Issuu on Google+

Preliminar vasco x prudente

distribuição gratuita

quinta-feira 04 de novembro de 2010

14

produto licenciado pelo club de regatas vasco da gama


TORCIDA:

A ALMA DO GIGANTE

ASSINE A REVISTA OFICIAL

PARA SÓCIOS 2 X R$ 35,55 OU 1X 71,10

PARA NÃO SÓCIOS 2 X R$ 47,40 OU 1X 94,80

ASSINE PELO SITE www.vasco.com.br

* Assinatura anual: 12 edições com FRETE GRÁTIS

Dezembro 2009 || VASCO || 29


APRESENTAÇÃO

pr el imina r

· 3

4 - A FORÇA DO CALDEIRÃO

vasco recebe o prudente para mostrar que é imbatível em são januário no campeonato brasileiro

6 - O ADVERSÁRIO: PRUDENTE

EDITORIAL Prezado vascaíno, O confronto desta noite é contra o Grêmio Prudente, último colocado do Campeonato Brasileiro. Os torcedores cruzmaltinos não esperam outro resultado que não seja a vitória, ainda mais por se tratar de um jogo disputado no Caldeirão vascaíno, o Estádio de São Januário. Na última rodada, perdemos por 4 a 2 para a equipe do Vitória, em Salvador. O Gigante da Colina não apresentou um bom futebol e acabou sendo derrotado pelos baianos. Agora, a história é diferente. Os jogadores comandados pelo técnico PC Gusmão sabem da importância dos três pontos e vão fazer de tudo para vencer com tranquilidade. No jogo de hoje teremos a volta do zagueiro Dedé, que foi expulso contra o Flamengo e estava suspenso. O jogador voltará a fazer dupla com Cesinha, capa desta edição da Revista Preliminar Vasco e entrevistado dessa semana. O defensor contou, entre outras coisas, que pretende conquistar títulos com a camisa vascaína. Não deixe de conferir! Saudações vascaínas!

7 - BUSCANDO ESPAÇO

10 - HISTÓRIA: O GOL DE JUNINHO CONTRA O RIVER 12 - NOTAS NOTÍCIAS RÁPIDAS SOBRE O QUE ACONTECE NO MUNDO VASCAÍNO

13 - CONVOCADOS

SAIBA QUEM IRÁ VESTIR A CAMISA DO GIGANTE NESTA PARTIDA

14 - ESTATÍSTICAS CONFIRA OS NÚMEROS DO VASCO NO BRASILEIRÃO

EXPEDIENTE a revista preliminar vasco é publicada por stadium comunicação sob licença do club de regatas vasco da gama VASCO DA GAMA vice-presidente de marketing: fabio fernandes dir. executivo de marketing: marcos blanco gerente de licenciamento: flávia mayrink gerente de novas mídias: gustavo pessôa equipe de conteúdo: bryan clem, douglas rodrigues, gustavo ralha, helmut leopold, lúcio brígido, phillip ji e raquel vieira fotos: marcelo sadio/vasco.com.br STADIUM COMUNICAÇÃO jornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr projeto gráfico: dado queiroz para anunciar entre em contato com comercial@preliminararena.com.br (41) 3082-8783


o jogo

04

A FORÇA

DO CALDEIRÃO Equipe cruzmaltina enfrenta adversário que está fugindo da degola campeonato brasileiro 2010 : 33ª rodada, quinta, 04/11 são januário, rio de janeiro

x

árbitro andré luiz de freitas castro (go) auxiliares: helberth costa andrade (mg) janette mara arcanjo (mg)

D

epois de ficar três rodadas longe de casa, o Vasco voltará a jogar na Colina histórica nesta quinta-feira, desta vez contra o Prudente, time que luta para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 33ª rodada, as duas equipes travarão grande batalha pela vitória visando passos mais largos. Os vascaínos estão de olho no grupo que compõe a parte de cima da tabela, e os paulistas querendo ganhar sobrevida no Brasileirão.


pr elimina r

· 05

só vencer interessa fernando prass sabe da importância da vitória esta noite para o vasco

Faltando poucas rodadas para o término da competição nacional, os clubes já começam a ter um panorama do que o futuro reser va. O clube treinado por PC Gusmão mantém vivo o anseio de par ticipar de um campeonato da América do Sul: seja a Sul-Americana ou até mesmo a Liber tadores. Já o time de Pr udente, que tem Fábio Giuntini como técnico, virá para São Januário com o objetivo de continuar com possibilidades de permanecer na Série A . Mostrando sempre muita força

quando joga dentro de seus domínios, o Gigante da Colina irá buscar a vitória a todo custo, diante de sua torcida que sempre incentiva e inf lama os jogos que acontecem no Caldeirão. Com um campeonato recheado de surpresas e muito equilíbrio os times tendem a se estudar ao máximo para concentrar suas vir tudes em cima das carências do adversário. Porém, nessa etapa da competição os quesitos disposição e vontade contam muito. Sabendo da força e da motivação do

Pr udente, os vascaínos vão a campo com o foco em somar o máximo de pontos e fazer com que o torcedor saia da Colina com o sentimento de que viu sua equipe lutar e jogar um bom futebol. Um dos ícones desse time, o goleiro Fernando Prass sintetizou a situação atual do time da cr uz de malta no Brasileiro e foi claro ao mostrar o que almeja o grupo. “Estamos na reta final do torneio e ainda podemos chegar mais longe. Esse é nosso objetivo”, ressaltou o dono da camisa 1.


06 adversário de hoje

rival adversário PRUDENTE de hoje

pela 33ª rodada do brasileirão

Últimos suspiros Ocupando a indesejável zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio Prudente vai encarar cada jogo a partir de agora, como uma chance de prolongar a sua vida na competição nacional. Com a indigesta missão de ter que bater o Vasco em São Januário, o time paulista aposta no comprometimento e na esperança dos jogadores que prometem suar bastante para alcançar um grande feito, que seria o afastamento do Z-4. De acordo com alguns matemáticos as chances da equipe de Fábio Giuntini descer é superior a 90% o que torna a pressão ainda maior sobre o grupo. Na noite desta quinta-feira o futuro do valente time do Prudente pode estar praticamente definido. O resultado positivo tem que acontecer para que a luz no fim do túnel não se apague. Uma das armas do Prudente na luta contra a degola tem 20 anos. O meia-atacante Rhayner, jovem promessa do time paulista, é peça constante na relação da equipe nos últimos jogos. O menino que estreou contra o Vitória, na 30ª rodada, costuma iniciar no banco de reservas, e quando é acionado, oferece mais criatividade e agressividade ao ataque prudentino. “Sabemos que o momento é difícil, mas enquanto não houver 0% de chances vamos lutar para sair desta situação” afirmou o meia.

escalação provável giovanni roberto diego leonardo claydson anderson carlos eduardo joão vítor adriano pimenta wanderlei wesley técnico fábio giuntini esquema tático 4-4-2 colocação no campeonato 20º (24pt, 6v, 9e, 17d) último jogo 0 prudente 2 cruzeiro contra o vasco: 1 prudente 2 vasco (brasileiro, 2010)

de olho nele 540 passes certos

46 lançamentos

179 rebatidas

40 faltas cometidas

92 passes errados

23 faltas recebidas

74 desarmes

02 gols

marcelo sadio/vasco

Um dos jogadores mais identificados com o clube nesta recente história, o zagueiro Diego, que já realizou mais de 100 jogos pela equipe prudentina, é uma das grandes apostas para segurar o ataque vascaíno nesta noite, e ajudar o time a sair desta situação desesperadora.


perfil

pr elimina r

· 07

BUSCANDO ESPAÇO Após ser vice-campeão paulista com o Santo André, o zagueiro chegou ao Vasco em maio deste ano, com contrato firmado até 2013. Sua estreia com a camisa vascaína foi na vitória de virada sobre o Internacional, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Cesinha vem atuando seguidamente nos últimos setes jogos do Gigante da Colina na competição, e foi durante essas partidas, no empate por 3 a 3 contra o Grêmio, que ele marcou o seu primeiro gol pelo Vasco. O jogador já disputou 14 jogos com a camisa vascaína e marcou dois gols, um deles no clássico contra o Flamengo, que terminou empatado em 1 a 1. Confira a seguir um bate-papo com o nosso camisa 3.

Você chegou ao clube no início de maio e afirmava estar realizando um sonho da sua vida, e agora que conquistou a vaga de titular. O que passa pela sua cabeça? É um sonho realizado. Estou tendo a oportunidade de ser titular, agora eu espero poder ajudar o Vasco da melhor maneira possível. Após marcar o seu primeiro gol na partida contra o Grêmio, agora no seu primeiro clássico já marca um gol. O Cesinha é um tipo de zagueiro artilheiro? Não, essa não é muito a minha, não. Eu estou longe de ser um zagueiro artilheiro, mas sempre que aparecer as oportunidades eu vou tentar aproveitar.

Você acha que está no melhor momento da sua carreira? Acho que ainda não, pois tenho muita coisa pela frente. Estou apenas entrando em um bom momento, creio que primeiro eu tenho que ir me afirmando como titular. Mas tenho a certeza de que posso ajudar muito a nossa equipe. Com um contrato longo aqui no Vasco, até 2013, quais são os seus futuros objetivos com a camisa vascaína? Primeiro eu penso em conquistar títulos com a camisa vascaína, ajudar o Vasco da melhor maneira possível, me firmando cada vez mais na equipe. E depois, mais para frente, assim como muitos jogadores, tenho o sonho de jogar por um grande clube da Europa.


10

história

CONTRA O RIVER

SENSACIONAL GOL DE

JUNINHO

NO MONUMENTAL Naquele momento um gol colocar ia praticamente o Vasco na final da Liber tadores. Por isso, quando Juninho Per nambucano pegou a bola , todos os corações vascaínos estavam com ele. Todos os jogadores , o técnico A ntonio Lopes , que tinha colocado o jogador no segundo tempo, estavam com o pensamento apenas da bola entrando no gol argentino. Aos 37 minutos do segundo tempo, Juninho Per nambucano acer ta uma cobrança de falta histór ica . Não se tratava apenas de um gol que dar ia uma classificação qualquer, era a pr imeira vez que o Vasco chegava à final desta competição, de fato, era um gol monumental! Os argentinos ,

que já davam como cer ta a classificação do R iver Plate, pareciam não acreditar. Após vencer por 1 a 0 em São Január io, a festa vascaína era completa na A rgentina . Todos os jogadores invadiram o campo para abraçar Juninho, aquele que sair ia do Monumental de Nuñez como o grande herói da classificação. A final, todos sabiam da impor tância daquele gol. O Gigante da Colina estava na final da Liber tadores , e o final todos nós já conhecemos: O Club de Regatas Vasco da Gama foi campeão da Taça Liber tadores da A mér ica , no ano do seu centenár io, fato ainda inédito no futebol brasileiro.

O gol foi tão marcante para todos , que até hoje é lembrado por nós vascaínos , basta estar pres e n t e e m q u a l q u e r j o g o d o Va s c o e ouv ir a tua imensa torcida bem feli z ca nta r a música São Ja nuár io meu ca ldeirão! No meio de 2 0 0 7, q u a n d o o h i t f o i c r i a d o p e los torcedores Diego V P e Pingo, do mov imento Guer reiros do A lmira nte, o jogador Junin ho Pernambucano afir mou que aquele foi o gol mais impor tante e marcante da sua car reira . Ele também revelou a gra nde emoção que teve ao saber da homenagem na música ca ntada nas a rquiba ncadas de São Ja nuá r io.


pr elimina r

11

Recentemente o físico inglês Ken Bray lançou um livro chamado “Como marcar: Ciência e jogo bonito”, nele afirma que Juninho Pernambucano é o maior cobrador de faltas de toda a história do futebol mundial.


12

notas

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo vascaíno.

SÓCIOS JÁ PODEM ESCOLHER A NOVA PINTURA DE SÃO JANUÁRIO

O s só c i o s do Vasco j á p o d e m e sco l he r a ‘ nova cara’ d o Est ádi o de São Jan u ár i o. Os só c i o s tê m três model o s d e pi nt ur a à d isp o s i ção par a vo tar na á rea exclus iva d o si t e ww. ovasco e meu . co m. b r. O p ro jeto é

uma parcer ia entre o C lub d e Regatas Vasco da Gama co m a f abr icante d e tintas Iquine, maio r ind úst ria de tintas d o Br as il co m cap ital 1 0 0 % nacio nal e uma das cinco maio res da A mér ica L atina.

MIRIM DO VASCO PASSA PELO FLAMENGO E ESTÁ NA FINAL DO ESTADUAL Após passar pelo Flamengo na semifinal com um empate por 1 a 1 na Gávea, e golear os rubron e g r o s p o r 4 a 1 e m S ã o Ja n u á r i o , a e q u i p e M i r i m d o Va s c o g a r a n t i u u m a v a g a n a f i n a l d o

Campeonato Estadual da categoria. Os garo t o s vascaínos agora enfrentam o Fluminense na luta pelo título da competição. Os jogos estão marcados para os dias 7 e 14 de novembro.

VASCO É O PRIMEIRO CLUBE DO PAÍS A DISPONIBILIZAR UM ESPAÇO PARA ESPORTES PARAOLÍMPICOS

Pioneirismo, essa é a palavra chave na história do Vasco. O Gigante da Colina é o primeiro clube do Brasil a disponibilizar um espaço específico voltado

para os Esportes Paraolímpicos. Nesta última semana o clube inaugurou uma sala totalmente voltada para essa modalidade.


pr el imina r

convocados 1 - fernando prass

3 - cesinha

6 - felipe

7 - éder luís

8 - rafael carioca

10 - zé roberto

14 - jadson vieira

15 - jonathan

21 - felippe bastos

22 - irrazabal

23 - fagner

25 - fumagalli

26 - dedé

28 - renato augusto

32 - jeferson silva

37 - romulo

46 - ernani

50 - tiago

titular

utilize esta página para ser a ficha técnica da partida, nela você pode marcar em cada figurinha, segundo os ícones ao lado, as ações correspondentes a cada jogador do vasco relacionado para esta partida

gol

substituição

cartão amarelo

cartão vermelho

· 13


14

tabelão

as estatísticas do vasco no brasileirão

12º

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

42 PONTOS 32 09 15 08

jogos vitórias empates derrotas

dedé fagner rafael carioca nilton jumar

campeonato brasileiro tabela após 32ª rodada

p j v e d gp gc sg %

pontos jogos vitórias empates derrotas gols pró gols contra saldo de gols porcentagem de aproveitamento de pontos

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

faltas recebidas

lançamentos 117 85 77 43 43

dedé rafael carioca fagner nilton carlinhos

finalizações éder luís nilton zé roberto fellipe bastos felipe

fluminense, fora são paulo, casa cruzeiro, fora corinthians, fora ceará, casa

apr.: 43,8 %

00 saldo -37 gols pró -37 gols contra

desarmes

próximos jogos

éder luís fagner rafael carioca zé roberto nilton

49 28 25 23 23

gols

dribles 48 43 35 30 23

fluminense cruzeiro corinthians botafogo santos internacional são paulo atlético-pr grêmio palmeiras ceará vasco flamengo vitória atlético-go guarani atlético-mg avaí goiás prudente

éder luís fagner zé roberto felipe carlos alberto

p 57 57 54 51 49 49 47 47 47 47 43 42 39 37 36 35 34 33 31 24

j 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32

v 16 16 15 12 14 14 13 13 12 11 10 09 08 09 10 08 10 08 08 06

e 09 09 09 15 07 07 08 08 11 14 13 15 15 10 06 11 04 09 07 09

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

53 48 47 32 29

éder luís zé roberto nilton nunes cesinha

44 39 37 27 27

d 07 07 08 05 11 11 11 11 09 07 09 08 09 13 16 13 18 15 17 17

gp 53 45 54 45 54 38 45 36 52 39 28 37 35 38 43 31 41 40 36 31

gc 33 32 39 32 43 34 46 40 41 33 31 37 34 43 48 45 56 49 53 52

sg 20 13 15 13 11 04 -01 -04 11 06 -03 00 01 -05 -05 -14 -15 -09 -17 -21

% 59.4 59.4 56.2 53.1 51.0 51.0 49.0 49.0 49.0 49.0 44.8 43.8 40.6 38.5 37.5 36.5 35.4 34.4 32.3 28.1

08 05 03 03 02


100 homens que f izeram história em 90 minutos

ESCALADO NAS MELHORES LIVRARIAS

Os jornalistas André Kfouri e Paulo Vinicius Coelho, da ESPN, perguntaram aos internautas quais eram os maiores craques brasileiros de todos os tempos. O resultado está neste livro que relembra o perfil, as curiosidades e as vitórias de craques como Pelé e Romário, entre muitos outros que estariam não só na lista de melhores do Brasil, como do mundo.

www.ediouro.com.br


Preliminar Vasco #14