Geoprocessamento apostila geop rrosa

Page 71

privada), que tem contribuido para a rápida disseminação da cultura do geoprocessamento nos EUA, com uma enorme redução de gastos para a sociedade, advinda do compartilhamento e reaproveitamento de informações espaciais por todos os usuários, poupando-os da custosa tarefa de digitalização de mapas os mais diversos.

Armazenamento de dados Está relacionado com os dispositivos de hardware destinados a guardar (armazenar) as informações inseridas na fase anterior. Estes dispositivos podem ser: discos rígidos, discos flexíveis, fitas magnéticas, CD’s RW, etc. Gerenciamento de dados Consiste na inserção, remoção e/ou modificação/atualização nos dados, efetuados através de um sistema de gerenciamento de banco de dados. Um banco de dados geográficos armazena e recupera dados geográficos em suas diferentes geometrias, bem como as informações descritivas. Tradicionalmente os SIG's armazenavam os dados geográficos e seus atributos em arquivos internos. Esse tipo de solução vem sendo substituído pelo Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), para satisfazer à demanda do tratamento eficiente de dados espaciais e não-espaciais (tabelas) cada vez maiores. O uso do SGBD permite com maior facilidade a interligação de banco de dados já existentes com o SIG. A dificuldade do armazenamento e gerenciamento de dados geográficos advêm não só do grande volume de dados, mais principalmente, da sua grande variação ao longo de uma região. Os SGBDs relacionais atuais têm ainda muita dificuldade de armazenar eficientemente dados tão irregulares. A linguagem de consulta (SQL) deverá ser expandida para incorporar operadores espaciais, e uma estrutura de índices espaciais que permita encontrar rapidademente a localização de entidades a partir de uma consulta definida sobre valores de atributos, e também retornar atributos de entidades existentes em uma localização definida por uma consulta. Análise e manipulação de dados As análises oferecidas pelo SIG exigem que os dados sejam manipulados de diversas formas. Um SIG deve possibilitar por exemplo, a seleção, classificação, agregação, identificação e derivação de novos dados geográficos, seja através de expressões lógicas de uma linguagem de consulta, ou através da manipulação direta e interativa da interface gráfica. Os procedimentos operacionais e tarefas analíticas que são particularmente úteis para a análise espacial incluem operações espaciais sobre um único mapa temático, ou sobre múltiplos mapas temáticos, e servem para fazer o modelamento espacial, análise de distribuição espacial de pontos, análise de rede, análise de superfície, dentre outras análises. A criação de zonas de buffer, por exemplo, é uma operação efetuada sobre um mapa. Enquanto que a sobreposição é feita sobre múltiplos mapas. O modelamento espacial objetiva construir um modelo que facilite a compreensão de um fenômeno geográfico, além de permitir a projeção futura do seu comportamento com base

71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.