

A formação de excelência é um diferencial do Colégio Visconde de Porto Seguro e, ao longo de nossa trajetória de 146 anos, tem sido fundamental para a realização dos sonhos de nossos alunos. Todos os anos, nossos estudantes ingressam em universidades de destaque no Brasil e no exterior, seguindo carreiras que dialogam diretamente com os desafios da sociedade moderna.
Nosso modelo de Escola Internacional olha para o futuro e desenha, de forma prática, uma jornada de aprendizagem diversa e multicultural, baseada nos conceitos fundamentais de cada área do saber, bem como em sustentabilidade, conexões globais, habilidades e competências, inteligência socioemocional, educação digital e ensino de idiomas. Assim, preparamos crianças e jovens para desenvolver seus múltiplos talentos e viver plenamente seus sonhos e conquistas futuras.
Desde a Educação Infantil, nossos alunos vivenciam experiências diversificadas e multilíngues. Em seguida, ao longo do Ensino Fundamental I e II, esse aprendizado é integrado aos conceitos fundamentais do saber, preparando-os, no Ensino Médio, para uma infinidade de possibilidades e carreiras.
Formamos uma verdadeira comunidade, de diferentes culturas, gerações e saberes, unida pelo compromisso com a educação de qualidade para todos e para o mundo!
Marcos Bitelli
Presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro
4 16 30
34 46 84
102
Na cerimônia de abertura do ano letivo, realizada em 29 de janeiro, vivenciamos um dia incrível de aprendizado e inspiração ao receber nossos educadores.
As apresentações incluíram discursos impactantes do Presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro, Dr. Marcos Bitelli; de nossa ex-Diretora Geral Acadêmica, Profa. Dra. Silmara Casadei; do Diretor de Relações Institucionais, Mauritius von Dubnitz; do Diretor Geral Executivo, Caio Thomas; e dos Diretores Alemães, Thomas Mand e Ingo Kangarlou.
Nesta edição, tivemos a palestra do Prof. Dr. António Nóvoa, presidente do Comitê de Pesquisa e Redação da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação da Unesco, reitor honorário e professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Entre os assuntos abordados, Nóvoa falou sobre o relatório da Unesco intitulado “Reimaginar nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação”
No início das aulas, nossos diretores realizaram mais de 50 encontros nos quatro câmpus. Durante essas reuniões, compartilhamos as diversas iniciativas programadas para o ano letivo, destacando nossa abordagem pedagógica voltada para uma formação abrangente e multidisciplinar.
718 novos alunos em 2024
Em 2024, o Colégio Visconde de Porto Seguro tornou-se um dos centros oficiais de aplicação do Scholastic Aptitude Test (SAT®). Os exames são oferecidos tanto para alunos do Porto quanto para estudantes de outras instituições. Desde o início do ano, 202 alunos de vários colégios de São Paulo prestaram o SAT® no Porto.
Em 2024, o Porto tornou-se uma escola licenciada pelo NBA Basketball School, o programa da NBA que tem como propósito compartilhar o método de ensino de basquete de maior sucesso no mundo.
Este ano, o Porto sediou, no Campus Panamby, a 7ª edição do Train
The Trainer, evento oficial de capacitação de treinadores do programa NBA Basketball School. Voltado para professores de Educação Física e gestores licenciados, o encontro contou com ensinamentos de palestrantes nacionais e internacionais, além de práticas em quadra. Destaque para a presença de Don Showalter, treinador das categorias de base do USA Basketball; Tiago Camilo, medalhista olímpico e mundial; e Gustavo Herbetta, diretor de marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Em março, 30 alunos dos quatro câmpus do Colégio participaram do World Futures Day, evento on-line que reúne jovens do mundo todo para debater ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do planeta. Durante três horas, eles conversaram em inglês, discutiram o futuro dos direitos humanos e analisaram ferramentas de inovação na educação.
O Colégio Visconde de Porto Seguro participou pela oitava vez consecutiva da Didacta, a maior feira de educação da Europa. Neste ano, o evento ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, de 21 a 24 de fevereiro, e contou com a participação de cerca de 100 escolas alemãs de excelência no exterior.
Mais uma vez, os estudantes do Porto foram destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Gabriel Pacifico Rydygier de Ruediger obteve o 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra com o projeto “Calcula-mangue: explorando a sustentabilidade dos manguezais brasileiros com equações alométricas de carbono azul e sensoriamento remoto costeiro”. Já Pietro Andrade Quinzani e João Pedro Sassi Sandre conquistaram o 1º lugar em Ciências Sociais Aplicadas com o projeto “Trending fake: análise estatística via algoritmo NER (named entity recognition) das correlações entre as fake news brasileiras e os tópicos abordados no Twitter”, além do Certificado de Inovação Skyrats e do Prêmio de Incentivo à Inovação Tecnológica Mostratec. Gabriel também participou da International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciências pré-universitária do mundo, que ocorreu em maio, nos Estados Unidos.
VOCÊ SABIA
VOCÊ SABIA
Pietro e João Pedro já haviam conquistado o 1º lugar na mesma categoria em 2023 com o projeto “Desinfopedia: primeira base de dados das fake news no Brasil e análise temática via codificação qualitativa no combate à desinformação”.
A integração interdisciplinar entre Biologia e Química, conhecida como “TBQ – Trabalho de Biologia e Química”, é uma iniciativa inovadora voltada para as turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Esse trabalho colaborativo permite aos alunos explorar temas complexos por meio de projetos que abrangem aspectos químicos e biológicos. Um exemplo é a análise da fotossíntese, que envolve a investigação tanto dos mecanismos biológicos quanto das reações químicas associadas. Na fase final dos projetos, os grupos compartilham suas descobertas e argumentos em apresentações orais.
O bicentenário da imigração de povos de língua alemã para o Brasil, celebrado em 2024, foi marcado por diversas atividades realizadas no Colégio, além de eventos organizados por outras instituições.
Alguns destaques:
• Hotsite “Agenda Alemã no Brasil” (www.agendaalema.org.br)
Exposição “Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã”
Lançamento do mapa “Uma São Paulo Alemã” Festa Alemanha no Brasil – 200 anos da Imigração (Museu da Imigração)
Aulas magnas
Sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Concerto em celebração aos 200 anos da imigração alemã e 146 anos do Porto
Durante as celebrações, o Colégio promoveu um encontro de três dias com representantes estudantis (Schülervertretung) de escolas alemãs de outras regiões do Brasil e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. O evento teve como objetivo principal fortalecer a participação e a representação democrática dos alunos.
No final de 2023, o Campus Morumbi recebeu Michelle Müntefering, Presidente da Subcomissão Parlamentar Alemã para Educação e Cultura no Exterior. Também estiveram presentes na visita Martina Hackelberg, Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo; Johannes Wahner, Cônsul de Cultura e Ciência do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo; Christian Buelau, que representou a Fundação Visconde de Porto Seguro e o Instituto Martius-Staden; além de outros diretores do Colégio.
No final de 2023, o Colégio sediou o Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco, evento que promoveu trocas de experiências e alinhamento de valores globais. Certificado pelo Programa das Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco), o Porto contribui para uma formação com foco nos valores universais. O encontro, realizado de forma híbrida, reuniu gestores de todo o Brasil, estimulando a reflexão sobre os desafios atuais.
Em agosto, após cinco anos, o Campus Vila Andrade recebeu novamente uma delegação de intercambistas alemães, que conheceram a estrutura do campus e participaram de diversas atividades com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Também estiveram presentes Michael Dahms, Coordenador-Geral de Língua Alemã do Departamento Central de Ensino no Exterior em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília; Johannes Wahner, Cônsul de Cultura e Ciência do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo; Christian Buelau, Vice-Presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro; Mauritius von Dubnitz, Diretor de Relações Institucionais do Colégio Visconde de Porto Seguro; além dos diretores e coordenadores do Campus Vila Andrade.
No final da 1ª série do Ensino Médio, os alunos podem viver a experiência de estudar em uma escola alemã e morar com uma família local por cinco semanas, com total imersão no idioma e na cultura alemã. Organizado pela Experimento, esse programa de intercâmbio promove o encontro entre culturas, com o propósito de conhecer e entender o outro, bem como trazer compreensão e conciliação. No meio do ano seguinte, os alunos brasileiros recebem no Brasil, pelo mesmo período, intercambistas alemães.
Durante o mês de julho, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio participam do Summer Camp na Alemanha. Organizado pela Experimento, o programa combina o estudo do idioma com atividades sociais, culturais e esportivas, além de passeios por toda a região próxima das cidades escolhidas para o intercâmbio.
Todos os anos, nossos alunos participam da Mint-Reise, visitando universidades em toda a Alemanha. Embora o foco da Mint-Reise, organizado pela Experimento, seja a visita às universidades de referência em cada cidade do roteiro, a viagem também oferece uma rica e intensa programação cultural e social nas principais cidades do país.
Em 2024, a Semana de Profissões reuniu mais de 2 mil estudantes dos quatro câmpus. Foram cinco dias dedicados a aproximar os alunos das carreiras, cursos e universidades de seu interesse. A programação incluiu a Feira de Universidades, o Fórum de Profissões, palestras de profissionais renomados sobre tendências do mercado atual, universo do trabalho e atuação profissional, além de mesas-redondas em que os estudantes puderam esclarecer dúvidas e conversar com os palestrantes.
A Semana de Profissões visa não apenas fornecer informações sobre carreiras e cursos como também estimular a reflexão cuidadosa dos jovens sobre seus interesses, habilidades e aspirações profissionais.
O Colégio Visconde de Porto Seguro sediou a edição nacional do Jugend Debattiert 2024, uma competição de debate em alemão destinada a estudantes do Ensino Médio de escolas alemãs. O evento, que ocorreu em 9 e 10 de setembro no Campus Valinhos, contou com a participação de 44 alunos de 22 escolas de 5 estados brasileiros. Os campeões dessa fase seguirão para a etapa sul-americana, que será realizada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
903
aprovações nas principais universidades brasileiras e internacionais
Todos os anos, formamos cidadãos conscientes e preparados para o mundo por meio de uma educação inovadora que integra diversas áreas do saber, sempre em harmonia com os objetivos de cada estudante. Em 2024, celebramos um número expressivo de aprovações em universidades brasileiras e internacionais.
652
aprovações em instituições BRASILEIRAS
aprovações em universidades particulares
528 a p rovações em universidades públicas
124
25
aprovações para Studienkolleg
Holanda 12 aprovações
Canadá 3 aprovações aprovações em
Áustria 1 aprovação
universidades no EXTERIOR
Espanha 7 aprovações
Alemanha 160 aprovações
Estados Unidos 24 aprovações
Reino Unido 4 aprovações
Bélgica 1 aprovação
Dinamarca 1 aprovação
Anna Laura Correia de Oliveira
Amanda Oliveira Rodrigues Medicina São Leopoldo Mandic
Camila Barbosa da Silva Direito Unifesp
Maria Eduarda da Silva Enfermagem Helios Klinikum Bonn/Rhein-Sieg
Oanny Dias da Silva
Raíssa Pereira da Silva
Enrico Marins Gerdullo Engenharia Elétrica UFPR
Esther Pesquero V. Pinheiro Enfermagem Sírio-Libanês e São Camilo
Tiemi Aline Inoue Engenharia Ambiental Unesp e Poli-USP Engenharia Mecânica Poli-USP
Victoria Freitas Silveira Medicina Santa Casa Faculdade de Medicina do ABC
Daniel Gaspar Passos Martins
Felipe Gotti Bontempo Engenharia Mecânica Technische Universität München
Bruno Pinho da Silva Sampaio
Julia Covic Hacker Engenharia Química Poli-USP
Luís Enrique Pennacchi C. P. Cabrino
Hungria 1 aprovação
Engenharia Mecânica
Penn State University e Purdue University Engenharia University of Texas - Austin
Pedro Chebat Molla Engenharia Biomédica Einstein
Carolina Varela C. de Oliveira Medicina Universidade de Santiago de Compostela
Pedro Damacena M. Uchoa
Engenharia da Computação University of Minnesota, University of British Columbia, University of Colorado Boulder e University of Toronto
Raul Maschieto Azuaga Filho Filosofia Unesp, UFMG e USP
Rafaela Dollinger Mazzuia Odontologia USP e São Leopoldo Mandic
Raphael Krebs Liboni Engenharia Mecatrônica Poli-USP
Engenharia Mecânica Unicamp e Unesp
( 7)
UNIVERSITÄT WIEN
Arquitetura 1
COPENHAGEN BUSINESS SCHOOL
Administração de Empresas e Gestão de Serviços 1
1
Nos eventos promovidos pelo University Connection, são oferecidas orientações e oportunidades para que nossos alunos explorem opções de formação em instituições de ensino do mundo todo.
O Abitur é um certificado que habilita os estudantes a ingressar no Ensino Superior na Alemanha e em outros países do mundo, bem como em universidades brasileiras. Em 2023, o Colégio entregou o certificado para 85 estudantes de sua 63ª turma: 50 do Campus Morumbi e 35 do Campus Valinhos.
Foram 192 conquistas no Brasil e no exterior.
ANDRÉ RAKESH AILDASANI
1 aprovação nos Estados Unidos
Huntsman Program in International Studies and Business na University of Pennsylvania
FELIPE GOTTI BONTEMPO
1 aprovação na Alemanha
Engenharia Mecânica na Technische Universität München
DANIEL GASPAR PASSOS MARTINS
1 aprovação na Alemanha
Engenharia Mecânica na Technische Universität München
O Porto já emitiu cerca de 1.700 certificados ao longo dos 51 anos em que aplica as provas do Abitur.
O Porto oferece um programa linguístico abrangente, com aulas regulares de alemão e inglês, além de espanhol como opção extracurricular. Todos os anos, os alunos podem demonstrar sua competência nesses três idiomas por meio de certificações de proficiência internacionalmente reconhecidas.
Novo recorde. Neste ano, 1.231 estudantes, a partir do Ensino Fundamental I, realizaram as provas do Cambridge Assessment English. O bom desempenho de nossos estudantes nas aulas de idiomas reforça ainda mais o compromisso do Colégio com o ensino de línguas.
As certificações Deutsches Sprachdiplom (DSD I e DSD II) integram o programa de parceria com o governo da Alemanha e possibilitam que os estudantes aprofundem seus conhecimentos sobre a cultura e as tradições alemãs. Em 2024, foram 452 alunos certificados
Em 2024, 659 alunos frequentaram o curso extra de Espanhol. Em 2023, foram entregues 184 certificações do Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE).
No Porto, desenvolvemos com nossos alunos conceitos fundamentais de cada área do saber, estimulando-os a refletir e buscar soluções para problemas da atualidade. Abrangendo várias áreas do saber e incentivando diferentes habilidades dos estudantes, as olimpíadas escolares são uma ótima oportunidade para que os alunos se preparem para competições, trabalhem a autossuperação e se aprofundem em habilidades específicas dos componentes curriculares.
Em 2023, nossos alunos alcançaram excelentes resultados:
1.254
medalhas em várias áreas do conhecimento
* Olimpíadas de 2024 em andamento: OBMEP, OBF, OBQJr, Quimeninas, OBI, OBR, ONC e OP.
Em setembro, inúmeras ações de valorização da vida são realizadas ao redor do mundo. No Porto, por meio do programa “Por uma Vida Melhor e Mais Feliz”, promovemos atividades especiais ao longo desse mês com o objetivo de desenvolver nos alunos competências relacionadas à saúde física e mental, à qualidade de vida e à convivência em sociedade.
Uma vez por semana, nossos estudantes têm aulas do Projeto de Vida e Convivência, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento da inteligência socioemocional, o cultivo dos valores universais, bem como o processo de autoconhecimento, a percepção do outro e o respeito ao próximo.
Desde 2018, o Programa Diálogos proporciona espaços de cooperação e troca de experiências, em um ambiente de diversidade de ideias com múltiplos olhares e aprendizagens.
Essa parceria entre alunos, responsáveis e nossos educadores é um importante espaço de compartilhamento e de união da comunidade escolar.
pais e responsáveis
Diante da tragédia sem precedentes que o país testemunhou no primeiro semestre, o Colégio lançou, de maneira rápida e sistematizada, a campanha solidária “Rio Grande do Sul”, que mobilizou estudantes, famílias, colaboradores e amigos.
Graças a esse esforço conjunto, o Porto arrecadou mais de 100 mil itens, que chegaram às vítimas das enchentes com a ajuda de importantes parceiros, como Azul Cargo Express – TECA Viracopos, Instituto Oliva, Vila Real Transportes e Serviços Ltda, G10 Favelas, Transportadora Itatibense e STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda.
Durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, nossos estudantes escreveram centenas de cartas com mensagens de carinho, amor e esperança para as vítimas. As cartas foram entregues junto com os milhares de itens arrecadados pela nossa comunidade escolar. Em retribuição, crianças
Em 2024, seguindo o exemplo do ano anterior, o Colégio implementou seu plano de gerenciamento de resíduos recicláveis após as festas juninas. Em parceria com a Eccaplan, realizamos a coleta de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, iniciativa que nos permitiu conquistar o selo “SOU RESÍDUO ZERO”.
Destinação correta:
Festa do Campus Valinhos 581 kg
Festa do Campus Panamby 381 kg
Festa dos Portinhos 178 kg
Festa do Campus Morumbi 632 kg
1.772 kg de volume total de resíduos de materiais recicláveis
2.360 kg de rejeitos destinados ao aterro
O programa Sou Resíduo Zero é uma iniciativa que busca diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o programa promove a geração de empregos e renda para cooperativas de catadores, reintegrando os materiais recicláveis na cadeia produtiva.
Anualmente, nossos estudantes participam em massa das Campanhas do Lacre e das Tampinhas. No decorrer de 2024, os lacres arrecadados, que somaram mais de meia tonelada de alumínio, foram trocados por cadeiras de rodas, posteriormente doadas a organizações sociais localizadas em São Paulo e Valinhos.
A campanha “Doe brinquedos, espalhe alegria. Faça do Dia das Crianças uma magia”, cujo nome foi idealizado pelo Comitê de Alunos, teve como objetivo principal exercitar a generosidade por meio da empatia e do desapego, tendo como base o princípio da sustentabilidade e a capacidade de doar algo que pode ser significativo para alguém.
De janeiro a agosto de 2024, o Colégio Visconde de Porto Seguro foi mencionado 828 vezes em diversos meios de comunicação. Artigos assinados por diretores do Porto, bem como matérias sobre nossos projetos sustentáveis e o acolhimento a pais e alunos na transição escolar, foram amplamente divulgados nos noticiários de todo o Brasil.
Em janeiro, Luciana Gomes, Diretora Institucional do Ensino Fundamental I, participou de uma reportagem da Veja São Paulo, oferecendo dicas de adaptação e acolhimento aos pais e responsáveis de alunos da Educação Infantil durante a transição escolar.
O Colégio foi destaque na revista Crescer, em fevereiro, em uma matéria com dicas para aprimorar a relação entre pais e escolas.
Em março, o Porto ganhou visibilidade em diversas reportagens. Entre os principais destaques estão uma matéria no site Exame.com sobre o Dia Internacional das Mulheres, além de artigos sobre a participação do Colégio na Didacta, a premiação de alunos na Febrace, o sucesso em vestibulares alemães e o programa para estudantes estrangeiros.
“CALCULA-MANGUE”
Nosso aluno Gabriel de Ruediger foi destaque em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo com seu projeto sobre os manguezais brasileiros. A matéria destacou a importância da iniciativa, que, junto a outros trabalhos, representou o Brasil na International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciências pré-universitária do mundo, realizada em maio, nos Estados Unidos.
Em maio, nossa ex-Diretora Geral Acadêmica, Profa. Dra. Silmara Casadei, deu dicas de como escolher a profissão certa em reportagem veiculada no site Exame.com
O Colégio Visconde de Porto Seguro arrecadou aproximadamente 100 mil itens para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul graças à participação de alunos, famílias, colaboradores e amigos. Tal movimento ganhou destaque em reportagem do SP1, da TV Globo, sobre a união das escolas em prol das pessoas desabrigadas na região.
Nossos alunos e ex-alunos protagonizaram matérias no Estadão, com histórias inspiradoras sobre bilinguismo e as oportunidades que o estudo no exterior proporcionou a eles.
Joice Lopes Leite, Diretora de Educação Digital, foi entrevistada pela revista Qualé em reportagem de capa que aprofundou o debate sobre o uso da inteligência artificial dentro da sala de aula. A educação digital do Porto também ganhou destaque em artigo assinado por Joice sobre os caminhos seguros para o futuro da educação e suas tecnologias.
Os cursos de formação complementar têm o objetivo de despertar e desenvolver os múltiplos talentos de nossos estudantes nas áreas de Tecnologia, Cultura, Esportes e Idiomas, com ênfase na prática e na ação colaborativa. Em 2024, o Colégio ofereceu opções de cursos extras de forma presencial para mais de 5 mil alunos
Entre os meses de abril e junho, as famílias puderam acompanhar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades nos cursos extras de Cultura, Esportes e Tecnologia. Os pais e responsáveis conheceram os professores, exploraram os espaços de aprendizagem e se familiarizaram com a dinâmica das aulas.
O 1º Sarau Cultural de Espanhol teve como objetivo celebrar a riqueza e a diversidade cultural dos países de língua espanhola, promovendo o acesso a diferentes formas de expressão artística e literária, como poesia, música, pintura e dança. O evento também proporcionou um espaço de integração para os alunos do curso extra de Espanhol.
Criado em 2019, o Porto Disconnect é uma iniciativa que visa incentivar os alunos a participar de atividades presenciais durante os intervalos, em substituição ao mundo on-line. Diariamente, o projeto organiza brincadeiras e práticas esportivas e culturais destinadas a promover diversão e integração entre os estudantes.
Em 2024, o Colégio criou o projeto Sou + FAIR PLAY – Jogando e torcendo juntos! com o objetivo de disseminar o espírito esportivo, segundo o qual as regras, a lealdade, a justiça e o respeito aos outros são sempre inegociáveis. São realizadas ações em torneios internos e externos, além de atividades nas aulas e nos intervalos, em todos os nossos câmpus.
Em 2024, nossos estudantes acumularam importantes conquistas individuais em diferentes modalidades esportivas. Elencamos a seguir algumas dessas realizações alcançadas até o fechamento desta edição da revista.
No tênis, chegou às semifinais de duplas em torneios COSAT, no Peru e no Chile.
Conquistou o ouro nos 200 m medley e o bronze nos 50 m de natação, peito feminino, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na categoria sub-14.
Conquistou o 2º lugar na primeira etapa da Copa SP KGV, na categoria Fórmula 4 Jr.
Ganhou duas medalhas de prata nas provas de 50 m e 100 m de natação, peito masculino, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, na categoria sub-14.
Ambos venceram o Campeonato Sul-Americano de Polo Aquático, na categoria sub-16, realizado no Chile.
Nos mais de 350.000 m², somando os quatro câmpus, o Porto dispõe de 56 instalações esportivas, com campos de futebol, piscinas aquecidas, ginásios e quadras poliesportivas, salões de ginástica artística, academias, além de salas de balé e judô.
Com mais de 100 anos de história na Alemanha e mais de 40 anos no Brasil, o Distintivo Esportivo Alemão é uma certificação concedida pelo Comitê Olímpico Alemão a atletas amadores, jovens e adultos, fora do âmbito das competições oficiais. Este ano, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre os dois países, convidamos os familiares dos estudantes para participar das provas para obtenção do distintivo, uma prática mantida pelos alunos do Colégio há décadas.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, mais de mil alunos dos quatro câmpus do Porto envolveram-se em variadas atividades nos Sábados Esportivos. A iniciativa une alegria à atividade física, em momentos de descontração e diversão.
Em 6 de abril, nossos coordenadores e professores de Educação Física participaram de uma importante formação na Unicamp. O workshop, intitulado “Educação Física para pessoas no transtorno do espectro autista”, apresentou ferramentas e atividades práticas que os educadores podem aplicar em suas aulas para melhor atender a estudantes autistas.
Em 2024, a equipe Porto em Movimento participou de corridas organizadas em São Paulo e Campinas. Foram cerca de 520 inscritos , entre estudantes, familiares e colaboradores.
Ao longo dos sete anos de existência desse projeto, somando os números de todas as provas, já ultrapassamos a marca de 1.120 inscrições .
O Campus Morumbi sediou, pela primeira vez, a etapa regional de São Paulo da FIRST® LEGO® League, competição internacional criada para despertar o interesse dos estudantes por robótica, ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. O Colégio disputou o torneio com nove times de alunos entre 6 e 10 anos, conquistando duas vagas na etapa nacional.
No curso extracurricular Liga de Robótica, os estudantes têm a oportunidade de explorar o mundo da automação, programação e robótica, por meio dos mais atuais kits LEGO®.
O Scratch Day de 2024 entregou imersão, conhecimento e interação. Durante essa já tradicional celebração global da programação criativa, todos os câmpus promoveram oficinas destinadas a alunos do Ensino Fundamental I e II, assim como atividades voltadas a familiares e professores.
O Scratch é uma linguagem de programação com uma interface visual simples que permite criar jogos, histórias interativas e animações digitais. É gratuito e está disponível em mais de 70 idiomas.
Os alunos do Ensino Fundamental II dos quatro câmpus participaram do CHANGEMAKER 2024, evento internacional que mobilizou estudantes acerca de três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): erradicação da pobreza (ODS 1), fome zero e agricultura sustentável (ODS 2) e saúde e bem-estar (ODS 3). Quatro equipes do Colégio se destacaram, ficando entre as cinco primeiras colocadas entre as mais de 500 equipes participantes de todo o mundo.
Desde 2016, o Colégio Visconde de Porto Seguro promove o TEDxKidsPortoSeguroSchool, proporcionando uma oportunidade única para os estudantes compartilharem seus projetos com o mundo. Com mais de 130 palestras realizadas, o evento aborda temas urgentes e relevantes para a sociedade.
Nos LabMakers dos quatro câmpus, os estudantes têm acesso a equipamentos de última geração, como impressoras 3D, impressora CNC, plotters, kits eletrônicos, placas de Arduino, MicroBit e Makey Makey Além disso, nossas salas de robótica estão equipadas com kits LEGO® Education e K’nex para estimular a criatividade dos alunos por meio da construção de réplicas de máquinas reais. Para tornar a experiência ainda melhor, nossos laboratórios móveis contam com notebooks, MacBooks e iPads.
Diariamente, durante os intervalos, todos os câmpus disponibilizam a ludoteca para as turmas do Ensino Fundamental I, II e Médio. Nesses espaços de estímulo à criatividade e ao pensamento lógico, os alunos têm a oportunidade de mergulhar no universo dos jogos cooperativos analógicos e digitais.
Entre agosto de 2023 e agosto de 2024, como parte do Ciclo de Formação Docente para Tecnologias Digitais, o Porto realizou 95 formações para 1.621 professores .
Nossos estudantes do 5º ano colocaram a criatividade em prática durante mais uma edição do Game Jam Porto, uma parceria entre a área de Educação Digital do Colégio e o Instituto Martius-Staden. Organizados em equipes, os alunos foram desafiados a encontrar soluções criativas utilizando o Minecraft para recriar a Floresta Amazônica e sua biodiversidade em um mundo virtual colaborativo e cooperativo. Antes do evento, nas aulas de Letramento Digital, os estudantes exploraram o Projeto ATTO, o Observatório de Torre Alta da Amazônia, uma importante iniciativa de pesquisa dedicada a estudar as interações entre a floresta e a atmosfera global. No dia do Game Jam, todos aprimoraram ou finalizaram seus projetos.
O Porto desenvolve iniciativas que contribuem para a aprendizagem e o aperfeiçoamento de todos. Uma delas é o HUB Digital Teams, que conecta professores e estudantes, proporcionando flexibilidade, compartilhamento e organização de conteúdos.
Atualmente, são mais de 9 mil usuários conectados em 35.800 equipes.
No início do segundo semestre, o Porto promoveu uma campanha sobre o uso ético e seguro da internet, com a participação de Bianca Orrico, psicóloga pela Unifacs, doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Na SaferNet Brasil, Bianca desenvolve materiais pedagógicos sobre o uso crítico e responsável da internet. Temas como direitos e deveres na rede, identidade digital e estratégias de saúde mental e bem-estar no uso da internet foram abordados em palestras destinadas aos alunos do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio. Também foi realizada uma palestra para familiares e professores sobre como orientar crianças e adolescentes para o uso seguro da internet.
A área de Cultura abrange os cursos regulares de Arte e Música, bem como os cursos extras de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Letras e Gastronomia. Com beleza, emoção e graciosidade, nossos alunos expressaram sua criatividade por meio de diversas linguagens artísticas.
No final de 2023, em nosso tradicional Festival Cultural, foram apresentadas 19 peças de teatro inéditas que expressaram de forma sensível toda a dedicação de nossos estudantes e professores. Também tivemos uma performance de balé com alunas dos Câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos, bem como 10 apresentações com os alunos dos cursos de Bateria, Piano, Violino, Violão, Guitarra, Coral e Orquestra.
Além dessas atrações, houve a exibição do curta-metragem do curso Oficina Jovem Cineasta, o recital de textos dos grupos de Prosa & Poesia e exposições de arte dos cursos de Ateliê de Artes Visuais do Ensino Fundamental I e II.
Em outubro de 2023, a Big Band do Campus Vila Andrade, sob a regência do maestro José Luiz Ribalta, e o grupo de Danças Folclóricas Alemãs apresentaram seus talentos ao lado da Orquestra Visconde de Porto Seguro na 27ª edição da BrooklinFest.
No dia 9 de dezembro de 2023, os alunos do Coral da Vila Andrade participaram de uma apresentação no Esporte Clube Pinheiros. Cerca de 30 coralistas e 6 músicos da Big Band deram um show de talento para os sócios do clube.
Com o objetivo de levar nossos talentos para além dos muros da escola, o programa Cultura na Cidade proporciona aos alunos a oportunidade de se apresentar para públicos variados em instituições culturais, shoppings, parques e outros colégios. Entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro de 2024, participaram dessa iniciativa membros do Coral, da Orquestra, do Porto Rock, das Danças Folclóricas Alemãs e da Big Band
Cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II dos Câmpus Morumbi, Panamby e Vila Andrade participaram do 1º Encontro de Corais Infantojuvenis, sediado no Colégio Santo Américo em agosto de 2023. O evento reuniu grupos de coral de diversas escolas de São Paulo e proporcionou uma rica troca de experiências musicais, repertórios e vivências culturais entre os participantes.
Em outubro de 2023, as bandas do Porto Rock do Campus Valinhos tiveram a oportunidade de apresentar suas performances no Clube Atlético Valinhense. Orientados pelos músicos Wagner Chuim e Tobias Timm, os estudantes mostraram um pouco do que ensaiaram ao longo do ano.
Todos os anos, os estudantes do Porto Rock & Pop Bands se apresentam nas festas juninas do Colégio, bem como em outros eventos organizados no segundo semestre. O projeto reúne alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e Abitur que desejam formar bandas e aprender técnicas como músicos profissionais, sob a orientação do músico e tutor Wagner Chuim.
Nossos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram de um concurso organizado pelo Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo e criaram, com muita criatividade e inspiração, diversas obras com o personagem Buddy Bear, que representa a tolerância e o diálogo internacional e é um dos símbolos de Berlim
Todas essas obras passarão a decorar os corredores do consulado.
Em 2024, o Porto Rock & Pop Bands formou 15 bandas e celebrou uma década de existência.
Ao longo desses anos, o projeto reuniu centenas de estudantes e deu origem a dezenas de bandas.
Confira a galeria completa com todos os desenhos:
No decorrer de 2024, nossos alunos expressaram sua criatividade em obras individuais e coletivas criadas nas aulas regulares de Arte e nos cursos extras de Artes Visuais. As obras são sempre expostas em diversos ambientes dos quatro câmpus do Colégio para que os estudantes se acostumem a conviver com as próprias criações e com as dos colegas, além de aprender a extrair significado e prazer dessa experiência. São feitas dezenas de exposições coletivas temáticas ao longo do ano letivo.
Em 2024, as bibliotecas dos quatro câmpus começaram a promover sessões de contação de histórias para turmas do 1º ao 5º ano, realizadas durante o intervalo da última sexta-feira do mês. As leituras são cuidadosamente selecionadas para refletir um tema relevante do mês em questão. Essa atividade faz parte da ação Porto Disconnect, que visa proporcionar experiências lúdicas e divertidas aos alunos, incentivando a desconexão das telas de celulares nos momentos de intervalo.
As aulas de Música no Porto promovem um encontro com o mundo criativo da linguagem musical por meio do canto, da percussão corporal e da fruição de músicas de diferentes gêneros e ritmos. Ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, as crianças entram em contato com diversos instrumentos de percussão, sopro, teclas e cordas, além de se envolver em exercícios de interpretação e composição, aguçando a percepção e os sentidos para o universo sonoro. Música é qualidade de vida!
Por meio de uma abordagem prática e envolvente, o evento conectou conceitos científicos dos instrumentos musicais com a experiência dos alunos, tornando o aprendizado mais acessível e significativo. Os estudantes tiveram a oportunidade de se apresentar de forma individual ou em grupo, cantando e/ou tocando algum instrumento musical.
Em 2024, seguimos com a parceria com a ESPM, que oferece aos nossos alunos do Ensino Médio, de forma gratuita, o curso International Business. Nessa proposta, os estudantes aprendem a elaborar um plano de negócios para internacionalizar empresas e marcas. Em junho, como projeto final do curso, os alunos apresentaram suas propostas de exportação de marcas brasileiras para Singapura, Espanha, Itália, China, Nova Zelândia, entre outros países.
Em maio, o Campus Panamby foi palco da 7ª edição da Mostra de Cenas Teatrais da Equipe Flávia Garrafa. Cerca de 30 educadores e 190 alunos de 12 grupos de teatro diferentes de 9 escolas se reuniram para celebrar a arte. O evento promoveu exercícios cênicos e uma rica troca de experiências, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes. Ao final, cada grupo apresentou sua cena sobre o tema “Uma ação vale mais que mil palavras”.
Mais uma vez, o Campus Morumbi foi palco da apresentação do Symphonic Classic Rock. Em sua segunda edição, o evento trouxe clássicos do rock tocados pela Orquestra Visconde de Porto Seguro, sob a regência do maestro José Luiz Ribalta, em parceria com a banda tributo Genesis Archives. Foi um espetáculo musical que encantou a plateia com inúmeros momentos surpreendentes.
Todos os anos, nossos alunos desenvolvem projetos interdisciplinares. Esse processo de aprendizagem envolve orientação, trabalho em equipe, bem como pesquisas diversas, reflexões e soluções criativas. Ao final de todo o processo, os estudantes apresentam para seus familiares propostas que dialogam com temas de relevância global.
Infantil 1:
Vamos brincar de sentir?
O projeto se dedica a explorar experiências sensoriais, promovendo o estímulo dos sentidos nas crianças e favorecendo descobertas por meio da exploração ativa. Os alunos vivenciam uma variedade de propostas que os ajudam a se conhecer melhor e a compreender o mundo ao seu redor.
O que conta uma canção?
O projeto resgata músicas e brincadeiras tradicionais da infância, celebrando o universo que transcende gerações. Seu objetivo é cultivar a conexão e apreciação das experiências e das histórias de vida das famílias, além de promover a ampliação do repertório oral e cultural das crianças.
Brincar
O projeto consiste em uma trilha que possibilita a redescoberta das brincadeiras tradicionais da infância, assim como a ampliação de conhecimentos acerca de outras culturas. Além disso, promove a exploração de ambientes, objetos e elementos naturais, bem como a criação de brinquedos.
Pensando fora da caixa
Esse projeto visa engajar as crianças em experiências criativas que estimulam a imaginação e a construção. Também contempla desafios que envolvem matemática, leitura, escrita, idiomas e tecnologia, ampliando o conhecimento das crianças em relação a atividades com objetos reutilizáveis e não estruturados. Isso não só promove o desenvolvimento de habilidades como também diversifica as oportunidades de brincadeiras.
Esse projeto favorece a promoção das competências socioemocionais das crianças. Por meio de histórias, brincadeiras e conversas, os alunos são encorajados a explorar, experimentar, entender e reconhecer uma variedade de emoções e sentimentos. Isso os ajuda a compreender não apenas a si mesmos como também aos outros, bem como a respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas.
1 0 ano:
Pequenos cidadãos em ação
O que significa ser cidadão? A partir dessa pergunta, os estudantes analisam diversas perspectivas sobre questões sociais, buscando enriquecer sua formação global e se preparar para ser cidadãos ativos e conscientes. Assim, exploram alguns desafios sociais sob diferentes ângulos, adquirindo uma compreensão mais profunda sobre a importância da sua contribuição para um mundo melhor e reconhecendo o papel da ciência nesse cenário por meio dos projetos da Casa do Pequeno Cientista desenvolvidos ao longo do ano.
O objetivo dessa proposta é incentivar a construção da identidade individual, coletiva e social por meio de uma abordagem interdisciplinar. Professores, colegas, familiares e a comunidade são convidados a responder à seguinte pergunta: qual é a minha história? Ao longo do projeto, os alunos praticam a cidadania global ao investigar histórias de crianças de diferentes culturas ao redor do mundo, além da sua própria história. Isso não apenas amplia seus horizontes como também os ajuda a compreender as experiências de outras crianças, fortalecendo sua visão da sociedade global.
3 0 ano:
Novos olhares para o mundo
O projeto destaca a importância do respeito mútuo e ambiental, valorizando a singularidade de cada comunidade na busca por uma convivência pacífica e sustentável entre todas as pessoas. Além disso, promove um sentimento de pertencimento a uma humanidade global que compartilha responsabilidades e valores como empatia, solidariedade e respeito às diferenças e à diversidade.
5 0 ano:
Nosso concerto: nosso conserto – ações para consertar o mundo
Com o objetivo de explorar as seis competências do Porto, os alunos são incumbidos de analisar alguns dos principais problemas ambientais e sociais, refletir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável de nosso planeta e sugerir soluções que contribuam para um mundo melhor. As interações com especialistas e instituições de várias partes do mundo, por meio de aulas magnas e videoconferências, são fundamentais para a ampliação dos temas abordados no projeto.
0 ano:
O projeto propõe a valorização dos idosos e a preservação da memória como meio de reconstruir o passado em conexão com o presente, visando fortalecer a identidade cultural, o sentimento de pertencimento e a compreensão do mundo ao nosso redor. A iniciativa envolve a participação dos avós e de convidados e especialistas da melhor idade em entrevistas e videoconferências, promovendo uma interação enriquecedora entre os alunos e os idosos. Esse intercâmbio de experiências entre gerações contribui para a compreensão e valorização das histórias compartilhadas pelos avós.
Convivendo com o diferente
Os alunos são incentivados a conduzir pesquisas utilizando a metodologia científica, com foco na temática da convivência. Esse processo expande suas perspectivas sobre diferentes aspectos físicos, emocionais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento de suas competências socioemocionais.
6 0 ano:
Ideias e intervenções sustentáveis
Os alunos se dedicam ao tema da sustentabilidade, explorando as áreas ambiental, econômica e política. Além disso, reconhecem a importância da sustentabilidade nas relações interpessoais e no desenvolvimento das competências socioemocionais, que, por sua vez, fortalecem o processo de aprendizado.
8 0 ano:
Escolhas saudáveis
Viver bem implica escolher práticas saudáveis de alimentação, cultivar bons hábitos e construir relacionamentos interpessoais de qualidade. Por meio dessa abordagem, os alunos são incentivados a seguir um estilo de vida equilibrado, priorizando escolhas conscientes em áreas como alimentação, atividade física e desenvolvimento socioemocional.
9 0 ano:
Derrubando barreiras e construindo pontes –Porto Talks
O projeto é guiado pela disciplina Global Perspectives, com foco na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os alunos realizam estudos e, em inglês, apresentam suas propostas e intervenções com o objetivo de promover um mundo mais igualitário.
O Ensino Médio oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos de forma eletiva, bem como optar pela ênfase em inglês ou alemão. Ao escolherem um Percurso de Aprofundamento, os alunos elaboram um projeto temático que os direciona para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais, empregando recursos tecnológicos e desenvolvendo o empreendedorismo.
a série:
Os estudantes têm a oportunidade de escolher áreas de estudo para se aprofundar em assuntos como engenharia e infraestrutura, escola de negócios (inovação e produção responsável), bem como saúde e bem-estar.
Os alunos direcionam seus estudos e pesquisas com base em certas temáticas, como energia limpa e acessível, escola de negócios (paz, justiça e instituições eficazes), além de saúde e bem-estar.
Todos os anos, com a proximidade dos principais vestibulares, o Porto organiza encontros para ajudar os alunos da 3ª série do Ensino Médio a se preparar para essa importante fase de suas vidas. Além de promover o desenvolvimento de competências e habilidades individuais, o Colégio oferece:
• planejamento e técnicas de estudo;
• técnicas de alto rendimento;
• preparação para simulados;
• apoio emocional;
• dicas para controlar a ansiedade;
• orientações sobre sono e alimentação;
• informações a respeito de processos seletivos;
• rodas de conversa com ex-alunos; e
• visitas a universidades.
Música para sentir
Por meio de músicas escolhidas mensalmente, os estudantes aguçam seus sentidos e vivenciam todo o processo de criação das canções. Além disso, trabalham com materiais diversos para despertar suas primeiras experiências sensoriais e cognitivas.
Elementos da natureza: explorar o fogo, a água, o ar e a terra com todos os sentidos
Com o intuito de aprofundar os conhecimentos das crianças sobre os quatro elementos da natureza, são desenvolvidas rodas de conversa, brincadeiras, músicas, desafios matemáticos e uma variedade de outras atividades.
Eu vejo o que você não vê… na natureza
Os alunos são motivados a explorar e identificar elementos e animais que acham interessantes nos jardins do Colégio. Essas descobertas são aprofundadas em sala de aula por meio de aulas-núcleo, pinturas e pesquisas. Ao final, as crianças apresentam um lindo portfólio com os resultados.
Os alunos realizam pesquisas sobre o planeta e a quantidade de lixo produzido e aprendem sobre a importância da água para a manutenção da vida. Ao mesmo tempo, os professores executam uma série de experimentos científicos envolvendo as ações do projeto Casa do Pequeno Cientista.
1 0 ano:
O que eu posso fazer para tornar meu mundo melhor
O projeto visa ajudar os alunos a compreender suas rotinas pessoais e sociais, abordando temas fundamentais como gentileza e responsabilidade.
0
As crianças investigam suas histórias pessoais por meio de pesquisas e entrevistas com seus familiares. Ao longo do ano, os alunos redigem as próprias narrativas, refletindo sobre acontecimentos de suas vidas. Esse projeto abrangente envolve diversas disciplinas, como Alemão, Sachkunde (Ciências), Kunst (Arte), Língua Portuguesa, Música, Educação Física, História e Geografia. As produções são apresentadas aos familiares durante um encontro presencial.
3 0 ano: Fábulas
Por meio do incentivo à criação de fábulas próprias, em português e alemão, os alunos desenvolvem histórias, encenam fábulas, estudam os animais em alemão e constroem os hábitats desses animais nas aulas de Arte.
5 0 ano: O mundo e eu
O projeto é impulsionado pelo engajamento em temas relacionados a questões sociais. Para orientar os estudos, são explorados eventos significativos da trajetória pessoal e escolar dos alunos. Toda a pesquisa culmina na criação de uma revista, na qual são apresentados trabalhos desenvolvidos de forma individual e em grupo.
4 0 ano: Contos
O projeto aborda o mundo árabe de maneira abrangente e integrada às demais disciplinas. Os alunos exploram o estilo literário e produzem pequenos contos, bem como, em grupos, pesquisam diversos aspectos da cultura árabe, como vestimentas, culinária, religião, localização geográfica e tradições.
Durante a Semana da Língua Alemã, foram realizados diversos projetos com os alunos do Ensino Fundamental II.
No 8º ano, demos início à preparação para o exame DSD I (Deutsches Sprachdiplom) por meio da prova intermediária “Auf dem Weg zum DSD”. Já no 9º ano, todos os alunos participam obrigatoriamente do exame DSD I.
Além disso, oferecemos cursos extracurriculares, como Teatro e Coral, bastante apreciados pelos estudantes.
Outro destaque é o “Känguru-Wettbewerb” (Concurso Canguru) de Matemática, uma competição internacional realizada em alemão, na qual muitos de nossos alunos obtêm excelentes resultados e são premiados.
Em 2024, as expedições do conhecimento tiveram como destino Santos, a Pinacoteca de São Paulo, Itu/Salto e o Museu da Imigração em São Paulo.
Ao final da 2ª série do Ensino Médio, os alunos recebem o “Mittlere Reife Abschluss”, a primeira certificação de conclusão da escolaridade alemã , que os habilita a iniciar um curso profissionalizante na Alemanha.
Após a conclusão do Ensino Médio, os alunos dedicam mais um ano à preparação para as provas escritas e orais do Certificado Internacional do Abitur , que é amplamente reconhecido em todo o mundo por sua alta exigência e excelência acadêmica.
Sob a supervisão da Diretoria Internacional, os alunos do Ensino Médio e do Abitur organizaram mais uma edição do Porto Seguro Model United Nations (Posmun), uma simulação diplomática, em inglês, na qual os alunos assumem o papel de diplomatas dos Estados-membros das Nações Unidas, para debater e propor soluções para problemas globais, ou integram a equipe de imprensa, responsável por cobrir o evento e produzir notícias em tempo real.
No dia 3 de outubro, os alunos participaram de um evento em comemoração ao Dia da Unidade Alemã , durante o qual puderam compreender a importância da reunificação para a história da Alemanha e para a construção da democracia. A programação incluiu diversas atividades, como palestras e práticas esportivas.
O Porto recebe, anualmente, especialistas em diversas áreas do conhecimento, que, de forma presencial ou on-line, ministram aulas que contribuem para a formação individual e coletiva dos estudantes.
O Porto recebeu em seus câmpus a escritora Silvana Rando, autora de diversos livros infantis. Silvana conversou com as turmas do Infantil 5 sobre suas obras e respondeu a perguntas e curiosidades de nossas crianças.
O contato com diversas fontes de cultura e informação promove um aprendizado abrangente e estimula descobertas expressivas, enaltecendo o potencial cognitivo das crianças. Nesse contexto, foi trabalhado o livro E o dente ainda doía, de Ana Terra, uma das obras que integram o programa “Currículo Literário” do Infantil 5. O encontro, cujo tema foi saúde bucal, contou com a participação de Ana Elisa Amaro Rodrigues e Renata Botelho Guimarães Bruzza, mães de alunos do Porto.
Ao longo do ano, o Infantil 4 vivenciou propostas de reflexão sobre práticas cidadãs voltadas para a proteção aos animais e a valorização da vida. O Projeto de Responsabilidade Socioambiental ajudou a conscientizar as crianças sobre a importância do trabalho coletivo no cuidado aos animais e na preservação da natureza.
Todos os anos, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Currículo Bilíngue mergulham em diferentes narrativas durante a Children’s Book Week (Semana do Livro Infantil), desfrutando de momentos especiais de leitura, contação de histórias e muita imaginação. Criada em 1919 nos Estados Unidos, a Children’s Book Week é uma celebração anual dedicada à promoção da leitura entre as crianças e à valorização dos livros infantis.
Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Currículo Bilíngue participam de vivências imersivas que valorizam a cultura de países falantes da língua inglesa, como Saint Patrick’s Day, Easter, Earth Day, S’mores Day, International Peace Day, Halloween, National Stop Bullying Day e Thanksgiving.
Os alunos do 2º, 3º, 6º e 7º anos aprofundam conteúdos complementares da disciplina de Ciências ao mesmo tempo que praticam inglês e aprimoram a proficiência acadêmica nessa língua adicional. Paralelamente, eles aprendem sobre metodologia científica e de pesquisa, além de desenvolverem habilidades como reflexão, empatia, comunicação e colaboração.
Os estudantes do 5º ano receberam a visita de Charity Ikpe, engenheira mecânica estrutural e líder de capacitação da empresa Boeing e ex-funcionária da Nasa. Ela contou sobre sua experiência na área da ciência, estimulando nossos estudantes a participar de olimpíadas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Os estudantes do 3º ano conversaram com o escritor Jonas Ribeiro, autor do livro A bicicleta voadora. Durante o bate-papo, as crianças tiraram dúvidas sobre a obra, que integra o currículo literário do Porto Seguro.
Alunos do 1º e 2º anos receberam Nik Sabey, idealizador do projeto Novas Árvores por Aí, que visa revitalizar áreas verdes. As crianças aprenderam sobre o plantio de árvores em calçadas e o desenvolvimento de pequenos bosques urbanos.
Os alunos do 6º ano receberam a profa. dra. Flávia Consoni, do Instituto de Geociências da Unicamp, para uma conversa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os estudantes esclareceram dúvidas e aprofundaram seus conhecimentos sobre os ODS.
Os estudantes do 8º ano participaram de uma aula magna sobre primeiros socorros, ministrada pela cardiologista Denise Tessariol Hachul, ex-aluna do Colégio. Denise é uma das fundadoras do Instituto Crianças Salvam Vidas, que tem como objetivo ensinar jovens a agir em situações de emergência cardíaca.
Os estudantes têm aulas de Geografia e História ministradas em inglês, com o professor da respectiva disciplina lecionando em parceria com o professor de Inglês. No 8º ano, os alunos exploram diferentes temas da atualidade, abordando questões relacionadas à saúde, poluição e globalização. Já no 9º ano, os alunos estudam temas como migração e padrão de vida, trabalhando com as competências globais do século XXI: comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.
Todos os anos, nossos estudantes do Ensino Fundamental II dos Currículos Bilíngue e Internacional participam do Campeonato de Leitura em Língua Alemã entre escolas de São Paulo que têm, em sua matriz curricular, aulas de alemão. Na edição de 2023, que ocorreu na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, Ayla Busch Abatte conquistou o 1º lugar entre os alunos do 7º ano do Currículo Internacional, e Giulia Guerreiro Ferrarese ficou na 2ª colocação entre os alunos do 7º ano do Currículo Bilíngue.
O projeto Debate Regrado oferece aos estudantes do 8º ano a oportunidade de aprimorar suas habilidades argumentativas, articulando ideias com clareza e confiança, bem como de desenvolver a escuta ativa e o pensamento crítico.
Ao iniciarem o Ensino Médio, nossos estudantes começam a explorar futuras carreiras e a aprimorar suas habilidades e talentos. Para auxiliá-los nessa jornada, o Colégio promoveu diversas palestras e aulas magnas com o objetivo de expandir o conhecimento dos alunos em diferentes temas.
Na disciplina de Cultura Maker e Design Digital, os estudantes desenvolvem o projeto Rescue Robot, que simula uma operação de resgate feita por um robô em uma zona radioativa. Para simular o robô, os alunos utilizam o microcomputador programável LEGO® MINDSTORMS® Education EV3, capaz de controlar motores e sensores.
Os estudantes devem desenvolver um acessório a ser acoplado ao EV3 para retirar as pessoas da área afetada, além de programar a rota do robô para salvar o maior número de pessoas em menos de 100 segundos, uma vez que a radioatividade limita a vida útil do robô, que é destruído após um minuto.
No Ensino Médio, a disciplina de Cultura Maker e Design Digital é ministrada em inglês.
Os diretores e coordenadores do Porto Seguro marcaram presença novamente no Congresso de Gestão Educacional (GEduc) O evento, que ocorreu em abril e abordou o tema “Educação por essência: construindo trajetórias”, promoveu oficinas, workshops e palestras formativas.
No final de agosto, professores do Currículo Internacional do Campus Morumbi participaram de uma formação sobre diferenciação e desenvolvimento da língua alemã.
Ao longo de 2024, o Porto recebeu gestores de escolas brasileiras, palestrantes e especialistas em educação do Reino Unido e dos Estados Unidos, a fim de apresentar a estrutura do Colégio e promover a troca de vivências no ambiente escolar.
- Bernoulli Educação
- Delegação do Reino Unido – Governo Britânico
- Charity Ikpe (engenheira mecânica estrutural da Boeing)
- Charnicia Huggins (doutora em Farmácia e professora na Columbia University)
No início do segundo semestre, os diretores de cada campus realizaram reuniões com todos os professores. Esses encontros foram fundamentais para o planejamento das ações do restante do ano.
Em abril, na cidade de Águas de Lindoia, interior de São Paulo, cerca de dez educadores do Colégio participaram do XIII Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores, Educadores da Educação Infantil e Anos Iniciais. O tema do evento foi “Educação integral: prioridade do tempo presente”.
As celebrações ao longo do ano animaram nossa comunidade escolar. Desde as formaturas até as lindas apresentações da nossa orquestra, os eventos organizados pelo Porto levaram alegria a toda a comunidade porto-segurense.
No final de 2023, o Porto recebeu o Concerto de Natal. No Campus Morumbi, apresentaram-se o Coro Adulto e a Orquestra Visconde de Porto Seguro. No Campus Valinhos, o público desfrutou do repertório natalino e festivo da Orquestra Jovem e do Coro Adulto.
Foram lindas as cerimônias de formatura de nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Em 2023, 467 formandos celebraram esse importante marco na transição para a vida acadêmica.
De 24 de maio a 9 de junho, celebramos a 8ª edição da Semana da Língua Alemã. A programação contou com diversas atividades, como campeonato de leitura, aulas magnas sobre imigração alemã no Brasil, corrida solidária, jogos tradicionais alemães, entrega de certificados, entre outras ações. Essa iniciativa representou uma verdadeira imersão cultural que uniu conhecimento e diversão, reforçando nossos fortes vínculos históricos e educacionais com a Alemanha.
Em meio às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, nossas Festas Juninas de 2024 reuniram cerca de 23 mil pessoas nos quatro câmpus. O público desfrutou de momentos de alegria e confraternização, danças, apresentações de personagens animados, muita música e comidas típicas.
Em 2024 não foi diferente. As Festas da Lanterna dos Currículos Bilíngue e Internacional deixaram as noites dos nossos câmpus iluminadas. O evento, comemorado anualmente nas cidades e escolas alemãs, celebra o espírito de São Martinho.
Em setembro, o Porto Seguro inaugurou um novo restaurante no Campus Morumbi, cuja construção teve início em 2023. Com uma área de 684 m2, o espaço, que conta com cozinha industrial e equipamen-
- Refeitório
- Escada interna
- Ambientes de aprendizagem
- Prainha
- Recepção
- Sala de atendimento aos pais ou responsáveis
- Salas administrativas e de reunião
- Sala dos professores
- Comunicação visual do novo restaurante – Bloco A
- Nova sala dos professores – Bloco A
- Substituição da cobertura de policarbonato – Bloco A
- Instalação de luminárias em LED no pátio branco e nas ruas de acesso
- Climatização das salas de aula do Ensino Fundamental II
- Paisagismo do talude no Portinho
- Revitalização das pastilhas da prainha no Portinho
- Instalação de grama sintética no jardim da Educação Infantil
- Troca do sapê dos quiosques do playground – Bloco A
- Instalação de revestimento acústico no restaurante do Portinho
- Climatização das salas de aula do Ensino Fundamental II
O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido, em 2022, como uma Escola Internacional com opções de currículos Internacional e Bilíngue, conforme acordo estabelecido com o governo da Alemanha.
O Currículo Bilíngue apresenta intensificação da carga horária de alemão e inglês, promovendo o domínio desses dois idiomas, ao mesmo tempo que mantém a identidade cultural brasileira com aulas em português. Sua matriz curricular garante os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular, mas vai muito além, proporcionando o contato com as citadas culturas estrangeiras por meio de vivências em diversificados componentes curriculares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O Currículo Internacional contempla a imersão na língua alemã com professores nativos, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Abitur, valorizando o pluralismo de ideias e culturas dos dois países, e emite ao final do curso dupla certificação: brasileira e alemã. Sua matriz curricular atende a legislação educacional brasileira, com aulas em língua portuguesa, e a legislação alemã, conforme programa de educação do estado de Baden-Württemberg. Nesse programa, também estão inclusas aulas de inglês.
Faça a leitura do QR Code para acessar as edições da +Porto em alemão e inglês.
Marcos Bitelli Presidente
Christian Walter Buelau Vice-Presidente
Ricardo La Guardia Diretor 1º Secretário
Rainer Christian von Siegert Diretor 2º Secretário
Ronaldo Lazara Figliuolo Diretor 1º Tesoureiro
Priscila Fernandes de Araújo Diretora 2ª Tesoureira
Eduardo Lopes Sandre Diretor Vogal
DIRETORIA GERAL DO COLÉGIO
Silmara Rascalha Casadei
Diretora Geral Acadêmica (1º semestre de 2024)
Caio Eduardo Thomas
Diretor Geral Executivo
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Mauritius Matthias Freiherr Reisky von Dubnitz
Diretor de Relações Institucionais
DIRETORIA ALEMÃ
Thomas Duque Mand
Diretor Alemão do Currículo Internacional Campus Morumbi
Ingo Mahadjer-Kangarlou
Diretor Alemão do Currículo Internacional Campus Valinhos
DIRETORIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Meire Campelo Nocito
Diretora Institucional Educacional
Lilian Murad Brunner
Diretora Institucional da Educação Infantil
Luciana Gomes Cunha Centini Diretora Institucional do Ensino Fundamental I
Iara Cabral de A. Bertolani Diretora Institucional do Ensino Fundamental II
Carlson Luís Pires de Toledo Diretor Institucional do Ensino Médio
Odair Celestino Artmann Diretor Brasileiro do Currículo Internacional
Joice Lopes Leite
Diretora de Educação Digital
Lisie De Lucca
Diretora de Cultura
Alexandre Hammer Calixto Diretor de Esportes
Anna Martha Bertagni Kayayan
Alessandra Crivelaro
Orientadoras Educacionais de Admissões
CAMPUS MORUMBI
Rua Floriano Peixoto Santos, 55 Morumbi
CEP 05658-080
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3771 8000
CAMPUS VALINHOS
Rod. Visconde de Porto Seguro, 5.701
Vale do Itamaracá
CEP 13278-327
Valinhos – SP
Tel.: (19) 3859 6000
CAMPUS PANAMBY
Rua Itapaiuna, 1.355
Panamby
CEP 05707-001
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3747 9000
Tel.: (11) 3771 8020
CAMPUS VILA ANDRADE
Rua Carvalho de Freitas, 450
Vila Andrade
CEP 05728-030
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3740 1099
Conheça nossos câmpus
Faça um tour virtual
Heloísa H. Althoff Souza Gerente de Comunicação
Rafael Silvestre
Jornalista Responsável – MTB 43.503
Andréa Bruno Revisora de Textos Institucionais
Renata Coppola Fichtler
Vivian Miwa Matsushita Revisoras de Textos Pedagógicos
Danilo Franklin Souza
Lenon Perez Gonçalves Analistas de Tradução
Evandro T. Alves de Lima
Evelyn Cristina Pereira Farias Analistas de Criação
Amanda da Cruz Costa Francez Analista de Mídias Sociais
Comunicação Institucional – CVPS Projeto Gráfico
Equipe de Eventos – FVPS Acervo de professores, pais e alunos Fotografia
PORTINHO MORUMBI
Rua Leocádio Ferreira, 20 Morumbi
CEP 05659-030
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3771 8161
PORTINHO VALINHOS
Alameda Itatuba, 236
Vale do Itamaracá
CEP 13278-520
Valinhos – SP
Tel.: (19) 3859 6121
PORTINHO PANAMBY
Rua Itapaiuna, 1.350
Panamby
CEP 05707-001
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3747 9251
Tel.: (11) 3771 8019
O trabalho artístico que ilustra a capa da revista foi criado pelos alunos Ayla, Carolina, Daniel, Guilherme, Kaique, Kauana, Maria Clara e Yago, do Campus Vila Andrade, sob a orientação da professora de Arte Shirleyne. Os alunos em destaque na capa são Pedro e Manuela, do Campus Panamby, e Yago e Carolina, do Campus Vila Andrade.
Escaneie o QR Code ao lado e confira como nossos alunos deram vida à ilustração da capa da Revista +Porto.