Plurale em Revista - Edição 46

Page 60

Frases O jornalista e escritor Eduardo Galeano, falecido recentemente, deixou obra relevante que marcará toda uma geração. O mais famoso livro – “As veias abertas da América Latina” – foi dado como presente pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 5ª Cúpula das Américas, em 2009. No dia seguinte, já era o segundo livro mais comprado no site Amazon. Confira algumas das frases e trechos de livros marcantes de Galeano. 60

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.

Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar.

“A

utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.

O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa.

PLURALE EM REVISTA | Março / Abril 2015

Assovia o vento dentro de mim. Estou despido. Dono de nada, dono de ninguém, nem mesmo dono de minhas certezas, sou minha cara contra o vento, a contra vento, e sou o vento que bate em minha cara.” (Em O livro dos abraços. )

O sistema internacional de poder fez com que a riqueza continue se alimentando da pobreza alheia. Sim, as veias da América Latina continuam abertas.” (Em entrevista para Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Plurale em Revista - Edição 46 by Prod - Issuu