(R)existir: práticas pedagógicas em Artes Visuais, Dança e Teatro

Page 47

Quê?”. A fome veio no sentido metafórico da palavra, pois a ideia central era descobrir quais os sonhos, desejos e realizações permeavam as vidas destas crianças. E ainda, contribuir para uma visão no seu processo de construção de identidade, pois a identidade é constituída histórica e socialmente: Neste sentido, a noção de identidade possui uma trajetória histórica e sócio epistemológica marcada por diferentes concepções, que não se constituíram a priori, mas que vêm emergindo das compreensões de sujeito humano presentes nas diferentes sociedades, pois entendemos que todo e qualquer processo situa-se historicamente no contexto em que está inserido política e culturalmente (SILVA, 2015, p. 82-83).

O motivo para tal escolha foi possibilitar mais uma visão na construção de suas identidades e mostrar que as crianças têm potencialidades mesmo estando em um contexto de vulnerabilidade social. O Coque é o último bairro no ranking do Desenvolvimento Humano Recifense. A população local sofre com graves problemas de saneamento, moradia, meio-ambiente, educação e saúde. A partir de índices sociais tão negativos, a escalada da violência vem crescendo, tornando-se o maior desafio para as instituições governamentais ou não-governamentais que lá atuam. Por causa da violência, o bairro é amplamente bombardeado pelos meios de comunicação, chegando a ser retratado em manchetes como “Coque: morada da morte”. Os moradores do Coque acabam sofrendo mais preconceito do que os de comunidades com índices


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.