Page 1

1

1


2

2

Apresentação

Após reeleito vereador de Porto Alegre, com quase 10 mil votos, fui convidado pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior, para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – SMIM, uma das maiores estruturas do governo, pois com a reforma administrativa a secretaria passou a englobar a antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Companhia Carris Porto Alegrense Transporte Coletivo (CARRIS), a Secretaria Municipal de Transporte (SMT), a parte de obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e o antigo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Aceitei o convite como um desafio profissional, que além de um grande aprendizado, me proporcionou estar à frente de obras significativas que trouxeram, e ainda irão trazer, melhorias à cidade de Porto Alegre. Foram 15 meses de trabalho intenso, e neste período conseguimos iniciar obras de drenagem, pavimentação e passeio público em 26 ruas da capital, em um total de 39 que serão contempladas com as obras do CAF, e destas, 06 já foram finalizadas e entregues às comunidades. Serão 19.317 quilômetros de obras, com um investimento de mais de 54 milhões de reais. Uma obra de pavimentação na cidade é muito importante, não apenas pela estética da rua, mas por oferecer dignidade a seus moradores e proporcionar melhores condições de saúde, uma vez que, a rua pavimentada diminui a poeira. As obras são fundamentais, pois possibilitam melhor escoamento da água, evitando alagamentos. Também foi realizada requalificação asfáltica em dois lotes de avenidas e ruas contemplados pelo contrato de financiamento entre o município e a Corporação Andina de Fomento (CAF), assinado em 2016. No total, 44 quilômetros em 38 trechos de vias da cidade recuperados, com investimento de R$ 29.213.924,73. E neste ano, estaremos entregando aos cidadãos de Porto Alegre o trecho 1 da Orla do Guaíba, que compreende 1.3 Km e se estende da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias. A Orla está totalmente modernizada, com uma bela infraestrutura, e irá proporcionar a seus frequentadores diversas opções de lazer. Após um ano e três meses como Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da cidade, estou deixando a secretaria e retornando à Câmara de Vereadores para dar continuidade ao meu 2º mandato eletivo, com a certeza de ter realizado um trabalho de excelência, que sempre teve como objetivo precípuo o melhor para a cidade de Porto Alegre. Elizandro Sabino Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Vereador de Porto Alegre Fotógrafos: Letícia Rocha, Marcelo Fritz, Giovanni Santos, Joicemar Godoi e Tonico Alvares.


3

Formação Elizandro Sabino é advogado, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/ RS) e com ampla experiência da administração pública.

Conselho Tutelar Iniciou a sua trajetória como Conselheiro Tutelar na Microrregião 06 de Porto Alegre, eleito por duas gestões (2001 à 2003 e 2004 à 2007), obtendo no primeiro pleito 1.245 votos, sendo o mais votado da cidade de Porto Alegre. Na segunda eleição de 2004, ampliou sua votação para 1.516 votos, sendo o mais votado da microrregião 06 de Porto Alegre. Foi Coordenador Geral do Conselho Tutelar, Corregedor dos Conselhos Tutelares, Conselheiro de Direitos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e membro titular do Fórum de Ficha de Infrequência Escolar (FICAIS) junto as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Ministério Público.

Gestão Pública Após a experiência como Conselheiro Tutelar, atuou como assessor na extinta Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e foi Coordenador Jurídico do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB).

Carreira Política Foi eleito Vereador em Porto Alegre no ano de 2012 com a expressiva votação de 6.741 votos, sendo o 3º mais votado do PTB em Porto Alegre. Como legislador, durante os 4 anos do seu mandato foi Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano de 2015, Presidente da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte e Habitação (CUTHAB) e líder da bancada dos Vereadores do PTB. Em 2016, foi reeleito Vereador com 9.845 votos, sendo o Vereador mais votado do PTB em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul.

Militância Política É membro da Executiva Estadual do PTB/RS e da Executiva de Porto Alegre, conselheiro do Instituto Sólon Tavares (IST) e foi tesoureiro geral da Executiva Municipal do PTB de Porto Alegre (2013 à 2016).

Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Em 2017, atendendo a um convite do Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., Sabino abriu mão de ser Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e assumiu como Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana no Governo Municipal. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana engloba os seguintes órgãos: Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Companhia Carris Porto Alegrense (CARRIS), Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e Secretaria Municipal de Transportes (SMT).


4

4

Elizandro Sabino toma posse como Vereador

Em 1º de Janeiro de 2017, na Câmara Municipal de Porto Alegre, Elizandro Sabino, juntamente com seus pares, tomou posse como Vereador reeleito da Capital para o seu segundo mandato (20172020). Na mesma solenidade foram eleitas a Mesa Diretora e a composição de cada Comissão Permanente da Casa Legislativa para o ano de 2017.

Elizandro Sabino assume como Secretário do município de Porto Alegre

Após a cerimônia no Legislativo, em solenidade na Prefeitura de Porto Alegre, o Prefeito Nelson Marchezan Júnior deu posse aos seus secretários municipais, dentre eles, o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino.

Roteiros de Agradecimento Depois de uma vitoriosa eleição, Sabino, que tem como prática permanente sempre retornar para agradecer os votos conquistados, percorre roteiros de agradecimentos em todos os locais que esteve durante a campanha.


5

Como Secretário de Infraestrutura a Mobilidade Urbana, Sabino deu diversas ordens de início, sendo que 32 foram de pavimentação na cidade. Entre as principais estão:

Ordem de Início

Um dia histórico para Porto Alegre

No dia 25 de agosto de 2017, foi assinada a autorização de início dos projetos e execução das obras da bacia hidrográfica do Arroio da Areia. Serão beneficiados 180 mil moradores de 14 bairros da Capital, com um investimento de R$ 100 milhões. As obras irão amenizar pontos históricos de alagamentos na cidade.

Ordem de Início

Quinta do Portal receberá novas obras

O Secretário Elizandro Sabino esteve presente na Quinta do Portal - Zona Leste, dando ordem de início das obras de infraestrutura, com execução de redes de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica. A Rua Jaime Lino dos Santos Filho receberá um trecho de 722 metros que irá beneficiar milhares de pessoas. Estiveram presentes também, na Praça do Portal, o Prefeito Nelson Marchezan Júnior, junto com moradores, lideranças comunitárias, demais autoridades, gestores do Orçamento Participativo e do Centro de Relações Institucionais e Participativas (CRIP) da Lomba do Pinheiro.

Bairro Quinta do Portal


6

Ordem de Início

Início das obras de pavimentação na Estrada Antônio Borges O Secretário da SMIM, Elizandro Sabino, deu a ordem de início das obras de pavimentação na estrada Antônio Borges, uma das principais vias de ligação entre os bairros Glória e Belém Velho. Um investimento em um trecho de 840 metros a partir da estrada Afonso Lourenço Mariante, fruto da mobilização da comunidade. O Secretário passou a seguinte mensagem: “Contamos com a compreensão dos moradores para um período de muito pó, barulho e transtornos com máquinas na via, mas que irão trazer uma melhoria efetiva para milhares de pessoas nesta região”.

Belém Velho

Ordem de Início

Foi assinada, no dia 10 de novembro de 2017, a ordem de reinício das obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica no bairro Restinga. O ato contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, de secretários municipais e de representantes da comunidade. A obra deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas da Restinga e da região.

Obras do Centro de Artes e Esportes da Restinga reiniciadas


7

Ordem de Início

Rua Santo Amaro receberá drenagem, pavimentação e passeio

Acompanhado de moradores, líderes comunitários, gestores do OP e dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (CRIPs), além das equipes da empresa executora e da secretaria, o titular da SMIM, Elizandro Sabino, deu a ordem de início dos trabalhos. De acordo com Sabino, a estimativa de execução das duas obras é de cerca de oito meses. “É preciso cuidado ao falar de prazos para conclusão, pois toda obra tem intercorrências e seu andamento depende das condições climáticas, no entanto, essas obras têm recursos garantidos e terão início, meio e fim”, destacou.

Bairro Lomba do Pinheiro

Ordem de Início

Novas obras no Bairro Belém Novo

A Rua Lauro Mota Duarte, no bairro Belém Novo, receberá na extensão de 715m de asfalto, drenagem, passeio público em concreto, pavimentação, meio fio, esgoto e iluminação pública, beneficiando mais de 30.000 pessoas. O recurso é oriundo da Corporação Andina de Fomento (CAF). Esta obra é uma conquista da comunidade junto ao Orçamento Participativo. A ordem de início contou com a presença do Prefeito Nelson Marchezan Júnior, do Vice-Prefeito Gustavo Paim, do Secretário Elizandro Sabino, entre outras autoridades. Bairro Belém Novo


8

Ordem de Início

Início das obras no Bairro Lomba do Pinheiro

A Rua da Comunidade, no bairro Lomba do Pinheiro, também foi contemplada em dois trechos, totalizando a extensão de 1.033 metros. As obras estão acontecendo e são uma conquista da comunidade que se mobilizou junto ao Orçamento Participativo. Bairro Lomba do Pinheiro

Ordem de Início

Iniciadas as obras de infraestrutura e pavimentação na Rua Irineu Francisco da Silva

A prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), deu ordem de início, no dia 4 de julho de 2017, às obras de pavimentação da Rua Irineu Francisco da Silva, entre as ruas Olávio de Souza e Lauro Motta Duarte, no bairro Belém Novo. A via, de 192 metros de extensão, receberá drenagem, passeio e pavimentação, com investimento de R$ 454.177,27.


9

Ordem de Início

Obras de pavimentação e drenagem no Bairro Belém Novo Secretário Sabino, em 1º de agosto de 2017, deu ordem de início as obras de pavimentação e drenagem que acontecem na Rua Natal Condotta e Rua David Dutra Duarte - bairro Belém Novo.

Bairro Belém Novo

Ordem de Início

Obras no Bairro Jardim Carvalho

Em 10 de agosto de 2017, o Secretário Sabino deu a ordem de início das obras no bairro Jardim Carvalho, um trabalho de drenagem, pavimentação e passeio público, que acontecerá na Rua Salvador Fortis e na Rua Parobé. Duas das principais ruas que irão beneficiar milhares de moradores no bairro.

Bairro Jardim Carvalho


10

Ordem de Início

Rua Dona Francisca começa a receber infraestrutura e pavimentação

Moradores, líderes comunitários, gestores do Orçamento Participativo (OP) e do Centro de Relações Institucionais e Participativas (CRIP) da Restinga, acompanharam junto com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino, no dia 24 de agosto de 2017, a ordem de início das obras de infraestrutura e pavimentação na Rua Dona Francisca, bairro Lomba do Pinheiro. A via receberá drenagem, passeio público e pavimentação, em uma extensão de 427 metros. O investimento é de R$ 832.021,58. “Essas obras já estão levando drenagem e pavimentação para 24 ruas da cidade, chegarão a um total de 39 vias, e tem como novidade a execução de passeio público. A inclusão dessa melhoria nesses lotes de obras também é fruto da mobilização das comunidades nas plenárias do OP”, ressaltou Sabino, ao parabenizar os moradores pela conquista. O secretário explicou, ainda, que a primeira etapa envolve medições e topografia, necessárias para a execução da obra, e posteriormente ocorre a obra estrutural, envolvendo maquinário pesado. Bairro Lomba do Pinheiro

Ordem de Início

Assinatura da ordem de início das obras da Avenida do Parque O Secretário Elizandro Sabino, juntamente com o Prefeito Nelson Marchezan Júnior, assinou a ordem de início das obras da Avenida do Parque. A obra terá extensão de 700 metros e fará a ligação entre as Avenidas Diário de Notícias e Icaraí, contribuindo para a mobilidade no bairro Cristal. O valor do contrato é de R$ 3,6 milhões e os recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Integrado Socioambiental (PISA). O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana destacou os trabalhos a serem executados. “Além da pista com três faixas de circulação, totalizando 10 metros de largura, serão realizados serviços de pavimentação, redes coletoras pluviais, iluminação pública e sinalização.”


11

Av. Faria Lobato - Bairro Sarandi

Rua 21 de Abril - Bairro Sarandi Rua Casemiro de Abreu - Bairro Rio Branco

Av. Protásio Alves

Av. Osvaldo Aranha - Bairro Bom Fim

Rua 24 de Outubro - Bairro Moinhos de Vento

Foram revitalizadas as seguintes vias em 2017: 01. Rua Garibaldi 02. Av. Osvaldo Aranha 03. Av. Protásio Alves 04. Rua Eça de Queiroz 05. Rua Ferreira Viana 06. Rua Sylvio Sanson 07. Rua Serro Azul 08. Av. Rio São Gonçalo

09. Av. Saturnino de Brito 10. Av. do Forte 11. Av. Adelino Ferreira Jardim 12. Rua Barros Cassal 13. Av. Mauá 14. Eng. Frederico Dahne 15. Rua São Benedito 16. Rua Santa Isabel

17. Av. Pernambuco 18. Rua Guilherme Alves 19. Rua Senhor do Bom Fim 20. Rua Mariz e Barros 21. Rua Felizardo Furtado 22. Rua Sacadura Cabral 23. Rua Faria Lobato

24. Rua Souza Mello 25. Rua Felipe de Oliveira 26. Rua 21 de abril 27. Rua Carazinho 28. Rua Montenegro 29. Av. Toledo Piza 30. Av. Minas Gerais 31. Rua 24 de outubro 32. Av. Nilópolis


12

Acompanhando o andamento das obras na Rua do Schneider

Bairro Aberta dos Morros

A obra contará com drenagem, colocação de meio-fio e passeio público. Com extensão de 622 metros e recursos provenientes de financiamento do CAF - Corporação Andina de Fomento, esta obra beneficiará milhares de pessoas na Zona Sul de nossa capital.

Jorge Mello Guimarães receberá obras de infraestrutura No dia 19 de dezembro de 2017, Elizandro Sabino esteve acompanhando mais uma obra, desta vez na Rua Jorge Mello Guimarães. A rua receberá drenagem, pavimentação e passeio público, uma conquista da comunidade que irá contemplar milhares de moradores. Bairro Belém Novo


13

Visita às obras de revitalização da Orla do Guaíba O Secretário Elizandro Sabino, juntamente com os Vereadores Cássio Trogildo e Valter Nagelstein, vistoriou, no dia 7 de julho de 2017, o trecho 1 das obras de revitalização da Orla do Guaíba, cujos trabalhos estão 96% concluídos. A comitiva percorreu a área de 1,3 quilômetros, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. “A obra está em fase final, com recursos provenientes da Corporação Andina de Fomento (CAF), na ordem cerca de R$71 milhões. Os porto-alegrenses que passam pelo local já podem visualizar a beleza desse novo espaço que está em fase de acabamento” destacou Sabino. Drenagem e pavimentação na Rua Dona Francisca Essas obras já estão levando drenagem e pavimentação para 24 ruas da cidade e chegarão a um total de 39 vias. A novidade é a execução de passeio público. A inclusão dessa melhoria nos lotes de obras também é fruto da mobilização das comunidades nas plenárias do OP. Bairro Lomba do Pinheiro


14

Sabino vistoria obras na Lomba do Pinheiro O Secretário esteve acompanhando as obras de pavimentação das ruas Oscar Prates Tormes e Apolo, na Quinta do Portal. As obras são fruto da mobilização e unidade desta comunidade, que lutou para gravar essas demandas como prioridade, participando ativamente das plenárias do OP. Uma cidade com o ritmo de Porto Alegre precisa de um gerenciamento igualmente comprometido, e aqui, o trabalho não pode parar. Esta é mais uma conquista, mostrando que juntos podemos muito mais por nossa capital.

Vistoria à obra de pavimentação, com execução de redes de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, na Rua Jaime Lino dos Santos Filho, Vila Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro, realização importante que beneficiará milhares de pessoas.


15

Prefeitura substitui rede de água no Bairro Santa Maria Goretti A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), iniciou no dia 10 de janeiro de 2018, mais uma obra de substituição de rede de água em Porto Alegre. Serão trocados 20,6 quilômetros de rede no bairro Santa Maria Goretti, zona Norte da cidade. O investimento na obra será de R$ 6,2 milhões, oriundos de recursos advindos da tarifa de água. Os trechos substituídos são redes em tubulações de ferro, implantadas em 1975. A substituição das redes irá melhorar a pressão da água na região, diminuindo o número de rompimentos nas tubulações e consequentes consertos. Além disso, após a implantação da nova rede em polietileno de alta densidade (pead), as suspensões no abastecimento serão feitas em áreas menores, pois o pead permite a setorização do bairro. Serão sete setores de redes com diâmetros que variam de 110 mm a 315 mm. O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino, visitou o trecho inicial da obra e salientou a melhoria no abastecimento de água que a obra proporcionará diretamente a cerca de 6.250 pessoas da região.

Retomada dos trabalhos na trincheira da Ceará No dia 23 de março de 2018, a trincheira da Ceará, considerada a primeira das chamadas obras da Copa, teve seus trabalhos retomados, após a definição de um cronograma inicial estabelecido entre a Prefeitura, Banrisul, Caixa Econômica Federal, secretarias municipais e construtoras. A obra tem um percentual de execução de 85,72%.

Acompanhamento das obras do DMAE no Bairro Sarandi No dia 24 de junho de 2017, o Secretário Sabino esteve com os técnicos da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) acompanhando de perto as obras que estão acontecendo junto ao DMAE. “Nestes momentos em que podemos ouvir a comunidade e suas necessidades, verificando de perto os problemas enfrentados pela população para poder tomar as providências adequadas. Por esta razão o secretário considera fundamentais essas visitas”, disse.


16

Obra de infraestrutura e pavimentação da Rua Mara Martins de Martins A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), entregou à comunidade, no dia 24 de novembro de 2017, a obra de pavimentação da Rua Mara Martins de Martins, no bairro Vila Nova, eleita como prioritária pelo Orçamento Participativo. A via recebeu drenagem, pavimentação e passeio público em 186 metros de extensão, com investimento de R$ 443 mil.

Bairro Vila Nova

Obra Concluída

Obras de pavimentação e drenagem concluídas na Ilha da Pintada

As obras de pavimentação e drenagem da Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, foram entregues à comunidade pela prefeitura no dia 15 de fevereiro de 2018. Com extensão de 677 metros, a via recebeu pavimentação, drenagem e infraestrutura, com investimentos na ordem de R$ 642,6 mil. A obra foi considerada prioridade pelo Orçamento Participativo (OP), e os recursos são provenientes de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF). O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, destacou o “Plano de Requalificação de Vias”, que abrange sete lotes na cidade. “Através da mobilização da comunidade que esteve demandando no OP, mais uma obra foi concluída”, completou.


17

Obra Concluída

Novas pavimentação e infraestrutura qualificam o Bairro Mario Quintana

A prefeitura entregou, no dia 1º de dezembro de 2017, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), a pavimentação da Rua Luiz Sibenberg, no bairro Mario Quintana. Em uma extensão de 373 metros, a via recebeu drenagem, pavimentação e passeio público, com investimento de R$ 617.956,53. A obra foi eleita como prioritária pelo Orçamento Participativo (OP). O secretário da SMIM, Elizandro Sabino, relatou que a Divisão de Conservação de Vias Urbanas atendia frequentemente demandas da população para conservação da via. “Quando estivemos aqui dando ordem de início, no dia 17 de abril, destaquei que a obra teria início, meio e fim. Estamos felizes em poder ver os serviços concluídos para que, por um bom tempo, não seja necessária manutenção nesta via que ficava alagada frequentemente em períodos de chuvas”, afirmou. Estiveram presentes no ato o deputado estadual Maurício Dziedricki, que já foi secretário de Obras e Viação do município, além de conselheiros e delegados do OP, líderes comunitários e moradores.

Bairro Mario Quintana

Entregue obra de pavimentação e infraestrutura no Belém Novo A comunidade do bairro Belém Novo, no extremo-sul da Capital, recebeu no dia 7 de fevereiro de 2018, a obra de pavimentação da Rua David Dutra Soares (Lote 1). A via de 148 metros de extensão recebe drenagem, pavimentação e passeio público com investimento de R$ 375.289,13. No total, cinco ruas do bairro são contempladas com as melhorias e os trabalhos que estão em execução nas ruas Irineu Francisco da Silva, João Pestana Aragão, Lauro Motta Duarte e Rua Natal Condotta. O Secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino, parabenizou a comunidade pela conquista e agradeceu pela compreensão no período em que foram realizados os serviços na via. “Essa melhoria é fruto da persistência dos moradores e líderes comunitários do Orçamento Participativo, que também acompanharam todo o desenvolvimento da obra, que teve início, meio e fim”, ressaltou. Bairro Belém Novo


18

Obra Concluída

Obras de pavimentação no Núcleo 22 do Rubem Berta

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM) entregou, no dia 22 de dezembro de 2017, as obras de pavimentação na Rua Domênico Feoli, do Acesso ao Núcleo 22, no bairro Rubem Berta, demandadas pelo Orçamento Participativo (OP). Ao cumprimentar os moradores pela conquista da melhoria no bairro, agradecendo pela compreensão e parceria durante os trabalhos, Sabino salientou que o passeio público é uma inovação da prefeitura nos lotes do Plano de Requalificação de Vias. “Atendendo aos apelos do OP, a prefeitura inseriu também as calçadas nos projetos de revitalização destas ruas”, afirmou. A via de 142 metros recebeu drenagem, pavimentação e passeio público, com investimento de R$ 275.997,93.

Bairro Rubem Berta

Inauguração da Rua Everest no Bairro Vila Nova Em uma extensão de 91 metros, a via recebeu drenagem, pavimentação e passeio público, com investimento de R$ 210 mil. A obra foi eleita como prioritária pelo Orçamento Participativo (OP).


19

Revitalização da Orla do Guaíba: um novo espaço de lazer para os porto-alegrenses A revitalização do primeiro trecho da Orla do Guaíba, que vai do Gasômetro até a Rótula das Cuias, totalizando 1300 metros de extensão, está em fase final de execução. Este é o único trecho com obra licitada até o momento. A fiscalização da obra, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) aponta que em março os trabalhos atingiram 96% de conclusão. O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino, informa que o status geral de execução da obra é de 96%. “Esta é uma grande obra que está sendo realizada de forma transparente e acompanhada pela população. Queremos garantir a preservação e a segurança deste espaço que será referência na cidade”, reforça Sabino. E no dia 26 de Março de 2018, data do aniversário da cidade, foi inaugurado o atracadouro da nova Orla do Guaíba.

No dia em que Porto Alegre completou 246 anos (26/03/2018), foi inaugurado o ancoradouro

Revitalização da Orla do Guaíba é pauta de diversas reuniões entre secretarias O secretário Sabino esteve reunido por diversas vezes com secretários e equipe técnica, para tratar da revitalização da Orla do Guaíba. Com mais de 96% da obra concluída, a revitalização deve ser entregue em abril.


20

Reforma de duas Casas de Bombas no Bairro Farrapos A Casa de Bombas nº 5 é responsável pelo bombeamento das águas pluviais dos bairros Humaitá e Vila Farrapos, recebeu o conserto em duas de suas bombas avariadas. Atualmente, das cinco bombas existentes, apenas duas estão em operação. Com o incremento de mais duas bombas funcionando, a vazão da Casa de Bombas passará dos atuais 5 mil litros por segundo para 10 mil litros por segundo de capacidade de bombeamento de águas pluviais, ou seja, um aumento de 100% no escoamento.

Parque Chico Mendes é reformado O Prefeito Marchezan, juntamente com o Secretário Elizandro Sabino, lideranças comunitárias e moradores da região, participaram da inauguração das obras nos vestiários e no banheiro do Parque Chico Mendes. As obras foram realizadas em uma parceria entre a comunidade, o Executivo Municipal e o SINDUSCON - RS, que forneceu o material utilizado.


21

21

Prefeitura de Porto Alegre assina contrato de R$ 120 milhões para financiar obras da Copa de 2014 O contrato de financiamento de R$ 120 milhões que permite a retomada das obras da Copa na Capital foi assinado no mês de fevereiro de 2018. Somente em dívidas anteriores, os valores chegam a R$ 45,4 milhões. A Prefeitura de Porto Alegre também divulgou, em março, um calendário com as estimativas de retomada das obras que estavam paradas. Uma ampla negociação, com a participação das secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), por meio do secretário Elizandro Sabino, e do Planejamento e Gestão (SMPG), possibilitou superar as dificuldades e reinício dos serviços. No dia 23 de março de 2017, Sabino esteve presente no ato de reinício das obras da Copa, ao lado do prefeito Nelson Marchezan Júnior, na Trincheira da Ceará. Esta foi a primeira a ser recomeçada, graças ao esforço da atual gestão. Em breve, reiniciam os trabalhos também na Trincheira da Anita Garibaldi. A previsão é de ambas estejam 100% finalizadas até setembro de 2018. Pelo cronograma da prefeitura, em maio será retomado o prolongamento da Avenida Severo Dullius, que está 49% concluído. A obra, pelo calendário, deverá encerrar em outubro de 2019. Já em junho reiniciam os trabalhos no corredor da Avenida Protásio Alves – que deve estar pronto até novembro – e a duplicação da Avenida Tronco. O financiamento junto ao Banrisul permite o pagamento de dívidas com as empresas e será destinado a reajustamentos futuros. O valor total do conjunto de obras é de aproximadamente R$ 1 bilhão. Já foram pagos R$ 525,12 milhões. Outros R$ 475,8 milhões devem ser desembolsados para o pagamento e a execução das obras de mobilidade. Para totalizar esse montante, a prefeitura tem um saldo de R$ 226 milhões com a Caixa Econômica Federal, reforçado com o acordo com o Banrisul. Além disso, há mais R$ 115 milhões de um remanejo do BNDES, que seriam destinados ao projeto dos BRTs e serão investidos em obras não iniciadas, como a trincheira da Plínio e a duplicação do trecho 2 da Voluntários, além de obras de macrodrenagem na região do Humaitá. Outros R$ 14,88 milhões da prefeitura serão destinados a futuros reassentamentos.

Confira as obras em andamento, as obras de macrodrenagem e as obras concluídas: Obras em andamento Tronco (Trechos 3 e 4) Tronco (Trechos 1 e 2) Trincheira da Anita Trincheira da Ceará Corredor Protásio Alves Prolongamento Severo Dullius Trincheira da Cristóvão Corredor Bento Voluntários (Trecho 1) Corredor João Pessoa Voluntários (Trecho 2) Trincheira da Plínio Obras de macrodrenagem Ernesto Neugebauer José Pedro Boessio Coletor Norte - Macrodrenagem Adequação Casa de Bombas nº 5 Obras concluídas Viaduto da Bento Gonçalves Viaduto Pinheiro Borda Corredor Padre Cacique Edvaldo Pereira Paiva (trecho 3) Viaduto Júlio de Castilhos Edvaldo Pereira Paiva (trecho 4)


22

III Seminário de Mobilidade Urbana O Seminário teve por objetivo promover discussões sobre a mobilidade na cidade e as alternativas que estão sendo encontradas para trabalhar essa realidade em curto prazo, no que se refere à redução da acidentalidade a médio e longo prazo, quanto a readequação do espaço público, com vistas à mobilidade ativa e segura. O evento foi realizado pela EPTC em parceria com a FAMURS.

Ações educativas da EPTC A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realiza permanentes ações educativas junto a escolas, motociclistas e pedestres, levando sempre a conscientização de proteção à vida nas vias públicas.


23

EPTC comemora um milhão de viagens pelo serviço Bike Poa Dia 19 de abril foi o Dia Mundial da Bicicleta, e a Prefeitura celebrou a marca de 1 milhão de viagens realizadas no Bike Poa. Atualmente conta com mais de 195 mil usuários cadastrados, e este número equivale a 13% da população de Porto Alegre. A maioria das viagens (70%) com as laranjinhas são feitas durante a semana e quase metade das viagens acontecem entre 16h e 20h. São 400 bicicletas espalhadas pelas 40 estações da cidade. Ou seja, em média, cada laranjinha realizou 2,5 mil viagens no período.

Lançamento do novo sistema Bike Poa Em 23 de fevereiro de 2018, o Secretário Elizandro Sabino acompanhou o lançamento do novo sistema do Bike Poa, o projeto de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, e contará com 410 bicicletas distribuídas em 41 estações até o mês de abril. O sistema já possui 11 novas estações instaladas. Mais de 210 mil usuários na Capital já utilizam o Bike Poa, que agora apresenta novidades na forma de acesso, pagamento e qualidade dos veículos. A iniciativa do Bike Poa é patrocinada pelo Itaú Unibanco e tem apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com operação da Tembici. A grande novidade é que a retirada das bicicletas poderá ser feita pelo cartão TRI. Para isso, o número do cartão deve estar associado ao cadastro do usuário no Bike POA. Essa integração pode ser feita pelo site ou app.


24

Sabino é palestrante no Seminário Internacional de Mobilidade Urbana Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017, o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino, esteve no Peru representando a Prefeitura de Porto Alegre no maior evento de Mobilidade da América Latina denominado “Cities Today: 2020 City Mobility” (Mobilidade nas Cidades). O evento teve por objetivo compartilhar experiências e procurar soluções conjuntas a problemas comuns de mobilidade nas cidades. O evento contou com a presença de secretários de mobilidade de cidades da América Latina e da companhia de um grupo selecionado de empresas do setor privado, organizações não governamentais e especialistas em desenvolvimento urbano para debater os desafios e boas práticas em desenvolvimento urbano e transporte. Na ocasião, o Secretário apresentou as ações de mobilidade implementadas ao longo do ano de 2017 e projetos que serão desenvolvidos para o seu avanço ao longo do triênio 2018-2020.

EPTC premia ações de educação para o trânsito A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou a 10ª Edição do Prêmio EPTC de educação para o trânsito. Com 650 trabalhos inscritos, mais de 40 escolas participantes e 4.500 pessoas envolvidas, a iniciativa valorizou os trabalhos que destacaram a cidadania e a busca por um trânsito mais humano. Sabino agradeceu o empenho de todos os agentes da EPTC envolvidos no processo, aos professores e alunos que participaram da edição 2017 do Prêmio e salientou: “Na nossa gestão na EPTC, temos trabalhado com três eixos: educação, fiscalização e engenharia. O resultado é a redução do número de acidentes e de vítimas. Queremos levar essa visão para o futuro, principalmente através das crianças”!

Placa da Consciência alerta para responsabilidade no trânsito

Foi instalada, em 22 de dezembro de 2017 na Avenida Borges de Medeiros, a primeira “Placa da Consciência”. As placas fizeram parte da campanha Natal em Família - o melhor presente é você. Elas serão colocadas, em sistema de rodízio, nas avenidas com o maior índice de acidentes ou que exigem atenção dos motoristas, pedestres e motociclistas. Entre elas: Avenida Borges de Medeiros, Avenida Sertório, Avenida Bento Gonçalves, Avenida Protásio Alves, Avenida Oscar Pereira, Avenida Assis Brasil e Avenida Juca Batista. O objetivo é alertar a população que todos somos responsáveis pela segurança no trânsito. De janeiro a dezembro de 2017, 87 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Porto Alegre.


25

Ato de assinatura do decreto que institui e regulamenta a instalação de Parklets no município de Porto Alegre Ato de assinatura do decreto que institui e regulamenta a instalação de Parklets no município de Porto Alegre. A cerimônia de assinatura aconteceu no Paço Municipal e contou com apresentação de um site com o manual e regras necessárias para instalação dos equipamentos, além de um vídeo explicativo.

Comerciantes da região recebem informações sobre o projeto de instalação de Parklets em frente aos estabelecimentos do Centro Histórico de Porto Alegre Os Parklets são equipamentos de caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando a vida e o convívio ao ar livre. Em um local antes destinado ao estacionamento de até dois carros, criam-se pequenos parques para convívio e lazer.

Primeiro parklet licenciado em Porto Alegre.


26

Início da operação de mais um semáforo na Zona Norte Inauguração do semáforo na Rua Delegado Ely Correa Prado, esquina com a Av. Protásio Alves, uma conquista da comunidade que beneficiará milhares de motoristas e pedestres. O projeto foi desenvolvido pela EPTC.

Workshop Ruas Completas O Secretário Elizandro Sabino participou do Workshop Ruas Completas, no dia 5 de setembro de 2017, um projeto realizado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos e com apoio do Instituto Clima e Sociedade. Uma Rua Completa é uma rua desenhada para garantir o acesso seguro a todos os usuários – pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas. As mudanças são feitas a partir de elementos de desenho urbano, mobiliário e infraestruturas que melhoram as condições de segurança e acessibilidade. Uma série de elementos pode fazer parte de uma Rua Completa – como nivelamento da via com as calçadas, sinalização e iluminação na escala do pedestre, presença de ciclovias ou ciclofaixas, calçadas em boas condições, mobiliário urbano –, mas não existe um modelo único, cada cidade deve construir o seu, considerando as necessidades da população e as condições locais. Abertura do Treinamento TAP - Terça de Atualização Profissional da EPTC O Secretário Elizandro Sabino, durante os meses de agosto e setembro de 2017, realizou a abertura do Treinamento TAP – Terça de Atualização Profissional, destinado aos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte da EPTC. “A capacitação é o caminho para a mudança, nada muda se você não mudar, por isso é necessário aprender cada vez mais a respeito do trânsito de nossa cidade, oferecendo assim, o melhor aos cidadãos de nossa capital”, ressaltou o Secretário.


27

Prefeitura implantará a primeira faixa reversível semaforizada no país em área urbana Uma faixa reversível semaforizada na Avenida Wenceslau Escobar, entre a Rua Professor Xavier Simões e a Avenida Coronel Marcos, além de remoção de diversos canteiros em uma extensão de cerca de 2 km, com a criação de uma nova faixa de rolamento, fazem parte do projeto da Prefeitura para desafogar o trânsito na zona Sul da cidade. As obras, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), devem começar em abril de 2018, com encerramento previsto até o final do semestre, conforme disponibilidade de material, com a previsão de um ganho de cerca de 15 minutos aos motoristas nos deslocamentos diários, principalmente no pico da manhã. O conjunto de obras deve beneficiar diretamente mais de 110 mil moradores da região Sul, principalmente habitantes dos bairros Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Jardim Isabel e Pedra Redonda. Igualmente serão favorecidos os motoristas de outros bairros das regiões Sul e Extremo-Sul, que se deslocam diariamente pela Wenceslau Escobar, Coronel Marcos e Tramandaí, hoje com congestionamentos principalmente no pico da manhã, no sentido bairro-Centro, das 7h20 às 8h20. A demora no deslocamento, para um trecho de 2,2 km, chega a atingir 24 minutos. “Será um dos principais projetos em mobilidade para este ano”, afirma Elizandro Sabino, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM). A faixa reversível semaforizada em trecho da Wenceslau Escobar funcionará das 21h às 16h, no sentido bairro-Centro, sendo das 16h às 21h no sentido inverso. Os serviços na região acontecerão entre 10h e 16h, acompanhados por técnicos da Prefeitura e agentes de fiscalização da EPTC. O investimento previsto será de R$ 315 mil.

Prefeitura instala nova tecnologia de reconhecimento facial e GPS em ônibus O sistema de reconhecimento facial instalado em 98 ônibus de Porto Alegre gerou, desde 30 de agosto de 2017, quando se iniciaram os testes com a ferramenta, 38.449 laudos de suspeitas de uso inadequado de benefícios como isenções ou descontos a idosos, pessoas com deficiência e estudantes. A análise feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acarretou em bloqueio de mais de 500 cartões TRI. Os laudos gerados pelo sistema de biometria facial apontaram inconsistência entre a foto do titular do cartão e o usuário. Os responsáveis pelos cartões bloqueados serão chamados pela EPTC para os devidos esclarecimentos. Caso seja comprovado o uso inadequado, há possibilidade de perda do benefício. A fraude prejudica todo o sistema e pesa no valor da tarifa. Porto Alegre possui índice de 35% de gratuidades e isenções, enquanto a média nacional é de 22%.


28

28

Agendas de representação do Prefeito Sabino representa Prefeito Marchezan em reunião com Governador Representando o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Machezan Júnior, o Secretário Elizandro Sabino esteve presente, no dia 27 de junho de 2017, na entrega de uma doação no valor de R$ 416 mil, que irá potencializar as ações de assistência social e promoção dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. A entrega dos valores à Fundação de Proteção Especial (FPE) e aos fundos estaduais da Criança e do Adolescente (FECA) e da Pessoa Idosa (FUNEPI), no Palácio Piratini, foi possível por meio do programa CEEE Distribuição em Casa, que favoreceu a troca de cerca de 11 mil geladeiras e freezers de consumidores da companhia por novos aparelhos eletrodomésticos.

A Marcha para Jesus Representando o Prefeito Marchezan, Sabino levou uma palavra a todos os presentes na concentração. O evento aconteceu no Largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre no dia 7 de outubro de 2017.

Instituído o dia da Igreja Assembleia de Deus no RS Sabino esteve participando do ato de sansão da lei que institui o Dia da Igreja Assembleia de Deus no RS, a data será celebrada anualmente em 19 de outubro, a partir de 2018. A cerimônia foi o primeiro evento oficial do ano no Palácio Piratini.


29

29

Prefeitura nos Bairros

O Programa Prefeitura nos Bairros tem como objetivo reunir a presença de vereadores, secretários municipais, do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do vice-prefeito Gustavo Paim nos bairros mais carentes de Porto Alegre, ouvir e encaminhar as demandas. Bairro Bom Jesus

Bairro Partenon

Bairro Humaitá

Reunião de Diretoria O Secretário Elizandro Sabino, durante todas as terças-feiras, reuniu os Diretores e Presidentes dos seis orgãos que compõem a SMIM: ex-SMOV, DMAE, EPTC, CARRIS, ex-DEP e ex-SMT, com o intuíto de tratar dos principais problemas que devem ser sanados em nossa cidade. “Apesar das dificuldades, sabemos que há muito ainda por fazer, e é parte de nosso trabalho realizar estas reuniões de planejamento para as próximas medidas que devem ser tomadas em nossa Porto Alegre”, destacou Sabino.


30

30

Valorização funcional dos servidores da DCVU Secretário participou da abertura do ciclo de palestras do projeto “Nós somos DCVU”. O objetivo do Projeto da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) é promover ações de valorização, capacitações e palestras voltadas à vida e saúde dos servidores.

Diálogo permanente com associações de bairros e projetos sociais Reunião com ACOMBA - Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Anchieta

Visita ao Projeto Social Trem Bala - Morro da Cruz

Reunião na Associação Cegos Louis Braille Bairro Rubem Berta

Reunião com Associação dos Moradores da Ponta Grossa - Túnel Verde


31

31

Solidariedade e Contribuição Social Sabino, mesmo como Secretário, sempre manteve seu trabalho de solidariedade, contribuindo de várias formas com a sociedade, viabilizando a concessão de camas hospitalares e cadeira de rodas para pessoas que se encontram enfermas e necessitam de cuidados especiais.

Casamento Coletivo Em 2 de dezembro de 2017, o Vereador e Secretário Sabino participou da cerimônia de casamento coletivo realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, e como Ministro do Evangelho proferiu a bênção aos casais. O evento comunitário foi promovido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Esporte, Cultura e da Saúde, em parceria com o SINDIREGIS.


32

32

Transparência e Credibilidade O Secretário Elizandro Sabino sempre ressalta que a transparência com o cidadão é um fator fundamental para o crescimento e a estruturação de qualquer instituição que sirva à sociedade. Ao longo do mandato, como Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tem esclarecido a população sobre a real situação em que se encontra nossa cidade no que diz respeito às obras e à mobilidade urbana. Por meio de entrevistas para jornais, sites e emissoras de rádio e TV, tem levado informação de forma clara, mostrando que, apesar das dificuldades, Porto Alegre está sendo gerida com muita competência e seriedade. Como Vereador, também tem mantido uma relação de transparência com o cidadão, divulgando suas ações do mandato.

Entrevista no Jornal do Almoço

Entrevista para imprensa

Coletiva de Imprensa – esclarecimentos sobre investimentos na infraestrutura da cidade

Entrevistas RBS


33

33

Artigo em Zero Hora

Entrevista TV Urbana

Programa Pampa Debates Programa Conexão - TV Ulbra

Concedendo ao mesmo tempo duas entrevistas: TV Câmara e TV Prefeitura sobre a Orla do Guaíba. Entrevista TVE

Programa Bibo Nunes

Entrevista TV Câmara


34

34

Entrevista Rádio Gaúcha

Entrevista Record

Entrevista na Rádio Guaíba com o Jornalista Felipe Vieira

Entrevistas TV Câmara

Entrevista na Rádio Band News com o Jornalista Oziris Marins

Entrevistas para a RBS

Entrevista Rádio Online da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre

Entrevista na Rádio Jovem Pan com o Jornalista Fabiano Brasil


35

35


36

36

Elizandro Sabino - Prestação de Contas  

Após reeleito vereador de Porto Alegre, com quase 10 mil votos, fui convidado pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior, para assumir a Secretar...

Elizandro Sabino - Prestação de Contas  

Após reeleito vereador de Porto Alegre, com quase 10 mil votos, fui convidado pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior, para assumir a Secretar...

Advertisement