Geoprocessamento apostila geop rrosa

Page 79

fundamental que cada grupo de usuários estabeleça um código ou uma linguagem comum, a ser compartilhada, para que o registro sobre as características de um dado na coleção seja compreensível pelo grupo, que poderá então realizar escolhas adequadas sobre as informações ou produtos desejados. A função de metadados em Geomática é na transmissão de informações fundamentais sobre os dados, ajudando na escolhas dos mesmos, sabendo de suas limitações e potencialidades.

4.4.4 - Aspectos Institucionais de um SIG Os cinco subsistemas de um SIG indicam o caminho com que a informação geográfica será processada, mas não garantem que um determinado SIG será usado efetivamente. Para usarmos efetivamente um SIG necessitamos de um lugar apropriado no contexto institucional e de pessoas qualificadas (Peopleware) para o manuseio do sistema. São necessários grandes investimentos não só na aquisição do hardware e software, mas também em treinamento de pessoal. A implantação de um SIG em uma organização exige das pessoas participantes neste processo, um aprendizado de vários conceitos de geografia e informática. O software deve maximizar a facilidade de uso, rapidez na aprendizagem, flexibilidade de integração com outros softwares e variedade de funções espaciais, pelo menor custo possível. A equipe deve ser multidisciplinar com mais ênfase em uma ou outra área, dependendo da aplicação. Por ser um sistema multi-disciplinar e em alguns casos multi-institucional, a implantação de um SIG em uma organização é um processo longo e complexo. É fundamental o apoio político e financeiro dos dirigentes da empresa para que o SIG e as pessoas que trabalham na sua implantação não sejam desacreditadas durante a fase em que os benefícios ainda não começaram a aparecer. Essa fase, dependendo do tamanho da base de dados, pode demorar um ano ou mais. O sucesso da implantação depende em segundo lugar da qualidade e competência da equipe de geoprocessamento, que deve começar por definir um bom plano de implantação com um cronograma de metas onde os resultados desejados, assim como os seus prazos, devam ser bem definidos. É importante procurar adiantar ao máximo algum resultado, como um projeto piloto de uma área reduzida, mas representativa do todo, para servir de vitrine para os mais céticos e garantir a continuidade dos investimentos. Supondo que o software e hardware escolhidos para a aplicação, foram bem dimensionados para atender as necessidades de toda a implantação e funcionamento inicial do SIG, o último fator determinante para o sucesso é a construção da base de dados. A base chega a custar mais de 80% a 90% do custo total da implantação. Com o passar do tempo a base torna-se mais valiosa enquanto que o software e hardware tendem a depreciar-se. Portanto, todos os esforços devem ser direcionados para reduzir os custos de criação da base sem comprometer a sua qualidade. O erro de precisão nos dados é inevitável em qualquer processo de discretização do mundo real. Mas deve-se trabalhar para mantê-lo num nível aceitável, que não interfira com os objetivos práticos da aplicação. A implantação de um SIG é um processo de transferência de tecnologia dentro da empresa. Portanto, alguns funcionários da empresa devem participar ativamente de todo o processo, ou os conceitos do SIG não serão totalmente entendidos e assimilados, e o sistema estará fadado ao fracasso logo que a consultoria se desligue da empresa. 79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.