Preview

Page 1

[PRELIMINAR]

BRASIL X HONDURAS ESTテ.IO BEIRA-RIO 10 DE JUNHO 2015




4

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015


5

[EDITORIAL]

06 AJUSTES FINAIS SELEÇÃO BRASILEIRA ENCARA HONDURAS DE OLHO NA DISPUTA DA COPA AMÉRICA

A

preparação da Seleção Brasileira para a Copa América chega ao final na noite desta quartafeira, no amistoso contra Honduras, válido pela Cheverolet Brasil Global Tour. Os atletas contam com seu apoio em mais este desafio, para chegaram com moral no Chile para a disputa do torneio continental. A Copa América, que terá início para o Brasil no próximo domingo, será a primeira competição oficial da Seleção Brasileira desde o retorno de Dunga ao comando da equipe, e a Seleção não medirá esforços para voltar com o título na bagagem na volta do Chile. Para a partida desta noite, a revista Preliminar Chevrolet Brasil Global Tour preparou uma edição especial. Além da preparação das duas equipes para a partida, você poderá conhecer o perfil de cada um dos 23 atletas do Brasil que irão ao Chile.

22 DE OLHO NA COPA OURO HONDURAS ENCARA BRASIL PENSANDO NA PREPARAÇÃO PARA A COPA OURO

26

GAÚCHOS NO CHILE RIO GRANDE DO SUL TEM CINCO REPRESENTANTES NA DELEGAÇÃO BRASILEIRA QUE DISPUTARÁ A COPA AMÉRICA

Você também poderá conhecer a história dos 99 anos da Copa América, a mais antiga competição entre seleções do planeta, e relembrar o histórico de superioridade da Seleção Brasileira nos confrontos contra Honduras. Relembramos também os gaúchos que fizeram sucesso com a camisa amarela, e apresentamos os representantes do Rio Grande do Sul que estarão no Chile buscando mais um título para nossa Seleção. Torcemos para que você tenha um ótimo jogo!

30

99 ANOS DE HISTÓRIA CONHEÇA A HISTÓRIA DO MAIS ANTIGO TORNEIO DE SELEÇÕES DO MUNDO, A COPA AMÉRICA

[PRELIMINAR] A REVISTA PRELIMINAR CHEVROLET BRASIL GLOBAL TOUR É PRODUZIDA POR STADIUM COMUNICAÇÃO SOB LICENÇA DE KLEFER MARKETING ESPORTIVO E PITCH INTERNATIONAL PRELIMINAR CHEVROLET BRASIL GLOBAL TOUR MAGAZINE IS PRODUCED BY STADIUM COMUNICACAO THROUGH GRANTED LICENSING BY KLEFER MARKETING ESPORTIVO AND PITCH INTERNATIONAL JORNALISTA RESPONSÁVEL / JOURNALIST IN CHARGE: GUSTAVO MACHADO DRT 7637/PR - FOTO DA CAPA: BRUNO DOMINGOS / MOWAPRESS WWW.PRELIMINAR.NET - FACEBOOK.COM/PRELIMINAR


6

HEULER ANDREY / MOWAPRESS

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

CHEVROLET BRASIL GLOBAL TOUR Estรกdio Beira-Rio - 10.06.2015 - 22:00


7

[O JOGO]

AJUSTES

FINAIS SELEÇÃO BRASILEIRA ENCARA HONDURAS DE OLHO NA COPA AMÉRICA

P

X

ensando na Copa América a Seleção Brasileira entra em campo hoje contra Honduras, em amistoso válido pela Chevrolet Brasil Global Tour. Após o confronto contra o México no último domingo, Dunga aproveitará a partida desta noite para fazer os ajustes finais na equipe que irá disputar a competição continental no Chile. O treinador Dunga garantiu que o time vai em busca do título da Copa América, e que apesar das dificuldades que possam ser encontradas o time está preparado para a disputa. “Nosso objetivo sempre é ganhar, porque existe uma cobrança muito grande. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, e não só eu, como todos os atletas, precisam ter isso fixo na mente”, afirmou o treinador. Dunga também comentou sobre as outras equipes que disputarão a Copa América, em especial Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai. “A Colômbia sempre teve jogadores de grande talento e qualidade técnica. Agora com um treinador argentino ela aliou isso a responsabilidade tática, é um time que se tornou muito competitivo. Assim como Chile, Uruguai e Paraguai, todos possuem muitos jogadores atuando na Europa com muita experiência. Esses jogadores incorporam a qualidade técnica e a responsabilidade tática, o que faz com que eles se desenvolvam muito rapidamente”, explicou o treinador. O zagueiro Thiago Silva, que busca retomar a posição de titular na Seleção, tem opinião semelhante a de Dunga, e apontou o Chile, como um provável adversário do Brasil que pode causar dificuldades. “O Brasil sempre vai brigar por títulos, nossa qualidade é muito grande, mas só qualidade não vence campeonatos. Precisa ter força de vontade e pessoas que trabalham com seriedade. O Chile é o maior favorito porque joga em casa e tem uma equipe muito bem montada. Sempre tivemos grandes dificuldades contra eles. São jogadores baixinhos, mas que correm o tempo todo e parecem ter molas nos pés”, brincou Thiago. Dunga também comentou “A Seleção não tem um time ideal. Você tem quer


8

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

chegar mais próximo do conceito de grupo. Vai ganhar jogos e campeonatos tendo um grupo, pois irão ocorrer lesões e mudanças táticas”, disse Dunga. Sobre as mudanças que pode realizar na equipe a cada jogo, Dunga faz questão de deixar claro que isso faz parte do processo de montagem da equipe. “É bom mesclarmos o time, treinarmos, darmos oportunidade para que todos joguem, e com isso e possam mostrar o futebol que vemos quando estão em seus clubes, e como a Seleção tem muitos jogadores não se tem um time ideal, é o time do momento com os melhores jogadores”, afirmou o treinador. Segundo Dunga, a escolha dos atletas para a montagem da equipe é feita com base não apenas no rendimento dos atletas em seus clubes, mas também no desempenho deles nos amistosos. “Tentamos buscar o que é melhor para a Seleção, montar a equipe dentro de um padrão para que os jogadores que cheguem não tenham muita dificuldade. Se analisa muito o rendimento que tiveram nos últimos amistosos, além disso, buscamos informações constantemente com as comissões técnicas dos clubes buscando formar uma Seleção competitiva”, exemplificou o treinador. A disputa por posições é MIRANDA, ZAGUEIRO encarada com naturalidade pelos atletas. O zagueiro Miranda, titular na maioria das partidas da Seleção desde o retorno de Dunga a equipe, encara a situação com naturalidade. “Em se tratando de Seleção, não existe titular absoluto. Todo jogador tem condição de ser titular. Vou procurar aproveitar os meus minutos, as oportunidades que o Dunga me der, como venho aproveitando as chances que tive, para fazer o melhor para a Seleção”, disse o zagueiro.

[

O terceiro atleta a deixar o grupo que disputará a Copa América é o volante Luiz Gustavo. Após a apresentação à Seleção em Teresópolis, exames detectaram a necessidade de uma cirurgia para tratamento de uma lesão no menisco. O volante Fred, do Shakhtar Donetsk foi chamado para o lugar de Luiz Gustavo. COPA AMÉRICA A Copa América será a primeira competição oficial após o retorno de Dunga ao comando da Seleção. O treinador analisou que o Brasil não terá um caminho fácil na competição continental, mesmo na fase de grupos. “Na Copa América todos os adversários são difíceis, e quando jogam contra nós têm uma motivação maior ainda. Sabemos da nossa responsabilidade, temos que enfrentar os

]

“EM SE TRATANDO DE SELEÇÃO NÃO EXISTE TITULAR ABSOLUTO. TODO JOGADOR TEM CONDIÇÃO DE SER TITULAR. VOU PROCURAR APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE TIVER PARA FAZER O MELHOR PARA A SELEÇÃO”

DESFALQUES A Seleção Brasileira teve três desfalques após a lista de convocados para a Copa América ser divulgada. O primeiro foi o goleiro Diego Alves, que em decorrência da necessidade de uma cirurgia no joelho foi cortado. Para o lugar dele, Dunga convocou Neto, da Fiorentina. A segunda baixa na Seleção foi do lateral-esquerdo Marcelo, cortado após ser detectada uma lesão muscular na região lombar, que demanda três semanas de tratamento antes do atleta poder retornar aos treinamentos. Com o corte de Marcelo, Geferson, do Internacional, foi convocado em seu lugar.

adversários encarando cada jogo como uma decisão”, afirmou o treinador. Apesar das dificuldades projetadas por Dunga, o meia Willian garante que o time entrará em campo focado para conquistar o título, mas sem favoritismo. “A Seleção sempre tem oportunidades de conquistar títulos, mas não podemos falar de favoritismo. Todos estão muito parelhos no mundo do futebol, mas garanto que vamos lutar pelo título”, afirmou o jogador do Chelsea. O final da preparação da Seleção para a disputa da Copa América inclui ainda treinamento em dois períodos amanhã. O embarque para Temuco, local da estreia da equipe na competição, acontece na tarde de sexta-feira, em voo fretado. O Brasil está no grupo C da Copa América e fará sua estreia no Chile no próximo dia 14, em Temuco, contra o Peru. Na segunda rodada o adversário da Seleção será a Colômbia, no dia 17, em Santiago. A última partida da Seleção na primeira fase acontecerá no dia 21, contra a Venezuela, também na capital chilena.


HEULER ANDREY / MOWAPRESS

9

DUNGA ACREDITA QUE SELEÇÃO ESTÁ PREPARADA PARA AS DIFICULDADES QUE PODE ENCONTRAR NO CHILE




12

FOTOS: MOWAPRESS

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

DUNGA

JEFFERSON

MARCELO GROHE

Carlos Caetano Bledorn Verri 31/10/1963 - Ijuí - RS 77 jogos

Jefferson de Oliveira Galvão Botafogo-RJ 02/01/1983 – São Vicente – SP 59 jogos

Marcelo Grohe Grêmio-RS 13/01/1987 – Campo Bom – RS 05 jogos

Como atleta Dunga fez história na Seleção Brasileira. Defendeu a equipe nas Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998, as duas últimas como capitão da equipe. Dentro de campo, teve a honra de levantar a taça da Copa do Mundo em 1994, nos Estados Unidos, além de conquistar como jogador os títulos da Copa América em 1989 e 1997, e também da Copa das Confederações no mesmo ano. Iniciou sua carreira de treinador na Seleção Brasileira, assumindo a equipe em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Em sua primeira oportunidade como comandante do time, dirigiu a equipe até o final da Copa do Mundo de 2010, e conquistou os títulos da Copa América em 2007, além da Copa das Confederações em 2009. Retornou ao comando da Seleção no ano passado.

Jefferson iniciou a carreira como atacante nas categorias de base da Ferroviária, de São Paulo, porém, rapidamente foi convencido a mudar para a posição de goleiro. Iniciou a carreira profissional no Cruzeiro, onde atuou até 2002, sendo emprestado ao Botafogo no ano seguinte. A primeira passagem pelo clube carioca durou dois anos, e entre 2005 e 2009 o goleiro atuou na Turquia, retornando ao clube carioca em seguida. Na Seleção Brasileira, conquistou o Mundial Sub-20 em 2003, e teve sua primeira chance na equipe principal em 2010. Conquistou três títulos do Superclássico das Américas, e também fez parte do grupo que ganhou a Copa das Confederações em 2013, e também defendeu o Brasil na Copa do Mundo do ano passado.

O mais jovem dos três goleiros brasileiros que disputarão a Copa América defendeu apenas um clube em toda sua carreira, o Grêmio, de Porto Alegre. Marcelo Grohe iniciou sua carreira no time profissional da equipe gaúcha em 2005, como terceiro goleiro. Durante este período, Marcelo teve a oportunidade de atuar com grandes goleiros do futebol brasileiro, como Victor e Dida, ex-goleiros da Seleção. Foram nove anos entre indas e vindas no gol da equipe gaúcha, até que em 2014, após a saída do Pentacampeão do elenco gremista, Grohe assumiu a camisa 1 do Grêmio. As boas atuações lhe renderam o troféu Bola de Prata, concedido pela revista Placar, como melhor goleiro do Brasileirão do ano passado. Pela Seleção, sua primeira convocação ocorreu ano passado.

Treinador

Goleiro

Goleiro


13

NETO

DAVID LUIZ

MARQUINHOS

Norberto Murara Neto Fiorentina-ITA 19/07/1989 – Araxá – MG 16 jogos

David Luiz Moreira Martinho Paris Saint-Germain-FRA 22/04/1987 – Diadema – SP 65 jogos - 03 Gols

Marcos Aoás Corrêa Paris Saint-Germain-FRA 14/05/1994 – São Paulo – SP 09 jogos

Natural de Minas Gerais, Neto iniciou a carreira no Cruzeiro, onde ficou apenas até os 14 anos, quando transferiu-se para o Atlético Paranaense. Chegou ao time principal do Furacão aos 19 anos, em 2009, e no ano seguinte, assumiu a titularidade do gol atleticano. A passagem pela equipe titular do Atlético Paranaense durou apenas um ano, pois em janeiro de 2011 foi negociado com a Fiorentina, da Itália. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira aconteceu em 2010, quando ainda atuava no Brasil, e fez parte do grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, sendo o goleiro titular nas vitórias sobre Egito e Bielorrússia.

David Luiz iniciou a carreira como volante nas categorias de base do Vitória, e após quase ser dispensado pelo time baiano foi testado como zagueiro, agradou e continua na posição até hoje. Atuou pelo Vitória até 2007, quando foi negociado com o Benfica, de Portugal, onde após boas atuações chamou a atenção do Chelsea, da Inglaterra. Em 2011 chegou aos Blues, e já marcou seu nome na história do time inglês com a conquista da Champions League, em 2012. Foi então comprado pelo Paris Saint-Germain em 2014 por 50 milhões de euros. Pela Seleção, David Luiz foi convocado pela primeira vez em 2010, conquistou o título da Copa das Confederações em 2013, além de defender a equipe na Copa do Mundo 2014.

Marquinhos iniciou a carreira nas categorias de base do Corinthians, onde aos 17 anos foi chamado para compor o grupo que conquistou o título do Brasileirão em 2011. Também participou pelo Timão da conquista da Libertadores da América no ano seguinte. No início de 2013 foi vendido à Roma, da Itália, onde em pouco tempo conquistou a titularidade, com atuações seguras e qualidade na saída de bola. A permanência na Roma foi pequena, pois em junho do mesmo ano chegou ao Paris Saint-Germain, em uma transferência avaliada em mais de 31 milhões de euros. Pela Seleção, atuou nas categorias Sub-17, Sub-20, Sub-21 e Sub-23, e sua primeira convocação para o time principal aconteceu em 2013.

Goleiro

Zagueiro

Zagueiro


14

FOTOS: MOWAPRESS

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

MIRANDA

THIAGO SILVA

DANILO

João Miranda de Souza Filho Atlético de Madrid-ESP 07/09/1984 – Paranavaí – PR 26 jogos

Thiago Emiliano da Silva Paris Saint-Germain-FRA 22/09/1984 – Rio de Janeiro – RJ 77 jogos - 03 gols

Danilo Luiz da Silva Porto-POR 15/07/1991 – Bicas – MG 18 jogos

Miranda iniciou a carreira no Coritiba, clube que defendeu até 2005, quando foi para o futebol francês. Após um ano na Europa retornou ao Brasil para defender o São Paulo, onde atuou por cinco temporadas, e conquistou três títulos brasileiros. Em 2011, foi para o Atlético de Madrid, onde ganhou destaque ao conquistar diversos títulos como a Liga Europa, a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol do ano passado. A primeira convocação de Miranda para a Seleção Brasileira aconteceu em 2009, onde fez parte do grupo que conquistou a Copa das Confederações em 2009, porém, ficou de fora da Copa do Mundo no ano seguinte. Com o retorno de Dunga à Seleção, voltou a ser figura constante nas convocações da equipe desde o ano passado.

Considerado um dos melhores zagueiros do planeta, Thiago Silva é o atleta brasileiro com maior projeção no futebol europeu. Após iniciar a carreira no Fluminense, e ter uma passagem marcante pelo Milan, chegando a ganhar a braçadeira de capitão, o zagueiro foi contratado pelo Paris Saint-Germain em 2012. Versátil, também chegou a atuar como volante em algumas oportunidades. A estreia com a camisa da Seleção Brasileira aconteceu em 2008, e desde então Thiago Silva nunca mais deixou de aparecer nas convocações. Integrou a equipe nas Olimpíadas de 2008 e 2012, além da Copa do Mundo de 2010. Foi capitão da equipe na conquista da Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo do ano passado.

A carreira de Danilo teve início no AméricaMG, onde disputou a Série C do Brasileirão em 2009, e considerado a revelação do Campeonato Mineiro de 2010. O destaque na equipe mineira o levou ao Santos, onde conquistou o Campeonato Paulista e a Libertadores da América, ambos em 2011. No início de 2012 chegou ao Porto, de Portugal, onde já conquistou dois títulos do Campeonato Português, e em 2014 recebeu o prêmio Dragão de Ouro, como melhor atleta da equipe na temporada. Após a Copa América defenderá o Real Madrid, que o contratou por cerca de 31 milhões de euros. Pela Seleção fez sua estreia no Superclássico das Américas em 2011, além de ter feito parte do grupo que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres.

Zagueiro

Zagueiro

Lateral


15

FABINHO

FILIPE LUÍS

GEFERSON

Fábio Henrique Tavares Mônaco-FRA 23/10/1993 – Campinas – SP 04 jogos

Filipe Luís Kasmirski Chelsea-ING 09/08/1985 – Jaraguá do Sul – SC 24 jogos

Geferson Cerqueira Teles Internacional-RS 13/05/1994 – Lauro de Freitas – BA Primeiro jogo

Revelado nas categorias de base do Fluminense, Fabinho foi cedo para a Europa, com apenas 19 anos já defendia a equipe B do Real Madrid, e as boas atuações lhe renderam uma oportunidade na equipe principal, na época comandada por José Mourinho. Em 2013 foi contratado pelo Mônaco, e assumiu rapidamente a titularidade na lateral direita da equipe francesa. Considerado um lateral ofensivo foi convocado em 2014 para a Seleção Brasileira Sub-21, que se prepara para a disputa das Olímpiadas do Rio, no próximo ano. Sua primeira oportunidade na equipe principal do Brasil aconteceu em setembro do ano passado, quando foi chamado para substituir Maicon, que havia sido cortado.

Filipe Luís iniciou a carreira nas categorias de base do Figueirense, de onde se transferiu para o Ajax, da Holanda, em 2004. Após atuar pela equipe B do Real Madrid na temporada 2005/2006 foi para o La Coruña, onde foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Espanhol em 2009. Em 2010 chegou ao Atlético de Madrid, onde atuou por quatro temporadas, e conquistou o título do Campeonato Espanhol em 2014. Ao final da temporada europeia no ano passado, foi contratado pelo Chelsea. Sua primeira oportunidade na Seleção aconteceu em 2009, com Dunga. Após quatro anos de ausência da equipe brasileira, Filipe fez parte da equipe que conquistou o título da Copa das Confederações, em 2013.

Convocado para a Copa América após o corte de Marcelo por lesão muscular, o lateral-esquerdo Geferson, do Internacional, vem tendo ascensão meteórica na carreira nos últimos meses. Sua primeira experiência como profissional aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Este ano ganhou a confiança do treinador Diego Aguirre, as boas atuações no Campeonato Gaúcho e na Libertadores da América lhe garantiram a titularidade no Colorado, chamando a atenção de Dunga. A única experiência de Geferson na Seleção Brasileira aconteceu em 2011, quando foi convocado para a equipe Sub17 do Brasil.

Lateral

Lateral

Lateral


16

FOTOS: MOWAPRESS

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

CASEMIRO

ELIAS

FERNANDINHO

Carlos Henrique Casemiro Porto-POR 23/02/1992 – São José dos Campos – SP 09 jogos

Elias Mendes Trindade Corinthians-SP 16/05/1985 – São Paulo – SP 25 jogos

Fernando Luiz Rosa Manchester City-ING 04/05/1985 – Londrina – PR 27 jogos - 02 gols

Casemiro foi revelado pelo São Paulo, fazendo sua estreia na equipe profissional do Tricolor em 2010. Atuou pelo time paulista até 2013, quando foi para o Real Madrid, a princípio para atuar na equipe B. As boas atuações chamaram a atenção de José Mourinho, que o promoveu ao time principal no mesmo ano. Com grande concorrência para sua posição na equipe espanhola, Casemiro foi emprestado ao Porto no início da temporada 2014/2015, onde vem sendo presença constante nas partidas da equipe. O clube português tem opção de compra do volante ao final do empréstimo. Pela Seleção, foi convocado pela primeira vez em 2011, e voltou a ter oportunidades com Dunga após a Copa do Mundo do ano passado.

Apesar da grande identificação com o Corinthians, Elias passou boa parte de sua carreira nas categorias de base do Palmeiras. Passou por Náutico, São Bento, Juventus e Ponte Preta antes de desembarcar no Timão em 2008. As boas atuações o levaram à Europa, onde jogou por Atlético de Madrid e Sporting, retornou ao Brasil para defender o Flamengo, em 2013, e acertou seu retorno ao Corinthians no ano passado. A Seleção Brasileira faz parte da carreira de Elias desde 2010, quando foi convocado pelo ex-treinador Mano Menezes, que havia trabalhado com o volante no Corinthians. Voltou a ter oportunidades com a camisa amarelinha ano passado, com o retorno de Dunga ao comando da equipe.

Fernandinho despontou para o futebol brasileiro vestindo a camisa do AtléticoPR, clube que defendeu até 2005, quando foi comprado pelo Shakhtar Donetsk. O volante defendeu a equipe ucraniana por oito temporadas, e o sucesso foi tamanho, que o clube lançou um documentário sobre o jogador pouco antes de sua saída para o poderoso Manchester City, da Inglaterra. Na equipe Inglesa, logo em seu primeiro ano, Fernandinho conquistou o título do Campeonato Inglês, caindo nas graças dos torcedores. Pela Seleção, marcou o gol que deu o título mundial Sub-20 ao Brasil em 2003, e pelo time principal teve sua primeira chance em 2010, e fez parte do grupo que disputou a Copa do Mundo no ano passado.

Volante

Volante

Volante


17

FRED

DOUGLAS COSTA

ÉVERTON RIBEIRO

Frederico Rodrigues Santos Shakhtar Donetsk-UCR 05/03/1993 – Belo Horizonte – MG 02 jogos

Douglas Costa de Souza Shakhtar Donetsk-UCR 11/09/1990 – Sapucaia do Sul – RS 06 jogos

Éverton Augusto de Barros Ribeiro Al-Ahli-EAU 10/04/1989 – Arujá – SP 05 jogos

Após passar pelas categorias de base do Atlético-MG e do Porto Alegre, o volante Fred chegou ao Internacional ainda na categoria juvenil. Foi promovido à equipe profissional em 2012, com apenas 19 anos. Com as boas atuações ganhou a confiança dos treinadores que passaram pela equipe gaúcha naquele ano e rapidamente conquistou a titularidade. Mesmo atuando como volante, terminou o Campeonato Brasileiro com seis gols marcados. As boas atuações chamaram a atenção do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que contratou Fred em junho de 2013. Pela Seleção, atuou nas categorias Sub-20, Sub-21 e Sub-23. A primeira oportunidade na equipe principal aconteceu ano passado, nos amistosos contra Turquia e Áustria.

Formado nas categorias de base do Grêmio, Douglas Costa estreou na equipe profissional do tricolor gaúcho com apenas 18 anos, mostrou personalidade e marcou um dos gols da equipe sobre o Botafogo logo em seu primeiro jogo, já caindo nas graças da torcida. As boas atuações chamaram a atenção de equipes europeias. Em 2009 o Manchester United, da Inglaterra, tentou contratar o jogador, mas o Grêmio rejeitou a proposta dos ingleses. Porém, no ano seguinte, acabou se transferindo para a Ucrânia, onde atua até hoje com a camisa do Shakhtar Donetsk. Pela Seleção, foi campeão Sul-Americano Sub-20, e também participou do mundial da categoria no mesmo ano. No ano seguinte foi convocado para a equipe principal do Brasil.

Éverton Ribeiro iniciou a carreira como lateral-esquerdo no Corinthians, onde teve poucas oportunidades. Já atuando como meia passou por São Caetano e Coritiba, antes de chegar ao Cruzeiro, em 2013. No time mineiro, Éverton liderou a equipe a conquista do bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, e para coroar a campanha, foi escolhido nas duas temporadas como o melhor jogador da competição, em votação realizada entre os atletas que disputaram a competição. No início de 2015 transferiuse para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira aconteceu em agosto do ano passado, para os amistosos contra Colômbia e Equador, disputados nos Estados Unidos.

Volante

Meia

Meia


18

FOTOS: MOWAPRESS

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

PHILIPPE COUTINHO

WILLIAN

DIEGO TARDELLI

Philippe Coutinho Correia Liverpool-ING 12/06/1992 – Rio de Janeiro-RJ 13 jogos

Willian Borges da Silva Chelsea-ING 09/08/1988 – Ribeirão Pires-SP 23 jogos - 04 gols

Diego Tardelli Martins Shandong Lueneng-CHI 10/05/1985 – Santa Bárbara D’Oeste - SP 11 jogos - 02 gols

Destaque nas categorias de base do Vasco, Phillipe Coutinho foi vendido à Internazionale de Milão, em 2008, antes mesmo de se tornar profissional. Como a transferência internacional de atletas menores de 18 anos não é permitida pela FIFA, ficou na equipe carioca até 2010, quando finalmente se apresentou ao time italiano. Em 2012, passou por empréstimo pelo Espanyol, até que em 2013 foi adquirido pelo Liverpool, da Inglaterra. Pela Seleção, Philippe fez sua estreia no Sul-Americano Sub-17, em 2009. No mesmo ano disputou o mundial da categoria, em 2010 participou do Mundial Sub-20. Pelo time principal, sua primeira convocação aconteceu também em 2010. Voltou à equipe brasileira em 2014.

Jogando no Corinthians desde os 10 anos de idade, Willian foi promovido ao time profissional em 2006, e logo em seguida, em 2007, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde conquistou quatro títulos nacionais. Em janeiro de 2013 foi para o Anzhi, da Rússia, onde ficou por apenas seis meses, quando foi comprado pelo Chelsea, clube que defende atualmente. Sua estreia pela Seleção ocorreu em 2011, em amistoso contra o Gabão. Voltou a fazer parte das convocações apenas no início de 2013, e acabou ficando de fora do grupo que conquistou a Copa das Confederações, porém, disputou a Copa do Mundo do ano passado no Brasil.

A lista de clubes em que Diego Tardelli atuou é grande: União Bandeirantes, São Paulo, Bétis, São Caetano, PSV, Flamengo, Anzhi, Al-Gharafa e Atlético Mineiro, por duas vezes. Atacante experiente, o jogador teve grande destaque em suas passagens pelo Galo, onde conquistou o título da Libertadores em 2013, e da Copa do Brasil em 2014. No início deste ano foi para a China, onde defende o Shandong Lueneng, por indicação de Cuca, seu treinador na segunda passagem pelo Galo. Sua primeira aparição na Seleção ocorreu em 2009, e voltou ao time apenas após a Copa do Mundo da África do Sul, com poucas oportunidades. Com o retorno de Dunga ao comando da equipe, voltou a ser chamado para a equipe com regularidade.

Meia

Meia

Atacante


19

FIRMINO

NEYMAR

ROBINHO

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira Hoffenheim-ALE 02/10/1991 – Maceió- AL 05 jogos - 02 gols

Neymar da Silva Santos Júnior Barcelona-ESP 05/02/1992 – Mogi das Cruzes - SP 66 jogos - 43 gols

Robson de Souza Santos-SP 25/01/1984 – São Vicente - SP 109 jogos - 29 gols

Firmino iniciou a carreira nas categorias de base do CRB, clube de sua cidade natal. Ainda na juventude, foi para o Figueirense, onde despontou para o futebol. Atuou no time profissional do clube catarinense em 2009 e 2010, de onde se transferiu para a equipe alemã do Hoffenheim, em 2011. O sucesso na Alemanha, onde ficou na quarta posição na brida pela artilharia do Campeonato Alemão no ano passado, começa a chamar a atenção de outros grandes clubes da Europa. A primeira convocação para a Seleção aconteceu em novembro do ano passado, no amistoso contra a Turquia. As boas atuações com a camisa do Brasil lhe renderam uma vaga no grupo que disputará a Copa América.

Considerado um dos maiores craques da atualidade, Neymar iniciou a carreira em 2002, nas categorias de base do Santos. Pela equipe santista, conquistou diversos títulos, entre eles a Libertadores da América, em 2011, com apenas 19 anos. As boas atuações pelo Santos e pela Seleção o levaram ao Barcelona, em uma das maiores transações da história do futebol mundial. No time espanhol, desenvolveu ainda mais seu futebol, jogando ao lado de grandes craques como Messi, Xavi, Suárez e Iniesta. Foi chamado pela primeira vez para a Seleção em 2010, e nunca mais saiu da equipe. Hoje já é o quinto maior artilheiro do Brasil, com 43 gols marcados em 61 partidas. Em 2013, foi peça fundamental na conquista da Copa das Confederações pelo Brasil.

Robinho é mais um dos craques da Seleção formado nas categorias de base do Santos. Explodiu para o futebol em 2002, na conquista do Brasileirão, fato que se repetiu em 2004. Foi negociado com o Real Madrid em 2005, e em 2008 chegou ao Manchester City. Retornou ao Santos em 2010, por empréstimo, indo em julho do mesmo ano para o Milan, onde ficou até o ano passado, retornando, novamente por empréstimo, à sua antiga casa. Sua história com a Seleção começou em 2003, onde foi peça importante em diversas conquistas da equipe como a Copa das Confederações em 2005 e 2009, e a Copa América em 2007. Participou também das Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul.

Atacante

Atacante

Atacante


20

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015


21


22

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

ORLANDO SIERRA / AFP

[O ADVERSÁRIO]

Amistoso contra o Brasil faz parte da preparação de Honduras para disputa da Copa Ouro

R

enovação e avaliação do trabalho diante de uma das forças do futebol mundial. Esse é o objetivo da seleção hondurenha que enfrentará o Brasil em Porto Alegre, em amistoso que integra a Chevrolet Brasil Global Tour. Para o técnico colombiano Jorge Luis Pinto, que está à frente da Bicolor desde dezembro de 2014, enfrentar a Seleção Brasileira é uma grande oportunidade de avaliar o estágio atual de competitividade da equipe hondurenha. “Temos que saber atacar

e defender, não sentir medo, buscar o jogo. Para isso, me agrada enfrentar rivais de alto nível no futebol mundial”, explicou. Para Carlos Will Mejía, os duelos na América do Sul, contra o Paraguai e a Seleção Brasileira, serão mais difíceis do que o triunfo sobre El Salvador, por 2 a 0, nos Estados Unidos. “As exigências serão maiores, são grandes equipes com jogadores excepcionais. Serão partidas complicadas, mas assim nos daremos conta do verdadeiro nível em que estamos”, avaliou.

Desde a Copa do Mundo, foram apenas quatro vitórias em 13 partidas. Para alento do torcedor bicolor, dois dos triunfos aconteceram nos últimos compromissos. Com a chegada de Jorge Luis Pinto, Honduras aproveitou para reformular a equipe nacional – diante do Brasil, apenas dez dos 23 atletas que jogaram a Copa do Mundo estarão presentes, ainda que o veterano Noel Valladares, de 38 anos, siga à frente como goleiro e capitão. A convocação feita pelo técnico colombiano Jorge Luis Pinto teve como


23

DE OLHO NA COPA OURO

maior novidade o retorno do meiocampista Alfredo Mejía, que defende o Panthrakikos, da Grécia. Outros destaques são o lateral-direito Brayan Beckeles, do português Boavista, além de Johnny Palacios, do Olímpia, maior equipe hondurenha. As duas ausências mais sentidas são as dos atacantes Jerry Bengtson, que vem atuando pouco pelo Belgrano, da Argentina, e Roger Rojas, do mexicano Necaxa. Boa parte do novo time esteve presente nos Jogos Olímpicos

de Londres, em 2012, e enfrentou a Seleção Brasileira nas quartas de final, perdendo por 3 a 2. Dos dez atletas que estiveram em Londres, o zagueiro Wilmer Crisanto acabou expulso ainda no primeiro tempo. No entanto,

[

o defensor não encara o jogo de Porto Alegre como uma revanche. “Não penso no passado, todos sabem o que aconteceu. Se fui expulso, foi por querer dar o meu máximo. Morri como um guerreiro”, afirmou.

]

“NÃO PENSO NO PASSADO, TODOS SABEM O QUE ACONTECEU. SE FUI EXPULSO FOI POR QUERER DAR MEU MÁXIMO. MORRI COMO UM GUERREIRO” WILMER CRISANTO, ZAGUEIRO


24

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

COLOMBIANO JORGE LUIS PINTO ASSUMIU A SELEÇÃO DE HONDURAS NO FINAL DO ANO PASSADO


ORLANDO SIERRA / AFP

25

PARA CHEGAR FORTE À COPA OURO No primeiro dos amistosos programados na reta final de sua preparação para a Copa Ouro, Honduras derrotou El Salvador em partida disputada nos Estados Unidos, no dia 31 de maio. Após os embates contra Paraguai e Brasil, a equipe ficará concentrada, só voltando a atuar no dia 1.º de julho, contra o México, seis dias antes da estreia na competição da Concacaf, na qual os hondurenhos enfrentarão Estados Unidos, Panamá e Haiti.

eliminatórias, Honduras estará no Grupo A do torneio que acontecerá nos Estados Unidos. A estreia será no dia 7 de julho, contra os donos da casa, em Frisco. Pela segunda rodada, no dia 10, o adversário será o Panamá, em Foxborough. A equipe de Jorge Luis Pinto encerra sua participação na primeira fase contra o Haiti, no dia 13, em Kansas City. AUSENTE DA COPA AMÉRICA

A seleção de Honduras não estará presente na Copa América, torneio que disputou apenas uma vez, em 2001, como convidada, surpreendendo e terminando na terceira colocação. Para o torcedor brasileiro, uma lembrança amarga: nas quartas de final, a JORGE LUIS PINTO, TREINADOR Seleção foi eliminada “É uma partida muito importante na preparação pelos hondurenhos, que venceram por 2 a 0. O para a Copa Ouro. Teremos um grupo muito difícil goleiro, na ocasião, foi o mesmo Noel Valladares que e o professor Jorge Luis Pinto terá que se preparar estará presente em Porto Alegre. muito. O Panamá cresceu bastante nos últimos anos Na Copa do Mundo, o histórico bicolor é bastante e os Estados Unidos sempre entram como favoritos”, modesto: foram somente três participações, incluindo afirmou o presidente da Federação Nacional de os dois últimos mundiais. No entanto, o desempenho Futebol de Honduras, Rafael Callejas. não foi bom: eliminações na primeira fase em 1982, Na Copa Ouro, competição principal das Américas 2010 e 2014, sem nenhuma vitória. Mas cada vez mais Central e do Norte, a equipe foi campeã em 1981, a equipe de Honduras se aproxima da Costa Rica, na e vem de quatro semifinais nas últimas cinco briga para ser a terceira força da Concacaf, atrás de edições. Em 2015, após bater a Guiana Francesa nas México e Estados Unidos.

[

]

“TEMOS QUE SABER ATACAR E DEFENDER, NÃO SENTIR MEDO, BUSCAR O JOGO. POR ISSO ME AGRADA ENFRENTAR RIVAIS DE ALTO NÍVEL NO FUTEBOL MUNDIAL”

CONVOCADOS DE HONDURAS GOLEIROS Noel Valladares Donis Escober Luis López DEFENSORES Maynor Figueroa Emilio Izaguirre Brayan Beckeles Johnny Leverón Johnny Palacios

Wilmer Crisanto Henry Figueroa Bryan García

Carlos Discua Bryan Acosta ATACANTES

MEIO-CAMPO Boniek García Mario Martínez Luis Garrido Arnold Peralta Andy Nájar Carlos Will Mejía Alfredo Mejía

Anthony Lozano Rubilio Castillo Eddie Hernández Erick Andino TREINADOR Jorge Luis Pinto


26

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

[CONFRONTO]

SUPREMACIA BRASIL TEM AMPLA VANTAGEM NOS CONFRONTOS CONTRA HONDURAS

A

partida desta noite no BeiraRio entre Brasil e Honduras, pela Chevrolet Brasil Global Tour, marca o oitavo encontro entre as duas seleções, em um confronto marcado pelo amplo domínio brasileiro. A primeira partida foi jogada em San Diego, nos Estados Unidos em 1994, na véspera da Copa do Mundo conquistada pelo Brasil. A Seleção, comandada por Carlos Alberto Parreira, aplicou um sonoro 8 a 2, com gols de Romário (3), Bebeto (2), Raí, Dunga e Cafu. A partida foi trágica para o zagueiro Ricardo Gomes, que era titular da Seleção e provavelmente manteria a posição na Copa, mas foi cortado após sofrer uma lesão muscular no segundo tempo. Ronaldão, que jogava no Shimizu, do Japão, foi convocado em seu lugar. Em 1995, as seleções empataram em 1 a 1 no amistoso disputado em Goiânia debaixo de muita chuva. Túlio Maravilha anotou o gol brasileiro. O técnico já era Zagallo, que iniciava o ciclo da Seleção para a Copa do Mundo de 1998. Já em 1996, na Copa Ouro, o Brasil voltou a aplicar uma goleada, desta vez por 5 a 0, com gols de Caio (2), Jamelli (2) e Sávio. O jogo aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, para pouco mais de 20 mil espectadores. O Brasil foi convidado pela Concacaf naquele ano e participou com uma equipe Sub-23, utilizando a competição como preparação para as Olimpíadas de Atlanta. A Seleção

foi derrotada apenas na final pelo México. Porém, o marco do histórico do confronto foi a partida válida pela Copa América de 2001, na Colômbia. O Brasil perdeu por 2 a 0 nas quartas de final e acabou eliminado do torneio. A seleção tinha nomes como Jardel, Ewerthon, Geovanni, Guilherme e Alex, e Luiz Felipe Scolari havia acabado de assumir a equipe após a demissão de Emerson Leão. Na convocação, o técnico havia mantido a base do ex-treinador, mas após a derrota houve uma reformulação e Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho viraram

[

brasileiro. O jogo ocorreu na fase de grupos, na Cidade do México, com vitória brasileira por 2 a 1. A Seleção terminaria novamente na segunda colocação após derrota para os donos da casa na final. Em 2012 foi a vez das duas equipes se enfrentarem nas Olimpíadas de Londres. Em partida disputada em Newcastle o Brasil teve dificuldades para superar Honduras. Martinez abriu o placar para os hondurenhos aos 12 minutos da primeira etapa. Leandro Damião empatou aos 37, e Espinoza colocou os centro-americanos novamente à frente aos 2 minutos do

ÚLTIMA PARTIDA ENTRE OS DOIS PAÍSES FOI MARCADA POR GOLEADA BRASILEIRA NOS EUA, E QUEBRA DE RECORDE DE PÚBLICO PRESENTE EM ESTÁDIO NA FLÓRIDA

pilares do título mundial no Japão e Coreia do Sul, um ano mais tarde. A Colômbia foi campeã daquela Copa América; a seleção de Honduras terminou em um surpreendente terceiro lugar. As seleções voltaram a se encontrar na Copa Ouro de 2003. Brasil e Colômbia foram as seleções convidadas, e a CBF enviou à competição novamente uma formação Sub-23, comandada pelo técnico Ricardo Gomes. Kaká, Robinho, Diego, Nilmar, Thiago Motta e Júlio Baptista eram as principais revelações do futebol

]

segundo tempo. A virada que garantiu a vitória brasileira não demorou, aos cinco Neymar empatou a partida novamente, e, aos 14, Damião fez o último gol da partida. O último encontro entre as equipes foi em 2013. Em amistoso disputado em Miami, nos Estados Unidos, a Seleção goleou os hondurenhos novamente, desta vez por 5 a 0, com gols de Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk. A partida marcou o recorde de público em uma partida de futebol no estado da Flórida, com 71.124 torcedores presentes no Sun Life Stadium.


BRUNO DOMINGOS / MOWAPRESS

27

NEYMAR FOI ALVO DOS JOGADORES HONDURENHOS NO ÚLTIMO ENCONTRO ENTRE BRASIL E HONDURAS


28

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

[TRADIÇÃO]

GAÚCHOS NO CHILE HEULER ANDREY/MOWAPRESS

DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA COPA AMÉRICA TERÁ CINCO REPRESENTANTES DO RIO GRANDE DO SUL

PARCEIROS EM TRÊS COPAS DO MUNDO, DUNGA E TAFFAREL ESTARÃO JUNTOS NA COPA AMÉRICA


29

A

ANDREY LOPES CHEGA À SELEÇÃO APÓS PASSAGENS PELA DUPLA GRE-NAL

RAFAEL RIBEIRO/CBF

lista de jogadores gaúchos que fizeram sucesso na Seleção Brasileira é grande, passando por Mauro Galvão, Émerson, Branco, Carpegiani, Dunga e Taffarel, além da dupla que leva com orgulho sua origem no nome: Renato e Ronaldinho. A história do Rio Grande do Sul com a Seleção vem de longa data, desde 1920, com a convocação de Alvazira, do Brasil de Pelotas, para a disputa do Sul-Americano, hoje Copa América. Porém, essa relação entre o estado e a equipe nacional não deve acabar tão cedo. No grupo que disputará a Copa América no Chile a partir da próxima semana, dois jogadores nascidos no estado estão entre os convocados: o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, e o volante Douglas Costa, que iniciou a carreira no Tricolor e hoje defende o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Os Colorados também podem se orgulhar, o lateral-esquerdo Geferson também garantiu seu lugar no grupo que tentará a conquista da Copa América. Não só dentro de campo que os gaúchos estão presentes na Seleção. O trio formado pelo treinador Dunga, o preparador de goleiros Taffarel e o auxiliar técnico Andrey Lopes garante a maioridade gaúcha entre os membros da comissão técnica do time. Dunga iniciou sua relação com a Seleção em 1987, participou de três Copas do Mundo, em 1990, 1994 e 1998, sendo capitão nas duas últimas e responsável por levantar a taça na conquista do tetra nos Estados Unidos. Assumiu pela primeira vez o comando técnico da Seleção Brasileira em 2006, logo após a Copa do Mundo da Alemanha. Em sua primeira passagem como treinador conquistou

mais dois títulos para o país: a Copa América em 2007 e a Copa das Confederações em 2009. Taffarel também tem uma longa história com a equipe nacional. Participou da conquista da medalha de prata nas Olímpiadas de Seul, em 1988, além de ser o goleiro titular da Seleção nas Copas de 1990, 1994 e 1998, tendo Dunga como seu parceiro de equipe. O goleiro tetracampeão do mundo também é dono da marca de jogador que mais atuou na posição na história da Seleção, foram 123 partidas com a camisa brasileira. Em 2012 deu início a carreira de preparador de goleiros, no Galatasaray, da Turquia, clube onde encerrou a carreira. Em julho deste

ano foi convidado pelo amigo Dunga a fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira. Outro gaúcho que estará presente no Chile é o auxiliar técnico Andrey Lopes. A carreira de Andrey começou como atacante nas categorias de base de Grêmio e São José, e após pendurar as chuteiras continuou no futebol. Atuou como treinador em várias categorias na base de Inter e Grêmio, até ser apresentado a Dunga pelo preparador físico Paulo Paixão, em 2013. Andrey então se tornou auxiliar técnico do Colorado durante a passagem de Dunga pelo comando da equipe, e com o retorno do treinador à Seleção, a parceria foi retomada.


30

[HISTÓRIA]

TRADIÇÃO em

CAMPO DISPUTADA HÁ 99 ANOS, COPA AMÉRICA É O MAIS ANTIGO TORNEIO DE SELEÇÕES DO MUNDO

A

primeira edição da Copa América, criada com o nome de Campeonato Sul-Americano de Futebol, disputada em 1916, foi concebida como parte das comemorações do centenário da independência Argentina, e contou, além dos anfitriões, com a presença de Brasil, Chile e Uruguai, que ficou com o título. A criação da disputa foi o estopim necessário para a fundação da Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, fato que ocorreu apenas em 1917, após proposta da federação uruguaia. O primeiro título brasileiro ocorreu em 1919, coincidentemente na primeira vez que a competição foi disputada no país. Na decisão, o Brasil derrotou o Uruguai, então bicampeão do torneio, por 1 a 0. O domínio uruguaio nas primeiras edições era evidente. Até a edição de 1926, a Celeste havia levantado o caneco em seis oportunidades, contra duas da Argentina e duas do Brasil, que havia voltado a sediar o torneio em 1922, como comemoração ao centenário de nossa independência. As edições de 1926, 1927 e 1929 não contaram com a presença da Seleção Brasileira, que só voltou a disputar a competição continental em 1935, pois o campeonato ficou seis anos sem acontecer, após brigas entre as federações de Uruguai e Argentina.

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015


VLADIMIR RODAS / AFP

31

O jejum de títulos do Brasil na competição durou até 1949, quando provando a força da torcida brasileira conquistou novamente o título jogando em casa, e de quebra, aplicando uma sonora goleada por 7 a 0 sobre o Paraguai na final, diante de 55 mil torcedores, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Ainda sob o nome de Campeonato Sul-Americano, que perdurou até a edição de 1967, a competição não tinha periodicidade definida, chegando ao cúmulo de duas edições serem disputadas no mesmo ano, em 1959. Em 1975, após um período de oito anos sem disputa a competição ressurge, já com o nome de Copa América, com uma novidade que não durou muito: a inexistência de um país sede para a competição, com as equipes jogando partidas de ida e volta, em seus respectivos países. Esse modelo durou três edições, até que em 1987,

[

]

O URUGUAI DOMINOU AS PRIMEIRAS EDIÇÕES DA COPA AMÉRICA, CONQUISTANDO SEIS TÍTULOS NAS DEZ PRIMEIRAS EDIÇÕES

voltou a ser utilizada uma sede fixa. Desde 1949 sem conquistar um título continental, o Brasil voltou a sediar a competição em 1989, e a longa fila de 40 anos finalmente chegou ao fim. O formato de disputa previa quadrangular na fase final, e a Seleção chegou a última rodada precisando vencer o Uruguai no Maracanã. Com gol de Romário, aos 4 minutos do segundo tempo, mais uma vez a taça da Copa América ficou no Brasil. A sina da Seleção Brasileira nunca ter vencido a competição fora de seus domínios finalmente acabou em 1997. Na edição disputada na Bolívia, o Brasil bateu os donos da casa por 3 a 1 na final, e conquistou o quarto título do torneio. Em 1999, novamente o Brasil levantou a taça. Dessa vez a competição foi disputada no Paraguai, e nossa Seleção derrotou os uruguaios na decisão, com um indiscutível 3 a 0 no placar. Após uma campanha irregular na edição de 2001, quando foi eliminada por Honduras nas quartas-de-


32

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

ISAAC ORTIZ / MEXSPORT / AFP

ANTONIO SCORZA / AFP

MAURO GALVÃO LEVANTA O TROFÉU DA COPA AMÉRICA EM 1989, PONDO FIM AO JEJUM DE 40 ANOS DO BRASIL

final, a Seleção chegou a edição de 2004 querendo provar que ainda era detentora da supremacia continental. A decisão contra a Argentina, no estádio Nacional de Lima, foi sem dúvida alguma um dos jogos mais emocionantes da Seleção na história da competição. Os argentinos abriram o placar com González, aos 20 minutos do primeiro tempo. Luizão empatou para o Brasil ainda na primeira etapa, aos 46 minutos. O jogo seguiu truncado, com os times perdendo boas oportunidades de gol, até que aos 42 minutos do segundo tempo Delgado colocou os hermanos novamente à frente. Usando de toda a catimba possível, os argentinos tentaram segurar o placar, mas aos 48 minutos, em um belo chute Adriano empatou o jogo novamente para o Brasil. Na decisão por pênaltis D’Alessandro e Heinze desperdiçaram as duas primeiras cobranças argentinas, e com gols de Adriano, Edu, Diego e Juan, o Brasil ficou com a taça. Na Venezuela, em 2007, novo confronto entre Brasil e Argentina na final. Com Dunga no comando da Seleção, os hermanos nem viram a cor da bola na decisão. Júlio Baptista abriu o placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, aos 40 minutos, Ayala ampliou para o Brasil, após marcar contra. O golpe de misericórdia do Brasil veio aos 23 minutos do segundo tempo, quando Daniel Alves fechou o placar em 3 a 0. Com a vitória, o Brasil conquistou o oitavo título na competição, ficando apenas atrás de Uruguai e Argentina, que possuem 15 e 14 taças, respectivamente. A última edição da Copa América foi disputada em 2011, na Argentina. Apesar do favoritismo, os donos da casa sequer chegaram à final. A taça ficou com os uruguaios, que derrotaram o Paraguai na final por 3 a 0. Naquele ano Brasil foi eliminado nos pênaltias nas quartas de final pelos vice-campeões.


33

JUAN BARRETO / AFP

A Copa América 2015 será disputada entre os dias 11 de junho e 03 de julho, em oito sedes: Antofagasta, Concepción, Rancagua, Santiago, Serena, Temuco, Valparaíso e Viña del Mar. Além das dez seleções que fazem parte da Conmebol, as equipes de México e Jamaica estarão na competição, como convidadas. A Seleção Brasileira está no grupo C da Copa América 2015, que conta também com Colômbia, Peru e Venezuela. A competição tem início para o Brasil no dia 14 de junho, contra o Peru, em Temuco. Na segunda rodada, os adversários serão os colombianos, no dia 17, em Santiago. Também na capital chilena, a Seleção encerra sua participação na primeira fase no dia 21, contra a Venezuela. O vencedor da Copa América garante vaga na Copa das Confederações de 2017, que será disputada na Rússia. Caso México ou Jamaica surpreendam e conquistem o título, a vaga na competição da FIFA ficará com a equipe sulamericana melhor colocada.

OMAR MARTINEZ/MEXSPORT/AFP

COPA AMÉRICA 2015

EM 2004 (ACIMA) E 2007 O BRASIL FICOU COM O TÍTULO VENCENDO A ARGENTINA NA FINAL


34

BRA SIL X HONDURA S | 10.06.2015

[NÚMEROS]

O DESEMPENHO DO BRASIL NA COPA AMÉRICA

167 JOGOS

578 GOLS

JOGOS DO BRASIL NA COPA AMÉRICA

GOLS DO BRASIL NA COPA AMÉRICA

JAIR MARCOU NOVE GOLS NA COPA AMÉRICA DE 1949, O MAIOR ARTILHEIRO DO BRASIL EM UMA ÚNICA EDIÇÃO

JOGADORES BRASILEIROS FORAM ARTILHEIROS DA COPA AMÉRICA EM NOVE OPORTUNIDADES

EM 1999, NO PARAGUAI, RONALDO E RIVALDO DIVIRIRAM A ARTILHARIA DA COPA AMÉRICA. CADA UM MARCOU CINCO GOLS DURANTE A COMPETIÇÃO

13 GOLS

13 GOLS 11 GOLS

10 GOLS

RONALDO

17 GOLS

DIDI

O BRASIL É O TERCEIRO MAIOR VENCEDOR DA COPA AMÉRICA, COM OITO TÍTULOS CONQUISTADOS

JAIR

ARTILHEIROS NA COPA AMÉRICA

ADEMIR

OUTROS NÚMEROS

387 GOLS MARCADOS 191 GOLS SOFRIDOS

ZIZINHO

95 VITÓRIAS 30 EMPATES 42 DERROTAS


35



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.