Forte Orange: a defesa dos holandeses

Page 1

ForteOrange: a defesa dos holandeses

Jo達o Victor Cruz


Foi iniciado, a partir de Maio de 1631, como uma fortificação de campanha, por forças holandesas (BARRETTO, 1958:133), sob o comando de Steyn Callenfels, tendo recebido a denominação de Forte Orange, em homenagem à Casa de Orange-Nassau, que então governava os Países Baixos.


Em faxina e taipa, ficou guarnecido por um destacamento de 366 homens sob o comando do capitão polonês Crestofle d'Artischau Arciszewski. Este efetivo resistiu ao ataque das forças portuguesas comandadas pelo conde de Bagnoli que, derrotado (1632), se retirou abandonando a sua artilharia: quatro peças de bronze trazidas do Arraial Velho do BomJesus.


Esta posição serviu de base para a conquista da ilha de I tamaracá, defendida pelas forças de Salvador Pinheiro. Após essa conquista (1633), o forte foi reparado e ampliado.


Sobreesta estrutura, Maurício deNassau reportou: "(...) Dentro da barra [da ilha deItamaracá] apresenta-se emprimeiro lugar o forteOrange, situado sobreumbaixo de areia separado de terra firme por uma angra, que é vadeável de baixa-mar. Este forte domina a entrada do porto, visto que como os navios que entram têm que passar por diantedelea tiro dearcabuz.


É quadrado, com quatro baluartes [nos vértices], e ultimamente foi elevado e reparado, mas quase não tem fossos, nem estacada ou paliçada, o que é necessário que se faça, bem como convém aprofundar o fosso e cercar o lado exterior com uma contra escarpa. Diante deste forte, do lado do Norte, por onde o inimigo pode se aproximar, há um hornaveque." (NASSAU, Maurício de. BreveDiscurso. 14 deJaneiro de1638.)


Essa descrição Êcomplementada pela devan der Dussen, que lhe atribui duas companhias, com um efetivo de 182 homens:


"(...) o forte Orange, na entrada sul do canal, que é o principal porto da I lha [de I tamaracá]. É um forte quadrangular com 4 baluartes, elevado, tendo em certo trecho umfosso, mas pouco profundo eseco; está cercado por uma forte estacada. Aí estão 12 peças, a saber: 6 de bronzee6 deferro. As debronzesão: 1 de26 libras, 1 de 18 lb, 3 de12 lb e1 de6 lb; as deferro são: 2 de5 lb e4 de4 lb." (Adriaen van der Dussen. Relatório sobre


o estado das Capitanias conquistadas no Brasil. 4 de Abril de1640.) BARLÉU (1974) transcrevea informação: "(...) o [forte] de Orange, na boca meridional do porto. Tem quatro bastiões e é cercado de uma estacada, por falta de água nos fossos. Está armado de 12 canhões, 6 debronzee6 deferro."


(op. cit, p. 143) Atribui-lhe o mesmo efetivo de 182 homens (op. cit., p. 146). Comrelação à estacada, foi esta determinada por Nassau na iminência do ataque de uma frota espanhola ao nordeste holandês (c. 1639): "(...) Protegeu Maurício também o forte de Orange, na ilha de I tamaracá, cingindo-o deestacada (...)." (op. cit., p. 159).


De acordo com BENTO (1971), quando da contra-ofensiva portuguesa à ilha da Itamaracá, emJunho de1646, pelas forças combinadas do Mestre-de-Campo André Vidal de Negreiros (1606-80) e do Mestre-de-Campo João Fernandes Vieira (160281), o Sargento-mor Antônio Dias Cardoso foi o encarregado de atacar earrasar as fortificações holandesas, o quefoi cumprido, apresando dezoito peças de artilharia, e organizando redutos fronteiros à ilha comalgumas dessas peças.


Embora n達o esteja claro se este forte em particular foi conquistado ou n達o, na ocasi達o sofreu pesados estragos, tendo sido reconstru鱈do a partir de1649.


UTECLargo DomLuís Telemática eCidadania Sob Orientação da professora Fernanda Antunes ---> Curso 130 -Turma 760


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.