Geoprocessamento apostila geop rrosa

Page 103

outro qualquer programa de autoria. Também é possível realizar uma personalização mais avançada. Por exemplo, utilizando o Avenue, a linguagem de desenvolvimento do ArcView, é possível personalizar o comportamento dos botões e das ferramentas. A extensão ArcView Internet Map Server também inclui um Applet Java configurável chamado "MapCafé", desenhado para providenciar uma série de ferramentas standard de mapeamento a utilizar na Web. Este Applet não só possibilita ver um mapa através da Internet mas também possibilita fazer zoom, pan, determinar atributos de certos objetos do mapa, localizar sites através do mapa ou obter links a partir do mapa. Este Java Applet pode ser embutido numa página HTML. A extensão ArcView Internet Map Server utiliza o Applet Java MapCafé para realizar a interface dos mapas na página Web. Este Applet é transferido automaticamente para o computador do visitante logo que este acede a página que contém o mapa em ArcView. O visitante não tem que instalar nada no seu sistema antes de utilizar o SIG. A extensão ArcView Internet Map Server permite que o SIG ArcView comunique com o Software do servidor Web para responder ao pedido de mapas e dados. Quando alguém visita a página Web que contém o mapa SIG ArcView: • • • • • •

O utilizador transfere a página Web para o seu browser. O pedido do mapa é recebido pelo nosso servidor Web. O servidor Web passa o pedido para o ArcView. O ArcView gera o mapa e envia-o de volta para o servidor Web como uma imagem. O servidor Web envia a imagem pela Internet ou Intranet para o utilizador. O utilizador vê o mapa e começa a interagir com ele. Pedidos adicionais de mapas e dados são enviados para o servidor Web, retomando o ciclo.

MapInfo ProServer - O Mapinfo Proserver é uma aplicação que, ligada ao MapInfo e ao MapBasic, providencia um ambiente completo para criar de uma forma dinâmica páginas HTML com mapas e dados provenientes do MapInfo. Autodesk MapGuide - O Autodesk MapGuide permite criar, publicar e distribuir mapas e conteúdos relacionados através da sua Intranet e na Internet. No entanto, antes de aceder ao mapa, o visitante tem que fazer o download de um plug-in. Como já foi dito anteriormente, as aplicações baseadas em plug-in tornam-se mais rápidas, uma vez que, cada vez que o utilizador fizer uma consulta diferente, os dados geográficos não têm que ser transferidos outra vez. Este produto tem uma grande desvantagem: apenas pode ser acedido por browsers que rodam em ambiente Windows.

Qual destes produtos utilizar? Qual destes produtos utilizar? Esta não é uma pergunta com uma resposta simples. Mas existem alguns pontos que podem auxiliar a decisão. Se a aplicação envolve consultas espaciais, devem ser considerados os produtos Internet Map Server da ESRI ou o MapInfo ProServer. Se a aplicação envolve "encontrar endereços", então os produtos referidos da ESRI e da MapInfo são mais apropriados, embora o MapGuide também possa ser considerado. Por outro lado, se a aplicação envolver entidades geográficas com grandes detalhes, então o MapGuide é mais aconselhável. Este produto também apresenta vantagens se a aplicação requer interações intensivas com uma Base de Dados relacional. Se a aplicação tiver que chegar à mais vasta audiência possível, então os produtos Internet Map Server e o MapInfo

103


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.