Revista Extensão V.4 N1

Page 79

79 preconizada pela legislação ou há baixa freqüência de consumo desses alimentos. A exceção seria o pão francês, que foi referido o consumo diário pela maioria das gestantes, semelhante ao encontrado em outros estudos, nos quais 85 a 90% das gestantes também referiram consumir esse alimento diariamente e cerca de 10% referiram consumi-lo semanalmente17,22. A grande maioria dos estudos publicados no Brasil demonstra que o consumo de ferro e ácido fólico, sem considerar o adicional da fortificação das farinhas, não alcançou a recomendação diária, justificando o programa de fortificação e suplementação de ferro. Contudo, outros estudos já demonstram

que mesmo considerando a

suplementação de 4,2 mg de ferro e 150 µg de folato para cada 100g de farinha de trigo e de milho produzidas para o consumo, segundo a legislação, mesmo assim não atingiria a recomendação para gestantes, podendo alcançar valores de recomendação para grupos de mulheres adultas18,21.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Pode-se concluir através deste estudo que o consumo de ferro e ácido fólico, assim como outros micronutrientes como cálcio e vitamina C, que possuem a demanda aumentada na gestação, são insuficientes através da alimentação, atentando-se para a necessidade de estratégias combinadas de intervenção como fortificação de alimentos, suplementação medicamentosa e educação nutricional, ressaltando que nenhuma das estratégias isolada, parece suficiente na resolução desse problema de saúde. Ressalta-se ainda a importância de se realizar orientações alimentares na assistência às gestantes, a fim de prevenir as deficiências nutricionais, em especial a de ferro, de forma a minimizar os riscos delas decorrentes. Compete ao nutricionista orientar sobre fontes alimentares de ferro e formas de potencializar seu aproveitamento, como o consumo concomitante de alimentos que favoreçam sua absorção, a exemplo das frutas cítricas, além de esclarecer sobre os malefícios da anemia e a importância e necessidade da suplementação medicamentosa de ferro durante a gestação. Tais orientações nutricionais devem ser minuciosamente conduzidas, tanto em nível individual, juntamente com um plano alimentar adequado, quanto em nível coletivo, em forma de estratégias de educação nutricional para essa população e sensibilização dos profissionais de saúde que atuam diretamente em programas de suplementação e nas estratégias de saúde em geral.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.