Trânsitos: Brasil e América Latina

Page 126

“essa dinâmica movimentou os intelectuais e especialmente os artistas da época, que, após a Segunda Guerra Mundial e a Ditadura de Getúlio Vargas, abandonaram a arte abstrata tida como alienada e voltaram-se para uma Arte engajada” (LYRA, 2016, p.156).

Diante das conjunturas do período, Bandeira, no inicio da sua carreira, transitou por algumas vanguardas européias, disseminadas, no estado, pelo Movimento dos Independentes, movimento artístico de 1933, que trouxe inovações para a sociedade e para a produção artística local, deixando, portanto, “importante legado no pensamento de vanguarda [...] indiretamente influenciada pela evolução artística européia, já peneirada e adaptada em São Paulo” (LYRA, 2016, p. 50). Possuidora de um trabalho plural, que reúne vários materiais e linguagens, podemos observar em seus desenhos com bico de pena, pinturas, gravuras, e esculturas influências do surrealismo, cubismo, expressionismo, abstracionismo e de conceitos da arte construtiva. Em setembro de 1948 Ladjane realizou sua primeira mostra de Arte no Recife, onde na ocasião expôs seus desenhos feitos com batom e no uso de croquis, pinturas de figuras humanas e paisagens. No ano seguinte expôs suas telas de pintura a óleo no IV Salão de Arte Moderna, e dois anos depois ganhou o primeiro prêmio de pintura do Estado, com o quadro “Guerra”. A Artista, ainda segundo Lyra: “passou pelo figurativismo e abstracionismo, para qual esse ultimo considerou uma arte válida deixando nada a desejar. Na fase figurativista inicial trouxe seu mundo sentimental, de formas e cores sentimentais, na lembrança do chão do maturo. [...] uso do verde, amarelo, roxo, reinos encantados, cenas e cores telúricas em imagens rurais [..] Ladjane fez incursões neoconcretas e concretistas e destacou-se no figurativo mágico” (LYRA, 2016, p. 239).

Em 1951 envolvida pela tendência expressiva artística e cultural voltada para a temática do povo, a artista começa a desenvolver a série “Passista”, que tem por temática central o frevo, dança popular de Pernambuco. A série é composta por desenhos que enfatizam a os movimentos individuais dos passistas numa coreografia de gestos típicos do frevo, com formas geométricas, umas mais próximas do concretismo e outras mais próximas do abstracionismo figurativo como podemos constatar nas imagens abaixo.

122


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.