ABEP - Pontos turísticos

Page 1


MANGAL DAS GARÇAS Passagem Carneiro da Rocha, Cidade Velha, Fone (0xx)91 3242-5052 www.mangalpa.com.br

O Parque Naturalístico Mangal das Garças foi criado pelo Governo do Pará em 2005 e é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá, nas franjas do centro histórico de Belém. O que antes era uma área alagada com extenso aningal transformou-se em mais um belo recanto de Belém. A transformação foi cuidadosa. O pré-requisito era o aproveitamento máximo das condições paisagísticas da área. A idéia, representar as diferentes macrorregiões florísticas do Pará: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos, com sua fauna. Com lagos, aves, vegetação típica, equipamentos de lazer, restaurante, vistas espetaculares da cidade e do rio, o Mangal das


Inaugurada em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas é um dos espaços que mais refletem a região amazônica. Referência nacional, o complexo turístico e cultural congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. O Armazém 1 foi batizado de Boulevard das Artes. O Armazém 2 passou a ser o Boulevard da Gastronomia. E o Armazém 3 é conhecido como Boulevard das Feiras e Exposições. O complexo possui, ainda, o Teatro Maria Silvia Nunes e o anfiteatro do Forte de São Pedro

ESTAÇÃO DAS DOCAS Boulevard Castilhos França, s/n - Campina, Fone (0xx)91 3212-5525 www.estacaodasdocas.com.br


Catedral da Sé

COMPLEXO FELIZ

LUSITÂNIA

Feliz Lusitânia é a denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial da cidade. Atualmente é um complexo turístico situado no centro histórico e região mais antiga do município de Belém, o bairro da Cidade Velha.

Casa das Onze Janelas O prédio que deu lugar à Casa das Onze Janelas foi projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII. Nela, podemos apreciar um grande acervo de arte contemporânea, importante referencial para as regiões Norte e Nordeste. Na Sala de Ensaios Visuais, acontecem as exposições de curta duração, com base em pesquisas ou em propostas que possam provocar discussões e reflexões sobre a arte do século XXI.

Forte do Presépio Além de oferecer uma vista privilegiada para a baía do Guajará, abriga o Museu do Encontro, onde estão os vestígios arquitetônicos de vários períodos da fortaleza, além de objetos de cerâmica tapajônica e marajoara.


VER-O-PESO Ponto turístico e cultural da cidade, a feira do Ver-o-Peso é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do Ver-o-Peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira e a Praça do Pescador. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1977.



www.belemdopara.com.br Twitter: @belemdopara BelĂŠm se encontra aqui!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.