Festas Pernambucanas

Page 1

Festas Pernambucanas

Caio dos Santos


Maracatu pernambucano O maracatu cujo o desfile evoca os cortejos dos soberanos negros é chamado de “nação africana”, urbano ou de “baque virado” e é uma exclusividade do carnaval pernambucano. A dança evoca o banzo africano em terras estranhas; é bamboleante, imitando o movimento do mar. A orquestra que acompanha o cortejo é formada por taróis, bombos, zabumba, ganguês e ganzás. Existem, ainda, os chamados maracatus rurais de orquestra ou de ‘baque solto'.


São João Segunda maior festa popular de Pernambuco, o São João está fervendo no estado. As quadrilhas tomam conta de Recife, onde há um arraial oficial ou improvisado pelos próprios moradores em cada recanto.


Carnaval no Recife Antigo A folia do Carnaval de Pernambuco comeรงa muito antes do carnaval, e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife Antigo em Recife, e na Cidade Alta em Olinda, e em pequenos focos no restante da cidade.


Réveillon Casa Forte

A festa, que reúne, desde 2002, moradores do bairro e da vizinhança para uma confraternização familiar, este ano homenageia o centenário de Burle Max, paisagista da praça. Quem estiver disposto a festejar no local deve chegar cedo, pois a programação inclui Missa na Paróquia de Casa Forte . A Praça de Casa Forte irá receber tendas e mesas no pátio em frente à Igreja Matriz, numa estrutura para receber, em média, 2 mil pessoas.


UTEC Largo Dom Luís Telemática e Cidadania Sobre a orientação da professora Fernanda Antunes Curso 130 - Turma 760 Caio dos Santos


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.