Geoprocessamento apostila geop rrosa

Page 114

Vegetação - O comportamento espectral típico de uma folha verde no intervalo espectral de 0,4 a 2,5 µm é mostrado na FIG. 5. Na região do visível a reflectância é relativamente baixa, decorrente da forte absorção da radiação dos pigmentos do grupo da clorofila. Existem duas bandas de absorção preeminentes, centradas aproximadamente em 0,48 µm, devido à presença de carotenos, e 0,68 µm, relacionada ao processo de fotossíntese. Destaca-se ainda um pico de reflectância em torno de 0,5 µm, correspondente à região verde do espectro visível, o que explica a coloração verde das plantas. Na faixa compreendida entre 0,7 a 1,3 µm a reflectância passa para valores próximos a 40%. Este aumento da reflectância está relacionado à estrutura interna celular da folha. Esta alta reflectância é importante para que a folha mantenha o equilíbrio no balanço de energia e não se superaqueça, evitando assim a destruição da clorofila. O decréscimo gradual dos valores de reflectância para comprimentos de onda superiores a 1,3 µm é devido à presença da água, com pico de absorção próximo a 1,4 e 1,9 µm. Todas estas considerações referem-se a uma única folha verde isolada e sadia. Embora estes dados de uma única folha sejam fundamentais, o seu comportamento espectral não pode ser aplicado diretamente para uma planta inteira ou para uma cobertura vegetal. Percentualmente, a reflectância de uma cobertura vegetal é consideravelmente menor do que a de uma folha verde isolada, devido a diversos fatores como a influência de superfícies desfolhadas, mudanças no ângulo de iluminação e orientação das folhas. Basicamente, a medida da reflectância espectral da vegetação depende de uma série de fatores como as condições atmosféricas, espécie, solo (granulometria, água, nutrientes), índice de área foliar (cobertura da vegetação por unidade de área), estado fenológico (variação sazonal), biomassa (densidade total de vegetação), folha (forma, posição, água, pigmentação, estrutura interna etc.), geometria de medida, tipo de sistema sensor e cobertura da copa. Água - De um modo geral, a reflectância da água limpa diminui com o aumento dos comprimentos de onda, ou seja, na faixa mais utilizada em sensoriamento remoto verificam-se as maiores reflectâncias na região do visível, mais especificamente nos comprimentos de onda do azul e verde, decrescendo gradualmente na direção do infravermelho. À medida que acrescentamos sedimentos na água o pico de reflectância se desloca na direção dos maiores comprimentos de onda. Além do mais, a reflectância é maior do que a da água limpa.

5.5 – Sistemas Sensores Sensor é um dispositivo capaz de responder à radiação eletromagnética em determinada faixa do espectro eletromagnético, registrá-la e gerar um produto numa forma adequada para ser interpretada pelo usuário. Um sistema sensor é constituído basicamente por um coletor, que pode ser uma lente, espelho ou antena e um sistema de registro, que pode ser um detetor ou filme. Os sistemas sensores utilizados na aquisição e registro de informações de alvos podem ser classificados segundo a resolução espacial (imageadores e não-imageadores), segundo a fonte de radiação (ativos e passivos) e segundo o sistema de registro (fotográficos e nãofotográficos).

114


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.