores apa rafusados em prata guilloché e ponteiros azulados e os mecanismos únicos, por serem todos concebidos em ouro, não ofuscam a missão de cada relógio F.P.Journe. Desde 1978 que FrançoisPaul Journe joga cartas com sucesso no setor da bela relojoaria. Imbuído do espírito dos grandes relojoeiros do século XVIII, o mestre assina as suas criações com a inscrição ‘Invenit et Fecit’ – garantindo autenticidade de invenção e conceção a todos aqueles que desejam algo de exclusivo. E muito exclusiva é a sua

última obra-prima, destinada a comemorar os 30 anos da sua primeira obra-prima. Para celebrar uma ponte no tempo até ao relógio de bolso com turbilhão que realizou em 1983, François-Paul Journe lançou o Tourbillon Historique, numa edição limitada a 99 exemplares que replica num relógio cronó metro de pulso a obra-prima inaugural. O mostrador em prata tem a mesma disposição, destacando algarismos e indicadores gravados, recheados e acompanhados de ponteiros tipo Breguet. A inscrição ‘Invenit et Fecit’ substitui, do lado direito, a menção ‘À Paris’ do origi nal. Os materiais da reinterpretação são os mesmos que foram utilizados há 30 anos: prata e ouro. Já a arquitetura do calibre 1412 com turbilhão é também se melhante e pode ser apreciada através do fundo em virdo de safira. O movimento foi concebido nos ateliers da manufatura e, mes mo que não seja em ouro, como os modelos da coleção regular, é pre parado com componentes de ele vada qualidade, com acabamentos bem mais elaborados do que o que (Saiba mais aqui) se fazia antes.

COM TODA A ELEGÂNCIA QUE É APANÁGIO DAS CRIAÇÕES DE ABILLON HISTORIQUE EVOCA O PRIMEIRO TURBILHÃO CRIADO PELO MESTRE MARSELHÊS.


F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CHRONOMÈTRE SOUVERAIN

Funções. Horas, minutos, segundos e reserva de corda Caixa. Platina 950, vidro e fundo de safira estanque até 30 metros Mostrador. Ouro branco 18kt Bracelete. Pele de jacaré com fecho de báscula em platina 950 Movimento. Mecânico de corda manual FPJ 1304 em ouro 18kt Preço. € 32 500

Referência. FPJ.CMS.PTO.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CHRONOMÈTRE SOUVERAIN

Funções. Horas, minutos, segundos e reserva de corda Caixa. Ouro rosa 18k, vidro e fundo de safira estanque até 30 metros Mostrador. Ouro branco 18kt Bracelete. Pele de jacaré com fecho de báscula em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda manual FPJ 1304 em ouro 18kt. Preço. € 26 800

Referência. FPJ.CMS.OVO.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT OCTA UTC

Funções. Horas, minutos, e segundo fuso horário no indicador principal; pequenos segundos; grande data; reserva de corda; mostrador da terra dividido em fusos horários e hora de verão / inverno Caixa. Ø 40 mm, platina, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Ouro rosa 18kt Bracelete. Pele de jacaré com fivela em platina Movimento. Mecânico de corda automática FPJ 1300-3 em ouro rosa 18kt, 21'600 alternâncias/hora, Ø 30,8 mm, 40 rubis. Preço. € 50 000

Referência. FPJ.OUTC40.PT.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT OCTA AUTOMATIC RESERVE

Funções. Horas e minutos ao centro, pequenos segundos às 4:30, grande data e indicação da reserva de corda às 9H Caixa. Ø 40mm, Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Prata Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática FPJ 1300-3 em ouro rosa 18kt com 120H de reserva de corda Preço. € 33 200

Referência. FPJ.OAR40.OV.B


92/93 F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT OCTA AUTOMATIQUE LUNE

Funções. Horas e minutos ao centro, pequenos segundos às 4:30, grande data, indicação da reserva de corda às 9H e fases da lua Caixa. Ø 40mm, Platina, vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Prata Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em platina Movimento. Mecânico de corda automática FPJ 1300-3 em ouro rosa 18kt com 120H de reserva de corda. Preço. € 39 800

Referência. FPJ.OAL40.OV.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT OCTA LUNE

Funções. Horas, minutos, segundos, grande data, fases da lua e reserva de corda Caixa. Platina 950, vidro e fundo de safira e estanque até 30 metros Mostrador. Ouro branco 18kt Bracelete. Pele de jacaré com fivela em platina 950 Movimento. Mecânico de corda automática FPJ 1300-2 em ouro 18kt. Preço. € 47 280

Referência. FPJ.OALU40.PTO.B

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT OCTA SPORT

Funções. Horas e minutos ao centro, pequenos segundos nas 6H, data grande, reserva de corda de 120H, indicação dia/noite nas 9H Caixa. ø 42mm, liga de alumínio, vidro e fundo em safira, estanque até 30 metros Mostrador. Liga de alumínio e safira, ponteiros e indexes com SuperLuminova Bracelete. Cauchu com fivela em liga de alumínio Movimento. Mecânico de corda automática FPJ 1300-3 numa liga de alumínio, 21'600 alternânicas/hora, ø 30,8mm, 5,7 de altura, 40 rubis. Preço. € 25 100

Referência. FPJ.SPORT.OAR.AC

F.P. JOURNE INVENIT ET FECIT CENTIGRAPHE SPORT

Funções. Horas e minutos centrais, contadores do cronógrafo: 20 segundos nas 2H, 10 minutos nas 6H e 1/100º segundo nas 10H. Indicação do taquímetro nos 3 contadores que permite medir velocidade de 6 km/h a 36.000 km/h Caixa. Ø 42mm, Liga de alumínio, coroa em titânio com revestimento de cauchu, vidro e fundo de safira Mostrador. Liga de alumínio Bracelete. Liga de alumínio com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda manual, calibre exclusivo FPJ 1506 numa liga de alumínio, 50 rubis, 21'600 alternânicas/hora, reserva de corda de 100 horas com cronógrafo parado ou 24 horas com cronógrafo activado Preço. € 48 300

Referência. FPJ.SPORT.CENTI.AA


CURVEX GOLD CROCO

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. 39,6 x 55,4mm, Ouro rosa 18kt decorada com motivo que simula pele de crocodilo, vidro de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Ouro rosa 18kt decorado com motivo que simula pele de crocodilo Bracelete. Pele preta de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática calibre FM 800 com reserva de corda de 42 horas e 28'000 alt/h. Preço. € 24 510

Referência. 8880SCGOLCRO/OV

CINTRÉE CURVEX MARINER Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo e reserva de corda de 46 horas Caixa. 43,3 x 60,5 mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Cauchu com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática. Preço. € 38 020

Referência. 9080CCDTRELMAR/OVPR

CINTRÉE CURVEX CRAZY HOURS Funções. Horas saltantes e minutos Caixa. 39,6 x 55,4mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Ponteiros luminescentes Bracelete. Pele de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática. Preço. € 33 270

Referência. 8880CH/OVBRV

CINTRÉE CURVEX MASTER BANKER DATE Funções. Horas, minutos, segundos, data e triplo fuso horário Caixa. 39,6 x 55,4 mm, Aço, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de aligátor com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda automática. Preço. € 19 960

Referência. 8880MBSCDT/ACBRV


94/95

Franck Muller

FRANCK MULLER

JULHO 2015

O MeSTre DAS COMPLiCAçõeS CONHECIDA PELA SUA CAPACIDADE DE CRIAR RELÓGIOS DE ELEVADA COMPLEXIDADE, A FRANCK MULLER DISTINGUE-SE TAMBÉM PELAS LINHAS ORIGINAIS E CONTEMPORÂNEAS.

de duas décadas de vida, a Franck Muller é um nome à parte no domínio da bela relojoaria. O segredo que está por trás desta posição passa pela particular capacidade inventiva e pelo espírito jovial que sobressai em cada uma das peças criadas. Ao mesmo tempo, o domínio de complicações de grande exigência transportou a Franck Muller para um patamar ainda mais elevado. Afinal, não se trata apenas de um caráter estético, mas de uma perícia relojoeira capaz de dar vida a alguns dos relógios de pulso mais complicados que se conhecem. Atualmente, a coleção da marca suíça compreende uma grande variedade de modelos que têm em comum um caráter irreverente. Ao mesmo tempo, a Franck Muller distingue-se pelo modo como descobre na relojoaria tradicional espaço para um estilo contemporâneo e fantasioso. Em destaque, está sempre a preocupação de ir ao encontro das exigências e das necessidades dos nossos tempos. O catálogo da marca inclui assim modelos redondos, retangulares e quadrados, sendo que o grande ex-libris é o formato Cintrée Curvex – uma elaboração da clássica forma tonneau (caixa alongada em forma de barril) tão em voga no período Art Déco COM POUCO MAIS

e que hoje é indissociável da assinatura Franck Muller. Aliás, é no formato Cintrée Curvex que se declinam a maior parte das suas linhas, apresentadas em oito diferentes tamanhos através de uma caixa onde três eixos curvos se reúnem num único ponto. Do Casablanca ao Conquistador, passando por versões de maior complexidade mecânica, são diversos os modelos e edições limitadas inspiradas neste característico formato. E é precisamente no formato Cintrée Curvex que a casa de Genthod apresenta o seu Giga Tourbillon, um instrumento do tempo supremo que oferece num mostrador particularmente simples um turbilhão sobredimensionado. Disponível em diferentes versões, consoante o material da caixa, surge aqui com caixa em ouro rosa e correia em pele de aligátor. As pontes do turbilhão evocativas das iniciais da marca - «F» e «M» surgem como a cereja no topo do bolo. (Saiba mais aqui)

TAL COMO O NOME O INDICA, A GRANDE ESTRELA DO GIGA TOURBILLON É UM TURBILHÃO SOBREDIMENSIONADO QUE OCUPA GRANDE PARTE DO MOSTRADOR.


CASABLANCA AUTOMATIC CHRONOGRAPH

Funções. Horas, minutos, segundos às 9H; Cronógrafo: segundos ao centro, contador de 30M às 6H; data Caixa. 39,6 x 55,4mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, botão às 2H: activação e paragem do cronógrafo, botão às 4H: retorno a zero, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática calibre FM7000, Ø 30mm; 7,90mm de altura, 28'800 alternânicas/hora, 46/48H de reserva de corda, 28 rubis, 255 peças no total. Preço. € 26 740

Referência. 8880CCCDT/OVPR

CASABLANCA AUTOMATIC DATE Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. 39,6 x 55,4mm, aço, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Cauchu com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda automática. Preço. € 9310

Referência. 8880CDT/ACPRVT

MASTER SQUARE PLAYA Funções. Horas e minutos Caixa. 32,7 x 40,7mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Cauchu com fecho de báscula em ouro rosa 18kt Movimento. Quartzo. Preço. € 12 160

Referência. 6002MQZRELRPLY/OVBR

LADY RONDE Funções. Horas e minutos Caixa. Ø 35mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Quartzo. Preço. € 9810

Referência. 8035QZR/OVB


96/97

CINTRÉE CURVEX LADY DIAMONDS

Funções. Horas e minutos Caixa. 31 x 43mm, Aço cravejada de diamantes, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Aço com fecho de báscula de dupla segurança Movimento. Quartzo. Preço. € 14 820

Referência. 2852QZDPO/ACBRPR

CINTRÉE CURVEX LADY DIAMONDS Funções. Horas e minutos Caixa. 31 x 43mm, Ouro rosa 18kt cravejada de diamantes, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Quartzo Preço. € 19 670

Referência. 2852QZDP/OVBR

CINTRÉE CURVEX MAGIC COLOR Funções. Horas e minutos Caixa. 31 x 43mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Quartzo Preço. € 17 820

Referência. 2852QZMAGCOL/OVBRV

MASTER SQUARE AUTOMATIC KING Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. 42,4,4x52,8mm, Ouro rosa 18kt, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática. Preço. € 21 670

Referência. 6000KSCDT/OVBR


SLIMLINE MOONPHASE MANUFACTURE

Funções. Horas, minutos, fases da lua Caixa. Banhada a ouro, 42 mm, vidro de safira convexo. Fundo transparente, resistente à água até 30 metros Mostrador. Prateado com índices banhados a ouro rosa e aplicados à mão. Ponteiros banhados em ouro rosa e polidos à mão; fases da lua e data às 6 horas Bracelete. Em pele Movimento. Automático, FC-705,com data e fases da lua ajustáveis através da coroa, 42 horas de autonomia. Decoração “Perlage” e “Côtes de Genève”, 26 Rubis Preço. € 3190

Referência. FC-705V4S4

RUNABOUT CHRONOGRAPH Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo, data Caixa. Aço, 42mm, vidro de safira convexo. Resistente à água até 50 metros Mostrador. Prateado, decoração guilloché algarismos em pérola negra Bracelete. Crococalf Movimento. Automático, FC-393, 25 rubis, 46 horas de autonomia Preço. € 2490

Referência. FC-393RM5B6

VINTAGE RALLY HEALEY GMT Funções. Minutos, segundos, GMT, data Caixa. Aço banhado a ouro, 40mm, com vidro de safira convexo. Resistente à água até 50 metros Mostrador. Chocolate, decoração guilloché, índices aplicados Bracelete. Em pele Movimento. Automático, FC-350, 26 rubis, 38 horas de autonomia Preço. € 1990

Referência. FC-350CH5B4

SLIMLINE MOONPHASE Funções. Horas, minutos, Fases da Lua Caixa. Aço, 30mm, vidro de safira. Resistente à água até 30 metros Mostrador. Madrepérola, diamantes e números romanos aplicados Bracelete. Aço Movimento. Quartzo, FC-206, 5 rubis Preço. € 890

Referência. FC-206MPWD1S6B


98/99

FREDERIQUE CONSTANT

LUxO ACeSSíveL

Frederique Constant JULHO 2015

A FREDERIQUE CONSTANT FOI FUNDADA POR PETER STAS E PELA ESPOSA ALETTA COM O OBJETIVO DE CRIAR UMA MARCA CLÁSSICA, DE ALTA QUALIDADE E COM PREÇOS ACESSÍVEIS. formação inicial como relojoeiros, os fundadores conjugaram a experiência do mundo empresarial com o talento para o design e para a arte da relojoaria e conseguiram alcançar sucesso num sector tão competitivo como o relojoeiro. Ao proporcionar relógios de excelente qualidade e com preços acessíveis a Frederique Constant ficou conhecida pelos “relógios de luxo acessível” e tornou-se gradualmente um player importante na indústria relojoeira. Os modelos Frederique Constant definem-se pela alta qualidade, diferenciação e precisão no design e manufatura. Cada relógio é montado à mão e testado com equipamentos de última geração para garantir a máxima qualidade. A Frederique Constant figura desde 2004 entre as poucas manufaturas suíças verdadeiras. A produção do primeiro calibre - “Heart Beat Manufacture” - demorou três anos e mostrou uma abertura no mostrador de forma a deixar visível o movimento automático do relógio. Em 2014, a Frédérique Constant celebra o 10.º aniversário do lançamento deste primeiro calibre desenvolvido e produzido internamente com a apresentação de um novo modelo- o Heart Beat Manufacture Silicium, em destaque nesta página. São dez anos que assinalam uma his tória de sucesso e também a indepen dência da Frédérique Constant, um APESAR NÃO POSSUÍREM

MANUFACTURE HEART BEAT

FC-945MC4H6 Movimento automático. Autonomia de 42 horas. Caixa em aço, 42mm. Resistente à água até 50 metros. Preço: € 4790

passo importante para a estratégia da marca suíça. A Frederique Constant está localizada em Plan-les-Ouates, Genebra, e mantêm-se como uma empresa particular e familiar com produção própria de relógios ultramodernos. O slogan da marca “Live your Passion” simboliza a filosofia de vida dos seus fundadores, também presente no apoio a causas e instituições de caridade. (Saiba mais aqui)


CONSTANT ESCAPEMENT OURO ROSA Funções. Horas, minutos, indicador reserva marcha Caixa. Ouro rosa, 48mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo preta com báscula em ouro rosa Movimento. Mecânico manual GP09100-0002 Preço. Sob consulta

Referência. 93500-52-731-BA6D

NEO TURBILHÃO COM TRÊS PONTES Funções. Turbilhão, horas, minutos, pequenos segundos no turbilhão Caixa. Ouro rosa, 45mm Mostrador. Anthracite ruthenium Bracelete. Pele de crocodilo com fivela ouro rosa Movimento. GP09400-0001 Preço. € 159 000

Referência. 99270-52-000-ba6a

1996 (41MM) Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Ouro rosa, 41mm Mostrador. Branco Bracelete. Pele de crocodilo preta com fivela em ouro rosa Movimento. Automatico GP01800-0004 Preço. € 13 950

Referência. 49527-52-131-BK6A

CAT'S EYE Funções. Horas, Minutos, Data e Pequenos Segundos Caixa. Ouro rosa Mostrador. Madrepérola Bracelete. Pele de crocodilo branca Movimento. Automático GP03300-0044 Preço. € 20 648

Referência. 80484D52A761-BK7B


100/101

GIRARD-PERREGAUX

hOMeNAgeM AO PANTerA NegrA

Girard Perregaux JULHO 2015

CADA RELÓGIO GIRARD-PERREGAUX É PRODUZIDO, GRAVADO, DECORADO E MONTADO À MÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA ENRIQUECIDA POR GERAÇÕES DE ARTESÃOS.

exclusivo Boutique dos Relógios Girard-Perregaux Eusébio alia a história, excelência e carácter inovador de uma marca incontornável do fascinante universo da Alta Relojoaria e o carisma único de um verdadeiro símbolo nacional português: Eusébio. Nesta edição exclusiva, juntam-se os valores adquiridos e construídos desde as raízes da Girard-Perregaux, que remontam a 1791, a excelência inerente à cultura de perfeição e permanente inovação de uma marca que cultiva o fabrico dos mais apurados movimentos mecânicos e a forma determinada e o espírito de sacrifício com que Eusébio se entregou à profissão ao longo de uma carreira recheada com um título europeu de clubes, um terceiro lugar num Mundial e um vasto conjunto de prémios individuais e golos, muitos golos. Em tributo a Eusébio e para celebrar os 36 títulos oficias ganhos na sua carreira, a Girard Perregaux apresenta esta edição limitada de 36 peças numeradas. Com caixa de 44 mm, de ouro rosa, vidro de safira na frente e no verso, o GP Eusébio é estanque até 100 metros. Vem equipa do com um calibre da manufactura, auto mático (GP03300-0095). Indica horas, minutos, pequenos segundos, data grande, A EDIÇÃO ESPECIAL

O GIRARD-PERREGAUX EUSÉBIO PRESTA HOMENAGEM À FORMA DETERMINADA E AO ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO COM QUE O ATLETA SE ENTREGOU À PROFISSÃO AO LONGO DE UMA CARREIRA RECHEADA DE TÍTULOS. fases de lua e um segundo fuso horário, com dia / noite. A bracelete é de pele de crocodilo, com pesponto vermelho. Vem com uma bracelete extra, do mesmo material, com pesponto preto. O fecho é de titânio, banhado de ouro rosa. (Saiba mais aqui) (PVP: € 35 500)


CHRONOFIGHTER OVERSIZE

Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop em carbono preto. Caixa. Ø 47mm, aço, luneta em cerâmica preta, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos 2 lados, fundo de safira, estanque até 100 metros Mostrador. Ponteiros e números com Super-LumiNova branca Bracelete. Tecido azul com fivela em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre G1747, 48H de reserva de corda, 28'800 alternâncias/hora, 25 rubis Preço. € 4800

Referência. 2CCAC.U01A.T22S

CHRONOFIGHTER OVERSIZE SUPERLIGHT BAJA 1000

EDIÇÃO LIMITADA A 200 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop em carbono preto Caixa. Ø 47mm, carbono preto ultra-leve, luneta em cerâmica preta, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos 2 lados, fundo em vidro 'esfumado' de safira com gravação de 'Baja 1000' e do número de edição limitada, estanque até 100 metros Mostrador. Ponteiros e números com Super-LumiNova preta Bracelete. Cauchu bege com fivela em em cerâmica preta. Este modelo inclui outra bracelete em pele preta com pesponto encarnado Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre G1747, 48H de reserva de corda, 28'800 alternâncias/hora, 25 rubis Preço. € 6800

Referência. 2CCBK.E02A.K93N

PRODIVE

EDIÇÃO LIMITADA A 200 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo com botão de reset e alavanca start & stop em aço e PVD preto, válvula de hélio às 10H em cauchu amarelo Caixa. Ø 45mm, aço, luneta unidirecional com tratamento PVD preto, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos 2 lados, gravação no verso de um tubarão e do número de edição limitada, estanque até 600 metros Mostrador. Ponteiros e indexes com Super-LumiNova Bracelete. Cauchu amarelo com fivela em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre G1750, reserva de corda de 48H, 28'800 alternâncias/hora e 25 rubis Preço. € 11 750

Referência. 2CDAV.B01A.K81F

SILVERSTONE TOURBILLOGRAPH

EDIÇÃO LIMITADA A 5 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e turbilhão Caixa. Ø 48mm, ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira com tratamento anti-reflexos dos 2 lados, estanque até 50 metros Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática turbilhão calibre G1780 com 34 rubis, reserva de corda de 48H e frequência de 28’800 alt/hora Preço. € 61 850

Referência. 2TSAR.B04B.C114B


102/103

Graham

GRAHAM

JULHO 2015

irreverêNCiA BriTâNiCA, PreCiSãO SUíçA A GRAHAM É UMA MARCA MUITO PARTICULAR NO DOMÍNIO DA RELOJOARIA PELA APOSTA NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS BRITÂNICOS NO QUE TOCA AO ESTILO E À APARÊNCIA E SUÍÇOS NA PERFEIÇÃO DO FABRICO.

COM EFEITO,

a Graham é uma referência histórica inglesa que renasceu em plena Suíça, numa homenagem a George Graham (1673-1751), responsável por diversas inovações ainda hoje utilizadas na relojoaria. Atualmente, a reputação da marca assenta em modelos bem reconhecíveis distribuídos em três linhas principais de cronógrafos distintas, para além das especialidades Geo.Graham de alta-relojoaria: a Chronofighter, caracterizada pelo seu estilo mais militar e com uma inconfundível alavanca de acionamento; a Swordfish, assente num design que destaca duas lupas protuberantes sobre o contadores do mostrador; e a Silverstone, evocativa do circuito automóvel homónimo, que se afigura como um concentrado de referências automobilísticas e que foi recentemente enriquecida com uma variante mais técnica denominada Silverstone RS Skeleton. Os modelos Silverstone regulares são cronógrafos cheios de cor com vários elementos de estilo alusivos às corridas automóveis, já os modelos Silverstone RS Skeleton apresentam um visual bem distinto, com um mostrador esqueletizado que deixa entrever a engenharia mecânica do seu calibre cronográfico automático (Calibre G1790) e com uma original escotilha localizada na lateral da

SILVERSTONE RS SKELETON (Edição limitada a 250 exemplares)

Funções. Horas, minutos, segundos e cronógrafo Caixa. Ø 46mm, Aço, luneta em cerâmica preta, anel encarnado em alumínio por baixo da luneta, vidro e fundo de safira com tratamento anti-reflexos dos 2 lados, gravação do logo Graham na frente, gravação do número de série no verso, estanque até 100 metros Mostrador. Ponteiros e indexes com SuperLuminova branca Bracelete. Cauchu com design dos pneus e faixa encarnada com fecho de báscula em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática Skeleton calibre G1790, 28'800 alternâncias/hora, 46H de reserva de corda, 29 rubis Preço. € 10 880 Referência. 2STAC1.B01A.K89F

caixa que permite também visualizar o mecanismo. A arquitetura dos Silverstone RS Skeleton é inspirada nos bó lides de Grande Turismo - Eric Loth, fundador da marca, é também piloto - e o único ponto de contacto com a linha Silverstone regular é a bracelete em cauchu hi-tech que evoca os pneus de competição. Está disponível com pormenores em três cores diferentes: vermelho, verde e azul. (Saiba mais aqui)


GMT

Funções. Turbilhão 24 segundos, horas, minutos, segundos, reserva de marcha 72 h, GMT do segundo fuso horário, hora universal terrestre por rotação do globo, 24 fusos horários, indicador do dia e da noite e janela equador Caixa. Ouro branco 18 k Mostrador. Principal em ouro branco 18 k com tratamento de antracite (NAC) Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de báscula de ouro branco 18 k Movimento. Corda manual Preço. Sob consulta na Boutique dos Relógios Plus

Referência. Sob consulta na Boutique dos Relógios Plus

GMT Funções. Turbilhão 24 segundos, horas, minutos, segundos, reserva de marcha 72 h, GMT do segundo fuso horário, hora universal terrestre por rotação do globo, 24 fusos horários, indicador do dia e da noite e janela equador Caixa. Ouro rosa 18 k Mostrador. Principal em ouro branco 18 k com tratamento de antracite (NAC) Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de báscula de ouro rosa 18 k Movimento. Corda manual Preço. Sob consulta na Boutique dos Relógios Plus

Referência. 9100 1776

DOUBLE TOURBILLON 30º TECHNIQUE BICOLOR EDIÇÃO LIMITADA A 22 PEÇAS Funções. Duplo turbilhão, horas, minutos, segundos e reserva de marcha 120 h Caixa. Ouro rosa 18 k e titânio DLC Mostrador. Vidro de safira com aplicações de ouro rosa 18 k Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de báscula de ouro rosa 18 k Movimento. Corda manual Preço. Sob consulta na Boutique dos Relógios Plus

Referência. 9100 4730

DOUBLE TOURBILLON 30º TECHNIQUE BICOLOR EDIÇÃO LIMITADA A 22 PEÇAS

Funções. Duplo turbilhão, horas, minutos, segundos e reserva de marcha 120h Caixa. Platina e titânio DLC Mostrador. Vidro de safira com aplicações de ouro rosa 18 k Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de báscula de platina Movimento. Corda manual Preço. Sob consulta na Boutique dos Relógios Plus

Referência. 9100 4728


104/105

GREUBEL FORSEY

Greubel Forsey

eSPeCiALiSTAS eM TUrBiLhõeS

JULHO 2015

EM 2009, GREUBEL E FORSEY RECEBEM O PRÉMIO GAIA, ATRIBUÍDO PELO MUSEU INTERNACIONAL DE RELOJOARIA DE LA CHAUX-DE-FONDS, PREMIANDO O SEU ESPÍRITO DE INICIATIVA.

NA GREUBEL FORSEY, em La Chaux-de-Fonds,

coração da alta-relojoaria suíça, trabalham pouco mais de cem pessoas, produzindo pouco mais de cem relógios por ano, para uns tantos eleitos. Tudo se passa num ambiente calmo, bucólico, no interior de um edifício meio medieval, de pedra e madeira, e meio arquitetura contemporânea de vidro e aço, ambos os espaços unidos por um corredor subterrâneo. Um bom cenário para o trabalho dos mestres relojoeiros Robert Greubel e Stephen Forsey, que criam a partir das grandes complicações do passado a relojoaria altamente complicada do futu ro. A associação entre o francês Greubel e o inglês Forsey data de 1999, mas a informalidade do trabalho conjunto só se formaliza em 2001, com a criação da empresa CompliTime. E a Greubel Forsey, como marca, nasce apenas em 2004. É uma década a inovar, a investir, a aplicar conceitos inéditos em calibres novos e tendo como objetivo uma qualidade sem compromissos, aliando rigor e perfeição técnica. Este é o credo da manufatura, que só produz turbilhões. Greubel e Forsey uniram-se porque partilham uma visão idêntica sobre as possibilidades inovadoras que continuam por concretizar no mundo da alta-relojoaria, onde mui tos diziam que já tudo tinha sido inventado. São já históricas algumas das peças criadas, como o duplo turbilhão

inclinado a 30 graus, o quádruplo turbilhão, o turbilhão de 24 segundos. Acompanhados de invenções técnicas como o balanço-espiral em Diamantchone, quatro turbilhões ligados por diferencial esférico, diferencial de igualdade ou o duplo balanço. O Double Tourbillon 30º Edition Histori que ganha o Ponteiro de Ouro no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra. (Saiba mais aqui)

GREUBEL E FORSEY UNIRAM-SE PORQUE PARTILHAM UMA VISÃO IDÊNTICA SOBRE AS POSSIBILIDADES INOVADORAS QUE CONTINUAM POR CONCRETIZAR NO MUNDO DA ALTA-RELOJOARIA.


HAMILTON KHAKI AVIATION TAKEOFF

Funções. Cronógrafo, data às 3h; Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD, 46,5 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta Movimento. Automático (H-31) Preço. € 2695

Referência. H76786733

HAMILTON KHAKI FIELD SKELETON Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável revestido a PVD, 42 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Esqueleto Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático (H20-S) Preço. € 1125

Referência. H72585535

HAMILTON KHAKI AVIATION X-WIND Funções. Cronógrafo, data e dia às 9h, horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável, 45 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Preto Bracelete. Aço Movimento. Automático (H-21) Preço. € 1975

Referência. H77766131

HAMILTON TIMELESS CLASSIC SPIRIT OF LIBERTY

Funções. Horas, minutos e segundos, data às 6h Caixa. Aço inoxidável, 42 mm, vidro de safira antirreflexo Mostrador. Cinzento Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático (H-10) Preço. € 855

Referência. H42415591


106/107

Hamilton

HAMILTON

JULHO 2015

PreCiSãO SUíçA EM 2003, A PRODUÇÃO E A SEDE DA HAMILTON, MEMBRO DO SWATCH GROUP DESDE 1974, FORAM TRANSFERIDAS DOS ESTADOS UNIDOS PARA A SUÍÇA.

FUNDADA EM 1892,

em Lancaster, Pensilvânia, EUA, a Hamilton combina o espírito americano com a precisão sem rival da tecnologia suíça. Conhecida pelo seu design inovador, a Hamilton tem uma longa tradição de colaboração com a indústria cinematográfica de Hollywood, tendo os seus relógios aparecido em cerca de quatrocentos filmes. Mas a tradição Hamilton no mundo da aviação é igualmente forte. Veja-se, por exemplo, este modelo Khaki Takeoff Auto Chrono, edição limitada a 1999 exemplares, desenvolvido numa parceria com a Air Zermatt, a equipa de socorro alpino suíça. Este relógio de piloto – que pode ser usado no pulso, no cockpit, ou ser colocado numa mesa – é um digno herdeiro dos primeiros relógios de aviação produzidos pela marca em 1919 ou dos célebres modelos de conta gem decrescente produzidos na Segunda

Guerra Mundial. Com luneta bidirecional, o Khaki Takeoff pode fazer contagens decrescentes. Este cronógrafo automático tem autonomia para 60 horas e coroa às 12 horas, para mais fácil manuseamento. Desde a fundação, a Hamilton tem sido pioneira no fornecimento de relógios de qualidade. A sua primeira série de relógios de bolso tornou-se conhecida como “Relógio de Exatidão dos Caminhos-de-Ferro”. Mais tarde, a empresa ganhou o prestigiante estatuto de fornecedor das Forças Armadas dos Estados Unidos. O primeiro relógio elétrico do mundo foi feito pela Hamilton em 1957. Durante mais de 50 anos, o Ventura tem sido um best seller. O Pulsar, o primeiro relógio de pulso com leitura digital por LED, começou a medir o tempo em 1970, feito pela Hamilton. (Saiba mais aqui)

CONHECIDA PELO SEU DESIGN INOVADOR, A HAMILTON TEM UMA LONGA TRADIÇÃO DE COLABORAÇÃO COM A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DE HOLLYWOOD.


DRESSAGE L’HEURE MASQUÉE

Funções. Horas, minutos, segundo fuso horário, função “Tempo Velado” Caixa. Ouro rosa, 40,5x38,4 mm Mostrador. Prateado opalino, guilloché vertical Bracelete. Pele de aligátor havana mate Movimento. Automático, Manufatura Hermès H1925 Preço. € 32 900

Referência. DR5,870,221/MHA

ARCEAU LE TEMPS SUSPENDU Funções. Horas, Minutos, Suspensão da marcha, Data Retrograda Caixa. Ouro Rosa, 43 mm Mostrador. Prateado opalino Bracelete. Pele de aligator havana mate Movimento. Automático, retrógrado - horas, minutos e data Preço. € 32 900

Referência. AR8,97A,222/MHA

CAPE COD NANTUCKET SILVER Funções. Horas e minutos Caixa. Prata com diamantes, 20x27 mm Mostrador. Prateado opalino Bracelete. Intercambiável em pele de aligátor cinza elefante Movimento. Quartzo Preço. € 9600

Referência. NA2,251,220/ZZ8C

HEURE H Funções. Horas e minutos Caixa. 21x21 mm Mostrador. branco Bracelete. Intercambiável em pele de bezerro castanha Movimento. Quartzo Preço. € 1850

Referência. HH1,201,131/UGO


108/109

Hermès

HERMÈS

JULHO 2015

COMPLiCAçõeS DiverTiDAS O CONTRIBUTO DA VAUCHER E A COLABORAÇÃO COM MESTRES RELOJOEIROS TÊM PRODUZIDO NOS ÚLTIMOS ANOS MANEIRAS INÉDITAS E DIVERTIDAS DE LER O TEMPO.

COM O DRESSAGE L'Heure Masquée, a Hermès

prossegue a exploração de um tema que lhe é muito querido e traduz o ADN da Maison quanto à forma otimista e lúdica como encara o tempo. A filosofia já estava presente em peças anteriores, como Le Temps Suspendu (onde o tempo está suspenso no mostrador e apenas a pedido os ponteiros das horas e dos minutos se alinham na posição correta). Agora, com esta “hora mascarada” ou “disfarçada”, o ponteiro das horas permanece escondido, por debaixo do ponteiro dos minutos, que se movimenta normalmente. A pedido, mediante a pressão num botão, não apenas o ponteiro das horas se vai colar no sítio certo co mo, simultaneamente, a janela às seis horas abre, mostrando a função GMT. Vem equipado com um calibre automá tico, da manufatura, patenteado para esta complicação inédita. Caixa almofada, de 40,5 x 38,4 mm. Versões de aço ou ouro rosa. A tradição relojoeira tem mais de cem anos na Maison. Kelly, ins pirado no célebre saco, surge em 1975. E, em 1978, é fundada a empresa La Montre Hermès, na Suíça, filial da casa-mãe e destinada à produção e comercialização de relógios. Arceau (1978), inspirado no

A HERMÈS APRESENTOU EM 2013 O SEU PRIMEIRO CALIBRE, MAS A TRADIÇÃO RELOJOEIRA TEM MAIS DE CEM ANOS NA MAISON.

mundo dos cavalos; Clipper (1981), Sellier (1987), Cape Cod (1991), Médor (1993), Harnais (1996) ou Heure H (1997) marcam a evolução estética. O Dressage, comemorando 75 anos da casa e 25 de La Montre Hermès, surge em 2003. Ano em que a casa entra no capital da manu(Saiba mais aqui) fatura Vaucher.


PORTUGUESA TRIBUTO A PORTUGAL EDIÇÃO LIMITADA A 50 PEÇAS, EM EXCLUSIVO MUNDIAL NA BOUTIQUE DOS RELÓGIOS PLUS

Funções. Horas, minutos, segundos, reserva de marcha e data Caixa. Ouro rosa 18 k Mostrador. Ardósia Bracelete. Pele de crocodilo castanha com pesponto de ouro rosa, báscula de ouro rosa 18 k Movimento. Automático Preço. € 23 900

Referência. IW500116

PORTUGUESA GRANDE COMPLICAÇÃO EDIÇÃO LIMITADA A 50 PEÇAS

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo, reserva de marcha, calendário perpétuo e fases da Lua Caixa. Ouro rosa 18 k Mostrador. Prateado Bracelete. Pele de crocodilo castanha com báscula de ouro rosa 18 k Movimento. Automático Preço. € 189 000

Referência. IW377402

INGENIEUR TURBILHÃO FORÇA CONSTANTE Funções. Turbilhão, horas, minutos, segundos, reserva de marcha e indicação perpétua das fases da Lua Caixa. Platina e cerâmica Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo preta com fecho de platina Movimento. Corda manual Preço. € 264 000

Referência. IW590001

PORTUGUESA TURBILHÃO MYSTÈRE RETROGRADE EDIÇÃO LIMITADA A 500 PEÇAS

Funções. Horas, minutos, segundos, reserva de marcha e data Caixa. Ouro rosa 18 k Mostrador. Prateado Bracelete. Pele de crocodilo castanha com báscula de ouro rosa 18 k Movimento. Automático Preço. € 96 600

Referência. IW504402


110/111

IWC

IWC

O SUCeSSO DO POrTUgUêS

JULHO 2015

A IWC FOI FUNDADA NA SUÍÇA ALEMÃ, EM SCHAFFHAUSEN, EM 1868, PELO RELOJOEIRO NORTE-AMERICANO FLORENTINE ARIOSTO JONES.

PROBUS SCAFUSIA (FABRICADO COM A QUALIDADE DE SCHAFFHAUSEN) É O SEU LEMA, DESDE 1903. UMA GARANTIA DE FIABILIDADE, NA INOVAÇÃO.

PORTUGUÊS (clássicos desportivos), Aquatimer (desportivos, ligados ao mar), Da Vinci (caixa em tonneau, vocacionados para desenvolvimentos tecnológicos), Portofino (clássicos), Aviador (desporti vos, ligados ao mar) ou Ingenieur (com caixa dupla, especialmente resistentes a campos magnéticos). Estas são as seis linhas da IWC Schaffhausen. Em cada ano, a manufatura dá prioridade a uma delas, desenvolvendo-a e apresentando novos modelos. Sem dúvida, a linha mais perene da IWC é a criada devido a um pedido especial de dois portugueses, importa-

dores de relógios – estava-se no final dos anos 1940 e eles pretendiam relógios com caixas grandes e especialmente resistentes. A IWC satisfez o pedido criando uma caixa nova e grande (para a época), inserindo-lhe um calibre que até então usava em relógios de bolso. O sucesso foi tal que a IWC decidiu criar a linha Português, em honra dos clientes lusitanos… Hoje em dia, o Português é declinado em versão três ponteiros, cronógrafo ou ca lendário perpétuo, de aço ou ouro, conti nuando a ser o modelo mais vendido. (Saiba mais aqui)


DUOMÈTRE À CHRONOGRAPHE

Funções. Relógio (ponteiros rosa): horas, minutos, segundos, reserva decorda; Cronógrafo (ponteiros azuis em aço): horas, minutos e unidade dos minutos, segundos, segundos 'foudroyante' e reserva de corda Caixa. Ø 42mm, Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Pele castanha de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda manual JLC 380A, 21'600 alternânicas/hora, 50H de reserva de corda, 47 rubis, 445 peças no total, 6,95mm de altura Preço. € 41 350

Referência. Q6012521

DUOMÈTRE À QUANTIÈME LUNAIRE Funções. Horas, minutos, segundos, dupla reserva de corda, data, fases da Lua e segundos "foudroyantes" Caixa. Ø 42mm, Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Pele de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda manual JLC 381, 21'600 alternânicas/hora, 50H de reserva de corda, 40 rubis, 369 peças no total e 7,25mm de altura. Preço. € 35 700

Referência. Q6042520

MASTER COMPRESSOR CHRONOGRAPH CERAMIQUE

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, data, cronógrafo, segundo fuso horário, indicação dia/noite e indicação de marcha Caixa. Ø 46mm, Cerâmica preta, vidro de safira, estanque até 100 metros Bracelete. Tecido preto com fivela em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática JLC 757, 28 800 alt/h, 65 horas de reserva de corda, 45 rubis, 300 peças no total, 6,26mm de altura. Preço. € 12 700

Referência. Q205C570

GRANDE REVERSO ULTRA THIN DUOFACE Funções. Frente: Horas, minutos e pequenos segundos. Verso: 2º fuso horário, indicação dia/noite, indicação 24H Caixa. 27,4 x 46,8 x 7,27mm, Aço, vidro de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda manual JLC 854/l, 21'600 alternânicas/hora, 45H de reserva de corda, 21 rubis, 180 peças no total, 3,8mm de altura. Preço. € 8650

Referência. Q3788570


112/113

MESTRIA E INOVAÇÃO

LA grANDe MAiSON

Jeager LeCoultre JULHO 2015

SE NA JAEGER-LECOULTRE EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTO E MESTRIA SÃO PALAVRAS-CHAVE, A INOVAÇÃO E A INVESTIGAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DÃO ORIGEM A CRIAÇÕES SURPREENDENTES. A JAEGER-LECOULTRE

é uma das poucas manufaturas na verdadeira acepção da palavra, ao integrar na sua fábrica praticamente todas as fases de produção de um relógio. Fundada em 1833, a marca é reconhecida como La Grande Maison da relojoaria suíça, graças ao espírito criativo a à competência técnica para desenvolver movimentos de grande qualidade. Entre modelos clássicos e desportivos, simples e complicados, a inovadora interpretação de princípios relojoeiros seculares reflete-se num portefólio de grande variedade e o seu espírito de invenção tem-se traduzido em inúmeras estreias mundiais, no registo de mais de 350 patentes e na criação de mais de 1000 calibres mecânicos, entre os quais mais de 200 cronógrafos e mais de 200 complicações acústicas. A linha Duomètre é o exemplo perfeito de como mestria e inovação se unem na Jaeger-LeCoultre. Uma coleção ancorada no conceito ‘Dual-Wing’ – um movimento com dois mecanismos independentes, um para a indicação das horas e outro para uma função adicional, enquanto um único órgão regulador partilhado assegura o perfeito funcionamento cronométrico. A linha começou em 2007 com o Duomètre à Chronographe e tem vindo a ser enriquecida ao longo dos anos com novos modelos, cada um com uma apurada estética que exalta os valores da relojoaria clássica tradicional através de uma expressão estilística original. Todos

os modelos destacam no mostrador a dualidade que está por trás do nome Duomètre, mas o conceito Dual-Wing desenvolve-se de maneira diferente em cada um. O princípio de dois mecanismos e correspondentes fontes de energia reu nidos num mesmo relógio é o mesmo; no entanto, as funções e a funcionalidade são distintas. No Duomètre Unique Travel Time o destaque vai para a indicação de um segundo fuso horário e um submos trador worldtimer às 6 horas que traduz as diferenças horárias no mundo. (Saiba mais aqui)

ATRAVÉS DO FUNDO TRANSPARENTE É POSSÍVEL APRECIAR O CALIBRE JLC 383, QUE TEM A PARTICULARIDADE DE REFLETIR ‘OS DOIS LADOS’ DO CONCEITO DUAL-WING.


GRANDE REVERSO NIGHT & DAY

Funções. Horas, minutos e indicação 24 horas Caixa. 46,8 x 27,4 x 9,14mm, Aço, estanque até 30 metros Bracelete. Pele preta de jacaré com fecho de báscula em aço Movimento. Mecânico de corda automática JLC 967B, 28'800 alternânicas/hora, 42H de reserva de corda, 28rubis, 200 peças, 4,05mm de altura. Preço. € 7850

Referência. Q3808420

GRANDE REVERSO LADY ULTRA THIN DUETTO DUO

Funções. Frente: Horas e minutos. Verso: Horas e minutos do 2º fuso horário Caixa. 24 x 40 x 8,87mm, aço, 30 diamantes 0,42ct no verso, vidro de safira, estanque até 30 metros Mostrador. Madrepérola no verso Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda manual calibre 864/A, 21'600 alternânicas/hora, 48H de reserva de corda, 19 rubis, 142 peças no total, 3,45mm de altura Preço. € 10 250

Referência. Q3308421

MASTER TOURBILLON DUALTIME

Funções. Horas, minutos, segundos, 2º fuso horário, indicação das 24H, turbilhão e data Caixa. Ø 41,5mm, Ouro rosa 18kt, vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Pele castanha de aligátor com fecho de báscula em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática JLC 978B, 28'800 alternâncias/hora, 48H de reserva de corda, 33 rubis, 302 peças no total, 7,1mm de altura. Preço. € 71 350

Referência. Q1562521

MASTER ULTRA THIN MOON 39 Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, fases da lua e data Caixa. Ø 39mm, Aço, vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em aço Movimento. Mecânico de corda automática JLC 925, 28'800 alternânicas/ /hora, 43H de reserva de corda, 30 rubis, 246 peças no total e 4,9mm de altura. Preço. € 8150

Referência. Q1368420


114/115

MASTER GEOGRAPHIC

Funções. Horas, minutos, segundos, data, reserva de corda de 43H, indicação das 24H, 2º fuso horário, disco das 24 cidades e indicação dia/noite Caixa. Ø 39mm, Aço, vidro de safira e estanque até 50 metros Bracelete. Pele de aligátor com fecho de báscula em aço Movimento. Mecânico de corda automática JLC 939A com 34 rubis e 310 peças no total. Preço. € 10 300

Referência. Q1428421

RENDEZ-VOUS TOURBILLON NIGHT & DAY Funções. Horas, minutos, segundos, turbilhão e indicação dia/noite Caixa. Ø 39mm, Ouro rosa 18kt com 125 diamantes (2,45 ct), vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em ouro rosa 18kt Movimento. Turbilhão mecânico de corda automática JLC 978, 28'800 alternânicas/hora, 48H de reserva de corda, 33 rubis, 302 peças no total e 7,05mm de altura. Preço. € 76 300

Referência. Q3412407

RENDEZ-VOUS NIGHT & DAY Funções. Horas, minutos, segundos e indicação dia/noite Caixa. Ø 34mm, Aço com 60 diamantes (0,69 ct), vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Aço com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda automática JLC 898A, 28'800 alternânicas/hora, 43H de reserva de corda, 30 rubis, 3,3mm de altura Preço. € 13 550

Referência. Q3448120

RENDEZ-VOUS NIGHT & DAY Funções. Horas, minutos, segundos e indicação dia/noite Caixa. Ø 29mm, Ouro rosa 18kt com 60 diamantes (0,42 ct), vidro e fundo de safira, estanque até 30 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fivela em ouro rosa 18kt Movimento. Mecânico de corda automática JLC 967A, 28'800 alternânicas/hora, 42H de reserva de corda, 28 rubis, 214 peças no total e 4,5mm de altura. Preço. € 18 450

Referência. Q3462521


GRANDE SECONDE QUANTIÈME Funções. Data, dias, horas, minutos e segundos descentrados Caixa. Ouro rosa Mostrador. Esmalte Grand Feu Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Jaquet Droz 2660Q2.P Automático Preço. € 20 900

Referência. J007033200

GRANDE SECONDE CIRCLED Funções. Horas, minutos e segundos descentrados Caixa. Ouro rosa Mostrador. Opalino, ouro rosa e Cotes de Genéve preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Jaquet Droz 2663 Automático Preço. € 20 500

Referência. J003033338

GRANDE SECONDE SPORT Funções. Horas, minutos e segundos descentrados Caixa. Ouro rosa Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Jaquet Droz 2663A-S Automático Preço. € 28 600

Referência. J029033401

LADY 8 Funções. Horas e minutos centrais Caixa. Ouro rosa Mostrador. Madrepérola Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Calibre Jaquet Droz 1153 automático Preço. € 37 300

Referência. J014503270


116/117

JAQUET DROZ

grANDeS SegUNDOS MOrTOS COM A ESTÉTICA HABITUAL DA MARCA, SIMPLES E LÍMPIDA, SURGE AGORA ESTE GRANDE SECONDE, ESCONDENDO UMA DAS MAIS CLÁSSICAS E RARAS COMPLICAÇÕES RELOJOEIRAS.

OS CHAMADOS “segundos mortos” referem-se sempre a um ponteiro central dos segundos, “la trotteuse”, que não se desloca de forma linear, antes faz saltos a cada segundo, passando de índice para índice, permitindo assim fazer medições de tempo com maior precisão. Com calibre da manufactura, horas e minutos descentrados, este Jaquet Droz Grandes Segundos Mortos tem ainda calendário analógico, retrógra do. A espiral é de silício. A caixa, de 43 mm de diâmetro, é de ouro rosa. O mostrador é de esmalte Grande (Saiba mais aqui) Feu branco.

Jaquet Droz JULHO 2015

OS CHAMADOS “SEGUNDOS MORTOS” REFEREM-SE SEMPRE A UM PONTEIRO CENTRAL DOS SEGUNDOS, “LA TROTTEUSE”.


JUNKERS 6156-20KH

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço inoxidável, 42mm diâmetro, vidro de safira, fundo em vidro Mostrador. Preto; decoração exclusiva (20 anos dos helicópteros da Marinha/ 20.000 horas de voo) Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático ETA 2824-2 Preço. € 505 (edição limitada a 50 unidades)

Referência. 6156-20KH

SPITZBERGEN F13 Funções. Horas, minutos, segundos, data, indicador de 24 horas e reserva de marcha Caixa. Aço aeronáutico, 42mm, vidro de safira, fundo de vidro Mostrador. Preto, com numeração árabe e índices com superluminova Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático Calibre 9132, 26 rubis Preço. € 479 (garantia vitalícia)

Referência. 6160-5

G38 Funções. Horas, minutos, segundos,dia do mês, data Caixa. Aço aeronáutico, 42mm, fundo de vidro, resistência à água de 10 ATM Mostrador. Branco-prata, com numeração árabe e índices com superluminova Bracelete. Pele preta Movimento. Automático calibre 8205 Preço. € 249 (garantia vitalícia)

Referência. 6966-4

BAUHAUS Funções. Horas, minutos, segundos, data, indicador de 24 horas e reserva de marcha Caixa. Aço, 40 mm, mostrador com vidro hesalite, fundo em vidro Mostrador. Preto, numerais e índices em branco, símbolo Junkers aplicado Bracelete. Pele preta Movimento. Automático calibre 9132, 26 rubis Preço. € 449 (garantia vitalícia)

Referência. 6060-2


118/119

Junkers

JUNKERS

JULHO 2015

O fASCíNiO DA AviAçãO QUANDO HUGO JUNKERS CRIOU EM 1909 O PRIMEIRO AVIÃO TOTALMENTE CONSTRUÍDO EM METAL, ESTAVA LONGE DE IMAGINAR QUE AS SUAS CRIAÇÕES IRIAM PERDURAR NO PULSO DE ENTUSIASTAS DA RELOJOARIA NO SÉCULO XXI.

PRODUZIDOS NA ALEMANHA E COMERCIALIZADOS EM PORTUGAL COM GARANTIA VITALÍCIA, OS JUNKERS SÃO FIÉIS À MÍSTICA DO ENGENHEIRO ALEMÃO QUE UMA VEZ SONHOU VOAR MAIS ALTO E MAIS LONGE.

na Alemanha e comercializados em Portugal com garantia vitalícia, os relógios Junkers continuam hoje fiéis à mística do engenheiro alemão que uma vez sonhou voar mais alto e mais longe. As coleções da marca evocam lugares como Dassau – onde Hugo Junkers aca baria por morrer em prisão domiciliária, por ser recusar a negociar com o gover no nazi – ou a escola Bauhaus; e os de senhos dos mostradores retomam o emblemático padrão de chapa ondulada e os mostradores dos pioneiros aviões criados por Junkers. Para 2015, as coleções da marca alemã continuam a evocar as glórias passadas – como os aviões JU52 “Iron Annie” e G38 (a maior aeronave de passageiros do PRODUZIDOS

mundo) – mas com um olhar no futuro, de que é exemplo a série Mountain Wave Project (MWP). Este projeto científico, patrocinado pela Junkers sob os auspícios do Centro Aerospacial Alemão, incluiu o primeiro voo com um planador jamais realizado sobre o Everest. A coleção MWP foi criada especificamente para o projeto e consiste em quatro modelos, todos eles com mostrador azul escuro. O porta-estandarte deste nova gama é a referência 6824-3 (na foto), um cronógrafo mecânico automá tico baseado no lendário movimento ETA Valjoux 7750. Esta nova coleção é a pro va de que o espírito do engenheiro Hugo Junkers está vivo e pronto para novos (Saiba mais aqui) voos.


SPIDOSPEED ROSE GOLD EDIÇÃO LIMITADO A 99 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos e segundos, cronógrafo Caixa. Ouro rosa, cerâmica, interior titânio, DLC Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Textura calf com sistema LW Movimento. LW 06 Preço. € 32 800

Referência. SPS.SS.RGB

SPIDOSPEED BLACK GREEN EDIÇÃO LIMITADO A 99 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos e segundos, cronógrafo Caixa. Carbono, cerâmica Mostrador. Esqueletizado Bracelete. Calf com sistema LW Movimento. LW 06 Preço. € 21 525

Referência. SPS.SS.G

OKTOPUS MOON TATOO EDIÇÃO LIMITADO A 59 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos e segundos, fases da lua, data Caixa. Ouro rosa e titânio DLC, cerâmica gravada Mostrador. Ouro rosa Bracelete. Caoutchou Movimento. LW transformação base Dubois Dépraz, calibre 14580 automático Preço. € 43 565

Referência. OKT II. MGTT.1

OKTOPUS MOON LITE EDIÇÃO LIMITADO A 59 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos e segundos, fases da lua, data Caixa. ALW (carbono forjado e titânio) Mostrador. ALW (carbono forjado e titânio) Bracelete. Caoutchou Movimento. LW transformação base Dubois Dépraz, calibre 14580 automático Preço. € 18 450

Referência. OKT.ML


120/121

Linde Werdelin

LINDE WERDELIN

JULHO 2015

DeSPOrTivOS e exCLUSivOS FUNDADA EM 2002 POR MORTEN LINDE E JORN WERDELIN E LANÇADA EM 2006, A LINDE WERDELIN JUNTA A TRADIÇÃO RELOJOEIRA SUÍÇA COM A CRIATIVIDADE DE DESIGN DINAMARQUESA, RESULTANDO DISSO UM INSTRUMENTO COM TECNOLOGIA DE AVANT-GARDE.

especializou-se na produção de séries limitadas de relógios mecânicos e instrumentos digitais para mergulho e outros desportos extremos, que podem ser acoplados aos relógios. Os relógios são totalmente fabricados na Suíça, com design dinamarquês. Os modelos são limitados até o máximo de 100 exemplares por referência. Os relógios são desenhados de modo a poderem receber The Reef (instrumento de mergulho) ou The Rock (instrumento de alpinismo), eles próprios desenvolvidos pela dupla fundadora, na Dinamarca. A grande característica dos relógios Linde Werdelin é a sua caixa, construída a 3 dimensões, com esqueletização do mostrador e do próprio calibre, tornan do-os mais leves. Jorn e Morten inspiramse na estética dos carros de Fórmula 1, usando materiais como a fibra de carbono, titânico, cerâmica ou o aço reves tido a DLC (Diamond Like Carbon). De produção reduzida, os Linde Werdelin são relógios que apelam a um público cosmopolita, que gosta de uma imagem contemporânea e desportiva.

A LINDE WERDELIN

(Saiba mais aqui)

A LINDE WERDELIN REDEFINIU AQUILO QUE UM RELÓGIO DESPORTIVO PODE SER. COMBINANDO AS TECNOLOGIAS MECÂNICA E DIGITAL, MANTENDO AO MESMO TEMPO A INTEGRIDADE DE CADA UMA DELAS.


CONQUEST CLASSIC

Funções. Horas, minutos, segundos e data. Cronógrafo: ponteiro de segundos central, contador de 30-minutos às 3 horas,contador de 12-horas às 6 horas Caixa. Ø 41 mm de ouro rosa. Tampa de fundo em safira Mostrador. Prateado, com um numeral árabe e 11 índices aplicados, com Super-LumiNova® Bracelete. Pele de crocodilo de cor preta com fecho de báscula triplo Movimento. Mecânico automático com movimento cronógrafo roda de colunas Preço. € 8110

Referência. L27868763

CONQUEST CLASSIC Funções. Horas, minutos, segundos e data. Cronógrafo: ponteiro de segundos central, contador de 30-minutos às 3 horas, contador de 12-horas às 6 horas Caixa. Ø 41 mm de aço e ouro rosa. Tampa de fundo em safira Mostrador. Prateado, com um numeral árabe e 11 índices aplicados, com Super-LumiNova® Bracelete. Aço e ouro 18K Movimento. Mecânico automático com movimento cronógrafo roda de colunas Preço. € 3680 Referência. L27865767

THE LONGINES TWENTY-FOUR HOURS Funções. Horas (escala de 24-horas), minutos, pequenos segundos, data e função cronógrafo Caixa. Redonda, aço, Ø 47,50 mm. Monobotão. Vidro de safira com tratamento de várias camadas antirreflexo Mostrador. Prateado com numeração circular de 24 horas a preto, com cobertura Super-LumiNova® Bracelete. Pele de crocodilo castanha com extensão de aviador. Fivela Movimento. Mecânico automático, “single push-piece” e cronógrafo com roda de colunas. 54 horas de reserva de marcha Preço. € 3280 Referência. L27974730

THE LONGINES MASTER COLLECTION Funções. Horas e minutos. 4 funções retrógradas: dia, data, pequenos segundos e indicador de 24 horas para segundo fuso horário. Indicador de fases da Lua e indicador de dia e noite Caixa. Ø 44 mm de aço. Tampa de fundo em safira Mostrador. Prateado, com números romanos aplicados, com Super-LumiNova® Bracelete. Pele de crocodilo de cor castanha com fecho de báscula triplo Movimento. Mecânico automático Preço. € 2870 Referência. L27394713


122/123

LONGINES

fiABiLiDADe MeCâNiCA

O NOVO CRONÓGRAFO MONOBOTÃO COM MOSTRADOR DE 24 HORAS INSPIRA-SE NUM MODELO DOS ANOS 1950. A coleção Heritage da Longines oferece grandes oportuni dades em termos de relojoaria mecânica complicada, a preços muito razoáveis. Com um design inspirado em peças vintage da marca de Saint-Imier, as reinterpretações dos clássicos conseguem ter, ao mesmo tempo, um aspeto contemporâneo. Veja-se o caso deste Longines Cronógrafo monobotão, com escala de 24 horas. Claramente inspirado na extensa história da marca quanto a relógios para aviadores (como o Hour Angle, o Weems de acerto de segundos, o modelo Lindbergh ou o A-7 Avigation). O novo cronóA HISTÓRIA DA LONGINES

grafo monobotão com mostrador de 24 horas inspira-se num modelo dos anos 1950 e a escala de 24 horas é típica dos relógios militares. O ponteiro mais curto das horas indica as horas numa escala interior, enquanto os minutos estão indicados na escala exterior, que também é utilizada pelo ponteiro central dos segundos da função cronógrafo. Com caixa de 47,5 mm, de aço, este cronógrafo auto mático de roda de colunas Heritage Twenty-Four Hour Single Push-Piece Chronograph vem equipado com um cali bre L789, desenvolvido pela ETA em exclu(Saiba mais aqui) sivo para a Longines.

Longines JULHO 2015


MALTON ROUND POWER RESERVE

Funções. Horas, minutos, segundos, reserva de marcha, data Caixa. Aço Mostrador. Cinzento escurecido Bracelete. Pele Movimento. ETA 2897 AUTO Preço. € 1690

Referência. M116.13XX.64

MALTON ROUND BIG DATE Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço Mostrador. Cinzento escurecido Bracelete. Pele Movimento. Ronda 7004 B Preço. € 590

Referência. M 020.13.XX.64

MALTON CUSHION DIVER AUTO Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço Mostrador. Preto com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. Caoutchou extra em tecido Movimento. Selita SW 200 Preço. € 1240

Referência. M 126.14.45.94 AUTO

MALTON CUSHION DIVER AUTO Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Aço DLC Mostrador. Preto com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. Caoutchou extra em tecido Movimento. Selita SW 200 Preço. € 1390

Referência. M 126.24.48.94 AUTO


124/125

Marvin

MARVIN

JULHO 2015

iNDePeNDêNCiA reCUPerADA UMA IMAGEM FORTE, DESPORTIVA, SEM DESCURAR OS APRECIADORES DE COMPLICAÇÕES MECÂNICAS NUMA JUSTA RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO.

FOI EM 1850 que

os irmãos Marc e Emmanuel Didisheim abriram uma pequena oficina de montagem de relógios, um comptoir, em Saint-Imier, no Jura suíço, berço da indústria relojoeira helvética. Em 1891, Henri-Albert, Edgar e Charles, filhos de Marc, sucedem na direcção do negócio e fundam uma fábrica, que passa a chamar-se Albert Didisheim et Frères. Dois anos mais tarde, é oficialmente registada a marca Marvin e no ano seguinte a empresa muda-se para La Chaux-de-Fonds. Várias mudanças de nome, sempre referentes à família Didisheim e, em 1905, Marvin surge na identificação comercial. A partir de 1912, a Marvin torna-se uma verdadeira manufactura e, em 1918, é já uma das maiores de La Chaux-de- Fonds. Em 1941, a empresa passa a ser de capital público e designa-se Compagnie des Montres Marvin SA. Em 1950, a marca comemora o centenário, lançando um calibre automático, com ca lendário. Durante a crise do quartzo, nos anos setenta, a Marvin junta-se ao grupo MSR – Manufactures d’Horlogeries Suisses Réunies, e a marca é operada, sob licença, por um grupo italiano. Em 2002, a Marvin recupera a indepen dência, sob liderança de um grupo de investidores cientes da sua rica história.

Em 2007, a Marvin Watch Co. lança as suas novas colecções de relógios – quali dade e tradição suíça com a assinatura de alguns dos melhores designers do panorama relojoeiro mundial da actualidade. (Saiba mais aqui)

É APENAS EM 1905 QUE O NOME MARVIN SURGE, APESAR DA MANUFACTURA TER SIDO FUNDADA EM 1850.


NEO

Funções. Horas, minutos, data Caixa. Aço, 36mm Mostrador. Marfim Bracelete. Cabedal Movimento. Automático ETA 2824-2 / Sellita SW200-1Preço. € 990

Referência. NE903

SALTHORA Funções. Horas, minutos Caixa. Aço, 40mm, fundo transparente, resistente à água até 50 metros, vidro de safira, reserva de marcha de 38 horas Mostrador. Azul Safira Bracelete. Pele Movimento. Automático ETA 2824-2 / Sellita SW 200-1 Preço. € 2490

Referência. SH908

PANGAEA DAY DATE Funções. Ponteiro único, dia e data Caixa. Aço, 40mm, fundo transparente, vidro de safira, resistente à água até 50 metros Mostrador. Marfim Bracelete. Pele Movimento. ETA 2836-2 / Sellita SW 220-1 Preço. € 2150

Referência. PDD903

N.º1 Funções. Ponteiro único Caixa. Aço, 43mm, resistente à água até 50 metros, vidro de safira, reserva de marcha de 42 horas Mostrador. Marfim Bracelete. Pele Movimento. ETA 2801-2 Preço. € 1190

Referência. AM3303


126/127

Meistersinger

MEISTERSINGER

JULHO 2015

SiMPLiCiDADe e eqUiLíBriO QUANDO MANFRED BRASSLER FUNDOU A MEISTERSINGER, EM 2001, O SEU OBJETIVO ERA MUITO CLARO: CRIAR RELÓGIOS COM MOSTRADORES SIMPLES E QUE PERMITISSEM UMA FÁCIL LEITURA DO TEMPO.

ERA IMPERATIVO QUE,

nem o ponteiro dos segundos, nem o ponteiro dos minutos perturbassem a simplicidade e o equilíbrio dos relógios MeisterSinger. Com inspiração nos modelos com apenas um ponteiro, nos relógios de sol e nos primeiros mecanismos fabricados no século XVII, Manfred Brassler criou relógios com um único ponteiro. Contrariando a industrialização e a especialização das tarefas diárias que mostram a necessidade de contar o tempo de forma muito mais precisa, a MeisterSinger desafia a relojoaria contemporânea e prova que, na realidade, um único ponteiro é mais do que suficiente. Para a MeisterSinger, o ponteiro único dá a sensação de que o tempo é desacelerado e permite usufruir melhor dos bons momentos sem os contar de forma frenética. A MeisterSinger está comprometida com a ideia de que as coisas boas levam tempo e precisam de ser abordadas com devoção. Os apreciadores de relógios MeisterSinger conhecem o agradável sentimento de não deixar o tempo correr, mas de o moldar como bem entendem. Este é o mote para a nova campanha da MeisterSinger de 2014 “Rituais do Tempo”, que convida a desfrutar dos momentos com tranquilidade, seja o gesto de fazer um nó perfeito na gravata ou

simplesmente de desfrutar do tempo para tomar um café de manhã. O design clássico e simples da marca é reconhecido mundialmente e os prémios de renome já conquistados atestam o sucesso dos relógios MeisterSinger. A marca tem sede em Münster, na Alemanha, mas todos os seus relógios possuem calibres suíços. (Saiba mais aqui)

«RITUAIS DO TEMPO», CONVIDA A DESFRUTAR DOS MOMENTOS COM TRANQUILIDADE.


MONTBLANC "HOMMAGE TO NICOLAS RIEUSSEC" EDIÇÃO LIMITADA A 565 PEÇAS

Funções. Cronógrafo Monopulsante Caixa. 43 mm Mostrador. Aço Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Manufactura Montblanc MB R200 Preço. € 10 000

Referência. 111012

MONTBLANC STAR TWIN MOONPHASE Funções. Fases de Lua - Hemisfério Norte e Hemisfério Sul Caixa. 42 mm Mostrador. Aço Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Montblanc MB 29.13 Preço. € 4600

Referência. 110642

MONTBLANC MEISTERSTÜCK HERITAGE MOONPHASE Funções. Fases de Lua Caixa. 41 mm Mostrador. Aço Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Montblanc MB 29.14 Preço. € 4000

Referência. 111620

MONTBLANC MEISTERSTÜCK HERITAGE DATE AUTOMATIC Funções. Automático Caixa. 41 mm Mostrador. Aço Bracelete. Pele de crocodilo Movimento. Automático Montblanc MB 24.17 Preço. € 2340

Referência. 111580


128/129

Montblanc

MONTBLANC

JULHO 2015

O ANO DAS OBrAS-PriMAS ICÓNICA DESDE 1924, A CANETA MEISTERSTÜCK COMEMORA 90 ANOS DE SUCESSO, SIMBOLIZANDO OS VALORES DA MONTBLANC: COMPETÊNCIA, TÉCNICAS TRADICIONAIS, MATERIAIS PRECIOSOS, ESTÉTICA REFINADA E FUNCIONALIDADE. A MARCA ASSINALA A EFEMÉRIDE COM UMA SÉRIE DE RELÓGIOS. A MONTBLANC MEISTERSTÜCK Heritage Collection está inspirada no espírito da Meisterstück, que em alemão quer dizer “obra-prima”. Com um design clássico, complicações assinaláveis e decoração especial, estas peças, manufacturadas em Villeret e Le Locle, na Suíça, traduzem ao mínimo pormenor os valores da cé lebre caneta de tinta permanente e os códigos tradicionais da alta relojoaria helvética. Assim, eles tornam-se companheiros para a vida de quem os possuir. Os relógios são apresentados em caixas de 39 ou 41 mm. Veja-se, por exemplo, o Pulsograph, com o seu calibre contemporâneo produzido à mão e afinado segundo os princípios da arte tradicional relojoeira. As asas deste relógio, crescendo em cone e curvando ligeiramente, acomo dam-se ao pulso, com a caixa a descer verticalmente no meio e a coroa a ostentar o emblema Montblanc. Seja de aço ou de ouro, a caixa tem efeitos polidos, escovados e acetinados, com o mostrador ligeiramente curvo, dando ao conjunto um aspecto clássico. A decoração radial varia de intensidade, consoante a incidência de luz. Sobre este fundo, ponteiros e submos tradores sobressaem, tanto nos modelos de três ponteiros como nos mais complexos calendários perpétuos com (Saiba mais aqui) fases de lua.

A MONTBLANC MEISTERSTÜCK HERITAGE COLLECTION ESTÁ INSPIRADA NO ESPÍRITO DA MEISTERSTÜCK, QUE EM ALEMÃO QUER DIZER “OBRA-PRIMA”.


SPEEDMASTER DARK SIDE OF THE MOON

Funções. Janela de data, cronógrafo, taquímetro; pequeno de segundos Caixa. Cerâmica preta Mostrador. Cerâmica preta Bracelete. Tecido de nylon revestido Movimento. Calibre Omega 9300 automático Preço. € 9980

Referência. 31192445101003

CONSTELLATION OMEGA CO-AXIAL

Funções. Janela de data, cronómetro Caixa. Aço, ouro rosa com diamantes, 27mm Mostrador. Madrepérola coral com diamantes Bracelete. Aço e ouro rosa Movimento. Calibre Omega 8520 automático Preço. € 9940

Referência. 12325272057004

OMEGA SEAMASTER DIVER 300M ETNZ COAXIAL

Funções. Janela de data, cronógrafo, luneta giratória unidireccional, cronometragem de regatas, pequeno de segundos Caixa. Titânio Mostrador. Cinza Bracelete. Cautchouc Movimento. Calibre Omega 3330 automático Preço. € 6500

Referência. 21292445099001

OMEGA SEAMASTER AQUA TERRA JAMES BOND

Funções. Janela de data, anti-magnético resistente a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss Caixa. Aço Mostrador. Azul, inspirado no brasão de armas da família Bond Bracelete. Aço Movimento. Calibre Omega 8507 automático master Co-Axial Preço. € 6250 (Edição Limitada a 15.007 peças)

Referência. 23110422103004


130/131

Omega

OMEGA

JULHO 2015

O reLógiO DA LUA É O CRONÓGRAFO DE CARGA MANUAL MAIS FAMOSO DA HISTÓRIA DA RELOJOARIA. JÁ ESTEVE NA LUA E CONTINUA A SER UMA DAS GLÓRIAS DA OMEGA, UMA MANUFACTURA QUE TEM NO CALIBRE DE ESCAPE CO-AXIAL A IMAGEM DO FUTURO.

da aventura espacial que a Omega está a ela ligada e pode vangloriar-se de ter sido a única marca que já esteve, várias vezes, na Lua. O seu mo delo Speedmaster, de carga manual, estava no pulso de Neil Armstrong quando o norte-americano deu um pequeno passo e levou a Humanidade a dar outro de gigante. A Omega tem revisitado este seu modelo histórico, nomeadamente com um “lado negro da Lua”. Desta vez, debru ça-se sobre “o lado cinzento da Lua”. Trata-se de um relógio com caixa de ce -

DESDE O INÍCIO

râmica branca que, através de um moroso processo num forno de plasma, a 20 mil graus, fica cinzento escuro. No fundo, em inglês, está gravada a frase “Grey Side of the Moon”. Com luneta de cerâmica e escala taquimétrica, marcas e símbolo Ω na coroa em Super-LumiNova, o Omega Speedmaster “Grey Side of the Moon” tem mostrador de platina. Vem equipado com o calibre Omega Co-Axial 9300, com espiral de silício, visível através do fundo em vidro de safira. (Saiba mais aqui)

RELÓGIO COM CAIXA DE CERÂMICA BRANCA QUE, ATRAVÉS DE UM MOROSO PROCESSO NUM FORNO DE PLASMA, A 20 MIL GRAUS, FICA CINZENTO ESCURO.


PRODIVER POINTER MOON

Funções. Horas, minutos, segundos, data e fases da Lua Caixa. Ø 49 mm, multipeças de titânio, escala superior de minutos em cerâmica e borracha. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexo no interior, estanque até 100 m. Fundo de titânio, aparafusado com gravações especiais Mostrador. Preto com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. multipeças de titânio, fecho com báscula de segurança com extensão. Conjunto de estojo à prova de água, bracelete de borracha adicional Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 2700

Referência. OR761.7682.7154-Set

REGULATEUR “DER MEISTERTAUCHER” Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 43 mm, multipeças de titânio, escala superior de minutos em cerâmica. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexo no interior, estanque até 300 metros. Fundo de titânio, aparafusado com gravações especiais. Mostrador. Preto com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. multipeças de titânio, fecho com báscula de segurança com extensão. Conjunto de estojo à prova de água, bracelete de borracha adicional Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 2500

Referência. OR749.7677.7154-SET

AQUIS DATE Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 43 mm, multipeças de aço, escala de minutos cerâmica. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexo no interior, estanque até 300 metros. Fundo de aço inoxidável, aparafusado, janela com vidro mineral. Mostrador. Preto com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. Borracha preta, fecho com báscula de segurança de aço inoxidável com extensão Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 1300

Referência. OR733.7653.4159-42634EB

AQUIS DATE Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 40 mm, multipeças de aço, escala de minutos em cerâmica. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexo no interior, estanque até 300 metros. Fundo de aço inoxidável, aparafusado, janela com vidro mineral Mostrador. Branco com índices e ponteiros luminescentes Bracelete. Multipeças de aço inoxidável, fecho com báscula de segurança Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 1300

Referência. OR733.7676.4156-42131


132/133

Oris

ORIS

JULHO 2015

MeCâNiCA PUrA “RELÓGIOS REAIS PARA PESSOAS REAIS”: É ASSIM QUE A ORIS ENCARA A CRIAÇÃO RELOJOEIRA.

em 2014 o seu 110.º aniversário, uma data que a casa de Holstein evoca com o lançamento de uma edição limitada e com eventos pontuais. Mas para a marca há outros motivos para celebrar, principalmente feitos que surgem das suas diversas parcerias com eventos e embaixadores. Com efeito, o mundo da Oris reflete-se em diferentes áreas – aviação, desporto automóvel, cultura e mergulho – e em diferentes relógios com perfis tão diversos quanto as áreas nas quais a marca se centra. Um ponto é certo: independentemente da vocação, todos os relógios Oris estão equipados com movimento mecânico de qualidade. Por outro lado, é também na capacidade de inovar que a marca se destaca, procurando para tal parcerias construtivas que se refletem em relógios preparados para enfrentar a vida real. Aliás, o próprio mote “Real Watches for Real People” traduz o modo como a Oris encara a criação relojoeira. E foi para pessoas reais que lidam com o mundo real que a marca lançou o Aquis Depth Gauge, um relógio que surge com base na experiência adquirida no desenvolvimento e na produção de outras sé ries e que levou a marca a identificar a necessidade de um relógio mecânico para mergulhadores com profundíme tro, mas sem peso elevado, e com excelente relação qualidade/preço. O novo

A ORIS CELEBRA

O MUNDO DA ORIS REFLETE-SE EM DIFERENTES ÁREAS — AVIAÇÃO, DESPORTO AUTOMÓVEL, CULTURA E MERGULHO.

relógio foi assim criado com base no Aquis, um modelo com provas dadas, estanque até 500 metros e com luneta rotativa unidirecional com escala de 60 minutos. O Aquis Depth Gauge surge como um instrumento inovador capaz de medir a profundidade e perfeito para enfrentar as exigências do mundo submarino graças a elementos especificamente pensados para mergulho. (Saiba mais aqui)


CALATRAVA

Funções. Data Caixa. Ouro rosa Mostrador. Prateado opalino Bracelete. Pele de crocodilo castanha brilhante Movimento. 324 S C Preço. € 30 970

Referência. 5153R (Novidade 2015)

CALATRAVA

Funções. Horas e minutos Caixa. Ouro branco Mostrador. Guilloché cinzento prateado Bracelete. Cetim escovado cinzento prateado Movimento. 215 Preço. € 25 690

Referência. 4897G (Novidade 2015)

CALATRAVA

Funções. Data Caixa. Ouro branco Mostrador. Preto Bracelete. Pele de crocodilo preta brilhante Movimento. 324 S C Preço. € 31 080

Referência. 5227G (Novidade 2015)

CALATRAVA

Funções. Pequenos segundos Caixa. Ouro amarelo Mostrador. Branco opalino Bracelete. Pele de crocodilo castanha Movimento. 215 P S Preço. € 17 970

Referência. 5196J


134/135

Patek Philippe

PATEK PHILIPPE

JULHO 2015

175 ANOS A fAzer OS MeLhOreS reLógiOS DO MUNDO A PATEK PHILIPPE TEM VINDO A PERPETUAR A TRADIÇÃO RELOJOEIRA DE GENEBRA, SEM INTERRUPÇÃO, DESDE 1 DE MAIO DE 1839, DATA DA FUNDAÇÃO DA EMPRESA, A ÚLTIMA DE PROPRIEDADE FAMILIAR QUE AINDA RESTA NA CIDADE.

ESTE É POIS UM ANO muito especial para a Patek Philippe, que ao longo de 2014 assinala o seu 175º aniversário com várias iniciativas, na senda da total liberdade criativa, de produção e montagem daquilo que muitos consideram os melhores relógios do mundo. Em 1832, e na sequência da russificação forçada da zona onde nasceu, na Polónia, o nobre Antoni Norbert foge para Paris, seguindo-se Genebra. Instala-se aí, com o nome de Antoine Norbert de Patek. Em 1839, mais precisamente no Primeiro de Maio desse ano, associa-se com o relojoeiro François Czapek, um checo natu ralizado polaco e cria a Patek, Czapek & Co. No nº 29 do quai des Bergues, no centro de Genebra, junto ao Lago Lémans. Fabricam então cerca de 200 relógios de bolso por ano, mas desde logo de grande qualidade. Em 1844, a jovem firma apresenta os seus produtos numa expo sição em Paris e Patek ouve falar de um tal Jean-Adrien Philippe, que produziu um relógio extraplano e munido de um sistema revolucionário para dar corda e acertar as horas – uma coroa (até então,

usava-se chave). Quando, em 1845, termina o contrato entre Czapek e Patek, os dois separam-se. É então que este último propõe a Philippe que assegure a direção técnica da empresa genebrina. O convite é aceite. A Patek Philippe & Co nasce a 1 de Janeiro de 1851. (Saiba mais aqui)

TUDO COMEÇOU COM A VISÃO DOS SEUS FUNDADORES, ANTOINE NORBERT DE PATEK E ADRIEN PHILIPPE (QUE SE JUNTOU À EMPRESA EM 1845).


RUE ROYALE 9011448 CN

Funções. Reserva de marcha, fases da Lua, segundos, grande data e dia Caixa. 42 mm, ouro amarelo 18K, acabamento polido. Coroa de ouro. Fundo com 6 parafusos. Vidro safira antirreflexo e fundo safira. Impermeável 50 metros Mostrador. Preto. Horas e logo com apliques dourados e Super-LumiNova®. Fase Lua côncava Bracelete. Crocodilo, cosida à mão. Disponível com fecho desdobrável, ou fivela de ouro Movimento. Calibre Royal Preço. € 17 480

Referência. Referência. 9011448 CN

MOOREA ODÉON Funções. Horas e minutos Caixa. 34 mm, com aro em plaqué ouro e 24 diamantes. Vidro safira antirreflexo. Impermeável 30 metros Mostrador. Branco, com 8 diamantes e padrão estampado Bracelete. Aço bicolor 316L, polido e escovado. Fecho desdobrável Movimento. Quartzo Preço. € 1490

Referência. 8883439CD

MOOREA RANELAGH LADY Funções. Horas e minutos Caixa. 34 mm, aço 316L, polido e acetinado. Vidro safira antirreflexo. Impermeável 50 metros Mostrador. Branco com padrão estampado Bracelete. Aço 316L, polido e escovado. Fecho desdobrável Movimento. Quartzo Preço. € 875

Referência. 8900433

MOOREA TROCADERO Funções. Horas e minutos Caixa. 32 mm, aço 316L, com 138 diamantes, polido e acetinado. Vidro safira antirreflexo. Impermeável 30 metros Mostrador. Madrepérola com 16 diamantes Bracelete. Aço 316L. Fecho desdobrável Movimento. Quartzo Preço. € 4630

Referência. 2014509CD2


136/137

Pequignet OS NOVOS MOOREA E CALIBRE ROYAL

JULHO 2015

UMA hiSTóriA frANCeSA FUNDADA EM 1973 EM MORTEAU, FRANÇA, POR EMILE PEQUIGNET, A PEQUIGNET COMEMORA QUATRO DÉCADAS DE VIDA NUM MERCADO QUE CONHECE BEM, O PORTUGUÊS, ONDE ESTÁ DESDE 1974.

QUANDO EMILE PEQUIGNET fundou, em Janeiro

de 1973, a marca com o seu nome, a crise do quartzo, originada no Japão, estava a dizimar as tradicionais indústrias da região, fosse do lado francês ou do lado suíço da fronteira do Jura. A Pequignet conseguiu triunfar, dando ao mercado uma estética cuidada, especialmente para um público feminino, numa altura em que os relógios tinham todos formas muito simples e quando os relógios de moda ainda não tinham aparecido em força. Com a coleção Moorea, a Pequignet tor nou-se um caso de estudo no mercado, com os seus modelos elegantes, intemporais. Uma linha muito focada no mundo feminino, agora com novos modelos, com ou sem diamantes. Há uns anos, após intensa pesquisa a Pequignet entrou no mundo da Alta Relojoa ria ao desenvolver um calibre mecânico de raíz: o Calibre Royal. Um calibre que não é como os outros - inova a nível mundial, e parte de uma filosofia inédita. A platina principal - placa onde assentam todas as outras peças móveis – já prevê toda a série de complicações. Grande data, fases de Lua, indicação de reserva de marcha… podiam ser acrescentadas, sem recorrer, como habitualmente, a módulos independentes. A linha masculina Calibre Royal acaba de ser reforçada com o lançamento de uma

série limitada de 50 peças do modelo Titane All Black. Actualmente com Philippe Spruch e Laurent Katz à frente dos desígnios da mar ca, a Pequignet afirma-se como uma das últimas empresas de relojoaria realmen te independentes com controlo absoluto sobre as suas criações e produção dos relógios. Com passos seguros a marca Pequignet avança no mercado português e mundial. (Saiba mais aqui)

A LINHA MASCULINA CALIBRE ROYAL ACABA DE SER REFORÇADA COM O LANÇAMENTO DE UMA SÉRIE LIMITADA DE 50 PEÇAS DO MODELO TITANE ALL BLACK.


P'6930 CHRONOGRAPH

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo, dia do mês e da semana Caixa. Ø 47mm, titânio, luneta com tratamento PVD preto, vidro e fundo em safira estanque até 50 metros Mostrador. Preto Bracelete. Cauchu com fecho de báscula Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática ETA Valjoux 7750. Preço. € 8840

Referência. 6930.2143.201

P'6620 DASHBOARD

Funções. Horas, minutos, segundos, data e cronógrafo Caixa. Ø 44mm, titânio, escala taquimétrica, vidro em safira, estanque até 100 metros Mostrador. Preto Bracelete. Cauchu com fecho de báscula em titânio Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática Preço. € 4400

Referência. 6620.1146.1238

P'6510 BLACK CHRONOGRAPH EDIÇÃO LIMITADA A 911 EXEMPLARES EVOCANDO O PRIMEIRO CRONÓGRAFO COM TRATAMENTO EM PVD PRETO LANÇADO MUNDIALMENTE EM 1972

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo, indicação do dia do mês e da semana Caixa. Ø 44mm, Aço com tratamento PVD preto, escala taquimétrica, vidro de safira com tratamento anti-reflexos e anti-riscos, estanque até 100 metros Mostrador. Preto Bracelete. Aço com tratamento PVD preto e anti-riscos, fecho de báscula Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre ETA Valjoux 7750, 28'800 alternânicas/hora, 48H de reserva de corda, 25 rubis, Ø 30mm Preço. € 4990

Referência. 6510.4341.0272

P'6350 FLAT SIX AUTOMATIC

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 44mm, Aço, vidro e fundo de safira, estanque até 120 metros Mostrador. Preto Bracelete. Cauchu com fivela em aço com tratamento PVD preto Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 2440

Referência. 6350.4244.1254


138/139

Porsche Design

DESIGN DE VANGUARDA

JULHO 2015

eSTiLO UrBANO e fUNCiONAL FERDINAND ALEXANDER PORSCHE ACREDITAVA QUE A SUA FILOSOFIA ESTÉTICA E FUNCIONAL – ANCORADA NA MÁXIMA «A FORMA SEGUE A FUNÇÃO» – PODERIA SER APLICADA AOS MAIS DIVERSOS SETORES DE ATIVIDADE. POR ESSA RAZÃO, em 1972 foi fundado o ate-

lier Porsche Design que desenvolveu e desenvolve produtos com linhas distintas dos quais se destacam os incontornáveis relógios de pulso. O primeiro exemplar lançado pelo atelier foi um cronógrafo totalmente preto, inspirado precisamente no painel de instrumentos do Porsche 911, numa abordagem que antecipou o visual escurecido e urbano, tão em voga nos nossos dias. Nesta linha, os relógios Porsche Design foram os primeiros a adotar materiais como o titânio, o alumínio ou a borracha vulcanizada para as braceletes de cauchu integradas. De um modo geral, a aparência urbana, despojada e minimalista caracteriza os relógios da marca, mas os pormenores não escondem as suas origens. A coleção relojoeira da Porsche Design inclui, assim, uma grande diversidade de modelos com elementos evocativos do mundo auto móvel. Os modelos Flat Six, por exemplo, estão equipados com uma caixa inspirada nos pistões do motor Boxer e os modelos da coleção Indicator reforçam esta herança com os botões em forma de pedais e pela coroa em forma de pneu. No entanto, destaque também para modelos vocacionados para outras áreas, como o P’6780 Diver, um relógio de mergulho equipado com um caixa basculante, para

maior proteção da coroa, e com um sistema de estanqueidade inovador que dispensa a tradicional válvula de hélio. O segredo é uma junta de vedação interna que veda a caixa proporcionalmente à pressão, sem qualquer intervenção do (Saiba mais aqui) utilizador.

OS RELÓGIOS PORSCHE DESIGN FORAM OS PRIMEIROS A ADOTAR MATERIAIS COMO O TITÂNIO, O ALUMÍNIO OU A BORRACHA VULCANIZADA PARA ASBRACELETES DE CAOUTCHOUC INTEGRADAS.


RADO ESENZA CERAMIC TOUCH

Funções. Horas, minutos e acerto touch Caixa. Cerâmica branca de alta tecnologia e aço inoxidável, sem coroa e resistente à água a uma profundidade de 30m Mostrador. Branco com diamantes Bracelete. Cerâmica de alta tecnologia e titanium Movimento. Quartzo Preço. € 2625

Referência. 01.277.0092.3.071

RADO CENTRIX Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável/PVD, resistente à água a uma profundidade de 30m Mostrador. Preto com diamantes e vidro de safira Bracelete. Cerâmica de alta tecnologia, titanium e aço inoxidável/PVD Movimento. Quartzo Preço. € 1535

Referência. 01.115.0554.3.071

RADO HYPERCHROME PINK Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço inoxidável, resistente à água a uma profundidade de 50m Mostrador. Madre pérola, com diamantes, vidro de safira, iluminação Super-luminova e data às 3h Bracelete. Ceramos™ bicolor Movimento. Quartzo Preço. € 2470

Referência. 01.111.0976.3.090

RADO DIAMASTER GENT AUTOMÁTICO Funções. Automático, horas, minutos e segundos Caixa. Plasma de cerâmica alta tecnologia, titanium, caixa transparente Mostrador. Cor cinza metálico, vidro de safira, data às 3h Bracelete. Pele, aço inoxidável e titanium Movimento. Automático Preço. € 2310

Referência. 01.629.0074.3.412


140/141

Rado

RADO

JULHO 2015

DeSigN iNOvADOr A PERSONALIDADE RADO É MUITO MARCANTE EM DOIS DOMÍNIOS – O USO DE MATERIAIS NOVOS, COMO A CERÂMICA; A INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS APOIADAS EM DESIGN CONTEMPORÂNEO.

Esenza é bem exemplo disso. Trata-se do primeiro relógio do mundo a usar tecnologia táctil controlada pelo toque do dedo em ambos os lados da caixa de cerâmica – lado esquerdo para as horas e direito para os minutos. Assim, deixa de haver coroa, e as linhas são ainda mais puras. Uma caixa feita de metal reagiria como um escudo entre o mundo exterior e os circuitos internos. Como a cerâmica high-tech é um isolador, os eléctrodos embutidos neste material conseguem sentir a presença do toque do dedo na caixa. Esta colecção é composta por rês relógios pretos e três relógios brancos, com calibres de quartzo. Fiel à sua tradição de pioneirismo na pesquisa, desenvolvimento e uso de novos materiais, a Rado é a única manufactura A LINHA

a usar o HyperChrome, uma cerâmica high-tech que dá nome a uma colecção. Uma técnica sofisticada de injeção no molde permite a criação de uma caixa inteira, de uma só peça, e de uma só vez, acabada. A chamada caixa monocoque difere das outras é a integração total das asas. Pode apresentar-se em cerâmica negra ou branca, com uma dureza impressionante – 1.250 Vickers. Com sede em Lengnau, Suíça, a Rado foi fundada em 1917. Em 2004, criou um “diamante high-tech”, transformando carbono num diamante nanocristalino, com uma dureza de 10.000 Vickers. O relógio que daí resultou, o V10K, continua a ser considerado o mais duro do mundo, reco nhecido pelo Guiness Book of World (Saiba mais aqui) Records.

A MARCA TEM SIDO DISTINGUIDA COM INÚMEROS PRÉMIOS DE DESIGN, NOMEADAMENTE 20 RED DOT.


WRX 'A' AUTOMATIC DAY EDIÇÃO LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 47,5mm, Aço, verso com gravação do número de série, luneta unidireccional em alumínio, vidro de safira (5,9mm de espessura) com tratamento anti-reflexos, estanque até 500 metros Mostrador. Ponteiros com SuperLuminova C3 Bracelete. Pele castanha com fivela em aço. Este modelo é acompanhado por outra bracelete NATO Movimento. Mecânico de corda automática RTA001 com base no ETA2824-2, 28'800 alternâncias/hora, 44H de reserva de corda, 25 rubis Preço. € 2390

Referência. WRXA2001

WRX A SUNSET AUTOMATIC CHRONO EDIÇÃO LIMITADA A 300 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo, dia da semana e dia do mês Caixa. 47,5mm, Aço com tratamento PVD de ouro rosa, verso com gravação do número de série, luneta unidireccional em alumínio, vidro de safira (5,9mm de espessura) com tratamento anti-reflexos, estanque até 500 metros Mostrador. Ponteiros com SuperLuminova C3 Bracelete. Pele castanha com fivela em aço com tratamento PVD de ouro rosa. Este modelo é acompanhado por outra bracelete NATO Movimento. Mecânico de corda automática RTAC001, 28'800 alternâncias/ /hora, 40H de reserva de corda, 25 rubi Preço. € 3490

Referência. WRXA3003

WRX 'C' AUTOMATIQUE RIVIERA BLUE EDIÇÃO LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 47,5mm, Aço, verso com gravação do número de série, luneta unidireccional em aço e alumínio, vidro de safira (5,9mm de espessura) com tratamento anti-reflexos, estanque até 400 metros Mostrador. Ponteiros com SuperLuminova C1 Bracelete. Pele azul com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda automática RTA001 com base no ETA2824-2, 28'800 alternâncias/hora, 44H de reserva de corda, 25 rubis Preço. € 2690

Referência. WRXC2108

WRX 'C' AUTOMATIQUE RIVIERA CHOCOLATE EDIÇÃO LIMITADA A 500 EXEMPLARES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 47,5mm, Aço, verso com gravação do número de série, luneta unidireccional em aço e alumínio, vidro de safira (5,9mm de espessura) com tratamento anti-reflexos, estanque até 400 metros Mostrador. Ponteiros com SuperLuminova C1 Bracelete. Pele castanha com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda automática RTA001 com base no ETA2824-2, 28'800 alternâncias/ /hora, 44H de reserva de corda, 25 rubis Preço. € 2690

Referência. WRXC2109


142/143

Ralf Tech

RALF TECH

eSTiLO MiLiTAry-ChiC

JULHO 2015

A RALF TECH FOI CRIADA POR FRANK HUYGHE EM 1998 ENQUANTO MARCA ESPECIALIZADA EM EQUIPAMENTO DE MERGULHO SUBMARINO.

MAIS TARDE,

em 2005, a sua vocação voltase para a relojoaria com uma estreia marcante: quando Pascal Barnabé bateu o recorde do mundo em mergulho livre ( sem assistência nem possibilidade de salvamento em caso de acidente nas profundezas), descendo até 330 metros de profundidade, levou no pulso um WR1 da Ralf Tech, o primeiro modelo da marca. Um evento que fez com que a Ralf Tech em 2010 passasse a fornecedora oficial de relógios para os nadadores de combate da Marinha Francesa. Os relógios Ralf Tech distinguem-se por um formato assente num mostrador redondo sobre uma base geométrica que permite que o seu acentuado tamanho se adapte a qualquer pulso. Por outro lado, ao seu perfil desportivo-militar une-se um peculiar toque de elegância, fundamental para fazer destes relógios uma peça indicada para as mais diversas ocasiões: em terra ou no mar. A fiabilidade inerente aos relógios Ralf Tech deve-se às especificações técnicas ditadas por utilizadores profissionais que participam no desenvolvimento de produto e a um caderno de encargos mais rigoroso do que a própria norma suíça ISO 6425 específica para re lógios de mergulho. Assim, a Ralf Tech aposta numa coleção concentrada, vinculada aos princípios da marca. Para além das vertentes de manufatura e de uma divisão profissional, a coleção contempla as linhas WRX e WRV – esta última com um formato de caixa mais ligeiro – ambas com

WRX "V" 63 AUTOMATIC DAY (Edição limitada a 63 exemplares)

modelos ‘A’ (de Army), dedicada aos utilizadores militares e profissionais, ‘C’ (C de Classic Series), com um espírito mais clássico e glamoroso e ‘V’ (V de Vintage) ancorada em elementos reminiscentes do passado. Desta última variante, destaque para o WRX ‘V’ 63 Automatic Day, uma edição limitada a 63 exemplares que rende homenagem a uma época na qual o mergulho submarino era ainda um desporto extremamente perigoso levado a cabo quase apenas por militares e alguns (Saiba mais aqui) amadores.

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ø 47,5mm, Aço, verso com gravação do número de série, luneta unidireccional em aço, vidro de safira (5,9mm de espessura) com tratamento anti-reflexos, estanque até 400 metros Mostrador. Ponteiros e indexes com SuperLuminova CVB Bracelete. Pele castanha com fivela em aço. Este modelo é acompanhado por outra bracelete NATO Movimento. Mecânico de corda automática RTA001, 28'800 alternânicas/hora, 44H de reserva de corda, 25 rubis Preço. € 2690 Referência. WRXV2201


FREELANCER

Funções. Horas, minutos e segundo Caixa. Ø 42mm, Aço com tratamento PVD de ouro amarelo, vidro de safira, estanque até 100 metros Mostrador. Abertura nas 12H que permite contemplar o balanço e a roda de escape Bracelete. Calfe preta com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 1990

Referência. 2710-PC5-20011

FREELANCER Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 42mm, Aço com tratamento PVD de ouro rosa, vidro de safira, estanque até 100 metros Mostrador. Prateado Bracelete. Aço com tratamento PVD de ouro rosa com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 1690

Referência. 2730-SP5-65021

FREELANCER Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Ø 45mm, titânio, vidro de safira, estanque até 100 metros Mostrador. Cinza Bracelete. Calfe preta com fecho de báscula Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática Preço. € 2950

Referência. 7745-TIC-05659

FREELANCER Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Ø 45mm, Titânio, vidro de safira, estanque até 100 metros Mostrador. Cinza Bracelete. Calfe castanha com fecho de báscula Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática Preço. € 2950

Referência. 7745-TIC-05609


144/145

Raymond Weil

EMPRESA FAMILIAR

SOfiSTiCAçãO, eLegâNCiA e fiABiLiDADe

JULHO 2015

A RAYMOND WEIL É UMA EMPRESA RELOJOEIRA FAMILIAR QUE, DESDE AS SUAS ORIGENS, DESCOBRIU NA MÚSICA A PRINCIPAL FONTE DE INSPIRAÇÃO. O QUE ESTÁ por

trás de um nome? Porque a filha do fundador da marca era uma pianista profissional, a música sempre contribuiu para o nome de diversas linhas da conhecida marca Raymond Weil – batizadas segundo composições musicais épicas baseadas em grandes dramas teatrais, desde a linha Parsifal até à linha Don Giovanni. No caso da linha Nabucco, trata-se de uma homenagem à ópera com o mesmo nome que exalta a mensagem de libertação do povo hebreu e a sua personalidade é forte e poderosa, tal como o rei (Nabucodonosor II) que serviu de inspiração a Giuseppe Verdi, em 1842. Neste sentido, a coleção relojoeira da Raymond Weil acaba por refletir as diferentes facetas do mundo da música em relógios com diferentes personalidades: engloba modelos tradicionais e essenciais (como as linhas Parsifal, Tango, Jasmine ou Noemia), mais casuais (como alinha Freelancer), e mais sofisticados (como o poderoso Nabucco ou o clássico mo derno Maestro). Falamos assim de modelos ergonómicos, discretos, urbanos, com classe e versáteis, sendo que até as peças mais agressivas transparecem simplicidade; por outro lado, os ateliers da marca apostam na fiabilidade dos mecanismos e na constante inovação. O cronógrafo Nabucco é o maior modelo jamais criado pela Raymond Weil e também aquele que mais deixa transparece

NABUCCO

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Ø 46mm, Aço e titânio, luneta em cerâmica preta com tratamento anti-riscos, vidro de safira, estanque até 200 metros Bracelete. Cauchu com fecho de báscula em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática Preço. € 4350 Referência. 7850-TIR-05207

o perfil inovador da marca, ao ser equipado com movimentos de corda automática de elevada qualidade, bem como inspiradoras soluções de design. Em 2014, o Nabucco surge numa edição cronográfica particularmente sofisticada que se destaca pela caixa de 46 milíme tros em aço e titânio com luneta em cerâmica preta com escala taquimétrica e pelos deliciosos pormenores amarelos sublinhados pelos tons escurecidos deste instrumento do tempo. Um relógio contemporâneo e urbano cuja estética desportiva é ainda mais acentuada pela bracelete em cauchu, pela disposição tri-compax dos submostradores e pelo número 12 sobredimensionado. (Saiba mais aqui)


MAESTRO

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Ø 39,5 mm, aço, vidro de safira, estanque até 50 metros Mostrador. Abertura às 12H que permite contemplar o balanço e a roda de escape Bracelete. Pele preta com fivela em aço Movimento. Mecânico de corda automática Preço. € 1350

Referência. 2827-STC-65001

MAESTRO Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 39,5 mm, Plaqué rosa, vidro e fundo de safira, estanque até 50 metros Mostrador. Prateado Bracelete. Pele castanha com fivela em plaqué ros Movimento. Mecânico de corda automática com 38H de reserva de corda. Preço. € 1180

Referência. 2837-PC5-65001

TOCCATA Funções. Horas, minutos e data Caixa. Ø 42mm, Aço com tratamento de PVD de ouro amarelo, vidro de safira, estanque até 50 metros Mostrador. Branco Bracelete. Pele preta com fivela em aço com tratamento de PVD de ouro amarelo Movimento. Quartzo Preço. € 750

Referência. 5588-PC-00300

TOCCATA LADY Funções. Horas, minutos e data Caixa. Ø 29mm, Aço com tratamento de PVD de ouro amarelo, vidro de safira, estanque até 50 metros Mostrador. 11 brilhantes Bracelete. Aço com tratamento de PVD de ouro amarelo Movimento. Quartzo Preço. € 980

Referência. 5988-P-97081


146/147

TOCCATA LADY

Funções. Horas, minutos e data Caixa. Ø 29mm, Aço, vidro de safira, estanque até 50 metros Mostrador. 11 brilhantes Bracelete. Aço Movimento. Quartzo Preço. € 850

Referência. 5988-ST-97081

JASMINE Funções. Horas, minutos e data Caixa. Ø 35mm, Horas, minutos e data Mostrador. Prateado Bracelete. Aço com tratamento PVD de ouro rosa e fecho de báscula Movimento. Quartzo Preço. € 2950

Referência. 5235-S5S-01658

JASMINE Funções. Horas, minutos e data Caixa. Ø 35mm, PVD de ouro rosa, vidro de safira, estanque até 50 metros Mostrador. Prateado Bracelete. PVD de ouro rosa com fecho de báscula Movimento. Quartzo Preço. € 1550

Referência. 5235-P5-01659

TANGO CHRONOGRAPH Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e grande data Caixa. Ø 40mm, Aço com tratamento PVD de ouro rosa, vidro de safira, estanque a 50 metros Mostrador. Branco Bracelete. Aço com tratamento PVD de ouro rosa e fecho de báscula Movimento. Cronógrafo de quartzo Preço. € 1490

Referência. 4891-SP5-00660


M2

Funções. Horas, minutos e segundos Caixa. Aço PVD 47mm x 47,6mm Mostrador. Negro PVD Bracelete. Pele ou caoutchou Movimento. Automático transformado com indicação de horas, minutos e segundos em janelas digitais. Preço. € 1365

Referência. M2

ESSENCE Funções. Horas, minutos e segundos, 24 horas Caixa. Aço 47mm x 47,6mm Mostrador. Prateado/rodium e negro Bracelete. Pele ou caoutchou Movimento. Automático com coração aberto, transformado com disco específico com ponteiros para funções de 24 horas e de segundos. Preço. € 950

Referência. P1/1

WORKS Funções. Horas, minutos e segundos, 24 horas Caixa. Aço PVD 47mm x 47,6mm Mostrador. Negro e dourado Bracelete. Pele ou caoutchou Movimento. Automático com coração aberto, transformado com disco específico com ponteiros para funções de 24 horas e de segundos. Preço. € 1080

Referência. P2/2

RACER Funções. Horas, minutos e segundos, 24 horas Caixa. Aço PVD 47mm x 47,6mm Mostrador. Negro e vermelho Bracelete. Pele ou caoutchou Movimento. Automático com coração aberto, transformado com disco específico com ponteiros para funções de 24 horas e de segundos. Preço. € 1010

Referência. P3/1


148/149

SevenFriday

SEVENFRIDAY

JULHO 2015

exCLUSivOS COM iNSPirAçãO iNDUSTriAL COM UMA COLECÇÃO ASSENTE EM DUAS LINHAS COM MÚLTIPLAS DECLINAÇÕES, A SEVENFRIDAY ESTÁ VOCACIONADA PARA UMA CLIENTELA URBANA E COSMOPOLITA, COM SENSIBILIDADE ESTÉTICA.

baseada em Zurique, a SevenFriday conseguiu em pouco tempo destacar-se no panorama da relojoaria mundial, ao oferecer uma estética moderna e tridimensional, ao gosto da escola conceptualista contemporânea de leitura do tempo. De inspiração industrial e pós-moderna, a SevenFriday apoia-se em calibres mecânicos automáticos, dando ao tempo um rosto diferente e exclusivo – mos tradores complexos e semi-esqueletizados, com submostradores surpreendentes, para leituras analógicas e digitais. Com uma colecção assente em duas li MARCA SUIÇA

nhas com múltiplas declinações, a SevenFriday está vocacionada para uma clientela urbana e cosmopolita, com sensibilidade estética. O posicionamento de preço e o carácter unissexo tornam os seus relógios perfeitos para quem quer algo de verdadeiramente diferente. O conceito de comunicação da SevenFriday adequa-se por completo às novas gerações, com forte presença nas redes e nos media online – Ins tagram, Twitter, Facebook ou o site www.sevenfriday.com, por exemplo. (Saiba mais aqui)

DE INSPIRAÇÃO INDUSTRIAL E PÓS-MODERNA, A SEVENFRIDAY APOIA-SE EM CALIBRES MECÂNICOS AUTOMÁTICOS, DE GRANDE FIABILIDADE.


CARRERA CHRONO CALIBRE 1887 RACING

Funções. Relógio: horas e minutos do ao centro, segundos às 9H. Cronógrafo: horas às 6H, minutos às 12H e segundos ao centro. Data Caixa. Ø 43mm, Aço com revestimento de carboneto de titânio preto, luneta em cerâmica, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Mostrador. Numeração e janela da data em ouro negro Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em aço com revestimento de carboneto de titânio preto Movimento. Mecânico de corda automática calibre 1887 Preço. € 5450

Referência. CAR2A80.FC6237

CARRERA CALIBRE 36 CHRONO FLYBACK RACING

Funções. Relógio: Horas, minutos ao centro e segundos às 9H. Cronógrafo: Minutos às 3H, segundos com função Flyback ao centro Caixa. Ø 43mm, Titânio grau 2, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Mostrador. Numeração em ouro negro Bracelete. Pele preta com uma camada perfurada, fecho de báscula em aço com revestimento de carboneto de titânio preto Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre 36 Preço. € 8570

Referência. CAR2B80.FC6325

CARRERA CALIBRE 1887 CHRONOGRAPH MCLAREN EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA

Funções. Relógio: Horas e minutos do ao centro, segundos às 9H. Cronógrafo: Horas às 6H, minutos às 12H e segundos ao centro. Data Caixa. Ø 43mm, Aço com revestimento de carboneto de titânio preto, luneta em alumínio, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Bracelete. Pele com efeito de fibra de carbono com pesponto laranja, fecho de báscula em aço com revestimento de carboneto de titânio preto Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática, calendário anual, flyback, Dubois-Depraz Calibre 4900 Preço. € 9180

Referência. CAR2080.FC6286

CARRERA CALIBRE 1887 CHRONOGRAPH

Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Ø 45mm, CMC (Carbon Matrix Composite) ultra-leve, luneta em carbono, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, fundo em vidro de safira com tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Mostrador. CMC (Carbon Matrix Composite), numeração e ponteiros em ouro negro Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em titânio preto Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre 1887 Preço. € 8620

Referência. CAR2C90.FC6341


150/151

Tag Heuer

TAG HEUER

JULHO 2015

eSTiLO DeSPOrTivO A BUSCA DA PRECISÃO FAZ PARTE DO ADN TAG HEUER, UM OBJETIVO QUE CONDUZIU A INÚMERAS ASSOCIAÇÕES NO DOMÍNIO AUTOMÓVEL E AO LANÇAMENTO DE INÚMEROS RELÓGIOS DE INSPIRAÇÃO MOTOR-RACING.

A COLEÇÃO CARRERA da TAG Heuer deve o seu nome à mítica corrida automobilística Carrera Panamericana que, nos anos 50, atravessava o México em direção aos Estados Unidos, mas foi só em 1963 que aquele que é considerado um dos mais icónicos relógios da marca terá sido criado – por Jack Heuer, nome incontornável no âmbito da relojoaria moderna. Desde então, foram diversas as variantes lançadas e, como não poderia deixar de ser, o 50º aniversário do TAG Heuer Carrera, celebrado em 2013, foi marcado por uma plêiade de interessantes modelos. Entre eles, o Carrera Calibre 1887 Chronograph Jack Heuer Edition com caixa ‘bullhead’ (coroa e botões na parte superior) dedicado a Jack Heuer, modelo a partir do qual foram também lançadas edições regulares, nomeadamente o Car rera Calibre 1887 Chronograph com caixa em aço polido e luneta preta revestida a carboneto de titânio, que surge como no vidade em 2014. A coleção Carrera é assim apenas um exemplo de como o mundo automóvel faz parte do ADN da marca, uma relação ancorada naquele que se tornou o principal objetivo da marca ao longo dos tempos: medir o tempo na sua mais ínfima expressão. A constante vontade de defender a sua posição de referência na relojoaria suíça levou a TAG Heuer a associar-se ao mundo da competição automóvel e a

nomes sonantes - de Juan Manuel Fangio a Nikki Lauda, de Ayrton Senna até Jenson Button e Sébastien Ogier – em prol da conceção de peças cada vez mais inovadoras. Enquanto parceira e fornecedora dos melhores pilotos e escuderias na história do automobilismo, a TAG Heuer pôde testar os seus modelos nas condições mais implacáveis, submetendo-os a testes cuja violência se equipara apenas a embates que ocorrem nos desportos automóveis profissionais. Com a associação a Leonardo DiCaprio, a faceta ecologicamente responsável surgiu como prioridade no seu campo de ação, já a recém parceria com o português Cristiano Ronaldo surge como estreia do envolvimento da TAG Heuer com o mundo do futebol. Atualmente, o percurso da marca fundada em 1860 traduz-se cada vez mais na aposta na inovação tecnológica, no efetivo domínio da precisão com o lançamento de cronógrafos de alta-frequência e na introdução de novos calibres cronográficos de manufatura – como aconteceu com o lançamento do Calibre 1887 e do Calibre 1969. (Saiba mais aqui)

UMA DAS PARTICULARIDADES DO TAG HEUER CARRERA CALIBRE 1887 JACK HEUER EDITION É A COROA E OS BOTÕES LOCALIZADOS NA PARTE SUPERIOR DA CAIXA.


CARRERA CALIBRE 5 DAY-DATE

Funções. Horas, minutos, segundos, dia da semana e do mês Caixa. Ø 41mm, Aço polido, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, fundo em vidro de safira com tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Mostrador. Pormenores em ouro rosa Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em aço Movimento. Mecânico de corda automática calibre 5. Preço. € 2920

Referência. WAR201C.FC6266

CARRERA CALIBRE 7 TWIN-TIME

Funções. Horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário Caixa. Ø 41mm, Aço polido, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, fundo em vidro de safira com tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em aço Movimento. Mecânico de corda automática calibre 7. Preço. € 2830

Referência. WAR2010.FC6266

MONACO CALIBRE 6 FULL BLACK Funções. Horas, minutos, pequenos segundos e data Caixa. 37 X 37mm, Aço com revestimento de carboneto de titânio preto, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados, fundo em vidro de safira, estanque até 50 metros Bracelete. Calfe preta perfurada com interior encarnado, fecho de báscula de dupla segurança em aço Movimento. Mecânico de corda automática calibre 6. Preço. € 3200

Referência. WW2119.FC6338

CARRERA CALIBRE 36 CHRONO FLYBACK

Funções. Relógio: Horas, minutos ao centro e segundos às 9H. Cronógrafo: Minutos às 3H, segundos com função Flyback ao centro Caixa. Ø 43mm, Aço polido, vidro de safira com tratamento anti-reflexos dos dois lados e tratamento anti-riscos, estanque até 100 metros Bracelete. Pele preta de aligátor com fecho de báscula em aço Movimento. Cronógrafo mecânico de corda automática calibre 36. Preço. € 7550

Referência. CAR2B11.FC6235


152/153

AQUARACER QUARTZ LADY

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 32mm, aço, vidro de safira, estanque até 300 metros Mostrador. Madrepérola branca Bracelete. Aço com fecho de dupla segurança Movimento. Quartzo Preço. € 1530

Referência. WAF1311.BA0817

FORMULA 1 CERAMIC CHRONOGRAPH Funções. Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data Caixa. Ø 41mm, Aço polido, luneta com cerâmica preta, vidro de safira, estanque até 200 metros Mostrador. Preto Bracelete. Aço com cerâmica preta e fecho de báscula butterfly Movimento. Quartzo ETA F05.111 Preço. € 1850

Referência. CAH1210.BA0862

FORMULA 1 LADY CERAMIC Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 32mm, aço, luneta com cerâmica branca com 48 safiras rosa 0.46ct., vidro de safira, estanque até 200 metros Mostrador. Branco com 12 safiras rosa 0.11ct Bracelete. Aço e cerâmica branca com fecho de báscula butterfly Movimento. Quartzo Preço. € 2450

Referência. WAH1319.BA0868

AQUARACER 500 CERAMIC Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Ø 41mm, aço, válvula de hélio às 10H, luneta unidireccional com cerâmica preta, vidro de safira com tratamento anti-riscos, estanque até 500 metros Mostrador. Ponteiros e indexes luminescentes Bracelete. Aço com fecho de báscula Movimento. Mecânico de corda automática calibre 5. Preço. € 2500

Referência. WAK2110.BA0830


TISSOT PRS 516 AUTOMATIC CHRONOGRAPH

Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço e cerâmica, vidro de safira antirreflexo, 45mm Mostrador. Preto Bracelete. Pele preta Movimento. Automático (AO5.H31) Preço. € 1965

Referência. T100.427.16.051.00

TISSOT CHEMIN DES TOURELLES AUTOMATIC CHRONOGRAPH Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço e PVD, vidro de safira, 44mm Mostrador. Prateado Bracelete. Pele castanha Movimento. Automático cronógrafo (C01.211) Preço. € 1140

Referência. T099.427.36.038.00

TISSOT T-RACE MOTOGP 2015 eDiçãO LiMiTADA

Funções. Cronógrafo, horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço e PVD, vidro de safira, 45mm Mostrador. Preto Bracelete. Borracha preta e vermelha Movimento. Automático cronógrafo (C01.211) Preço. € 1370

Referência. T092.427.27.061.00

TISSOT CHEMIN DES TOURELLES POWERMATIC 80 LADY

Funções. Horas, minutos, segundos e data Caixa. Aço, vidro de safira, 32mm Mostrador. 32 diamantes, madrepérola Bracelete. Pele branca Movimento. Automático (Powermatic 80) Preço. € 925

Referência. T099.207.16.116.00


154/155

Tissot

TISSOT

iNOvADOreS POr TrADiçãO A TISSOT TEM NO SEU PORTFÓLIO MODELOS QUE ABRANGEM DIVERSAS CATEGORIAS, DESDE OS MODELOS CLÁSSICOS AOS MAIS TECNOLÓGICOS.

no coração da Tissot que a torna uma marca distinta. O + no logotipo Tissot é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. A inovadora marca mantém-se na sua cidade em Le Locle, nas montanhas suíças do Jura, mantendo a sua identidade suíça. Os relógios Tissot são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso ‘design’ detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo. O elevado calibre da marca tem sido repetidamente reconhecido, como na sua ilustre história, a Tissot foi o Cro nometrista Oficial e Parceira do MotoGP™, FIM Superbike, FIBA, AFL, Torneio RBS 6 Nações da e Campeonatos Mundiais de Ciclismo, Esgrima e Hóquei no Gelo. A Tissot está presente em mais de 160 países do mundo, e é membro do Grupo Swatch, o maior produtor e distribuidor de relógios suíços do mundo. Uma vez que continua a criar peças pioneiras, a Tissot mantém a sua assinatura, “Inovadores (Saiba mais aqui) por Tradição”. É A TRADIÇÃO SUÍÇA

JULHO 2015


UNION FLIEGER WORLD TIME SÉRIE LIMITADA E NUMERADA DE 100 UNIDADES

Funções. Relógio de 24 horas, data e segundo fuso horário através de bisel giratório interior Movimento. Mecânico automático 2432 com 32 Rubis e 19.800 alternâncias Caixa. Aço inoxidável 40mm, fundo de vidro, resistente à água até 3 atmosferas Mostrador. Negro, com indexes e ponteiros superluminova Bracelete. Pele Preço. € 300

Referência. 1265

UNION FLIEGER WORLD TIME SÉRIE LIMITADA E NUMERADA DE 100 UNIDADES

Funções. Relógio de 24 horas , data e segundo fuso horário através de bisel giratório interior Movimento. Mecânico manual 2423 com 32 rubis e 19.800 alternâncias Caixa. Aço inoxidável 40mm, fundo de vidro, resistente à água até 3 atmosferas, bisel giratório acionado pela coroa as 10 horas Mostrador. Negro com indexes e ponteiros superluminova, escala militar 24H00 e escala 12 em 12 horas Bracelete. Pele Preço. € 270 Referência. 1268

UNION FLIEGER FOCKE WULF SÉRIE LIMITADA E NUMERADA DE 50 UNIDADES

Funções. Relógio de 24 horas , data e segundo fuso horário através de bisel giratório interior Movimento. Mecânico automático 2432 com 32 rubis e 19.800 alternâncias Caixa. Aço inoxidável 40mm, fundo de vidro, resistente à água até 3 atmosferas, bisel giratório acionado pela coroa às 10 horas Mostrador. Negro com indexes e ponteiros superluminova, escala militar 24H00 e escala 12 em 12 horas Bracelete. Pele Preço. € 320 Referência. 1267

UNION FLIEGER VON BRAUN SÉRIE LIMITADA E NUMERADA DE 150 UNIDADES

Funções. Horas, minutos, segundos e data Movimento. Mecânico automático 2432 com 32 rubis e 19.800 alternâncias Caixa. Aço inoxidável 40mm, fundo de vidro, resistente à água até 3 atmosferas Mostrador. Negro com indexes e ponteiros superluminova Bracelete. Pele Preço. € 200 Referência. 1269


156/157

UNION FLIEGER

Union Flieger

vOLTA AO MUNDO eM 24 hORAS

JULHO 2015

O DIA TEM 24 HORAS, MAS AS MÁQUINAS QUE USAMOS PARA MEDIR A PASSAGEM DO TEMPO FAZEM-NO ATRAVÉS DE CICLOS DE MEIO DIA. E SE A DISTINÇÃO ENTRE O DIA E A NOITE É ÓBVIA PARA QUEM ESTÁ SEMPRE NO MESMO SÍTIO, O MESMO JÁ NÃO SE PODE DIZER DOS QUE CRUZAM FUSOS HORÁRIOS A ALTA VELOCIDADE…

em medir o tempo 12 horas de cada vez têm dado origem a várias soluções – desde ponteiros ou mostradores adicionais, até escalas secundárias com a indicação da chamada “hora militar” (das 00H00 às 23H59) ou indicadores dia/noite. Mas em todos os casos trata-se de artifícios para colmatar a limitação evidente: os nossos relógios foram concebidos com um ponteiro que cumpre uma volta inteira após percorrer apenas metade do dia. Na maior parte dos casos isto não é um problema. Mas há quem tenha a necessidade de saber a quantas anda de forma mais precisa, como acontece aos pilotos que percorrem o globo sem parar e que vêm o nascer e o por do sol a partir de uma posição privilegiada. A Union Flieger pertence ao grupo exclusivo dos relógios de 24 horas. Os modelos desta marca possuem movimentos nos quais o ponteiro das horas demora efetivamente um dia inteiro a dar uma volta completa em torno de um mostrador graduado de 1 a 24 (ou com uma escala de 12+12 horas). Além disso, incorporam um bisel rotativo interior, acionado por uma coroa na posição das 10H00, com indicação das cidades normalmente associadas aos diferentes fusos horários – o que permite a leitura imediata da hora em

AS LIMITAÇÕES

qualquer outro ponto do mundo. A mar ca, que evoca as glórias da aviação da Segunda Guerra Mundial (“Flieger” significa “Piloto”, em alemão), possui quatro modelos exclusivos, produzidos em edições limitadas de pequena série, três deles equipados com calibres mecânicos especiais de 24 horas. Todas estas particularidades tornaram os Union Flieger extremamente raros e apetecíveis – mas surpreendentemente acessíveis – oferecendo a todos os amantes da relojoaria a oportunidade de terem no pulso algo invulgar e exclusivo… 24 (Saiba mais aqui) horas por dia.

A UNION FLIEGER PERTENCE AO GRUPO EXCLUSIVO DOS RELÓGIOS DE 24 HORAS, COM MOSTRADORES EFETIVAMENTE GRADUADOS DE 1 A 24.


INOX

Funções. Quartzo, data entre as 4h e as 5h Caixa. Aço inoxidável; vidro de safira com triplo acabamento antirreflexo; 43mm Mostrador. Preto Bracelete. Borracha com fivela Movimento. Quartzo Ronda 715 Preço. € 459

Referência. 241682.1

CHRONO CLASSIC XLS Funções. Cronógrafo; data às 6h Caixa. Aço inoxidável; vidro de safira com triplo acabamento antirreflexo; 45mm Mostrador. Azul; ponteiros luminescentes Bracelete. Aço inoxidável Movimento. Quartzo cronógrafo (ETA G10.211) Preço. € 660

Referência. 241652

MAVERICK SPORT CHRONOGRAPH Funções. Cronógrafo; data às 6h Caixa. Aço inoxidável; vidro de safira com triplo acabamento antirreflexo; 43mm Mostrador. Preto Bracelete. Bracelete NATO preta Movimento. Quartzo cronógrafo (Ronda 5030.D) Preço. € 365

Referência. 241674.1

CHRONO CLASSIC XLS Funções. Cronógrafo; data às 6h Caixa. Aço inoxidável; vidro de safira com triplo acabamento antirreflexo; 45mm Mostrador. Preto Bracelete. Couro bronzeado Movimento. Quartzo cronógrafo (ETA G10.211) Preço. € 595

Referência. 241651


158/159

Victorinox

VICTORINOX SWISS ARMY

JULHO 2015

PArA TODA A viDA OS RELÓGIOS VICTORINOX SWISS ARMY TÊM ORGULHO DE PERTENCER À TRADIÇÃO DE UMA FAMÍLIA DE NEGÓCIOS ESTABELECIDA EM IBACH, NO CORAÇÃO DA SUÍÇA, HÁ 130 ANOS.

QUANDO, HÁ 130 ANOS,

Karl Elsener fundou em Ibach uma pequena oficina de cutelaria, a vida naquela zona da Suíça, o cantão de Schwitz (de onde deriva o nome do país) era muito dura e a emigração maciça. Combatendo a pobreza, a vontade férrea de Elsener fez surgir a marca Victorinox, um nome que combinava o nome da mãe, Victoria, com “inox”, o termo internacional para aço inoxidável. Se há objecto reconhecível em todo o mundo, não apenas como utensílio mas também como paradigma de um povo é o “canivete suíço”, artigo durável, fiável, útil e companheiro para a vida. Tudo começou com uma encomenda para o Exército – facas para oficiais. Elsener desafiou outras oficinas de cutelaria locais a trabalhar em conjunto e, em vez de faca, apresentou um conceito multiusos, que venceu. Com uma marca tão poderosa e reconhecida a nível mundial, a Victorinox decidiu, há 25 anos, iniciar-se no ramo da relojoaria. Agora, e comemorando os 130 anos de vida e duas décadas e meia de experiência relojoeira, é lançado o I.N.O.X., cujos valores de autenticidade, robustez e fiabilidade são tão elevados como os do seu irmão mais velho, o canivete. O relógio passou 130 diferentes testes de resistência, alguns nunca antes ultrapassados por um relógio, tendo a protecção extra de uma aplicação ou “bumper” feita de nylon e silicone. Assim, literalmente,

o I.N.O.X. está preparado para tudo: resiste a uma queda de dez metros numa superfície dura, fica incólume depois de um tanque de 64 toneladas passar por cima dele, continua exacto apesar de variações de temperatura que vão dos 51 graus negativos aos 71 positivos, fica indiferente a forças de aceleração e desaceleração até 12 Gs, a trepidações fortes. Perante gasolina solventes, óleos, produtos de limpeza e insecticidas, a sua caixa de aço, de 43 mm, estanque até 200 metros, permanece inalterada. Vem equipado com um calibre suíço Ronda. E, tal como o canivete Victorinox, este relógio é um companheiro para toda a vida. (Saiba mais aqui)

A VICTORINOX SWISS ARMY PRODUZ OS SEUS RELÓGIOS NAS SUAS PRÓPRIAS OFICINAS DE ACORDO COM CRITÉRIOS QUE PRIVILEGIAM O DESEMPENHO TÉCNICO NA OTIMIZAÇÃO DA UTILIDADE PRÁTICA.


LUNOKHOD-2 MULTIFUNCTIONAL

Funções. Horas, minutos, segundos, segundo fuso horário, cronógrafo, contador decrescente (12 horas e 31 dias) e calendário perpétuo Caixa. Aço inoxidável, revestimento PVD negro, 49mm diâmetro, estanque até 30 ATM (300 m) Mostrador. Preto com destaques vermelhos. Iluminação com tubos de trítio Bracelete. Duas: pele e silicone Movimento. Suíço Soprod TwinMotion TM36.03VE Preço. € 714 (inc. Dry Box e ferramentas)

Referência. TM3603-6204186

EXPEDITION NORTH POLE 1 GRAND CHRONO Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo Caixa. Titânio, 47mm, estanque até 20 ATM (200 m) Mostrador. Cinzento, com destaque em laranja Ponteiros, numerais e índices luminescente (Superluminova) Bracelete. Duas: pele e têxtil tipo NATO Movimento. Calibre 6S21 Chronographe Grande Preço. € 284 Referência. 6S21-5957242

MRIYA-2 AUTOMATIC

Funções. Horas, minutos, segundos, data Caixa. Horas, minutos, segundos, data Mostrador. Preto. Ponteiros e índices com superluminova Bracelete. Duas: pele e silicone Movimento. Calibre automático NH35A Preço. € 419 (inc. Dry Box e ferramentas)

Referência. NH35-5555235

LUNOKHOD-2 CHRONO

Funções. Horas, minutos, segundos, data, cronógrafo Caixa. Aço inoxidável de 49 mm, PVD preto, estanque até 30 ATM (300 m) Mostrador. Cinzento com destaques em verde. Iluminação com tubos de trítio Bracelete. Duas: pele e silicone Movimento. Calibre 6S30 Chronographe Grande Preço. € 614 (inc. Dry Box e ferramentas)

Referência. 6S30-6204212


160/161

VOSTOK EUROPE

BeLezA ANALógiCA, PreCiSãO DigiTAL

Vostok Europe JULHO 2015

NA CELEBRAÇÃO DA DATA DO NASCIMENTO, A TRADIÇÃO DIZ QUE OS CONVIDADOS DEVERÃO LEVAR PRESENTES AO ANIVERSARIANTE. MAS A VOSTOK-EUROPE, QUE EM 2014 CELEBROU O SEU 10º ANIVERSÁRIO, FEZ O CONTRÁRIO E RESOLVEU TRAZER UMA PRENDA A TODOS FÃS DA MARCA.

A GRANDE NOVIDADE da

Vostok Europe para 2015 é a nova gama Mriya, que consiste em três modelos distintos: um original modelo multifunções baseado num movimento suíço “ana-digi”, um cronógrafo automático (o primeiro relógio do mundo a utilizar o novo calibre NE-88, produzido pela Seiko) e um clássico relógio automático que utiliza o fiável calibre Seiko NH35A. Uma vez mais, a marca foi buscar um nome que se inspira nos feitos tecnológicos russos: “Mriya” é uma palavra ucraniana que significa “sonho” e que é também a designação do maior avião de transporte do mundo, o AN-225 Mriya. O Vostok Europe Mriya Multifunctional é um dos primeiros relógios do mundo a utilizar o calibre 9156 da empresa helvé tica ISA Swiss, um moderno movimento em que a exibição da informação através de ponteiros – incluindo um sub-mos trador às 12H00 – coexiste com um ecrã de cristais líquidos às 6H00. A informação analógica e digital está sincronizada entre si, daí a designação “Synchronized Anadigit” deste movimento. Entre as funções oferecidas encontramos um cronógrafo (com medição do tempo em incrementos de 1/100 segundo), duplo fuso horário, alarme e calendário perpétuo.

O facto de este modelo ir buscar o nome à maior aeronave de transporte do mundo também não é uma simples coincidên cia: o Mriya é também o maior relógio de pulso criado pela marca, com todas as declinações a partilharem uma caixa em aço inoxidável de 50mm de diâmetro estanque a pressões de até 20 atmosferas (200 metros). O modelo da foto, com a referência 95165554250 e caixa em PVD negro, tem um (Saiba mais aqui) PVP de €539.

O MRIYA MULTIFUNCTIONAL É O PRIMEIRO RELÓGIO DA VOSTOK EUROPE A UTILIZAR UM MOVIMENTO SUÍÇO QUE CONJUGA A EXIBIÇÃO DA INFORMAÇÃO SOB FORMA ANALÓGICA E DIGITAL.


ACADEMY GEORGES FAVRE-JACOT

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, reserva de marcha, fusée-chain Caixa. Ouro rosa, 45mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator castanha Movimento. El Primero 4810, corda manual Preço. € 75 520

Referência. 18.2210.4810/01.C713

EL PRIMERO CRONOMASTER 1969 Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, escala taquimétrica Caixa. Ouro rosa, 42mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator castanha Movimento. El Primero 4061, automático Preço. € 19 740

Referência. 18.2040.4061/69.C494

EL PRIMERO SPORT

Funções. Horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, escala taquimétrica, data Caixa. Aço, 45mm Mostrador. Ardósia Bracelete. Aço Movimento. El Primero 400B, automático Preço. € 10 480

Referência. 03.2280.400/91.M2280

ELITE 6150

Funções. Horas, minutos, segundos ao centro, reserva de marcha de mais de 100 horas Caixa. Aço, 42mm Mostrador. Prateado brilhante Bracelete. Pele de aligator preta Movimento. Elite 6150, automático Preço. € 7560

Referência. 03.2270.6150/01.C493


162/163

Zenith

ZENITH

JULHO 2015

eSPíriTO eMPreeNDeDOr DESDE A SUA FUNDAÇÃO, EM 1865, QUE A MANUFACTURA ZENITH SE INSPIRA NOS SONHOS E NA AUDÁCIA QUE TORNAM UMA UTOPIA EM REALIDADE. ESTE É UM ANO muito especial para a marca, a comemorar 150 anos. Em 1865, três mil camponeses vivem numa pequena aldeia suíça de Le Locle, nas montanhas de Neuchâtel. Quando chega o Inverno, para garantir a sua subsistência, mudam de actividade e exercem, cada um por si, inúmeras profissões de relojoaria. Georges Favre-Jacot, jovem empreendedor de apenas 22 anos, tem a ideia genial de reunir estes talentos sob o mesmo tecto, no sentido de produzir relógios na íntegra, facilitando os processos. Foi assim que, em alguns anos, mandou construir uma das primeiras manufacturas relojoeiras industriais no sentido moderno do termo. Visionário e inovador, Favre-Jacot revoluciona a forma de dominar o tempo e transmite aos seus colaboradores um espírito que adquiriu forma de tradição na Zenith: o espírito empreendedor. É graças a este espírito que, durante o século e meio seguinte, a Manufactura Zenith apresentará 300 patentes, criará mais de 600 variações de movimentos e vencerá 2.333 prémios no domínio da cronometria. O recorde absoluto. É também graças a este espírito que sairá dos ateliês, em 1969, o primeiro movimento de cronógrafo automático integrado do mundo, batendo à frequência excepcional de 36 000 vibrações por hora: o cronógrafo El Primero, que ainda hoje é uma referência. Este movimento deu origem a uma colecção e equipa inúmeros (Saiba mais aqui) relógios da Manufactura.

O ZENITH ACADEMY GEORGES FAVRE-JACOT, COM ESCAPE DE FUSO E CORRENTE, CALIBRE EL PRIMERO DE CARGA MANUAL, CAIXA DE 45 MM, DE OURO ROSA, CRONÓMETRO COSC, LIMITADO A 150 EXEMPLARES.


6RT OVERSIZE XXL

Caixa para seis relógios de grande tamanho. Cada compartimento dispõe de um dispositivo que agarra caixas de relógios de qualquer forma e dimensão. Cada módulo pode ser programado separadamente. Revestimento de cabedal no interior e exterior. Fecho prateado. Opera com pilhas ou adaptador de seis voltes. Dez programas de rotação. Todo o sistema de rotação pode ser facilmente removido e colocado num cofre. Preço. € 4800

4RT OVERSIZE XXL CARBON Caixa de fibra de carbono com porta de vidro. Dispositivo para quatro relógios grandes. Cada compartimento dispõe de um dispositivo que agarra caixas de relógios de qualquer forma e dimensão. Cada módulo pode ser programado separadamente. Fibra de carbono no exterior, cabedal ou fibra de carbono no interior. Opera com pilhas ou adaptador de seis voltes. Dez programas de rotação. Todo o sistema de rotação pode ser facilmente removido e colocado num cofre. Preço. € 5600

ROTOR ONE SPORT SOFT TOUCH Chassis de plastic pintado com escolha de faixas de cabedal e cobertura de metal prateada com design desportivo. Programavél, dois programas de rotação, opera com pilhas ou com um operador de três voltes. Disponivel em várias cores. Preço. € 570

16B OVERSIZE XXL Para 16 relógios grandes, até um máximo de 56 mm de diâmetro. Exterior de cabedal, interior de cabedal e seda. Fecho prateado. Preço. € 1200


164/165

Scatola del Tempo

SCATOLA DEL TEMPO

A PriMeirA, A úNiCA, A OrigiNAL AS MAIS AVANÇADAS SOLUÇÕES TÉCNICAS E A PRECISÃO DOS ACABAMENTOS SÃO CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM OS ROTORES SCATOLA DEL TEMPO. nasceu da vontade e da invenção do colecionador de relógios Sandro Colarieti. Sandro precisava de caixas com qualidade para guardar relógios e que pudessem corresponder à sua coleção. Como não encontrava as caixas no mercado decidiu fazê-las recorrendo a artesãos locais e a materiais de boa qualidade. Inicialmente, fez uma pequena série de caixas e ofereceu as excedentes aos amigos sem adivinhar o que o futuro reservava. As caixas obiveram sucesso e, passado pouco tempo, começou a receber pedidos de caixas de relógios. A ideia das caixas automáticas para relógios surge em 1990 – um ano depois do nascimento da Scatola del Tempo – também como resultado do desejo que Sandro Colarieti tinha em manter os seus relógios com calendários perpétuos certos, sem esforço e sem perder tempo. O projeto foi apresentado à Patek Philippe, marca da qual era fã e grande colecionador. Sandro Colarieti criou o modelo IRT, o primeiro de uma longa série de caixas de vários tamanhos e modelos, e o sucesso foi imediato. Desde então, muitas das mais famosas casas relojoeiras suíças, entre elas a Patek Philippe, começaram a usar as caixas Scatola del Tempo e a recomendá-las (Saiba mais aqui) para os seus relógios. A SCATOLA DEL TEMPO

TIME SAFE XXL é uma das últimas novidades da Scatola del Tempo. Foi desenvolvido para responder a uma necessidade do sector que cada vez mais apresenta relógios maiores e que, por isso, precisa também de caixas maiores para os guardar e proteger. Possui 21 movimentos rotativos divididos em grupo de 3. Cada grupo é programável de forma independente. Cada peça pretende ser única, uma vez que pode ser personalizada. TIME SAFE ® XXL combina beleza, inovação, alta tecnologia, segurança e precisão num produto "Made in Italy" Preço. Sob consulta

JULHO 2015


MONTBLANC

PATrONO DAS ArTeS O MONTBLANC DE LA CULTURE ARTS PATRONAGE AWARD É O PRÉMIO CULTURAL CONCEDIDO DESDE 1992, EM 12 PAÍSES, A PATRONOS CONTEMPORÂNEOS QUE APOIAM AS ARTES E NOVOS ARTISTAS.

CANETA JFK EDIÇÃO LIMITADA 1917 GREAT CHARACTERS Ref.: 111042 Preço: €3070

110 anos, a Montblanc distingue-se pela excelência da manu factura, qualidade e tradição. Fundada em Hamburgo, em 1906, a Montblanc é actualmente uma das mais reconhecidas marcas de luxo mundiais, com uma gama de produtos em constante expansão e presente em mais de 70 países. A Montblanc tem as suas raízes na cultura da escrita e isso traduz-se no apoio a inúmeras actividades culturais. Como manufactura de instrumentos topo de gama, a Montblanc não produz apenas simplesmente canetas – propõe autênticas jóias sinónimo de património e de cultura de escrita. É o caso das edições especiais e limitadas. Na série Great Characters, uma das figuras já homenageada é o antigo Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy (1917–1963). No passado recente, as figuras de Leonardo da Vinci ou Albert Einstein também entraram nesta colecção Great Characters. Já a Montblanc Patron of Art Edition – Luciano Pavarotti é um tributo ao lendário tenor italiano e patrono das artes Luciano Pavarotti (1935-2007). PRESTES A COMEMORAR


166/167

Montblanc

CANETA LUCIANO PAVAROTTI 4810 PATRONO DAS ARTES 2015

JULHO 2015

Ref.: 111673 Preço: €2290

CANETA BOHEME BLANCHE

Ref.: 111332 Preço: €915

ESFEROGRÁFICA STAR WALKER URBAN SPEED Ref.: 102686 Preço: €405

ESFEROGRÁFICA JFK EDIÇÃO ESPECIAL GREAT CHARACTERS 2014 Ref.: 111046 Preço: €655

A Montblanc Patron of Art Limited Edition foi concebida para coincidir com o Montblanc de la Culture Arts Patronage Award, o prémio cultural concedido desde 1992, em 12 países, a patronos contemporâneos que apoiam as artes e novos artistas. Todos os anos, um júri independente de personalidades eminentes selecciona e premeia estes apoiantes da cultura contemporânea. Entre os vencedores de edições anteriores estão o Príncipe de Gales, a Rainha Sofia de Espanha e Yoko Ono. Mas os instrumentos de escrita Montblanc não recordam apenas o passado e as suas figuras. A marca está projectada para o futuro, com colecções vocacionadas para um quotidiano cosmopolita, como é o caso da esferográfica Starwalker Urban Speed. Muitos dos instrumentos de escrita Montblanc fazem parte de colecções articuladas com outras criações da manufactura – é, por exemplo, o caso da linha feminina de instrumentos de escrita Bohème, que partilha os mesmos códigos estéticos com relógios e joalharia com esse nome. (Saiba mais aqui)


S.T. DUPONT

DeSigN e MATeriAL fUTUriSTAS A NOVA EDIÇÃO limitada

“Armors of Tomorrow” da S.T. Dupont faz-nos mergulhar no mundo da ficção científica e dos super-heróis, evocando valores fortes dos cavaleiros de amanhã. A S.T. Dupont combinou um desenho futurista com a inovação, ao ser pioneira no uso de um material novo e revolucionário — o Ceramium A.C.T. (Advanced Ceramium Technology), uma nova referência no mundo dos acessórios. Tão forte como o aço e tão leve como o ar, o Ceramium A.C.T. simboliza a excelência francesa e a perfeição de serviço da casa. O design desta coleção inspira-se nas armaduras dos lendários heróis da ficção científica norte-americana, combinando pureza estética e tecnologia de ponta. Pormenores gráficos futuristas foram conseguidos através da tradicional técnica de guilloché. Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, surge o Ceramium A.C.T., um material completamente novo, combinando cerâmica e alumínio. O Ceramium é extremamente leve, resistente e à prova de fogo. Graças a ele, os instrumentos de escrita S.T. Dupont desta linha são 40 por cento mais leves e três vezes mais resistentes ao risco do que o material usado por outras marcas concorrentes. A Prestige Collection “Armors of Tomorrow” tem caneta de tinta permanente, com aparo de ouro, esferográfica e marcador, limitados a 888 exemplares cada. A Premium Collection, do mesmo material, tem mar(Saiba mais aqui) cador, limitado a 1888 exemplares.

ARMORS OF TOMORROW CANETA

ARMORS OF TOMORROW ESFEROGRÁFICA Ref.: 415693 Preço: €715

Ref.: 410693 Preço: €925

ARMORS OF TOMORROW ISQUEIRO

Ref.: 025117 Preço: €270


168/169

S. T. Dupont JULHO 2015 para a edição S.T. Dupont Classique dedicada a Jackie Kennedy. Em 1973, a casa criou para ela uma caneta. A então primeira-dama dos Estados Unidos já tinha um isqueiro S.T. Dupont, com a inicial “J” gravada. Queria ainda uma caneta esferográfica a condizer e pediu à casa que a fizesse. Surgia assim a Classique. Agora, 20 anos após a sua morte (a 19 de Maio de 1994), a S.T. Dupont relança a Classique, em várias cores.

REALCE AINDA

CLASSIQUE JAQUELINE KENNEDY

Esferográfica Ref.: 045072A Preço: €235

CLASSIQUE JAQUELINE KENNEDY

Esferográfica Ref.: 045672A Preço: €255 Ref.: 045675A Preço: €255

JACKIE KENNEDY TINHA UM ISQUEIRO S.T. DUPONT COM A INICIAL “J” GRAVADA. E PEDIU À CASA QUE CRIASSE PARA ELA UMA CANETA ESFEROGRÁFICA A CONDIZER. ESTAVA-SE EM 1973 E NASCIA ASSIM A LINHA CLASSIQUE, AGORA REVISITADA.


ONDE COMPRAR O ANUÁRIO: Ao pesquisar na aplicação Kios Mobile pelo nome do Anuário Relógios & Canetas poderá obter a indicação dos pontos de venda mais próximos: Para facebook: https://www.facebook.com/kiosmobile Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.kioskube.vaspkiosmobile&hl=pt_PT Para Apple: https://itunes.apple.com/pt/app/kios-mobile/id634312983?mt=8 LOJAS BOUTIQUE MONTBLANC Av. da Liberdade, 111 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213259825 boutique.lisboa@montblanc.pt BOUTIQUE DOS RELÓGIOS PLUS LISBOA - Amoreiras Shopping Center, 213 827 440, brplus_amoreiras@boutiquedosrelogios.pt Centro Colombo, 217 122 595, brplus_colombo@boutiquedosrelogios.pt, Avenida da Liberdade, 213 430 076 brplus_avliberdade@boutiquedosrelogios.pt CASCAIS - CascaiShopping, 214 607 060, brplus_cascais@boutiquedosrelogios.pt, PORTO - NorteShopping, 229 559 720, brplus_norteshopping@boutiquedosrelogios.pt, ALGARVE — Quinta Shopping - Quinta do Lago, 289 391 384, brplus_quintadolago@boutiquedosrelogios.pt Site: www.boutiquedosrelogiosplus.pt [Audemars Piguet, Bovet 1822, Breguet, Blancpain, Baume & Mercier, Breitling, Breitling for Bentley, Brumani, Bulgari, Cartier, Chanel, Creed, Damiani, de Grisogono, Dewitt, Girard- Perregaux, Glashütte, Greubel Forsey, Gucci, H. Moser & Cie, Hublot, HYT, IWC, Jaquet Droz, Longines, Mattia Cielo, MB&F, Montblanc, Montegrappa, Omega, Parmigiani, Piaget, Richard Mille, Roger Dubuis, Shamballa Jewels, T F Est. 1968, Ulysse Nardin, Vertu, Zenith.] [Caixas coleccionadores: Agresti, Buben & Zörweg, Underwood.] BOUTIQUE DOS RELÓGIOS Site: www.boutiquedosrelogios.pt [Alex and Ani, Balmain, Bell & Ross, Breitling, Certina, Calvin Klein, ST Dupont, Scuderia Ferrari, Flik Flak, Gucci, Hamilton, Hugo Boss, Boss Orange,

Lacoste, Longines, Montblanc, Nixon, Omega, Pandora, Rado, Swatch, Tissot, Tommy Hilfiger, Victorinox, Zeno] [Caixas coleccionadores: Agresti, Underwood.] CAMANGA Rua Carlos Testa, 1 - R/C A   1050-046 Lisboa Tel./fax: 217950424 E-mail: camanga@camanga.com http://www.camanga.com   (Aviator, Balmain, Breitling, Buben & Zorweg, Calvin Klein, Camel, Chronoswiss, Citizen, Corum, Cuervo e Sobrinos, Custos, Dunhill, Eberhard, Erwin Satler, Frank Muller, Girard-Perregaux, Gucci, Hamilton, Hermès, Hublot, Jaeger-LeCoultre, Longines, Maurice Lacroix, Meistersinger, Michael Kors, Montblanc, Omega, Oris, Pequignet, Porsche Design, Raimond Weil, Scatola del Tempo, Tag Heuer, Tissot, Ulisse Nardin, Zenith, Moscow Nights) DAVID ROSAS LISBOA – Av. Liberdade, 69 A, Tel.: 00 351 213243870; Centro Comercial Colombo, Piso 0 Lj. 101|102  Tel.: 00 351 217164355 FUNCHAL – Av. Arriaga 32, Tel.: 00 351 291700560 PORTO – Av. Boavista, 1471, Tel.: 00 351 226061060; NorteShopping - Piso 1 Lj. 1366, Tel.: 00 351 229551846 E-mail: info@davidrosas.com" info@davidrosas.com http://www.davidrosas.com" www.davidrosas.com (Patek Philippe, Rolex, Cartier, Bulgari, Chopard, Chaumet, Audemars Piguet, Jaeger-LeCoultre, Vacheron Constantin, Zenith, Omega, Breitling, Tudor, Chanel, Dior, Hermès, Tag Heuer, Bell & Ross, Louis Erard, Sevenfriday) JOALHARIA CUNHA Centro Comercial Alvarinho

São Gião 4930-739 Valença Tel.: 00 351 251800702 Fax: 00 351 251800701 E-mail: info@joalhariacunha.com.pt Site: www.joalhariacunha.com.pt (Baume & Mercier, Bell & Ross, Bulgari, Cuervo y Sobrinos, Graham, Franck Muller, Jaeger-LeCoultre, Panerai, Longines, Montblanc, Tag Heuer, Tissot, Raymond Weil) MACHADO JOALHEIRO, SA Rua 31 de Janeiro 200 4000-542 Porto Av. da Boavista, 3511 - Edif. Aviz 4100-139 Porto Tel.: 00 351 223392070 / 00 351 226101283 Fax: 00 351 223392076 Av. da Liberdade, 180 - Tivoli Fórum 1250-146 Lisboa Tel.: 00 351 211543940 E-mail: machado@machadojoalheiro.com www.machadojoalheiro.com (Relógios: Baume & Mercier, Bell & Ross, Breitling, Cartier, Chaumet, Chanel, Chronoswiss, Dior, Franck Muller, Frederique Constant, Graham, Hublot, IWC, Jaeger-LeCoultre, Panerai, Omega, Piaget, Porsche Design, Raymond Weil, Seven Friday, TAG Heuer, Vacheron Constantin – Joias: Chaumet, Dinh Van, Dodo, H. Stern, K di Kuore, Mikimoto, Mimi, Mizuki, ,Piaget, Pomellato, Pomellato 67) REPRESENTANTES BULGARI ESPAÑA, SA Calle Serrano 16 - 4.ª dcha 28001 Madrid Tel.: 00 34 914342120 Fax: 00 34 914342130 www.bulgari.com (Bulgari)


170/171

Directório JULHO 2015

Casio Espanha, Sucursal em Portugal Morada: Parque das Nações, Rua do Pólo Sul, Nº2 4ºA, 1990-273 Lisboa Telefone: tel: 218 939 170 email: casioportugal@casio.pt CORUM SPAIN & PORTUGAL Serimsa Numancia, 73 5º D ES - 08029 Barcelona Espanha Tel: +34 93 363 36 08 Fax: +34 93 410 61 31 Email: portugal@corum-spain.com Site: www.corum.ch CRONOMETRIA, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679 R/C Dto. Sala A 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 21 836 70 85 Fax: 00 351 21 831 01 01 (Breitling, Girard-Perregaux, Victorinox Swiss Army, Alex and Ani) FONDATION DE LA HAUTE HORLOGERIE Avenue du Mail,22 CH-1205 Geneva T: +41 22 705 83 00 F: +41 22 705 84 95 www.hautehorlogerie.org HORAS DE LUXO, LDA. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679, CLJ 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 21 831 01 00 Fax: 00 351 21 831 01 35 (Hugo Boss, Boss Orange, Zeno, Scuderia Ferrari) IBELUJO, SL Mallorca, 221, ático – 1.ª 08008 Barcelona Tel.: 00 34 934172775 Fax: 00 34 935305755 E-mail: HYPERLINK "mailto:info@ibelujo.com (Frederique Constant, Ebel,

Meistersinger, Scatola del Tempo) IMPORTEMPO, LDA. Foz do Douro - Apartado 10 008 4151-901 Porto Tel.: 00 351 919684984 importempo@importempo.com (Chronoswiss, Linde Werdelin, Marvin) J. BORGES FREITAS, LDA. Edifício Península, Piso 2, Sala 202 Praça Bom Sucesso, 127/131 4150-146 Porto Tel.: 00 351 225194190 Fax: 00 351 225194199 E-mail: jborgesfreitas@jborgesfreitas.pt http://www.jborgesfreitas.pt (Zenith, Hermès, U-Boat, Saint-Honoré, Offshore, Franco Pianegonda, Xen, Plata Pura, Character, Garel Paris, Petit Paris) MONTBLANC IBÉRIA — SUCURSAL EM PORTUGAL Av. da Liberdade, 105 – 1.º Esq. 1250-140 Lisboa Tel.: 00 351 213408530 Fax: 00 351 213428217 E-mail:customer.service@montblanc.pt http://www.montblanc.com (Montblanc) OLINDO MOURA, LDA. Praça da Figueira, 4-1 1100-240 LISBOA Tel.: 213224130 Fax: 213421165 E-mail: omoura@omoura.pt Site : www.omoura.com (Pequignet, Chaumet, Eleuterio, Mimi, ID Broggian, Mikimoto, Chimento) PATEK PHILIPPE / DAVID ROSAS LISBOA – Av. Liberdade, 69 A, Tel.: 00 351 213243870; PORTO – Av. Boavista, 1471, Tel.: 00 351 226061060 E-mail: info@davidrosas.com" info@davidrosas.com

http://www.davidrosas.com" www.davidrosas.com SRI — SOCIEDADE DE RELOJOARIA INDEPENDENTE, LDA. Rua de Vera Cruz, n.º 54, Cova da Piedade 2805-052 Almada Portugal Tel.:/Fax: +351 216 046 498 e-mail: geral@sri.pt" geral@sri.pt http://www.sri.com.pt Facebook: fb.com/www.sri.pt (Aviator, Junkers, Sturmanskie, Union Flieger, Vostok Europe, Zeppelin) TEMPUS INTERNACIONAL, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lote 1679, CLJ 1950-420 Lisboa Tel.: 00 351 21 831 01 00 Fax: 00 351 21 831 01 35 (Blancpain, Jaquet Droz, Omega, Glashütte,  S. T. Dupont, Longines, Hamilton, Tissot, CK, CK Jewelry, Certina, Rado, Balmain, Swatch, Swatch Bijoux, Flik Flak, Gucci, Gucci  Jewelry) TORRES DISTRIBUIÇÃO Av. Almirante Reis, 39 1169-039 Lisboa Tel.: 00351 218110890 Fax: 00351 218110891 E-mail: geral@torresdistrib.com Site: www.torresdistrib.com (TAG Heuer, Jaeger-LeCoultre, Franck Muller, F.P. Journe Invenit et Fecit, Porsche Design, Graham, Cvstos, Raymond Weil, Versace, Oris, Fortis, Ralf Tech, Acessórios TAG Heuer, Telemóveis TAG Heuer, Messika)

Relógios & Canetas Online Julho 2015  

A marca Anuário Relógios & Canetas passa a estar disponível, em versão mensal, grátis, no seu site, na Internet, e nas aplicações iPhone e i...

Advertisement