Cultura.Sul Maio33

Page 12

12

Cultura.Sul 05.05. 2011

baú

Refrigerantes há muitos… Joaquim Parra

Professor de História e Coleccionador

Quando entramos num café da cidade, vila ou aldeia do sul, centro ou norte do país e pedimos um refrigerante, o leque de escolha (com excepção para as regiões autónomas) não é muito variado: Coca – Cola, Pepsi, Seven Up, Sumol e/ou algumas variantes destas marcas. Se perguntarmos a um jovem algarvio se sabe o que significa Jaguar, a resposta será “Clare, é um carre bué care!”; o mesmo acontecerá com Cristina “É uma boazona da minha rua! ou Simão “ É o gaje que joga à dos turques! Serão apenas, provavelmente, os jovens de 40 /50 anos a identificar nestes nomes, marcas de refrigerantes.

De facto, in illo tempore, quase poderíamos dizer que cada terra tinha a sua marca de refrigerantes. A nível do Algarve, entre os anos 50 e 70, tínhamos indústrias de refrigerantes que se estendiam de Vila Real de Santo António a Portimão, cada uma com as suas marcas, garrafas e bebidas próprias. Na primeira tínhamos José Dominguez Vieira Velasco, que na Fábrica Simon (mais tarde designada por Fábricas Reunidas de Refrigerantes do Sotavento e Barlavento Lda.) fabricava os refrigerantes Simon, 2 Frutos e Algarvia (1). Em Tavira, O Melhor (2), era fabricado por Manuel Pires Mateus.

Em S. Brás de Alportel (Vilarinhos), A. P. da Luz (Simão), fabricava a Gasosa Simão (3). Em Olhão, sei que havia uma fábrica de refrigerantes em Brancanes, Patinha, pertença de Domingos Rodrigues Medeiros Júnior, mas desconheço o nome do refrigerante, o mesmo acontecendo em relação a Silves e relativamente à fábrica de João José Duarte, Filhos Lda. Em Loulé, C. de Sousa Guerreiro produzia a Sóbom (4). Em Faro, existiam vários fabricantes e marcas: Vitoriano de Brito Barrote, produzia a Restauração (5); João Pires & Filho Lda., a Jaguar (6); José Custódio, os refrigerantes Quintódio (7), Belfru-

to (8) e Sofrutos (9); Francisco Joaquim de Brito, produzia a Frutassã; J. A. Costa a Supersumos e em 1966, com a criação da Cialbe, surgirá no mercado algarvio, além da ÁUA, a marca do momento, a Sumol. Em Portimão temos as Indústrias Cristina, responsáveis pela produção da Vitalima e da Laranjada Popular (10). Nunca vi nenhuma garrafa, mas sei que também existia a Foia, fabricada pela Sociedade de Refrigerantes Portimonenses Lda. Desconheço o fabricante e o nome do refrigerante, mas a garrafa que aparece sem qualquer identificação é de Monchique (11) (está gravado no fundo). É provável

6

1

10

3

11

2

4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.