4 minute read

Postos inovam para atrair clientes

Beleza também é fundamental

Ambiente agradável vem ganhando espaço em postos; decorações temáticas fazem sucesso em Revenda de Ribeirão das Neves

Advertisement

Posto G&P apostou na decoração com elementos do mercado de combustíveis, como luminárias feitas com bicos de bombas e pias de pneus

Divulgação/Posto G&P

Há muito tempo os postos deixaram de vender somente combustíveis. A Revenda vem se modernizando ao longo dos anos, principalmente por ter concluído que um único tipo de produto não é mais capaz de manter a margem de lucro, tão afetada ultimamente pela alta de preços. Diversificar tem sido a saída para os proprietários de postos e muitos deles já se conscientizaram que é preciso levar novidades para o cliente.

Que o diga o casal Gladstone e Patrícia Pernes, proprietários do posto G&P, em Ribeirão das Neves. Há cerca de três anos, quando eles decidiram encerrar o contrato com uma distribuidora e investir em uma marca própria, o negócio prosperou e passou a ser alvo de muitos elogios de clientes e funcionários. O posto, inclusive, iniciou em outubro os preparativos para o Natal, que incluem uma decoração especial para a loja de conveniência. “Um ambiente agradável faz muita diferença, pois o cliente se sente mais à vontade. E tudo é aproveitado de um ano para outro”, diz Patrícia. Ela tem as ideias e o marido é quem coloca a mão na massa. “Às vezes, ele conta com a ajuda de um pedreiro, mas quem faz é ele mesmo”, conta a proprietária.

A cada data comemorativa o estabelecimento ganha uma decoração diferente. Além disso, fazem sucesso por lá as luminárias da conveniência, feitas com bicos de bombas; as mesas do escritório e do refeitório, construídas com pneus, e o layout das bombas de combustíveis.

A receita tem dado tão certo que o posto G&P vai abrir uma fi-

lial em Venda Nova, na capital mineira – a inauguração está prevista já para o primeiro trimestre de 2022. “Felizmente, sobrevivemos relativamente bem à pandemia”, resume, satisfeita, a proprietária.

TRADIÇÃO E BOA CARNE

Tradição e boa comida. Esta é a receita de sucesso do Grupo Beija-Flor, que está há 25 anos no mercado e conta com nove postos de combustíveis e seis churrascarias nos estabelecimentos localizados nas principais saídas de Belo Horizonte, além de mais três lanchonetes em postos urbanos. “Sempre pensamos em oferecer algo a mais aos nossos clientes e, no nosso caso, é mesmo a carne, de ótima qualidade, a propósito”, diz Pedro Guedes, um dos proprietários da rede.

E tem mais: algumas unidades possuem lojas de conveniência, floricultura e loja de presentes – estes dois últimos serviços incrementam a unidade do bairro Jardim Vitória, na capital mineira.

A marca é conhecida tanto para uma parada em viagens quanto na escolha de um local para passeio da família nos fins de semana, em razão da estrutura física – que inclui espaço para crianças –, do paisagismo, do conforto e, sobretudo, dos cortes especiais servidos no restaurante.

Em Pará de Minas, o Grupo Beija-flor inaugurou mais um empreendimento, que, a despeito da pandemia, já se tornou um sucesso: Nova União, na região metropolitana de BH, ganhou, além de posto de combustíveis, uma churrascaria. Tudo projetado com novo padrão, com instalações mais modernas e belo paisagismo.

PÃO NO POSTO

O Liber Posto já é conhecido por concentrar várias opções para o cliente. Além de um autocenter, que oferece serviços rápidos como troca do filtro de ar-condicionado, o estabelecimento conta com farmácia, mercado, padaria e até loja de

“Um ambiente agradável faz muita diferença, pois o cliente se sente mais à vontade”

PATRÍCIA PERNES POSTO G&P

Grupo Beija-Flor/Divulgação

Há 25 anos, a churrascaria faz sucesso no posto Beija-Flor

lingerie. Tendo a primeira padaria da cidade a ingressar no aplicativo IFood, lá também é possível encomendar itens de mercado por WhatsApp. São facilidades que os clientes prezam muito e explicam o boom registrado pelo estabelecimento durante a pandemia.

“Essa visão diversificada sempre fez parte do meu negócio”, explica Ricardo Almeida, proprietário do posto e criador do personagem Dr. Liber, que dá dicas nas redes sociais do estabelecimento sobre o universo automotivo. Ele mesmo encarna o personagem, que faz muito sucesso entre a criançada.

Atualmente, segundo o proprietário, a venda de combustíveis representa cerca de 60% do faturamento do posto, enquanto os demais serviços respondem pelos outros 40%. “Para sobreviver nesse mercado não se pode mais pensar apenas em vender combustível”, recomenda.

Os serviços oferecidos pelo Liber Posto respondem por 40% do faturamento

Divulgação/Liber Posto Autocenter, farmácia, mercado, padaria e loja de lingerie compõem o mix de serviços do Liber Posto