Parkinson & Ansiedade

Page 1

Psicologia CILENE R. RAMOS ALVES DE AGUIAR COORDENADORA E ORIENTADORA DO GRUPO PRÓ-PARKINSON PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

JOSIVALDO DE MELO FIGUEIREDO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA MANOELA GOMES DA COSTA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

Atendimento: Setor de neurologia do Hospital das Clínicas.

MAYNARY ELIZABETHE AZEVEDO DE SOUZA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA ANA CAMILA DINIZ FREIRE ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

O QUE É ANSIEDADE


PARKINSON E ANSIEDADE O QUE É ANSIEDADE? A ansiedade é considerada normal quando:  Há medo diante de algo que não sabemos o que é ou de onde vem;  Representa um sinal de alerta;  Nos prepara para reagir (fuga ou ataque) diante de alguma situação perigosa. A ansiedade torna-se um problema quando:  Se apresenta em um nível intenso;  Dura por muito tempo;  Atinge a paz do indivíduo, sua vida social, seu trabalho e suas escolhas. A ANSIEDADE NO PARKINSON:      

Agrava o estado de saúde; Contribui para o aumento dos tremores e da rigidez; Afeta as relações sociais; Provoca desequilíbrio emocional no trabalho e nas escolhas pessoais; Sobrecarrega o cuidador; Provoca estresse e depressão.

SINTOMAS:  

Enjoo; Tontura;

              

Falta de ar; Dor de barriga; Roer unhas; Não conseguir relaxar, estar sempre tenso, com medo ou preocupado; Sensação de que algo ruim vai acontecer; Pavor de alguma situação; Descontrole sobre os pensamentos; Aumento da pressão arterial; Respiração ofegante; Agitação; Fadiga ou se senti cansado facilmente; Dificuldade de concentração; Irritabilidade; Tensão muscular; Dificuldade para dormir.

TRATAMENTO A ansiedade pode ser tratada através:  Da busca por atividades que distraiam sua mente e façam você tirar a atenção dos problemas.  Do uso de técnicas de relaxamento e respiração;  Do acompanhamento psicológico;  Do tratamento medicamentoso com uso de ansiolíticos prescritos por um médico;

OUTRAS FORMAS DE EVITAR A ANSIEDADE     

Procurar fazer atividades prazerosas em casa ou fora de casa; Fazer exercícios físicos regulares; Reduzir o consumo de bebidas com cafeína; Separar um tempo do dia para relaxar e aliviar o estresse; Procurar reconhecer as situações que provocam ansiedade e tentar mudálas.

RESPIRE FUNDO E SIGA ESSA DICA! Em momentos de ansiedade você pode praticar essa técnica de respiração chamada de diafragmática. Vamos tentar? 1. Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado; 2. Ponha uma mão no abdômen (barriga) e a outra no tórax (acima do peito); 3. Feche os olhos e concentre-se apenas na sua respiração; 4. Inspire (puxe o ar) pelo nariz e leve o ar até o abdômen; 5. Expire (solte o ar) lentamente pela boca; 6. Faça isso durante uma série de 10 respirações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.