Jornal Primeira Impressão edição 164

Page 10

10 JORNAL PRIMEIRA IMPRESSÃO LEGISLATIVO

CAIEIRAS Vereadora Jailma Barbosa

SÁBADO - ANO IV - Nº 164 - 22 DE JUNHO DE 2013

As matérias da editoria “Legislativo”, são de responsabilidade dos vereadores e suas respectivas assessorias

Vereadora Jailma Barbosa busca solução para a Maternidade Estadual de Caieiras Em reunião com Diretor Técnico de Saúde do Complexo Hospitalar do Juquery, Glalco Cyriaco, responsável também pela Maternidade de Caieiras, a vereadora revelou-se preocupada com a situação da Maternidade e pediu esclarecimentos sobre as condições de atendimento às gestantes.

VEREADORA JAILMA EM REUNIÃO COM RESPONSÁVEL PELA MATERNIDADE DE CAIEIRAS, GLALCO CYRIACO.

A Maternidade foi inaugurada em dezembro de 2008 e no ano de 2009 – gestão do Dr. Roberto Hamamoto, contava com 25 médicos ginecologistas e 20 leitos de Enfermaria Obstétrica, atendendo a demanda de 170 partos por mês em média, tendo chegado até a produção máxima de 210 partos no mês, sendo a maioria destes de moradoras de Franco da Rocha, seguido pelas moradoras de Caieiras. Em 2011, uma portaria do Ministério da Saúde determinou que fosse cumprido o disposto na Constituição Federal que permite que os médicos sejam vinculados a apenas dois cargos públicos, o que ocasionou alguns pedidos de demissão, desfalcando o

quadro de médicos da Maternidade. Hoje o hospital conta com apenas oito médicos ginecologistas/obstetras, número que não atende a necessidade de plantões para cobertura integral da escala de 24 horas ininterruptas. Para não prejudicar as mães caieirenses, o prefeito Hamamoto se valeu do Convênio com o Hospital de Clínicas Caieiras (antiga EMED) para que essas pacientes possam ser atendidas no próprio Município. A vereadora ressaltou que o diretor Glalco Cyriaco pontuou que, além de vagas para contratação imediata, já foram abertos, no último ano, três concursos públicos para contratação de médicos. O Governo do Estado de São Paulo, no início desse ano

sancionou a lei que institui o plano de carreira médica na Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de tornar a carreira pública mais atrativa aos profissionais. Para a parlamentar a situação é grave e precisa de uma solução urgente para que as gestantes não sofram e sejam atendidas com muita atenção. “Faz-se necessário uma solução urgente, pois é uma maternidade que presta um importante serviço à comunidade não apenas a Caieiras, mas a toda circunvizinhança. É preciso restabelecer sua capacidade operacional através da contratação de mais médicos, irei conversar com o Prefeito Hamamoto para buscarmos juntos uma solução”, finalizou a vereadora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.