Page 1

A REVISTA DA DROGARIA SÃO PAULO

EDIÇÃO 30

FEVEREIRO/MARÇO 2011

ISSN 1982-1433

9 771982 21430 3

00030

> FAZ BEM PARA O

DANÇA DE SALÃO CORPO E O CORAÇÃO

Alimentos funcionais para viver mais e melhor

>

EXPERIMENTE!

TRISTEZA FORA DE HORA

>

Esta é uma publicação oficial da Drogaria São Paulo distribuída exclusivamente para seus clientes

SAIBA TUDO SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PARTO

ALINNE ROSA

O talento dessa baiana que faz Salvador (e o mundo) cair na folia SAÚDE

capa_af.indd 1

|

B E M - E S TA R

|

ESTILO DE VIDA

|

C U LT U R A

|

GASTRONOMIA

|

BELEZA 1/21/11 7:44:45 PM


anuncios.indd 1

1/21/11 12:28:53 PM


>>>

editorial

“Só sei que o corpo estremece, as pernas desobedecem, inconscientemente a gente dança” (Araketu bom demais – Araketu / Composição: Dinha)

A felicidade está na pauta do dia. Tanto que, em alguns lugares como o Butão, pequeno país budista vizinho ao Himalaia, foi instituído o FIB (Felicidade Interna Bruta), como um dos índices de maior importância a ser medido e observado. Por aqui, os brasileiros fazem a sua parte e celebram com muita festa um dos momentos mais especiais do ano: o carnaval, e este faz com que cada folião dance inconscientemente. Somos um povo que, realmente, se joga na folia de um jeito único. A capa desta edição é uma das musas da Bahia, a belíssima Alinne Rosa, que à frente da Banda Cheiro de Amor mostra ao mundo todo o talento que esta baiana da minha terra e de Jorge Amado (para fazer jus ao grande mestre), Itabuna, tem. Ela também conta alguns segredinhos para manter o pique em cima do trio e os cuidados com o corpo. Para você ter um carnaval nota 10, preparamos dicas que irão ajudá-lo a extravasar nesses dias de maneira saudável. E para inspirar apenas as boas recordações, que tal saber mais a respeito da história das marchinhas que embalam tantos carnavais? Para cuidar da beleza, destacamos os esfoliantes corporais em uma matéria que traz dicas de uma especialista. Para o pessoal da melhor idade, desvendamos o verdadeiro papel dos avós na criação dos netos;

e para as mamães de primeira viagem, há uma seção inteira que explica tudo a respeito da depressão pósparto, a fim de que você se sinta acolhida nesse momento tão delicado. A saúde está sempre em destaque e desta vez abordamos dois importantes temas que fazem parte da vida de muitos dos nossos leitores: a fibromialgia e os cálculos nos rins e na vesícula. Em nossas páginas, apresentamos o que os especialistas dizem sobre o assunto e os tratamentos recomendados. E para balançar o corpo e a alma, sugerimos lições de dança de salão. É maravilhoso em qualquer época de sua vida. Além de estimulante e revigorante, é uma maneira ótima de fazer novos amigos. Receba a sua Ponto de Encontro com os nossos melhores votos de alegria pura e genuína, pois é assim que também vivemos e é com esse sentimento que fazemos cada página desta revista. Um forte abraço.

Sandra T eschner Publi sher pontodeencontro@profashional.com www.profashional.com www.editoraprofashional.blogspot.com Sandra Teschner @SandraTeschner

>3 editorial.indd 3

1/21/11 12:56:36 PM


índice

>8

6

melhor idade

esp aço do leitor

O verdadeiro papel dos avós na criação dos netos

Nossos leitores enviam suas críticas, sugestões e depoimentos

14

O melhor tratamento para a depressão pós-parto

Faça uma faxina na sua biblioteca e doe livros

Criança na Área

esp aço consciente

>

16

18

Dicas para ter um carnaval nota 10

De Salvador para o mundo

Positivo

12

22

D e frente para o espelho

A linne R osa

>

A importância do esfoliante corporal

24

26 >

28

30

Dança de salão relaxa e faz bem

Alimentos funcionais para uma vida mais saudável

Saiba tudo a respeito da fibromialgia

Como tratar os famosos cálculos nos rins e na vesícula

vida simples

N utre + A ção

vida simples

Positivo

>

32

V elhos Costumes, nov as ideias A história das marchinhas de carnaval

35

Curt as e Quentes

Dicas de CD, DVD, Livro e outros

36

Água na Boca Arroz com frutos do mar ao perfume de coco

>>>>>>>>> expediente Publisher: Sandra Teschner pontodeencontro@profashional.com Jornalista Responsável: Adriana Rosa – MTB 47337

4

Frases inspiradoras de nossos leitores

Edição de Arte: Claudia Carvalho

Cartas: pontodeencontro@profashional.com

Designers: Alice Hecker, Danielle Lima e Patricia Velez

Publicidade: Drogaria São Paulo

Conselho Editorial: Adriana Rosa, André Elias Gonçalves, André Tanesi, Lilian Travaglioni Nezi, Rafael Medeiros, Sandra Teschner, Sueli Miguel e Tuca Sardinha

Produção: Julia Moraes e Léia Marinho

Jornalistas: Laís Vanzella, Maria Helena Bellini, Marisa Abel e Mirella Stivani

Colaboradores: Annia Cordeiro Lourenço, Camila Marcucci Gracia, Daniele B. Pereira Teixeira, Elis Cavalcante, Eliseu Tirado, Ellen Simone Paiva, Fátima Corradini, Fernanda Montoril, Karina Negrão Altieri, Karina Sabah, Maria Irene Maluf, Mariliz Vargas, Nayara Gallati, Telma Alvarez.

Direção de Criação: Flávia Matsunaga

38

F inal F eliz

Revisão: Maria Elisa Albuquerque

Tiragem: 500.000 exemplares

Sac 0800 015 2070

Atendimento ao Cliente: Tahis Papeckys – (11) 5051-4084 atendimento@profashional.com A revista Ponto de Encontro é uma publicação da Profashional Editora Ltda., sob licença da Drogaria São Paulo, dirigida aos seus clientes e distribuída em suas filiais.

Profashional Editora Ltda. Av. Jandira, 843 – Moema São Paulo – SP – CEP 04080-005 Fone (11) 5051-4084 www.profashional.com

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista, da Editora ou da Drogaria São Paulo. É permitida a reprodução das matérias e dos artigos, desde que previamente autorizada por escrito pela Editora e com crédito da fonte.

<

Indice.indd 4

1/21/11 7:45:51 PM


anuncios.indd 6

1/21/11 12:22:10 PM


ESPAÇO DO LEITOR

Oi pessoal, sempre que vou à Drogaria peço a minha revista. Tenho a coleção completa em casa e gosto bastante de todos os assuntos, dicas e entrevistas. Envio este e-mail para desejar que a revista continue fazendo a nossa alegria neste ano que está por vir. Feliz Ano-Novo para vocês.

CARMEM LÚCIA RIBEIRO Diadema – SP

JAIR FARIA FILHO

Acompanho a revista sempre e gostei muito da seção Melhor Idade. Acho muito importante existir um espaço reservado para falar para/sobre os idosos. Ela será fixa daqui por diante? Espero que sim. Um abraço para todos da revista e da Drogaria São Paulo.

Rio de Janeiro – RJ

HEITOR DOS SANTOS

Eu e minha família somos leitores assíduos da revista Ponto de Encontro cujos artigos têm grande importância para nós. Por isso, sempre guardamos todas as edições a que temos acesso. Um abraço.

Gostaria de parabenizar toda a equipe da Ponto de Encontro pelo conteúdo elaborado em cada edição. Gostei muito da entrevista com o ator Tony Ramos. Passei a admirá-lo ainda mais. Um forte abraço a todos e um feliz 2011.

São Paulo – SP Resposta da Redação: Olá sr. Heitor, tudo bem? Que bom que gostou da seção Melhor Idade. Agora, ela fará parte da revista Ponto de Encontro e, a cada edição, o senhor poderá ler assuntos interessantes nessa seção.

EDNA FREITAS Santos – SP

Gostaria de parabenizá-los pela reportagem sobre a dengue. Parece que o assunto já está saturado, mas as pessoas ainda não se conscientizaram do perigo da doença. Se cada um fizer a sua parte, com certeza, iremos combater esse mosquito!

MARIA ADELAIDE PINA CRUZ Por e-mail

6

Quero desejar a todos um ano maravilhoso e dizer que graças a vocês comecei meu 2011 bem doce e feliz: fiz a receita de torta trufada que colocaram na revista e a minha família adorou. Aguardo a próxima receita para servir em casa. Beijos,

ANGÉLICA PEREIRA DO AMARAL Santo André – SP

<

espac˜o do leitor.indd 6

1/21/11 12:58:19 PM


anuncios.indd 4

1/21/11 12:24:16 PM


MElHoR iDADE

POR MARIA HELENA BELLINI

De coração para coração

>>> Dizem que avó é mãe com açúcar e avô é pai com doce de leite. Essa maneira de descrever pessoas tão importantes na vida de todos é fundamental para entender o seu verdadeiro papel na criação dos netos

8

FOTO: YURI ARCURS / FOTOLIA

>> <

melhor idade.indd 8

1/21/11 1:00:34 PM


aspirações nesse momento da vida: eles têm sonhos pessoais que incluem os filhos, sem dúvida, mas os filhos não são o todo”. Maria Irene explica que, na maturidade, com a chegada dos netos, os valores e as prioridades são outras e as crianças da família é que passam a representar o futuro, o crescimento, as alegrias e as compensações afetivas. “Naturalmente, a educação e as exigências que colocamos para os filhos são diferentes daquelas que imporíamos como avós que criam ou ajudam a criar os netos. Afinal, já criamos os filhos e, com os netos, queremos compartilhar seus dias, sonhos e deixar muito de nós mesmos para eles”, diz. Para a psicóloga e escritora, Mariliz Vargas, as diferenças fundamentais na educação de filhos e netos estão principalmente na fase da vida. “Os avós já cumpriram com a educação dos próprios filhos e, muitas vezes, ao se depararem com falhas que cometeram nesse processo, acabam tentando compensar na educação dos netos. Sentem que se foram muito rígidos, ou mesmo não permitiram certas brincadeiras, com os netos, já serão mais condescendentes”, ressalta. Outro ponto é que os avós já se encontram em uma fase da vida na qual podem não ter a mesma disposição física para conter comportamentos indevidos, o que pode comprometer a educação dos limites e regras que, sabemos, exige empenho e persistência. Eles, muitas vezes, levam a fama de ‘deseducar’ os netos, porém isso não acontece quando as crianças sabem em quem reside a autoridade. “Por isso, o ideal é que a tarefa educativa seja sempre atribuída aos pais, ficando a cargo dos avós o convívio mais livre e lúdico”, ensina Mariliz.

A juventude é uma fase repleta de acontecimentos. O foco está normalmente na profissionalização, em estabelecer uma carreira sólida e um patrimônio e, ao mesmo tempo, na constituição da família. E é justamente aí que residem as dúvidas mais frequentes. Em um mundo repleto de informações, em que tudo acontece de maneira rápida, como cuidar para que as crianças cresçam saudáveis e felizes? Aos pais, cabe a responsabilidade pela educação dos filhos, e os avós tornam-se colaboradores nessa tarefa repleta de carinho e compreensão. Segundo a especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial, Maria Irene Maluf, “os filhos, muito amados e queridos, chegam para acompanhar esse crescimento que envolve a família e o futuro. Compartilham do tempo livre dos pais, mas não são sua única preocupação nem são focos únicos de

>

Auxílio luxuoso

Os tempos são outros e podemos ver inúmeros casos em que os avós são provedores não apenas de festas, viagens e passeios dos netos, mas também de suas necessidades básicas. Maria Irene revela ainda uma realidade que assusta: muitos casais, já com idade, se veem de repente com os netos em casa, para literalmente os criarem. “Isso torna sua posição diferente, algo intermediário entre pais e avós. Bom mesmo é quando podem conviver com os pequenos, mas sem a necessidade de cuidarem deles e os educarem como se fossem seus pais. Aí, a sua contribuição é muito valiosa no aspecto emocional, afetivo e principalmente porque fazem uma mediação entre as duas gerações, dando conselhos, apoiando, estimulando e cooperando em tudo que lhes diz respeito”, esclarece.

>9 melhor idade.indd 9

1/21/11 1:00:36 PM


>>

Porém, quando avós, filhos e netos vivem na mesma casa, o que muda nessa relação? Mariliz explica que o convívio passa a ser diário e, por isso, exige muito mais dessa família na administração dos conflitos. “São três gerações vivendo juntas e esse é um terreno fértil para a educação sobre o respeito às diferenças e, principalmente, o respeito à hierarquia”, diz.

>

CuiDADos EssENCiAis

Creme intensive body care Neutrogena

Mousse modeladora Charming Shampoo color Grecin 5

Creme anti-idade para a área dos olhos Substiane La Roche-Posay

10

Loção para o rosto fluido intenso Endocare Hair spray Karina

1

Com delicadeza, mostre as regras da sua casa e diga que, se os avós quiserem burlar alguma das determinações, devem avisar antes.

2

Estabeleça limites. Diga que admira a experiência deles e que sabe que cuidaram – e muito bem – de você, mas que o que vale na casa é a orientação do pediatra.

3

Deixe claro para o seu filho que ele deve obedecer aos avós quando estiver com eles.

4

Também deixe claro que, em casa, as regras que valem são as suas.

5

Não critique os avós na frente do neto, ainda que não concorde com a atitude deles. O inverso também é verdadeiro: se criticar o neto na frente dos avós, pode ter certeza de que eles vão defendê-lo.

6

Filtre os comentários e respire fundo. Entenda que seus pais e sogros são de uma geração diferente. Não adianta tentar fazer com que eles pensem como você.

7

Aproveite a experiência dos mais velhos. Eles vão se sentir importantes em poder ajudar e até se esquecer da bronca que você deu ao descobrir que seu filho jantou chocolate.

8

Não perca o bom humor se às vezes eles mimarem seu filho fora de hora. Afinal, só estão desempenhando o próprio papel.

9

Lembre-se, se for o caso, de como você mesmo se divertia com seus avós, comendo doces e assistindo à TV até tarde. E tudo escondido!

10

Ajude seu filho a aproveitar tudo de bom que os avós têm para oferecer: amor, carinho e tempo.

Por fim, os ingredientes fundamentais que não devem faltar na família são o respeito e o amor. São eles que formam a base de aprendizado e riqueza emocional necessária para uma vida plena e feliz. >>>

FOTO: WAVEBREAKMEDIAMICRO / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

Veja, a seguir, 10 dicas da psicóloga Mariliz Vargas para ajudar pais e mães a harmonizarem o seu lar:

<

melhor idade.indd 10

1/21/11 1:00:41 PM


anuncios.indd 3

1/21/11 12:25:13 PM


>>

POR MIRELLA STIVANI

Tristeza fora de hora

>>> A depressão pós-parto pode atingir qualquer mulher. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sintomas

12

FOTOS: LENA S. / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

crIança na Área

<

crianc˜a na area.indd 12

1/21/11 12:53:05 PM


Recentemente, a atriz americana Gwyneth Paltrow revelou que, depois do nascimento de seu segundo filho, Moses, não conseguia se conectar ao bebê nem sentir nenhum tipo de emoção. Quem a ajudou a identificar o problema e procurar o médico foi seu marido Chris Martin, vocalista do Coldplay. Dessa maneira, ela pôde compreender que tinha uma doença conhecida como depressão pós-parto. Com o tratamento correto, a alegria da maternidade voltou. Muitas mulheres passam pela mesma situação vivida pela atriz, porém sofrem caladas. Isso acontece porque não é fácil admitir que se tenha o problema. O nascimento de um bebê é visto sempre como sinônimo de felicidade. E sentir algo diferente disso traz remorso e culpa. Segundo o ginecologista do Departamento de Ginecologia, Mastologia e Obstetrícia do Hospital Bandeirantes, Eliseu Tirado, a depressão pós-parto é um distúrbio de comportamento com diversos índices de intensidade. “Existem mulheres que sofrem de depressão antes de engravidar. Mesmo com acompanhamento profissional, podem chegar ao puerpério (período após o parto) e serem atingidas pela patologia, e há aquelas que não apresentavam nenhum quadro da doença antes de engravidar e também sofrem”, explica.

>

Eles t ambém sofrem

A depressão pós-parto não atinge apenas as mulheres. Um em cada quatro homens que têm filhos pode apresentar o distúrbio entre o terceiro e o sexto mês de idade da criança, de acordo com um estudo publicado na revista científica “Journal of the American Medical Association”. As causas mais comuns para o surgimento do transtorno neles são: parceira com depressão pós-parto, estresse, preocupação com o sustento da família, sentimento de rejeição pela mulher, dificuldade para lidar com o turbilhão de emoções que surgem nessa fase, etc. Se sintomas como falta de apetite, distúrbios do sono, sentir-se um péssimo pai, ansiedade, perda da libido e fim do interesse pelas atividades cotidianas persistirem por mais de um mês, é aconselhável procurar ajuda médica. >>>

>

Para as mamães e os bebês

>

Prevenção, causas e tra t amento Durante a gravidez, a mulher passa por muitas transformações, tanto físicas quanto psicológicas. Por isso, ter uma gestação tranquila, com um pré-natal adequado podem ajudar a prevenir o transtorno. Devido à intensa alteração hormonal desse período, ela poderá surgir trazendo sintomas, como tristeza, irritabilidade, cansaço, insônia, perda de apetite, ansiedade, entre outros. É importante ressaltar que nem toda tristeza caracteriza-se como uma depressão de fato. É comum que, logo após o nascimento do filho, a mãe passe por uma fase conhecida como baby blues. Caracteriza-se por uma melancolia aparentemente sem motivo, uma vontade de chorar junto com o bebê. Acontece, na maioria das vezes, até o quarto dia do nascimento e dura poucas semanas. “Conforme o organismo restabelece o equilíbrio hormonal e a mulher se adapta à nova fase, ela desaparece”, complementa dr. Eliseu. Já a depressão pós-parto, por ser um quadro mais grave, requer tratamento com terapia, exames e medicamentos, que podem ser usados mesmo no período da amamentação (mas só um médico está autorizado a receitá-los). O apoio familiar também é muito importante para que a mulher consiga superar essa fase.

Talco e hidratante hora do sono e óleo puro Johnson’s baby

Creme calêndula Weleda baby

Toalhinhas umedecidas Pampers

Absorventes para seios lactantes York Sabonete suave Turma da Mônica Huggies

> 13 crianc˜a na area.indd 13

1/21/11 12:53:11 PM


ESPAÇO CONSCIENTE

POR LAÍS VANZELLA

Um ato de amor

O ano-novo chegou e com ele os projetos, pensamentos inovadores e aquela vontade de reciclar coisas esquecidas e doar o que pode ser útil para outras pessoas: roupas que não servem mais, brinquedos e livros da sua estante. Porém, fazer uma arrumação em sua biblioteca torna-se muito mais especial e proveitosa se você separar livros que realmente estão em bom estado de conservação e que contêm histórias interessantes. A maioria das bibliotecas e projetos de leitura recebe produtos em péssimo estado ou com assuntos que não despertam o interesse de ninguém, portanto são quase inúteis para os leitores. Normalmente, livros são caros, e a atitude de levar um exemplar aos locais que os recebem faz com que outras pessoas também possam usufruir da magia da leitura. Um ótimo exemplo de dedicação à educação e à leitura é a história do bibliófilo brasileiro, José Mindlin, que faleceu no ano passado e doou todo o seu acervo a uma nova biblioteca na Universidade de São Paulo – USP, campus do Butantã. Mindlin deixou para as futuras gerações a maior coleção de livros e documentos a respeito do Brasil. Colecionador de livros raros, o bibliófilo sempre quis dividi-los com milhares de pessoas, e o sonho de construir uma biblioteca teve apenas uma condição em seu acordo com a USP, que ela fosse aberta ao público. Condição aceita pela entidade, todos podem ter acesso a clássicos como “O Guarani”, no original, por exemplo. Seu pensamento resumia-se na seguinte frase: “A gente passa, os livros ficam”. Por aqui, as doações ainda acontecem de maneira

14

AD São rogar apo Paul ia o ia cau esta sa

muito tímida. Por isso, é importante que as crianças aprendam desde muito pequenas a passar adiante seus livros.

>

LER TAMBÉM FAZ BEM À SAÚDE

Uma iniciativa pioneira transformou locais antes sem uso definido nas lojas da Drogaria São Paulo em bibliotecas equipadas com livros, revistas e jornais. Os acervos variam de 300 a 1.500 exemplares. Ao todo, são 70 mil exemplares, número que cresce a cada ano com o investimento da empresa em novos títulos sugeridos pelos colaboradores e pelas doações contínuas. Além dos espaços fixos nas lojas, a Drogaria São Paulo mantém ainda uma biblioteca itinerante com cerca de 6 mil livros que percorre as unidades. Para quem está interessado em saber os locais que aceitam doações de livros, basta entrar no site da biblioteca pública da sua cidade, além das universidades brasileiras e outros projetos criados para arrecadar livros, como esse da Drogaria São Paulo. Uma das bibliotecas da Boa leitura! >>> Drogaria São Paulo

FOTOS: MARCEL MOOIJ / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>> Doar livros faz bem ao coração! Que tal começar agora?

<

Espac˜o consciente.indd 14

1/21/11 12:57:24 PM


anuncios.indd 8

1/21/11 12:14:46 PM


>>

Caindo na folia >>> Utilize as dicas para aproveitar o carnaval com muita diversão, sem descuidar da saúde

16

POR MIRELLA STIVANI

Essa época do ano é adorada pelos brasileiros que aproveitam para relaxar e curtir a festa. Para aguentar toda essa maratona, é preciso tomar alguns cuidados essenciais a fim de assegurar a saúde e o bem-estar. Veja a seguir o passo a passo para garantir dias de muita alegria, e bom divertimento! As altas temperaturas favorecem a desidratação. Por isso, beba muita água (no mínimo, 1,5 l por dia). Além de hidratar, ela lubrifica o organismo, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia. Também auxilia na regulação da temperatura do corpo humano e participa intensamente no processo de respiração. Na praia, por causa do Sol e do calor, o ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e dos sais minerais perdidos na transpiração. “Sempre vale a pena levar água, sucos, frutas,

FOTOS: YURI ARCURS / FOTOLIA E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

poSItIVo

<

positivo.indd 16

1/21/11 6:35:28 PM


lanches, chá verde, alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Além da economia, é possível garantir a procedência e higiene dos alimentos”, alerta a nutricionista do esporte, Camila Marcucci Gracia, do HCor – Hospital do Coração em São Paulo.

não planejada, casos de afogamentos, sexo desprotegido, entre outros. Por isso, todo cuidado é pouco. Caso tenha exagerado na dose, não dirija. >>>

Vai para a folia? Consuma frutas que são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Também é importante ingerir proteínas encontradas em carnes magras, ovo e feijão. Se você vai pular o carnaval, prefira roupas e calçados confortáveis. É indicado fazer um alongamento antes de se jogar na folia, para evitar possíveis lesões musculares. Antes de sair de casa, não se esqueça do protetor solar, mesmo se o tempo estiver nublado. A dermatologista, dra. Telma Alvarez, alerta para os riscos da exposição prolongada e inadequada da pele aos raios ultravioletas que vão desde queimaduras, bolhas, vermelhidão até as sardas, envelhecimento precoce, com o aumento de rugas, manchas e flacidez e, em casos mais graves, o câncer de pele. “Lembre-se de que quanto maior for o FPS, maior será a proteção contra os raios solares”, ressalta a especialista.

>

Faça sexo seguro. A utilização de preservativos é cada vez mais necessária, sobretudo com a disseminação da AIDS/HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis beleza e proteção

Creme depilatório Veet

Antitranspirante em creme Rexona Clinical

Previna-se contra as doenças de pele. O calor e a umidade favorecem a proliferação de bactérias e fungos. Evite ficar com roupas úmidas por muito tempo. Se for à praia ou piscina, não ande descalço. Não passou protetor e se queimou demais? Para diminuir a vermelhidão e a ardência, devem ser usados cremes com babosa, corticoides tópicos – em gel, loção ou creme – e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. “Estas últimas e também os hidratantes (de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar) ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água”, aconselha a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

Sundown fresh FPS 30

Sabonete líquido Intimus

Preservativos Olla

Faça sexo seguro. A utilização de preservativos é cada vez mais necessária, sobretudo com a disseminação da AIDS/HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, evita uma gravidez indesejada. Não exagere nas bebidas alcoólicas. O consumo abusivo aumenta a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, situações de violência, gravidez

Loção corporal auto-bronzeadora Summer Tone Dove

Preservativo Jontex

Gel lubrificante KY

> 17 positivo.indd 17

1/21/11 6:35:37 PM


>>

WOMANIZE-SE

PoR ADRiAnA RosA

ColABoRAção MARiA HelenA Bellini

O que essa baiana tem? >>> Linda, cheia de carisma e com uma voz hipnotizante, Alinne Rosa está à frente da Banda Cheiro de Amor e mostra a cada dia que veio para ficar

18

<

womanize.indd 18

1/21/11 8:00:30 PM


>> Com apenas 28 anos e quase sete à frente da Cheiro de Amor, Alinne oliveira santos, que há alguns anos inseriu o Rosa ao nome, é exemplo de que, com determinação, é possível chegar onde se deseja. nascida em itabuna, interior da Bahia, passou a infância vendo os bailes de carnaval de sua pequena cidade. Mas foi aos 16 anos que fugiu de casa para ir a salvador assistir ao verdadeiro carnaval brasileiro e, nesse dia, soube que era ali que queria morar e era aquilo que queria fazer. Decidida, resolveu participar de um concurso de beleza no qual o prêmio eram 500 reais e passagem de ida e volta para salvador. Alinne ganhou e só usou a passagem de ida. Como o início foi de muita ralação, a cantora deu canja em barzinhos, trabalhou em lojas e vendeu muito capeta (bebida típica da Bahia) para se sustentar. Com seu talento, chegar ao teste da Banda Cheiro de Amor foi questão de tempo. Depois de passar por outras bandas, aceitou participar do teste e está aí até hoje, encantando quem a ouve e a assiste.

ALINNE (DO CABELO) ROSA A cantora teve por muito tempo suas madeixas rosas como marca registrada. Mas quem pensa que essa transformação aconteceu depois de assumir o posto de líder da banda se engana: “Antes de entrar na Banda Cheiro, tive a ideia de pintar os cabelos de rosa. Já cheguei até a pintar com papel crepom. Quando comecei a fazer parte da banda, os meus cabelos acabaram virando marca registrada e foi divertido”, conta. Desde 2006, seus cabelos estão loiros, sua música mais madura e seu sucesso crescendo. Mesmo com tantos compromissos e com a chegada do carnaval, a simpática cantora arranjou um tempinho para bater um papo com a equipe da Ponto de Encontro. Confira:

fotos: DiVulGAção

Ponto de Encontro: Como aconteceu sua entrada na Banda Cheiro de Amor? Alinne Rosa: eu já cantava em alguns barzinhos em salvador junto com o André liberato (guitarrista da banda). Além de fazer parte da banda triometal, em uma das apresentações, o empresário Windson silva me convidou para um teste na Cheiro e aqui estou eu. P. E.: De que maneira cuida da voz e do corpo para manter-se no pique por tantas horas, em cima do trio? A. R.: Pratico exercícios diariamente e sempre procuro cuidar da alimentação com uma dieta rigorosa, sem doces etc. Além disso, procuro dormir bem e,

no período do carnaval, faço uma verdadeira maratona da saúde para manter o pique de até oito horas puxando um bloco. P. E.: Como estão os preparativos para o carnaval 2011? Já pode adiantar o que aguarda os fãs no circuito baiano, neste ano? A. R.: estamos preparando muitas novidades para os fãs, mas por enquanto tudo surpresa, para deixar a galera na expectativa. P. E.: O CD “Tudo mudou de cor”, de 2006, marca a mudança de Alinne Rosa não só do seu cabelo pink para loiro, mas também pela musicalidade mais madura. Conte um pouco a respeito dessas transformações tão significativas em sua carreira. A. R.: Ao longo dos anos na Banda Cheiro de Amor, pude amadurecer bastante musicalmente e pessoalmente também. Acho que todo artista precisa sempre disso, pois nunca paramos em um degrau. sempre estamos em processo de aprendizado e acho que é isso que acontece na minha carreira.

> 19 womanize.indd 19

1/21/11 8:00:34 PM


“Não existe segredo para a felicidade, o verdadeiro lance é ser feliz da nossa forma e sempre fazendo o bem” Alinne Rosa

P. E.: Qual a música do seu repertório que mais te emociona ao cantar e por quê? A. R.: Sem dúvida “Pense em mim” que faz parte de um momento do show em que entramos em uma sintonia total com o público. P. E.: Qual foi o momento mais marcante da sua carreira? A. R.: Nossa, são tantos, mas o meu primeiro carnaval na Banda Cheiro puxando um trio elétrico me marcou muito. Outro momento marcante foi o nosso DVD acústico. P. E.: Sua alegria é contagiante. Qual é a receita da felicidade e o segredo para estar sempre com o astral lá em cima? A. R.: Amo tudo que faço, sou uma pessoa bastante realizada. Procuro sempre estar de bom humor e com as pessoas que amo. Acho que não existe segredo para a felicidade, o verdadeiro lance é ser feliz da nossa forma e sempre fazendo o bem. P. E.: Como é a Alinne Rosa em casa, com a família? O que gosta de fazer em suas horas de lazer? A. R.: Sou uma pessoa caseira e adoro estar ao lado da minha família e com a minha mãe que sempre me mima. Curto muito ficar de bobeira na internet e ouvir uma boa música também. P. E.: Se pudesse escolher alguém para dividir o palco, quem seria? A. R.: Se estivesse vivo, adoraria dividir o palco com Renato Russo, sem dúvida um grande ícone e um ídolo.

P. E.: Qual é a mensagem que você deixa para os leitores da Ponto de Encontro? A. R.: Alô, galera da Ponto de Encontro, desejo a todos vocês um Ano-Novo cheio de realizações e cheio de amor sempre! Beijos, Alinne Rosa. >>>

20

foto: Divulgação

P. E.: Quais são os novos projetos profissionais e pessoais? A. R.: Graças a Deus, esse ano que passou foi um em que colhi ótimos frutos profissionais e me realizei pessoalmente também. Neste ano que se inicia, quero continuar seguindo com meus projetos junto da minha equipe.

<

womanize.indd 20

1/21/11 8:00:40 PM


anuncios.indd 9

1/21/11 12:11:18 PM


de frente p ara o espelho

Por Mirella Stivani

Tempo de renovação

>>

>>> Quer ter uma pele de princesa? Aposte na esfoliação

22

>

Quantidade cert

a

Justamente por ser um método que fricciona partes sensíveis do corpo, a esfoliação não deve ser feita diariamente. “No rosto, o ideal é uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nas áreas mais secas, como pés, joelhos e cotovelos, pode acontecer até três vezes por semana”, ensina dra. Fernanda. O momento mais indicado para fazê-lo é na hora do banho, já que o produto deve ser aplicado na pele úmida. Use uma esponja macia em movimentos circulares e delicados na região escolhida. Por último, não se esqueça de passar um bom hidratante para evitar irritação e coceira. >>>

Fotos: photoCD e Dmitry Ersler / fotolia e divulgação drogaria são paulo

A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde a 16% do nosso peso. Exerce diversas funções, como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio externo e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). Ter um rosto bonito é um passo importante para aumentar a autoestima. Dentre os cuidados necessários, está a esfoliação, um simples ato que nem sempre as pessoas se lembram de fazer. Segundo a especialista em Dermatologia pela Fundação Pele Saudável, Fernanda Montoril, “ela causa uma descamação da pele, ajuda a mantê-la limpa, acelera o processo de renovação celular natural e, desta maneira, facilita a absorção do hidratante e de outros ativos. É especialmente indicada para quem apresenta comedões (cravos), já que confere uma aparência mais bonita e saudável”. Também pode ajudar a clarear alguns tipos de manchas e ativar a circulação sanguínea e pode ser feita tanto no rosto quanto no restante do corpo. Para cada tipo de pele, existe um esfoliante ideal. “A oleosa necessita de um produto abrasivo, formulado em base cremosa e livre de óleo ou gel, não contendo agentes químicos irritantes. Na pele mista, também é indicado um agente abrasivo priorizando a zona T (testa, nariz e queixo); e na negra, por apresentar uma epiderme mais espessa, é melhor utilizar os que contenham grânulos de polietileno ou de sementes de frutas”, complementa dra. Fernanda.

<

De frente para o espelho.indd 22

1/21/11 12:55:14 PM


>

Para cada tipo de pele, existe um esfoliante ideal Cuidados com a pele

Esfoliante anticravos Clean&Clear

Esfoliante corporal Nivea

Creme biexfoliante Lipdiose Nutritive Vichy

Esponja facial suave Ponjita Nexcare

Bucha vegetal Ponjita Nexcare

> 23 De frente para o espelho.indd 23

1/21/11 12:55:23 PM


>>

POR LAÍS VANZELLA

Dança comigo? >>> A dança de salão envolve o corpo, a mente e o coração dos casais

24

FOTOS: MICROSOFT.OFFICE E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

VIDA SIMPLES

<

vida simples.indd 24

1/21/11 1:10:21 PM

>


Quem não se emocionou com o personagem de Richard Gere que muda completamente sua vida enquanto aprende a dançar com Jennifer Lopez no filme “Shall we dance” (com título em português “Dança comigo”), de 2004. O clássico “Dirty dancing”, de 1987, no qual Patrick Swayze interpreta um charmoso professor de dança que transforma uma simples viagem de férias da jovem Baby em uma história de amor, além de outros títulos que estamparam as telas do cinema, levaram milhares de pessoas às academias em busca de maneiras de balançar o esqueleto com charme e elegância. Afinal, qual é a magia presente na dança? A professora e sócia do Centro de Dança Jaime Aroxa, em São Paulo, Karina Sabah, que trabalha na área há mais de 20 anos, explica que ela mexe com o lado físico, o psicológico e o social. “Enquanto elabora passos de tango, bolero, salsa, samba, merengue ou qualquer outro ritmo, a pessoa queima muitas calorias, melhora a postura, o equilíbrio, a coordenação motora, o ritmo e o condicionamento físico”, explica. Karina enfatiza que a dança trabalha vários músculos ao mesmo tempo, e essa é uma das vantagens que ela tem sobre outros exercícios físicos. “E os benefícios não param por aí, o trabalho de dançar junto, em par, traz harmonia, cumplicidade e estimula ainda mais companheirismo entre o casal”, revela.

dança é muito particular”, esclarece Nayara. Ela explica que, para quem possui mais afinidade com a música, a resposta tende a ser mais rápida, pois a melodia gera uma infinidade de sensações no cérebro ligadas à memória. “Portanto, enquanto o casal dança, os sentimentos e lembranças dos dois afloram a todo o momento, o contato olho no olho embalado pelo ritmo da música é o segredo para esse momento tão especial”, define. Conhecer pessoas novas e fazer amigos também complementam essa atividade. Karina conta que muitos casais, quando começam a fazer aulas, passam a frequentar os bailes organizados pelas academias e casas noturnas da cidade, o que permite que o casal dance a noite toda. A maioria das escolas de dança de salão possui cursos em todos os níveis (iniciante, intermediário e avançado) e, dessa maneira, o aluno pode escolher em qual ritmo entrar: samba, bolero, zouk, rock, tango, salsa, forró ou samba rock. Então, é só preparar o seu par de sapatos e dar o primeiro passo porque esse desafio vale a pena! >>>

PARA TER PÉS DE PRINCESA

CORPO E MENTE SAUDÁVEIS No lado psicológico, trabalha a autoestima, melhora o estresse, a timidez e pode evitar a depressão. Segundo a psicóloga Nayara Gallati, é muito mais que um simples exercício físico que por si só já libera endorfina no cérebro e gera sensação de prazer. “A dança faz com que a pessoa amplie sua consciência corporal, o que é fundamental para um bom relacionamento a dois”, diz. O dançarino aprende pouco a pouco a conhecer seu corpo e seus limites e, quando atinge um estágio mais avançado, se torna mais seguro, pois conhece seus potenciais e, por isso, dança mais livremente. “A reação no organismo da pessoa que

>>

Meia 3/4 sem ponteira média compressão Kendall

Apoio plantar Dr. Scholl’s Palmilhas Comfort com massaging gel Dr. Scholl’s

“A dança faz com que a pessoa amplie sua consciência corporal, o que é fundamental para um bom relacionamento a dois” NAYARA GALLATI

vida simples.indd 25

Creme reparador Silka

Loção corporal Doutorzinho Arnica

Sachets escalda-pés Granado

> 25 1/21/11 1:10:28 PM


NUTRE + AÇÃO

Promotores de saúde >>> Saiba tudo sobre como ter uma alimentação ainda mais saudável para uma vida feliz A função dos alimentos é nutrir o corpo, porém, aqueles chamados funcionais também colaboram para melhorar o metabolismo. Segundo a supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital São Cristóvão Saúde, Fátima Corradini, eles recebem essa denominação por oferecerem vários benefícios, além do valor nutritivo inerente à sua composição química e por desempenharem ações favoráveis na redução do risco de doenças. “Estão diretamente ligados a uma alimentação saudável. Importante salientar que esse fator associado à prática de atividade física potencializa

26

os efeitos benéficos de suas substâncias, demonstrando proteção contra doenças, como: hipertensão arterial, diabetes Mellitus, câncer, osteoporose e coronariopatias”, explica Fátima. A nutróloga e endocrinologista, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, Ellen Simone Paiva, afirma que uma alimentação saudável, por si só, já é o mais importante fator de prevenção de doenças. “Comer menos açúcar evita diabetes, comer menos sal previne a hipertensão arterial e comer menos gordura saturada e hidrogenada evita as doenças

FOTOS: UNPICT / FOTOLIA, ZSUZSANNA KILIAN E ANANDIN / STOCK.XCHNG E DIVULGAÇÃO DROGARIA SÃO PAULO

>>

POR MARISA ABEL

<

nutre+ac˜a˜o.indd 26

1/21/11 1:01:48 PM


cardiovasculares em geral e o infarto em particular. Nesse contexto, os alimentos funcionais podem mesmo ajudar na prevenção de doenças crônicas, sempre associados a uma alimentação saudável”, ressalta. Ela conta que, nos últimos dez anos, eles ganharam força e status de remédios. Saíram da natureza, em que inicialmente foram descobertos, e ganharam as prateleiras dos supermercados e farmácias. Em meio a essa profusão de compostos potencialmente benéficos à nossa saúde, as ciências médicas e nutricionais ainda tentam entender tais propriedades e procuram comprovar se elas realmente existem. Na lista de alimentos funcionais, Ellen sinaliza os mais conhecidos: “A soja, os iogurtes, o chá verde, a linhaça, o tomate, as frutas vermelhas, as gorduras presentes nos azeites, óleos vegetais, castanhas e peixes, as fibras, o alho e a cebola. Por incrível que possa parecer, até o chocolate ganhou sua versão funcional nas barrinhas amargas”. Outra questão que Ellen aborda é sobre o que há de especial nos chás e nos vinhos tintos: “Estamos falando dos polifenóis, um componente presente em alguns tipos de chás, vinhos tintos, sucos de uvas, frutas vermelhas – principalmente em suas cascas – chocolate amargo, alho e cebola. Com tamanha diversidade de alimentos, eles vêm chamando atenção para a possibilidade de melhorar os fatores de risco cardiovascular. Os chás apresentam concentrações diferentes de polifenóis, de acordo com o solo onde foram cultivados e com o seu processamento”, afirma. Já a nutricionista e personal diet, Karina Negrão Altieri, revela que “os alimentos funcionais atuam para melhorar o metabolismo, de maneira a interferir em sinalizações celulares e moleculares, melhorando a resposta do organismo em relação à determinada doença ou ainda prevenindo o desenvolvimento de outras”. Os principais mecanismos de ação e os respectivos efeitos benéficos dos diversos alimentos funcionais são: atividades antioxidantes e proteção de órgãos vitais, modulação de enzimas de detoxificação de xenobióticos (compostos tóxicos), diminuição da agregação plaquetária e do risco de trombose e aterosclerose, alterações no metabolismo do colesterol e diminuição do risco de aterosclerose, efeitos anticancerígenos, imunomoduladores e agentes

anti-inflamatórios, efeitos antimicrobiológicos e antivirais, efeitos anti-hipertensivos, controle nas concentrações de hormônios esteroides e do metabolismo endócrino, esse conceito alia a nutrição como um fator importante à saúde. Karina reforça que, para se obter um efeito positivo, devemos ter uma dieta equilibrada e ajustada às necessidades energéticas individuais. A proteção de fatores externos, como o Sol, fumo, álcool, poluição, stress e uma alimentação inadequada, deve ser observada. É muito importante sempre consultar um especialista e fazer uma avaliação nutricional, para analisar as necessidades individuais de cada um.

>>

Confira uma receita de suco funcional indicada pela nutricionista Karina Negrão Altieri

• • • • •

INGREDIENTES 1 copo (200 ml) de suco de laranja 4 folhas de couve manteiga ½ cenoura média crua ¼ mamão papaia ¼ maçã

MODO DE PREPARO • Bater tudo no liquidificador e servir em seguida.

PROPRIEDADES Fornece clorofila, ácido fólico e piridoxina (vitamina B6). Importante para a oxigenação das células, transmissão dos impulsos nervosos e contrações musculares. Contém potássio, vitamina C e bioflavonoides, que melhoram a circulação sanguínea. >>>

>

ENERGIA GARANTIDA Óleo de linhaça Stem

Óleo de alho desodorizado Catarinense Spa

Ômega 3 Catarinense Spa

> 27 nutre+ac˜a˜o.indd 27

1/21/11 1:01:54 PM


>>

VIDA SIMPLES

POR MARIA HELENA BELLINI

Pontos sensíveis

>>> A ocorrência da fibromialgia independe de idade ou nível socioeconômico e cultural, sendo de cinco a nove vezes mais frequente em mulheres. Saiba mais a respeito desse tema que afeta pessoas no mundo todo

28

menos três meses; sono inquieto, superficial e não reparador; cansaço e falta de energia; formigamento, dormência principalmente nas mãos e pés; depressão e ansiedade crônica; cefaleia e rigidez muscular. Algumas atividades pioram seus sintomas, como digitar, permanecer sentado ou caminhar por muito tempo, estresse, levantamento de peso, realização de movimentos repetitivos e manutenção de qualquer posição por tempo prolongado.

ESTRESSE X QUALIDADE DE VIDA Para o anestesiologista com atuação em dor pela Associação Médica Brasileira (AMB) e membro da Equipe de Tratamento da Dor do Hospital Israelita Albert Einstein São Paulo, dr. Francisco Carlos Obata Cordon, o estresse pode desempenhar papel relevante na perpetuação dos sintomas da fibromialgia. Muitas pessoas relatam que os primeiros sintomas tiveram início após períodos difíceis. Outra queixa comum é a falta de credibilidade por parte de amigos, familiares e profissionais da saúde, de suas queixas, muitas vezes subjetivas, com resultado dos exames complementares normais, além da recorrência dos sintomas e melhora não significativa com as terapias empregadas. “Por se tratar de uma doença sem fator causal definido, o tratamento é baseado no controle dos sintomas com o uso de medicamentos, como antidepressivos, analgésicos, relaxantes musculares e atividade física”, relata o médico. A terapia psicológica é bem-vinda e torna-se coadjuvante ao tratamento. “A atenção aos problemas afetivos e transtornos de humor devem ser tratados

FOTO: STÉPHANE LEROY / FOTOLIA

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor crônica afeta 30% da população do mundo. Somente nos Estados Unidos, são investidos US$ 150 bilhões/ano em tratamentos. Esses valores tão altos são resultado de horas de trabalho perdidas e do custo dos medicamentos utilizados. Os dados são alarmantes e fizeram com que as autoridades de saúde daquele país considerassem esta como sendo a década da dor. Dentre os tipos de dor crônica que acometem milhares de pessoas está a fibromialgia. Segundo a anestesiologista com atuação em dor pela Associação Médica Brasileira (AMB), coordenadora da Equipe de Tratamento da Dor do Hospital Israelita Albert Einstein São Paulo e diretora da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), dra. Fabiola Peixoto Minson, essa doença não inflamatória e crônica é caracterizada por dores difusas, fraqueza muscular, cansaço e dor em pontos específicos quando pressionados (tender points). “Predomina, sobretudo, em mulheres entre 20 e 50 anos de idade. Não tem cura, todavia, pode ser controlada para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida”, revela a especialista. Ela explica que, quando o número de pontos dolorosos é inferior a 11, mas existem outros sinais e sintomas, o diagnóstico de fibromialgia também pode ser realizado. “Muitos doentes apresentam, ainda, ansiedade, depressão, nervosismo, síndrome do cólon irritável, infecções urinárias de repetição, irregularidades no fluxo menstrual, sensibilidade ao frio, déficits de memória e concentração e câimbras nas pernas”, ressalta. Os principais sinais e sintomas característicos da fibromialgia são: dor generalizada pelo corpo, por pelo

<

vida simples.indd 28

1/21/11 1:11:43 PM


>>

e valorizados. Acreditamos que o tratamento multiprofissional deve ser encorajado e amplamente divulgado”, diz. Para ter boa qualidade de vida, é fundamental evitar contaminar-se com o estresse cotidiano, valorizar as atividades de lazer e ter momentos reservados ao descanso. “Além disso, atividade física regular e bom condicionamento físico, além de prevenir doenças degenerativas, melhoram grande parte das doenças dolorosas relacionadas ao aparelho locomotor”, finaliza dra. Fabiola.

>>

“Um dos grandes benefícios da atividade física para esses pacientes é o estímulo à produção de endorfinas, que aumenta a sensação de bem-estar” DR. SÉRGIO BONTEMPI LANZOTTI

MEXA-SE A terapia medicamentosa, além de massagens, são fundamentais no processo de reabilitação do fibromiálgico, pois ajudam a diminuir as frequentes queixas de fadiga generalizada, referida como sensação de falta de energia, presentes em 85% dos casos. Outro fator de destaque é a manutenção de um programa de atividade física moderada e com acompanhamento apropriado que, segundo alguns estudos, pode reduzir dores musculares e melhorar os movimentos dos pacientes que sofrem com a fibromialgia. A seguir, o reumatologista, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), dr. Sérgio Bontempi Lanzotti, apresenta os motivos pelos quais os exercícios físicos são extremamente recomendados para as pessoas que sofrem desse mal. Tão importante quanto a medicação apropriada, mexer o corpo deve, obrigatoriamente, fazer parte do tratamento. Dor, rigidez, fadiga e o medo de piorar podem fazer com que o paciente reaja contra o exercício. No entanto, ele é extremamente importante e saudável. Um dos grandes benefícios da atividade física para esses pacientes é o estímulo à produção de endorfinas, que aumenta a sensação de bem-estar. Elas também funcionam como analgésico e proporcionam alívio da dor no organismo. A sua produção é fator importante para essas pessoas, pois apresentam propensão a desenvolver quadros de depressão e ansiedade. Toda atividade física realizada por fibromiálgicos deve ter o objetivo de relaxamento muscular. Dessa maneira, alongamento e exercícios feitos dentro da água são os mais apropriados. >>>

> 29 vida simples.indd 29

1/21/11 1:11:45 PM


POSITIVO

A correria do dia a dia envolve as pessoas de tal maneira que, cada vez menos, têm tempo de preparar uma refeição balanceada e com temperos na medida certa. Nesse turbilhão, o fast-food ou mesmo a comida congelada e comprada pronta se tornam o prato da vez ou de muitas vezes. O resultado desse consumo exagerado de gorduras saturadas, sal e proteínas pode levar ao desenvolvimento de cálculos nos rins e na vesícula. Segundo a gastroenterologista, dra. Daniele B. Pereira Teixeira, a formação de cálculos é um processo biológico complexo, ainda pouco conhecido, apesar dos consideráveis estudos já realizados. “Pode-se dizer que mudanças nos hábitos alimentares, promovidas pela inclusão de produtos industrializados na dieta, tenham aumentado a sua formação”, explica. Todo o indivíduo com propensão a desenvolvê-los tem envolvimento com um ou mais fatores, como hereditariedade, idade, sexo, cor da pele, ambiente ou hábitos alimentares.

30

Herança da vida moderna >>> A industrialização trouxe conforto e economia para os lares, mas também alimentos ricos em sódio e gordura que prejudicam a saúde

>

AI, QUE DOR!

A litíase, cálculo ou pedra no rim, como se usa dizer, é uma desordem causada por uma estrutura cristalina que cresce nas várias partes do trato urinário e é a terceira afecção mais frequente nesta região. Um sintoma que faz a pessoa padecer (e muito) é a cólica renal. Normalmente caracterizada por dor de início abrupto, localizada na região lombar, de forte intensidade, que se irradia para abdômen, escroto ou grandes lábios da vulva. A dor é acompanhada de náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica e distensão abdominal. Também pode apresentar sangue na urina. Quem já passou por isso não se esquece. Juliana Pereira da Silva sabe bem do que se trata. Aos sete anos, teve de ser submetida a uma cirurgia para retirada de cálculos em um dos rins e, mesmo assim, aos 20 anos, não escapou da litotripsia (um método não invasivo que utiliza diversos tipos de energia para quebrar um cálculo em partículas pequenas o suficiente para serem

FOTOS: DANIEL HEYWOOD / FOTOLIA E MICROSOFT.OFFICE

>>

POR MARIA HELENA BELLINI

<

positivo.indd 30

1/21/11 1:03:53 PM


carregadas pela urina ou removidas). “Senti tanta dor que cheguei a desmaiar, por isso tive de passar por um novo procedimento”, relembra. A médica explica que as pessoas que já tiveram um cálculo urinário têm chance de 50% de desenvolver um novo nos próximos 5 ou 10 anos. Alguns sortudos não apresentam sintomas e cerca de 80% eliminam a pedra espontaneamente, junto com a urina. Os 20% restantes necessitarão de alguma forma de tratamento. “A investigação clínica, na fase aguda, inclui além do exame comum de urina, um RX simples e uma ecografia abdominal”, ressalta dra. Daniele.

“Durante o tratamento, beber três litros de água por dia é importante para aumentar a diurese e favorecer a eliminação do cálculo”

>

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

O fator principal para sua prevenção é a ingestão de líquido. “Durante o tratamento, beber três litros de água por dia é importante para aumentar a diurese e favorecer a eliminação do cálculo”, ressalta dra. Daniele. A pessoa deve adquirir o hábito de ingerir mais líquidos, para manter a urina diluída e diminuir a possibilidade de nova formação ou o crescimento de outro já existente.

>

>>

DRA. DANIELE B. PEREIRA TEIXEIRA

Ela conta que o fim do verão marca o pico de ocorrência de cálculos urinários, causado pelo aumento da perda líquida pela transpiração. Já a participação de hábitos alimentares na sua formação possui aspectos controversos. “Aceita-se que a dieta rica em proteínas e sal influencia na formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio e ácido úrico. Portanto, alimentos, como espinafre, beterraba, amendoim, nozes, chocolate, chás escuros e café, devem ser evitados”, diz.

TAL E QUAL

Outro órgão do corpo que pode ser acometido por cálculos é a vesícula. Conhecida por colelitíase, é a doença gastrointestinal mais comum e estima-se que acometa aproximadamente 15% da população. Entre os fatores de risco estão genética, idade, sexo feminino, anticoncepcionais e estrógenos, várias gestações, obesidade, nutrição endovenosa prolongada e morte de hemácias crônica. Um dos sintomas é uma dor abdominal recorrente, muitas vezes associada a náuseas e vômitos. Iniciase de forma súbita, e pode estar relacionada à ingestão de dieta rica em gorduras. Porém, a associação da dor com alimentação ocorre em apenas 50% dos casos. “Muitos pacientes apresentam quadros inespecíficos, como queimação no estômago, intolerância à gordura, má digestão e gazes”, esclarece dra. Daniele e complementa, “e o exame de escolha é o ultrassom abdominal para confirmar as suspeitas”. A retirada da vesícula biliar (colecistectomia) é o tratamento mais indicado. “Mas os pacientes que não podem realizar a cirurgia são tratados clinicamente de forma expectante, por meio do uso de medicação sintomática, oferta de dieta leve e pobre em gordura e utilização de ácido ursodesoxicólico (medicação que dissolve cálculos de colesterol)”, finaliza a médica. >>>

> 31 positivo.indd 31

1/21/11 1:03:55 PM


VELHOS COSTUMES, NOVAS IDEIAS

POR LAÍS VANZELLA

Ô Abre Alas

>>

que eu quero passar >>> Conheça a origem das marchinhas brasileiras que fazem sucesso até os dias atuais

Esse estilo musical descende diretamente das mar- Braguinha, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. A chas populares portuguesas, e partilha com elas o primeira música feita exclusivamente para o carnaval compasso binário, embora mais acelerado, com me- foi “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, em 1899, lodias simples e vivas, e letras repletas de duplo sen- composta para o cordão carnavalesco Rosas de Outido. A maioria dos costumes carnavalescos data de ro. Por três anos consecutivos, foi tocada incansavel1641, o ritmo e a melodia ainda não eram definidos, mente nos bailes e é lembrada até hoje. mas as pessoas saiam às ruas fazendo brincadeiras As marchinhas continuam tradicionais, principalmente grosseiras, como jogar baldes de água suja na cabe- em cidades como Recife e Olinda, que fazem a alegria ça dos outros: eram os Entrudos. Essa festa chegou dos que estão em busca do carnaval tradicional de rua. ao Brasil por volta do século 17 e foi influenciada por Atualmente, nos grandes centros, como Rio de Janeiro eventos que aconteciam na Europa. Em países como e São Paulo, o samba-enredo se tornou dominante e, na Itália e França, ocorria em forma de desfiles em que as Bahia, o axé reina absoluto. pessoas usavam máscaras e fantasias. Personagens, como a colombina, o pierrô e o Rei Momo, já tão incorUMA SINGELA HOMENAGEM porados ao carnaval brasileiro, vieram da Europa. No fim do século 19, surgem os blocos, os cordões O filme mais recente de Arnaldo Jabor, “A suprema e os corsos. As pessoas decoravam seus carros e, felicidade”, de 2010, apresenta cenas típicas dos foliões em grupos, desfilavam fantasiadas pelas ruas das ci- no Rio de Janeiro nos anos 1940, dançando e cantando dades. Está aí a origem dos carros alegóricos, tão pre- alegremente ao som das marchinhas e do samba. sentes nas escolas de samba atuais. Um momento de homenagem para quem viveu na Paralelamente, surgia outro ritmo: a marcha-ran- época dos antigos carnavais e também para mostrar cho, que era uma manifestação popular religiosa, um aos jovens a aura de poesia ingênua que envolvia esdesfile no Dia de Reis. A mistura desses dois ritmos sa festa tão tradicional em nosso País. >>> com as músicas portuguesas deu origem às primeiras marchinhas brasileiras. Daí por diante, receberam influência das bandas de jazz com a adição de vários instrumentos, como o saxofone e o trombone, tornando o ritmo, que primeiramente era lento e feito para ser marchado, mais rápido e dançante. Seu local de origem é o Rio de Janeiro e compositores como Chiquinha Gonzaga, Eduardo Souto e Freire Júnior foram os primeiros a escrever letras para elas e atingiram o apogeu com intérpretes, como Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam composições de João de Barro, o Bloco de rua de Olinda, Recife, PE

32

FOTO: ANTÔNIO CRUZ/ABR / AGÊNCIA BRASIL / WIKIMEDIA COMMONS

>

<

Velhos Costumes.indd 32

1/21/11 1:08:22 PM


anuncios.indd 2

1/21/11 12:28:27 PM


>

curt as e quentes

Cyndi Lauper n o Brasi l

Famosa nos anos 1980 pelos hits “Girs just wanna have fun”, “Time after time” e “True colors”, Cyndi Lauper está por aqui para shows em seis capitais brasileiras. Cyndi lançou um álbum com regravações de grandes sucessos em versão blues, Memphis Blues, e o apresenta ao seu público. Informações: www. viafunchal.com.br

livro

N ada mais que a verdade Em edição revista e atualizada, o livro “Nada mais que a verdade – A extraordinária história do jornal Notícias Populares”, dos jornalistas Celso de Campos Jr., Giancarlo Lepiani, Denis Moreira e Maik Rene Lima, resgata os detalhes da rica história desse jornal, lembrando fatos importantes e pitorescos desde a sua fundação até a circulação da última edição. Traz ainda 50 reproduções das primeiras páginas do jornal. Summus Editorial

34

livro

Os viventes

O escritor Carlos Nejar relança esse livro que foi publicado pela primeira vez em 1979. Elogiado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, nesses poemas, Nejar produz uma obra única no panorama da poesia contemporânea brasileira, pela multiplicidade de vozes que apresenta, construindo a um só tempo um mosaico amplo, diverso e coeso. Editora LeYa Brasil

dvd

S imp lesmente Comp licad o

Jane Adler (Meryl Streep) é mãe de três filhos, e mantém uma relação amigável com Jake (Alec Baldwin), seu ex-marido, de quem se separou há dez anos. Quando decide remodelar sua casa, ela contrata o arquiteto Adam (Steve Martin), com quem acaba se envolvendo emocionalmente. Enquanto isso, passa a manter um relacionamento amoroso em segredo com seu ex, pois Jake é agora casado com Agness (Lake Bell). Universal Pictures

Fotos: divulgação das assessorias

show

<

curtas e quentes.indd 34

1/21/11 12:54:22 PM


livro

M em oráve l – O que ac ontecia enquant eu nascia

o

O livro, do médico Flavio Orsini Filho, conta de maneira personalizada todos os registros desde o primeiro dia de vida do bebê, o que acontecia naquele momento: as músicas de sucesso, o best-seller, os filmes em cartaz, os programas de maior audiência na TV, o campeão de futebol, os ídolos. Enfim, um livro inusitado. Informações: www.memoravel.com.br

>

dvd

M eu ma lvad o f av orit o Gru (Steve Carell) é o maior vilão do momento, mas tem seu posto abalado pelo novato Vetor (Jason Segel). Para recuperar o topo, ele planeja roubar a Lua, auxiliado pelas criaturas Minion. Nesse meio tempo, três meninas órfãs entram em sua vida e ele se torna pai. Diante disso, Gru fica dividido entre roubar a Lua e abandonar as pequenas ou ficar com elas e desistir dos seus planos. Universal Pictures

cinema

M inhas M ães e M eu Pai

As lésbicas Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) têm um casamento estável, mas a relação é virada de cabeça para baixo quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas, evidentemente, ficam cada vez mais complicadas quando Jules se envolve com Paul.

> 35 curtas e quentes.indd 35

1/21/11 12:54:25 PM


>>

Arroz com Frutos do Mar ao Perfume de Coco

>

INGREDIENTES • 3 xícaras de arroz cozido • 1 lata de tomate pelado picado com seu suco • 500 g de camarão descascado e limpo • 300 g de anéis de lula • 300 g de filé de peixe cozido no vapor • 1 cebola grande cortada em cubinhos minúsculos • 1 colher (café) de açafrão • 1 colher (café) de páprica

36

• 2 dentes de alho amassados • 1/4 de xícara de óleo de coco extra-virgem para refogar • 4 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem para finalizar • 1 litro de caldo de camarão (cascas cozidas em água com cebola)

o fogo e refogue bem o tomate (sem o suco). Adicione a páprica e o açafrão e continue refogando. Acrescente o suco de tomate e deixe reduzir. Junte o camarão, a lula e o peixe (em cubos) e refogue um pouco. Adicione o caldo de camarão e deixe levanPREPARO tar fervura. • Refogue a cebola e ¼ de xíca- • Coloque o arroz, mexa bem e cora de óleo de coco, em fogo baizinhe rapidamente em fogo branxo, até ficar bem murcha. Junte do. Adicione as 4 colheres de o alho e deixe dourar. Aumente óleo de coco e sirva.

>

RECEITA CRIADA PELA CONSULTORA EM GASTRONOMIA, ELIS CAVALCANTE, E GENTILMENTE CEDIDA PELA COPRACOCO

ÁGUA NA BOCA

<

a˜gua na boca.indd 36

1/21/11 12:07:16 PM


anuncios.indd 10

1/21/11 12:10:15 PM


>>

UMA CANÇÃO Em cada canção que ouço Me faz lembrar seu jeito de ser Seu jeito menina, carinhosa Seu jeito menina, toda dengosa. Sua voz ecoa aos meus ouvidos Me dando harmonia na dança da vida. Seus gestos harmônicos Regem a minha orquestra de olhares. Meu pensamento por você Vai da mais simples nota Até a mais sofisticada.

No fim de tudo, a última valsa Induzida de olhares serenos Que se finda na mais bela dança de beijar.

>>

ANDRÉ PEREIRA LEITOR PONTO DE ENCONTRO SÃO PAULO – SP

SE EU FOSSE Se eu fosse para você um céu, Você seria a minha linda lua, Viveríamos uma eterna lua de mel, Você em minha vida, e eu na sua. Se eu fosse um imenso oceano, Você seria minha onda de arrebentação, A felicidade viveria em nós navegando, Tendo ao mastro a bandeira da paixão. Se eu fosse um jardim bem cuidado, Você seria minha flor preferida, Nós viveríamos assim entrelaçados, no “amor perfeito” desta vida.

AMIGO VENTO Vento Vento que sopra deslocando o ar, levando pra longe folhas secas, folhas mortas. Vento Vento que sopra levantando a saia da moça a passar. Vento Vento que sopra levantando a pipa do garoto a brincar. Vento Vento que sopra leva pra longe toda a amargura que aqui possa estar. Vento Vento que sopra carrega a desventura que assola este lar. Vento Vento que sopra Vento que passa Pra nunca mais voltar.

>>

HERÓI VERDADEIRO A força de um homem não é vista na largura de seus ombros, mas na largura de braços que consegue rodear. Não é reconhecida no tom grave, mas está nas palavras delicadas que sussurra. Não é medida por quantos amigos ele tem, mas no quanto é um bom amigo de quem conta com isso. A força de um homem não está no cabelo em seu peito, mas no coração que se encontra dentro de seu peito. Não está em quantas mulheres amou, mas se ele pode verdadeiramente amar uma mulher no presente. Não está em como duramente bate, mas em como amorosamente ele toca. A força de um homem não está no peso que pode levantar, mas na carga que pode compreender e superar. É por tudo isto que você é tão perfeito e certo para mim: Um verdadeiro homem!!! Te amo tanto! VITÓRIA MOREAU LEITORA PONTO DE ENCONTRO SÃO PAULO – SP

YOLANDA RABELO CHACON LEITORA PONTO DE ENCONTRO LORENA – SP

FOTOS: STOCK.XCHNG

>>

FINAL FELIZ

JEREMIAS TAVARES LEITOR PONTO DE ENCONTRO (POR E-MAIL)

Escreva para: pontodeencontro@profashional.com ou Av. Jandira, 843 – Moema – São Paulo – SP – CEP 04080-005.

38

<

final feliz.indd 38

1/21/11 12:59:00 PM


anuncios.indd 5

1/21/11 12:23:19 PM


anuncios.indd 7

1/21/11 12:15:35 PM

Revista Ponto de Encontro - Edição 30  

Destinada a toda a família, a revista tem seções em que são inseridos assuntos de interesse geral e para todas as idades. Beleza, saúde, cr...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you