Frases O jornalista e escritor Eduardo Galeano, falecido recentemente, deixou obra relevante que marcará toda uma geração. O mais famoso livro – “As veias abertas da América Latina” – foi dado como presente pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 5ª Cúpula das Américas, em 2009. No dia seguinte, já era o segundo livro mais comprado no site Amazon. Confira algumas das frases e trechos de livros marcantes de Galeano. 60
“
“
Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.
Quando as palavras não são tão dignas quanto o silêncio, é melhor calar e esperar.
“A
“
”
utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.
”
“
O corpo não é uma máquina como nos diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa.
PLURALE EM REVISTA | Março / Abril 2015
”
”
Assovia o vento dentro de mim. Estou despido. Dono de nada, dono de ninguém, nem mesmo dono de minhas certezas, sou minha cara contra o vento, a contra vento, e sou o vento que bate em minha cara.” (Em O livro dos abraços. )
“
O sistema internacional de poder fez com que a riqueza continue se alimentando da pobreza alheia. Sim, as veias da América Latina continuam abertas.” (Em entrevista para Clóvis Rossi, da Folha de S. Paulo)