1 minute read

MINAS MINAS

Conhe A Outros Estudos Realizados Por Meio Do Programa Restaurar No Estado

2018

Advertisement

2020

2022

2022

Bonfin Polis De Minas

Os conflitos sobre o uso da água entre moradores urbanos e rurais – já sem perspectivas – motivaram o prefeito da cidade do Noroeste de Minas a procurar o Sebrae. Surgia o primeiro ZAP, que uniu o Estado e várias entidades. Com o estudo do Ribeirão da Almas, a prefeitura conseguiu recursos junto aos comitês de bacia para recuperar os cursos d’água.

Bom Despacho

Transformado em projeto executivo pela prefeitura, o ZAP evidenciou que o Ribeirão do Picão, no Centro-Oeste de Minas, não terá sequer condições de abastecer os moradores em 15 anos. A Copasa e as lideranças locais optaram por fazer um estudo de derivação da água do Rio São Francisco, permitindo que a região cultive grãos para alimentar a produção animal existente e garantir o abastecimento urbano.

Presidente Oleg Rio

O diagnóstico de ZAP da sub-bacia do Rio da Prata, em Presidente Olegário, uma das mais importantes regiões agrícolas do estado, foi apresentado em abril. O estudo vai apoiar o planejamento e a implantação de projetos para impulsionar o desenvolvimento sustentável do território, visando à restauração e à conservação dos recursos naturais, bem como à redução de conflitos na região.

Pe Anha

O projeto da sub-bacia do Suaçuí-Pequeno, em Peçanha, ressaltou o que muitos já sabiam: o Rio Doce possui a região mais degradada do estado. O Sebrae Minas não só promoveu o ZAP, como tem redobrado os esforços para atender e capacitar o produtor rural de forma que ele volte a se capitalizar, produzindo com sustentabilidade, e ajude a regenerar a Mata Atlântica.