Desvendando Sistemas

Page 235

Solução do Estudo de Caso 14-A dinâmica da gestão da qualidade Obs: As dinâmicas presentes neste estudo de caso são baseadas no brilhante artigo intitulado Getting Quality the Old-Fashioned Way: self-confirming attributions in the dynamics of process improvement, de Nelson Reppening e John Sterman. Os autores generosamente disponibilizaram este artigo na página do grupo de pesquisas do MIT. Coloquei um link no meu site www.joaoarantes.com.br. Análise Qual era o problema que ocorria na Evil Enterprises? Havia um número elevado de peças defeituosas sendo criadas. Mas por que essas peças apresentavam defeitos? Provavelmente porque os processos utilizados não eram adequados. Poderíamos supor, por exemplo, que existiam máquinas mal calibradas. Ou então, que alguns funcionários não as estivessem usando adequadamente. Quem sabe as falhas eram decorrência da baixa qualidade da matéria-prima, entregue pelo fornecedor? Talvez todos os problemas apontados estivessem ocorrendo ao mesmo tempo. Enfim, qual a causa de 100 peças defeituosas em cada lote de 500? Descobrir isso era a missão de Eloisa, que precisava corrigir o que havia de errado com os processos (Figura 1)

Figura 1 – Problemas podem ser introduzidos nos processos e corrigidos prontamente, uma vez que sejam identificados. O problema é identificá-los corretamente... (adaptado de Reppening & Sterman, 1997)

235


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.