Informativo do Servidor - Novembro de 2021

Page 1

Informativo do Servidor

A N O I • N º 1 1 • N O V E M B R O/ 2 0 2 1

Boletim interno mensal

SEGURANÇA

Guarda municipal valorizada Guarda municipal há cerca de 30 anos, Antônio dos Passos Marajó revela sentimento da corporação, mais motivada agora com a entrega de novos equipamentos e veículos esperados há décadas pelos servidores. (Pág. 3)

EFICIÊNCIA Gestores educacionais celebram chegada do Proesc com maior autonomia na manutenção das escolas e celeridade nos processos (Pág. 2)

MEMÓRIAS Historiadora e servidora da Semulsp, Raquel registra em livro a história do cemitério São João Batista, o mais tradicional de Manaus. (Pág. 4)


EDUCAÇÃO Menos burocracia e mais celeridade e eficiência Com o foco de proporcionar mais autonomia financeira às escolas da rede municipal, a Prefeitura de Manaus lançou o Programa de Orçamento na Escola (Proesc). A partir dele, as unidades de ensino conseguem maior agilidade na tramitação de processos e de soluções que impactem positivamente na qualidade do ensino. O projeto envolve cerca de 500 gestores escolares, entre eles Jucyara Melo, de 38 anos, que desde 2015 faz parte da equipe de educação do município, e hoje comemora a “desburocratização” das soluções de demandas urgentes. “Antes do Proesc as demandas eram resolvidas de forma burocrática e em alguns casos, demorada, pois dependíamos do trâmite de solicitar o serviço e aguardar pela resolução”, destacou a servidora municipal. Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Proesc utiliza cartões disponibilizados pelo Banco do Brasil abastecidos com o valor per capita de R$ 28, multiplicado pelo número de alunos matriculados em cada escola, o que é suficiente para manutenção e despesas relacionadas às

atividades educacionais, aumentando a autonomia e autogestão na unidade de ensino. “O diretor tem agora autonomia para gerenciar o recurso financeiro. Situações que outrora demandavam prazos longos e burocráticos, agora são resolvidas em tempo hábil, em prol da excelência na infraestrutura e pedagogia das escolas”, comemorou Jucyara.

NOVEMBRO AZUL Vencer o preconceito para garantir a saúde dos servidores Promovida com o intuito de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde e a realização de exames periódicos, a campanha ‘Novembro Azul’ ganhou ainda mais espaço no calendário de eventos realizados pela Prefeitura de Manaus. Além da oferta de consultas e exames na rede, em 2021 a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu para os servidores e a população em geral, uma série de palestras, levando assim, mais informações para que homens deixem o preconceito de lado e mantenham os cuidados com a saúde em dia. Médico e um dos responsáveis pela realização da campanha em Manaus, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coêlho, ressalta que a mobilização do Novembro Azul é fundamental, pois tem despertado em muitos homens um novo olhar para si e aos próximos. “Nesse período nós aproveitamos a campanha para proporcionarmos esse cuidado com a saúde do homem como

um todo. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) ofertam as consultas clínicas, nas quais o homem consegue fazer exames físicos e até ultrassonografia prostática. Caso seja diagnosticado alguma alteração, esse paciente é encaminhado para um urologista. Esses cuidados são muito importantes porque o câncer de próstata é silencioso, não mostra grandes sintomas no início. Então, quanto mais precocemente diagnosticado esse câncer, maior é a possibilidade de cura”, explicou o médico. No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, sendo esse o tipo mais comum da doença entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.


SEGURANÇA funcionários da prefeitura. “Nós estamos muitos felizes e gratos, pois há muito tempo esperávamos por isso. No início do ano, conversei com o prefeito David Almeida e ele disse que iria mudar a história da Guarda Municipal. Eu fiquei até um pouco cético, sem acreditar, porque foram anos de espera e nenhum prefeito olhou para nossa classe. Agora, estamos felizes com essa valorização, porque vamos poder trabalhar com mais segurança, fazer um trabalho melhor e dar uma resposta satisfatória à população”, explicou o servidor.

Após décadas de reivindicações, a Guarda Municipal de Manaus ganhou valorização. A administração do prefeito David Almeida entregou 250 pistolas semiautomáticas, calibre 9 milímetros e seis veículos à corporação. Em breve, será divulgado o plano de carreira dos profissionais da área. As melhorias e investimentos são desejos antigos da guarda, como explica o servidor Antônio dos Passos Marajó, 50 anos, que desde a década de 1990 faz parte do quadro de

Atualmente, Marajó atua na comissão de segurança do complexo Ponta Negra, na zona Oeste, porém, o servidor já passou por diversos espaços públicos nos seus mais de 30 anos atuando na segurança municipal. O guarda municipal destaca como maior desafio: a necessidade de ajudar a população, proporcionando segurança para que todos possam ir e vir livremente. “Para mim é muito gratificante trabalhar como guarda. É uma satisfação e também um desafio. Eu gosto muito do que eu faço e o retorno da população é motivador, pois a sociedade se sente mais segura com a nossa presença. Felizmente, vamos

conseguir melhorar ainda mais o nosso trabalho e isso é o mais importante”, frisou Marajó. Lembranças O servidor municipal contou que já enfrentou muitos problemas no trabalho, mas o pior aconteceu quando atuava no Parque do Mindu, no Parque Dez, zona Centro-Sul. “A nossa guarnição foi acionada pelos frequentadores do parque, pois havia quatro cidadãos infratores com entorpecentes. Fomos até o local e eles estavam de posse de arma de fogo. Tivemos que recuar, até pela nossa segurança. Com certeza se a guarnição tivesse com posse de arma de fogo, nós teríamos feito a abordagem e a situação teria sido diferente”, concluiu


BOAS PRÁTICAS Mais informação e serviço pra você

Qualificações para 2022

Servidora registra em livro a história do cemitério São João Batista Como forma de registrar e criar um memorial unindo o passado com o presente por meio da literatura, a historiadora e servidora da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Raquel Ferreira Santos, 38 anos, publicou o livro ‘Cemitério Patrimônio', com o objetivo de ajudar quem visita o cemitério municipal São João Batista, na avenida Álvaro Maia, a entender a sua história, tornando-se ainda um documento para a posteridade. “Em 2013 quando eu vim trabalhar aqui, percebi que alguns estudantes, visitantes e curiosos vinham até o cemitério buscar o histórico e saber do lugar, mas acabavam saindo decepcionados porque não encontravam um memorial, não havia um histórico do cemitério”, explicou Raquel. A servidora é auxiliar administrativa da Semulsp há 17 anos e executa os serviços de atendimento e cadastramento de sepultamentos. Em paralelo ao trabalho, durante oito anos, ela dedicou esforços para realizar o levantamento histórico do cemitério e transmiti-lo de forma acessível, em uma linguagem clara, para todos os públicos. “Durante a minha pesquisa, à noite, após o trabalho, e nos finais de semana e quando tirava férias, eu aproveitava para conhecer sobre o cemitério. E também, como eu fazia parte do departamento de cemitério, fiz um trabalho de levantamento das sepulturas de interesse de preservação, a pedido da ex-diretora, o que enriqueceu ainda mais a minha pesquisa”, contou Raquel. Agora, o projeto de Raquel é inspiração para outros servidores e com seu exemplo, ela vem incentivando todos a seguirem seus objetivos.

Para nortear o planejamento das ações de qualificação ofertadas pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), via Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), a Prefeitura de Manaus está realizando o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) 2022. A partir da iniciativa poderão ser promovidas capacitações mais específicas e direcionadas aos agentes públicos, garantindo também melhores resultados à gestão e à sociedade.

Coral no Teatro Amazonas

O coral formado por servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) se apresentou pela primeira vez no Teatro Amazonas em evento em comemoração aos 35 anos de carreira do músico Carlinhos Bandeira. O coral, composto por 30 vozes, interpretou a música “We Are The Word”, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, e adaptada por Carlinhos Bandeira com o nome de “A Hora Chegou”.

Cadastro para habitação O posto de atendimento para atualização do cadastro habitacional da Prefeitura de Manaus vai funcionar até o dia 29 de dezembro, na galeria Espírito Santo, na rua 24 de Maio com a rua Joaquim Sarmento, Centro. O posto está atendendo exclusivamente, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Em 2022 o retorno das atividades está previsto para o dia 3 de janeiro.

Expediente Emerson Quaresma Secretário Municipal de Comunicação Israel Conte Subsecretário Municipal de Comunicação

Kleiton Renzo Diretor de Comunicação Maurício Freire Editor Thiago Fernando Clinsman Brito Reportagem

Nathalie Brasil, Altemar Alcântara, Dhyeizo Lemos e Mário Oliveira Fotografia in.Pacto Comunicação Diagramação e finalização


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.