Informativo Fevereiro de 2018

Page 1

MOBILIDADE

ZONA AZUL

Empresas apresentam proposta de modal

Democratização dos estacionamentos no Centro

PÁGINA 6

PÁGINA 3

FEVEREIRO DE 2018 - ANO 5 - N0 75 Alex Pazuello/Semcom

ACADEMIAS

Mais saúde e energia ao ar livre Movimentando mais de 145 mil pessoas por mês, as academias ao ar livre tornaram a vida dos manauaras muito mais saudável. São 49 estruturas, espalhadas por todas as zonas da capital, que beneficiam do jovem ao idoso às Pessoas com Deficiência (PCDs). PAG 4 e 5

CARNAVAL

SAÚDE

ricardo oliveira/semcom

EDUCAção

Apoio garante folia para todos os públicos

Manaus livre de surto da Febre Amarela

Material escolar chega para 19 mil crianças

PÁGINA 8

PÁGINA 2

PÁGINA 7


2

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| FEVEREIRO DE 2018

Serviço TRIBUTOS

MEIA-PASSAGEM Raimundo Valentim / Semcom

Marcio James / Semcom

Divulgadas regras e datas para pagamentos de impostos municipais Os contribuintes já podem acessar o calendário fiscal para o exercício de 2018, referente aos impostos municipais – Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço para profissionais liberais (ISS Autônomo) e a Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará de Funcionamento). A cota única do IPTU terá 10% de desconto para todos os contribuintes que efetuarem o pagamento da guia até o dia 15 de março. O pagamento do imposto também poderá ser efetuado em dez parcelas subsequentes, mas sem o desconto. Contribuintes do Alvará têm até o dia 5 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% da cota única. O abatimento é válido apenas para as empresas em dia com o fisco municipal até dezembro de 2017. Outra opção é parcelar o valor da taxa anual em cinco parcelas. A primeira parcela também vence no dia 5 de fevereiro. Os profissionais liberais contribuintes que não tiveram tempo hábil para pagar a cota anual do ISS Autônomo com desconto de 10%, até o dia 10 de janeiro, poderão efetuar o pagamento parcelado em 12 vezes, mas sem desconto.

CARAMUJO AFRICANO MArinho Ramos/Semcom

Estudantes devem atentar para prazo de cadastro e recadastro Até o dia 16 de fevereiro ocorre o processo de cadastro e recadastro da meia-passagem estudantil 2018. Semelhante ao que ocorreu no ano passado, ambos os procedimentos serão realizados pela internet, por meio do site http://estudantes.manaus.am.gov.br/. Os interessados em garantir o benefício devem estar cadastrados no sistema, uma vez que a meia-passagem paga em dinheiro não é mais aceita nos coletivos. O recadastramento nada mais é que a atualização de todas as informações acadêmicas. O aluno deverá informar se foi aprovado para outra série, se mudou de curso, se mudou de endereço ou se mudou de instituição de ensino. Após esse procedimento, é preciso aguardar a aprovação pela escola onde estiver matriculado. Nesse intervalo, o estudante poderá comprar 32 créditos, referentes à cota de férias.

FISCALIZAÇÃO

Trâmites funerários passam a ser mais rigorosos A fiscalização às empresas de serviços funerários que atuam em Manaus passou a ser mais rígida este ano. O sepultamento só poderá ocorrer se a empresa contratada estiver devidamente cadastrada no portal da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef). Sem tal regularidade, não será possível realizar enterro nos cemitérios da capital. A criação de um sistema informatizado - que também contou com a orientação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) - obedece a uma ação civil pública e chega para beneficiar a todos os elos da cadeia do setor no Amazonas. Das 28 empresas que atuam no ramo funerário, ao menos, 23 já estão cadastradas. Alex Pazuello/Semcom

Moradores recebem capacitação para combater proliferação de molusco Como forma de capacitar a população para combater a proliferação do caramujo africano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realiza a formação de brigadas de combate ao molusco nos locais de ocorrência de focos, tendo os moradores como principais agentes de atuação. As formações são divididas em duas etapas: teórica e prática. A formação de brigadas nas comunidades foi a estratégia encontrada para atender, de forma eficiente, à missão de orientar a população sobre o combate à praga do caramujo africano. O público-alvo das formações são conselhos comunitários, escolas, associações, clube de idosos, empresas privadas e repartições públicas, bastando entrar em contato pelo telefone 3236-8587.

EXPEDIENTE

Secretário de Comunicação: Eric Gamboa - Jornalista responsável: Alita Falcão MTB 00699-AM Fotos e Textos: Assessorias - Projeto Gráfico: Kiko Cruz


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

FEVEREIRO DE 2018 |

3

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

'Zona Azul' começa a operar a partir do dia 17 de fevereiro

E

ntrou em funcionamento no centro da cidade o “Zona Azul”, um novo sistema para organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos na área. Operando em fase de orientação até o dia 17/2, sem cobrança de taxa ou multa por infração, a medida visa a ampliar a oferta de vagas à população e aos turistas que frequentam o Centro. Monitores, muitos deles ex-flanelinhas, orientam os condutores quanto ao funcionamento do Zona Azul. A implantação do sistema segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, inicialmente, irá dispor de 1,5 mil vagas de estacionamento que, em um mês, chegarão a um total de 3 mil. A meta é que, em três meses, 5 mil vagas estejam funcionando, proporcionando 20 mil oportunidades de estacionamento por dia. As vagas de estacionamento estarão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Alex Pazuello/Semcom

Cada vaga de estacionamento poderá ser ocupada por, no máximo, 3h e o pagamento poderá ser realizado pelo site ou aplicativo do Zona Azul

O “Zona Azul” irá funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 17h. No domingo não haverá cobrança pelo sistema. O valor cobrado, de segunda a sábado, será de R$ 3 a cada hora. A execução do sistema vai resultar em uma arrecadação municipal de 11% da receita bruta, que será transferida para investimentos no trânsito da cidade.

Como funciona Cada veículo poderá permanecer até três horas estacionado em cada vaga. O pagamento pode ser feito por meio do portal www.zamanaus.com.br ou pelo aplicativo “Zona Azul”, disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. Parcerias estão sendo firmadas com lojistas do Centro, para habilitar alguns pontos de vendas de créditos.

Alexandre Fonseca/Seminf

Terminal da Constantino Nery renasce com obras de revitalização Um novo terminal de integração, de cara nova e mais aconchegante aos usuários e trabalhadores que o utilizam, está surgindo na avenida Constantino Nery com a revitalização do T1. As ações visam trazer mais conforto, comodidade e segurança aos usuários e trabalhadores do local, até que um novo modal seja implementado como no transporte coletivo da capital. Os trabalhos iniciaram pelo rigoroso processo de limpeza, com uso de carros-pipa e jateadores. A iluminação também foi trocada e agora todo o ambiente do T1 conta com a luz em LED, que proporciona maior sensação de segurança para quem passa pelo local. Além disso, três mil metros quadrados de calçamento foram revitalizados. Para a recuperação do piso, a prefeitura firmou parceria com os

135 permissionários do espaço, que ajudaram na montagem, desmontagem e até pintaram suas bancas para acompanhar as melhorias implementadas no terminal da Constantino. Para a ambulante Regina Serrão, a reforma melhora as condições de trabalho e serviços oferecidos aos clientes. “Vai ser ótimo, vai ficar um terminal bonito, atrair cliente e, com isso, os funcionários ficam mais à vontade. Nós vamos zelar pelo terminal, porque ali é a nossa segunda casa”, disse. Gradis e alguns abrigos localizados na área já desativada do terminal foram retirados e devem ser reutilizados para manutenção de outras paradas de ônibus da cidade. A última etapa vai contemplar a pintura dos bancos e colunas, a manutenção dos gradis e reformas dos banheiros do terminal.

Com o aplicativo, o usuário pode visualizar as vagas disponíveis pelo celular, estacionar e regularizar a sua vaga, efetuando o pagamento. Quem ultrapassar o prazo máximo de permanência de três horas poderá ser multado em R$ 195,23 pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e, ainda, somar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

As obras de revitalização do Terminal da Constantino darão mais conforto aos usuários do sistema

PAISAGISMO E as novidades para o T1 não param por aí, além das reformas de infraestrutura, o espaço ganha um colorido especial com ações de paisagismo em 20 canteiros existentes no entorno do terminal. Serão utilizadas, no total, duas mil mudas de espécies ornamentais variadas, combinadas com a arborização já implantada na área.

As intervenções serão feitas no trecho da avenida Constantino Nery, entre as avenidas Álvaro Maia e a Leonardo Malcher. “Vamos promover uma ação bem representativa daquilo que a prefeitura tem planejado para este ano, no que se refere à arborização e paisagismo”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.


4

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| FEVEREIRO DE 2018

QUALIDADE DE VIDA

Manaus já conta com ar livre espalhadas p

C

om uma média de cem usuários ao dia, as academias ao ar livre caíram no gosto dos manauaras. Já são 49 estruturas esportivas espalhadas por todas as zonas da cidade que, ao mês, movimentam mais de 145 mil pessoas, entre jovens, idosos e deficientes físicos. São duas na zona Centro-Oeste, nove na zona Sul, oito na zona Norte, sete na zona Oeste, nove na Leste, 12 no Centro-Sul e duas na zona rural. Marcondes Ribeiro, de 30 anos, é técnico em enfermagem e há seis meses mantém a forma física na academia ao ar livre da Minivila Olímpica do Coroado, na zona Leste. Ele ressalta a importância das atividades físicas oferecidas pela prefeitura. “É uma ótima iniciativa, porque visa ao bem comum da população. E sem contar que está proporcionando mais qualidade de vida para aqueles que não podem pagar uma academia particular”, disse. Como profissional da área da saúde, Ribeiro pontuou os benefícios proporcionados pelas academias ao ar livre aos praticantes da atividade física. “Ajuda a aliviar o estresse, após uma jornada de trabalho, com ganho físico e melhor resistência. Esses resultados colaboram para uma melhor qualidade de vida”, afirma. As academias ao ar livre contam

com uma média de oito aparelhos para exercícios, como roda de ombro, máquina tríceps, torre de bicicleta, barra alta, simulador de caminhada e máquina de remada, além da instalação de placas explicativas para orientações de uso de cada equipamento. A estrutura também tem rampas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs). Zona Rural As comunidades mais distantes do centro da capital também estão sendo assistidas pela Prefeitura de Manaus. Duas academias ao ar livre foram entregues na zona rural da cidade. Uma na comunidade Nova Canaã, BR-174, e outra na comunidade de São João, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. As academias estão mudando a vida de pessoas, como a de dona Raimunda Viana, 84, moradora da comunidade Nova Canaã. Com problema no joelho, os exercícios realizados na academia ajudam no fortalecimento muscular e previnem o desenvolvimento de outras doenças, como as cardiovasculares. “Aqui muitas pessoas têm problemas de saúde, como eu, e essa obra é muito bacana, porque vai ajudar muita gente. Agora vou à academia fazer minhas atividades, porque eu preciso mesmo para melhorar minha saúde”, ressaltou a aposentada.

Mais de 145 mil pessoas passam, todos os meses, pelas academias ao ar livre espalhadas na cidade

Placas explicativas auxiliam no uso dos equipamentos, alguns adaptados para pessoas com deficiência

Academias híbridas A acessibilidade de todos os públicos é uma preocupação da prefeitura. Prova disso são as academias híbridas, uma linha de equipamentos para academias ao ar livre que possibilita a utilização por pessoas com e sem deficiência. Isso é possível porque os equipamentos contam com assento rebatível, rampa de acesso, placa em braile e com fonte ampliada. A rampa permite a acomodação da cadeira de rodas e, ao mesmo tempo,

acomoda os pés do usuário que não tem deficiência. O assento é automaticamente rebatido, tornando possível que o frequentador cadeirante realize seus exercícios, exatamente, na mesma posição em que o usuário não cadeirante. A placa em braile fornece informações ao usuário com deficiência visual a respeito do funcionamento da máquina e a placa com fonte ampliada permite que pessoas com visão mais limitada, como idosos, possam ter, também, acesso às informações.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

FEVEREIRO DE 2018 |

5

m 49 academias ao por todas as zonas Centros esportivos levam lazer e saúde para as comunidades Além das academias ao ar livre, outro ponto a ser destacado nas melhorias envolvendo o esporte comunitário é o expressivo aumento de pessoas participando das atividades disponibilizadas pelos 23 Centros de Esporte e Lazer (CEL). A ocupação desses espaços com atividades diversas, como futsal, práticas para a terceira idade, hidroginástica, caminhada orientada, entre outras, ampliou o número de participantes de 80 mil para mais de 170 mil

pessoas, de forma direta e indireta. O “Minivila de Portas Abertas” é outra proposta de sucesso. Implantado em 2017, o projeto tem como objetivo realizar atividades recreativas e de esporte para a comunidade nas minivilas olímpicas da cidade. Na programação constam práticas como hidroginástica, tênis de mesa, tênis de quadra, futsal, futebol de travinha e aula de jiu-jitsu, também sendo oferecidos serviços de saúde para os participantes.

Ampliação das atividades esportivas tem atraído um número maior de pessoas aos CELs


6

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| FEVEREIRO DE 2018

VALORIZAÇÃO

Sete categorias ganham reajuste com pagamento da data-base 2017 M ais de 27 mil servidores públicos municipais, distribuídos em sete categorias, incluindo a área não específica, receberam em seus vencimentos do mês de janeiro parte do reajuste previsto para este ano. Até maio, todas as categorias contempladas terão um reajuste salarial de 7,57%. A correção salarial em 4,57%, referente à data-base 2017, liberada a partir de 1º de janeiro, bem como data-base 2018 de 3%, que será paga ao longo do primeiro semestre deste ano, conforme vencimento de cada categoria, foram concedidas a um total de 23.871 servidores de seis categorias específicas, lotados nas secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Finanças (Semef), além da Procuradoria Geral do Município (PGM), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Os demais 3,5 mil alcançados são servidores concursados da área não específica, entre ativos e inativos, que já receberam em janeiro o reajuste total de 7,57% no salário-base, que há dez anos estava com o valor congelado em R$ 415. Aproximadamente 1.400 servidores ativos fazem parte da chamada área não específica, desde auxiliares de serviços municipais

Altemar Alcantara/Semcom

Até maio deste ano, sete categorias de servidores municipais, incluindo de área não específica, serão contemplados com reajuste salarial de 7,57%

(os garis), de nível fundamental; funcionários de nível médio, como guardas municipais e técnicos ad-

ministrativos; e superior, como advogados, redatores, administradores, assistentes sociais, entre ou-

tros, os quais desempenham funções em 16 secretarias da estrutura da prefeitura.

Foi destaque Alex Pazuello/Semcom

Ações de paisagismo O programa de arborização e paisagismo “Arboriza Manaus' entra, este ano, numa segunda fase com o "Ornamenta Manaus". O projeto irá investir na implantação de jardins com espécies ornamentais nos canteiros centrais, rotatórias, passeios públicos e praças da cidade, atuando também na manutenção das mudas de árvores.

Altemar Alcantara/Semcom

Arlesson Sicsu/SEMMAS

DRENAGEM Djalma Batista Um dos principais eixos viários da cidade, a avenida Djalma Batista, deverá passar por intervenção para substituir a antiga rede de drenagem da via, formada por tubo Armco, com quase três décadas, por isso, necessita ser trocado. Os trabalhos devem acontecer por etapas.

MOBILIDADE URBANA Manaus pode ser a primeira cidade brasileira a adotar o Civi, a nova geração do BRT, apresentado por um grupo de empresas interessadas em trabalhar na capital. O projeto alia conceitos de cidade interconectada e mobilidade inteligente. Um Chamamento Público será lançado para que outras empresas interessadas se apresentem. DIVULGAÇÃO

kits de robótica Mais de dez mil estudantes da rede municipal de ensino receberam os kits do Projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim), para que sejam utilizados no ano letivo 2018. O projeto busca proporcionar a multialfabetização, trabalhando diversas disciplinas como ciência e matemática, por meio da robótica e linguagem de programação.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

FEVEREIRO DE 2018 |

7

EDUCAÇÃO

Salto na qualidade de ensino, com novas escolas e ações pedagógicas E ste será o ano da infraestruturação das escolas da rede municipal de ensino, com o início do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), que prevê a construção de 29 novas unidades, sendo sete creches, 11 Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Neste primeiro trimestre também haverá a entrega de sete novas unidades educacionais. Além disso, a prefeitura está reforçando a reforma das unidades, com a revisão do que já está construído, a aquisição de novos aparelhos condicionadores de ar, entre outras melhorias necessárias para o bom funcionamento diário da rede Municipal de Educação. Estará completo, então, o tripé da educação de qualidade em Manaus: primeiro cuidando da valorização profissional, acadêmica e salarial dos professores, junto com o investimento, seguro e bem programado, em pedagogia, finalizando com robusto projeto de infraestrutura para as escolas. Ainda em 2017, foram US$ 52 milhões, aproximadamente R$ 167 milhões, financiados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com anuência da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para a execução do Proemem. O primeiro lote de obras prevê a construção de quatro Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), cada com uma Emef e um Cmei, em áreas já selecionadas pela prefeitura no Jorge Teixeira, Torquato Tapajós, comunidade Gilberto Mestrinho e Distrito Industrial.

Altemar Alcantara/Semcom

Sete novas unidades de ensino serão entregues até o primeiro trimestre deste ano, outras 29 começão a ser construídas pelo Proemem e entregues até 2019

Em 2017, foi finalizada a construção de uma creche, a ser equipada, e que servirá como contrapartida ao financiamento do BID. As novas escolas possibilitarão à Prefeitura de Manaus a redução dos prédios alugados para

Altemar Alcantara/Semcom

Ao longo do ano passado, 11.866 educadores e servidores da rede municipal passaram por qualificação

o funcionamento de unidades escolares e ofertarão, aproximadamente, 20 mil vagas. No projeto, os primeiros quatro Cimes estão previstos para ser entregues até o final de 2019. O Proemem não se limita, porém,

apenas é construção de novas unidades. O programa também vai focar na melhoria da qualidade da educação; na compreensão da gestão educacional municipal, monitoramento e avaliação e na administração do projeto.

Qualificação profissional e melhor resultado educacional Para oferecer uma qualificação cada vez melhor aos servidores da rede municipal de ensino, 11.866 educadores e servidores passaram por formações, desde oficinas e cursos de pós-graduação. Essa preparação terá reflexo no ensino dos alunos durante o ano letivo de 2018. No ano passado, 1.469 professores participaram de cursos de pós-graduação. Outros 10.397 foram contemplados por outras ações de qualificação, que buscam oferecer processos de formação continuada, associados à pesquisa e voltados

para a prática educativa, tudo oferecido pela Prefeitura de Manaus. “O objetivo é que o educador seja, cada vez mais, munido de estratégia e metodologia de ensino, para que possa fortalecer a aprendizagem do aluno”, garante Rita Luna, coordenadora da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Este ano, a rede municipal de ensino contará com 499 unidades e mais de 236 mil alunos matriculados, se mantendo como a terceira maior do país.


8

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS

| FEVEREIRO DE 2018

Folia toma conta da cidade

A

poiando a realização de 100 bandas e blocos, além do Desfile das Escolas de Samba, a prefeitura vai às ruas no Carnaval de Manaus 2018 com diversos serviços e campanhas, para garantir a alegria dos foliões. Foram mais de R$ 3,2 milhões investidos, por meio de editais de apoio, contribuindo para geração de, aproximadamente, 20 mil empregos temporários, diretos e indiretos. A agitação está tomando conta dos diversos bairros da capital desde o dia 26 de janeiro e vai continuar animando a população manauara até o dia 4 de março. Por meio do Edital Nº 009/2017, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) fornece

palco, som, iluminação, banheiros químicos e similares para os eventos contemplados. Para o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Manaus, a prefeitura destinou mais de R$ 1,7 milhão, por meio do Edital nº 10/2017. O recurso é destinado às agremiações do Grupo Especial e Grupos de Acesso A, B e C.

CARNAIDOSO Não são apenas os jovens que podem pular o Carnaval. A terceira idade também se diverte no "frevo", tema escolhido para o “Carnaidoso 2018”. Chegando a sua 9ª edição, o evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Alexandre Fonseca/Seminf

Foliões ganham as ruas e 100 bandas e blocos recebem apoio da Prefeitura de Manaus

10/02 (SÁBADO) Banda do BJ – Rua Bom Jesus, Mauazinho 15h – Banda do Bocal Queimado – Rua Y, Nova Esperança II 15h – Banda da Jaqueira – Av. Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Deus 15h – Bloco das Encantadas – Av. Itaúba, Jorge Teixeira 15h – Bloco Carnavalesco Fura Olho –Rua do Comércio, Japiim I 16h – Banda das Virgens – Ruas Vicente Torres Reis, São Jorge 18h – Banda do Manôa – Rua Araraquara, Cidade Nova

14h – Bloco Amigos da Zuila – Rua Mayoruna, Alvorada 16h – Banda Carnavalesca do G.R.S. Jovens Livres da Cachoeirinha – Rua Ajuricaba 17h – Banda Fura Olho –Rua Joaquim Ribeiro, São Francisco 17h – Bloco das Apertadas – Av. Penetração II, Bairro Japiim II 17h – Banda Amigos do Bá – Praça Orlando Pimentel, Mauazinho 18h – Banda das Duquesas da 14 – Rua Duque de Caxias, Praça 14 11 a 13/2, às 08h – Banda Maranatha – Arena Amadeu Teixeira

16h – Banda das 5 – Rua 5 de setembro, São Raimundo 18h30 – Banda Veio Pra Ficar – Rua 1, Cidade Nova I 13/02 (TERÇA-FEIRA) Galo de Manaus – Av. das Torres 13h – Banda do Copo Cheio – Rua 6, Alvorada II 15h – Banda do Pedrinho – Rua Padre Cabeleira Martins, Compensa

15h – Bloco do Cabeção – Av. Cássia Baima, Jorge Teixeira 15h – Banda de Carnaval Patrões da Elyte – Rua Japiim, próximo ao Jardim Botânico 15h – Banda do Flajorge – Rua Edson Estanislau Afonso, São Jorge 17h – Bloco do Mazon – Rua 17, Vale do Sinai 24/02 (SÁBADO) 15h – Bloco dos Pitt Bichas – Rua Leopoldo Neves, Santa Luzia

12/02 (SEGUNDA-FEIRA)

15h – Banda Baratas na Folia – Rua Magalhães Barata, Betânia

10 a 13/02, às 17h – Área do Amarelinho, Educandos

Bloco do Caldeira – Av. José Clemente, Centro

15h – Banda dos 5 Estrelas – Av. Getúlio Vargas, Centro

11/02 (DOMINGO)

Banda de Carnaval Juventude Ativa – Av. Buriti, Coroado

15h – Banda da Redenção – Rua Gurupi, Redenção

Banda Império do Mauá – Av. Rio Negro, Mauazinho

16h – Banda do Bin Laden – Rua 26 de Agosto, Riacho Doce

Banda Amigos da Folia –Rua Coronel Taborda de Miranda, Cidade Nova II

16h – Banda dos Kretinus – Rua J, Armando Mendes

25/02 (DOMINGO)

13h – Bloco das Cabritas – Rua Nova do Prosamim, São Jorge

16h – Carnaval Popular da Zona Norte – Av. Margarita, Conjunto Nova Cidade

16h – Bloco da Menopausa – Rua 03, Bairro São José II

16h – Bloco Carnavalesco Siri Quer Pau – Rua Virgílio Ramos, São Raimundo

03/03 (SÁBADO)

12h – Banda do Pimentão – Rua Jardim Botânico, São Jorge 12h – Banda do Pepety – Conjunto Habitacional Renato Souza Pinto 2 13h – Banda do Joatan – Av. L, Alvorada II 13h – Banda da Getúlio – Av. Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo 14h – Banda dos Assombrados – Rua Inácio Guimarães, Educandos

15h – Banda do Gigante – Rua Eng. Vilar Fiusa da Câmara, São José I

14h – Banda do Alho – Parque Residencial Eduardo Gomes, Redenção

15h – Banda Kaça Kabaço – Av. Itaúba, Jorge Teixeira

14h – Bloco dos Infiéis – Rua Prof. Evengelista Browe, Santo Antônio

16h – Banda dos Fofos – Beco Benjamin Constant, Petrópolis

14h – Bloco da Vovó Judith – Rua Prof. Carlos Mesquita, Santa Luzia 15h – Bloco do Feijão – Campo de Futebol, Zumbi III

16h – Banda Como o Que Cair – Rua Henrique Archer Pinto, Santa Luzia

15h – Banda do Mano – Rua Brasil, Nossa Senhora das Graças 16h – Banda do JT – Av. Itaúna, Jorge Teixeira

16h – Banda do Jacaré – Av. B, Alvorada I 16h – Bloco dos Borós – Rua 1º de Junho, Zumbi II 16h – Banda da Sarita – Av. Nossa Senhora de Fátima, Cidade de Deus 16/02 (SEXTA-FEIRA)

16h – Banda Amigos da Onça – Rua do Prosamim, Alvorada II

18h – Banda da Equipe Fire Brothers – Rua Ouro Preto, Coroado III

16h – Banda Geração 80 – Rua Afonso Pena, Centro

17/02 (SÁBADO)

16h – Bloco das Virgens – Rua dos Lírios, Jorge Teixeira I

14h – Banda da Marechal – Rua Marechal Deodoro, Colônia Oliveira Machado

16h – Bloco das Poderosas – Rua São Pedro, Crespo 16h – Banda da Rua Santa Isabel – Rua Rubídeo 16h – Banda do Lambão do Coroado – Rua Ouro Preto, Coroado 16h – Banda dos Favoritos – Rua José Romã, São José dos Campos

Bloco do Pirão-AM – Praia da Lua Banda Cintura de Kibe – Rua Penetração II, Multirão 15h – Banda Tira Ressaca Rosas da Noite – Rua Atlético Paranaense, Cidade de Deus 16h – Bloco Dom da Zueira – Av. Amazonino, Santa Etelvina 04/03 (DOMINGO) Banda do Ki Barato – Rua 11, nº 33, Bairro São José II *A programação pode sofrer alterações Mais informações pelo: vivamanaus.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.