1 minute read
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO
O agronegócio mineiro é movido pelos pequenos negócios. Somadas as microempresas e empresas de pequeno porte (MPE) e os produtores da agricultura familiar, Minas Gerais tem cerca de 739 mil estabelecimentos rurais, o que corresponde a mais de 99% dos negócios do setor no estado.
Em 2020, segundo dados da RAIS, somente as 69.925 MPE geraram 99,3% dos empregos com carteira assinada e responderam por 62% dos salários pagos pelo agronegócio em Minas Gerais.
Advertisement
Apesar de todos os desafios enfrentados, causados pela pandemia e também pelas adversidades climáticas, econômicas e políticas internacionais, os pequenos produtores rurais têm avançado graças aos investimentos em inovação e sustentabilidade.
Nesta edição da revista Histórias de Sucesso, dedicada ao agronegócio, apresen- tamos exemplos de pequenos pecuaristas que estão conseguindo resultados expressivos com o apoio do Sebraetec FIV.
O programa garante a melhoria genética dos rebanhos, principalmente do gado leiteiro, por meio da tecnologia de fertilização in vitro. No ano passado, 1.150 produtores tiveram acesso à tecnologia FIV, e entre 70% e 80% dos custos foram subsidiados pelo Sebrae Minas.
A Histórias de Sucesso também mostra os trabalhos de valorização e diferenciação dos cafés da Região Vulcânica em oito municípios do Sul de Minas Gerais. E destaca, ainda, a metodologia do Sebrae que está contribuindo para a recuperação de bacias hidrográficas e a sustentabilidade do agronegócio em várias regiões do estado.
Boa leitura!
CONFIRA AS INICIATIVAS QUE TÊM VALORIZADO PRODUTOS REGIONAIS, COMO OS CAFÉS DA REGIÃO VULCÂNICA E
O MEL DE AROEIRA, E SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA SEBRAETEC
FIV, QUE OFERECE AOS PEQUENOS PRODUTORES A OPORTUNIDADE DE MELHORAR O REBANHO.