São Caetano Vigilante

Page 1

JO R NAL

ÃO CAETANO

VIGILANTE PUBLIEDITORIAL 2016 • distribuição gratuita

a g e r t n e a r u t i e f e r P e o ã ç a z i a revital a d e d e s a d o ã ç a ampli o d a b á s e t s e n M GC Oferecer um local de trabalho adequado aos afazeres diários e com conforto para os funcionários é estimular um serviço bem executado. Por isso, a Prefeitura de São Caetano do Sul revitalizou e ampliou a sede da Guarda Civil Municipal (GCM). As obras serão entregues neste sábado (14/5), às 10h30. Todos os moradores estão convidados a prestigiar o evento. O prédio está localizado na Avenida Fernando Simonsen, 160, Bairro Cerâmica.

A revitalização e ampliação da sede da GCM foi planejada de forma a aumentar a área construída com novos departamentos e otimizar o uso do espaço com soluções práticas ao dia a dia. Foram criados estacionamento para motos do Pelotão Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), sala para apresentação do Teatro de Fantoches, novos refeitório (em ambiente fechado), gabinete administrativo, rampa de acesso a pessoas com deficiência e sala de descanso no horário de almoço com

sofás e televisão. Já a sala de estatísticas e os vestiários masculino e feminino foram reformados. As guaritas foram blindadas. Também foi feita a revisão elétrica de todo o prédio (salas, pátio, quadras e demais áreas comuns), com substituição da iluminação por lâmpadas de vapor metálico (mais econômicas); pintura externa e interna de todos os setores; e melhora do aspecto visual da fachada, com novo letreiro. Ainda foi criado um bicicletário para o Pelotão Bike e construído um muro para separar a academia de ginástica do pátio.


02 • PUBLIEDITORIAL

PUBLIEDITORIAL • 03

Base do Garra recebe agentes de 32 cidades para treinamentos

Em São Caetano do Sul, a base avançada do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) está recebendo agentes de 32 cidades do Estado, que passam treinamentos para diversas

missões e situações de combate ao crime. Esse espaço da tropa de elite da Polícia Civil, localizado na Avenida Goiás, 270, Centro, foi completamente reformado pela Prefeitura, ano passado.

No prédio, que serve como centro de treinamentos, com 40 homens e 18 viaturas que partem às missões do local estratégico, a Prefeitura executou a pintura geral, instalação de nova iluminação,

CGE – 199 contabiliza mais de 5 mil atendimentos neste ano O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) – Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Same) de São Caetano do Sul integra forças policiais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as áreas de Saúde e Trânsito, 24 horas por dia, e pode ser acionado pelo número 199. Nos primeiros quatro meses deste ano, o serviço já atendeu 5314 ocorrências, de acordo com relatório da unidade, divulgado nesta semana.

revisão das instalações elétricas e hidráulicas, reforma do telhado e revitalização das salas, banheiros e recepção.

Roubos e furtos de veículos caem 65% em São Caetano, mesmo com aumento elevado da frota Em 2001, São Caetano do Sul tinha 82.974 veículos. Já em 2015, a frota saltou para 139.063 (68%). Entretanto, graças ao trabalho sério e às enérgicas e inovadoras políticas de Segurança implantadas pela Prefeitura nos últimos anos, os roubos e furtos de carros e motos despencaram no município - especialmente no ano passado, comparando-se ao início da última década.

ser explicada pelo empenho da municipalidade no setor.

Em 2014, a Prefeitura assumiu o protagonismo no combate ao crime com o lançamento do Programa Cidade Segura. Engloba 16 itens, entre obras, aparelhamento e execução de programas estratégicos. Desta forma, a municipalidade encarregou-se de investir pesado na área, apesar de esta ser uma Foram registrados 2.693 roubos responsabilidade constitucional e furtos de veículos em São do Estado. Caetano em 2001. Já em 2015, o número ficou em 939 – queda de Alguns dos destaques do Cidade 65%. Os dados são da Secretaria Segura são a Atividade Delegada de Segurança Pública do Estado. e a Atividade Diferenciada, em Uma grande diferença que pode que a Prefeitura paga para que

policiais militares e guardas civis municipais atuem em dias de folga; renovação e ampliação da frota da GCM; reforma de delegacias e bases da PM; e concessão

de auxílio financeiro para a manutenção das corporações estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil) na cidade.

Fundo Social e GCM abrem inscrições para curso de controlador de acesso

Os chamados mais recorrentes foram os relacionados a casos clínicos, com 2563 ligações, seguido por transporte de ambulâncias de pacientes acamados ou com sonda, por exemplo, com 503 atendimentos. O documento aponta também ocorrências como acidentes ou infrações de trânsito, perturbação do sossego público, animais em locais de risco, quedas e incêndios, entre outros. O relatório ainda indica que, somente em abril, os profissionais que atuam no espaço atenderam a 1324 chamados, com destaque aos 630 casos clínicos e os 118 transportes de ambulâncias de pacientes acamados ou com sonda. Ao acionar o 199 os moradores de São Caetano têm acesso a uma variedade de serviços. Entretanto, é necessário o seu uso com responsabilidade, sem trotes, que fazem os atendentes perderem tempo e podem interferir no salvamento de uma vida.

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul já recebe inscrições para o curso de controlador de acesso/porteiro, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, das 8h às 13h, na sede da entidade solidária (Rua Antonio Bento, 140, Bairro

Santa Paula), em parceria com a Guarda Civil Municipal. Podem se matricular os munícipes com mais de 18 anos, mediante apresentação de documento pessoal e comprovante de endereço. Mais informações no telefone 4228-8930.

Os professores são profissionais capacitados pela Polícia Federal e, ao fim do curso, os alunos estarão aptos para exercerem a função de controle de acesso em instituições particulares ou órgãos públicos. O conteúdo programático é composto por

itens como noções de postura/ asseio, relações interpessoais, ética profissional, normas e procedimentos em portaria e sistema de alarmes e câmeras.


04 • PUBLIEDITORIAL

São Caetano é a cidade mais segura do Brasil

São Caetano do Sul foi classificado como o município mais seguro do Brasil no Connected Smart Cities 2015, ranking que mapeou o País considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O estudo é avalizado pela Revista Exame. O ranking possui metodologia exclusiva criada pela Urban Systems. Cada setor público é avaliado com base em indicadores. Na Segurança, por exemplo, foram considerados os índices de homicídios; acidentes de trânsito; atenção ao Pronasci; efetivo e atuação de policiais, guardas municipais e agentes de trânsito; despesas em segurança e defesa pública.

A série de investimentos no setor executada pela Prefeitura a partir do lançamento do Programa Cidade Segura, em 2014, garantiu o primeiro lugar a São Caetano. E a municipalidade segue investindo, como na construção da base 24h na Avenida Guido Aliberti com a Rua Baraldi, de frente para a Avenida Almirante Delamare, na divisa com a Capital. A premiação, aliada à satisfação popular, comprova a eficiência das políticas públicas no setor. E a Prefeitura segue trabalhando para melhorar o futuro de São Caetano e de todos os moradores.

GCM recupera carro e prende homem por furto de veículo A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul segue empenhada em manter a paz e a ordem na cidade. Na manhã de domingo (8/5), Dia das Mães, integrantes da corporação recuperaram um veículo que havia sido furtado momentos antes na Rua Doutor Augusto de Toledo e prenderam o criminoso, que se utilizou de chave micha e acoplamento de um cabo de conexão de bobina para praticar o delito. O caso foi registrado na Delegacia Sede do município.

Prefeitura intensifica fiscalização contra o transporte clandestino Visando a segurança dos passageiros e o incentivo à utilização dos serviços regulamentados, a Prefeitura de São Caetano do Sul está intensificando a fiscalização contra o transporte clandestino. Operações conjuntas entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal (GCM) mantêm a ordem no setor. Na semana passada a operação ficou concentrada nas proximidades do Espaço Cerâmica. Foram emitidas autuações por transporte não autorizado, como vans de fretamento e táxis registrados

na cidade de São Paulo. A ação será realizada

periodicamente nos próximos meses, inibindo as infrações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.