Potiguar Notícias - Edição 436

Page 3

potiguar 3:2.qxd 3/8/2012 21:39 page 2

PÁGINA 3

Política

POTIGUAR NOTÍCIAS parnamirim - 6 de agosto de 2012 - segunda-feira

Da Base de sustentação de Carlos, Wilma e Redação Rogério foi do gabinete de Micarla

paradoxo

redacao@potiguarnoticias.com.br arquivo pn

Henrique x verde

Carlos Eduardo Alves

Wilma de Faria, ex-governadora

Candidato Rogério Marinho

Prefeita de Natal Micarla de Souza

Seis dos sete vereadores que apoiam candidatura majoritária do PDT e PSDB foram da base da atual prefeita. Um, inclusive, vice-líder da gestão verde. Dickson Nasser, Bispo Francisco de Assis, Adenúbio Melo, Júlio Protásio, Franklim Capistrano e Maurício Gurgel formam o quadro de apoios dos candidatos a prefeito de Natal, Carlos Eduardo e Rogério Marinho. Este último, aliás,

foi vice-líder da atual prefeita e, hoje, caminha ao lado do ex-prefeito, oposição ferrenha a Micarla. A lista é ainda mais extensa se levado em consideração o secretariado da gestão verde, ocupado por integrantes do PSB e PTN, respectivamente, Cláudio Porpino, Vagner Araújo e Sérgio Pinheiro. Cláudio foi da Semsur, Vagner da Administração e Sérgio da Semopi. Os dois primeiros wilmistas e o último, titular

da Urbana na administração de Carlos Eduardo. Teresa Cristina Pires, hoje titular da Semopi, no passado, ocupou cargo de confiança no governo Nunes Alves. Além dela, auxiliares da administração direta que, até pouco tempo recebiam pelo gabinete da prefeita, eram apadrinhadas por Júlio Protásio e Franklim Capistrano, candidatos à reeleição pela coligação União por Natal/ PSB.

O candidato Rogério Marinho também não pode reclamar da gestão de Micarla. Isso, porque tirou dos quadros da prefeita os seus principais cabos eleitorais: Enildo Alves, líder obediente de Micarla, é quem mais pede votos para o tucano. Enildo cumpre apenas o dever de casa, pois o seu líder de hoje foi liderado por Wilma, que já esteve com Agripino, que já esteve com Micarla e que, hoje, não está com ninguém.

malha fina

opinião

Ex-prefeito de Rafael Fernandes Folha de SP defende ideias de é condenado por improbidade Garibaldi para a Previdência

ROBSON PIRES

O ex-prefeito de Rafael Fernandes, José de Nicodemo Ferreira, e mais quatro pessoas foram condenados por improbidade administrativa. Eles simularam uma licitação e desviaram verba destinada à aquisição de acervo bibliográfico, equipamentos e mobiliário para a biblioteca pública do cidade. Os recursos oriundos do Ministério da Cultura foram repassados ao município em 1997. O Ministério Público Federal ajuizou a ação em 2000, após a instauração do inquérito civil que identificou irregularidades. Além do ex-prefeito, a tesoureira do município Antônia Zildilene de Sena e os funcionários públicos José Salismar Sena, Aécio Fernandes Costa e Antônia Jânia do Nascimento Viana, membros da Comissão

Permanente de Licitação da prefeitura à época dos fatos também foram condenados. De acordo com a ação do MPF, Antônia Zildilene de Sena foi a emitente do cheque que concretizou o possível desvio ou apropriação dos recursos do convênio, além de diversos outros documentos. Os demais funcionários participaram ativamente da montagem da falsa licitação. Quando os documentos da prefeitura referentes à licitação e execução do convênio foram analisados detectou-se que as cartas-convite emitidas pela Comissão Permanente de Licitação, bem como as propostas dos candidatos ao fornecimento e a nota fiscal referente à aquisição das obras bibliográficas não descriminavam, como deveriam, os livros que seriam adquiridos pela biblioteca.

O final de semana político em Mossoró foi dos mais animados. Coube ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados e herdeiro político do saudoso líder Aluízio Alves, dar o tom. Pelo twitter anunciar sua vinda à cidade neste final de semana com dois objetivos: O primeiro é participar da campanha de Cláudia Regina e Wellington Filho, respectivamente candidatos a prefeito e vice. O segundo é combater o "verde" usado na campanha da candidata do PSB, Larissa Rosado.

Analfabetismo e desaprovação Analfabetismo e desaprovação de contas foram os motivos que indeferiram a candidatura a prefeito, em Triunfo Potiguar, de Antonio Estevam da Fonseca(DEM), o ”Toinzinho”. Segundo os autos do processo, o candidato fez uma prova onde foi constatado que ele não é capaz sequer de redigir as palavras “vereador” e “Triunfo Potiguar”.

Agnelo 2º turno Oitenta e um municípios do país, com mais de 200 mil eleitores, podem ter que realizar segundo turno, no dia 28 de outubro, nas eleições municipais de 2012. Todos esses municípios têm mais de 200 mil eleitores.

A posse do jornalista Agnelo Alves como mais novo integrante da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras será no dia 10 deste mês, às 20 horas - informa convite encaminhado pelo presidente da casa, Diógenes da Cunha Lima. Agnelo ocupará a cadeira de nº 4, cujo patrono é o poeta Lourival Açucena.

Farpas “Congresso precisa aceitar necessidade de mudar regras para pensões por morte, item fundamental para equilibrar as contas da Previdência”. A defesa foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo, em editorial intitulado “Idade da Razão”, publicado na edição dessa quinta-feira (2). O periódico paulista defende não apenas a adoção de medidas que desencorajem as aposentadorias precoces (como a instituição de idade mínima e a aplicação da fórmula 85/95), mas também o estabelecimento de regras que disciplinem a concessão de pensões por morte. As teses assumidas pela Folha são as mesmas que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, vem defendendo nos últimos meses. De acordo com a fórmu-

la 85/95 o homem precisaria somar 95 pontos, e a mulher 85 pontos, para se aposentar. Nesse cálculo, cada ano de idade do segurado representa um ponto e cada ano de contribuição também. Dessa forma, um homem com 35 anos de contribuição e 60 de idade preencheria os requisitos para se aposentar sem perdas. No caso da mulher, ao completar 50 anos ela necessitaria ter contribuído 30 anos para fazer jus a sua aposentadoria integral. A Folha defende que, se necessário, as idades de referência (85 e 95) sejam ajustadas. “Além disso, caberia impor aos futuros participantes do mercado de trabalho, por exemplo, uma idade mínima para a aposentadoria, como nos regimes previdenciários da maioria dos países”.

Na troca de farpas entre os candidatos à Prefeitura de Natal no debate na Band quem foi mais longe foi Carlos Eduardo. Ele não perdoou Hermano Morais por este ter lhe atribuído o feito de ter aberto a porta da política para a prefeita Micarla de Sousa, quando a acolheu como candidata a vice, em 2004.

Vereadora Fatinha da Lan House A nova vereadora de Mossoró, Maria de Fátima da Silva (PRP), popularmente chamada de "Fatinha da Lan House". Ela recebeu apenas 120 votos e, na próxima terçafeira, deve assumir a vaga ainda ocupada pelo vereador Flávio Tácito (DEM), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral com base na lei da fidelidade partidária. Fatinha da Lan House diz ser uma mulher simples e que torce pelo Botafogo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.