Informativo do Servidor - Fevereiro de 2021

Page 1

Informativo do Servidor

A N O I • N º 0 2 • F E V E R E I R O/ 2 0 2 1

Boletim interno mensal

COMBATE À COVID-19

EMOÇÃO AO VACINAR

Foto: Nathalie Brasil

Entre as mais de 127 mil pessoas já imunizadas em Manaus contra a Covid-19, vacinadores vivem a emoção de imunizar parentes idosos e outros colegas e amigos da área da saúde que atuam no combate ao vírus. Egenilson Castro Júnior, por exemplo, teve a satisfação de vacinar um profissional da área e amigo de infância e explicou sobre o sentimento de alegria pelo próximo. (PÁG.3)

CARONA SOLIDÁRIA

GRATIDÃO POR SERVIR

Conheça a história do motorista que vem ajudando a transportar de volta para casa idosos que receberam a vacina contra a Covid-19. (PÁG. 2)

Na linha de frente do combate à Covid-19, servidora da Semasc coordena entrega de alimentos em hospitais públicos de Manaus. (PÁG. 4)


AÇÃO SOLIDÁRIA

‘Carona’ leva mais de 15 mil idosos para casa após vacinação A Prefeitura de Manaus está disponibilizando o serviço 'Carona Solidária', que já assegurou o retorno de mais de 15 mil idosos para suas casas após a vacinação. O motorista Marcos Augusto Barbosa Santos faz parte da equipe que integra o serviço e se sente um privilegiado por poder servir a população neste processo tão esperado por todos.

O motorista faz parte do grupo de 30 profissionais, que dirigem carros de pequenos porte e vans que diariamente estão disponíveis nos seis postos de vacinação para auxiliar os idosos.

“Eu acho muito gratificante ajudar nossos idosos. A ‘carona solidária’ é uma ação maravilhosa da prefeitura e eu me sinto muito feliz por participar, até porque eu estou acompanhando tudo desde o início do projeto, no dia 29 de janeiro. É realmente uma benção", afirmou Marcos.

O serviço surgiu de uma ação integrada entre as secretarias municipais. No local da vacinação, o idoso é abordado para ver a necessidade do transporte. São quase 200 idosos atendidos diariamente. Para preservar a saúde de quem é transportado, todos os veículos passam por um rigoroso processo de higienização.

Guardas municipais fazem a escolta de vacinas A campanha de imunização contra a Covid-19 no município de Manaus conta com um batalhão de profissionais além dos vacinadores, que vêm se doando no dia a dia para que as doses cheguem a quem precisa com maior urgência. Os guardas municipais, por exemplo, atuam junto à Polícia Militar e aos agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) na escolta e segurança dos imunizantes e nos próprios postos de vacinação, auxiliando onde necessário. O guarda municipal Wilkens Gomes Gramado conta um pouco da experiência. Ele trabalha na Guarda há 22 anos, mas destaca a rotina de agora como ‘única’. Wilkens vem atuando no processo de imunização desde o primeiro dia de funcionamento do posto montado no balneário do Sesc, zona Oeste da cidade. “Recebemos as instruções para que tudo ocorra bem, trabalhando em conjunto por um bem maior e a segurança de todos”, explica o guarda.

Para ele, a experiência de fazer a escolta das vacinas e ajudar os idosos nos postos de vacinação é memorável. “No primeiro dia eu vi um casal de idosos sendo vacinados. Eles choravam e agradeciam, foi uma emoção fora do comum. Todos que estavam presentes se emocionaram, nossa equipe toda. Nesse momento eu pensei na minha mãe, que é idosa, e fiquei ansioso para que chegasse sua vez de ser vacinada. A cena ficou marcada na minha cabeça”, afirmou o guarda municipal, sabendo que viverá mais dias de emoção com a imunização dos próximos grupos.


PROTEÇÃO

Vacinadores vivem emoções no dia a dia

Em meio à angústia causada pela pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social, alguns profissionais da saúde estão tendo a oportunidade de levar um fio de esperança para as primeiras pessoas vacinadas contra o vírus na cidade. Esse é o caso do técnico de enfermagem Egenilson Castro Júnior, que atua provisoriamente no posto de vacinação instalado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na Bola da Suframa, zona Sul da capital. Apesar de há quatro anos trabalhar em campanhas de vacinação, Júnior afirmou que a emoção de imunizar um amigo de infância foi indescritível por saber que a primeira dose da vacina contra a Covid-19 significa um passo para o fim da pandemia que assola a humanidade e já vitimou tantas pessoas conhecidas. “É um momento muito importante, algo histórico na verdade. É ímpar quando você faz a vacinação em um amigo, em um parente, em alguém tão próximo. Eu vacinei um amigo, por exemplo, com quem dividi momentos. É uma energia sensacional. É muito bom você ver a gratidão no rosto dessas pessoas que são tão próximas. A gente sente um orgulho por saber que estamos podendo fazer o bem para as pessoas e, principalmente, para alguém que é tão importante para gente”, explicou Júnior.

Na linha de frente do combate à Covid-19, o técnico de enfermagem já recebeu a primeira dose da vacina produzida pelo Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Júnior salientou que se sente a cada dia mais seguro para continuar atendendo e vacinando a população. Ele, que já perdeu alguns amigos do trabalho em decorrência do vírus, vive agora a emoção de estar colaborando com sua função para o fim da pandemia. “Ficamos com um misto de sentimentos que vai da alegria, por sabermos que a proteção para essa doença terrível está próxima de cada um, ao mesmo tempo que ainda possuímos esse medo pelo que estamos enfrentando, com tantas perdas. Eu já fui vacinado. Isso é muito bom, porque dá uma confiança a mais para você ir trabalhar e fazer o serviço com mais tranquilidade e saúde”, explicou Júnior. O técnico de saúde disse esperar com ansiedade a chegada dos novos lotes de vacina, que serão enviados pelo governo federal, para que possa continuar vacinando e espalhando a esperança para a população. “Fico feliz de ver a alegria no rosto das pessoas que estão sendo vacinadas. É uma esperança para toda a população, especialmente para as pessoas que perderam parentes ou amigos próximos. Acho que o sentimento maior é de esperança das coisas voltarem ao normal”, concluiu.


Solidariedade Mais informação e serviço pra você

Prefeitura convoca estagiários

‘Não podemos deixar de ajudar’, diz servidora que entrega alimentos durante a pandemia Em meio ao enfrentamento à Covid-19, muitos servidores da Prefeitura de Manaus viraram verdadeiros soldados no combate ao vírus que modificou a rotina da humanidade. É o caso de Márcia Dib, servidora da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pela distribuição de alimentos no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona Leste. Márcia explicou que, inicialmente, a ação de distribuir alimentos nos hospitais foi planejada para auxiliar as pessoas que estão como acompanhantes de vítimas da Covid-19. Porém, gradativamente, o serviço foi ampliado para os profissionais da saúde destes hospitais, que têm triplicado seus esforços, e para os moradores de rua que passaram a viver no entorno das unidades de saúde em busca de auxílio.

A Prefeitura de Manaus está convocando mais estudantes aprovados no processo seletivo de estágio do município. Com a chamada, serão 54 pessoas integradas ao Programa Municipal de Estágio Remunerado do município, gerido por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). A lista nominal dos estudantes convocados também está disponível no endereço http://semad.manaus.am.gov.br.

Competência e reconhecimento O superintendente de Investimentos e presidente do Comitê de Investimentos da Manaus Previdência, Flávio Castro, alcançou no início de fevereiro a mais importante certificação profissional do mercado financeiro brasileiro, último nível em termos de diplomação na área voltada para a gestão de investimentos: a Certificação para Gestores (CGA) da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). A Prefeitura de Manaus parabeniza o servidor pelo empenho e compromisso!

“Foi um processo que aconteceu aos poucos. A população viu que estávamos entregando alimentos e acabou pedindo a nossa ajuda, nos vendo como apoio. E não podíamos deixar de ajudar essa população em vulnerabilidade social”, disse a servidora. Há 12 anos como técnica da Semasc, Márcia Dib explicou que o sentimento após cada ação, é de dever cumprido, pois para muitas pessoas atendidas, a marmita distribuída é a única refeição do dia. “O meu sentimento é de gratidão por conseguir fazer um atendimento humanizado, de forma organizada, competente, levando cidadania e respeito até a população que naquele momento está precisando”, concluiu Dib. Somente em fevereiro, foram 8.540 refeições distribuídas pelo serviço em três grandes hospitais da cidade.

Proteção contra a Covid-19 Em meio às ações de prevenção à Covid-19, os trabalhadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão recebendo máscaras e viseiras de proteção para uso em suas atividades. As entregas são realizadas na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, e nas bases onde atuam os agentes de trânsito e fiscais de transporte em todas as zonas da cidade.

Expediente Emerson Quaresma Secretário Municipal de Comunicação Emanuelle Baires Subsecretária Municipal de Comunicação

Maurício Freire Editor Thiago Fernando Beathriz Torres Reportagem

Nathalie Brasil Altemar Alcantara e assessorias Fotografia in.Pacto Comunicação Diagramação e finalização


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.